Sabes que há dois tipos de pessoas (muito basicamente)... Os francos e sinceros e os hipócritas e incoerentes. Uns dizem uma coisa porque pensam e agem como tal, os outros, por norma, dizem uma coisa e fazem outra. Não te estou a dizer nada, apenas a constatar um facto muito genérico.
Como o tópico era a propósito do que procurávamos num automóvel, eu podia ter feito várias combinações, mas fiz uma racional (porque pôr tudo 4 e 5 é batota) e pensando que só teria um único carro à escolha.
Ora na minha sinceridade eu assumo que as emissões poluentes seriam (e são) um dos últimos (senão mesmo o ultimo) critério de escolha na compra de um veículo. A MINHA explicação para tal facto seria para outro tópico.
E se o gasolina não custasse nada havia outro parâmetro que também levava com um 0!
Mas sim, eu sei que era muito mais bonito pôr um 5 nesse item, dá sempre um ar de pessoa preocupada e moderna.
E já agora, fico contente por saber que se tivesses 100 000€ para gastar num automóvel, em vez de ires para as escolhas habituais (Porsches, M's, etc) compravas era um Tesla. Certo?
Ora aí está, um homem tão indignado com a indiferença dos outros pelo ambiente, que às 23:30 ainda está de Pc ligado a consumir energia, em vez de estar na cama e de luz apagada preferencialmente
Sabes que há dois tipos de pessoas (muito basicamente)... Os francos e sinceros e os hipócritas e incoerentes. Uns dizem uma coisa porque pensam e agem como tal, os outros, por norma, dizem uma coisa e fazem outra. Não te estou a dizer nada, apenas a constatar um facto muito genérico.
Como o tópico era a propósito do que procurávamos num automóvel, eu podia ter feito várias combinações, mas fiz uma racional (porque pôr tudo 4 e 5 é batota) e pensando que só teria um único carro à escolha.
Ora na minha sinceridade eu assumo que as emissões poluentes seriam (e são) um dos últimos (senão mesmo o ultimo) critério de escolha na compra de um veículo. A MINHA explicação para tal facto seria para outro tópico.
E se o gasolina não custasse nada havia outro parâmetro que também levava com um 0!
Mas sim, eu sei que era muito mais bonito pôr um 5 nesse item, dá sempre um ar de pessoa preocupada e moderna.
E já agora, fico contente por saber que se tivesses 100 000€ para gastar num automóvel, em vez de ires para as escolhas habituais (Porsches, M's, etc) compravas era um Tesla. Certo?
Se reparares, eu atribui 4.
Isto quer dizer que não é para mim "o" critério.
Mas quem dá 0, quer dizer que lhe é completamente irrelevante.... Nem 8, nem 80.
E digo-te mais: acabei há pouco o processo de compra de carro novo. E o Honda Civic Hybrid fez parte das hipóteses. E dei-me ao trabalho de o ir experimentar e informar-me mais sobre o carro, apesar de à partida, não gostar da estética do carro
Quando surgir uma solução coerente de carro com emissões 0, estarei na linha da frente para comprar um.
Ora aí está, um homem tão indignado com a indiferença dos outros pelo ambiente, que às 23:30 ainda está de Pc ligado a consumir energia, em vez de estar na cama e de luz apagada preferencialmente
Às vezes não há pachorra para comentários daqueles, e logo eu que estou farto de ter outras discussões por causa deste tema... A questão é que infelizmente, devido à oferta que temos, não nos podemos dar ao luxo de fazer das "emissões" um critério válido. Também todos sabemos que, por norma, os carros "idolatrados" pelos entusiásticos do automóvel não rimam com baixas emissões.
A parte boa é que as marcas têm vindo a fazer um esforço nesse sentido, quer pela via da redução directa das emissões (ou pelo menos é o querem fazer querer) quer pela via dos consumos... E tudo isso conjugado já poderá constituir um critério. Mas volto a repetir, seguindo aqueles parâmetros e considerando a escolha única, a resposta a "emissões" é 0 (ZERO).
Se reparares, eu atribui 4.
Isto quer dizer que não é para mim "o" critério.
