Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal, qual é mais fácil de domar: FWD ou RWD?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
    nem me lembrei desse detalhe

    thanks

    entao o que eu disse esta correcto... n??

    Cumps

    Só discordo com o FWD terem um limite superior. Acho exactamente o contrario, mas depende apenas do chassi do carro...
    Também acho que a perda de aderencia num FWD normalmente é descontrolada. No RWD já costuma ser mais controlada, logo mais progressiva e mais fácil de reagir...

    Comentário


      #32
      Os únicos RWD com que convivi mais tempo foram um 316i e 318is. Estão a ver o modelo. Nada de ESP nem ajudas electrónicas.
      Em condução de AE nada a dizer. É virar o disco e toca o mesmo.
      Agora em cidade e curvas apertadas cuidado com o bicho. A fazer rotundas tinha que entrar a metade da velocidade do 307 que tinha na altura, senão a traseira ganhava logo vida.

      Não gostei do tipo de condução.
      E eu tenho mota desde os 16 anos. Sei que tenho que ter calma com a traseira, mas com um carro não estava a espera desse tipo de comportamento.

      É claro, que com uns bons pneus e suspensão a coisa fica diferente. Mas isso também nos FWD.

      Hoje em dia as coisas são diferentes. A electrónica disfarça os pontos fracos do carros. O ESP faz milagres.

      Eu, para carros normais, como os que normalmente conduzimos, escolho os FWD.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por tiagot Ver Post
        Só discordo com o FWD terem um limite superior. Acho exactamente o contrario, mas depende apenas do chassi do carro...
        Também acho que a perda de aderencia num FWD normalmente é descontrolada. No RWD já costuma ser mais controlada, logo mais progressiva e mais fácil de reagir...
        Não concordo. Se entrarmos numa curva a mesma velocidade e acelerarmos a meio, o FWD vai fugir de frente e nunca faz mais que isso. Podemos controlar a fuga com o acelerador.
        Como o RWD a traseira vai fugir, mas pode fazer mais que isso. Pode descolar e ai é preciso ter mãos e sorte para agarrar o carro.

        Mas isso é em conduções extremas. Algo que não se devia fazer a conduzir normalmente.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Bmw E90 Ver Post
          Este video realmente prova muita coisa
          prova que á mesma velocidade, em circunstancias iguais, os dois tipos de tracção têm comportamentos opostos.

          eu não sou piloto, já conduzi alguns rwd sendo que um deles era apenas o mais perigoso rwd de sempre.... :lol: o S2000 e posso chegar a uma conclusão simples:
          para o dia a dia o fwd é mais que suficiente, e para disfrutar das verdadeiras vantagens dos rwd temmos de andar de capacete, luvas e co-piloto.



          curiosidade: quando se fala em conduzir depressa e o tema for repro os encontros esporadicos... o comportamento é recriminado.
          aqui que o assunto é tracção traseira já são todos uns pilotos que entram nas curvas a fundo e aceleram e o diabo a quatro...

          haja moral :lol:

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
            Não concordo. Se entrarmos numa curva a mesma velocidade e acelerarmos a meio, o FWD vai fugir de frente e nunca faz mais que isso. Podemos controlar a fuga com o acelerador.
            Como o RWD a traseira vai fugir, mas pode fazer mais que isso. Pode descolar e ai é preciso ter mãos e sorte para agarrar o carro.

            Mas isso é em conduções extremas. Algo que não se devia fazer a conduzir normalmente.
            Mas não é suposto acelerar a meio...apenas quando já temos a frente apontada para a saida da curva. O que também acontece com frequencia, que nos faz perder aderencia é entrar na curva em excesso de velocidade. aí penso que tens mais probabilidades de fazer a curva com um RWD, do que com um FWD. Mas para isso também é necessário que o condutor já saiba o que fazer nessas situações.

            Originalmente Colocado por rogerAjacto
            Os únicos RWD com que convivi mais tempo foram um 316i e 318is. Estão a ver o modelo. Nada de ESP nem ajudas electrónicas.
            Em condução de AE nada a dizer. É virar o disco e toca o mesmo.
            Agora em cidade e curvas apertadas cuidado com o bicho. A fazer rotundas tinha que entrar a metade da velocidade do 307 que tinha na altura, senão a traseira ganhava logo vida.

