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Jaguar XJ 2010 (XJR pág. 6)

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    Eu acho que a Jaguar quis romper com o "velho" XJ.
    Quer queiramos quer não, o original XJ esteve no mercado uns 40 anos.
    Era como um 911. A linha era sempre mantida.
    O problema é que projectar as linhas do XJ original para o séc XXI seria um desafio bem grande, quanto mais não seja a nivel de package.
    Não que não fosse totalmente impossível ressussitar a linha XJ, ams deverão exisitir muitas condicionantes. Não há espaço para o designer fazer tudo o que quer.

    Eu acredito que este novo XJ venha mostrar a nova linha do modelo para os futuros anos.
    A nível da secção traseira com o vidro a cair sobre a porta da mala, dando ideia de um 2,5 volumes, deverá ser a imagem para o futuro do modelo.
    Vamos ver.

    Se estivesse na Jaguar, teria enterrado o nome XJ.
    Mas eles quiseram continuar, tudo bem.
    Só acho é que com este novo modelo há uma quebra para com a sigla XJ.
    Se este novo XJ representa uma nova linha Jaguar, também deveria ter o seu próprio nome, tal como há 40 anos atrás o XJ original teve direito a outro nome, rompendo ele também com o tradicional.

    Comentário


      Creio que a Porsche soube "reinventar" o desenho do 911 mais habilmente do que a Jaguar com o XJ. Mas, ainda assim, acho que o desenho do 911 já está a dar as últimas. Eu, pelo menos, já não o suporto.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
        Creio que a Porsche soube "reinventar" o desenho do 911 mais habilmente do que a Jaguar com o XJ. Mas, ainda assim, acho que o desenho do 911 já está a dar as últimas. Eu, pelo menos, já não o suporto.
        Analisando assim um pouco como um leigo, parece-me que o designo do 911 não tem tantas condicionantes como o original XJ.
        A habitabilidade do Xj não e´nenhuma referência e se em tempos pouco se ligava a isso, hoje em dia não é bem assim.

        Eu acredito que o desenho do 911 não acabe tão cedo.
        Eles reinventam e reinventam há anos...mesmo antes do 901, portanto, com o 356.
        No fundo, no 911 não se muda muito exteriormente. Tem é que se fazer o trabalho de casa e continuar a colocá-lo no mercado como uma referência em feedback e performance. Os aspectos que mais se lega no XJ como o requinte e a habitabilidade passam um pouco para segundo plano o que deixa menos condicionantes a este nível.

        Comentário





          Penso que a jaguar devia ter utilizado esta frente ara arranjar um XJ moderno

          Comentário


            O carro até está muito porreiro... tirando do pilar C para trás.

            Pode ser que aquela traseira ao vivo fique melhor!...

            Também não gostava muito do novo Série 7 até o ver ao vivo...

            Comentário


              è inacreditável como uma traseir horrivel destroi um carro brutal.

              Venha o XF!

              Comentário


                Parece que a Jaguar mudou de nacionalidade.... Aquela traseira tem qualquer coisa de coreano, ou seja, está muito má

                E o interior não está melhor; não percebo a mania das saídas de ventilação redondas

                Ou muito me engano (oxalá!), ou este modelo é um tiro no pé

                Cumps.

                Comentário


                  A traseira é a deusa do Nano; há ali a defesa de igual ideário de soluções.
                  O interior brilha intensamente, o problema é que isso ainda ilumina mais a falta de personalidade.
                  A frente é uma miscelania de referências. Atré a frente CS bávara anda por ali.
                  É isto a jóia de Sua Magestade? Não me parece. É mais a jóia da Índia. Na Ásia vai ser o máximo, assim convença os executivos malaio-coreanos de q tem cromados e brasões suficientes.

                  Comentário


                    Jaguar XJ in London

                    Inside the Jaguar XJ

                    Jaguar XJ driving

                    Comentário


                      Jaguar CX-F
                      bond_22_jaguar_cxf1.jpg

                      Jaguar XJ
                      Jaguar-XJ_2010_1600x1200_wallpaper_18.jpg

                      Comentário


                        Primeiro que tudo, é ponto assente que a Jaguar não poderia ficar eternamente agarrada aos anos 60, como estava antes da
                        apresentação do C-XF.

                        Sob a alçada da Ford já tinham resolvido os problemas de qualidade e fiabilidade que eram comuns nos anos 70 e 80, mas externamente pareciam ter estagnado no tempo.