Mas quem dá 0, quer dizer que lhe é completamente irrelevante.... Nem 8, nem 80.
E digo-te mais: acabei há pouco o processo de compra de carro novo. E o Honda Civic Hybrid fez parte das hipóteses. E dei-me ao trabalho de o ir experimentar e informar-me mais sobre o carro, apesar de à partida, não gostar da estética do carro
Quando surgir uma solução coerente de carro com emissões 0, estarei na linha da frente para comprar um.
Nem eu disse o contrário... Só que da minha consciência sei eu.
Uma coisa que tambem gostei de ver foi que aficionados alfistas, realmente existem, agora aficionados por outras marcas nao tou a ver.
Nunca percebi bem de onde vem este amor...o meu vem do facto de gostar de defender os fracos e oprimidos. Tendo eu um fiat que nem da assim tantos problemas, nao consigo conceber porque é que lhe pintam tão má fama.
Outras das coisas que procurava ver aqui era a preferencia pelos consumos ou pelas prestaçoes. E a preferencia entre prestações e comportamento.
Parece-me equilibrado neste parametro.
Quanto a mim, prefiro ter prestações e piores consumos e pior comportamento dinamico. Não gosto de arriscar nas curvas =)
Uma coisa que tambem gostei de ver foi que aficionados alfistas, realmente existem, agora aficionados por outras marcas nao tou a ver.
Nunca percebi bem de onde vem este amor...o meu vem do facto de gostar de defender os fracos e oprimidos. Tendo eu um fiat que nem da assim tantos problemas, nao consigo conceber porque é que lhe pintam tão má fama.
Não estás a ver aficcionados por outras marcas? Neste fórum há de tudo: Renalut, Volvo, Ford, Saab, Mercedes, BMW, etc.
Que votou 0 nas emissões poluentes devia colocar a mão na consciência
deves pensar mto nisso... estou mesmo a ver a entrares num stand e a dizeres "tem isto? tem... tem aquilo? tem... epa é lindo e aquilo tem? Tem pois! ah...... e anda bem? Anda... e faz-me um desconto? Faço pois.... Ena! E ja agora.... polui muito? Claro. Ah entao ja nao levo"
Queres que te diga o que? Nao me preocupo nem um cadito... Sabes bem que o problema ambiental não está no meu carro, está nos outros todos...
Sem querer ser moralista fico apenas e só triste à malta que dá 0 à importância das emissões de C02.
Pah... por acaso coloquei 0... mas tem uma explicação... todos os carros modernos têm dispositivos de controlo das emissões seja o catalisador ou os materiais recicláveis portanto não procuro um carro que tenha o melhor resultado.
Se os híbridos (usados especialmente) tivessem preços em conta e as baterias não custassem metade do valor do carro então seria a esta hora o feliz proprietário de um Toyota Prius ou Honda híbrido.
Há por vezes carros que têm os pedais desalinhados com a posição de condução natural de um carro. Outros que têm o voltante muito na horizontal, outros com o manípulo da caixa de velocidades muito longe, outros com o encosto do braço a estorvar. Há de tudo.
Acrescento ainda a ergonomia dos bancos, se deixam o corpo solto ou encaixado, se os ajustes de apoios são correctos, etc.
Eu nunca concordei muito com o sistema de pontuação feito assim.
Um carro é como um fato, uns assentam melhor a umas pessoas e outros a outras pessoas.
Uma coisa que tambem gostei de ver foi que aficionados alfistas, realmente existem, agora aficionados por outras marcas nao tou a ver.
Nunca percebi bem de onde vem este amor...o meu vem do facto de gostar de defender os fracos e oprimidos. Tendo eu um fiat que nem da assim tantos problemas, nao consigo conceber porque é que lhe pintam tão má fama.
Outras das coisas que procurava ver aqui era a preferencia pelos consumos ou pelas prestaçoes. E a preferencia entre prestações e comportamento.
Parece-me equilibrado neste parametro.
Quanto a mim, prefiro ter prestações e piores consumos e pior comportamento dinamico. Não gosto de arriscar nas curvas =)
Alfa é outra coisa, os pormenores, a estética...
