Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Otto vs Diesel - Vamos chegar a um consenso?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Houve um tempo em que os otto eram evoluídos, cabeças de 4V ou 5V por cilindro, turbos, injecção electrónica, os diesel eram vistos como carros de trabalho e algo toscos...

    Depois...

    Houve um tempo, em que os diesel passaram a ter sistemas de injecção mais eficientes, sobrealimentação mais avançada, cabeças multiválvulas, e os otto pararam no tempo...

    E agora

    Aplica-se a tecnologia utilizada nos diesel aos otto com sobrealimentação mais eficiente, turbos pequenos, juntamente com sistemas de injecção mais capazes e temos motores menos gastadores e mais performantes que os equivalentes a diesel...

    E a seguir!?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por luadr Ver Post
      Eu creio que para esta discussão se pode olhar de vários ângulos:

      Performance: enquanto não houver F1 a diesel, os otto ganham
      Sobre todos os outros, principalmente ambiente, que assuma cada vez mais relevância, os diesel ganham.
      E custa-me ver os jovens que por aqui andam priveligiarem as performances vs ambiente
      nao me leves a mal, mas essa teve piada... tipo, eu reconheço a performance diesel... (le mans - Audi R10 TDI) mas ve so o desenvolvimento que foi preciso para fazerem esse carro... eu considero o uma jogada de markting, uma vez que usaram no para dar uma boa imagem dos motores TDI... no entanto, muito sinceramente, acho que se tivessem aplicado o mesmo empenho nos motores a gasolina... teriam feito melhor...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por luadr Ver Post
        Eu creio que para esta discussão se pode olhar de vários ângulos:

        Performance: enquanto não houver F1 a diesel, os otto ganham
        Sobre todos os outros, principalmente ambiente, que assuma cada vez mais relevância, os diesel ganham.
        E custa-me ver os jovens que por aqui andam priveligiarem as performances vs ambiente
        Do ponto de vista ambiental, um futuro a diesel seria muito negro...
        Bem como a gasolina!!

        As alternativas viáveis estão aí ao virar da esquina

        Comentário


          #34
          As regras para os carros a gasolina em competição são mais apertadas para darem alguma hipotese aos diesel.
          Alem disso, no WTCC correm 2.0 diesel com turbo vs 2.0 gasolina atmosféricos. Se os 2.0 gasolina fossem turbo, os carros a diesel nem valia a pena lá estarem. Só iam atrapalhar.

          Qual é o 2.0 diesel mais potente no mercado? 204cv e tem que ser biturbo

          Qual é o 2.0 gasolina sem turbo mais potente no mercado? 240cv

          Qual é o 2.0 gasolina turbo mais potente no mercado? 295cv

          A única vantagem dos diesel é a economia. Ai é que são imbativeis.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
            Do ponto de vista ambiental, um futuro a diesel seria muito negro...
            Bem como a gasolina!!

            As alternativas viáveis estão aí ao virar da esquina
            Com certeza. Mas no entretanto...
            É que essa esquina não será dobrada amanhã

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
              nao me leves a mal, mas essa teve piada... tipo, eu reconheço a performance diesel... (le mans - Audi R10 TDI) mas ve so o desenvolvimento que foi preciso para fazerem esse carro... eu considero o uma jogada de markting, uma vez que usaram no para dar uma boa imagem dos motores TDI... no entanto, muito sinceramente, acho que se tivessem aplicado o mesmo empenho nos motores a gasolina... teriam feito melhor...
              Não me entendeste. Eu quiz dizer que, se qualquer dúvida, os otto têm melhor performance

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por luadr Ver Post
                Com certeza. Mas no entretanto...
                É que essa esquina não será dobrada amanhã
                http://automobiles.honda.com/fcx-clarity/

                Se calhar, é mais rápido do que pensamos...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por luadr Ver Post
                  Não me entendeste. Eu quiz dizer que, se qualquer dúvida, os otto têm melhor performance
                  ah bom... lol... sorry... entendi mal...

                  cumps

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                    http://automobiles.honda.com/fcx-clarity/

                    Se calhar, é mais rápido do que pensamos...
                    Espero sinceramente que seja rápido.
                    Mas o problema maior nem está na tecnologia do carro ou no seu fabrico.
                    O atraso maior está na produção economicamente viável do hidrogénio e na implementação da rede de distribuição.

