Há cerca de um mês atrás, atestei o carro e fiz a comparação entre as médias do CB e as médias reais (calculadas a mão). A diferença andava em torno de meio litro. O CB apontava 5l/100 e a média real dava cerca de 5,5l/100. O carro na altura tinha entre os 2000 e os 3000km e o depósito deu para mais de 800km (820km, creio).
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Escalonamentos de cx de velocidades
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
O Punto do meu pai, um MKII 1.2 de 60cv, dá 34Km/h por cada 1000rpm em 5ª (valor real medido pela guia do automovel). Pesa 875Kg e a marca anuncia 155Km/h de vel. max.
Pode parecer (e é de facto), uma caixa muito longa para um carro com 60 cavalos, mas o facto de atingir o binario maximo às 2500rpm (é 8 válvulas), ajuda a mascarar a pouca potencia. Roda-se muito bem a 120Km/h às 3300rpm (isto de ponteiro). O problema são as subidas, em que por vezes é preciso reduzir e meter uma 4ª (que dá 28Km/h por cada 1000rpm), o que a torna quase equivalente às 5ªs de outros carros. Até concordo com a concepção dessa caixa, na medida em que em rectas e descidas nos deixa ir a uma rotaçao mais descansada. Se aparecer uma subida mais ingreme, mete-se a 4ª e pronto que, como disse é quase equivalente à 5ª de outros carros.
O meu Alfa 155 1.6 16v tem 120cv, 1270Kg de tara e a marca anuncia 195Km/h de vel. max.
Tem uma caixa porreirinha, vai às 2000rpm em 5ª a 65Km/h, o que dá cerca de 32Km/h por cada 1000rpm (tiro 1Km/h para o erro de velocimetro a essa velocidade).
Pelas minhas contas atinge a vel. max às 6093rpm, ou seja, muito próximo do regime de potencia máxima, 6300rpm.
Pena não ter uma bocado mais de alma em baixas...
Comentário
-
As duas grandes bombas que eu conduzo com frequencia tem caixas completamente diferentes...
Clio iii dci65 - caixa muito curta, provavelmente para tentar espremer ao maximo o que o pequeno motor tem para dar. Potencia máxima pelas 4250rpm. Com a minha condução torna-se dificil gastar pouco pois numa viagem grande vai sempre nas +/- 4000rpm em quinta, e em cidade geralmente troco de velocidade pelas 3000rpm, ou mais tarde, depende da pressa. Com conduções cuidadas dizem que se conseguem excelentes consumos. 5ª - cerca de 40km/h por 1000rpm
Punto ii jtd85 - caixa relativamente longa. Potencia máxima é atingida às 3500rpm, troco frequentemente de velocidade nas 2500rpm ou mesmo nas 2000rpm. Em viagens de AE vou bem nas 2500-3000rpm. Sei que a caixa longa beneficia os consumos mas penaliza as recuperações, mas não me posso queixar de recuperações fracas neste carro, principalmente em 4ª sobe bastante bem. 5ª - cerca de 50km/h por 1000rpm.Editado pela última vez por andyrock; 01 January 2009, 20:05.
Comentário
-
Bom tópico, mas a primeira análise parece-me demasiado redutora.
Toda a análise foi orientada no sentido da performance, esquecendo tudo o resto.
Não hajam dúvidas que um carro com a caixa curta vai explorar melhor o rendimento do motor. Há sempre uma mudança em que a rotação vai parar ao melhor regime do motor (ou perto disso).
O que não ficou claro no primeiro post é quanto é que o Polo consumia em AE vs um carro com um escalonamento mais longo.
Vou ilustrar o que menciono com um exemplo real do meu último carro a gasolina:
Esta foto foi tirada por mim em AE. É um accord 2.0 a gasolina de caixa auto.
Como se pode ver, um pouco antes das 2900 rpm já ia a um pouco mais de 130 km/h.
