Acho piada a estes posts.Ahhh e tal, queria comprar um fiat mas os meus amigos maquiavelicos estão a tentar-me para o lado negro.....Meu caro, compra o que achares melhor e borrifa-te para os outros. Foi o que eu sempre fiz!!! gostas mais do fiat, então compra o fiat e prontoooo...(a vida é curta e demasiado complicada para perdermos tempo a atormentar-nos com aquilo que os outros possa pensar).
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Golf ou Bravo?
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Originalmente Colocado por FMCNP Ver PostO Bravo é daqueles automóveis que promete muito no papel, mas na prática pouco oferece.
Tive para compar um, mas em comparação com o Leon, perdeu.
A estética, ao contrario do que dizem não é nada de transcendente. Acho o Astra GTC ou o leon, bem mais velhos, muito mais equilibrados esteticamente.
Em termos de qualidade de construção anda ela por ela com o Leon, e francamente pior que o Golf.
O 1.9 TDI é talvez o mais fiavel do mercado. varios são o que por aí circulam com mais de 500.000km!
As Maf que rebentam deve-se mais ao mau uso, que outra coisa...
Efectivamente, o Golf. Se for o VI, então é referência, com uma qualidade semelhante a que se encontra num Passat, ou até melhor...
Além disso (se é que é importante), daqui a 7 ou 8 anos o Fiat vale próximo de ZERO e o Golf ainda dá para uns bons trocos...
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Pelos motivos anteriores, vê quantos Golf se vendem na Europa e depois vê quantos Fiat equivalentes se vendem
E eu só tou a ver as coisas como são na realidade não tenho golf nem bravo não gosto de nenhum e já tive a opurtunidade de andar nos 2.
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O Bravo é daqueles automóveis que promete muito no papel, mas na prática pouco oferece.
Tive para compar um, mas em comparação com o Leon, perdeu.
A estética, ao contrario do que dizem não é nada de transcendente. Acho o Astra GTC ou o leon, bem mais velhos, muito mais equilibrados esteticamente.
Em termos de qualidade de construção anda ela por ela com o Leon, e francamente pior que o Golf.
O 1.9 TDI é talvez o mais fiavel do mercado. varios são o que por aí circulam com mais de 500.000km!
As Maf que rebentam deve-se mais ao mau uso, que outra coisa...
Efectivamente, o Golf. Se for o VI, então é referência, com uma qualidade semelhante a que se encontra num Passat, ou até melhor...
Além disso (se é que é importante), daqui a 7 ou 8 anos o Fiat vale próximo de ZERO e o Golf ainda dá para uns bons trocos...
Nem mais... Tudo dito!
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Originalmente Colocado por Farfus17 Ver PostClaro que golf's à muitos é marca do povo tudo quer um vw, e para quê? não valem nada para mim nem dado, ter um carro só por ter porque os outros batem palmas, naa!!!
E eu só tou a ver as coisas como são na realidade não tenho golf nem bravo não gosto de nenhum e já tive a opurtunidade de andar nos 2.
Tu achas que alguma marca consegue a notoriedade de um produto como o Golf ao longo de décadas porque não valem nada, são carros do povo e os outros batem palmas ?
Que tu não gostes do golf é uma opinião 100% aceitável, agora negar a qualidade do Golf, ainda por cima metendo um Fiat no outro lado da balança só pode ser gozo.
Eu não tenho nenhum golf nem estou a pensar comprar nenhum, mas não lhe nego as excelentes qualidades, porque isso é absurdo.
Quando saires da tua 'italo-mania' vais ver que existem mais cores no mundo.
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Originalmente Colocado por Brajko Alic Ver PostUmgolf é um golf....
sem olhar a mais nenhum aspecto, o valor da retoma do golf é muiiiiiiiiiito maior que o bravo....
A FIAT é uma marca conhecida por não dar problemas -lol
Já tive fiat...
Posso dizer Fiat sucks....
QQ carro menos FIAT.
É engraçado posso dizer a mesma coisa mas trocando a palavra FIAT e colocando VW. Já tive um Golf e jurei para nunca mais.
barrapinto já viste que daqui não levas nada, cada um puxa a brasa há sua sardinha.
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Quando saires da tua 'italo-mania' vais ver que existem mais cores no mundo.
Eu não preciso de sair da italo-mania eu aqui em casa até tenho carros sem ser alfa, até te dou o exemplo de uma bmw 320d pack M aquilo anda que se farta só tenho que dizer bem dela, se o golf fosse bom não tinha problema nenhum em comprar um.
Mas pronto quem desdenha quer comprar, não é rca33?
