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"Automóveis a diesel vencem híbridos" - Estudo do IST
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Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
É que logo por azar, o maior produtor de CO2 é o ser humano.
Originalmente Colocado por Joao_ben Ver PostE eu considero isto um ataque pessoal a uma organização e a toda a sua comunidade.
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Originalmente Colocado por mELIANTE Ver PostNão,o marketing dita que o CO2 é que é "o mau"
Quanto ao estudo, não me surpreende... Não quero dizer que os híbridos não venham a ser alternativas válidas, mas ainda não o são. Ainda são veículos cujas performances são inferiores, cujos consumos não são assim tão melhores que os normais, especialmente se forem a diesel, descontando ainda o facto de estes últimos não estarem limitados nas performances e não terem aquelas caixas automáticas ... e não terem os custos ambientais de reciclagem e reaproveitamento que ainda hoje estes veículos têm com as baterias, por exemplo (problema, que suspeito ainda se demore umas boas décadas a resolver).
No entanto penso que estamos a começar a assistir ao nascimento de alternativas mais viáveis e que daqui por se calhar outros 10 anos, o panorama já seja substancialmente diferente.
Ainda não perdi a esperança de ver brevemente carros a gastarem 2 ou 3 litros aos 100, com utilizações razoavelmente normais.
Acima de tudo que sejam um bocado mais do que carros feios, com excessivas preocupações aerodinâmicas a gastar menos meio litro que um carro normal... mas estamos no bom caminho... tem que se começar por algum lado e penso que ese seja o caminho.
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Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
Adiante. De emitir menos CO2 para "o mais verde" ainda vai um bocadinho. Infelizmente este amadorismo de alguns dos nossos jornalistas continua sem supreender... e cada vez mais me convenço que estes que desgraçam a classe não passam de uns bacocos sensacionalistas com a quarta classe ainda por fazer. Nem um paper científico saber interpretar?
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostMas então não se costuma dizer no fórum que são as vacas?...
Uhhhhh... O eng. ficou ofendido...
Methane (CH4) is a greenhouse gas that remains in the atmosphere for approximately 9-15 years. Methane is over 20 times more effective in trapping heat in the atmosphere than carbon dioxide (CO2) over a 100-year period and is emitted from a variety of natural and human-influenced sources. Human-influenced sources include landfills, natural gas and petroleum systems, agricultural activities, coal mining, stationary and mobile combustion, wastewater treatment, and certain industrial process. Methane is also a primary constituent of natural gas and an important energy source. As a result, efforts to prevent or utilize methane emissions can provide significant energy, economic and environmental benefits. In the United States, many companies are working with EPA in voluntary efforts to reduce emissions by implementing cost-effective management methods and technologies.
www.epa.gov
Mais:
www.eoearth.org
http://en.wikipedia.org/wiki/Greenhouse_gas
http://en.wikipedia.org/wiki/Methane
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Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver PostEu se fosse ao pessoal do IST deixava de respirar pq produzem CO2.
Ainda bem que se fazem estes estudos... Por vezes se não fossem as universidades não teríamos ninguém em Portugal para o fazer.
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Se os automóveis a Diesel são de facto menos poluentes do que os híbridos, então pergunto-me por que motivo:
(a) os diesel continuam a ter uma carga fiscal perfeitamente disparatada no nosso país que os torna carros eficientes apenas para quem faz muitos KM ou pretende manter o veículo durante muitos anos?
(b) por que não incentivar a produção de diesel a partir de produtos biodegradáveis que não sejam mais destinados à alimentação humana, como óleo de fritar usado (em vez de deitar pelo ralo abaixo)? se vendêssemos diesel de mistura os preços poderiam baixar substancialmente!
O problema no meio disto tudo é que o petróleo dá mto dinheiro a ganhar a mta gente: produtores, governos (com impostos) e estados (com petrolíferas).
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Originalmente Colocado por Bolide Ver PostBMW 118d 143cv
Consumo urbano 5,4
Consumo extra urbano 4
Consumo médio 4,5
Honda Civic Hybrid 115cv
Consumo urbano 5,2
Consumo extra urbano 4,3
Consumo médio 4,6
Superioridade evidente
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Originalmente Colocado por leblanc Ver PostE em relação ao NOX que é muito mais prejudicial do que o CO2? Tiveram este facto em conta? Os diesel usavam filtros de partículas no estudo?
Parece que só se fez o estudo em relação ao C02,era preciso ser mais abrangente na minha opinião.
O CO2 é o menor dos males. Quem mediu os NOx, e os HC, e as partículas?
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Convençam-se disto: diesel, gasolina ou híbridos, todos eles emitem gases com efeitos prejudiciais. O facto de uns serem ligeiramente (e é mesmo apenas ligeiramente) melhores que outros é quase irrelevante.
