Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel separa-se da GM!! GM equaciona venda de Opel - VW e chineses interessados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por fzitraif Ver Post
    Tem alguma quota de mercado, está no Top 5 europeu a nível de vendas mas existem muitos custos associados a isso. É uma marca que este ano deu enorme prejuízo como quase todas e não tem grande margem de progressão. É uma simples marca generalista

    Por exemplo a SAAB ou Volvo são marcas mais aliciantes porque são marcas com muito mercado por explorar, a Opel é a típica marca que vende bem Corsas e Astras o resto é só para encher.


    Pode ser aliciante eventualmente para fazer de low cost a uma Daimler ou BMW.

    A Opel nunca pode ser considerada uma low-cost se formos por ai a VW, a Ford Europeia, a propria Audi são low cost da Mercedes e BMW, isso é um conceito errado.


    A Opel tem tudo para ser uma marca independente, não precisa de ninguém sabe construir carros, sem ajuda de ninguém.

    Ao contrário da Saab e Volvo que sempre precisaram de ajuda para construir os seus carros, estas duas nunca tem hipoteses isoladamente, e se antes da crise já davam muito prejuizo, isoladamente e com crise vão ser um buraco negro de milhões não tem qualquer hipotese isoladas.

    No entanto para bem dos trabalhadores suecos espero bem que se consiga arranjar uma forma de sobreviverem.
    Espero que não seja mais uma Rover, mas não vai ser fácil.

    Comentário


      #32
      Questiono as noções do mundo automóvel de certas pessoas.

      A Opel para ser uma boa marca, tinha de ser como a Volvo, BMW, Mercedes.....e CARA TAMBÉM!

      Exacto!

      Quanto à noticia em si, não me aquece nem me arrefece. Não sei se vai ser melhor ou pior.

      Comentário


        #33
        Opel?!
        A GM vai vender a Opel?!
        Só vai vender a marca (nome), pois de resto, não há muito (nada) para vender!

        É bom negocio, para os chineses, claro!
        Não vejo outra solução....

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
          Tens noção que a SAAB vende tanto ou (provavelmente) mais que a Alfa Romeo não tens?? É que não contam apenas as vendas cá no burgo... enfim... Diz-me quantos Alfas vs SAAB vês nos USA ou nos países nórdicos por ex.

          Penso que a Opel tem tudo o que é preciso para sobreviver sozinha. Para começar tem a vontade e empenho do governo alemão, que por si só é uma garantia considerável. Tem muito mais condições que a SAAB, que está muito mais dependente de investimento privado.
          Por mim, que se safem as duas! Mais escolha há...
          a Alfa não vende, ainda, nos EUA. Essa dos países nórdicos não conta, é o mesmo que ir impingir BMW aos Franceses.

          A Saab está ultrapassada, arruinada, acabada. Ninguém quer um Saab. Provavelmente será a primeira a fechar.

          O governo Alemão apoiaria se não houvesse ali o bico de obra chamado Vauxhall. A Merkel gosta de manter a sua boa vontade dentro das fronteiras. Tenho alguma convicção que será mais uma das que vai fechar.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por João Pedro F Ver Post
            Em Aveiro vai esgotar o stock de álcool! O Tubular Bells vai limpar aquilo tudo com a alegria, depois de ver esta notícia.



            O que vale é que não bebo bebidas alcoolicas Mas quase dá vontade!

            Bom, a verdade é que há muito que ansiava por um acontecimento destes. Como alguns sabem eu estou de certa forma "dentro" e "ligado" à marca, e sei bem como algumas coisas funcionam, de quem vieram os exagerados cortes de custos, as uniformizações de várias caracteristicas, materiais, e qualidade, para dar em Opels, Chevrolets, e afins.

            Acho que isto, a longo prazo, será muito positivo.

            E acho claro que a Opel tem total capacidade de continuar sozinha, afinal, esteve ANOS a supurtar parte do grupo GM, a construir, a desenvolver, a criar, plataformas, motores, todas e mais algumas características, para todo o grupo!

            E o que ganhou com isso? Um Opel GT Americano, um Antara Koreano, um Corsa Italiano e um Agila Japones?

            Não faz sentido!