                        É certo que maior parte do pessoal daqui do forum e não só, apenas conhece essa faceta da Jaguar, como uma marca de carros de desenho tradicional e conservador, apesar de elegante e bonitinho, mas a essência da Jaguar, o que fez esta marca é algo bem diferente. Inovadores e originais, sem medo de romper barreiras era o modus operandi da Jaguar, sempre acompanhados por bons niveis de performance, dinâmica e conforto.

                        E eles tinham de esquecer o retro-nonsense que a caracterizava nas ultimas duas décadas, se quereriam permanecer neste mercado.

                        A questão agora seria... como abordar a questão da reinvenção da marca, sem olhar para o retro, mas sem perder a identidade da mesma pelo caminho?

                        O XK, apesar de contemporâneo, ainda é algo clássico, numa fórmula muito british do que deve ser um GT em formato coupé. Já tinhamos visto a fórmula aplicada originalmente com sucesso no Aston DB7 (também desenhado pelo Callum), evoluida no DB9 e o XK aplica também eficazmente a formula. Exceptuando os grupos ópticos frontais, que sempre causaram divisão, é consensualmente considerado um belo exemplar do que deve ser um GT coupe.
                        E foi um belo passo intermédio sobre o que estava para vir.



                        O XF chocou. Nada de retro-bullshit. Para a frente é o caminho e esse passo era realmente necessário, caso quisessem sobreviver. Completamente o oposto do S-Type. Apesar do XF ser uma evolução das entranhas do S-Type, não podiam ser mais diferentes na abordagem do que deveria ser um Jag!

                        Um conservador, retro, a apelar apenas aos incondicionais da marca. Não que fosse um mau produto (teve uma optima evolução qualitativa ao longo da sua carreira), mas nunca convenceu o resto do pessoal a largar o trio germânico de sempre.

                        O novo, contemporâneo, refrescante, sem no entanto perder os valores visuais que caracterizam a JAg... corpo pujante e elegante habitáculo, com proporções no ponto, como deve ser um Jaguar. Infelizmente, a frente levou com um par de olhos que desiludem após o concept, e de perfil, algumas semelhanças com o GS da Lexus (uma coincidência de caca. Quando a Lexus apresentou o GS, o styling do XF já estava mais que definido. Já pouco podiam fazer)

                        Mas um sucesso. Conseguiu apelar nos 2 lados de possiveis clientes. Os fãs e novos consumidores.
                        O desenho em si necessitaria de umas limadelas para uma identidade Jag mais forte, mas como ponto de partida, estava mesmo muito bom.

                        O que nos leva ao XJ. O que acaba agora a sua carreira, deve ser dos carros mais sub-valorizados do segmento, e é um óptimo exemplo de como uma pele pode determinar um modelo.
                        Foi um carro tecnologicamente inovador, com dominio do aluminio ao nivel
                        da Audi (apesar de recorrerem a processos diferentes), no entanto, bem que podia ser o JAg X-invisivel. Era igual aos outros todos que o antecederam, ninguém percebeu que se tratava de algo realmente novo, não vendeu o que deveria, não criou o impacto tão necessário ao reconhecimento da marca.



                        Este agora que o substitui, pelo menos repõe alguma justiça.
                        Como já disse, são passos necessários e por vezes dolorosos (a inovação é sempre acompanhada de desconforto e receio), e o que podemos criticar é mesmo o resultado da nova abordagem.

                        Tendo em conta o XF, o sr. Ian Callum quis dar mais um passo na direcção da individualidade e identidade da marca

                        A frente já estava definida desde o C-XF. Mantém a grelha de contornos rectangulares que caracterizam os XJ, mas ganha importância, sendo mais alta e vertical e remetendo os esguios e belos faróis para quase um papel secundário. O XJ situa-se a meio caminho entre um série 7 e um Maserati QP, e na frente dá para perceber a abordagem na sua definição muito semelhante à do Maser.

                        Não sou grande fã, pois o destaque dado à grelha acaba por dominar os acontecimentos, e no geral não costuma resultar muito bem ao vivo, tal como no QP ou no novo série 7. Mas reservo a minha opinião final para quando vir este menino ao vivo.

                        No entanto as linhas que saem do pilar A em direcção à grelha, acabam por definir positivamente o capot, contribuindo em grande parte para uma boa expressão de força e musculo que acaba por caracterizar esta frente.

                        De perfil as coisas são também, no geral, pacificas.
                        Óptimas proporções entre corpo e janelas. Temos um "fastback", a re-introdução de uma abertura no pilar C, que sempre ajuda a contribuir para uma imagem de elegância, ao retirar volume do pilar, e o contorno em cromado das janelas também ganha destaque e dinamismo, ao apresentar espessura variável, ficando mais espesso no pilar C.

