Originalmente Colocado por Ze Bitaite
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Observações:
1- Analisar um carro pelos pneus é no mínimo tendencioso, com alguma ignorância à mistura. Os pneus mudam-se.
não digo o contrário. Há pneus melhores e piores. Os Run Flat por enquanto estragam o conforto a qualquer carro. A BMW foi das primeiras marcas a extender o uso à sua gama. Sendo tecnologia nova, é normal que os setups ainda não estejam completamente refinados. Os ultimos lançamentos da BMW já conseguem atenuar bastante melhor o efeito nocivo dos Run Flat no nivel de conforto proporcionado pelo carro.
Outra questão é o nivel geral de conhecimento automóvel das pessoas em relação aos seus carros. Tendo em conta que existem pessoas que compram BM's e nem sabem que se trata de um RWD, ou que o "d" identifica apenas as versões diesel, não significando a ausência de turbo, como já me disseram.
Achas que elas se vão dar ao trabalho de perceber que o seu carro vem com Run Flats ou pneus "tradicionais"?
2- Apenas falei do Porsche, não pq o Série 1 é melhor, mas porque teve o mérito de entrar num comparativo, coisa que o Compact nunca poderá sequer sonhar. Seria evitavel tanta conversa sobre o Porsche, mas seria excelente explicar porque o Compact nunca entrou nem entrará num comparativo semelhante....ou porque nunca lhe colocaram uma motorização com mais de 192cv!
óbvio em relação ao compact.
Também gosto de comparativos alternativos. O 135i tem um andamento fenomenal e poderá ser uma alternativa mais prática a quem procura excelentes performances, mas precisa de 4 lugares e uma bagageira decente.
3- Pela tua ideia, os tecnicos BMW são burros, projectam novos modelos, piores que os antigos e o chassis E46 é superior ao E90 e E87.
aiii. Nunca disse isso. A questão é, devido ao uso de novas soluções tecnológicas que ainda podem evoluir bastante, é natural que as suas primeiras aplicações possam vir com "bugs" ou a necessitar de mais evolução. Ou o pessoal aqui é fanático ao ponto de não conseguir criticar os carros que têm. Não há carros e muito menos marcas perfeitas
4- Conheço bem o Série 1 e melhor ainda o Mini ultima geração ( 2007 ). Dizer que são carros com pouco feeling ou menor feeling, é uma barbaridade de quem desconhece totalmente do que fala....ou fala pela boca da imprensa, como aqui é muito usual.
Não estou a dizer que os carros têm pouco feeling. Só falei no aspecto da direcção. Critica comum à generalidade do mercado.
É verdade que constato por todos os ensaios que tenho lido, já que não tenho oportunidade de conduzir todas as novidades do mercado. A critica é mesmo à perca de feeling na direcção.
Tenho um Mx-5 que costuma ser um modelo "aclamado" na imprensa. Mas a DA mata um pouco a ligação homem-máquina e desiludiu-me nesse aspecto. Adoro o facto de ser super-directa, mas infelizmente não me diz muito o que se passa lá à frente.
5- É por todos sabido, que o Compact sempre foi o patinho feio da série 3, já desde o E36, embora tenha melhorado nesta ultima versão. Querer fazer dele o melhor dos BMW, é hilariante!
Fazer dele o melhor BM? Nunca... Apenas referi que no binómio aptidões dinâmicas/conforto, o Compact era uma proposta mais equilibrada.
Indo por outro lado. Num comparativo entre o 130i e o audi s3, numa determinada pista, o s3 destacou-se e literalmente deixou o o 130 a ver navios. O Audi S3 revelou-se o mais eficaz a nivel dinâmico.
No entanto, não levou o 1º lugar. Porque como experiência de condução, o série 1 era claramente superior interagindo muito melhor com o condutor, pôndo-o mais claramente no lugar central.