A solução definitiva para diminuir as emissões é acabar com os motores a hidrocarbonetos.
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Esses hibridos tem vantagens em relaçao aos equivalentes a gasolina, acho estupido meterem o diesel ao barulho.
Acho que é perca de tempo, em vez de andarem a repetir testes sobre o mesmo porque nao lançar logo um diesel hibrido? Se o diesel é um motor mais eficiente porque nao pegar antes num diesel e mete-lo hibrido?
Ha coisas que n da para perceber, ainda tda a gente diz que estao a trabalhar para reduzir emissoes...quando existe maneira de reduzir mais.
Ja me faz lembrar os hibridos que alguns construtores vao lançar em motores gigantes...enfim!
Boa iniciativa teve a PSA em ser quase o unico apostar fortemente nisso, (em fase de prototipo para ja) apesar de ainda n ter lançado, em motores pequenos, diesel e em carros mais acessiveis.
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Tb acho que os hibridos a gasolina devem ser comparados com os seus "rivais" a gasolina! Estar a misturar os diesel leva a muita confusão... são tecnologias completamente dispares!
E quando vêm falar de potencia a comparar um motor 1.8 diesel c/ o 1.3 do Civic... o objectivo é comparar a potência ou as emissões? É que na diferença de preço entre um e outro dava para enfiarem um turbo no gasolina e puxar-lhe mais uns valentes cavalos...
Pessoalmente não vejo o porque destas "guerras". Os hibridos são um pequeno passo, com muito marketing à mistura é certo, no sentido de tentar diminuir a poluição e tirar partido disso (sim, pq as marcas tb não andam cá só para ajudar o ambiente). Não são nenhum milagre, nem melhores em todas as situações... mas tb não são a coisa tão terrivel que muitos defensores "acérrimos" dos diesel pintam... há que ter o discernimento para ver meios termos! Não há só preto e branco no mundo.
PS: Em relação ao artigo... continuo também sem perceber pq é que são sempre apenas focadas as emissões de CO2 e tudo o resto não parece importar!
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Posttal como o teu credo , se acham que as emissões são pouco diferentes basta verem o estado do ar nas grandes cidades, e sabem a que é atribuido isso? procurem os estudos.
Acho engraçado virem com essa de o estudo fazer sentido se quando comparar um hibrido com um gasolina 100%...que conclusões se tirariam? talvez as obvias! E mais...os hibridos concorrem no mercado é com os diesel e foi assim que o marketing associado aos mesmo determinou...daí eu ter falado nesta questão atrás...
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Originalmente Colocado por leblanc Ver PostE em relação ao NOX que é muito mais prejudicial do que o CO2? Tiveram este facto em conta? Os diesel usavam filtros de partículas no estudo?
Parece que só se fez o estudo em relação ao C02,era preciso ser mais abrangente na minha opinião.
Depois o Técnico é que é uma entidade credível!
É certo que um híbrido tem de reciclar baterias no fim de vida, mas os Diesel nem todos têm filtros de partículas, emitem muito mais NOx que um modelo a gasolina híbrido ou convencional. Enfim, o estudo vale o que vale e quem quiser dá-lhe importância.
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Originalmente Colocado por fapoc Ver PostÉ a treta do costume, parece que só o CO2 é que polui.... Enfim!
Depois o Técnico é que é uma entidade credível!
É certo que um híbrido tem de reciclar baterias no fim de vida, mas os Diesel nem todos têm filtros de partículas, emitem muito mais NOx que um modelo a gasolina híbrido ou convencional. Enfim, o estudo vale o que vale e quem quiser dá-lhe importância.
Se o estudo inclui o ciclo de vida completo de cada modo de combustão...O que te leva a pensar que o filtro de particulas não foi metido em equação? Já sei...doutra forma não terias motivo para postar...sendo assim tudo bem!
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Originalmente Colocado por AMGfan Ver PostNão, não credível és tu...a chamar nomes!LOL vamos pensar mesmo que estás num café a falar de "borla"...é melhor!
Se o estudo inclui o ciclo de vida completo de cada modo de combustão...O que te leva a pensar que o filtro de particulas não foi metido em equação? Já sei...doutra forma não terias motivo para postar...sendo assim tudo bem!
Um dia alguém lhes pede para fazerem e eles ficam... Pois, sabe... Eu só vi fazer, nunca fiz! Credível o Técnico? Sim, para por os Eng. a escrever livros sobre como fazer, mas sem nunca ter feito!!!
Ahh, já agora, o curso em questão é Eng. Mecânica.