                    Desculpem o off-topic

                    Comentário


                      #40
                      Vamos lá por os pontos nos i's!!!! LOL

                      na prática...não dá.
                      - Escalonamentos diferentes na caixa.
                      - Regra das recuperações para as revistas é fixar uma Velocidade(ex: 3ª) e tentar acelerar nessa dos XX aos YY.


                      Na teoria:

                      Infelizmente, embora haja no mercado inumeros motores com maiores cilindradas, nós como pessoas comuns, temos a nossa realidade e ela é 1000cc's a 2200cc's .

                      Assim, olhando para os carros disponiveis ao publico sem uma clara vertente RACER (evo's, s3, etc) não ha grandes diferenças nas potencias gasolina e gasoleo.
                      Olhemos entao para o binário disponivel...acho que não é preciso olhar, todos sabemos que os diesel têm mais e mais cedo.

                      Fisicamente, isto torna o vosso mal amado diesel no melhor dos 2 motores de combustão interna aqui apresentados.


                      Objecções vão haver dizendo que há gasolina mais potentes.
                      Eu digo: há, porque as marcas nao querem fazer dieseis mais potentes, qualquer verdadeira vontade de diesel potente é so repro. No limited olhem para o wtcc. Onde a teoria passa á pratica.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                        O exemplo Golf Gti vs 23d, não prova nada, embora o 23d seja de momento o melhor (pelo menos em termos de números) 2.0 diesel, o motor do Golf Gti pelo menos o 200cv está longe de ser o que produz os melhores números, Mégane RS, Golf Gti 30th, Leon Cupra, Audi S3, Focus RS, e mais uma série de motores que pulverizam o 23d, ainda falta um bocado, os valores do Golf GTI não são em busca da potência sem compromissos, os 200cv pelos otto 2.0L turbo já são atingidos à quase 20 anos, embora sem restrições ambientais.

                        Quanto à competição, também não prova nada, de momento o regulamento favorece e muito os diesel, assim que haja um regulamento mais equilibrado, as coisas voltam à
                        normalidade

                        Os diesel têm melhor binómio performance/consumos, mas para a performance pura, só existe uma resposta.
                        so confirmas o que disse ;)

                        o exemplo que dei é um exemplo pratico que muitos diziam que nao era possivel ainda nao ha muito tempo, um otto turbinado com a mesma potencia de um diesel turbinado

                        o diesel para uma utilizaçao "normal" neste momento é indescutivel que é superior aos otto, mas para performence ainda nao chega lá.

                        em termos desportivos nao esta no regulamento a vantagem, esta no binario e nos consumos, dai o seu sucesso no TT ( bmw\vw e mitsu) e provas de resistencia

                        quanto aos avanços talvez seja mesmo porque havia todo este potencial nos diesel pela maneira como e feita a combustao.

                        prefiro otto obvio como todas as pessoas apaixonadas por carros


                        mas o lado "racional" do diesel tb me fascina

                        Comentário


                          #42
                          Bem... tenho que admitir... o Sôtor utilizou argumentos de veras fortes... mas... seguindo a tua linha de raciocínio... vamos "por mais alguns pontos nos I's"...

                          "Infelizmente, embora haja no mercado inumeros motores com maiores cilindradas, nós como pessoas comuns, temos a nossa realidade e ela é 1000cc's a 2200cc's"

                          e se analisar mos melhor isso os mais utilizados sao os cuja cilindrada e no max. 1.6... pois a maior parte nao precisa de fazer grandes caminhos, e portanto possuem carros de baixa cilindrada... e, geralmente... a Gasolina... pois a diferença no preço de compra costuma nao conpensar quando se "junta a mesa" o preço dos combustiveis e os consumos... pois
                          para quem nao faz muitos km's por ano nao compensa ter um carro a gasoleo... ja subindo para as cilindradas superiores (de 1600cc ate 2200cc) a maioria parece me ser a diesel, mas ai ja se compreende, pois ou sao de empresas, pertencentes a "malta" de maior estatuto ou de malta que faz bastantes Km's por ano, etc... logo sao carros que tem que ter baixos consumos... e ai nao ha como contestar como o diesel e melhor...

