Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O melhor FWD de sempre ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
    A questão do Exige é interessante.
    O exige pesa aproximadamente 950kg e tem 220cv.
    Relação peso-potência +- de 4.3kg/cv
    Em teoria deveria pôr o R26.R atrás de si, até tendo em conta que têm potências semelhantes.
    Mas é os pormenores da coisa.
    Os pneus fazem enorme diferença. Basta recordar o caso do GT-R!
    Com que pneus o Exige S fez esse tempo?
    Sabemos que o Megane vem com semi-slicks, o que lhe dá grande vantagem nas curvas, seja no antes, no durante e no depois.

    Era porreiro que a EVO pegasse em alguns destes carros e fizesse aqueles testes em Bedford, com análise telemétrica das voltas. Aí iria perceber-se onde se consegue ganhar os tempos. Se à entrada ou saída das curvas.
    No teste do Fifth Gear, onde põe o Megane contra um Caterham, nota-se claramente que o Caterham tem mais dificuldades em pôr a cavalagem no asfalto, com o sr. Needell em constantes ajustes no volante. A tracção do Megane é superior e permite ganhar muito tempo à entrada e saída das curvas.

    O caso do Autodelta também não me espanta assim tanto. Apesar dos números semelhantes, e apesar do 147 ser FWD, os travões devem permitir por si só, ganhar cagagésimos preciosos à entrada das curvas. E o diferencial deve fazer jogo de igual pra igual na velocidade de passagem e saída da curva. Além de que, parte da preparação incluiu a colocação de componentes provenientes do mundo da competição.

    O M3 não deixa de ser fenomenal, mas tambem compará-lo com máquinas tão adulteradas, quando este é um excelente all-rounder, torna-se complicado. Como o CSL demonstra, o potencial do M3 também pode ser libertado notavelmente com algumas alterações de grande efeito
    Queres queimar um fusível!?

    E se eu te disser que o M3 E46 é mais rápido que o Exige S em Nurburg!?

    Nota que nas análises que fases, estás a tirar a componente mais importante, o traçado onde é feito o tempo, largura da pista, qualidade do piso, tipo de curvas, altitude e o tamanho das rectas...

    Mas as análises são spot-on

    Pneus Exige:

    Yokohama A048

    Pneus Megane

    Toyo R888

    ainda vou fazer a loucura de usar uns destes na estrada e principalmente em pista!!!
    Editado pela última vez por Cobra; 11 March 2009, 09:21.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
      Queres queimar um fusível!?

      E se eu te disser que o M3 E46 é mais rápido que o Exige S em Nurburg!?

      Nota que nas análises que fases, estás a tirar a componente mais importante, o traçado onde é feito o tempo, largura da pista, qualidade do piso, tipo de curvas, altitude e o tamanho das rectas...

      Mas as análises são spot-on

      Pneus Exige:

      Yokohama A048

      Pneus Megane

      Toyo R888

      ainda vou fazer a loucura de usar uns destes na estrada e principalmente em pista!!!
      Poxa, não tás a facilitar
      Já li tantas coisas sobre o Exige, e referem sempre o grip fenomenal dos A048
      Como não me lembrei disso?

      Acho que o melhor, para se tirarem as dúvidas todas, é organizar um encontro AHO no green hell, e fazer uma vaquinha entre todos para arranjar equipamento de telemetria e perceber onde quem ganha ou perde o quê... e claro, alguém disponibilizar as máquinas a discussão

      O Nurburgring é um circuito rápido, mas nada macio...
      E como referiste e bem, existem muitas variantes que podem se ajustar ou não melhor às caracteristicas do veículo, mesmo que no papel seja superior/inferior a outros modelos.

      Comentário


        Não deixa de ser surpreendente que um Exige S sejamais lento que um M3 E46 e que um R26R.

        O único aspecto em que o Exige S pode não ser forte é em lidar com velocidades mais elevadas (V.Max de 238 km/h), mas aí é muito próximo do R26R, com a vantagem da relação peso/potência e do que isso implica em agilidade e poder de aceleração e travagem (!?)

        Aqui há que dizer que o Exige S tem uns pequenos discos de travão, mas como é relativamente leve ..... não sei.

        De facto é estranho, o R26R deve ser mais radical genericamente que o Exige S

        Comentário


          http://www.youtube.com/watch?v=q9ycbTFcyqY

          Encontrei isto...