            Para mim, era começar já a limpar tudo o que viesse lá dos lados da América, e voltar a ter carros puramente alemães, com as típicas características que os destacam.

            Por mim, até o Insignia sofria já remodelação, para lhe serem recolocadas várias caracteristicas Opel, que infelizmente perdeu, devido ás malditas uniformizações entre as marcas do grupo.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
              Questiono as noções do mundo automóvel de certas pessoas.

              A Opel para ser uma boa marca, tinha de ser como a Volvo, BMW, Mercedes.....e CARA TAMBÉM!

              Exacto!

              Quanto à noticia em si, não me aquece nem me arrefece. Não sei se vai ser melhor ou pior.


              Questione as suas noções do mundo automóvel porque estão muito erradas, comparar a Opel à Volvo!!!!!!!

              A Volvo é boa em Camiões, em carros sempre foi fraca e dependendo de terceiros desde os motores PRV, Renault, ...

              A Volvo não tem capacidade para ser independente.

              A Opel sempre foi independente é propriedade dos americanos mas nunca foram eles a fazer o projecto dos Opel, a Opel é que tem engenharia para ensinar à GM Americana.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Vitor Patricio Ver Post
                Questione as suas noções do mundo automóvel porque estão muito erradas, comparar a Opel à Volvo!!!!!!!

                A Volvo é boa em Camiões, em carros sempre foi fraca e dependendo de terceiros desde os motores PRV, Renault, ...

                A Volvo não tem capacidade para ser independente.

                A Opel sempre foi independente é propriedade dos americanos mas nunca foram eles a fazer o projecto dos Opel, a Opel é que tem engenharia para ensinar à GM Americana.
                O ciber não estava a comparar, ele estava a relacionar a questão Imagem/Preço.

                Em relação ao que coloquei a Bold, é precisamente isso que descrevo no meu post anterior.

                Por isso acho ridículo dizer-se que sózinha não aguenta. Então esteve a aguentar um grupo inteiro, a ceder tudo e mais alguma coisa, e agora não se consegue aguentar sozinha?!

                Enfim...

                Comentário


                  #38
                  Concordo plenamente com o Tubular. A opel é a marca que sustenta a GM em termos de qualidade global. Tal como neste momento é a Ford Europa que sustem o futuro da Ford EUA pelos produtos mais adaptados à realidade.

                  Olha Tubular, e o que achas de a Opel comprar a Saab e torna-la ao longo dos anos a sua premium, como a Vw fez com a Audi?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                    O ciber não estava a comparar, ele estava a relacionar a questão Imagem/Preço.

                    Em relação ao que coloquei a Bold, é precisamente isso que descrevo no meu post anterior.

                    Por isso acho ridículo dizer-se que sózinha não aguenta. Então esteve a aguentar um grupo inteiro, a ceder tudo e mais alguma coisa, e agora não se consegue aguentar sozinha?!

                    Enfim...

                    Sem ser o Astra para a Saturn, este Insignia para a Buick, não estou a ver mais nada que a Opel tenha fornecido ás outras marcas nomeadamente na América.

                    Aguentar o grupo inteiro?

                    Comentário


                      #40
                      Acho estranho estes comentários de que a GM deve muito à Opel.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Ice_device Ver Post
                        Concordo plenamente com o Tubular. A opel é a marca que sustenta a GM em termos de qualidade global. Tal como neste momento é a Ford Europa que sustem o futuro da Ford EUA pelos produtos mais adaptados à realidade.

                        Olha Tubular, e o que achas de a Opel comprar a Saab e torna-la ao longo dos anos a sua premium, como a Vw fez com a Audi?
                        Pessoalmente acho que seria uma boa aposta, mas não sei até que ponto isso é sopurtável, para já, a nível de custos.

                        Creio até que não haveria grande "dificuldade" em fazerem isso, a Saab já tem uma "imagem" melhor que a Opel, o 9-3 é um belo automovel, e o futuro 9-5 parece ter bons contornos. Bastaria elevar-lhes a qualidade geral (o que é possível, já que são carros mais caros, logo suportaria esse acrescimo de qualidade geral), e a coisa funcionava.