Ou seja, para mim, tempos em pista pouco significam. Eficácia dinâmica num circuito não me diz nada acerca do diálogo entre o carro e a minha pessoa. Prezo mais a tactibilidade dos comandos, resposta precisa e imediata dos mesmos, e um chassis e direcção comunicativos/informativos. A BMW desde que introduziu algumas soluções tecnológicas novas, pode ter perdido um pouco nesse aspecto, mas a cada modelo que lança, vai limando as arestas. E continuam a ser a escolha para quem gosta de conduzi, por defeito.
1- Analisar um carro pelos pneus é no mínimo tendencioso, com alguma ignorância à mistura. Os pneus mudam-se.
não digo o contrário. Há pneus melhores e piores. Os Run Flat por enquanto estragam o conforto a qualquer carro. A BMW foi das primeiras marcas a extender o uso à sua gama. Sendo tecnologia nova, é normal que os setups ainda não estejam completamente refinados. Os ultimos lançamentos da BMW já conseguem atenuar bastante melhor o efeito nocivo dos Run Flat no nivel de conforto proporcionado pelo carro.
Outra questão é o nivel geral de conhecimento automóvel das pessoas em relação aos seus carros. Tendo em conta que existem pessoas que compram BM's e nem sabem que se trata de um RWD, ou que o "d" identifica apenas as versões diesel, não significando a ausência de turbo, como já me disseram.
Achas que elas se vão dar ao trabalho de perceber que o seu carro vem com Run Flats ou pneus "tradicionais"?
2- Apenas falei do Porsche, não pq o Série 1 é melhor, mas porque teve o mérito de entrar num comparativo, coisa que o Compact nunca poderá sequer sonhar. Seria evitavel tanta conversa sobre o Porsche, mas seria excelente explicar porque o Compact nunca entrou nem entrará num comparativo semelhante....ou porque nunca lhe colocaram uma motorização com mais de 192cv!
óbvio em relação ao compact.
Também gosto de comparativos alternativos. O 135i tem um andamento fenomenal e poderá ser uma alternativa mais prática a quem procura excelentes performances, mas precisa de 4 lugares e uma bagageira decente.
3- Pela tua ideia, os tecnicos BMW são burros, projectam novos modelos, piores que os antigos e o chassis E46 é superior ao E90 e E87.
aiii. Nunca disse isso. A questão é, devido ao uso de novas soluções tecnológicas que ainda podem evoluir bastante, é natural que as suas primeiras aplicações possam vir com "bugs" ou a necessitar de mais evolução. Ou o pessoal aqui é fanático ao ponto de não conseguir criticar os carros que têm. Não há carros e muito menos marcas perfeitas
4- Conheço bem o Série 1 e melhor ainda o Mini ultima geração ( 2007 ). Dizer que são carros com pouco feeling ou menor feeling, é uma barbaridade de quem desconhece totalmente do que fala....ou fala pela boca da imprensa, como aqui é muito usual.
Não estou a dizer que os carros têm pouco feeling. Só falei no aspecto da direcção. Critica comum à generalidade do mercado.
É verdade que constato por todos os ensaios que tenho lido, já que não tenho oportunidade de conduzir todas as novidades do mercado. A critica é mesmo à perca de feeling na direcção.
Tenho um Mx-5 que costuma ser um modelo "aclamado" na imprensa. Mas a DA mata um pouco a ligação homem-máquina e desiludiu-me nesse aspecto. Adoro o facto de ser super-directa, mas infelizmente não me diz muito o que se passa lá à frente.
5- É por todos sabido, que o Compact sempre foi o patinho feio da série 3, já desde o E36, embora tenha melhorado nesta ultima versão. Querer fazer dele o melhor dos BMW, é hilariante!
Fazer dele o melhor BM? Nunca... Apenas referi que no binómio aptidões dinâmicas/conforto, o Compact era uma proposta mais equilibrada.
Indo por outro lado. Num comparativo entre o 130i e o audi s3, numa determinada pista, o s3 destacou-se e literalmente deixou o o 130 a ver navios. O Audi S3 revelou-se o mais eficaz a nivel dinâmico.