            Não gostei do tipo de condução.
            E eu tenho mota desde os 16 anos. Sei que tenho que ter calma com a traseira, mas com um carro não estava a espera desse tipo de comportamento.

            É claro, que com uns bons pneus e suspensão a coisa fica diferente. Mas isso também nos FWD.

            Hoje em dia as coisas são diferentes. A electrónica disfarça os pontos fracos do carros. O ESP faz milagres.

            Eu, para carros normais, como os que normalmente conduzimos, escolho os FWD.
            eu tenho um 318ti (é o 318 is, mas versão compact) e não tenho esse porblema de ter de fazer as rotundas a menos velocidade que um FWD. Mas tenho a certeza que em curvas fechadas e em curvas lentas, o RWD é mais lento que o FWD...

            Comentário


              #36
              Tinha para aqui uma Autocar de 01' em que eles comparam os vários tipos de tracção e layout os resultados, em termos de Grip são de certa forma surpreendentes:

              FWD-Citroen 2cv -----------0.671g
              RWD-Smart ----------------0.769g
              FWD-Honda Insight----------0.801g
              FWD-Volvo S60 T5----------0.824g
              4WD-Land Rover Disco ACE--0.827g
              FWD-Nissan Almera----------0.849g
              4WD-LAnd Rover Disco-------0.856g
              FWD-Nissan Almera Saloon---0.881g
              FWD-Seat Ibiza Cupra R------0.889g
              4WD-Audi A4 Quattro 3.0-----0.891g
              FWD-Nissan Almera Tino------0.900g
              FWD-Mini Cooper 1.6---------0.903g
              FWD-Fiat Seicento-----------0.906g
              FWD-Renault Clio RS 172------0.918g
              RWD-Porsche 911 CS---------0.954g pneus estrada
              RWD-Bmw Z3 3.0-------------0.954g
              4WD-Subaru Impreza Sti------0.968g
              RWD-BMW 330i E46-----------0.969g
              RWD-Lotus 340R--------------0.980g
              4WD-Mitsubishi Evo VII--------0.993g
              RWD-Lotus Elise--------------1.007g
              RWD-Porsche 911 CS----------1.016g pneus cup
              RWD-Noble M12---------------1.028g

              Os carros foram levados ao limite, numa espécie de rotunda, até perderem a aderência, este resultado é a média da volta mais rápida feita por cada um dos carros, em g.

              Comentário


                #37
                durante 13 anos só tive FWD e um 4x4 (quase puro e duro).
                Desde 2008 tenho um RWD e um 4x4 (soft = SUV), o RWD com chuva intensa e rotundas pelo meio não perde a compostura, ou melhor perde, durante fracções de segundos até entrar o ESP/TCS, o que provoca sempre um sorriso nos lábios! Já tive oportunidade de brincar na terra meio enlameada numa zona fechada ao trânsito e bastante ampla, e desligando as ajudas todas um carro de 5m transforma-se num brinquedo, dando para fazer powerslides.

                Concordo com a parte dos "99,9%" dos condutores não liga/precisa de diferenciar um FWD / RWD, mas se me derem a escolher prefiro um RWD por algumas razões já apresentadas pelo André.

                Agora RWD + chuva = acidente é mito nos carros modernos.

                Até pq todos os carros vendidos hoje RWD estão carregados de ajudas electrónicas, tal como FWD!

                Comentário


                  #38
                  esse estudo só teria valor se todos os carros tivessem pneus iguais (marca, modelo, indice de carga e perfil e afins)

                  comparar carros com pneus com perfis altissimos e indices de carga baixos com outros com perfil 35 e indice de carga de 90 para cima é um pouco injusto

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                    esse estudo só teria valor se todos os carros tivessem pneus iguais (marca, modelo, indice de carga e perfil e afins)

                    comparar carros com pneus com perfis altissimos e indices de carga baixos com outros com perfil 35 e indice de carga de 90 para cima é um pouco injusto
                    acaba por ser justo porque ficas com uma ideia do que um carro STOCK é capaz...se quiseres mais, já sabes que vais ter de fazer upgrades...