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Originalmente Colocado por Farfus17 Ver PostAlguma vez tocas-te num bravo?
Para se ter uma opinião fundada é preciso ter argumentos válidos não é deitar abaixo só porque não se gosta ou dizer que os vag's é que são bons, quando na verdade quem os compra é só para dizer aos amigos têm vergonha de dizer ah tenho um italiano.
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Originalmente Colocado por barrapinto Ver PostEm termos de resposta em baixa-rotação e em termso de consumos, como podem caracterizar os dois blocos?
Em termos de consumos, são semelhantes. Os números publicados são ligeiramente favoráveis ao VW por estranho que possa parecer uma vez que goza de um bloco mais antigo, com injecção menos eficiente (conjunto injector/bomba vs common rail de segunda geração), com entrega de potência mais tardia.
Também é típico sentir melhor a entrega de potência com o sistema antigo injector+bomba que é mais repentino quando comparado com a suavidade do common-rail. ...Ainda que o bloco VW posso entregar a sua potência um pouco mais tarde, a sensação a conduzir poderá ser-lhe favorável. Será algo que poderás tirar a limpo com o test drive.
Michael
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Originalmente Colocado por FMCNP Ver PostO Bravo é daqueles automóveis que promete muito no papel, mas na prática pouco oferece.
Tive para compar um, mas em comparação com o Leon, perdeu.
A estética, ao contrario do que dizem não é nada de transcendente. Acho o Astra GTC ou o leon, bem mais velhos, muito mais equilibrados esteticamente.
Em termos de qualidade de construção anda ela por ela com o Leon, e francamente pior que o Golf.
O 1.9 TDI é talvez o mais fiavel do mercado. varios são o que por aí circulam com mais de 500.000km!
As Maf que rebentam deve-se mais ao mau uso, que outra coisa...
Efectivamente, o Golf. Se for o VI, então é referência, com uma qualidade semelhante a que se encontra num Passat, ou até melhor...
Além disso (se é que é importante), daqui a 7 ou 8 anos o Fiat vale próximo de ZERO e o Golf ainda dá para uns bons trocos...
É só balelas,se o teu Leon tive-se o refinamento e conforto do meu Bravo....claro em termos dinamicos é melhor um pouco tem melhor feeling na direcção mas acaba ai! Os materiais do bravo são melhores que os do Leon e a nivel de equipamento o BlueMe mete o resto num chinelo.
Quanto ao Golf valer uns trocos é capaz de ser verdade mas os valores de retoma ad Fiat teem vindo a crescer, quanto a fiabilidade os ultimos modelos teem sido fiavéis e isso já se reflecte nos videos da what car que é apenas uma das mais picuinhas nesse aspecto,obviamente como dizem só daqui por 5 a 10 anos poderam dizer se evoluiram e podes apostar que a resposta será positiva.
O meu bravo tem 30.000 kms e n tem ruidos parasitas grrr andei num golf V o mês passado com 50.000 kms e uns trocos e em paralelo tinha ruidos parasitas bahhhh é só balelas
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A minha escolha seria o Golf. Por uma questão de gosto. Se gostas mais do Bravo, se achas que é um carro com que te identificas mais, e que preenche melhor aquilo a que dás mais importância no carro, força, compra-o.
Deixem-se de comentários " VW nem dado" " FIAT nunca na vida". Já não se fazem maus carros hoje em dia, com qualquer um deles ficarás bem servido.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostAcho uma piada desgraçada a alguns posts...
O Fiat é mais fiável que o Golf !!!
É uma opinião que fundamento pela minha própria experiência (nessa altura conduzia um Audi) e pelos vários carros e problemas que vejo passar no parque da empresa onde trabalho.
Quanto aos índices de fiabilidade, têm muito que se lhe diga.
Como aliás se pode perceber pelo contraste dos números com alguns índices de fiabilidade que são baseados em intervenções mecânicas em vez dos habituais índices de satisfação.
O típico proprietário de VW e Audi, prefere não admitir os problemas que tem com a viatura. É um fenómeno interessante, pois já o típico proprietário Mercedes, se queixa de tudo e mais umas botas. No fim temos tabelas que classificam um VW como mais fiável que um Mercedes o que não corresponde necessariamente à realidade como indicam por exemplo as tabelas que mencionam o índice de assistências não programadas.
Michael
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Originalmente Colocado por Farfus17 Ver PostNão vale a pena falar com pessoas que percebem de carros tanto como eu de azeitonas.
Eu não preciso de sair da italo-mania eu aqui em casa até tenho carros sem ser alfa, até te dou o exemplo de uma bmw 320d pack M aquilo anda que se farta só tenho que dizer bem dela, se o golf fosse bom não tinha problema nenhum em comprar um.
