Poderia ser uma proposta interessante para Portugal, não fosse o facto de retirarem no próximo orçamento de estado, a "bonificação" aos veículos a gás...
A segunda é a potência. Se este carro não for turbo com injecção directa, não será muito potente (já explico o resto), se levar injecção directa, consome gasolina juntamente com gás (o que me pareceria estranho num carro de série).
Agora vamos a umas contas:
Consumo a GPL de 9,2 = 0,618 € x 9,2 = 5,69 € / 100 kms
Consumo diesel do 2.0 TDI 110 = 4,5 x 1,071 € = 4,82 € / 100 kms
Ou seja, o diesel fica mais barato em consumo !
Daí a minha pergunta atrás sobre a potência: Se ele for muito mais potente do que o diesel, esta comparação estará errada. Se for equivalente, falta só saber o preço de venda.
Se bem que um 1.6 sem incentivo do estado não me parece uma compra fabulosa, além de que o selo deve ficar mais caro por culpa do CO2.
E vou esquecer os inconvenientes do GPL por agora.
A segunda é a potência. Se este carro não for turbo com injecção directa, não será muito potente (já explico o resto), se levar injecção directa, consome gasolina juntamente com gás (o que me pareceria estranho num carro de série).
Agora vamos a umas contas:
Consumo a GPL de 9,2 = 0,618 € x 9,2 = 5,69 € / 100 kms
Consumo diesel do 2.0 TDI 110 = 4,5 x 1,071 € = 4,82 € / 100 kms
Ou seja, o diesel fica mais barato em consumo !
Daí a minha pergunta atrás sobre a potência: Se ele for muito mais potente do que o diesel, esta comparação estará errada. Se for equivalente, falta só saber o preço de venda.
Se bem que um 1.6 sem incentivo do estado não me parece uma compra fabulosa, além de que o selo deve ficar mais caro por culpa do CO2.
E vou esquecer os inconvenientes do GPL por agora.
ONde ouviste/leste que um carro com injecção directa gasta gasolina juntamente com GPL?
Já agora, vou fazer um ajuste às contas:
Consumo a GPL de 9,2 = (0,590-0.04) € x 9,2 = 5,06€ / 100 kms
A segunda é a potência. Se este carro não for turbo com injecção directa, não será muito potente (já explico o resto), se levar injecção directa, consome gasolina juntamente com gás (o que me pareceria estranho num carro de série).
Agora vamos a umas contas:
Consumo a GPL de 9,2 = 0,618 € x 9,2 = 5,69 € / 100 kms
Consumo diesel do 2.0 TDI 110 = 4,5 x 1,071 € = 4,82 € / 100 kms
Ou seja, o diesel fica mais barato em consumo !
Daí a minha pergunta atrás sobre a potência: Se ele for muito mais potente do que o diesel, esta comparação estará errada. Se for equivalente, falta só saber o preço de venda.
Se bem que um 1.6 sem incentivo do estado não me parece uma compra fabulosa, além de que o selo deve ficar mais caro por culpa do CO2.
E vou esquecer os inconvenientes do GPL por agora.
acho que os 4,5 para o TDI sao bastantes optimistas, mas se calhar os do gas tambem... disso nao percebo..
e um usado TDI é capaz de custar mais que um 1.6 novo... digamos que a vantagem poderá residir no facto de alguem que nao tenha poder de compra para um carro novo como o golf TDI poder ter um carro do segmento à mesma economico.
acho que os 4,5 para o TDI sao bastantes optimistas, mas se calhar os do gas tambem... disso nao percebo..
É claro que são optimistas. Tão optimistas que até é falso... Nem tinha reparado no valor que ele usou para o Diesel.
De tabela um VW Golf VI gasta, para percurso extra-urbano, 4.7. OS 9.2 que falam, do GPL, de certeza que não são neste percurso. Deve ser em combinado.
Assim, para manter a coisa justa, as contas serão:
Consumo a GPL de 9,2 = 0.590 € x 9,2 = 5,43€ / 100 kms
Consumo a Diesel de 5.5 = 1.071 € x 5.5 = 5.89€ / 100 kms
rca, bem tentaste...