                    Comentário


                      #40
                      Os FWD são melhores ...... para os accionsitas dos construtores

                      os FWD são mais baratos.
                      e são melhores nos arranuqes em pisos escorregadio tipo gelo, bem como na optimização do espaço.
                      do pontpo de vista da condução não tem qualquer interesse

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                        esse estudo só teria valor se todos os carros tivessem pneus iguais (marca, modelo, indice de carga e perfil e afins)

                        comparar carros com pneus com perfis altissimos e indices de carga baixos com outros com perfil 35 e indice de carga de 90 para cima é um pouco injusto
                        Isso cada marca escolherá o pneu que melhor se adequa ao seu produto. Porque no limite, um pneu de perfil uns mm mais alto até poderá aumentar o limite de aderência, e aumentar a progressividade...

                        Em termos de escalões

                        -Insight vs Seicento Sport vs Mcc Smart

                        -Seat Ibiza Cupra vs Clio RS 172 vs Mini Cooper

                        -Elise vs Z3 3.0

                        -Subaru Sti vs Evo VII

                        -Carrera CS normal vs Carrera CS Cup

                        -Audi A4 Quattro vs 330 Ci vs S60 T5

                        -Lotus 340R vs Noble M12

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por tiagot Ver Post
                          acaba por ser justo porque ficas com uma ideia do que um carro STOCK é capaz...se quiseres mais, já sabes que vais ter de fazer upgrades...
                          Que justiça é aquela do comparativo?

                          Comparar RWD e estar representado por Lotus, Porsche, BMW 330i e os FWD por Almeras, Clios, etc?

                          Só pode ser de rir. O FWD mais caro dali deve ser o Clio RS.

                          O RWD mais barato para alem do Smart, deve ser o BMW Z3.

                          Estão a comparar o incomparável.

                          A única maneira de comparar era meter um Série 1 com o resto dos concorrentes, mas isso já está mais que visto no que vai dar. O Série 1 vai para o meio da tabela.

                          A outra era meter um Série 3 com o resto dos concorrentes.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                            No meu Clio I escolhes onde e como ele quer sair, de frente, de traseira, ás quatro rodas ainda estamos a treinar!!!

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                              Que justiça é aquela do comparativo?

                              Comparar RWD e estar representado por Lotus, Porsche, BMW 330i e os FWD por Almeras, Clios, etc?

                              Só pode ser de rir. O FWD mais caro dali deve ser o Clio RS.

                              O RWD mais barato para alem do Smart, deve ser o BMW Z3.

                              Estão a comparar o incomparável.

                              A única maneira de comparar era meter um Série 1 com o resto dos concorrentes, mas isso já está mais que visto no que vai dar. O Série 1 vai para o meio da tabela.

                              A outra era meter um Série 3 com o resto dos concorrentes.
                              Se reparares já tens a lista por categorias

                              Na classe do Clio não há RWD...

                              O Série 3 E46, bate o A4 Quattro e Volvo Fwd.

                              And so on...

                              O comparativo não era FWD vs 4WD vs RWD, era para encontrar os mais eficazes por segmento...

                              Comentário


                                #45
                                há muita gente que associa fugas de frente a FWD e fugas de traseira a RWD. Isso é errado, pois depende mais do setup de suspensão do carro do que do tipo de tracção. Por exemplo muitos mercedes, mesmo sendo RWD, estão afinados para fugirem de frente em situações limite. Muitos segmento B e C franceses FWD também quando saem, é a traseira que sai (ex: pug 106 / 306).

                                Também quanto às dificuldades de arrancar em piso com pouca tracção (gelo, areia, etc), isso depende da tracção E da colocação do motor.
                                Um porsche 911, devido ao seu motor traseiro, será tão bom ou melhor que um FWD de motor frontal a arrancar em zonas com piso escorregadio. Um BMW série 3, por exemplo, será mau neste aspecto, pois tem o motor frontal e tracção traseira.

                                Como tal, ao analisar o comportamento de um carro, a tracção não é o unico factor que interessa. O setup da suspensão e distribuição de pesos é muito importante

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                                  há muita gente que associa fugas de frente a FWD e fugas de traseira a RWD. Isso é errado, pois depende mais do setup de suspensão do carro do que do tipo de tracção. Por exemplo muitos mercedes, mesmo sendo RWD, estão afinados para fugirem de frente em situações limite. Muitos segmento B e C franceses FWD também quando saem, é a traseira que sai (ex: pug 106 / 306).