                          E no factor "RACING"... va la... quem e que nao gosta de acelerar de vez em quando??... ou pelo menos de "puxar" um pouco pelas Rpm's... e ai, "nao ha pai pa gasolina"

                          cumps
                          Editado pela última vez por RK7; 13 December 2008, 00:32.

                          Comentário


                            #43
                            esta é daquelas discussoes sem fim à vista..simplesmente pq nao tem fim...nao serve de nada estarmos a apontar as vantagens e desvantagens de um motor e do outro motor...pois cada um terá sempre as suas virtudes e defeitos...

                            Para mim é simples....binario é no diesel....potencia é no gasolina...mas istonao é tudo....pois no gasolina tb posso ter o mesmo.....é preciso de usar caixa....nao ser preguiçoso e esperar pela carroça para arrastar...(provocação aos diesel....) pois esta terá sempre o binario maior disponivel mais cedo....mas o gasofa tb vai lá.

                            Eu falo por mim, nao há nada como um barulhinho a gasolina....e falo assim nao por ser anti-diesel...até tenho um....e até queira até há pouco tempo comprar um diesel (que remedio o mercado assim me obriga....é so carroças.... à venda....é a dieselização em grande....) mas actualmente pretendo o primeiro gasolina que me aparecer na frente.....e porquê.....

                            bem por um lado...€€€€€€€ e feitas as contas para mim o gasolina chega-me e sobra-me €€€€€€...e depois nao tenho que ter medo de turbos e companhias limitada....que na altura da conta....ui ui ui

                            é aqui que eu acho que o pessoal nao se dá conta....esquecendo-se de fazer as contas para ver se compensa gastar mais €€ por um diesel ou gasolina......nos kms....na manutenção....no dia a dia...enfim....somos assim.....penso eu de que.....

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Vieira Ver Post
                              so confirmas o que disse ;)

                              .....

                              em termos desportivos nao esta no regulamento a vantagem, esta no binario e nos consumos, dai o seu sucesso no TT ( bmw\vw e mitsu) e provas de resistencia

                              .....
                              Vais-me desculpar, mas na minha modesta opinião, a introdução dos motores diesel em diversas provas como Todo-Terreno, resistência, wtcc, etc nada tem a ver com vantagens/desvantagens....

                              Quanto a mim chama-se... Marketing! Essas provas existem principalmente para promover uma marca, promover um produto, ora se por exemplo nos SUV's a BMW, VW, Mitsu (mais recentemente) apostaram fortemente na divulgação e "proliferação" dos seus SUV's a gasóleo é natura que mostrem o que de melhor podem fazer nesse campo, visto ser a "nova" (velha) aposta.

                              Até porque em competição não vejo as vantagens de motores diesel... Como já foi dito, se não beneficiassem de regulamentos específicos e claramente abonatórios nunca se tinha pensado nisso sequer.

                              Consumos? Uma equipa como a VW que colocava no Dakar 4 ou 5 carros desenvolvidos de raiz para aquela prova, com pilotos de topo, com uma vastissima equipa de assistencia, um orçamento louco e foi a pensar em consumos? Não me parece...

                              Am I wrong?

                              Comentário


                                #45
                                Rk7. =P

                                Para mim, as 6500 rotações e o barulho gasolina fazem dele o meu preferido.

                                Acho que é aqui que se baseia a preferencia do otto.

                                Contudo, efectivamente o diesel tá a frente. è tosco, manda fumo preto, não tem rotações para puxar mas...é melhor.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                  Vamos lá por os pontos nos i's!!!! LOL

                                  na prática...não dá.
                                  - Escalonamentos diferentes na caixa.
                                  - Regra das recuperações para as revistas é fixar uma Velocidade(ex: 3ª) e tentar acelerar nessa dos XX aos YY.