Isto daria uma velocidade máxima teórica de cerca de 300 km/h !
Claro que o que acontecia na prática era que a velocidade máxima (220 km/h) era atingida em 4ª e a 5ª perdia velocidade.
Neste caso era particularmente castrador da velocidade máxima, pois não havia forma de passar dos 220 (nem que fosse 10 km/h) a menos que fosse a descer uma parede (para poder ser feito em 5ª).
Agora a parte vantajosa desta situação:
Em AE este carro era extremamente silencioso e fazia com que um 2.0 a gasolina sem uma tecnologia muito avançada conseguisse fazer consumos de 7,6 nestes ritmos, com 4 pessoas, carga e AC.
Isto são vantagens.
Do lado das desvantagens, era de prever que sendo a 4ª a mudança de velocidade de ponta, todas as outras abaixo eram longas, prejudicando recuperações, particularmente em subidas.
Para mim o ideal é o meio termo (com excepção de carros desportivos).
Seria ter 6 velocidades (em que a 6ª pode ser muito longa) + 5 velocidades curtas, em que a 5ª permita atinigr a velocidade máxima com uma pequena folga.
Agarrando no exemplo do Polo, acredito que tivesse boas recuperações para a cilindrada e potência, mas fazer uma viagem longa a 140 km/h perto das 5200 rpm parece-me claramente cansativo.
Num carro nada orientado para a performance como esse, acho mesmo que essa escolha é questionável.
Lembro-me que o meu clio 1.2 (60cv) ia às 4600 rpm e já não era particularmente agradável.Editado pela última vez por rca33; 01 January 2009, 20:14.
Comentário
-
Originalmente Colocado por v7 Ver PostFalas de uma pequena moto ? isso significa 75 km/h às 5.000 rpm ....
É um carro e a 5ª é de relação muito curta.
Na verdade todas o são. É a caixa mais curta que já conduzi.
Como disse, por cada 1000rpm o velocimentro andar cerca de 15Km/h.
Não é obrigatório que dê 75Km/h de vel. máxima.
Nem entendo muito bem essas contas...
Neste carro dou 150Km/h de ponteiro a direito e "esgoto" a 5ª velocidade.
O esgoto está entre aspas porque o motor não tem corte. Faço as contas até chegar ao redline. Não passei daí.
Comentário
-
Originalmente Colocado por señorpedro Ver PostO meu carro faz cerca de 30 km/h por cada 1000rpm.
Em 5ª
1500 - 90 km/h
2000 - 120 km/h
2500 - 150 km/h
3000 - 180 km/h
Estas velocidades são velocidades de ponteiro.
Além deste patamar de rotação, ainda não fui, independentemente das circunstâncias.
No entanto, pela lógica:
4000 (regime de potencia máxima) - 240km/h. (Nada mau para um 1.9 TDI de 105cv).
O meu golf IV 1.9 100cv às 2.000rpm vai a cerca de 90/95km/h.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver PostComo disse, por cada 1000rpm o velocimentro andar cerca de 15Km/h.
Não é obrigatório que dê 75Km/h de vel. máxima.
Nem entendo muito bem essas contas...
Se tens outros valores é porque ou o velocímetro ou conta-rotações não está bom.
São relações fixas e não há como fugir.
Comentário
-
Continuo sem perceber...
As relações são diferentes conforme cada velocidade.
A 2ª velocidade e a 3º velocidade são as mais longas. Não tenho valores, mas é o que me apercebo.
Obviamente que por cada 1000rpm percorridas numa destas 2 velocidades, vão fazer mais Km/h do que a 5ª.
PS - estás-me a fazer sentir muito nabo agora...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver PostContinuo sem perceber...
As relações são diferentes conforme cada velocidade.
A 2ª velocidade e a 3º velocidade são as mais longas. Não tenho valores, mas é o que me apercebo.