                                  Também quanto às dificuldades de arrancar em piso com pouca tracção (gelo, areia, etc), isso depende da tracção E da colocação do motor.
                                  Um porsche 911, devido ao seu motor traseiro, será tão bom ou melhor que um FWD de motor frontal a arrancar em zonas com piso escorregadio. Um BMW série 3, por exemplo, será mau neste aspecto, pois tem o motor frontal e tracção traseira.

                                  Como tal, ao analisar o comportamento de um carro, a tracção não é o unico factor que interessa. O setup da suspensão e distribuição de pesos é muito importante
                                  Embora concorde com a tua chamada de atenção para outras variaveis para além da tracção, a verdade é q o que coloquei a BOLD é genericamente verdade.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
                                    eu tenho um simples clio 2 e já fiz trinta por uma linha com ele e a não ser que ele entre sem carga em carga ou puxe o travão de mão ele não foge de traseira. para fugir de frente tenho que abusar mesmo, mas para recuperar a compostura é levantar o pé, nem precisa de travão. rwd que conduzi sem ajudas, gostava de fugir de traseira, o que aliado a minha inexperiencia com este tipo de tracção me assustaria para andar rápido.
                                    Convivo quase diariamente com um Clio II de um colega meu e os Clio são os mais amigos do condutor.
                                    São muito previsíveis.
                                    Fugir de traseira nunca aconteceu e fugir de frente só quando provocado ao máximo.

                                    É até um carro um pouco desinteressante para quem gostar de fazer uns slides.

                                    Comentário


                                      #48
                                      os limites de aderencia são muito subjectivos:
                                      já experimentei um golf 5 com uns dunlop rascas com 195/65/15 e o mesmo carro com 225/45/17 michelin ps2 e pareciam ser 2 carros absolutamente diferentes a curvar!
                                      no primeiro o esp entrava por tudo o por nada e no segundo, raramente actuava.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                                        há muita gente que associa fugas de frente a FWD e fugas de traseira a RWD. Isso é errado, pois depende mais do setup de suspensão do carro do que do tipo de tracção. Por exemplo muitos mercedes, mesmo sendo RWD, estão afinados para fugirem de frente em situações limite. Muitos segmento B e C franceses FWD também quando saem, é a traseira que sai (ex: pug 106 / 306).

                                        Também quanto às dificuldades de arrancar em piso com pouca tracção (gelo, areia, etc), isso depende da tracção E da colocação do motor.
                                        Um porsche 911, devido ao seu motor traseiro, será tão bom ou melhor que um FWD de motor frontal a arrancar em zonas com piso escorregadio. Um BMW série 3, por exemplo, será mau neste aspecto, pois tem o motor frontal e tracção traseira.

                                        Como tal, ao analisar o comportamento de um carro, a tracção não é o unico factor que interessa. O setup da suspensão e distribuição de pesos é muito importante
                                        Sim, tens razão. Eu apenas parti do principio que estamos a falar dos mais desportivos. e aí, em regra geral, podemos continuar a estereotipar...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
                                          Boas... estive a ler este topico, e posso dizer que estou a gostar...

                                          quanto a esta pergunta...
                                          (posso estar errado, mas e assim que acho que "a coisa" funciona)

                                          Os FWD tem a tracçao e direcçao a frente, logo, o limite e maior... pois a a tracçao encontra se nas rodas direcionais, ou seja, enquanto elas "agarrarem" iras te las a puxar para onde as apontas... mas, en caso de passares para la do limite.. perderas ambas... pois com as rodas a "patinarem" nao teras aderencia nem para as rodas agarrarem, nem para direccionares o carro para onde queres/precisas...

                                          ja nos RWD, quando o carro passa para la dos limites, e começa a deslizar, normalmente e feito de traseira, ou seja, tens as rodas traseiras a patinar, mas no entanto tens as dianteiras com tracçao para a direcçao, logo, apesar de teres o eixo traseiro "solto" o da frente continua a exercer a sua funçao, sito e, a "virar"... logo, os limites de derrapagem sao inferiores, mas depois disso sao mais faceis de controlar...

                                          (peço desculpas pelo testamento )

                                          espero ter sido util e n ter dito nada de errado...

                                          Cumps
                                          Certo, mas fizeste quote a apenas uma parte do meu post.

                                          Eu disse que ao analisarmos o mais domável tinhamos que ver as características antes e após dos limites.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                            Analisar-se essa situação com base nesse video, parece-me altamente inconclusivo!