                                  Na teoria:

                                  Infelizmente, embora haja no mercado inumeros motores com maiores cilindradas, nós como pessoas comuns, temos a nossa realidade e ela é 1000cc's a 2200cc's .

                                  Assim, olhando para os carros disponiveis ao publico sem uma clara vertente RACER (evo's, s3, etc) não ha grandes diferenças nas potencias gasolina e gasoleo.
                                  Olhemos entao para o binário disponivel...acho que não é preciso olhar, todos sabemos que os diesel têm mais e mais cedo.

                                  Fisicamente, isto torna o vosso mal amado diesel no melhor dos 2 motores de combustão interna aqui apresentados.


                                  Objecções vão haver dizendo que há gasolina mais potentes.
                                  Eu digo: há, porque as marcas nao querem fazer dieseis mais potentes, qualquer verdadeira vontade de diesel potente é so repro. No limited olhem para o wtcc. Onde a teoria passa á pratica.
                                  Presumo que já tenhas visto alguns carros a diesel com reprogramações fortes e quando se calca a fundo tapam completamente a visão a quem vem atrás. A potência é naturalmente superior à de origem, mas em termos de fiabilidade e emissões há perdas consideráveis.

                                  Mas as reprogramações não funcionam só nos diesel... a gasolina também. A questão é que só produz efeitos notórios quando há sobrealimentação.

                                  A maior parte das marcas não tem tido falta de vontade de desenvolver o diesel.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                    Vais-me desculpar, mas na minha modesta opinião, a introdução dos motores diesel em diversas provas como Todo-Terreno, resistência, wtcc, etc nada tem a ver com vantagens/desvantagens....

                                    Quanto a mim chama-se... Marketing! Essas provas existem principalmente para promover uma marca, promover um produto, ora se por exemplo nos SUV's a BMW, VW, Mitsu (mais recentemente) apostaram fortemente na divulgação e "proliferação" dos seus SUV's a gasóleo é natura que mostrem o que de melhor podem fazer nesse campo, visto ser a "nova" (velha) aposta.

                                    Até porque em competição não vejo as vantagens de motores diesel... Como já foi dito, se não beneficiassem de regulamentos específicos e claramente abonatórios nunca se tinha pensado nisso sequer.

                                    Consumos? Uma equipa como a VW que colocava no Dakar 4 ou 5 carros desenvolvidos de raiz para aquela prova, com pilotos de topo, com uma vastissima equipa de assistencia, um orçamento louco e foi a pensar em consumos? Não me parece...

                                    Am I wrong?

                                    You are wrong!
                                    =P

                                    Na alta competição não se passeia o marketing, luta-se por titulos.
                                    Só na F1 é que ainda nao há diesel. 19 000rpm's, gasolina com 4 000 000 00 octanas (ou mais! LOL), limitação de cc's e orçamentos faraónicos.

                                    Não há teorias para mostrar que a gasolina é melhor nos motores ditos normais com um regime de 10 000 rpm's máximo.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                      Rk7. =P

                                      Para mim, as 6500 rotações e o barulho gasolina fazem dele o meu preferido.

                                      Acho que é aqui que se baseia a preferencia do otto.

                                      Contudo, efectivamente o diesel tá a frente. è tosco, manda fumo preto, não tem rotações para puxar mas...é melhor.


                                      Sim, e de facto devido as sensações que a gasolina transmite que eu gosto mais dos carros alimentados por ela do que pelos alimentados a diesel, no entanto... eu acho que a gasolina e que esta a frente... baixas cilindradas com o mesma potencia que carros a diesel de cilindradas superiores... e consumos apenas um pouco mais elevados... e por esses factos, essencialmente, que eu considero a tecnologia da gasolina mais avançada que a do diesel...

                                      mas essa e uma area altamente discutivel...

                                      EDIT:
                                      Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                      You are wrong!
                                      =P

                                      Na alta competição não se passeia o marketing, luta-se por titulos.
                                      Só na F1 é que ainda nao há diesel. 19 000rpm's, gasolina com 4 000 000 00 octanas (ou mais! LOL), limitação de cc's e orçamentos faraónicos.

