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    A FIAT se melhora MUITO inicialmente com um portfólio muito simples:

    500
    Panda(Centoventi de produção, com potencial de ser o elétrico mais vendido da Europa)
    Punto (rebadge de um corsa - e só se fará necessário se o Centoventi de produção não tiver tamanho e preço compatível com segmento B)
    CentoventiX (rebadge do Opel Mokka)
    Novo 500X (sobre a CMP)
    Centoventi GIGANTE (rival do Dacia Bigster)
    Comercias.




    Bem mais fácíl de se resolver do que:

    alavancar a Alfa Romeo através do mercado europeu(embora acha a mais fácil da lista que segue)
    tornar a DS uma premium
    tornar viável e dar rumo a Lancia
    dar rumo a Chrysler
    definir o futuro da Dodge
    Editado pela última vez por cruzmaltino; 24 January 2021, 15:44.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
      Continuo a achar que é um grupo com muitos fogos por apagar e onde não se pode ir a todo o lado. É preciso escolher o que é para morrer e apostar no que pode sobreviver. Com uma política de mantém tudo para agradar a sindicatos e políticos e sonhos molhados de marcas premium para tudo e mais alguma coisa...ainda cai mas é tudo. E com estrondo.

      Mas eles lá sabem.
      Isso é. AFCA era isso, e agora com a STELLANTIS foram acrescentadas alguns focos a mais.

      No entanto, eles tem mais mangueiras

      Comentário


        The Stellantis team

        https://s3-prod.autonews.com/2021-01...S%3D1611510300

        Curiosa a passagem do Imparato como responsável da Peugeot para a Alfa Romeo e Linda Jackson da Citroen para a Peugeot

        Comentário


          Originalmente Colocado por cruzmaltino Ver Post
          A GM conseguiu tornar a Buick, uma marca decadente, com um posicionamento ultrapasado (semi premium, tal qual a extinta Mercury e o que era a Chrysler num passado muito distante), em sua marca mais forte no mercado chinês.

          A candidata natural seria a própria Peugeot, ou a Opel.
          Uma grande fatia de Chineses adora produtos Norte-Americanos ou marcas Norte-Americanas, e particularmente os produtos da GM têm grande sucesso.

          A Stellantis tem várias marcas Norte-Americanas, e a jóia da coroa é a Jeep. Também podiam tentar lá lançar a Chrysler, em vez da Citroen ou da Peugeot que estão em queda livre.

          A Chrysler em termos de posicionamento está na mesma posição da Buick, é uma espécie de luxo acessível. Está acima da Chevrolet/Dodge mas abaixo da Cadillac/Lincoln.

          Os Chineses em geral não apreciam carros Franceses, independentemente de serem bons ou não.
          Editado pela última vez por Fabulous; 25 January 2021, 10:16.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
            Uma grande fatia de Chineses adora produtos Norte-Americanos ou marcas Norte-Americanas, e particularmente os produtos da GM têm grande sucesso.

            A Stellantis tem várias marcas Norte-Americanas, e a jóia da coroa é a Jeep. Também podiam tentar lá lançar a Chrysler, em vez da Citroen ou da Peugeot que estão em queda livre.

            A Chrysler em termos de posicionamento está na mesma posição da Buick, é uma espécie de luxo acessível. Está acima da Chevrolet/Dodge mas abaixo da Cadillac/Lincoln.

            Os Chineses em geral não apreciam carros Franceses, independentemente de serem bons ou não.

            Uma das coisas que defendo é o retorno da DS à linha Citroen até o gradual fechamento da marca.
            Para isso, os franceses terão que valorizar as duas marcas nacionais, a STELLANTIS terá de ser boa para elas. . A Peugeot já não atua na América do Norte, retirá-la da China enfraqueceria seu objetivo global de ser uma alternativa á Volkswagen

            Comentário


              Originalmente Colocado por cruzmaltino Ver Post
              Uma das coisas que defendo é o retorno da DS à linha Citroen até o gradual fechamento da marca.
              Para isso, os franceses terão que valorizar as duas marcas nacionais, a STELLANTIS terá de ser boa para elas. . A Peugeot já não atua na América do Norte, retirá-la da China enfraqueceria seu objetivo global de ser uma alternativa á Volkswagen
              A Stellantis deveria retirar a Citro da China e introduzir a Chrysler, mas a marca também precisa de novos modelos e isso não tem por agora. Um sedan da Chrysler à Americana e um SUV venderiam bem de certeza na China.

