Originalmente Colocado por Filipe Dias
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Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Postnao percebo como é que um carro tao focado na conducao nao tem um ESP desligavel. Raio de moda.
É um carro divertido, mas seguro e eficaz ao mesmo tempo, tem 180cv bem aproveitadinhos!
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Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver PostNão percebo esta necessidade que tantos proclamam aqui pelo fórum!
Para andar na estrada não vejo qualquer vantagem em desligar o ESP ou o TC! Ainda por cima neste carro o ESP pareceu-me pouco castrador e bem ajustado ao carro.
Agora se me disseres que os queres desligar para ir curtir para um Track Day tudo bem.
Pois, nao é que seja estritamente necessario, mas imagina que esta a chover e queres ir brincar as traseiradas ou algo do genero, ou tal como dizes ir para um track day abusar mais um bocado... sao opcoes que ficam fora do baralho.
Eu apoio o ESP/TCS...etc. Mas que seja sempre desligavel.
Comentário
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Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver PostPois, nao é que seja estritamente necessario, mas imagina que esta a chover e queres ir brincar as traseiradas ou algo do genero, ou tal como dizes ir para um track day abusar mais um bocado... sao opcoes que ficam fora do baralho.
Eu apoio o ESP/TCS...etc. Mas que seja sempre desligavel.
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Teste da AH
De qualquer forma, depois de se assimilar a afinação “carro de corrida” deste Grande Punto esseesse, a qual beneficia o controlo, a aderência e a rapidez de resposta às solicitações do volante em detrimento de uma postura 100% estável (o controlo estabilidade resolve essa parte), este Abarth revela-se uma arma temível naquele tipo de estradas em que o asfalto serpenteia sem parar e os pequenos troços de recta apenas permitem um curto disparo de aceleração instantânea – existem alguns bons exemplos destas estradas na antiga “zona saloia de Lisboa”.
Neste tipo de estrada, de “apontar e disparar”, este Punto é de uma eficácia fenomenal e permite ritmos que deixariam muitos veículos com o dobro da potência em dificuldades apenas para acompanhar, quanto mais superar. Mas essa é uma das características que faz a diferença entre (mais) um banal pequeno desportivo e um (novo) ícone.
A direcção é rápida e directa, embora isenta de qualquer informação útil para o condutor, o que somado à rigidez da suspensão permite ao esseesse mudar de direcção com enorme acutilância e facilidade, ao passo que a frente resiste à subviragem na inscrição de forma estóica.
O Grande Punto gosta de ser “pilotado” como um carro de corridas, não dando grande margem para invenções e fantasia. Os travões devem ser atacados com o máximo de decisão logo de início, para “matar” o máximo de velocidade ainda com as rodas direitas, sendo progressivamente aliviados até ao final da travagem, para que a inscrição seja feita em desaceleração total mas carregando doses maciças de velocidade – para evitar a entrada do ESP convém evitar movimentos bruscos do volante que destabilizem a traseira.
Assim, maximizamos a aderência lateral e a velocidade decresce ao ritmo ideal desde a entrada (super rápida) até ao ponto mais lento da curva, com a frente a morder de forma positiva e traseira leve a acompanhar. Daí em diante, já com a saída à vista, é altura de voltar ao acelerador e sentir a potência do motor a repor rapidamente a velocidade perdida – entre os 60 e os 140 km/h em 3ª e 4ª o Abarth Grande Punto esseesse possui uma capacidade de aceleração equiparável à de um BMW 135i com 306 cv!
Neste ritmo, a condução do Grande Punto é extremamente relaxada, com tudo a decorrer de forma compassada: basta que se acerte o golpe de volante inicial e o carro faz o resto, balanceado de forma exímia o aumento de aceleração lateral com a taxa de mudança de direcção pretendida.
De facto, na estrada certa, um bom pequeno desportivo é uma arma difícil de bater.
http://www.autohoje.com/index.php?op...122&Itemid=364
Será?
http://www.zeperfs.com/duel2531-1488.htm
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Cá está o video! Começa um pouco antes dos 2 mins a parte do piso molhado:
http://www.youtube.com/watch?v=d5c-f...eature=related
Quanto ao 2º vídeo que mencionei, era o S2000 a curvar... hehe
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Eu se não tivesse andado no carro e viesse ler este tópico, talvez ficasse com a sensação que estavam a exagerar...