                                      Não há teorias para mostrar que a gasolina é melhor nos motores ditos normais com um regime de 10 000 rpm's máximo.
                                      mas se o fizeres isso sera juntar o util ao agradavel...

                                      Audi R10... construido para mostrar que os carros a diesel tambem podiam competir com os a gasolina... de facto foi construído para ganhar, e nao para andar a passear o enorme logo a dizer TDI... no entanto nao esqueçamos que ele tambem foi construido para enaltecer publicamente os motores a diesel, nomeadamente os do grupo Vag... ou seja... acabou por tambem ser uma jogada de marketing...

                                      cumps
                                      Editado pela última vez por RK7; 13 December 2008, 00:52.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                        You are wrong!
                                        =P

                                        Na alta competição não se passeia o marketing, luta-se por titulos.
                                        Só na F1 é que ainda nao há diesel. 19 000rpm's, gasolina com 4 000 000 00 octanas (ou mais! LOL), limitação de cc's e orçamentos faraónicos.

                                        Não há teorias para mostrar que a gasolina é melhor nos motores ditos normais com um regime de 10 000 rpm's máximo.
                                        Pois, claro que se luta por títulos. Por isso é que os regulamentos diesel são muito específicos e tendenciosos...

                                        E, penso eu, na competição luta-se por títulos sim, mas sempre com o objectivo de mostrar o que uma marca é capaz. De que interessa utilizar óptimos motores a gasolina em competição se os que se pretende vender são diesel? Isto já é outra discussão mas acho que a competição tem interesse comercial para as marcas que a disputam..

                                        E atenção que eu não estou a defender nenhum dos lados mas sim a afirmar que a verdade é que os regulamentos são diferentes e que no exemplo que referi falar em consumos é absurdo.. Numa prova dessas os consumos representam uma parte quase insignificante dos gastos.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Gustavo.Almeida Ver Post
                                          Presumo que já tenhas visto alguns carros a diesel com reprogramações fortes e quando se calca a fundo tapam completamente a visão a quem vem atrás. A potência é naturalmente superior à de origem, mas em termos de fiabilidade e emissões há perdas consideráveis.

                                          Mas as reprogramações não funcionam só nos diesel... a gasolina também. A questão é que só produz efeitos notórios quando há sobrealimentação.

                                          A maior parte das marcas não tem tido falta de vontade de desenvolver o diesel.
                                          o pior é que o pessoal esquece-se que atras da reprogramação vem sempre mais qualquer coisa....é que o carro nao é so o motor e a centralina....há que mexer no resto...

                                          e a gasolina pode-se fazer o mesmo....é preciso é ter €€€€€ e arranjamos um carro destes...

                                          http://www.jimmy540i.com/mods.htm

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                            Vais-me desculpar, mas na minha modesta opinião, a introdução dos motores diesel em diversas provas como Todo-Terreno, resistência, wtcc, etc nada tem a ver com vantagens/desvantagens....

                                            Quanto a mim chama-se... Marketing! Essas provas existem principalmente para promover uma marca, promover um produto, ora se por exemplo nos SUV's a BMW, VW, Mitsu (mais recentemente) apostaram fortemente na divulgação e "proliferação" dos seus SUV's a gasóleo é natura que mostrem o que de melhor podem fazer nesse campo, visto ser a "nova" (velha) aposta.

                                            Até porque em competição não vejo as vantagens de motores diesel... Como já foi dito, se não beneficiassem de regulamentos específicos e claramente abonatórios nunca se tinha pensado nisso sequer.

                                            Consumos? Uma equipa como a VW que colocava no Dakar 4 ou 5 carros desenvolvidos de raiz para aquela prova, com pilotos de topo, com uma vastissima equipa de assistencia, um orçamento louco e foi a pensar em consumos? Não me parece...

                                            Am I wrong?
                                            :P consumos entenda.se parar menos vezes nas boxes ou partir uns 200kilos mais leve para uma tirada do dakar.

