Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escalonamentos de cx de velocidades

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
    O meu em 5ª faz 34Kmh por cada 1000rpm +/-...

    Eu sempre tive dificuldade em perceber esta temática das caixas curtas e longas...

    Tomando o exemplo deste Clio, não é a caixa que é curta, o corte é que está estabelecido a um determinado regime de Rpm... Não sei se me faço entender...

    Ou seja teoricamente se tivesse mais 1000 rpm equivaleria a mais 34kmh de Vmáx?
    Ou estou a desprezar outros factores?

    Porque tenho um amigo que tem o corte ás 8000rpm e fazendo as contas de acordo com a Vmáx que ele atinge, equivale a 30kmh por cada 1000 rpm.
    Acho que estás confuso.
    Se o corte te aparece é porque estás a esgotar o motor.
    Se a caixa fosse mais comprida, o corte estava lá na mesma rotação, ams estarias a dar mais velocidade.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
      Sim de facto em longos períodos de AE, só mesmo com muito boa vontade, está um pouco como peixe fora de água...

      A potência máxima anunciada pela Renault é ás 6100rpm, no teste de potência surgiu ás 6400, mas acredito mais no valor da Renault

      Sim, o valor de 34kmh/1000rpm são reais... Em termos de velocímetro são cerca de 36kmh/1000rpm +/-
      36 ....180 às 5.000 e 216 às 6.000 e 234 às 6.500, parece-me bem.

      provavelmente a direito ficará pelas 6.200 +/- ou seja 223.

      acho sempre bom quando se consegue ultrapassar o regime de potência máxima na última relação em terreno plano.

      Isso é um mimo pah ! tu é que já estás a ficar cota (ahh e tal o barulho )

      P.S.: Para viajar as 4.000/4.500 (144/162 km/h) parecem ser um excelente ritmo

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
        Acho que estás confuso.
        Se o corte te aparece é porque estás a esgotar o motor.
        Se a caixa fosse mais comprida, o corte estava lá na mesma rotação, ams estarias a dar mais velocidade.
        Mas era essa a questão Mad...

        Um amigo com carro idêntico, mas com o corte alterado para as 8000rpm faz 24*kmh, eu com o corte de origem ás 6500 faço 22*kmh, ou seja a variável não é a caixa que é a mesma, o regime de corte é que é diferente, a única alteração de um carro para o outro é única e simplesmente o corte

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          36 ....180 às 5.000 e 216 às 6.000 e 234 às 6.500, parece-me bem.

          provavelmente a direito ficará pelas 6.200 +/- ou seja 223.

          acho sempre bom quando se consegue ultrapassar o regime de potência máxima na última relação em terreno plano.

          Isso é um mimo pah ! tu é que já estás a ficar cota (ahh e tal o barulho )

          P.S.: Para viajar as 4.000/4.500 (144/162 km/h) parecem ser um excelente ritmo
          Já tive a falar com a mulher, que se calhar seria melhor ter um v8 em casa para irmos de férias e ela fala-me em Suvs mais propriamente num Santa Fé... Tou lixado com isto!!!!

          A sério que lembrei-me da tua conversa pró-suviana!!!

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
            Mas era essa a questão Mad...

            Um amigo com carro idêntico, mas com o corte alterado para as 8000rpm faz 24*kmh, eu com o corte de origem ás 6500 faço 22*kmh, ou seja a variável não é a caixa que é a mesma, o regime de corte é que é diferente, a única alteração de um carro para o outro é única e simplesmente o corte
            Então tudo certo.
            É normal.
            O corte de alimentação do carro do teu colega vem depois pelo que o motor continua a puxar e a dar mais da caixa.

            Já agora, o teu amigo tem tomates para se aventurar nas 8000 hehe.
            Eu, de ponteiro, já cheguei ás 9000 (o meu não tem corte, é até partir).

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
              Então tudo certo.
              É normal.
              O corte de alimentação do carro do teu colega vem depois pelo que o motor continua a puxar e a dar mais da caixa.

              Já agora, o teu amigo tem tomates para se aventurar nas 8000 hehe.
              Eu, de ponteiro, já cheguei ás 9000 (o meu não tem corte, é até partir).
              Atenção ao facto de que provavelmente, mesmo o carro do Cobra a direito não chega ao regime de corte.

              No outro com esse regime alterado para mais 1.000 rpms (?) a velocidade é igual, variando só nas mudanças mais baixas e na última relação a descer.

              Parece-me uma boa maneira de encurtar a vida do motor

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Atenção ao facto de que provavelmente, mesmo o carro do Cobra a direito não chega ao regime de corte.

                No outro com esse regime alterado para mais 1.000 rpms (?) a velocidade é igual, variando só nas mudanças mais baixas e na última relação a descer.