Mas tendo eu no dia a dia um CZT de 150cv que em algumas prestações se aproxima do esseesse, só posso dizer uma coisa....
NÃO TÊM NADA A VER!
O punto é superior em tudo, e então a curvar não dá hipóteses.
É que um carro para dar gozo e pica não é preciso andar só depressa, é um conjunto de pequenos pormenores que trazem essa alegria, e o Punto tem-nos!
Num hipotético arranque de um Punto e o CZT lado a lado, o CZT pouco iria perder, mas o condutor do CZT vai com um sorriso médio nos lábios e o condutor do punto vai com um sorriso rasgado de orelha a orelha!
Tenho de admitir que é um verdadeiro brinquedo!
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Originalmente Colocado por edununo Ver PostTeste da AH
De qualquer forma, depois de se assimilar a afinação “carro de corrida” deste Grande Punto esseesse, a qual beneficia o controlo, a aderência e a rapidez de resposta às solicitações do volante em detrimento de uma postura 100% estável (o controlo estabilidade resolve essa parte), este Abarth revela-se uma arma temível naquele tipo de estradas em que o asfalto serpenteia sem parar e os pequenos troços de recta apenas permitem um curto disparo de aceleração instantânea – existem alguns bons exemplos destas estradas na antiga “zona saloia de Lisboa”.
Neste tipo de estrada, de “apontar e disparar”, este Punto é de uma eficácia fenomenal e permite ritmos que deixariam muitos veículos com o dobro da potência em dificuldades apenas para acompanhar, quanto mais superar. Mas essa é uma das características que faz a diferença entre (mais) um banal pequeno desportivo e um (novo) ícone.
A direcção é rápida e directa, embora isenta de qualquer informação útil para o condutor, o que somado à rigidez da suspensão permite ao esseesse mudar de direcção com enorme acutilância e facilidade, ao passo que a frente resiste à subviragem na inscrição de forma estóica.
O Grande Punto gosta de ser “pilotado” como um carro de corridas, não dando grande margem para invenções e fantasia. Os travões devem ser atacados com o máximo de decisão logo de início, para “matar” o máximo de velocidade ainda com as rodas direitas, sendo progressivamente aliviados até ao final da travagem, para que a inscrição seja feita em desaceleração total mas carregando doses maciças de velocidade – para evitar a entrada do ESP convém evitar movimentos bruscos do volante que destabilizem a traseira.
Assim, maximizamos a aderência lateral e a velocidade decresce ao ritmo ideal desde a entrada (super rápida) até ao ponto mais lento da curva, com a frente a morder de forma positiva e traseira leve a acompanhar. Daí em diante, já com a saída à vista, é altura de voltar ao acelerador e sentir a potência do motor a repor rapidamente a velocidade perdida – entre os 60 e os 140 km/h em 3ª e 4ª o Abarth Grande Punto esseesse possui uma capacidade de aceleração equiparável à de um BMW 135i com 306 cv!
Neste ritmo, a condução do Grande Punto é extremamente relaxada, com tudo a decorrer de forma compassada: basta que se acerte o golpe de volante inicial e o carro faz o resto, balanceado de forma exímia o aumento de aceleração lateral com a taxa de mudança de direcção pretendida.
De facto, na estrada certa, um bom pequeno desportivo é uma arma difícil de bater.
http://www.autohoje.com/index.php?op...122&Itemid=364
Será?
http://www.zeperfs.com/duel2531-1488.htm
É mais este: http://www.zeperfs.com/duel2531-1718.htm
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Originalmente Colocado por edununo Ver PostTeste da AH
De qualquer forma, depois de se assimilar a afinação “carro de corrida” deste Grande Punto esseesse, a qual beneficia o controlo, a aderência e a rapidez de resposta às solicitações do volante em detrimento de uma postura 100% estável (o controlo estabilidade resolve essa parte), este Abarth revela-se uma arma temível naquele tipo de estradas em que o asfalto serpenteia sem parar e os pequenos troços de recta apenas permitem um curto disparo de aceleração instantânea – existem alguns bons exemplos destas estradas na antiga “zona saloia de Lisboa”.
Neste tipo de estrada, de “apontar e disparar”, este Punto é de uma eficácia fenomenal e permite ritmos que deixariam muitos veículos com o dobro da potência em dificuldades apenas para acompanhar, quanto mais superar. Mas essa é uma das características que faz a diferença entre (mais) um banal pequeno desportivo e um (novo) ícone.