Qual é a marca que tem carros de há 10 anos que ainda hoje estão completamente actuais? Alfa!! 156, 147 (este foi há menos, mas vocês percebem), GTV, 166...
Basta olhar para eles para se perceber.
Editado pela última vez por MAFioso; 22 December 2008, 09:41.
Eu sou um petrolhead desde que me conheço como pessoa. Quero um carro que me faça acordar às 6 da manhã todo contente, que me faça soltar uma gargalhada ao fazer uma rotunda, que me faça voltar a cabeça e sorrir sempre que me afasto do lugar de estacionamento. Uma experiência física e pura de condução, sem frivolidades, sem filtros.
Juntem uma construção de qualidade que não me faz perder tempo com avarias e um motor que não me obriga a visitar a estação de serviço dia sim dia não e está a receita completa.
sou apologista desta opinião!
foi uma das razões porque decidi aderir ao Mx5 (1ª geração), apesar de futuramente querer aderir a algo nos moldes do Elise!
Carros sem muitas porras para chatear os neurónios. Coisas back-to-basics. Um carro que seja uma extensão dos nossos membros. "Resmas" de feeling!
Não é necessário muitos cavalos. se o carro fôr leve (800-900kg) coisas com 100-120cv já são mais que suficientes para sorrisos de orelha-a-orelha!
O meu tem 90cv e quase 1000kg de peso, e mesmo assim, já dá para rasgados sorrisos em estradas curvilineas!
Como não tenho necessidades de 5 lug, espaço ou gadgets xpto pra impressionar os vizinhos, gosto de ver o automóvel como o meu brinquedo de "puto grande"!
Por isso, aquilo que procuro num automóvel, resume-se a uma boa posição de condução, feeling em todos os comandos, um motor nervoso e musicalmente sonoro para entusiasmar, dinâmica a privilegiar mais o gozo que a eficácia pura, e tudo isto com custos de manutenção acessiveis.
O Mx5 cumpre quase todos estes parametros.
Tem-se revelado fiável, apesar de fazer 12 anos daqui a um par de meses, o que torna a sua manutenção acessivel.
Pena ser um guloso.
O que me leva à questão ambiental discutida.
Temos que ver, que apesar de querermos um mundo melhor, as pessoas só aderirão a escolhas ecológicas, se fizer sentido no "peso" da carteira.
Nas minhas escolhas, nunca olho para as emissões de um automóvel, mas passei a olhar desde que isso influencia as minhas economias, como o valor de imposto de circulação, etc..
Preocupo-me mais com os consumos (com influência directa nas emissões), já que isso afecta o meu orçamento mensal directamente!
Vocês olham para as emissões como o factor fulcral, mas podem ter atitudes ecológicas de tantas outras formas!
Reutilizar é uma boa opção ecológica!
Daí nunca me ter atirado para um carro 100% novo...
Tenho andado a cortar o uso do automóvel, e a criar alternativas para alguns trajectos (nem que seja andar a pé). Permite aproveitar melhor o carro para passeios mais empenhados, além de que a carteira, o ambiente, e até o motor do carro e os consumos agradecem a ausência de deslocações curtas, onde o motor não chega a aquecer!
E nas deslocações diárias casa-trabalho-casa, aderi à condução económica, com algumas técnicas extraidas do "hypermiling", que permitiu baixar consumos citadinos na casa dos 8-10%!
Mas sim, se houvesse algo acessivel e divertido de conduzir, que não desse dores de cabeça constantes, e que fosse económico e limpo, estaria lá!
Os hibridos actuais não servem! Não existe nada de interessante para quem gosta de conduzir nesse departamento
O Tesla ainda é brinquedo para ricos, mas caso a condução de futuros carros eléctricos rasteirinhos e acessiveis me entusiasme, será obviamente opção a considerar.
Mas o mercado só aderirá às soluções "verdes" quando conjugadas com vantagens económicas! Veja-se o "boom" dos diesel (apesar de "verde" ser um atributo questionável, eheh)
Pah... por acaso coloquei 0... mas tem uma explicação... todos os carros modernos têm dispositivos de controlo das emissões seja o catalisador ou os materiais recicláveis portanto não procuro um carro que tenha o melhor resultado.