                        Agora, em termos de custos/valores não sei até que ponto, poderia a Opel neste momento proceder a uma compra desse nível, e provavelmente necessitaria de muitos anos para reaver o investimento.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                          Sem ser o Astra para a Saturn, este Insignia para a Buick, não estou a ver mais nada que a Opel tenha fornecido ás outras marcas nomeadamente na América.

                          Aguentar o grupo inteiro?
                          Holden na Autrália, Chevrolet na America Latina e África, Vauxhall no RU. Tudo material Opel. E nos EUA nao foi mais porque os americanos conduziam banheiras de 5 metros e 13 litros aos 100. essa opção tem resultados à vista...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                            Sem ser o Astra para a Saturn, este Insignia para a Buick, não estou a ver mais nada que a Opel tenha fornecido ás outras marcas nomeadamente na América.

                            Aguentar o grupo inteiro?
                            Isso não acontecia no sentido directo do termo "aguentar o grupo inteiro". Mas se começares a ver a quantidade de material e caracteristicas desenvolvidas pela Opel que percorrem os vários produtos da GM...

                            A Chevrolet Brazil... são os nossos Opel com alguns retoques, chegaram ao ponto da Opel enviar para lá alguns Astra H, para os ensaios, e "alterações" para sair lá como Vectra.

                            A Buick, a Saturn, a Chevrolet, que usa tecnologia antiga da Opel... a propria Saab que usava chassis e motores Opel...

                            Acho que só isto já demonstra o quanto a GM precisa da Opel. Pelo menos fora da América.

                            A GM deu o quê? Dinheiro e cortes de custos? De resto deu, como já disse, um GT Americano, um Corsa Italiano, um Antara Koreano, e um Agila Japuna...

                            Eu não sou economista, nem domino, economia, mas que os produtos Opel que a GM vendeu, com outros emblemas, lhe deram muito dinheirinho a ganhar, disso não tenho dúvidas!

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                              Pessoalmente acho que seria uma boa aposta, mas não sei até que ponto isso é sopurtável, para já, a nível de custos.

                              Creio até que não haveria grande "dificuldade" em fazerem isso, a Saab já tem uma "imagem" melhor que a Opel, o 9-3 é um belo automovel, e o futuro 9-5 parece ter bons contornos. Bastaria elevar-lhes a qualidade geral (o que é possível, já que são carros mais caros, logo suportaria esse acrescimo de qualidade geral), e a coisa funcionava.

                              Agora, em termos de custos/valores não sei até que ponto, poderia a Opel neste momento proceder a uma compra desse nível, e provavelmente necessitaria de muitos anos para reaver o investimento.
                              Repara. Deixava-se falir a Saab. Negociava-se com o governo sueco. A Saab seria uma marca marginal durante uns anos, mas produzia o suficiente para não morrer. Quando as coisas melhorassem para a Opel, 3/4/5 anos, começava-se a apostar em novos produtos e trazia-se a Saab para o DTM, por exemplo. A imagem do grupo ia melhorando aos poucos. A Audi estava muribunda, a Vw estava em dificuldades mas olha onde estão agora....

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Ice_device Ver Post
                                Repara. Deixava-se falir a Saab. Negociava-se com o governo sueco. A Saab seria uma marca marginal durante uns anos, mas produzia o suficiente para não morrer. Quando as coisas melhorassem para a Opel, 3/4/5 anos, começava-se a apostar em novos produtos e trazia-se a Saab para o DTM, por exemplo. A imagem do grupo ia melhorando aos poucos. A Audi estava muribunda, a Vw estava em dificuldades mas olha onde estão agora....
                                Isso é verdade, e visto dessa forma, concordo plenamente contigo. A longo prazo seria um excelente investimento!

                                A ver vamos o que os senhores dos cadeirões decidem nesse campo.

                                Mas visto dessa forma realmente... A Saab "tem tudo" para poder ser a imagem "premium" da Opel.

                                Comentário


                                  #46
                                  Sim a Holden recebeu plataformas e carros durante os anos 70-90, Actualmente é fornecida por tecnologia da GM, especialmente da GM Daewoo.

                                  NA América latina são Chevrolet com opel e outros por trás com tecnologia da Maria Cachuca.