              Comentário


                Penso que a Stellantis não tomou medidas mais drásticas de início, como o encerramento de marcas e o fechamento de fábricas, para mostrar algum otimismo e para não ter pressões imediatas de sindicatos e de governos. Mas com tantas marcas, por vezes a oferecer mais do mesmo, é ingenuidade pensar que não haverá uma redução brutal de marcas e modelos alguns anos.

                Acho que grupo de início meterá para a rua o máximo de modelos sobre as plataformas CMP e EMP2, inclusive as versões elétricas, para quase todas as marcas, garantido escala de produção, e depois passará a traçar-lhes metas de desempenho comercial e em alguns anos aquelas que falharem serão encerradas. Acredito que apenas Jeep, Peugeot e Citroen terão gamas compostas por muitos modelos, as demais marcas ficarão resumidas a gamas compostas por 2 ou no máximo 4 modelos, com foco nos modelos elétricos e emprego decrescente de motorizações ICE.

                Eu imagino que as marcas da Stellantis com lugar a salvo são Jeep, RAM, Maserati, Peugeot e Citroen. Nos próximos anos veremos as últimas chances para Chrysler, Dodge e Lancia sobreviverem. Também veremos se a Peugeot conseguirá se estabelecer como a principal marca européia do grupo e se a ainda precisarão da Opel/Vauxhall. A FIAT terá que mostrar que tem não está presa ao 500 sob o risco de ficar fadada a vender rebadges de produtos Citroen em mercados onde a marca francesa não tiver presença importante e até mesmo com o risco de desaparecer a longo prazo. E não me surpreenderia se os Abarth 500 passarem a desempenhar papel mais importante do que os FIAT 500 fora da Europa.

                Mas penso que a batalha mais interessante será no grupo das marcas Premium com Lancia, Alfa Romeo e DS. Destas três imagino que a DS é a que tem mais hipótese de futuro.
                Penso que a imagem de Lancia e Alfa Romeo estão muito presas ao passado ligado ao desporto automóvel e seu apelo é restrito à Europa sobretudo às pessoas com mais de 40 anos que em algum momento conheceram o historial destas marcas. Além disto é muito difícil renovar a imagem de Lancia e Alfa Romeo sem este legado, em especial, sem referências ao desgin dos anos 60 e 80. E o desporto automóvel já não é mais um recurso de marketing importante para vender automóveis junto aos mais jovens.
                Já a DS está cada vez mais distante da imagem do antigo Citroen DS e sua abordagem de premium inspirada na alta-costura francesa parece ter encontrado um mercado potencial junto aos compradores mais jovens em muitos mercados, mesmo fora da Europa (depois da Maserati penso que a DS é a marca européia do grupo com maior potencial para ser levada para os EUA). Hoje a DS é uma bolsa DIOR com rodas, mas a expectativa da Stellantis é que ela se torne uma Luis Vuitton com rodas .
                E em oposição à Lancia e à Alfa Romeo e a imagem da DS é muito plástica, é fácil sacar SUV, elétricos e até mesmo carros autônomos com a marca DS, além disto o luxo da DS não está relacionado com bolides de alto desempenho.
                Assim acredito que, ao contrário do que muitos pensam, a DS é uma marca com muito futuro pois o automóvel está a ser percebido como um gadget e a DS é a marca da Stellantis mais próxima deste novo paradigma.
                Editado pela última vez por FernandoZero; 25 January 2021, 15:10.

                Comentário


                  O problema da DS é que não tem imagem de marca para vender produtos de luxo. A DS nem é carne nem é peixe, são uns Citroens mais caros e com mais cromados.

                  A Alfa Romeo ou a Lancia têm mais nome de mercado, para nem falar na Maserati que é a Gucci do grupo. Esta assim poderia assumir esse papel. A Maserati é a marca do grupo que remete para a alta costura e para o verdadeiro luxo. A DS não é nada.

                  A DS na China foi um tremendo fracasso.