Se os híbridos (usados especialmente) tivessem preços em conta e as baterias não custassem metade do valor do carro então seria a esta hora o feliz proprietário de um Toyota Prius ou Honda híbrido.
Eu por acaso dou bastante importância,...e tive em conta quando comprei o meu carro, aliás se sair a nova Volvo, em que se diz que vai melhorar esse aspecto, vou tomar isso em conta. Cada um é uma gota, mas é por se pensar assim, que nada muda.
A marca para mim tem importância, só na perspectiva, de me dar determinadas garantias,...especialmente porque nem percebo muito de automóveis, apesar de gostar de saber algomais, porque gosto muito de conduzir.
Editado pela última vez por MariaHelena; 22 December 2008, 11:58.
O que procuro num carro... Depende do propósito que vai servir.
Idealmente para carro do dia a dia interessa-me um carro que seja confortável, não precisa de ser muuuuuuito potente mas é indispensável que seja bastante disponível em baixas, boa travagem e um comportamento dinâmico simpático e dispositivos de segurança q.b.. Ah, uma boa brecagem ajuda! E tem que ser a gasóleo que tenho o pé pesado e faço muitos quilómetros!
Num carro para disfrutar de vez em quando aprecio um carro despido, bruto, potência, bom chassis, optima resposta em toda a faixa de rotações (isto dito por quem tem um carro que só tem fôlego a partir das 5.000 rpm tem piada!!), boa travagem, um belo ronco (os ouvidos também "comem"), enfim, emoções!!
Em ambos os casos não ligo pívia a marcas (se ligasse não tinha os chassos que tenho! ) nem a valores de retoma. Não sou fanática por equipamento nem gadgets nem paneleirices (habitualmente não ligo nada aos interiores e um rádio que leia mp3 chega) e o aspecto exterior, apesar de ser tido em conta, é secundário.
O que procuro num carro... Depende do propósito que vai servir.
Idealmente para carro do dia a dia interessa-me um carro que seja confortável, não precisa de ser muuuuuuito potente mas é indispensável que seja bastante disponível em baixas, boa travagem e um comportamento dinâmico simpático e dispositivos de segurança q.b.. Ah, uma boa brecagem ajuda! E tem que ser a gasóleo que tenho o pé pesado e faço muitos quilómetros!
Num carro para disfrutar de vez em quando aprecio um carro despido, bruto, potência, bom chassis, optima resposta em toda a faixa de rotações (isto dito por quem tem um carro que só tem fôlego a partir das 5.000 rpm tem piada!!), boa travagem, um belo ronco (os ouvidos também "comem"), enfim, emoções!!
Em ambos os casos não ligo pívia a marcas (se ligasse não tinha os chassos que tenho! ) nem a valores de retoma. Não sou fanática por equipamento nem gadgets nem paneleirices (habitualmente não ligo nada aos interiores e um rádio que leia mp3 chega) e o aspecto exterior, apesar de ser tido em conta, é secundário.
Primeiro, é fundamental que sinta o amor à primeira vista pela viatura, pelo que as formas exteriores, os “adereços” e a cor da “roupa” que trás vestida seja fundamental. Depois, porque não passo o tempo todo a olhar para ela (a viatura), e prevejo que passe mais tempo dentro dela do que fora, eis que terei de me sentir bem e tirar o máximo de prazer desses momentos. Se for eu a conduzir, então a posição será importante, bem como as acelerações e travagens quando necessário, assim como as recuperações, para que consiga obter uma excelente performance. A fama não me interessa, desde que tenha o espaço apropriado, e que o equipamento disponível seja o adequado. A insonorização ou não do som causado pelo movimento acelerado dos pistões, a lubrificação do motor ou o aumento da temperatura serão irrelevantes desde que ela esteja acautelada com os dispositivos de segurança. Se tiver estes atributos e for bem montada, então o preço será o que menos importa. Uma viatura assim, é perfeita para mim.
Comentário