                Parece-me uma boa maneira de encurtar a vida do motor
                v7, ele não chega ao corte... Ele entra pelo corte adentro, mesmo em plano, por vezes a descer tenho de levantar o pé para não fazer o mesmo.

                Sim, o outro alterado para 8000, a descer na zona do trancão na A1, até manda chamas pelos escapes!!!!

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                  Qual é o carro? Algum dos bluemotion?

                  O meu golf IV 1.9 100cv às 2.000rpm vai a cerca de 90/95km/h.
                  Ibiza 6J (novo modelo). Sim, tem o mesmo motor dos bluemotion/ecomotive - 1.9 tdi, 105cv c/ DPF e este escalonamento de caixa longo.
                  No meu não caso, não acho prejudicial porque o carro pesa cerca de 1050kg. No entanto, num passat por ex. a caixa longa já se deve fazer notar.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                    v7, ele não chega ao corte... Ele entra pelo corte adentro, mesmo em plano, por vezes a descer tenho de levantar o pé para não fazer o mesmo.

                    Sim, o outro alterado para 8000, a descer na zona do trancão na A1, até manda chamas pelos escapes!!!!
                    Esse motor tem mais do que um regime de corte alterado, não tem?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                      Ibiza 6J (novo modelo). Sim, tem o mesmo motor dos bluemotion/ecomotive - 1.9 tdi, 105cv c/ DPF e este escalonamento de caixa longo.
                      No meu não caso, não acho prejudicial porque o carro pesa cerca de 1050kg. No entanto, num passat por ex. a caixa longa já se deve fazer notar.
                      Sim, não sei até que ponto esse motor mesmo no golf já não será um pouco arrastadeira...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                        isso depende do ponto de vista!
                        eu gosto de caixas curtas para o dia a dia e gosto das longas para os brinquedos de fim de semana.

                        tudo depende do carro que temos ;)
                        N percebi.



                        N se esqueçam que as caixas n têm q ser necessariamente curtas em todas as relações.
                        O 118d q conduzi durante a avaria do Passat é um bom exemplo disso, a 6ª era extramamente longa, bastante dedicada a consumos.
                        N se esqueçam que na competição, se joga com as relações d ecaixa conforme a pista, e há ainda a relação de diferencial, no fórum há por aqui uns quantos madeirenses, que podem aferir que para a madeira foram muitos carros com a relação do diferencial reduzida, como por exemplo é opção nos merc para países como Suiça e Áustria.

                        Comentário


                          #72
                          eu acho que o escalonamento da caixa do meu clio II 1.2 16v está adequado ao carro. é curta, mas penso que tendo em conta que foi um carro pensado para fazer trajectos urbanos e suburbanos está bem. a 50km/h já posso por a 5ª sem grilar...o pior é quando se tem que fazer viagens porque a 120km/h já vai a fazer muito barulho. penso que deve rondar as 3800 rpm se bem me lembro.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                            N percebi.
                            eu ando de tdi no dia a dia, ambos têm caixa curta e relativamente curta... :lol:

                            para um brinquedo de fim de semana, CTR ou S2000, gosto de caixas longas. ;)
                            estes são os motores mais rotativos e com caixas mais longas que alguma vez conduzi.


                            os bmw 118 não têm caixa longa, alias é exactamente a mesma dos 120d 163 e 177.
                            o que eles têm é menos debito e pressão de rail, que os torna pachorrentos nos regimes mais altos.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                              eu ando de tdi no dia a dia, ambos têm caixa curta e relativamente curta... :lol:

                              para um brinquedo de fim de semana, CTR ou S2000, gosto de caixas longas. ;)
                              estes são os motores mais rotativos e com caixas mais longas que alguma vez conduzi.


                              os bmw 118 não têm caixa longa, alias é exactamente a mesma dos 120d 163 e 177.
                              o que eles têm é menos debito e pressão de rail, que os torna pachorrentos nos regimes mais altos.
                              Podes ser mecânico onde fores, mas a verdade é q a caixa de todos os eficcient dynamics, tem as ultimas relações mais longas para conseguir melhores consumos e menos rotações/ruido.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                Podes ser mecânico onde fores, mas a verdade é q a caixa de todos os eficcient dynamics, tem as ultimas relações mais longas para conseguir melhores consumos e menos rotações/ruido.
                                não estou por dentro dos bmw's.
                                até hoje só desmontei duas caixas, um 120d 163 de 2005 e um 177 de 2007.
                                ambas tinham o mesmo codigo e faziam a mesma velociade á mesma rotação na mesma mudança.

                                pode ser que agora as novas sejam diferentes.

                                pelo que já vi, o 123d tem uma caixa muito mais curta e para fazer a mesma velocidade que um 177 faz tem de fazer mais rotação.


                                sei que por exemplo a caixa auto do 530d é 400rpm mais longa que a manual no mesmo carro.


                                há demasiadas variaveis em jogo :S em que eu não domino 99,9% delas

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X