No entanto, não levou o 1º lugar. Porque como experiência de condução, o série 1 era claramente superior interagindo muito melhor com o condutor, pôndo-o mais claramente no lugar central.
Ou seja, para mim, tempos em pista pouco significam. Eficácia dinâmica num circuito não me diz nada acerca do diálogo entre o carro e a minha pessoa. Prezo mais a tactibilidade dos comandos, resposta precisa e imediata dos mesmos, e um chassis e direcção comunicativos/informativos. A BMW desde que introduziu algumas soluções tecnológicas novas, pode ter perdido um pouco nesse aspecto, mas a cada modelo que lança, vai limando as arestas. E continuam a ser a escolha para quem gosta de conduzi, por defeito.
Originalmente Colocado por Vibri
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A direcção eléctrica tira alguma parte do feeling?
Sim, é verdade, não discordo, mas também criticam a Servotronic que serve para contrariar isso (também)!!!!!!!
Contudo, acho preferível a direcção eléctrica, muito mais cirúrgica!!! Essa é a diferença que faz muita gente dizer mal dela quando não está habituada...
Qualquer toquezinho, enquanto que numa hidráulica, seria ignorado (experimentem ir a 120 e dar pequenos toques no volante... não acontece nada), numa eléctrica, o carro responde prontamente!
Também gosto de respostas imediatas. Obter resposta de pequenos inputs. Como disse acima, o Mx-5 que tenho também é desse género. Mas mais feeling era apetecivel
Só a palavra de origem americana, diz tudo... "ride"
palavra inglesa (têm de deixar de ver MTV e Pimps my rides), amplamente utilizada na imprensa inglesa para definir a capacidade de um automóvel em absorver as irregularidades da estrada e em como isso afecta o conforto dos ocupantes.
Também diziam mal das direcções hidraulicas, e hoje em dia, nem sequer se pensa comprar um carro usado sem DA...
Sim, não digo o contrário. Mas tendo em conta que foi uma tecnologia em evolução, é normal que se tenha chegado a um ponto onde as suas desvantagens tenham sido atenuadas ou anuladas
Uma grande treta... temos em casa, dois carros com direcção electrica, um com Servotronic (não "Active Steering"), e outro sem, o com Servotronic é claramente mais comunicativo, mais adaptável e muito mais parecido com uma direcção hidraulica... mas melhor...
Mas bem, se os pilotos dos caças, usam o mesmo principio para controlar os aviões... o mesmo já não serve para controlar o um carro de estrada?
Hum... Curiosamente, a batalha dos engenheiros na introdução de comandos "by wire" não foi tanto pôr a coisa a funcionar, mas sobretudo conseguir igualar o FEELING de comandos com ligações mecânicas exigidos pelos pilotos
Viste o teste do 5th Gear?????
O Cayman foi completamente cilindrado pelo 135i, sim, cilindrado, perdeu sempre em comportamento (especialmente, há chuva, como estava, o Cayman estava sempre a ficar para trás e a despistar-se) e em speed...
Não nos podemos esquecer que o Cayman utilizado foi o base, com menos 60cv que o 135i. no que toca a ficar para trás fica explicado.
EM vários testes comparativos semelhantes, o facto de um carro conseguir fazer A a B mais depressa e eficazmente não significa que seja melhor.
Ver acima o que referi sobre 130i vs S3.
O LSD é um opcional, my friend, e há pilotos (ref. Best Motoring) que não gostam de LSDs... mas se queres ingleses a falarem bem de série 1s...
Os ingleses falam bem do série1. Para que gosta de conduzir, é a opção por defeito. Dinamicamente há outros carros do segmento que poderão ser mais eficazes (Focus ou Golf por exemplo) às voltinhas num circuito, mas para nos manter entretidos ao volante o série 1 ainda é a escolha ideal
Muito discutível... além disso, também tens E87's com direcção hidráulica, se é assim tão magnifica...
Mas eu falo de niveis de cinzento e vocês de preto e branco. Não estou a dizer que uma solução +e perfeita e a outra obra do demo. Que mania de extremismos!