Obviamente que por cada 1000rpm percorridas numa destas 2 velocidades, vão fazer mais Km/h do que a 5ª.
PS - estás-me a fazer sentir muito nabo agora...
As mudanças mais baixas vão fazer menos km/h.
Pensa assim: Se em 5ª a 180 km/h fosses às 6000 rpm, significava que por cada 1000 rpm fazias 30 km/h. (180 a dividir por 6).
Se em 4ª às 6000 fosses a 140 km/h, dava 23,3 Km/h por cada 1000 (140 a dividir por 6).
E por aí adiante.
Era isto que estavas a pensar ?
No caso da 5ª velocidade, se quiseres saber que velocidade faz às 2000 rotações, multiplicas os 30 Km/h por 2, ou seja, 60 km/h.
PS: Não é essa a intenção ;)Editado pela última vez por rca33; 01 January 2009, 20:34.
Comentário
-
Originalmente Colocado por rca33 Ver PostEspera, estás a dizer ao contrário.
As mudanças mais baixas vão fazer menos km/h.
Pensa assim: Se em 5ª a 180 km/h fosses às 6000 rpm, significava que por cada 1000 rpm fazias 30 km/h. (180 a dividir por 6).
Se em 4ª às 6000 fosses a 140 km/h, dava 23,3 Km/h por cada 1000 (140 a dividir por 6).
E por aí adiante.
Era isto que estavas a pensar ?
Fui buscar uma calculadora para rever os meus valores e, às 7000rpm vou a +-145/150Km/h. Isto é o que me lembro e vou considerar estes valores.
Portanto, a relação da 5ª é de 20/21Km/h.
Não é 15 afinal.
Mesmo assim é muito curta.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver PostSim, era isso que estava a pensar.
Fui buscar uma calculadora para rever os meus valores e, às 7000rpm vou a +-145/150Km/h. Isto é o que me lembro e vou considerar estes valores.
Portanto, a relação da 5ª é de 20/21Km/h.
Não é 15 afinal.
Mesmo assim é muito curta.
Comentário
-
Originalmente Colocado por rca33 Ver PostBom tópico, mas a primeira análise parece-me demasiado redutora.
Toda a análise foi orientada no sentido da performance, esquecendo tudo o resto.
Não hajam dúvidas que um carro com a caixa curta vai explorar melhor o rendimento do motor. Há sempre uma mudança em que a rotação vai parar ao melhor regime do motor (ou perto disso).
O que não ficou claro no primeiro post é quanto é que o Polo consumia em AE vs um carro com um escalonamento mais longo.
Agarrando no exemplo do Polo, acredito que tivesse boas recuperações para a cilindrada e potência, mas fazer uma viagem longa a 140 km/h perto das 5200 rpm parece-me claramente cansativo.
Num carro nada orientado para a performance como esse, acho mesmo que essa escolha é questionável.
Lembro-me que o meu clio 1.2 (60cv) ia às 4600 rpm e já não era particularmente agradável.
Em AE de facto, com um motor de rendimento razoavel, pode num caso ou noutro ter interesse um escalonamento um nadinha mais longo, mas em EN, cidade e o resto dos percursos que implicam muitas mudanças de ritmo, não creio que haja vantagens em escalonamentos longos ou para o longo.
Afinal o que determina o consumo, não é a rotação a que vamos, mas a pressão que exercemos no acelerador, não è ?
Comentário
-
Originalmente Colocado por v7 Ver PostAfinal o que determina o consumo, não é a rotação a que vamos, mas a pressão que exercemos no acelerador, não è ?
Em muitos carros tu notas que a baixa rotação, pisares 60% ou 100% do curso do acelerador vai dar o mesmo consumo instantâneo e andamento, porque a centralina não deixa injectar mais do que pode ser eficientemente queimado.
Relativamente aos escalonamentos de caixas, há marcas que optam mais pelo escalonamento longo (Honda por exemplo) e outras mais curto (bmw por exemplo), embora fujam às suas próprias regras em determinados modelos.