                                            claro que ha sempre a vertente de Marketing mas se nao fosse para ganhar isso era o pior marketing.

                                            o binario e importante, entao no todo terreno é por demais, por exemplo a mitsubishi tinha "tirado" alguns cavalos ao carro que faz o dakar para conseguir ganhar mais binario.


                                            celebre frase americana

                                            "ppl by horse power but they drive torque"


                                            cumpts

                                            Comentário


                                              #52
                                              Esta é uma discussão interminável porque estamos a comparar duas coisas diferentes e as preferências dos utilizadores são diferentes. Senão vejamos:

                                              (a) motores otto

                                              (a.1) vantagens


                                              - maior sensibilidade do motor
                                              - preço consideravelmente menor
                                              - manutenção mais barata

                                              (a.2) desvantagens

                                              - consumos muito superiores ao diesel
                                              - binário menor a rotações mais baixas
                                              - maior desvalorização

                                              (b) motores diesel

                                              (b.1) vantagens

                                              - maior binário a rotações mais baixas
                                              - consumos inferiores
                                              - menor desvalorização

                                              (b.2) desvantagens

                                              - manutenção mais cara
                                              - menor sensibilidade do motor (sempre me pareceram um pouco "arrastadeiras")
                                              - preço muitíssimo superior ao otto

                                              Conclusão: cada um tem as suas vantagens e desvantagens. A opção entre um e outro depende das necessidades e preferencias pessoais de cada um. Senão vejamos:

                                              (c) situação A - um sujeito faz cerca de 15.000Km por ano. Precisa de um carro para ir para o trabalho e dar uns passeios ao fim de semana. Não tem grandes necessidades de aceleração mais ainda assim tem prazer a conduzir e gosta de sentir o carro. Não quer investir muito dinheiro no carro pois, apesar de gostar de conduzir, não quer viver em função do carro. Naturalmente que para uma pessoa destas o otto é o motor ideal.

                                              (d) situação B - um sujeito faz cerca de 25.000KM por ano. Precisa de um carro para trabalhar pois faz muitas viagens para visitar clientes e "ir à terra" ao fim de semana. Quer um carro que se mantenha estável e que não lhe dê grandes chatices a conduzir pois passa demasiadas horas ao volante e não tem tempo nem pachorra para se meter em corridas. Como tem que trocar de carro aos 150.000KM ainda quer manter um valor residual de retoma. Naturalmente que para uma pessoa destas o diesel é o motor ideal.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                Na altura falava-se que para situações iguais e para motores iguais em potência (não em cilindrada), uns afirmavam que os motores a gasolina seriam mais rápidos e disponíveis.
                                                Outros afirmavam que seriam os motores diesel, isto porque para circunstancias iguais, este tipo de motor oferece um binário máximo muito maior e mais cedo.
                                                Nâo se chega nunca a consenso, porque há gente teimosa.


                                                O Diesel ganha na eficácia.
                                                O gasolina ganha na performance.

                                                È assim, não tem discussão.

                                                Um Diesel típico precisa ou mais sobrealimentação, ou mais cilindrada para obter a mesma potência máxima.
                                                Como tal temos um vencedor claro em performance com armas iguais.

                                                Se fornecemos mais cilindrada ou sobrealimentação ao Diesel para este chegar à potência máxima do outro, estamos obviamente a favorecê-lo no comparativo ...e sim, tipicamente ganha com mais potência disponível nos regimes baixos, mas evidentemente com argumentos superiores ao adversário que retiram a justiça do comparativo.

                                                Quem vem para aqui falar em técnicas de condução para motores a gasolina, está com isso a disfarçar a típica falta de potência em baixos e médios regimes dos motores atmosféricos que não são para aqui chamados, porque todos os Diesel da actualidade são sobrealimentados ..e é uma discussão inútil, pois os Diesel podem ser igualmente conduzidos de forma a favorecer sempre a sua potência máxima.