Mas afinal, porque é que não conduzimos todos Lotus Elise's, 7's, etc... é que não percebo mesmo
queres que te faça um desenho?
uma coisa gostaria de ver acentuada em carros mais banais, que seria o regresso da ligação homem-máquina. Maior parte dos carros novos que pônho as mãos em cima, mais parecem PlayStations. E isso não os torna interessantes. Apenas electrodomésticos
Sim, é verdade, não discordo, mas também criticam a Servotronic que serve para contrariar isso (também)!!!!!!!
Contudo, acho preferível a direcção eléctrica, muito mais cirúrgica!!! Essa é a diferença que faz muita gente dizer mal dela quando não está habituada...
Qualquer toquezinho, enquanto que numa hidráulica, seria ignorado (experimentem ir a 120 e dar pequenos toques no volante... não acontece nada), numa eléctrica, o carro responde prontamente!
Também gosto de respostas imediatas. Obter resposta de pequenos inputs. Como disse acima, o Mx-5 que tenho também é desse género. Mas mais feeling era apetecivel
Só a palavra de origem americana, diz tudo... "ride"
palavra inglesa (têm de deixar de ver MTV e Pimps my rides), amplamente utilizada na imprensa inglesa para definir a capacidade de um automóvel em absorver as irregularidades da estrada e em como isso afecta o conforto dos ocupantes.
Também diziam mal das direcções hidraulicas, e hoje em dia, nem sequer se pensa comprar um carro usado sem DA...
Sim, não digo o contrário. Mas tendo em conta que foi uma tecnologia em evolução, é normal que se tenha chegado a um ponto onde as suas desvantagens tenham sido atenuadas ou anuladas
Uma grande treta... temos em casa, dois carros com direcção electrica, um com Servotronic (não "Active Steering"), e outro sem, o com Servotronic é claramente mais comunicativo, mais adaptável e muito mais parecido com uma direcção hidraulica... mas melhor...
Mas bem, se os pilotos dos caças, usam o mesmo principio para controlar os aviões... o mesmo já não serve para controlar o um carro de estrada?
Hum... Curiosamente, a batalha dos engenheiros na introdução de comandos "by wire" não foi tanto pôr a coisa a funcionar, mas sobretudo conseguir igualar o FEELING de comandos com ligações mecânicas exigidos pelos pilotos
Viste o teste do 5th Gear?????
O Cayman foi completamente cilindrado pelo 135i, sim, cilindrado, perdeu sempre em comportamento (especialmente, há chuva, como estava, o Cayman estava sempre a ficar para trás e a despistar-se) e em speed...
Não nos podemos esquecer que o Cayman utilizado foi o base, com menos 60cv que o 135i. no que toca a ficar para trás fica explicado.
EM vários testes comparativos semelhantes, o facto de um carro conseguir fazer A a B mais depressa e eficazmente não significa que seja melhor.
Ver acima o que referi sobre 130i vs S3.
O LSD é um opcional, my friend, e há pilotos (ref. Best Motoring) que não gostam de LSDs... mas se queres ingleses a falarem bem de série 1s...
Os ingleses falam bem do série1. Para que gosta de conduzir, é a opção por defeito. Dinamicamente há outros carros do segmento que poderão ser mais eficazes (Focus ou Golf por exemplo) às voltinhas num circuito, mas para nos manter entretidos ao volante o série 1 ainda é a escolha ideal
Muito discutível... além disso, também tens E87's com direcção hidráulica, se é assim tão magnifica...
Mas eu falo de niveis de cinzento e vocês de preto e branco. Não estou a dizer que uma solução +e perfeita e a outra obra do demo. Que mania de extremismos!
Mas afinal, porque é que não conduzimos todos Lotus Elise's, 7's, etc... é que não percebo mesmo
queres que te faça um desenho?
uma coisa gostaria de ver acentuada em carros mais banais, que seria o regresso da ligação homem-máquina. Maior parte dos carros novos que pônho as mãos em cima, mais parecem PlayStations. E isso não os torna interessantes. Apenas electrodomésticos
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