                  Comentário


                    Em relação a Maserati a DS seria uma espécie de Prada . Seria uma marca posicionada muitos degraus abaixo da Maserati

                    Penso que a AR e Lancia, infelizmente, só tem apelo junto a entusiastas e saudosistas e tem mercado a sério restrito a nichos na Europa, não tem mais potencial global e não resultam em marcas sintonizadas com o futuro a ser traçado para o automóvel.

                    Edit: Acho que a Lancia e Alfa Romeo poderiam ser alternativas à Maserati se estivessem em outro grupo automotivo.
                    Editado pela última vez por FernandoZero; 25 January 2021, 15:29.

                    Comentário


                      A DS não significa nada nos EUA e terão ainda mais dificuldade que a Alfa Romeo em se estabelecer ali. E se pretendem relançar uma marca premium pela Europa, o ideal é mesmo a AR.

                      Não podem salvasr todos o franceses, em detrimento da Itália e outras regiões. Há sindicatos, governos e dinheiro A FIAT está garantida, é patrimõnio da Itália e é Agnelli.


                      A DS deve ser cortada - talvez não de imediato por teimosia francesa. Porém, a realidade é que DS, Lancia e Chrysler (caso não reintegrem a RAM à Dodge) não tem perspectivas.
                      Futuramente, a Opel poderá ser um problema.

                      Comentário


                        A DS só foi lançada justamente por que a PSA não possuia uma Alfa Romeo ou Lancia.

                        A Renault tinha a Alpine. Não são exatamente o que queriam, mas estão entretidos agora, esqueceram a "Initiale Paris"

                        Comentário


                          Com o surgimento do Grecale a tendência é a Maserati ficar responsável pelo segmento D de luxo sem concorrência interna da AR. E o próximo passo poderá ser um novo Ghibli sobre a plataforma Giorgio. Com isto a Alfa Romeo queda sem produtos RWD e ficaria restrita à Europa nos segmentos B e C. E Stelvio e Giuilia poderiam ser substituídos por um SUV assente em plataforma PSA FWD, lembrando que o Marchionne já havia declarado ter se arrependido do grau de sofisticação dos novos AR RWD.

                          Com a Maserati presente no segmento D não vejo hipóteses para AR nos EUA. Entretanto a DS poderia fazer frente a Mini naquele mercado.
                          Editado pela última vez por FernandoZero; 25 January 2021, 15:54.

                          Comentário


                            Não a tendência não é essa, e já está definido que não haverá novo Ghibli. Quanto muito vais ter duas versões do Quattroporte.
                            A Alfa é premium e a Maserati luxo. Essa miopia de não perceber que uma não canibaliza a outra é que levou muitas marcas da FCA para a situação em que se encontram.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por FernandoZero Ver Post
                              Com o surgimento do Grecale a tendência é a Maserati ficar responsável pelo segmento D de luxo sem concorrência interna da AR. E o próximo passo poderá ser um novo Ghibli sobre a plataforma Giorgio. Com isto a Alfa Romeo queda sem produtos RWD e ficaria restrita à Europa nos segmentos B e C. E Stelvio e Giuilia poderiam ser substituídos por um SUV assente em plataforma PSA FWD, lembrando que o Marchionne já havia declarado ter se arrependido do grau de sofisticação dos novos AR RWD.

                              Com a Maserati presente no segmento D não vejo hipóteses para AR nos EUA. Entretanto a DS poderia fazer frente a Mini naquele mercado.
                              A Maserati não vai tocar num mercado onde a Porsche não joga, esquece isso.

                              Além disso a Giorgio já tem várias evoluções com cada vez maior eletrificação, o erro do Marchionne não foi a sofisticação da Giorgio, foi não ter partilhado logo a mesma com as marcas americanas..


                              Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                              Não a tendência não é essa, e já está definido que não haverá novo Ghibli. Quanto muito vais ter duas versões do Quattroporte.
                              A Alfa é premium e a Maserati luxo. Essa miopia de não perceber que uma não canibaliza a outra é que levou muitas marcas da FCA para a situação em que se encontram.
                              Exacto, o Quattroporte será mais parecido ao V em termos de dimensões e filosofia, ou seja um carro pouco maior que um segmento E com mecânicas Ferrari.