Quanto ao filtro de partíclas ser metido na equação, eu só disse que nem todos os Diesel o têm, logo muito emitem particulas que os modelos a gasolina não emitem... Nem sequer falei em reciclagem ou reaproveitamento em final de vida. Mas a tua sede de defenderes a tua dama nem te deixou ler como deve ser aquilo que disse!
Cumps.
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Desde quando é que alguma Universidade Portuguesa é uma referência?
Não temos nenhuma universidade que seja referência nem na Europa nem no mundo. Nem sequer temos um único prémio nóbel em nenhuma universidade portuguesa, nem nunca tivemos. Podemos ter um grupo ou outro bom na sua área de trabalho, mas não podemos deduzir logo que um trabalho feito numa Universidade Portuguesa seja bom.
E o que me parece é que mais uma vez "esquecem" os outros poluentes além do CO2...
E não me venham dizer que só importa o CO2, porque eu bem sinto o que sofro cada vez que apanho um carro a Diesel numa subida e não me lembrei de fechar o ar exterior a tempo...
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostE não me venham dizer que só importa o CO2, porque eu bem sinto o que sofro cada vez que apanho um carro a Diesel numa subida e não me lembrei de fechar o ar exterior a tempo...
Acresce-se ainda a particularidade do IA em Portugal que condiciona a renovação do parque automóvel com novas soluções técnicas no âmbito da conservação ambiental, neste ponto em particular as baixas cilindradas a diesel existentes em larga maioria cá no burgo até se mostram positivas.
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Os filtros de partículas lembram-me aqueles novos projectos de captação e armazenagem do dióxido de carbono...uma boa maneira de esconder o lixo debaixo do tapete.
O estudo do IST parece-me credível em relação ao CO2.
XlPower o IST é na realidade a universidade mais bem cotado tanto cá dentro como lá fora.
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Originalmente Colocado por leblanc Ver PostOs filtros de partículas lembram-me aqueles novos projectos de captação e armazenagem do dióxido de carbono...uma boa maneira de esconder o lixo debaixo do tapete.
O estudo do IST parece-me credível em relação ao CO2.
XlPower o IST é na realidade a universidade mais bem cotado tanto cá dentro como lá fora.
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Originalmente Colocado por fapoc Ver PostQuanto ao técnico ser credível eu meço as coisas com um exemplo extremamente simples. Tenho família lá, e no outro dia em conversa calhou falarmos de Laboratórios de Física, Termodinânica, etc. Eu comecei a contar que no ISEL (onde ando) nós fazemos mesmo os laboratórios, ou seja, temos experiências para realizar e demonstrar que aquilo que nos ensinam na realidade funciona, no Técnico essas pessoas com quem falei, que são do mesmo curso que eu, não fazem laboratórios, têm um professor que os faz para toda a turma ver como é e depois os manda escrever um relatório sobre isso... Belo ensino hein!
Um dia alguém lhes pede para fazerem e eles ficam... Pois, sabe... Eu só vi fazer, nunca fiz! Credível o Técnico? Sim, para por os Eng. a escrever livros sobre como fazer, mas sem nunca ter feito!!!
Ahh, já agora, o curso em questão é Eng. Mecânica.
Quanto ao filtro de partíclas ser metido na equação, eu só disse que nem todos os Diesel o têm, logo muito emitem particulas que os modelos a gasolina não emitem... Nem sequer falei em reciclagem ou reaproveitamento em final de vida. Mas a tua sede de defenderes a tua dama nem te deixou ler como deve ser aquilo que disse!
Cumps.
O modo de aprendizagem nem eu nem tu podemos comparar sobre qual o melhor jáque a nossa experiencia é unica, mas se tu defendes que isso se reflecte do mais ou menos Eng. que te formas...
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostDesde quando é que alguma Universidade Portuguesa é uma referência?
Não temos nenhuma universidade que seja referência nem na Europa nem no mundo. Nem sequer temos um único prémio nóbel em nenhuma universidade portuguesa, nem nunca tivemos. Podemos ter um grupo ou outro bom na sua área de trabalho, mas não podemos deduzir logo que um trabalho feito numa Universidade Portuguesa seja bom.
E o que me parece é que mais uma vez "esquecem" os outros poluentes além do CO2...
E não me venham dizer que só importa o CO2, porque eu bem sinto o que sofro cada vez que apanho um carro a Diesel numa subida e não me lembrei de fechar o ar exterior a tempo...
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Originalmente Colocado por leblanc Ver PostOs filtros de partículas lembram-me aqueles novos projectos de captação e armazenagem do dióxido de carbono...uma boa maneira de esconder o lixo debaixo do tapete.
O estudo do IST parece-me credível em relação ao CO2.
XlPower o IST é na realidade a universidade mais bem cotado tanto cá dentro como lá fora.
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