                                  Acho que uma das provas de que a Opel não tem muita capacidade tecnologica por si só é o facto de não ter tido soluções diesel próprias. Tiveram algumas mas tem sido sempre uma história bastante atribulada Opel e Diesel juntos.

                                  O mesmo se passa com a Ford aliás, embora a Ford se tenha saido melhor nas alianças que fez.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Para isso era preciso que a Opel tivesse muito melhor imagem do que tem.

                                    A saída da GM pode parecer boa, numa primeira análise superficial dos saudosistas que esperam que se torne finalmente "a velha marca alemã".

                                    A saída não é dramática, nada o é nos dias de hoje com a flexibilidade possível nesta indústria.

                                    A única coisa verdadeiramente dramática para a Opel, é que não sobreviverá sem uma "aliança" com outro construtor.

                                    Hoje em dia, dificilmente se subsiste sozinho, para mais generalista.

                                    A Opel terá, inevitavelmente, que fazer inúmeras alianças pontuais (género PSA) ou mesmo uma aliança global com outro construtor género Renault/Nissan.

                                    De outra forma, em 10 anos, 'tá na cova.

                                    Certinho e direitinho.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                      Isso não acontecia no sentido directo do termo "aguentar o grupo inteiro". Mas se começares a ver a quantidade de material e caracteristicas desenvolvidas pela Opel que percorrem os vários produtos da GM...

                                      A Chevrolet Brazil... são os nossos Opel com alguns retoques, chegaram ao ponto da Opel enviar para lá alguns Astra H, para os ensaios, e "alterações" para sair lá como Vectra.

                                      A Buick, a Saturn, a Chevrolet, que usa tecnologia antiga da Opel... a propria Saab que usava chassis e motores Opel...

                                      Acho que só isto já demonstra o quanto a GM precisa da Opel. Pelo menos fora da América.

                                      A GM deu o quê? Dinheiro e cortes de custos? De resto deu, como já disse, um GT Americano, um Corsa Italiano, um Antara Koreano, e um Agila Japuna...

                                      Eu não sou economista, nem domino, economia, mas que os produtos Opel que a GM vendeu, com outros emblemas, lhe deram muito dinheirinho a ganhar, disso não tenho dúvidas!
                                      A GM deu a plataforma para o Vectra C e para o novo Insignia.
                                      Plataforma Epsilon e Epsilon II.... sem elas não existiam Vectras, 9.3, BLS, Signum, Fiat Croma e Insignia.

                                      Os produtos OPEL que usaram e abusaran de tecnologia GM (e dos acordos com outros fabricantes) deram algum dinheiro à GM, até porque a Opel também teve alguns flops recentes!

                                      Esqueceste de referir os comerciais franceses, que a Opel obteve através da Renault...
                                      Chega-se à conclusão que em quase todos os veículos, a Opel está dependente de terceiros!!!! Como é que uma marca assim consegue sobreviver ?
                                      Editado pela última vez por 3com; 28 February 2009, 13:13.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                        Isso é verdade, e visto dessa forma, concordo plenamente contigo. A longo prazo seria um excelente investimento!

                                        A ver vamos o que os senhores dos cadeirões decidem nesse campo.

                                        Mas visto dessa forma realmente... A Saab "tem tudo" para poder ser a imagem "premium" da Opel.
                                        E mais, nas mãos de um contrutor alemão, a Saab ganhava credibilidade no mercado e as boas graças da imprensa. Queres apostar como vendia muito mais na Alemanha/Suécia/Rússia/Europa de Leste?

                                        Além disso a Personalidade que por vezes falta à Opel SOBRA à Saab com a sua ligação a aviões de caça e design fora do comum.

                                        Por exemplo a Volvo seria uma óptima aposta para o grupo PSA. Pelas mesmas razões.

                                        vamos esperar que as contabilidades e o amor aos automóveis nos tragam bons desfechos...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por André Ver Post
                                          Para isso era preciso que a Opel tivesse muito melhor imagem do que tem.

                                          A saída da GM pode parecer boa, numa primeira análise superficial dos saudosistas que esperam que se torne finalmente "a velha marca alemã".

                                          A saída não é dramática, nada o é nos dias de hoje com a flexibilidade possível nesta indústria.