Quem não gosta do mesmo que tu já não percebe nada de carros.
Assim não dá gosto conversar.
Originalmente Colocado por Farfus17 Ver PostMas pronto quem desdenha quer comprar, não é rca33?
Uma delas é a Renault e só o digo porque tive um cancro dessa marca que tornou memorável o dia em que o despachei.
A Fiat não está tão mal no meu ranking, mas ainda assim garanto-te que comprava muito mais facilmente um Citroen (até tenho um de serviço escolhido por mim), um Peugeot, um Ford, Honda, Toyota, Mazda, Opel, Seat antes de um Fiat.
Ou seja, não seria a última marca que comprava mas tem muitas à frente.
Em casa dos meus pais passaram uns quantos alfas (até o que tens no teu avatar) e o que te digo é que os meus pais dizem que italianos nunca mais. Também conheci de muito perto exemplos de Fiat que me tiraram a vontade de vir a ter um.
Não sou decididamente um cliente-alvo da Fiat, apesar de gostar muito da estética de alguns modelos.
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A velha rivalidade italio-alema....
Cada um puxa para seu lado.
A história mostrou-nos que o Golf era um produto melhor.
As revistas disseram-nos que Golf era um melhor produto.
Os imparciais disseram que o bravo é mais bonito.
O mundo inteiro sabe que a fiat é uma marca muito mais "paixonante" (talvez pelos altos e baixos, pelos designs, por ser barata...nao sei) que a VW.
O comparativo desses 2 motores deve acabar perto dum empate.
(embora em nunca tenha visto jtd's com 500.000 é há users que confirmos existir enumeros tdi's com 500 000 a andar por aí de boa saúde, (eu tambem nunca vi))
Como o passado para mim vale o que vale e para alguns vale mais do que o futuro, compraria um Bravo.
Como para a maior parte dos portugueses o passado vale mais do que o presente....um VW de 2003 é sempre pelo menos 1 milhao ou 2 milhoes de vezes melhor que um fiat de 2007, em qualquer segmento.(ironia)
Tenho uma brava de 97 comprei usada em 98, tá agora com 180k.
Sou fiatista/italianista assumido. Nessa situaçao ia para o bravo.
Cumps
Peço desculpa pela "não imparcialidade"Editado pela última vez por Sotor; 04 December 2008, 21:58.
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Originalmente Colocado por Mik Ver PostDesde meados dos anos 90 que é essa a minha opinião independentemente do que se diz ou publica por aí.
É uma opinião que fundamento pela minha própria experiência (nessa altura conduzia um Audi) e pelos vários carros e problemas que vejo passar no parque da empresa onde trabalho.
Quanto aos índices de fiabilidade, têm muito que se lhe diga.
Como aliás se pode perceber pelo contraste dos números com alguns índices de fiabilidade que são baseados em intervenções mecânicas em vez dos habituais índices de satisfação.
O típico proprietário de VW e Audi, prefere não admitir os problemas que tem com a viatura. É um fenómeno interessante, pois já o típico proprietário Mercedes, se queixa de tudo e mais umas botas. No fim temos tabelas que classificam um VW como mais fiável que um Mercedes o que não corresponde necessariamente à realidade como indicam por exemplo as tabelas que mencionam o índice de assistências não programadas.
Michael
Uma coisa é um estudo de fiabilidade, outro de satisfação, e curiosamente a Fiat aparece sempre mal em ambos...
Nota que eu nunca disse mal do bravo, apenas discordo de se dizer mal do Golf no capítulo da fiabilidade.
QUe digam que o visual do golf é apagado, tudo bem. Que digam que não gostam, tudo bem.
Dizer que o 1.9 TDI é um motor problemático é um exagero descomunal.
Aliás, gostava de saber como era se tivessem sido vendidos tantos motores Fiat TD como foram do 1.9 TDI...
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Originalmente Colocado por barrapinto Ver PostBoa tarde,
Este é o meu post de estreia, mas desde já há muito tempo que aprendo bastante com as vossas interessantes discussões.
Estou prestes a trocar de carro e precisava que me ajudassem. Por ser um carro profissional a minha escolha está limitada à pré-selecção da empresa – Golf V 1.9tdi GT ou o Bravo 1.9jtd 120cv Emotion (como não estamos em Portugal não existe o moderno 1.6 de 120cv).
Entre os meus colegas a escolha é consensual, Golf. Mas para mim, embora lhe reconheça inúmeros créditos, não me enche as medidas.... Acho que é por causa dos interiores, pois tenho preferência por interiores mais “vivos”, o que não é definitavamente o caso do golf.