Num 745i não tens grande necessidade de rotação para teres força na última mudança, e pode ajudar muito os consumos ir num regime mais baixo.
Num 320i a questão é diferente, porque não terá a mesma força para ter uma última mudança extra-longa.
Comentário
-
Originalmente Colocado por rca33 Ver PostNão sei se a resposta é assim tão linear, até porque hoje em dia tu "dizes" ao acelerador o que queres andar, e ele dá instruções à centralina, que por sua vez calcula a quantidade de combustível a injectar mediante uma série de parâmetros, onde a rotação conta.
Em muitos carros tu notas que a baixa rotação, pisares 60% ou 100% do curso do acelerador vai dar o mesmo consumo instantâneo e andamento, porque a centralina não deixa injectar mais do que pode ser eficientemente queimado.
Relativamente aos escalonamentos de caixas, há marcas que optam mais pelo escalonamento longo (Honda por exemplo) e outras mais curto (bmw por exemplo), embora fujam às suas próprias regras em determinados modelos.
Num 745i não tens grande necessidade de rotação para teres força na última mudança, e pode ajudar muito os consumos ir num regime mais baixo.
Num 320i a questão é diferente, porque não terá a mesma força para ter uma última mudança extra-longa.
Sim ! nem sempre os BMW têm cx curtas, lembro.me que no 750 (2 gerações atrás) em 5ª eram 60 km/h por cado 1.000, ou seja às 4.000 já ias a 240
O 325i do Daniel também tem uma 6ª relativamente longa
Comentário
-
O meu em 5ª faz 34Kmh por cada 1000rpm +/-...
Eu sempre tive dificuldade em perceber esta temática das caixas curtas e longas...
Tomando o exemplo deste Clio, não é a caixa que é curta, o corte é que está estabelecido a um determinado regime de Rpm... Não sei se me faço entender...
Ou seja teoricamente se tivesse mais 1000 rpm equivaleria a mais 34kmh de Vmáx?
Ou estou a desprezar outros factores?
Porque tenho um amigo que tem o corte ás 8000rpm e fazendo as contas de acordo com a Vmáx que ele atinge, equivale a 30kmh por cada 1000 rpm.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Cobra Ver PostOu seja teoricamente se tivesse mais 1000 rpm equivaleria a mais 34kmh de Vmáx?
Ou estou a desprezar outros factores?
Na prática, ganhar 34 km/h acima dos 200 km/h necessita de muita potência extra (ou uma descida daquelas...).
Comentário
-
Originalmente Colocado por DêCêIi Ver PostMas a Fiat Strada é antes de mais um veículo de trabalho e como tal, está adequado ao fim que se propõe, transporte de cargas.
A caixa neste exemplo irá permitir que o motor rode sempre numa faixa favorável, para que se possa andar carregado de forma cómoda.
É um veículo de força e não de grandes velocidades.
O motor 1.9 já não era nenhum poço de força mas aplicar uma caixa assim tão restrita num veículo que até é estéticamente bonito é um crime. Consome cerca de 7,8 e nem é preciso apertar muito, eu muitas vezes passo directamente de 3ª para 5ª ou de 2ª para 4ª tal é o mau escalonamento da caixa.
Comentário
-
Originalmente Colocado por rca33 Ver PostSe conseguisses eliminar o corte e se o carro tivesse potência para continuar a progredir, darias os 34 km/h a mais. Estás certo.
Na prática, ganhar 34 km/h acima dos 200 km/h necessita de muita potência extra (ou uma descida daquelas...).
Comentário
-
Acho que o V7 já tinha aberto um tópico parecido sobre este assunto !! No entanto continuo na minha:
Depende muito da utilização e da potencia e dos gostos claro.