A direcção é rápida e directa, embora isenta de qualquer informação útil para o condutor, o que somado à rigidez da suspensão permite ao esseesse mudar de direcção com enorme acutilância e facilidade, ao passo que a frente resiste à subviragem na inscrição de forma estóica.
O Grande Punto gosta de ser “pilotado” como um carro de corridas, não dando grande margem para invenções e fantasia. Os travões devem ser atacados com o máximo de decisão logo de início, para “matar” o máximo de velocidade ainda com as rodas direitas, sendo progressivamente aliviados até ao final da travagem, para que a inscrição seja feita em desaceleração total mas carregando doses maciças de velocidade – para evitar a entrada do ESP convém evitar movimentos bruscos do volante que destabilizem a traseira.
Assim, maximizamos a aderência lateral e a velocidade decresce ao ritmo ideal desde a entrada (super rápida) até ao ponto mais lento da curva, com a frente a morder de forma positiva e traseira leve a acompanhar. Daí em diante, já com a saída à vista, é altura de voltar ao acelerador e sentir a potência do motor a repor rapidamente a velocidade perdida – entre os 60 e os 140 km/h em 3ª e 4ª o Abarth Grande Punto esseesse possui uma capacidade de aceleração equiparável à de um BMW 135i com 306 cv!
Neste ritmo, a condução do Grande Punto é extremamente relaxada, com tudo a decorrer de forma compassada: basta que se acerte o golpe de volante inicial e o carro faz o resto, balanceado de forma exímia o aumento de aceleração lateral com a taxa de mudança de direcção pretendida.
De facto, na estrada certa, um bom pequeno desportivo é uma arma difícil de bater.
http://www.autohoje.com/index.php?op...122&Itemid=364
Será?
http://www.zeperfs.com/duel2531-1488.htm
No zeperfs não aparecem as reprises mencionadas pela AH, mas as próximas destes valores, há equilibrio.
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Originalmente Colocado por OrDoS Ver PostEu vi um video de teste no youtube em piso molhado num "S" feito com pinos, e a traseira do carro parecia sair de forma suficiente a garantir diversão. Também há um vídeo de alguém a fazer uma curva apertada com o piso molhado e a trasiera sai bem... deixa ver se encontro isso...
nao ponho isso em causa.
Simplesmente prefiro ter opcoes a nao as ter. E num carro desportivo dou bastante importancia a isso.
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Originalmente Colocado por OrDoS Ver PostCá está o video! Começa um pouco antes dos 2 mins a parte do piso molhado:
http://www.youtube.com/watch?v=d5c-f...eature=related
Quanto ao 2º vídeo que mencionei, era o S2000 a curvar... hehe
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Originalmente Colocado por OrDoS Ver PostNão, é do normal, o objectivo era mostrar o teste em piso molhado, que eu saiba esse comportamento não muda (pelo menos muito) de um para o outro...
Vê a partir dos 2:10 min
O esseesse tem molas, jantes, pneus, afinações tudo diferente.
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Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Postnao percebo como é que um carro tao focado na conducao nao tem um ESP desligavel. Raio de moda.
Um carro daqueles não é para andar a fazer piões, por isso não sei o porque de ser obrigatório desligar o ESP.Editado pela última vez por rogerAjacto; 20 February 2009, 13:44.
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostNão andei no normal, mas o comportamento não muda?
O esseesse tem molas, jantes, pneus, afinações tudo diferente.
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Originalmente Colocado por jomaso Ver PostCo o é que o carro se comporta em baixas rotações? Tendo em conta que é apenas um 1.4 tenho alguma curiosidade.
Há atrasado conduzi um Mini JCW e fiquei com a sensação que se nota a falta de cc's em baixas.
"But it’s how it drives that matters most and that all depends on whether you’ve been tempted by that Sport Boost button or not.
With Sport mode off, the Grande Punto Abarth is pretty much like any other three-door hatch designed with boy racers in mind.
It has all the bells and whistles when it comes to its looks, but tends to feel as though it’s being driven through treacle.
Hitting the Sport Boost button increases power at low revs by around 11 per cent, however, which is why it feels so potent when it matters."
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Originalmente Colocado por OrDoS Ver PostFaço a mesma pergunta a quem experimentou, visto que o carro também tem um botão de Sport Boost que supostamente melhora as relações em baixas.