                        A ideia de dinamismo também encontra uma boa expressão na base da carroçaria, com aquela saliência a captar a luz, que esvanece ao ir de encontro à roda traseira, dando uma ideia de movimento.

                        Roda traseira que surge enfatizada de forma bastante subtil. O alargamento é resolvido de forma elegante apenas com ligeiras transições de luz-sombra, com a ajuda da linha de base da carroçaria, a fazer uma ligeira curvatura para o exterior.
                        Dá o "músculo" necessário, sem cair em arcos exagerados ou ridiculos como hoje predominam no desenho de outros modelos, concorrentes ou não.

                        A linha de cintura também encontra-se bem definida, formando um ligeiro ombro que se alarga aproximando-nos dos extremos, o seu contorno formando um ligeirissimo arco.

                        Dispensava-se era o pormenor daquele apontamento em cromado entre a porta e o arco de roda dianteiro. Tal como no novo série 7, são coisinhas que não acrescentam nada de valor. Estão lá só a fazer barulho.

                        E claro, a traseira e o pilar C "revestido"!
                        Também, tal como todo o mundo, fiquei um pouco estupefacto com aquela traseira.

                        Parece que estamos a ver uma colagem forçada de 2 carros completamente diferentes.

                        Por um lado, gosto da limpeza da coisa.
                        A matricula colocada no pára-choques permitiu criar uma superfície bastante limpa, e o facto de o topo da traseira não terminar com uma aresta, ou num mini-spoiler, como acontece com praticamente todos os
                        outros sedan, é sem dúvida uma opção sempre bem vinda e de belo resultado. Fez-me lembrar o muito interessante Audi A6 de 1998.

                        O problema da traseira resume-se aos grupos ópticos.

                        Os grupos ópticos são dos elementos que mais contribuem para a identidade de um modelo, seja na frente ou na traseira e estes
                        serão claramente inesqueciveis!
                        Sempre digo que se deve dar identidade a um carro, não cair no cliché. Mas como em tudo, há sempre 2 lados da questão, e a procura de identidade pode dar origem a resultados dúbios ou bizarros.
                        Como já vi referir aqui no fórum e em outros sites, a traseira remete-nos para outros possiveis personagens, como Lancia e Citroen, que têm um portfolio vasto em soluções distintas neste campo e no geral, bastante bem conseguidas.

                        Talvez seja só eu, mas aqueles grupos ópticos com aquele preenchimento, remetem-me para algo made in asia.
                        Retirem de lá o gato, e aquilo poderia ser um Hyundai.

                        Esta solução não tem muito a ver com os britânicos, quanto mais com a Jaguar.

                        O carro no geral é facilmente apontado como algo inglês, apesar de ser bastante "moderno". Os elementos da frente pode-se
                        considerar uma reinterpretação moderna de outros sedans de topo, como a Bentley e a RR, sempre algo imponentes.
                        Como tal, estava à espera de uma solução mais british na traseira, com grupos ópticos mais esguios e horizontais (uma evolução do XF, e ficaria mais de acordo com os grupos opticos da frente, apesar de um look "astonmartinizado"), ou de pequenas dimensões (estilo RR Phantom).

                        A traseira parece pertencer a um carro distinto, que pouco tem a ver com a poderosa frente.

                        E o pilar C. Em certos pontos de vista fica bem, enfatizando a moldura cromada das janelas, que contribuem para o elegante e alongado perfil.
                        Mas no geral, não casa com nada. Apesar de prolongar as linhas do vidro traseiro, continua a parecer aquilo que é, um bocado de plástico colado, e além disso interrompe a fluidez das linhas que definem o topo do habitáculo.
                        A meu ver, uma solução "baratucha" do ponto de vista visual!

                        Concluindo, tenho sentimentos mistos em relação ao desenho deste carro. Tudo corre bem de frente e de perfil, mas a traseira é algo de quase inexplicável, muito por culpa dos grupos ópticos.
                        Falta harmonia, coesão.