                                          A única coisa verdadeiramente dramática para a Opel, é que não sobreviverá sem uma "aliança" com outro construtor.

                                          Hoje em dia, dificilmente se subsiste sozinho, para mais generalista.

                                          A Opel terá, inevitavelmente, que fazer inúmeras alianças pontuais (género PSA) ou mesmo uma aliança global com outro construtor género Renault/Nissan.

                                          De outra forma, em 10 anos, 'tá na cova.

                                          Certinho e direitinho.
                                          10 anos? A OPEL está à beira da insolvência.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Veja o que se passa com a Saab. A produção está a parar na Europa porque a Saab não tem $$$ para pagar à alfândega a entrada de componentes vindos fora da Europa.

                                            Isto evidencia 2 causas. Bancarrota para a Saab. A globalização do mercado automóvel.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por André Ver Post
                                              Para isso era preciso que a Opel tivesse muito melhor imagem do que tem.

                                              A saída da GM pode parecer boa, numa primeira análise superficial dos saudosistas que esperam que se torne finalmente "a velha marca alemã".

                                              A saída não é dramática, nada o é nos dias de hoje com a flexibilidade possível nesta indústria.

                                              A única coisa verdadeiramente dramática para a Opel, é que não sobreviverá sem uma "aliança" com outro construtor.

                                              Hoje em dia, dificilmente se subsiste sozinho, para mais generalista.

                                              A Opel terá, inevitavelmente, que fazer inúmeras alianças pontuais (género PSA) ou mesmo uma aliança global com outro construtor género Renault/Nissan.

                                              De outra forma, em 10 anos, 'tá na cova.

                                              Certinho e direitinho.

                                              A fazer aliança com outro constructor seria mais rentável com a Fiat com a qual já tem parceria para os motores diesel, os 1.3 e 1.9CDTI são de origem Fiat.

                                              Comentário


                                                #53
                                                O futuro a Deus pertence, mas a GM não me parece auspicioso.

                                                E no que diz respeito à Europa, as operações não são ruinosas como nos USA, mas não têm sido um caso de sucesso.

                                                Aliás, a GM sofreu um grande rombo com o valor que teve de pagar à Fiat, cerca de 10mM USD, por incumprimento de contrato....
                                                O que permitiu à Fiat um GRANDE balão de oxigénio, mas uma completa falta de maneiras.

                                                O pessoal da Europa está é na esperança da mama dos Governos. Que por mim, não resolve nada neste contexto (GM).

                                                O cenário é grave.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Parte de um artigo do Spiegel sobre o possível spinoff da Opel como aconteceu com a SAAB

                                                  http://www.spiegel.de/international/...9697-2,00.html

                                                  Opel Spin-Off from GM Would be Tough
                                                  Opel is deeply intertwined in GM's global production processes. It develops and assembles cars for group subsidiaries in the US and Korea. But the Germans also get models from the other brands. The Antara sports utility vehicle and the Agila small car are produced by GM subsidiaries Daewoo and Suzuki.
                                                  If Opel is to be saved, it will have to be withdrawn from the global production and development network. But is that possible? And should the government support this process with billions of euros in credit guarantees or even a direct stake?
                                                  Former Opel CEOs such as Louis Hughes followed a simple concept. They cut back on investment, which led to short-term profit increases. And if that meant the carmaker was short of fresh models after two or three years, that was problem for the next CEO to handle. It was the American way of management. And it's a mentality that is now responsible for the loss of tens of thousands of American jobs each day. The only thing that mattered was the next set of quarterly results, rather than the long-term development of the brand, which has been in decline for the last 15 years.
                                                  At the start of the 1990s, Opel's German market share of 17 percent almost matched Volkswagen's. Last year Opel only had just over eight percent and was even behind luxury manufacturers BMW and Mercedes.