                                            Então e a R4 que passa nessa curva a acelerar como se não fosse nada?
                                            Se o video fosse desse para analisar a situação com 100% de certeza não colocava o tópico.
                                            O video serve como amostra e agora a malta discute.

                                            Quanto ao R4, pelo que me lembro do video, o tempo estava seco assim como a estrada, ao passo que nos outros casos estava molhado!
                                            Lembra-te que no mesmo video existe outra R4, com piso molhado, que se despista também.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post


                                              Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                              os limites de aderencia são muito subjectivos:
                                              já experimentei um golf 5 com uns dunlop rascas com 195/65/15 e o mesmo carro com 225/45/17 michelin ps2 e pareciam ser 2 carros absolutamente diferentes a curvar!
                                              no primeiro o esp entrava por tudo o por nada e no segundo, raramente actuava.
                                              E focas bem a situação dos pneus, aqui foram usados os pneumáticos de origem. E a questão dos controlos de estabilidade, o Land Rover Discovery normal consegue maior aderência que o com ACE, ou seja em certos casos os controlos tornam o carro mais lento, mas mil vezes mais seguro!!!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                                prova que á mesma velocidade, em circunstancias iguais, os dois tipos de tracção têm comportamentos opostos.

                                                eu não sou piloto, já conduzi alguns rwd sendo que um deles era apenas o mais perigoso rwd de sempre.... :lol: o S2000 e posso chegar a uma conclusão simples:
                                                para o dia a dia o fwd é mais que suficiente, e para disfrutar das verdadeiras vantagens dos rwd temmos de andar de capacete, luvas e co-piloto.



                                                curiosidade: quando se fala em conduzir depressa e o tema for repro os encontros esporadicos... o comportamento é recriminado.
                                                aqui que o assunto é tracção traseira já são todos uns pilotos que entram nas curvas a fundo e aceleram e o diabo a quatro...

                                                haja moral :lol:
                                                Errado, prova que naquela situação tiveram comportamentos diferentes, não podes generalizar. Para além disso penso que desconheces os carros em questão, logo qualquer ideia que possas tirar do video de nada servirá para a discussão fwd rwd.


                                                Eu diariamente tanto conduzo RWD como FWD e na maioria das situações não se notam diferenças. Quando o objectivo é alguma brincadeira o RWD cumpre melhor o seu papel, contudo também consigo ficar com um sorriso nos lábios a conduzir um FWD.

                                                Se pudesse ter só um escolhi RWD, gosto mais da sensação que é transmitida.

                                                abc

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                  Tinha para aqui uma Autocar de 01' em que eles comparam os vários tipos de tracção e layout os resultados, em termos de Grip são de certa forma surpreendentes:

                                                  FWD-Citroen 2cv -----------0.671g
                                                  RWD-Smart ----------------0.769g
                                                  FWD-Honda Insight----------0.801g
                                                  FWD-Volvo S60 T5----------0.824g
                                                  4WD-Land Rover Disco ACE--0.827g
                                                  FWD-Nissan Almera----------0.849g
                                                  4WD-LAnd Rover Disco-------0.856g
                                                  FWD-Nissan Almera Saloon---0.881g
                                                  FWD-Seat Ibiza Cupra R------0.889g
                                                  4WD-Audi A4 Quattro 3.0-----0.891g
                                                  FWD-Nissan Almera Tino------0.900g
                                                  FWD-Mini Cooper 1.6---------0.903g
                                                  FWD-Fiat Seicento-----------0.906g
                                                  FWD-Renault Clio RS 172------0.918g
                                                  RWD-Porsche 911 CS---------0.954g pneus estrada
                                                  RWD-Bmw Z3 3.0-------------0.954g
                                                  4WD-Subaru Impreza Sti------0.968g
                                                  RWD-BMW 330i E46-----------0.969g
                                                  RWD-Lotus 340R--------------0.980g
                                                  4WD-Mitsubishi Evo VII--------0.993g
                                                  RWD-Lotus Elise--------------1.007g
                                                  RWD-Porsche 911 CS----------1.016g pneus cup
                                                  RWD-Noble M12---------------1.028g