                        Este será um dos carros que mais estou curioso para ver ao vivo. Pode ser que surpreenda

                        E tambem só posso felicitar a Jaguar pela ousadia. APesar de algumas soluções, a meu ver, menos conseguidas.
                        Curioso arriscar neste segmento, mas depois de ler alguns dados, até se pode encontrar uma boa justificação para este choque num segmento algo tradicional (apesar do série 7 e65 ter partido a loiça no inicio da década)
                        O segmento encolhe, com o mercado a trocar estes sedans de topo por SUV's e Crossovers. A Jaguar não deverá fazer muito dinheiro com este. Em 2007 vendeu pouco mais de 10000unidades, e com a crise em 2008, esse valor caiu pra menos de 7000 (O VW Phaeton vendeu mais que o XJ em 2008, o que não deixa de ser surpreendente).

                        E com a entrada de novos players como o Panamera, o Rapide, não terá vida fácil.
                        Ou seja, é praticamente um nicho. E porque não arriscar?
                        Não tenho problemas com alguém a querer abalar os pilares do conservadorismo! É da forma que obtemos carros mais interessantes!

                        O interior. Acho-o mais interessante que o do XF, apesar de este interior talvez fazer mais sentido no XF do que no XJ, tendo em conta o seu aspecto mais "desportivo".
                        A linha (preenchida com madeira) a sair das portas e contornando o habitáculo junto À base do pára-brisas está bastante bem conseguido. Esperemos que permita outro tipo de acabamentos.

                        Na apresentação do XJ, o designer Ian Callum definiu-o desta forma e que eficazmente resume este carro:
                        "What does the new XJ say?
                        The front says ‘look at me'.From the side it says ‘admire me' - and from the rear it says 'you won't forget me'".


                        P.S. Desculpem pelo testamento.

                        Comentário


                          A frente é brutal, mas a traseira é horrível e o interior com aquelas duas ventoinhas centrais atira mais para o feio.

                          Que aborto.

                          Comentário


                            Realmente se não fosse a traseira o carro até estava muito bonito, a frente muito bem conseguida e o interior cativa, agora a traseira ... mas o que é que eles estavam a pensar? parece a traseira do C6 em versão ainda mais feia

                            Comentário


                              Que grande irreverência da Jag! Este XJ tem uma frente linda, um interior magnífico e só a traseira custa a aceitar, mas é pelo menos bem diferente.

                              Longe vão os tempos da Jag do X-type, e ainda bem...

                              Comentário


                                Bom.. Eu gosto. Tem personalidade.

                                É caso para dizer: Que segmento!!

                                BMW s7; MB S-Klass; Porsche Panamera; Maserati QP; Audi A8; e agora Jaguar XJ..

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por crash Ver Post

                                  .
                                  .
                                  .

                                  P.S. Desculpem pelo testamento.

                                  Estás desculpado

                                  Se há coisas que me dão prazer ler neste fórum são os teus posts. Sempre concretos e racionais, e que por vezes nos fazem olhar para "o objecto" de forma mais profunda, e perceber melhor certos pormenores.
                                  Foi o que me aconteceu agora ao ler este teu post relativamente ao XJ

                                  Comentário


                                    Vi agora este video: YouTube - Jaguar XJ on the road - Autocar.co.uk

                                    E adoro a traseira, fica mal nas fotos.. tudo bem. LOL

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                      Estás desculpado

                                      Se há coisas que me dão prazer ler neste fórum são os teus posts. Sempre concretos e racionais, e que por vezes nos fazem olhar para "o objecto" de forma mais profunda, e perceber melhor certos pormenores.
                                      Foi o que me aconteceu agora ao ler este teu post relativamente ao XJ
                                      x2 (apenas retiraria a parte do "por vezes")

                                      Eu gosto bastante do aspecto deste XJ, embora também condene o protagonismo que foi dado à grelha frontal.
                                      Que faz com que o carro tenha ângulos... ou seja, visto de um certo ângulo fica bem, mas visto de outro já não fica assim tão bem.

                                      Talvez devessem ter sido um bocadinho mais contidos no tamanho da grelha, ou então dado uma ligeira inclinação...
                                      E o video que o HaagenDazs colocou ajuda bastante a confirmar isso.

                                      Quanto à traseira, eu também gosto, mas aquela invenção no pilar C era desnecessária...

                                      Aproveito para divulgar isto...





                                      My Two Dents on the New Jaguar XJ (Plus Mega Gallery with 100 High-Res Photos) - Carscoop

                                      Para apreciar o XJ de vários ângulos. Deliciem-se

                                      Comentário


                                        No filme a traseira fica aceitável..

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                          No filme a traseira fica aceitável..
                                          Também fiquei com essa sensação, q em movimento as formas começam a fazer mais sentido. Mesmo a grelha dianteira parece q deixa de tomar o protagonismo todo q parece ter em fotografia.