                                                Ainda assim, posso fornecer um exemplo onde a versão Diesel com a mesma potência máxima, não consegue vencer em condições de máxima aceleração:

                                                Fiat Bravo
                                                1.9MJet 150cv - 0 a 100 em 9.0s
                                                1.4TJet 150cv - 0 a 100 em 8.2s

                                                Michael

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                                  (b) motores diesel

                                                  (b.1) vantagens

                                                  - maior binário a rotações mais baixas
                                                  Essa nem sempre se verifica.
                                                  Compara o binário do bloco 1.4 TDI com o 1.4 FSI do mesmo fabricante.

                                                  Michael

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
                                                    nao me leves a mal, mas essa teve piada... tipo, eu reconheço a performance diesel... (le mans - Audi R10 TDI) mas ve so o desenvolvimento que foi preciso para fazerem esse carro... eu considero o uma jogada de markting, uma vez que usaram no para dar uma boa imagem dos motores TDI... no entanto, muito sinceramente, acho que se tivessem aplicado o mesmo empenho nos motores a gasolina... teriam feito melhor...
                                                    De certo que nao queres comparar o dinheiro que ja se gastou em desenvolvimento dos motores a gasolina para o que se gastou nos motores diesel. é que por essa ordem de ideias, pega se no que se andou a gastar neste tempo nos motores a gasolina de competiçao e aplica se nos motores diesel para ver o que da.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Vieira Ver Post
                                                      so confirmas o que disse ;)

                                                      o exemplo que dei é um exemplo pratico que muitos diziam que nao era possivel ainda nao ha muito tempo, um otto turbinado com a mesma potencia de um diesel turbinado

                                                      o diesel para uma utilizaçao "normal" neste momento é indescutivel que é superior aos otto, mas para performence ainda nao chega lá.

                                                      em termos desportivos nao esta no regulamento a vantagem, esta no binario e nos consumos, dai o seu sucesso no TT ( bmw\vw e mitsu) e provas de resistencia

                                                      quanto aos avanços talvez seja mesmo porque havia todo este potencial nos diesel pela maneira como e feita a combustao.

                                                      prefiro otto obvio como todas as pessoas apaixonadas por carros


                                                      mas o lado "racional" do diesel tb me fascina
                                                      Não confirmei nada do que disseste

                                                      Um diesel ter a potência de um otto turbinado, desde 99/00' por exemplo o 1.9TDI 150cv, tinha a potência de um Peugeot 2.0T 150cv, mas isso que dizer alguma coisa!?

                                                      Não quer dizer nada...

                                                      Dizem que só os otto espigados batem a potência do 123d, e será que o 123d é um diesel convencional, ou será um diesel espigado!?

                                                      Ou seja comparar carros espigados independentemente do combustível, há uma diferença de 100cv.

                                                      Não sei porque terá de haver uma maior agradabilidade de utilização num diesel turbo, em relação a um otto turbo.

                                                      Nos otto turbo, nos de última geração temos o binário máximo disponível numa faixa mais ampla de rotação, teremos de usar menos a caixa de velocidades, o ruído de funcionamento é mais agradável, e comparando com os diesel de performance semelhante são muito mais baratos, e obrigam os diesel a fazer largas dezenas de milhar de kms para compensarem, mas que muita gente não quer olhar para isto, e compra diesel sem fazer contas, depois faz muito maus negócios...

                                                      A parte da competição, não se pode ler só pelos resultados, se o regulamento fosse igual para todos independentemente do combustível, ainda serviria para termo de comparação, assim não há paridade, sendo que a Porsche, Pescarolo e outros participantes habituais já protestaram o regulamento dos diesel...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Há vantagens e desvantagens dos dois lados.

                                                        Mas o mercado Português e Europeu (e até talvez mundial) tem vindo a inclinar-se fortemente para os diesel, que consomem menos e transportam carroçarias pesadas com facilidade.

                                                        Não devemos confundir as nossas preferências com as características normalmente associadas a cada um dos combustiveis.

                                                        Como unidade motriz, de um meio de transporte, o diesel é melhor. Faz mais trabalho com menos custos de utilização.