                              Comentário


                                Acredito que os verdadeiros fãs da Alfa Romeo preferiam ver a sua marca perecer, e ficar com as boas lembranças do giulia, stelvio e 4c em contrapartida de a ver transformar-se em meia dúzia de peugeot elétricos travestidos com estilo.

                                Quando falo em fãs refiro-me aos verdadeiros fãs die-hard e não a meia dúzia de milennials chatos que dizem que o mito 1.3 é um verdadeiro Alfa Romeo e que se arrepiam todos com a 'mística' da condução de um 159 jtd.

                                Comentário


                                  Afinal, sobre qual plataforma está o Grand Cherokee L (e consequentemente a versão 5 lugares quando for apresentada)?


                                  Concordo que compatilhar Giorgio com marcas americanas deveria ter sido uma prioridade para fortalecer a plataforma. Aparentemente, Mserati e americanos fizeram algumas mudanças para eeltrificação.


                                  Charger e Challenger deveriam dar volume a plataforma e reforçar o futuro do Giulia
                                  Editado pela última vez por cruzmaltino; 26 January 2021, 14:01.

                                  Comentário


                                    25/01/2021 - NOVO DS 4 JÁ TEM DATA DE APRESENTAÇÃO: PRÓXIMO DIA 3 DE FEVEREIRO

                                    https://www.planetcarsz.com/index.ph...3-de-fevereiro

                                    Enquanto sonham com um novo Giulietta, a PSA nos dará um DS4.

                                    Por que não fizeram um novo Astra?

                                    308
                                    C4
                                    DS4
                                    Astra
                                    Tipo
                                    Giulietta
                                    Delta
                                    Isso é mais que o grupo VW oferece. Inviável.

                                    Comentário


                                      Não será desta vez que veremos a integração entre FIAT Europa e FIAT do Brasil, visto que o design destas duas regiões estão sob diretorias distintas: A FIAT do Brasil reporta-se ao Ralph Gilles e a FIAT Europa reporta-se ao Jean-Pierre Ploue

                                      Design:
                                      Ralph GILLES (CHRYSLER / DODGE / JEEP / RAM / MASERATI / FIAT América Latina)

                                      Jean-Pierre PLOUE(ABARTH / ALFA ROMEO / CITROEN / DS / FIAT Europa / LANCIA/ OPEL /PEUGEOT / VAUXHALL)

                                      https://www.stellantispress.com.br/h...7c163953cd934a

                                      Também chama a atenção o design da Maserati ser de responsabilidade da parte norte-americana.
                                      Editado pela última vez por FernandoZero; 26 January 2021, 14:41.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por cruzmaltino Ver Post
                                        25/01/2021 - NOVO DS 4 JÁ TEM DATA DE APRESENTAÇÃO: PRÓXIMO DIA 3 DE FEVEREIRO

                                        https://www.planetcarsz.com/index.ph...3-de-fevereiro

                                        Enquanto sonham com um novo Giulietta, a PSA nos dará um DS4.

                                        Por que não fizeram um novo Astra?

                                        308
                                        C4
                                        DS4
                                        Astra
                                        Tipo
                                        Giulietta
                                        Delta
                                        Isso é mais que o grupo VW oferece. Inviável.
                                        Espera uns 2 meses que o novo Astra deve estar aí a arrebentar a nos testes.

                                        Comentário


                                          Com a Europa em crise Financeira pós Covid, acho piada que coloquem a maioria do investimento em produtos Premium, quem os vai comprar é uma minoria.

                                          Quanto à DS nos USA vai ser um grande fiasco, os Americanos reagem mal a produtos sem nome consagrado e Europeu.

                                          Mesmo as Marcas Europeias consagradas tem por norma muita dificuldade em ter volume de vendas nos USA, pode ser que a Alfa Romeo consiga, mas não é certo, por lá tem mais aceitação a Fiat, que eles sempre conheceram com viaturas de nicho, como 850 Spider, 124 Spider, X1/9, agora o Abarth 124.

                                          Comentário


                                            Investem no Premium por que em época de crise os mais pobres sentem mais e por isto os segmentos mais baixos verificam quedas de vendas mais acentuadas.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                              Com a Europa em crise Financeira pós Covid, acho piada que coloquem a maioria do investimento em produtos Premium, quem os vai comprar é uma minoria.