          P.S - o Megane que passa ao incio ia com o fogo no cu...nunca mais se viu.

          Comentário


            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            Não deixa de ser surpreendente que um Exige S sejamais lento que um M3 E46 e que um R26R.

            O único aspecto em que o Exige S pode não ser forte é em lidar com velocidades mais elevadas (V.Max de 238 km/h), mas aí é muito próximo do R26R, com a vantagem da relação peso/potência e do que isso implica em agilidade e poder de aceleração e travagem (!?)

            Aqui há que dizer que o Exige S tem uns pequenos discos de travão, mas como é relativamente leve ..... não sei.

            De facto é estranho, o R26R deve ser mais radical genericamente que o Exige S
            Acredito que o ponto fraco do Exige vs os outros em Nurburg deva ser a suspensão, porque Nurburgring tem um piso aparentemente algo degradado, e o R26 e M3 devem digerir melhor esta particularidade e devem ter mais tracção.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
              Acredito que o ponto fraco do Exige vs os outros em Nurburg deva ser a suspensão, porque Nurburgring tem um piso aparentemente algo degradado, e o R26 e M3 devem digerir melhor esta particularidade e devem ter mais tracção.
              Pois. Era isso que faltava referir.
              Quando se diz que, se um carro fôr bom em Nurburgring, é bom em todo o lado, tem a ver com essa particularidade do circuito.
              O setup de suspensão não pode ser excessivamente duro, podendo originar perdas de tracção e uma "batalha" para manter o carro em pista, já que andará aos "saltinhos".
              A suspensão tem que ser eficaz a digerir todas as irregularidades do traçado, mantendo os pneus sempre em contacto com a estrada e garantindo a preciosa tracção.

              O r26.R tem um acerto mais mole que o do r26 standard, só possivel devido á cura de emagrecimento.

              O que me leva ao Exige, já que tem um peso inferior à tonelada.
              Será que o acerto do carro é de ser "rijo como os cornos"?
              E outro pormenor. No Exige S, o LSD é opcional.

              Comentário


                O Exige S não é muito duro, mas deve ser um vidrinho de cheiro e bora-se todo num circuito longo como o Ring.

                Mas é muito estranho isto. Deve ser a eficácia dos FWD .....

                Comentário


                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  O Exige S não é muito duro, mas deve ser um vidrinho de cheiro e bora-se todo num circuito longo como o Ring.

                  Mas é muito estranho isto. Deve ser a eficácia dos FWD .....
                  Talvez não nos pareça tão duro lá dentro por ser um carro tão leve e por isso o saltitar não ser tão evidente ou sentido mas é um carro seco, com certeza mais que o R26.R...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    Concordo contigo em relação à estética. Também não aprecio o R26R.

                    Já o resto embora seja o que dizem os testes, segundo eles também, não chega para classificar o R26R como melhor hatch.

                    Aparentemente esse titulo é mesmo deste ford que tem um motor melhor, é mais fácil de utilizar, vem dar um novo significado à palavra motricidade num fwd (só que tem mais 75 cv) e é mais rápido pelo menos no Mundo real, dando para ir às compras, levar crianças à escola, etc. e muito importante tem melhor direcção o que melhora muito a relação homem/máquina.
                    conhecendo o chassis do Focus, acredito que este RS seja um mini WRC FWD...

                    no entanto ainda falta de facto um teste numa pista apenas para comparar com o Megane, é que embora o deferencial faça de facto milagres, ainda me custa a acreditar que ele consiga colocar 300 cvs nas rodas da frente sem percas de tracção numa condução mais empenhada.

                    a questão do mundo real é ainda outro parâmetro que falta comprovar, por exemplo o antigo Focus RS era praticamente impossível de utilizar no dia-a-dia, tinha uma suspensão seca, com curso curto(bem ao género do FD2), falta de facto perceber se este novo RS consegue ser o melhor dos dois mundos!

                    Se assim for parabéns à Ford!

