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    #31
    Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
    xiii que caixa curtinha

    que tal é o selector da cx?
    com feeling mecânico e curtinho?
    A caixa é bastante boa! Curta e bastante suave, mais do que a do 500 Abarth na minha opinião.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
      nao percebo como é que um carro tao focado na conducao nao tem um ESP desligavel. Raio de moda.
      É mesmo para evitar que dês uma cabeçada num muro!!!

      É um carro divertido, mas seguro e eficaz ao mesmo tempo, tem 180cv bem aproveitadinhos!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
        Ainda ontem vi um por aqui e nem liguei muito ao carro , pensei que fosse o abarth "normal" 155cv, desconhecia a versão essesse.

        Para que valores em Portugal?
        27K para cima salvo erro!

        Comentário


          #34
          eu tive a sensação identica ao V7 quando tive a oportunidade de dar uma volta do ibiza 6l fr 1.8t.
          que colosso de potencia bruta que o carro era!
          o chassi era claramente insuficiente para o motor.

          neste caso do fiat, espero que o chassi acompanhe!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
            Não percebo esta necessidade que tantos proclamam aqui pelo fórum!

            Para andar na estrada não vejo qualquer vantagem em desligar o ESP ou o TC! Ainda por cima neste carro o ESP pareceu-me pouco castrador e bem ajustado ao carro.

            Agora se me disseres que os queres desligar para ir curtir para um Track Day tudo bem.

            Pois, nao é que seja estritamente necessario, mas imagina que esta a chover e queres ir brincar as traseiradas ou algo do genero, ou tal como dizes ir para um track day abusar mais um bocado... sao opcoes que ficam fora do baralho.

            Eu apoio o ESP/TCS...etc. Mas que seja sempre desligavel.

            Comentário


              #36
              v7 o carro era do JCTB again.........

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                Pois, nao é que seja estritamente necessario, mas imagina que esta a chover e queres ir brincar as traseiradas ou algo do genero, ou tal como dizes ir para um track day abusar mais um bocado... sao opcoes que ficam fora do baralho.

                Eu apoio o ESP/TCS...etc. Mas que seja sempre desligavel.
                Eu vi um video de teste no youtube em piso molhado num "S" feito com pinos, e a traseira do carro parecia sair de forma suficiente a garantir diversão. Também há um vídeo de alguém a fazer uma curva apertada com o piso molhado e a trasiera sai bem... deixa ver se encontro isso...

                Comentário


                  #38
                  Teste da AH

                  De qualquer forma, depois de se assimilar a afinação “carro de corrida” deste Grande Punto esseesse, a qual beneficia o controlo, a aderência e a rapidez de resposta às solicitações do volante em detrimento de uma postura 100% estável (o controlo estabilidade resolve essa parte), este Abarth revela-se uma arma temível naquele tipo de estradas em que o asfalto serpenteia sem parar e os pequenos troços de recta apenas permitem um curto disparo de aceleração instantânea – existem alguns bons exemplos destas estradas na antiga “zona saloia de Lisboa”.

                  Neste tipo de estrada, de “apontar e disparar”, este Punto é de uma eficácia fenomenal e permite ritmos que deixariam muitos veículos com o dobro da potência em dificuldades apenas para acompanhar, quanto mais superar. Mas essa é uma das características que faz a diferença entre (mais) um banal pequeno desportivo e um (novo) ícone.

                  A direcção é rápida e directa, embora isenta de qualquer informação útil para o condutor, o que somado à rigidez da suspensão permite ao esseesse mudar de direcção com enorme acutilância e facilidade, ao passo que a frente resiste à subviragem na inscrição de forma estóica.


                  O Grande Punto gosta de ser “pilotado” como um carro de corridas, não dando grande margem para invenções e fantasia. Os travões devem ser atacados com o máximo de decisão logo de início, para “matar” o máximo de velocidade ainda com as rodas direitas, sendo progressivamente aliviados até ao final da travagem, para que a inscrição seja feita em desaceleração total mas carregando doses maciças de velocidade – para evitar a entrada do ESP convém evitar movimentos bruscos do volante que destabilizem a traseira.