Editado pela última vez por Braz; 04 December 2008, 14:44.
É claro que são optimistas. Tão optimistas que até é falso... Nem tinha reparado no valor que ele usou para o Diesel.
De tabela um VW Golf VI gasta, para percurso extra-urbano, 4.7. OS 9.2 que falam, do GPL, de certeza que não são neste percurso. Deve ser em combinado.
Assim, para manter a coisa justa, as contas serão:
Consumo a GPL de 9,2 = 0.590 € x 9,2 = 5,43€ / 100 kms
Consumo a Diesel de 5.5 = 1.071 € x 5.5 = 5.89€ / 100 kms
rca, bem tentaste...
E que tal veres as coisas como deve ser em vez de mandares postas de pescada ??
Eu ainda gostava de saber quem é que na vida real faz 4,5L/100 num segmento C 2.0 em percurso REAL combinado.
Em percurso do genero, 60km por dia, com 20km seguidos de cada vez e consequente 3 arranques por dia com motor frio! Isto é +/- o meu percurso diário, a minha situação diária. Num smart F2 de 2007, a conduzir em modo económico faço entre os 4,2 e os 4,5!
O A3 2.0TDI com a DSG que conheço de muito perto tem 7,3 de mádia no CB e é conduzido em modo automático e de forma calma!
4,5 para mim só em condições muito favoraveis, o que de todo não são as nossas condições de dia-a-dia!
Se calhar os 9,2 também são optimistas, pelo menos os 7,1 indicados em consumo a gasolina são optimistas também.
O normal do pessoal que mete GPL é dizer que nem nota... Outros falam em aumentos de 10%.
Neste caso e dados oficiais de um construtor são de 30%...
Eu meti GPL no meu carro diário. 156 1.6!No dia-a-dia, faço médias de uns 10 a 10,5 litros aos 100 de GPL.
A gasolina nas mesmas condições faço uns 8,5!
O andamento no dia-a-dia também pouca diferença noto!
Agora, um facto e que até hoje ninguém me conseguiu explicar;
a andar devagar, tipo 100km/h a gasolina consigo fazer 6 e tal e no GPL dificilmente baixo dos 9. Ou seja, o GPL em baixas rotações parece que mostra um rendimento muito baixo. Perdas?!
É em altas, nota-se que o motor não é tão explosivo, ou seja, perdas de rendimento nota-se a andar a fundo, onde das 6000 para cima o GPL é menos eficaz.
Agora, no dia-a-dia, numa condução normal é quase imperceptivel as diferenças entre GPL e gasolina, pelo menos no meu caso!
O normal do pessoal que mete GPL é dizer que nem nota... Outros falam em aumentos de 10%.
Neste caso e dados oficiais de um construtor são de 30%...
Então eu devo ser um "anormal do GPL", pois nunca afirmei tal coisa!
Ainda noutro fórum alertei um user, que ía meter GPL no carro dele, de que os 10% de aumento que ela falava, eram ilusórios. Disse-lhe para contar com aumentos de 15%, para cima, mas não acreditou em mim.
Neste momento, e segundo contas dele, já vai em 14% de aumento em relação à gasolina. Ainda estou para saber como é que ele faz as contas, mas isso são outros "quinhentos"...
Editado pela última vez por Braz; 04 December 2008, 17:17.
Eu meti GPL no meu carro diário. 156 1.6!No dia-a-dia, faço médias de uns 10 a 10,5 litros aos 100 de GPL.
A gasolina nas mesmas condições faço uns 8,5!
O andamento no dia-a-dia também pouca diferença noto!
Agora, um facto e que até hoje ninguém me conseguiu explicar;
a andar devagar, tipo 100km/h a gasolina consigo fazer 6 e tal e no GPL dificilmente baixo dos 9. Ou seja, o GPL em baixas rotações parece que mostra um rendimento muito baixo. Perdas?!
É em altas, nota-se que o motor não é tão explosivo, ou seja, perdas de rendimento nota-se a andar a fundo, onde das 6000 para cima o GPL é menos eficaz. Agora, no dia-a-dia, numa condução normal é quase imperceptivel as diferenças entre GPL e gasolina, pelo menos no meu caso!