                                                        Daí ser utilizado nalguns dos grandes meios de transporte.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Dados concretos:

                                                          Houve um periodo em que os ottos estiveram parados no tempo (94-04) e nesse periodo assistiu-se à "Era Diesel" com constantes melhoramentos e desenvolvimentos por parte das marcas neste tipo de motores! Actualmente assiste-se a precisamente o contrário... Parece que os motores diesel estão a começar a estagnar e as marcas começam a apostar em novas tecnologias para o desenvolvimento de novos motores otto (nomeadamente turbinados), indo desta maneira "jogar ao ataque" em casa do adversário, no que toca às recuperações, agradabilidade de condução e até pq não nos consumos!

                                                          É facil dizer que o diesel é melhor, porque gasta menos e anda a mesma coisa... mas na minha opinião para além disso não ser verdade há coisas que deveriam ser comparadas!
                                                          A verdade nua e crua é que comparando mesmas cilindradas e mesmos metodos para atingir determinada potencia um carro a gasolina é superior em tudo... menos nos... consumos!
                                                          A unica maneira de um carro a diesel se fazer valer face a um otto, é qnd um otto é um atmosférico (e digo isto porque agora parece que é azeiteirice ver uma pessoa a esticar um carro atmosférico para lá das 4000rpm... carros a diesel com potencia igual a um otto cá de casa não fazem "farinha de pau" :D comigo! Uma ou duas abaixo e tá feito :D)! Se for turbinado... é complicado!

                                                          Por isso esta questão resume-se sempre a: racionalidade (economia) vs prazer de condução (paixão), faltando uns 5/6 anitos para ficar: fumo vs prazer de condução! LLLOOOLLL

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Há vantagens e desvantagens dos dois lados.

                                                            Mas o mercado Português e Europeu (e até talvez mundial) tem vindo a inclinar-se fortemente para os diesel, que consomem menos e transportam carroçarias pesadas com facilidade.

                                                            Não devemos confundir as nossas preferências com as características normalmente associadas a cada um dos combustiveis.

                                                            Como unidade motriz, de um meio de transporte, o diesel é melhor. Faz mais trabalho com menos custos de utilização.

                                                            Daí ser utilizado nalguns dos grandes meios de transporte.
                                                            Com os novos investimentos e motorizações gasolina+turbo de última geração, as marcas estão a dizer-nos para onde irá pender a balança, nos últimos tempos têm aparecido marcas como a própria Bmw a apostar nos otto turbo, inclusivamente fala-se na próxima S1 de motores abaixo dos 1.4 litros turbo a gasolina...

                                                            Quanto a custos não há volta a dar os diesel são mais eficientes, isto se retirarmos da equação o custo no acto da compra, que é regra geral superior nos diesel, e a maior parte das vezes nem chega a ser amortizado.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                                              Compara aí as recuperações também.
                                                              Recuparações? Quase em todos os carros Otto, se souberes usar a caixa e o regime do motor (médios a altos regimes) vês que também não recuperam assim tão mal...A diferença é o facto de não sentires o tradicional kick nas costas

                                                              On-Topic: Eu acho que um bom Otto, se utilizado correctamente, trabalhando com a caixa, com as rotações e acima de tudo, com o motor, permite que seja tirado partido do mesmo.

                                                              Quando aos diesel, existem aqui dois em casa e para o dia-a-dia não são piores. Arrisco-me a dizer que até são melhores devido à faixa de utilização, pois têm uma facilidade em desenvolver a baixos regimes que os Otto geralmente não têm (falo exclusivamente de Atmosféricos).

                                                              Eu não conduzo, nem sei o que isso é. Daqui a alguns anos, saberei, quando já estiver tudo revolucionado e em vez de Otto e Diesel, talvez serão Híbridos, que já se vê alguns, e H2O's.

                                                              O meu pai já conduziu o mais variados tipos de carros e afirma hoje, com toda a certeza, que salvo algumas excepções, Otto ftw. Até hoje, o carro que ele mais gostou e que mais gozo lhe deu foi um Primera 2.0 Sport que agora é do meu avô. Adoro o carro

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X