                  Assim, maximizamos a aderência lateral e a velocidade decresce ao ritmo ideal desde a entrada (super rápida) até ao ponto mais lento da curva, com a frente a morder de forma positiva e traseira leve a acompanhar. Daí em diante, já com a saída à vista, é altura de voltar ao acelerador e sentir a potência do motor a repor rapidamente a velocidade perdida – entre os 60 e os 140 km/h em 3ª e 4ª o Abarth Grande Punto esseesse possui uma capacidade de aceleração equiparável à de um BMW 135i com 306 cv!

                  Neste ritmo, a condução do Grande Punto é extremamente relaxada, com tudo a decorrer de forma compassada: basta que se acerte o golpe de volante inicial e o carro faz o resto, balanceado de forma exímia o aumento de aceleração lateral com a taxa de mudança de direcção pretendida.
                  De facto, na estrada certa, um bom pequeno desportivo é uma arma difícil de bater.



                  http://www.autohoje.com/index.php?op...122&Itemid=364


                  Será?

                  http://www.zeperfs.com/duel2531-1488.htm

                  Comentário


                    #39
                    Isto cheira-me aqui a muita inveja por não ter experimentado ainda

                    Comentário


                      #40
                      Cá está o video! Começa um pouco antes dos 2 mins a parte do piso molhado:

                      http://www.youtube.com/watch?v=d5c-f...eature=related

                      Quanto ao 2º vídeo que mencionei, era o S2000 a curvar... hehe

                      Comentário


                        #41
                        Eu se não tivesse andado no carro e viesse ler este tópico, talvez ficasse com a sensação que estavam a exagerar...

                        Mas tendo eu no dia a dia um CZT de 150cv que em algumas prestações se aproxima do esseesse, só posso dizer uma coisa....

                        NÃO TÊM NADA A VER!

                        O punto é superior em tudo, e então a curvar não dá hipóteses.

                        É que um carro para dar gozo e pica não é preciso andar só depressa, é um conjunto de pequenos pormenores que trazem essa alegria, e o Punto tem-nos!

                        Num hipotético arranque de um Punto e o CZT lado a lado, o CZT pouco iria perder, mas o condutor do CZT vai com um sorriso médio nos lábios e o condutor do punto vai com um sorriso rasgado de orelha a orelha!

                        Tenho de admitir que é um verdadeiro brinquedo!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                          Teste da AH

                          De qualquer forma, depois de se assimilar a afinação “carro de corrida” deste Grande Punto esseesse, a qual beneficia o controlo, a aderência e a rapidez de resposta às solicitações do volante em detrimento de uma postura 100% estável (o controlo estabilidade resolve essa parte), este Abarth revela-se uma arma temível naquele tipo de estradas em que o asfalto serpenteia sem parar e os pequenos troços de recta apenas permitem um curto disparo de aceleração instantânea – existem alguns bons exemplos destas estradas na antiga “zona saloia de Lisboa”.

                          Neste tipo de estrada, de “apontar e disparar”, este Punto é de uma eficácia fenomenal e permite ritmos que deixariam muitos veículos com o dobro da potência em dificuldades apenas para acompanhar, quanto mais superar. Mas essa é uma das características que faz a diferença entre (mais) um banal pequeno desportivo e um (novo) ícone.

                          A direcção é rápida e directa, embora isenta de qualquer informação útil para o condutor, o que somado à rigidez da suspensão permite ao esseesse mudar de direcção com enorme acutilância e facilidade, ao passo que a frente resiste à subviragem na inscrição de forma estóica.


                          O Grande Punto gosta de ser “pilotado” como um carro de corridas, não dando grande margem para invenções e fantasia. Os travões devem ser atacados com o máximo de decisão logo de início, para “matar” o máximo de velocidade ainda com as rodas direitas, sendo progressivamente aliviados até ao final da travagem, para que a inscrição seja feita em desaceleração total mas carregando doses maciças de velocidade – para evitar a entrada do ESP convém evitar movimentos bruscos do volante que destabilizem a traseira.

                          Assim, maximizamos a aderência lateral e a velocidade decresce ao ritmo ideal desde a entrada (super rápida) até ao ponto mais lento da curva, com a frente a morder de forma positiva e traseira leve a acompanhar. Daí em diante, já com a saída à vista, é altura de voltar ao acelerador e sentir a potência do motor a repor rapidamente a velocidade perdida – entre os 60 e os 140 km/h em 3ª e 4ª o Abarth Grande Punto esseesse possui uma capacidade de aceleração equiparável à de um BMW 135i com 306 cv!