                                                  As a mass producer, Opel is being squeezed from two sides. It's under pressure from low-cost producers in Japan and Korea, and at the high end is losing market share to small models made by Mercedes, BMW and Audi. GM boss Wagoner refers to Opel like an old car he wants to get rid of. He was ready to sell it, he said last Tuesday. But so far no buyer had emerged, he added.
                                                  Splitting off GM's European business would be difficult but not impossible. The group would have to place its plants and the Rüsselsheim development center into a separate company in which GM could retain a minority stake to ensure that its models could continue getting engines and technology from Europe. And Opel could keep on using models from the GM group, a standard practice among partners in the auto industry.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    MAis uma parte do artigo em que mostra o porquê de agora ser a pior altura para a marca se tornar independente:

                                                    E aborda o problema das ajudas estatais ou mesmo do controle da Opel pelo governo alemão.

                                                    Diferenças da Opel para a SAAB? Só no tamanho e nas declarações de intenções por parte da GM.

                                                    No Private Sector Takers for Opel
                                                    But it remains unclear who could or would want to hold a majority stake in the German company. The global auto industry is in crisis. It has had surplus capacity for years. All the world's assembly plants can produce well over 90 million cars annually, but only 50 million are likely to be bought this year. If there's something car manufacturers really don't need these days, it's new plants. It's not surprising that none of Opel's rivals has so far shown an interest in acquiring a stake in it.
                                                    For the time being, a government stake looks like the only option. But the government has deep misgivings about taking such a step. A state-owned carmaker would be extremely hard to manage. It would be virtually impossible to base decisions on matters such as job cuts on economic criteria. Instead, management would be dictated by political considerations.


                                                    DER SPIEGEL
                                                    There is huge surplus capacity in the global auto industry.


                                                    Economists fear a government bailout of Opel would lead to a whole series of corporate rescues that could undermine Germany's economic foundations. How is the government to decide which company shall survive and which can be allowed to die? Should it decide based on the number of employees? Or on who has the most modern business model? Or would the company that yells the loudest get the government's cash? Or the firm that happens to be based in the constituency of a particularly influential politician? That's the key problem with state intervention -- if the government helps one company, it automatically puts another at a disadvantage, even if that company had a better management. Companies are in effect punished for being more robust and competitive than ailing firms. In helping troubled companies, the government distorts competition because it unilaterally changes the rules of the game.
                                                    Worse yet: If companies can rely on government aid in a crisis, they tend to risk more, because they know they'll be rescued if things go wrong. Economists call that kind of behavior a "moral hazard." Many bankers are irritated because Commerzbank, which has been part-nationalized, is currently wooing customers with especially generous interest rates and aggressive advertising.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      E por ultimo a conclusão do artigo, ou seja, o que faz sentido a nível económico é deixar a Opel falir.

                                                      Por isso é que a história de que a Opel ser independente e agora é que vai ser para mim é uma ilusão, a tal ilusão tipica que tenho vindo a criticar motivada pelo recente orgulho europeu que somos os maiores e que os americanos é que são uns tótós.


                                                      Having the Guts to Let Firms Fail
                                                      Insolvencies are part of financial crises, says Clemens Fuest, a professor of economics at Oxford University. That may be regrettable for the workers affected, but the government should nevertheless confine itself to cushioning the impact through welfare benefits and labor market policies, he believes. Otherwise "there's a danger the dam could burst," says Fuest.
                                                      Nonetheless, it's clear that the government won't simply drop Opel. Federal and regional government experts have been discussing the case for weeks, but they haven't found a solution yet. In fact, the longer they deal with the case, the more difficult it seems.
                                                      Until recently, the federal government estimated that it would have to guarantee €1.8 billion worth of loans. But it recently revised up Opel's liquidity requirements to €3.3 billion.
                                                      And it's unclear at this stage where the loans secured by the government would come from. No bank is prepared to provide Opel with funds at present, the government believes. It's also unclear how Germany could prevent billions of euros of German taxpayer's money from ending up in Detroit. Experts in Berlin say there's no way to guarantee that doesn't happen. That's why some politicians are pushing for the state to take a direct stake in Opel. Merkel, however, is reluctant to do that because it would open the floodgate to more nationalizations.
                                                      Temporary Government Stake
                                                      At present, the government is favoring loan guarantees. If that doesn't work, politicians would find it nigh-on impossible to veto a public stake in Opel. In that case, the federal states could obtain a direct stake and the federal government would provide loan guarantees. Hesse governor Koch, however, is insisting that any government stake be temporary.