"But it’s how it drives that matters most and that all depends on whether you’ve been tempted by that Sport Boost button or not.
With Sport mode off, the Grande Punto Abarth is pretty much like any other three-door hatch designed with boy racers in mind.
It has all the bells and whistles when it comes to its looks, but tends to feel as though it’s being driven through treacle.
Hitting the Sport Boost button increases power at low revs by around 11 per cent, however, which is why it feels so potent when it matters."
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Originalmente Colocado por jomaso Ver PostCo o é que o carro se comporta em baixas rotações? Tendo em conta que é apenas um 1.4 tenho alguma curiosidade.
Há atrasado conduzi um Mini JCW e fiquei com a sensação que se nota a falta de cc's em baixas.
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Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver PostSe for permissivo, e acredito que o seja, não vejo a necessidade para ser desligado. Em pista, quando actua é porque já se está a conduzir mal.
Um carro daqueles não é para andar a fazer piões, por isso não sei o porque de ser obrigatório desligar o ESP.
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostO botão do sport boost é para andar sempre ligado, logo não deu para comparar com e sem! LOL
Isso é que deve ter sido diversão... Eu por acaso o meu objectivo é um dia ter um Lotus Elise S (o menos potente) para me divertir ou mesmo para o dia-a-dia (depende de como a vida me "abonar", ahaha), alguém aqui que conduziu o Abarth já conduziu algum desses para poder dar-me uma ideia de "comparação"?
No Lotus pelo menos a traseira é fácil de abanar, hehe
É que este Abarth está a mexer comigo ao ponto de ponderar a aquisição de um Lotus tão cedo e deixá-lo para mais tarde na vida.
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Ora bem...eu tinha ali um tópico preparado sobre esta história...mas, e porque realmente aconteceu assim quase de seguida, iria comparar com o incomparável e endeusado argolas do AHO S3...
Eu preferi o Essesse ontem do que o S3 a milhas -> era este o raça do titulo pahhh
É como o V7 disse...entranha-se como deve ser uma paixão...é algo que se sente, que é a 1ª vista -> neste caso à 1ª aceleradela
A frase que sempre me ocorreu e iria colocar aqui era:
"Carros não se medem pelos números". Vale a pena experimentar...sentir...isto para quem não os vê como meios de transporte
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Originalmente Colocado por OrDoS Ver PostFaço a mesma pergunta a quem experimentou, visto que o carro também tem um botão de Sport Boost que supostamente melhora as relações em baixas.
"But it’s how it drives that matters most and that all depends on whether you’ve been tempted by that Sport Boost button or not.
With Sport mode off, the Grande Punto Abarth is pretty much like any other three-door hatch designed with boy racers in mind.
It has all the bells and whistles when it comes to its looks, but tends to feel as though it’s being driven through treacle.
Hitting the Sport Boost button increases power at low revs by around 11 per cent, however, which is why it feels so potent when it matters."
É um carro que se conduz em 4ª/5ª a 40Kmh sem queixumes, o Sport Boost desligado, apenas te torna a direcção mais leve e torna o acelerador menos sensível, e reduz o binário.
Agora com o Sport ligado, em qualquer uma das primeiras 4 relações, podes preparar uma cuequinha extra a partir das 2500 e novamente por volta das 4000 há festa!!!!
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Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Postnao percebo como é que um carro tao focado na conducao nao tem um ESP desligavel. Raio de moda.
Mas ao mesmo tempo te digo, e muuuuuuuuuuito por experiência própria (várias vezes os meus penduras que o digam)...o ESP não intervém...
O Controlo de Tracção é que está muito presente em estradas de fraca aderência principalmente...mas acaba por ser bom:
Só ia-se esfumar em pneus, e assim prepara o carro melhor para o kick de quando larga o CT e saí apontado
2ª, fundo na rotunda...ouves ahhhn-pára (parece que tiras o pé), apontas o volante na saída - larga os bichos no meio de um trovão de escape -> a sensação melhor saída é a de warp-drive Mr. Sulu
Mas o melhor é em curvas encadeadas lentas em que nunca vi uma traseira mais viva...parecia a conduzir o MX5 em contra-brecagens de 1/4 de volante nas curvas todas
E depois é a personalidade do pica sempre ali...o raça do carro, não sei porquê cada travagem acendia os 4 piscas...tipo teca-teca-teca rápido -> ou seja ele próprio convidava a malta para o pica de rir
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