                          Neste ritmo, a condução do Grande Punto é extremamente relaxada, com tudo a decorrer de forma compassada: basta que se acerte o golpe de volante inicial e o carro faz o resto, balanceado de forma exímia o aumento de aceleração lateral com a taxa de mudança de direcção pretendida.
                          De facto, na estrada certa, um bom pequeno desportivo é uma arma difícil de bater.



                          http://www.autohoje.com/index.php?op...122&Itemid=364


                          Será?

                          http://www.zeperfs.com/duel2531-1488.htm

                          É mais este: http://www.zeperfs.com/duel2531-1718.htm

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                            Teste da AH

                            De qualquer forma, depois de se assimilar a afinação “carro de corrida” deste Grande Punto esseesse, a qual beneficia o controlo, a aderência e a rapidez de resposta às solicitações do volante em detrimento de uma postura 100% estável (o controlo estabilidade resolve essa parte), este Abarth revela-se uma arma temível naquele tipo de estradas em que o asfalto serpenteia sem parar e os pequenos troços de recta apenas permitem um curto disparo de aceleração instantânea – existem alguns bons exemplos destas estradas na antiga “zona saloia de Lisboa”.

                            Neste tipo de estrada, de “apontar e disparar”, este Punto é de uma eficácia fenomenal e permite ritmos que deixariam muitos veículos com o dobro da potência em dificuldades apenas para acompanhar, quanto mais superar. Mas essa é uma das características que faz a diferença entre (mais) um banal pequeno desportivo e um (novo) ícone.

                            A direcção é rápida e directa, embora isenta de qualquer informação útil para o condutor, o que somado à rigidez da suspensão permite ao esseesse mudar de direcção com enorme acutilância e facilidade, ao passo que a frente resiste à subviragem na inscrição de forma estóica.


                            O Grande Punto gosta de ser “pilotado” como um carro de corridas, não dando grande margem para invenções e fantasia. Os travões devem ser atacados com o máximo de decisão logo de início, para “matar” o máximo de velocidade ainda com as rodas direitas, sendo progressivamente aliviados até ao final da travagem, para que a inscrição seja feita em desaceleração total mas carregando doses maciças de velocidade – para evitar a entrada do ESP convém evitar movimentos bruscos do volante que destabilizem a traseira.

                            Assim, maximizamos a aderência lateral e a velocidade decresce ao ritmo ideal desde a entrada (super rápida) até ao ponto mais lento da curva, com a frente a morder de forma positiva e traseira leve a acompanhar. Daí em diante, já com a saída à vista, é altura de voltar ao acelerador e sentir a potência do motor a repor rapidamente a velocidade perdida – entre os 60 e os 140 km/h em 3ª e 4ª o Abarth Grande Punto esseesse possui uma capacidade de aceleração equiparável à de um BMW 135i com 306 cv!

                            Neste ritmo, a condução do Grande Punto é extremamente relaxada, com tudo a decorrer de forma compassada: basta que se acerte o golpe de volante inicial e o carro faz o resto, balanceado de forma exímia o aumento de aceleração lateral com a taxa de mudança de direcção pretendida.
                            De facto, na estrada certa, um bom pequeno desportivo é uma arma difícil de bater.



                            http://www.autohoje.com/index.php?op...122&Itemid=364


                            Será?

                            http://www.zeperfs.com/duel2531-1488.htm
                            Claro que sim... Em 60-140 3ª/4ª são as duas para o Abarth... As outras todas são do Bm, embora numa ou outra lá o abarth faz a gracinha de novo.

                            No zeperfs não aparecem as reprises mencionadas pela AH, mas as próximas destes valores, há equilibrio.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por OrDoS Ver Post
                              Eu vi um video de teste no youtube em piso molhado num "S" feito com pinos, e a traseira do carro parecia sair de forma suficiente a garantir diversão. Também há um vídeo de alguém a fazer uma curva apertada com o piso molhado e a trasiera sai bem... deixa ver se encontro isso...

                              nao ponho isso em causa.