Para mim carros do segmento C para cima, dependendo do motor, deviam trazer uma caixa mais ou menos longa para a AE !! É chocante o meu 1.4 de 75 cavalos na Auto-Estrada, 160 e o motor sempre a berrar nas 4600/4700rpm quando a potencia máxima é às 5000, isto num carro que faz no máximo dos máximos 6000 torna-se um pouco irritante e lá se vão os consumos, abro o capot quando chego à garagem, bem, estava lá melhor do que em frente da minha lareira de casa!!
Depois há o exemplo que eu gosto, que são as chamadas caixas de 5 + 1, onde a 6ª é inesgotável, onde queremos ir a 180km/h, chegamos lá em 5ª mete-se 6ª e é deixá-lo ir, claro que as recuperações em 6ª saiem prejudicadas, mas pra isso baixa-se uma. Agora claro que quem gosta de ter força disponível na ultima uma caixa curta é melhor!
Comentário
-
Originalmente Colocado por Cobra Ver PostO meu em 5ª faz 34Kmh por cada 1000rpm +/-...
Eu sempre tive dificuldade em perceber esta temática das caixas curtas e longas...
Tomando o exemplo deste Clio, não é a caixa que é curta, o corte é que está estabelecido a um determinado regime de Rpm... Não sei se me faço entender...
Ou seja teoricamente se tivesse mais 1000 rpm equivaleria a mais 34kmh de Vmáx?
Ou estou a desprezar outros factores?
Porque tenho um amigo que tem o corte ás 8000rpm e fazendo as contas de acordo com a Vmáx que ele atinge, equivale a 30kmh por cada 1000 rpm.
qual é mesmo o regime de corte ? o corte ser mais acima não implica maior velocidade máxima a direito, implica que a descer possa ir mais longe (o que não me parece de particular interesse).
Esse parece um escalonamento curtinho e bastante adequado para tirar o sumo todo do motor.
Isso sabe tudo em 5ª com facilidade, não ?
Comentário
-
Originalmente Colocado por Gmigas Ver PostAcho que o V7 já tinha aberto um tópico parecido sobre este assunto !! No entanto continuo na minha:
Depende muito da utilização e da potencia e dos gostos claro.
Para mim carros do segmento C para cima, dependendo do motor, deviam trazer uma caixa mais ou menos longa para a AE !! É chocante o meu 1.4 de 75 cavalos na Auto-Estrada, 160 e o motor sempre a berrar nas 4600/4700rpm quando a potencia máxima é às 5000, isto num carro que faz no máximo dos máximos 6000 torna-se um pouco irritante e lá se vão os consumos, abro o capot quando chego à garagem, bem, estava lá melhor do que em frente da minha lareira de casa!!
Depois há o exemplo que eu gosto, que são as chamadas caixas de 5 + 1, onde a 6ª é inesgotável, onde queremos ir a 180km/h, chegamos lá em 5ª mete-se 6ª e é deixá-lo ir, claro que as recuperações em 6ª saiem prejudicadas, mas pra isso baixa-se uma. Agora claro que quem gosta de ter força disponível na ultima uma caixa curta é melhor!
Esse escalonamento aponta para 170 às 5.000 e 187 às 5.500 parece-me razoavel para 75 cv.
É que querer ter um carro modesto em potência e ainda assim pouco ruidoso e pouco rotativo, é querer demasiado
Comentário
-
Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver PostSim, era isso que estava a pensar.
Fui buscar uma calculadora para rever os meus valores e, às 7000rpm vou a +-145/150Km/h. Isto é o que me lembro e vou considerar estes valores.
Portanto, a relação da 5ª é de 20/21Km/h.
Não é 15 afinal.
Mesmo assim é muito curta.
Há bocado disseste que eu sabia de que carro se trata, mas estou a leste...
Será o Micra? É que o Micra que andou por cá igual ao teu, já foi embora há uns 20 anos! Não me peças para lembrar o escalonamento ao certo da caixa. Só me lembro da 2ª velocidade se atirar para cima dos 90 Km/H.