                                                  Os carros foram levados ao limite, numa espécie de rotunda, até perderem a aderência, este resultado é a média da volta mais rápida feita por cada um dos carros, em g.
                                                  Presumo que o "g" seja "G's" da força da gravidade, certo?
                                                  Eu não conheço esse estudo, mas parece-me incompleto.
                                                  È que eles estão-se a esquecer do factor potência.
                                                  Um 2CV é um automóvel que agarra muito bem, mas é pouco potente, o que faz com que a aceleração lateral seja menor porque atinge menos velocidade.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Bmw E90 Ver Post
                                                    Errado, prova que naquela situação tiveram comportamentos diferentes, não podes generalizar. Para além disso penso que desconheces os carros em questão, logo qualquer ideia que possas tirar do video de nada servirá para a discussão fwd rwd.
                                                    errado!?!?!? desde quando?!?!?
                                                    eu por acaso dou umas voltinhas sempre que me apetece num compact 320td 150 cx de 6 e o carro conduzido no limite é de longe muito superior ao meu 8L, mas o engraçado é que no piso molhado e/ou com fraca aderencia (areia) o 320td dele é muito mais perigoso e já o vi á minha frente a atravessar o carro, se não fossem as ajudas electronicas upa upa....

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                      Presumo que o "g" seja "G's" da força da gravidade, certo?
                                                      Eu não conheço esse estudo, mas parece-me incompleto.
                                                      È que eles estão-se a esquecer do factor potência.
                                                      Um 2CV é um automóvel que agarra muito bem, mas é pouco potente, o que faz com que a aceleração lateral seja menor porque atinge menos velocidade.
                                                      O 2cv, Nissans Almera, Porsche 911 CS, Land Rover Discovery, e até um Formula Palmer, foram convidados, mas não faziam parte do teste, era só para ver onde se inseriam

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                        Presumo que o "g" seja "G's" da força da gravidade, certo?
                                                        Eu não conheço esse estudo, mas parece-me incompleto.
                                                        È que eles estão-se a esquecer do factor potência.
                                                        Um 2CV é um automóvel que agarra muito bem, mas é pouco potente, o que faz com que a aceleração lateral seja menor porque atinge menos velocidade.
                                                        Não tem a ver com a velocidade em recta. Simplificando: é a rapidez com que consegue mudar de direcção. Ou seja em curva podes ter 2 tipos de aceleração. a que interessa para este estudo é a aceleração que o carro faz na direcção do interior da curva. fiz-me entender?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                          O 2cv, Nissans Almera, Porsche 911 CS, Land Rover Discovery, e até um Formula Palmer, foram convidados, mas não faziam parte do teste, era só para ver onde se inseriam
                                                          Mas quem vê a tabela pensa que estão a comparar uns com os outros!
                                                          Então é meramente informativo.
                                                          Assim entendo, mas mesmo assim não dá para fazer uma relação directa.

                                                          Por exemplo: como ficaria o duelo entre um 147 GTA e um Clio V6?

                                                          Este seria um comparativo mais interessante porque eles comparam carros FWD com...FWD e RWD com RWD..
                                                          Depois anotam os resultados, fazem um vencedor por categoria e juntam todos no final.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por tiagot Ver Post
                                                            Não tem a ver com a velocidade em recta. Simplificando: é a rapidez com que consegue mudar de direcção. Ou seja em curva podes ter 2 tipos de aceleração. a que interessa para este estudo é a aceleração que o carro faz na direcção do interior da curva. fiz-me entender?
                                                            Não estou a ver onde disse o contrário..
                                                            Pegando no exemplo que dei, se o 2Cv não transcreve a curva com rapidez, a aceleração normal não será suficientemente elevada.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Aquela curva é a loucura, gostava de passar lá.
                                                              Também vi no vídeo vários FWD a sair impecavelmente, e é quase certo que se não largarem o acelerador repentinamente na curva o carro não sai assim de traseira. Se sair não é bom contra brecar à bruta com alguns fizeram, se tiver espaço penso que deve deixar a traseira fora por algum tempo e contrabrecar mas de forma ligeira e acelerar um pouco. Isto para não andar a rabear depois.

                                                              A ter também em conta que os FWD são genericamente mais leves de traseira, está lá uma especie de lomba que deve ser o segredo daquela curva.
                                                              Os fiat 600 têm o motor atras, mais peso na traseira. Na pratica ela é mais dificil sair do lugar mas quando sai a partir de um certo ponto torna-se quase impossivel voltar ao lugar, isto contrapoe totalmente o facto de os RWD serem mais faceis de domar. Convem analisar também o layout do veiculo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X