Queria escolher o Bravo, mas tenho receio que daqui por algum tempo apareçam os primeiros problemas e os meus colegas começem... “Nós avisámos. Devias ter escolhido o Golf, porque é mais fiável, porque o motor aguenta mais, porque os interiores não fazem barulhos, etc, etc.
Acrescento, que o carro será para andar a maior parte do tempo em trânsito de cidade (com muito movimento) e algumas viagens em AE, imagino uns 250km semanais, em média.
Posto isto, gostava muito que me dessem o vosso contributo, para que não me venha a arrepender da escolha.
Muito obrigado.
Apesar dos 2 carros terem poucos anos de mercado para se falar a sério em fiabilidade não me parece que até agora qualquer um dos 2 seja problemático nesse aspecto... Eu conheço o Bravo relativamente bem e o Golf V bastante bem (o 2.0 TDI).
Para já posso-te dizer que os interiores do Golf "fazem barulhos"; a montagem é acima da média sim, e os materias são bons, mas pelo menos no V, nada de transcendente. Além disso fico com a impressão que eles nem sequer tentaram desenhar o interior - saiu aquilo, simplesmente. O Bravo é muito mais vivo por dentro e, pelo menos na zona do tablier tem bons materiais, mas a montagem não está ao nível do Golf.
Depois o Golf tem uma melhor relação comportamento/conforto; tem um pisar mais sólido, adorna menos e tanto a direcção como a posição de condução são melhores (para mim). O Bravo é menos eficaz, nota-se perfeitamente que a afinação das molas/amortecedores não é ideal, mas ao mesmo tempo acheio-o divertido de conduzir!
Em relação aos motores, são ambos bastante bons, não é por aí... O Mjet é mais refinado: mais silencioso, menos vibrações, mais linear e respira melhor em altas. O 1.9 TDI é mais oldschool - é mais ruidoso e a partir das 3000/3500 rpm's perde algum fulgor, mas em compensação tem umas baixas muito boas e consegue consumos melhores (mas também é menos potente).
Mas mais uma vez, se gostas mais do Bravo, fica com ele, o carro é para tu usares, não os teus colegas. Entretanto voltamos ao Bravo não presta Golf é que é e vice versa round 6735...
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Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
Senão, por todas as razões já enunciadas por membros esclarecidos, Golf.
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Originalmente Colocado por SomY Ver PostExiste tanta gente que diz mal dos Fiat sem nunca ter tido um, e ainda mais gente que diz bem da VW sem nunca ter tido nenhum, é uma descoberta para mim...
O alemão que tive só deu problemas até despachá-lo
Eu tive um Stilo JTD 115Cv e antes disso um Golf TDI 110 Cv.
O Stilo, 4 anos, zero problemas. Agora o 9-3 tem o motor 1.9 TiD 150Cv de origem Fiat. Até ver nada a registar.
O Golf de 6 em 6 meses estava na oficina.
Querem o quê? Que recomende Golfs??
O "diz que disse" já o autor do tópico conhece! Ele veio pedir opiniões fundamentadas...
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Originalmente Colocado por FMCNP Ver PostO Bravo é daqueles automóveis que promete muito no papel, mas na prática pouco oferece.
Tive para compar um, mas em comparação com o Leon, perdeu.
A estética, ao contrario do que dizem não é nada de transcendente. Acho o Astra GTC ou o leon, bem mais velhos, muito mais equilibrados esteticamente.
Em termos de qualidade de construção anda ela por ela com o Leon, e francamente pior que o Golf.
O 1.9 TDI é talvez o mais fiavel do mercado. varios são o que por aí circulam com mais de 500.000km!
As Maf que rebentam deve-se mais ao mau uso, que outra coisa...
Efectivamente, o Golf. Se for o VI, então é referência, com uma qualidade semelhante a que se encontra num Passat, ou até melhor...
Além disso (se é que é importante), daqui a 7 ou 8 anos o Fiat vale próximo de ZERO e o Golf ainda dá para uns bons trocos...
A Fiat é algo excepcional na tecnologia sem dúvida, mas também excepcionalmente na má gerência da marca e do grupo que lidera. Tem má fama há anos, e isso tirou-lhe todo o seu status positivo!! e ás vezes isso é suficiente para se ter uma ideia bastante negativa e de ser apelidada inclusivé de ter o status negativo. A verdade é que eu tenho 29 anos e cresci a ouvir dizer "Fiat não presta", isto quer dizer algo.
Quanto á retoma do meu Stilo de 2003, abateram-me uns míseros 5000€, isto ao fim de o vendedor contactar várias pessoas. Foi dificil até fazer negócio só por ser rótulo Fiat. (Isto dito na minha cara, fiquei parvo)
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Para começar estamos a falar de 2 carros bons, o VW Golf com muitas viaturas no mercado umas muito boas e alguns com alguns problemas que foram sendo resolvidos, o Golf é um modelo neste momento mais antiquado visto que tem nos ultimos anos evoluido pouco, mas tem provas dadas; O Bravo é um modelo novo em que a Fiat investiu muito apresenta bons materiais, tem uma mecânica muito boa, superior ao Golf mas ainda não se sabe se os carros não vão ter uma colecção de ruidos parasitas, a Fiat é uma marca com menos 'imagem de marca' no entanto estes produtos recentes são muito superiores aos antigos, a VW estava muito bem à 10 anos atrás, mas neste momento vai marcando passo, basta relembrar afirmações do presidente da VW que disse q para resolver a crise financeira ia incluir nos novos modelos o maior nº possivel de componentes chineses.
Em face da grande 'confusão' de troca de produtos entre as diferentes marcas europeias por exemplo Opel Alemã com motores Fiat, Ford com motor Peugeot, etc escolha o carro que lhe agrada a si mais porque vai ser você a andar com ele, eu neste momento escolheria o Bravo, o que não quer dizer que numa próxima versão do Golf não possa preferir a VW. No entanto continuo a dizer que quem escolhe só pela marca não percebe nada de carros e cada vez conta menos o nome que está escrito no capot ou na tampa da mala.
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Originalmente Colocado por barrapinto Ver Post(como não estamos em Portugal não existe o moderno 1.6 de 120cv).
Bem, imaginando que foi erro, e que estás em território nacional.
1. Qualquer carro pode avariar.
2. Em Portugal vendem-se mais carros do grupo VW que do grupo FIAT.
Posto estes dois factos:
Na eventualidade de teres um azar, se for com um FIAT a expectativa é
veres o caso solucionado mais rapidamente que com um VW.
Até mesmo para fazer as revisões o tempo de espera é menor para um
FIAT que para um VW.
Experiência?
Em 1999 comprei um ALFA novo. Um colega meu de trabalho fartou-se de
gozar, dizendo que ia ter montes de problemas, e que grupo VW é que
era bom.
Passados alguns meses ele comprou um VW novo. A gozação continuou
durante todo este tempo.
Subitamente a gozação parou. Nem me bateu a razão da subita mudança
de comportamento. Só soube passados mais alguns meses, quando ele
já estava pelos cabelos de tal modo que desabafou, ainda que fosse para
ser gozado em jeito de vingança.
Na realidade, até o ALFA ter sido batido por trás e ter ido para a sucata
em 2003, foram 4 anos e 60.000Km sem problemas e sempre a ripar.
No oposto, o VW do meu colega fartou-se de dar problemas. Mas nem
foram os inúmeros problemas que o tiraram do sério, foi o tempo de
resolução e... VOLTAREM A ACONTECER MESMO APÓS A REPARAÇÃO!!!
Exemplo: os vidros eléctricos foram reparados várias vezes.
O tempo de imobilização do VW foi brutal. Principalmente pelo elevado
tempo de espera das peças.
Quanto à fiabilidade do bloco 1.9 TDI do grupo VW...
São sobejamente conhecidos os problemas de blocos partidos antes dos
100.000Km.
Tanto é que, um outro colega meu comprou, há cerca de 1 ano, um VW
(não sei se com esse bloco, é um PASSAT). Na última reunião da empresa,
há um par de meses, assisti a outros colegas meus a gozarem
desalmadamente o dono do VW. A razão era simples, prendia-se com o
facto de o carro ter de atestar o nível de óleo do motor a cada 2.500Km.
Fantástico!
Neste momento tenho 3 ALFAs. Já tive outros 5. Nenhum a diesel, por
isso não posso falar do bloco JTD.
Também, quando comprei o meu primeiro ALFA, me vieram com o "papão"
dos problemas. Verifiquei que eram infundados e já não quero outra
coisa.
A melhor opção é a que eu também tomei:
COMPRA AQUELE QUE TE ENCHE AS MEDIDAS!!!
Se der problemas, pelo menos tens um carro do qual gostas.
Mau mesmo é comprar um carro do qual não se gosta, e ainda por cima
ter problemas com ele.
Tanto mais que é carro de empresa, pelo que nem tens de te preocupar
com a desvalorização. Nem com os custos de manutenção.
Boa sorte com o carro.
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