Um escalonamento desse tipo 20 Km/H por cada 1000 rpm é mesmo muito curta. Se estás a falar do Micra deve ser um pouco mais, até por que se me lembro ele pouco diferia da 4ª velocidade em termos de velocidade máxima.
Comentário
-
Originalmente Colocado por monicamelo Ver PostHá bocado disseste que eu sabia de que carro se trata, mas estou a leste...
Será o Micra? É que o Micra que andou por cá igual ao teu, já foi embora há uns 20 anos! Não me peças para lembrar o escalonamento ao certo da caixa. Só me lembro da 2ª velocidade se atirar para cima dos 90 Km/H.
Um escalonamento desse tipo 20 Km/H por cada 1000 rpm é mesmo muito curta. Se estás a falar do Micra deve ser um pouco mais, até por que se me lembro ele pouco diferia da 4ª velocidade em termos de velocidade máxima.
Apontaria para uns 22/23 km/h em 4ª e uns 28/30 em 5ª
Comentário
-
Originalmente Colocado por v7 Ver PostIsso quer dizer que vai a 170 às 5.000 e a 221 às 6.500 !?
qual é mesmo o regime de corte ? o corte ser mais acima não implica maior velocidade máxima a direito, implica que a descer possa ir mais longe (o que não me parece de particular interesse).
Esse parece um escalonamento curtinho e bastante adequado para tirar o sumo todo do motor.
Isso sabe tudo em 5ª com facilidade, não ?
Como tem este valor baixo de kmh/1000rpm, em termos de aceleração é sempre muito constante, aceita bem circular a 1500rpm a cerca de 50kmh em 5ª, da mesma forma como sobe bem na mesma 5ª velocidade...
Mas confesso que em viagens mais longas como já foi ao Sul de Espanha períodos longos acima de 150kmh, dão cabo da cabeça a um gajo, mas até aí não se nota muito ruído de motor, daí para cima é que a porca torce o rabo...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Cobra Ver PostO regime de corte, são mesmo as 6500rpm, e a velocidade considerada foi medida pelo GPS, enquanto ele marcava 23* de ponteiro, em terreno plano, porque mesmo a descer não faz muito mais sem começar a cortar!!!
Como tem este valor baixo de kmh/1000rpm, em termos de aceleração é sempre muito constante, aceita bem circular a 1500rpm a cerca de 50kmh em 5ª, da mesma forma como sobe bem na mesma 5ª velocidade...
Mas confesso que em viagens mais longas como já foi ao Sul de Espanha períodos longos acima de 150kmh, dão cabo da cabeça a um gajo, mas até aí não se nota muito ruído de motor, daí para cima é que a porca torce o rabo...
A potência máxima é que rpm ?
Um carro desses tem que ser assim, não é um cruzador por excelência, mas desenrasca-se bem.
A última relação parece-me excelente
Comentário
-
Originalmente Colocado por v7 Ver PostIsso esta-me a parecer excessivamente curto ...
Quando me lembrar volto a fazer o teste novamente.
Dw qualquer forma, os valores andarão á volta dos 20/22, já estou a dar uma margenzita.
Não ligando tanto aos valores que me deu, se o conduzisses repararias logo nisso.
Estás convidado a dar uma volta.
Comentário
-
Originalmente Colocado por v7 Ver PostSe calhar os 34 km/h são reais e não o que aponta o velocimetro.
A potência máxima é que rpm ?
Um carro desses tem que ser assim, não é um cruzador por excelência, mas desenrasca-se bem.
A última relação parece-me excelente
A potência máxima anunciada pela Renault é ás 6100rpm, no teste de potência surgiu ás 6400, mas acredito mais no valor da Renault
Sim, o valor de 34kmh/1000rpm são reais... Em termos de velocímetro são cerca de 36kmh/1000rpm +/-
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário