Eu por acaso hoje dei uma voltinha num Astra 1.3 igual ao de muitos forunistas que passam aqui o dia a denegrir o HCH e reparei que enquanto no HCH entre as 1.000 e as 2.000 r.p.m. posso fazer praticamente tudo, desde circular em Lisboa a entrar num autoestrada e andar a 120 km/h, sempre com uma boa dose de binário disponível, reparei que existe um fosso brutal entre o comportamento do HCH entre as 1.000 e 1.500 r.p.m. em relação ao Astra é que simplesmente o carro não se mexe, é preciso estar permanentemente a trocar de mudança enfim uma chatice, depois em estrada a fazer uma ultrapassagem é necessário fazer bem as contas para evitar as baixas rotações, será que é uma segunda, uma terceira ou uma quarta ... no HCH é uma "S" e já lá está, depois é aquela coisa dos diesel ... 2.000 r.p.m. puff enfim já lá cheguei ... depois 3.000 ... 4.000 r.p.m. e então ... não há mais ... puff muda de mudança que esta já era. Um carro maravilha, não trocava o meu Honda por este nunca, quanto à potência média disponível neste motor não está nem perto dos 115 cv do HCH, no 1.3 diesel mal passo por ela já tenho de mudar de relação para um regime de menor potência. Ainda tentei manter-me no regime de potência máxima durante os 4 min que duram as baterias do HCH mas acho que o motor do Astra lerpava em menos tempo que isso, às 4.000 r.p.m. não perece uma Moulinex parece um comboio a vapor.
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É que realmente vê-se por aqui muita gente a falar sem saber... eu tb já tive nos dois cenários. O diesel dCi e o HCH. E a disponibiidade de potência entre um e outro não tem rigorosamente nada a ver. O HCH anda sem ser preciso por pé a fundo quando se está abaixo das 2000rpm e esperar que ele desenvolva. É uma diferença muito real, independentemente dos consumos praticados no final.
Mas Henriques... é escusado. Seja qual for o argumento, há pessoas que sabem tudo, mesmo sem terem tido alguma vez contacto com um HCH e mesmo que vários donos digam o contrário. Enfim, há mentalidades assim, têm de ter razão e pronto.
Edit: Já agora, a situação de as baterias se esgotarem é tão grave e tão recorrente que... até hoje ainda não me aconteceu!
Agora já sei é que vem aí a resposta de "mas pode acontecer"!Editado pela última vez por joaopmsantos; 16 December 2008, 16:09.
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Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver PostÉ que realmente vê-se por aqui muita gente a falar sem saber... eu tb já tive nos dois cenários. O diesel dCi e o HCH. E a disponibiidade de potência entre um e outro não tem rigorosamente nada a ver. O HCH anda sem ser preciso por pé a fundo quando se está abaixo das 2000rpm e esperar que ele desenvolva. É uma diferença muito real, independentemente dos consumos praticados no final.
Mas Henriques... é escusado. Seja qual for o argumento, há pessoas que sabem tudo, mesmo sem terem tido alguma vez contacto com um HCH e mesmo que vários donos digam o contrário. Enfim, há mentalidades assim, têm de ter razão e pronto.
Edit: Já agora, a situação de as baterias se esgotarem é tão grave e tão recorrente que... até hoje ainda não me aconteceu!
Agora já sei é que vem aí a resposta de "mas pode acontecer"!Editado pela última vez por HenriquesJ; 16 December 2008, 16:27.
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Originalmente Colocado por Henriques J. Ver PostEu por acaso hoje dei uma voltinha num Astra 1.3 igual ao de muitos forunistas que passam aqui o dia a denegrir o HCH e reparei que enquanto no HCH entre as 1.000 e as 2.000 r.p.m. posso fazer praticamente tudo, desde circular em Lisboa a entrar num autoestrada e andar a 120 km/h, sempre com uma boa dose de binário disponível, reparei que existe um fosso brutal entre o comportamento do HCH entre as 1.000 e 1.500 r.p.m. em relação ao Astra é que simplesmente o carro não se mexe, é preciso estar permanentemente a trocar de mudança enfim uma chatice, depois em estrada a fazer uma ultrapassagem é necessário fazer bem as contas para evitar as baixas rotações, será que é uma segunda, uma terceira ou uma quarta ... no HCH é uma "S" e já lá está, depois é aquela coisa dos diesel ... 2.000 r.p.m. puff enfim já lá cheguei ... depois 3.000 ... 4.000 r.p.m. e então ... não há mais ... puff muda de mudança que esta já era. Um carro maravilha, não trocava o meu Honda por este nunca, quanto à potência média disponível neste motor não está perto nem longe dos 115 cv do HCH, no 1.3 diesel mal passo por ela já tenho de mudar de relação para um regime de menor potência. Ainda tentei manter-me no regime de potência máxima durante os 4 min que duram as baterias do HCH mas acho que o motor do Astra lerpava em menos tempo que isso, às 4.000 r.p.m. não perece uma Moulinex parece um comboio a vapor.
NOTA: para levar na brincadeira!
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