                              Simplesmente prefiro ter opcoes a nao as ter. E num carro desportivo dou bastante importancia a isso.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por OrDoS Ver Post
                                Cá está o video! Começa um pouco antes dos 2 mins a parte do piso molhado:

                                http://www.youtube.com/watch?v=d5c-f...eature=related

                                Quanto ao 2º vídeo que mencionei, era o S2000 a curvar... hehe
                                Este vídeo não é do essesse...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                  Este vídeo não é do essesse...
                                  Não, é do normal, o objectivo era mostrar o teste em piso molhado, que eu saiba esse comportamento não muda (pelo menos muito) de um para o outro...

                                  Vê a partir dos 2:10 min

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por OrDoS Ver Post
                                    Não, é do normal, o objectivo era mostrar o teste em piso molhado, que eu saiba esse comportamento não muda (pelo menos muito) de um para o outro...

                                    Vê a partir dos 2:10 min
                                    Não andei no normal, mas o comportamento não muda?

                                    O esseesse tem molas, jantes, pneus, afinações tudo diferente.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Co o é que o carro se comporta em baixas rotações? Tendo em conta que é apenas um 1.4 tenho alguma curiosidade.
                                      Há atrasado conduzi um Mini JCW e fiquei com a sensação que se nota a falta de cc's em baixas.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                                        nao percebo como é que um carro tao focado na conducao nao tem um ESP desligavel. Raio de moda.
                                        Se for permissivo, e acredito que o seja, não vejo a necessidade para ser desligado. Em pista, quando actua é porque já se está a conduzir mal.

                                        Um carro daqueles não é para andar a fazer piões, por isso não sei o porque de ser obrigatório desligar o ESP.
                                        Editado pela última vez por rogerAjacto; 20 February 2009, 13:44.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                          Não andei no normal, mas o comportamento não muda?

                                          O esseesse tem molas, jantes, pneus, afinações tudo diferente.
                                          Tens razão no que dizes, mas será MUITO diferente o comportamento da traseira numa situação daquelas? Ali o ESP não parece ter limitado o "divertimento", parece permissivo como disse o rogerAjacto.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                            Co o é que o carro se comporta em baixas rotações? Tendo em conta que é apenas um 1.4 tenho alguma curiosidade.
                                            Há atrasado conduzi um Mini JCW e fiquei com a sensação que se nota a falta de cc's em baixas.
                                            Faço a mesma pergunta a quem experimentou, visto que o carro também tem um botão de Sport Boost que supostamente melhora as relações em baixas.

                                            "But it’s how it drives that matters most and that all depends on whether you’ve been tempted by that Sport Boost button or not.
                                            With Sport mode off, the Grande Punto Abarth is pretty much like any other three-door hatch designed with boy racers in mind.
                                            It has all the bells and whistles when it comes to its looks, but tends to feel as though it’s being driven through treacle.
                                            Hitting the Sport Boost button increases power at low revs by around 11 per cent, however, which is why it feels so potent when it matters."

                                            Comentário


                                              #52
                                              Que mega rab... que este gajo me saíu!

                                              Eu a preparar um tópico para inserir sobre isto...mas de outra perspectiva...já parte escrita de manhã (mas eu trabalho pahh) e não esperou

                                              Este não tem piada nenhuma que não é polémico...

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                                                #53
                                                Originalmente Colocado por OrDoS Ver Post
                                                Faço a mesma pergunta a quem experimentou, visto que o carro também tem um botão de Sport Boost que supostamente melhora as relações em baixas.

                                                "But it’s how it drives that matters most and that all depends on whether you’ve been tempted by that Sport Boost button or not.
                                                With Sport mode off, the Grande Punto Abarth is pretty much like any other three-door hatch designed with boy racers in mind.
                                                It has all the bells and whistles when it comes to its looks, but tends to feel as though it’s being driven through treacle.
                                                Hitting the Sport Boost button increases power at low revs by around 11 per cent, however, which is why it feels so potent when it matters."
                                                O botão do sport boost é para andar sempre ligado, logo não deu para comparar com e sem! LOL

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                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                  Co o é que o carro se comporta em baixas rotações? Tendo em conta que é apenas um 1.4 tenho alguma curiosidade.
                                                  Há atrasado conduzi um Mini JCW e fiquei com a sensação que se nota a falta de cc's em baixas.
                                                  Falta mais em altas do que em baixas na minha opinião!

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                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                    Se for permissivo, e acredito que o seja, não vejo a necessidade para ser desligado. Em pista, quando actua é porque já se está a conduzir mal.