                                              Quanto à DS nos USA vai ser um grande fiasco, os Americanos reagem mal a produtos sem nome consagrado e Europeu.

                                              Mesmo as Marcas Europeias consagradas tem por norma muita dificuldade em ter volume de vendas nos USA, pode ser que a Alfa Romeo consiga, mas não é certo, por lá tem mais aceitação a Fiat, que eles sempre conheceram com viaturas de nicho, como 850 Spider, 124 Spider, X1/9, agora o Abarth 124.
                                              A FIAT não tem boa reputação por quem a conhece. É o oposto, fora a Ferrari e Maserati, a Alfa guarda alguma pequena reputação de nicho, e é pouco conhecido do "povão leigo"


                                              Lexus ES 43.292
                                              BMW 3-series 41.442
                                              Mercedes-Benz C-Class 26.294
                                              Acura TLX 21.785
                                              Audi A5 / S5 18.828
                                              Audi A4 / S4 18.341
                                              Volvo 60 series 16.828
                                              Infiniti Q50 16.533
                                              Lincoln MKZ 12.518
                                              BMW 4-series 9.495
                                              Genesis G70 9.436
                                              Alfa Romeo Giulia 8.203
                                              Cadillac CT4 4.889
                                              Infiniti Q60 2.792

                                              Giulia teve e menor queda % do segmento em 2020

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por cruzmaltino Ver Post
                                                A FIAT não tem boa reputação por quem a conhece. É o oposto, fora a Ferrari e Maserati, a Alfa guarda alguma pequena reputação de nicho, e é pouco conhecido do "povão leigo"


                                                Giulia teve e menor queda % do segmento em 2020

                                                Enfim não tens noção, mas fica lá com os mitos de conversa de tuga no café!

                                                Os Americanos têm um forma de olhar para os automóveis muito diferente dos Europeus, não é por acaso que as Pickups são um símbolo da América.

                                                Quanto à Alfa Romeo versus Fiat na América, onde está a melhor qualidade que sugeres num Alfa? Os Alfas são fabricados pela Fiat, não existe nenhuma fabrica Alfa Romeo, Arese foi desmantelada.

                                                Comentário


                                                  Antes de olharmos para o potencial da DS, pensem nisto. A Lancia vendeu mais Y em Itália do que toda a DS vendeu os seus SUV chics na Europa.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                    Antes de olharmos para o potencial da DS, pensem nisto. A Lancia vendeu mais Y em Itália do que toda a DS vendeu os seus SUV chics na Europa.
                                                    Também vendeu mais que a Alfa Romeo...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                      Também vendeu mais que a Alfa Romeo...
                                                      Então basta o Tavares botar a DS e a Alfa para vender rebages do Y

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                        Também vendeu mais que a Alfa Romeo...
                                                        Mas a Alfa não tem modelos novos como a DS. A Alfa com dois SUVs acabados de lançar venderia umas três vezes mais do que a DS.

                                                        Comentário


                                                          A Fiat deveria lançar a sua gama do Brasil na Europa para concorrer com a Dacia. Até têm fábricas em países como a Sérvia e agora também na Argélia onde podem produzir com custos muito baixos.


                                                          Essa lista de modelos premium nos States é incrível, se os europeus não tivessem a estúpida obsessão por carros alemães também poderíamos ter muito mais oferta por cá.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                            Antes de olharmos para o potencial da DS, pensem nisto. A Lancia vendeu mais Y em Itália do que toda a DS vendeu os seus SUV chics na Europa.
                                                            Também praticamente só se vende em Itália... E mais de metade das vendas na europa da Alfa são em Itália...

                                                            A DS nos últimos 10 anos, na europa, vendeu praticamente o mesmo que a Alfa Romeo, não chega a 10% de diferença. Acho muito bom.

                                                            Concorrentes directos, o DS3 vendeu MUITO mais que o Mito... Tipo mais 175 mil unidades no mesmo período.
                                                            Editado pela última vez por LuisPedro; 27 January 2021, 10:21.

                                                            Comentário


                                                              Qual a percentagem das vendas do DS3 fora de França?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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