Não acredito que não notes...
Queres que te diga os consumos do meu Clio? 10/10.5litros... Sabes quanto me fazia a gasolina? cerca de 8... Faz as contas.
10€ de gota de 3 em 3 meses? Isso são meia dúzia de cafés...
depende da quantidade de km, tenho um amigo que tem um clk a gpl e gasta em media 0.7 l/100 de gasosa se não me engano, é pouco mas tem que se pagar, e se estão a fazer os cálculos é mais uma parcela que tem que entrar.
O normal do pessoal que mete GPL é dizer que nem nota... Outros falam em aumentos de 10%.
Neste caso e dados oficiais de um construtor são de 30%...
Levantaste aqui uma questão muito interessante.
De facto, os defensores do GPL falam em aumentos muito pequenos, na casa dos 10%.
Para além dos valores anunciados pelo fabricante serem bastante diferentes, o user alfamaniaco e braz documentam também na primeira pessoa aumentos bem superiores aos 10%.
Queres que te diga os consumos do meu Clio? 10/10.5litros... Sabes quanto me fazia a gasolina? cerca de 8... Faz as contas.
Braz, atenção mque eu disse que não noto em performance!Em conduçção normal não noto grande perda de performance! a andar a fundo sim, nota-se que em altas o carro a gás não respira tão bem!
Em consumos nota-se... eu disse que no mesmo percurso onde fazia uns 8,5 a gasolina, agora ando nos 10-10,5 de gás!
Mas o que mais me confusão me faz e que ninguém me consegue explicar é que o carro a gás para baixar dos 9 litros tenho que andar com ele desengatado. O minimo dos minimos que fiz a gás penso que foram 8 litros, mas foi sem parar o carro e durante 400km (motor sempre quente) a 100 à hora! Nessas mesma situação conseguia na boa uns 6 litros!
Ou seja, em baixas rotações o GPL não é muito eficaz, é a conclusão que chego.
Porque se for a fazer uma média onde circule a meio regime, tipo 150-160km/h a diferença % entre gasolina e gás diminui... No final das rotações, o GPL volta a variar bastante em relação a gasolina. A andar a fundo deve gastar mais uns 30%!
agora claro, mesmo a consumir 10 litros, neste momento são menos de 6€/100km! E ando descontraido em relação ao acelerador!!!
Então eu percebi mal. Pensei que não notavas diferença no consumo, mas afinal estavas a referir-te à performance. Está explicado.
Eu também nunca consegui baixar dos 7litros. Mesmo num trajecto que uma vez fiz, curiosamente foram também 400km's (2x200km's) a velocidades entre os 90/100kmh, a minha média ficou nos 7.2litros. A gasolina, conseguia valores abaixo dos 6, de certeza.
Braz, atenção mque eu disse que não noto em performance!Em conduçção normal não noto grande perda de performance! a andar a fundo sim, nota-se que em altas o carro a gás não respira tão bem!
Em consumos nota-se... eu disse que no mesmo percurso onde fazia uns 8,5 a gasolina, agora ando nos 10-10,5 de gás!
Mas o que mais me confusão me faz e que ninguém me consegue explicar é que o carro a gás para baixar dos 9 litros tenho que andar com ele desengatado. O minimo dos minimos que fiz a gás penso que foram 8 litros, mas foi sem parar o carro e durante 400km (motor sempre quente) a 100 à hora! Nessas mesma situação conseguia na boa uns 6 litros!
Ou seja, em baixas rotações o GPL não é muito eficaz, é a conclusão que chego.
Porque se for a fazer uma média onde circule a meio regime, tipo 150-160km/h a diferença % entre gasolina e gás diminui... No final das rotações, o GPL volta a variar bastante em relação a gasolina. A andar a fundo deve gastar mais uns 30%!
agora claro, mesmo a consumir 10 litros, neste momento são menos de 6€/100km! E ando descontraido em relação ao acelerador!!!
Se reparares tu apontas diferenças em andamentos normais na casa dos 25%.
Se puseres 25% em cima de 6 litros = 7,5 , ou seja, não muito longe do que mencionaste.
Comentário