                    Comentário


                      que discussão fenomenal que aqui vai...se todos os tópicos fossem como este não fazia mais nada senão ler o forum.

                      no meu ver a capacidade de travagem do exige s não tem tanto a ver com o tamanho dos discos mas com a sua capacidade de resistir à fadiga. não sei se já viram de perto uns discos de uns IRC S2000. os discos nem são muito grandes, são é muito refrigerados.
                      apesar do exige se e do R26R terem "pouca" ponta quando comparado com o M3 por exemplo existe alguma zona do traçado onde cheguem perto do limite?
                      Também nunca diria que o R26R é mais rápido que o lotus. aerodinâmicamente nem faz sentido como é que um carro que é pouco mais que um tijolo consegue ter este desempenho...incrivel

                      Comentário


                        deleted

                        Comentário


                          Para mim há mais uma questão, embora saiba à partida que é uma falsa questão, mas queria saber a vossa opinião no assunto...

                          A Ford indica que pela primeira vez colocou 305cv num fwd e com sucesso, mas será que podemos considerar assim mesmo!?

                          A minha única dúvida recai no facto dos 305cv não estarem sempre ao nosso dispôr, penso que nas primeiras relações de caixa o binário até é limitado para evitar o torque-steer, ou seja conseguiu-se uma forma de colocar os 305cv sem eles estarem sempre disponíveis, porque senão iria ser o bom e o bonito... As outras marcas usam o autoblocante que vai distribuindo a potência entre as rodas, mas aqui há uma espécie de limitador de binário que simplesmente não permite a utilização plena do motor...
                          Ou seja e em lb/ft, na prática o RS tem 325lb/ft, mas em 1ª e 2ª disponibiliza via limitador 265lb/ft para evitar desgraças!!! nas outras relações o carro fica liberto para se explorar por inteiro!

                          Notem não é uma crítica, e ainda bem que existem este tipo de controlos, assim podemos usufruir deste tipo de carros, sem corrermos risco de vida à saída de um qualquer gancho!

                          Comentário




                            Está aqui a famosa volta.

                            Do que pude conseguir traduzir e que me pareceu relevante para a discussão: "Sendo muito leve, o Exige S tem uma direcção com reacções muito directas, o que não torna tão simples como suposto manter o carro numa linha ideal. É necessário portanto alguma habituação para se conduzir junto ao limite da pista."

                            A isto junta-se o que já foi dito: o Exige é muito leve e o piso de Nordschleife não é dos melhores. O carro deve perder aderência em alguns pontos.

                            Segundo o gráfico da pista, também se pode constatar que a velocidade máxima que o Exige atingiu foi de 219km/h, um valor francamente baixo.

                            Editado pela última vez por Lotus; 11 March 2009, 14:25.

                            Comentário


                              Em zonas tipo o Karussell, o Exige deve perder muito tempo para R26-R e M3, o piso parece francamente mau e deve haver muitas perdas de tracção, mas por exemplo na pista TG, o Exige S dá práticamente 6 segundos ao M3 E46!!!!!!!!!!!!!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
                                que discussão fenomenal que aqui vai...se todos os tópicos fossem como este não fazia mais nada senão ler o forum.

                                no meu ver a capacidade de travagem do exige s não tem tanto a ver com o tamanho dos discos mas com a sua capacidade de resistir à fadiga. não sei se já viram de perto uns discos de uns IRC S2000. os discos nem são muito grandes, são é muito refrigerados.
                                apesar do exige se e do R26R terem "pouca" ponta quando comparado com o M3 por exemplo existe alguma zona do traçado onde cheguem perto do limite?
                                Também nunca diria que o R26R é mais rápido que o lotus. aerodinâmicamente nem faz sentido como é que um carro que é pouco mais que um tijolo consegue ter este desempenho...incrivel
                                Olha que o Megane tem muito menos drag que um Exige.
                                O Exige tem um Cx de 0.43! Ao nivel dum SUV. O facto de ser baixo não implica um Cx melhor.
                                O Megane deve andar por pouco mais de 0.30.

                                O que o Exige consegue de melhor é mesmo downforce

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                  Para mim há mais uma questão, embora saiba à partida que é uma falsa questão, mas queria saber a vossa opinião no assunto...

                                  A Ford indica que pela primeira vez colocou 305cv num fwd e com sucesso, mas será que podemos considerar assim mesmo!?