                                                      It's a lose-lose situation for the government. Even if it buys into Opel, the carmaker won't be able to avoid cutting jobs and possibly even closing a plant. The plant in Bochum is regarded as virtually impossible to save. Even a state-owned company can't afford to hold on to massive overcapacity in the longterm. Opel would be doomed to a gradual decline.
                                                      But if the government leaves Opel to the mercy of the market forces, the company is at risk of collapsing in the medium term. Tens of thousands of employees at Opel and its components suppliers would lose their jobs.
                                                      Letting Opel fail would be a tough course of action that would expose politicians to the anger and disappointment of many workers. But it would make economic sense. Otherwise the government would have no justification for rejecting the next company seeking aid. And they're already lining up.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                        MAis uma parte do artigo em que mostra o porquê de agora ser a pior altura para a marca se tornar independente:

                                                        E aborda o problema das ajudas estatais ou mesmo do controle da Opel pelo governo alemão.

                                                        Diferenças da Opel para a SAAB? Só no tamanho e nas declarações de intenções por parte da GM.

                                                        A nivel economico a diferença pode ser só o tamanho, a nivel tecnologico a diferença é que a Opel tem capacidade para criar e desenvolver sozinha os seus modelos, o que a Saab não tem sozinha.

                                                        A questão de serem independentes começou com as intenções do governo sueco ajudar Saab e Volvo, nesse aspecto poderia ser a unica forma de salvar a Saab embora pode-se ter uma parceria com a Opel e Fiat para partilhar componentes, motores.

                                                        Neste momento obviamente nenhum constructor vai arriscar comprar a Opel, mas também nada impede de serem independentes e estabelecerem as parcerias que mais lhe convierem. Alás o mundo automovel está cheio de parcerias entre as marcas.

                                                        Quanto aos governos acho que devem tentar salvaguardar a sua industria e os postos de trabalho, embora tentando distorcer o menos possivel o mercado, ou seja dando garantias bancarias para as fabricas poderem continuar a trabalhar, mas sem injectar dinheiro que podia ser utilizado para novos projectos, cada marca terá de encontrar o seu próprio caminho e a sua própria rentabilidade estabelecendo as parcerias que forem necessárias, fazendo as reestruturações que forem necessárias para adequar a sua estrutura fabril à realidade automovel actual.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Boas.

                                                          Pois eu gosto muito da Opel, sempre gostei, o meu pai teve dois(um Corsa e um Vectra)sempre com zero problemas, eu tenho uma Astra com 14 anos tambem sem avarias.

                                                          Na minha opinião o unico carro que se equipara ao Golf, (o melhor do secmento) é o Astra e vai continuar a selo quando sair o novo, vão ver.

                                                          A Opel vai safar-se e ainda bem para o sector automovel porque as grandes marcas fazem falta e a Opel é sem duvida uma grande marca.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Draivin Ver Post
                                                            a Alfa não vende, ainda, nos EUA. Essa dos países nórdicos não conta, é o mesmo que ir impingir BMW aos Franceses.

                                                            A Saab está ultrapassada, arruinada, acabada. Ninguém quer um Saab. Provavelmente será a primeira a fechar.

                                                            O governo Alemão apoiaria se não houvesse ali o bico de obra chamado Vauxhall. A Merkel gosta de manter a sua boa vontade dentro das fronteiras. Tenho alguma convicção que será mais uma das que vai fechar.
                                                            Em todo o mundo a SAAB vende tanto ou mais que a Alfa. É mentira? E essa da Alfa não vender nos USA "ainda" já eu a ouço há anos.
                                                            Em relação às tuas afirmações sobre a SAAB e sobre o que quer ou deixa de querer a Merkel nem faço comentários. Olha... a GM devia era vir pedir-te conselhos...
                                                            Viva o "bota abaixismo"! O que importa é dizer mal. Opiniões sustentadas são uma chatice...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Ice_device Ver Post
                                                              Olha Tubular, e o que achas de a Opel comprar a Saab e torna-la ao longo dos anos a sua premium, como a Vw fez com a Audi?
                                                              Na minha opinião seria uma excelente solução! Não sei, em termos económicos, se as duas juntas têm, neste momento, capacidade para se sustentarem. Mas a longo prazo parece-me, realmente uma opção interessante.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X