                                                    Um carro daqueles não é para andar a fazer piões, por isso não sei o porque de ser obrigatório desligar o ESP.
                                                    Ai não!? Ups

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                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                      O botão do sport boost é para andar sempre ligado, logo não deu para comparar com e sem! LOL
                                                      LOL

                                                      Isso é que deve ter sido diversão... Eu por acaso o meu objectivo é um dia ter um Lotus Elise S (o menos potente) para me divertir ou mesmo para o dia-a-dia (depende de como a vida me "abonar", ahaha), alguém aqui que conduziu o Abarth já conduziu algum desses para poder dar-me uma ideia de "comparação"?
                                                      No Lotus pelo menos a traseira é fácil de abanar, hehe

                                                      É que este Abarth está a mexer comigo ao ponto de ponderar a aquisição de um Lotus tão cedo e deixá-lo para mais tarde na vida.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Ora bem...eu tinha ali um tópico preparado sobre esta história...mas, e porque realmente aconteceu assim quase de seguida, iria comparar com o incomparável e endeusado argolas do AHO S3...

                                                        Eu preferi o Essesse ontem do que o S3 a milhas -> era este o raça do titulo pahhh

                                                        É como o V7 disse...entranha-se como deve ser uma paixão...é algo que se sente, que é a 1ª vista -> neste caso à 1ª aceleradela

                                                        A frase que sempre me ocorreu e iria colocar aqui era:

                                                        "Carros não se medem pelos números". Vale a pena experimentar...sentir...isto para quem não os vê como meios de transporte

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por OrDoS Ver Post
                                                          Faço a mesma pergunta a quem experimentou, visto que o carro também tem um botão de Sport Boost que supostamente melhora as relações em baixas.

                                                          "But it’s how it drives that matters most and that all depends on whether you’ve been tempted by that Sport Boost button or not.
                                                          With Sport mode off, the Grande Punto Abarth is pretty much like any other three-door hatch designed with boy racers in mind.
                                                          It has all the bells and whistles when it comes to its looks, but tends to feel as though it’s being driven through treacle.
                                                          Hitting the Sport Boost button increases power at low revs by around 11 per cent, however, which is why it feels so potent when it matters."
                                                          Define o que entendes por baixas?

                                                          É um carro que se conduz em 4ª/5ª a 40Kmh sem queixumes, o Sport Boost desligado, apenas te torna a direcção mais leve e torna o acelerador menos sensível, e reduz o binário.
                                                          Agora com o Sport ligado, em qualquer uma das primeiras 4 relações, podes preparar uma cuequinha extra a partir das 2500 e novamente por volta das 4000 há festa!!!!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                                                            nao percebo como é que um carro tao focado na conducao nao tem um ESP desligavel. Raio de moda.
                                                            Foi de facto uma discussão de ontem...eu pessoalmente concordo por principio! contigo que deveria dar para desligar num carro destes.

                                                            Mas ao mesmo tempo te digo, e muuuuuuuuuuito por experiência própria (várias vezes os meus penduras que o digam)...o ESP não intervém...

                                                            O Controlo de Tracção é que está muito presente em estradas de fraca aderência principalmente...mas acaba por ser bom:

                                                            Só ia-se esfumar em pneus, e assim prepara o carro melhor para o kick de quando larga o CT e saí apontado

                                                            2ª, fundo na rotunda...ouves ahhhn-pára (parece que tiras o pé), apontas o volante na saída - larga os bichos no meio de um trovão de escape -> a sensação melhor saída é a de warp-drive Mr. Sulu

                                                            Mas o melhor é em curvas encadeadas lentas em que nunca vi uma traseira mais viva...parecia a conduzir o MX5 em contra-brecagens de 1/4 de volante nas curvas todas

                                                            E depois é a personalidade do pica sempre ali...o raça do carro, não sei porquê cada travagem acendia os 4 piscas...tipo teca-teca-teca rápido -> ou seja ele próprio convidava a malta para o pica de rir

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                                              Isto cheira-me aqui a muita inveja por não ter experimentado ainda
                                                              Já o ditado diz "só visto...contado não tem graça"

                                                              Neste caso acrescento, até porque andei à pendura também...só conduzido mesmo -> é um drivers car

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