                                  A minha única dúvida recai no facto dos 305cv não estarem sempre ao nosso dispôr, penso que nas primeiras relações de caixa o binário até é limitado para evitar o torque-steer, ou seja conseguiu-se uma forma de colocar os 305cv sem eles estarem sempre disponíveis, porque senão iria ser o bom e o bonito... As outras marcas usam o autoblocante que vai distribuindo a potência entre as rodas, mas aqui há uma espécie de limitador de binário que simplesmente não permite a utilização plena do motor...
                                  Ou seja e em lb/ft, na prática o RS tem 325lb/ft, mas em 1ª e 2ª disponibiliza via limitador 265lb/ft para evitar desgraças!!! nas outras relações o carro fica liberto para se explorar por inteiro!

                                  Notem não é uma crítica, e ainda bem que existem este tipo de controlos, assim podemos usufruir deste tipo de carros, sem corrermos risco de vida à saída de um qualquer gancho!
                                  A Ford não é a primeira a fazer isso. Lembro-me da Fiat com o Coupé Turbo 20v fazia a mesma coisa, para evitar perdas excessivas de motricidade e poupar as transmissões.

                                  Senao acontece broncas como as do GT-R, com donos demasiado extasiados com pistas de drag-racing

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                    A Ford não é a primeira a fazer isso. Lembro-me da Fiat com o Coupé Turbo 20v fazia a mesma coisa, para evitar perdas excessivas de motricidade e poupar as transmissões.

                                    Senao acontece broncas como as do GT-R, com donos demasiado extasiados com pistas de drag-racing
                                    Mas o Coupé tinha limitador de binário!?

                                    Agora apanhaste-me na curva, é que eu tive um, e lembro-me de ter uma espécie de controle de tracção/autoblocante "viscodrive", é que se tinha limitador de binário não funcionava, em 1ª e 2ª queima borracha como senão houvesse amanhã!!!

                                    Comentário


                                      hum...
                                      agora puseste-me com dúvidas.
                                      Não encontro info, mas lembro-me de ler sobre o COupe Turbo há já uns anos, na altura que andavam por aí os testes do carro (ha muito, muito tempo) e dado o problema da pujança do motor e ser um tudo à frente, trazia o Viscodrive para ajudar pôr tudo no chão e tenho ideia que nas primeiras duas velocidades não tinha o binário todo disponivel...

                                      tenho de ver se consigo confirmar essa info. Poderei estar a confundir com outro modelo.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                        Eu acho que andas distraido oh Bernie.

                                        Presta mais atenção ao que eu escrevo e vais ver que não estou a puxar a brasa a nenhuma das sardinhas, alias vê noutros tópicos a minha opinião sobre o carro que tu idolatras agora...porque daqui uns anos a Renault faz outro e depois já é esse que tu idolatras and so on.
                                        Acho que devia comprar um dicionário e perceber o sentido do termo adolatrar nem sequer tens moral para falar sobre isso, logo tu que és um fanático de primeira, Honda Vs Resto do mundo.

                                        Gosto do carro apenas isso (e não sou o único) tu é que tens a mania de deitar a baixo tudo o que é Renault mas isso o problema já é teu não meu.

                                        Adolatrar só o Renault que tenho cá por casa esse sim gosto muito dele.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                                          Acho que devia comprar um dicionário e perceber o sentido do termo adolatrar nem sequer tens moral para falar sobre isso, logo tu que és um fanático de primeira, Honda Vs Resto do mundo.
                                          Gosto do carro apenas isso (e não sou o único) tu é que tens a mania de deitar a baixo tudo o que é Renault mas isso o problema já é teu não meu.

                                          Adolatrar só o Renault que tenho cá por casa esse sim gosto muito dele.




                                          tens andado devéras distraido...mas enfim.

                                          Fica com a tua opinião

                                          Comentário


                                            Isso do limitador de binário na 1ª e 2ª já a Ford faz nos seus 1.8 TDCI (tal como a PSA, apesar da designação ser contraria mas que acaba a dar no mesmo) e não me parece que seja para evitar desgraças ou contornar o que quer que seja mas sim para prevenir perdas/excessos disponibilizando a potencia q.b. para ter um arranque eficaz, depois quando necessário o resto da potencia lá aparece.