                                          Comentário


                                            No filme fica...menos mal, mas ainda péssimo.

                                            Espero bem que não metam água no novo XK.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                              No filme a traseira fica aceitável..
                                              Concordo. Mas melhor, será vê-lo ao vivo.

                                              Comentário


                                                Quanto mais vejo, mais gosto. Ao ver as fotos hoje, até a traseira aprecio.

                                                Grande Jaguar. Classe mas sempre com um dedo no ar a dizer "up yours", como no anúncio

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                                  Quanto mais vejo, mais gosto. Ao ver as fotos hoje, até a traseira aprecio.

                                                  Grande Jaguar. Classe mas sempre com um dedo no ar a dizer "up yours", como no anúncio
                                                  Se bem me lembro, esse anúncio era da Bentley.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                    E o pilar C. Em certos pontos de vista fica bem, enfatizando a moldura cromada das janelas, que contribuem para o elegante e alongado perfil.
                                                    Mas no geral, não casa com nada. Apesar de prolongar as linhas do vidro traseiro, continua a parecer aquilo que é, um bocado de plástico colado, e além disso interrompe a fluidez das linhas que definem o topo do habitáculo.
                                                    A meu ver, uma solução "baratucha" do ponto de vista visual!
                                                    ________________

                                                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                    [/ATTACH]

                                                    1ª foto oficial, ou melhor, teaser oficial

                                                    O pilar C merece ser observado com atenção!
                                                    Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                                    É a primeira coisa a saltar para a vista.. Deve ser apenas uma superfície vidrada. Por dentro deve ser um bom pilar...
                                                    I told you so :\

                                                    A frente 3/4 faz-me lembrar o QP, com a sua grelha rectangular e de grandes dimensões, as rodas puxadas bem à frente, e os rasgos no capot. De lado a 3ª janela dá realmente um ar coupé, mas a traseira estraga mesmo tudo.. (Quase que aposto que já tinha visto um chinês com uns faróis parecidíssimos com esses..) Quanto ao interior, já não gostava do do XF, deste também não vou gostar. O único pormenor que gosto é realmente a faixa de madeira que passa por trás do tablier.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                      Se bem me lembro, esse anúncio era da Bentley.
                                                      Como no anúncio... da Bentley. Não deixam um gajo acabar, carago.

                                                      Comentário


                                                        Espectacular...

                                                        Comentário


                                                          Meus caros!!! Querem informações em primeiríssima mão? Informações onde se fala de tudo o que o XJ 2010 tem, incluindo cores exteriores, configurações/personalizações interiores, jantes, preços e curiosidades?

                                                          Então façam download do ficheiro que está no primeiro post deste tópico:
                                                          Novo JAGUAR XJ - Informação Oficial da JAGUAR


                                                          Trata-se de um documento interno apenas diponível para os representantes Jaguar e que agora está ao nosso dispor. :D

                                                          Gostei muito das explicações que eles deram sobre o desenho das ópticas traseiras. Agora, e fanatismo à parte, faz muito sentido para mim. E é impressionante a tamanho de personalizações disponíveis. :D


                                                          Cumprimentos,

                                                          P.S.: Podem aproveitar e ver o nosso novo logo, que se pode ver na página princípal. :D

                                                          Comentário


                                                            De facto, a traseira melhora imenso no filme. O que agora fica mal é aquele pilar C. Parece que o carro está inchado naquela zona!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por migueldefender Ver Post
                                                              Meus caros!!! Querem informações em primeiríssima mão? Informações onde se fala de tudo o que o XJ 2010 tem, incluindo cores exteriores, configurações/personalizações interiores, jantes, preços e curiosidades?

                                                              Então façam download do ficheiro que está no primeiro post deste tópico:
                                                              Novo JAGUAR XJ - Informação Oficial da JAGUAR


                                                              Trata-se de um documento interno apenas diponível para os representantes Jaguar e que agora está ao nosso dispor. :D

                                                              Gostei muito das explicações que eles deram sobre o desenho das ópticas traseiras. Agora, e fanatismo à parte, faz muito sentido para mim. E é impressionante a tamanho de personalizações disponíveis. :D


                                                              Cumprimentos,

                                                              P.S.: Podem aproveitar e ver o nosso novo logo, que se pode ver na página princípal. :D
                                                              É preciso registar e fazer login ? Estou bastante tapado e não consigo ver anexo em lado algum.

                                                              Manda o link por pm se que não quiseres expor neste fórum.

                                                              Abraço.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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