                                            É que por outro lado também podemos dizer que os 0-100 do RS são feitos com 360nm, imagine-se com os 440.
                                            Editado pela última vez por Abilio; 11 March 2009, 16:31.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Abilio Ver Post
                                              Isso do limitador de binário na 1ª e 2ª já a Ford faz nos seus 1.8 TDCI (tal como a PSA, apesar da designação ser contraria mas que acaba a dar no mesmo) e não me parece que seja para evitar desgraças ou contornar o que quer que seja mas sim para prevenir perdas/excessos disponibilizando a potencia q.b. para ter um arranque eficaz, depois quando necessário o resto da potencia lá aparece.

                                              É que por outro lado também podemos dizer que os 0-100 do RS são feitos com 360nm, imagine-se com os 440.
                                              Provavelmente não havia tracção suficiente

                                              Em relação ao fiat coupé 5 cilindros turbo, tinha viscodrive, mas não me recordo de que limitasse o binário nas primeiras relações.

                                              Comentário


                                                O tema tá bom.

                                                Continuem.

                                                Comentário


                                                  deleted

                                                  Comentário


                                                    deleted

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por bernie Ver Post
                                                      acho que devia comprar um dicionário e perceber o sentido do termo adolatrar nem sequer tens moral para falar sobre isso, logo tu que és um fanático de primeira, honda vs resto do mundo.

                                                      Gosto do carro apenas isso (e não sou o único) tu é que tens a mania de deitar a baixo tudo o que é renault mas isso o problema já é teu não meu.

                                                      adolatrar só o renault que tenho cá por casa esse sim gosto muito dele.
                                                      [:d][:d][:d][:d][:d][:d]

                                                      Comentário


                                                        Não acredito que dê para muito mais.

                                                        Já os 305 cv e 440 nm são uma coisa do outro mundo para um carro deste género.

                                                        O mais curioso será perceber se há algum outro carro com este nivel de potência que seja mais rápido, ou se vai cair outro mito acerca da suposta maior eficácia dos RWD.

                                                        É que pelo que tenho lido coisas como 135i/335i para este RS são pequeno almoço

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          É que pelo que tenho lido coisas como 135i/335i para este RS são pequeno almoço
                                                          ehehehe...tu não perdoas...sempre a atiçar a fogueira...
                                                          Está a faltar um teste 135i - RS - WRX STI - Audi S3 - Cayman S - 370Z - EVO X - Z4M Coupê ... sei que misturo aqui conceitos mas a ideia era avaliar motores/handling em carros com peso e tamanhos dentro da mesma bitola e com potências similares (estnado o S3 num polo oposto e o Z4M noutro, em termos de potência).

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Não acredito que dê para muito mais.

                                                            Já os 305 cv e 440 nm são uma coisa do outro mundo para um carro deste género.

                                                            O mais curioso será perceber se há algum outro carro com este nivel de potência que seja mais rápido, ou se vai cair outro mito acerca da suposta maior eficácia dos RWD.

                                                            É que pelo que tenho lido coisas como 135i/335i para este RS são pequeno almoço
                                                            Facto é que os RWD conseguem lidar melhor com cavalagens maiores do que os FWD, apesar da evolução a que temos assistido.
                                                            Além de que, é opinião geral, acaba por ser mais fácil explorar um FWD a fundo que um RWD...

                                                            Essa questão do 135i, também não me surpreende.
                                                            O Focus RS tem um conjunto de componentes e afinações que permite retirar muito mais do conjunto.
                                                            O 135i continua a ser, em minha opinião, um modelo apenas "meio desenvolvido".
                                                            TIvesse a M posto as mãos no chassis do 135 (nem sequer falo do motor), colocasse aquele diferencial maravilha que equipa o M3, e certamente teríamos um rival à altura das soluções mais extremistas do RS.

                                                            Quando olho para o 135i, é como ver a relação Cayman/911.
                                                            O potencial do Cayman é enorme, mas para não pisar os calos do seu lendário irmão, continua a ser "castrado".
                                                            no entanto, é opinião geral, que o Cayman actualmente é o Porsche com o melhor handling, sem desmérito para o 911.

                                                            Comentário


                                                              O novo Cayman que já disponibiliza um autoblocante (em opção) e que mantem o PASM, agora com 320 cv e a cx super eficaz, começa a sair do armário em termos de potencial.

                                                              Creio que nesse comparativo sugerido pelo D. Juan seria o único que poderia fazer frente ao RS e talvez o Evo, o resto é tudo muito interessante, mas não suficientemente radical

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X