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    #31
    O pior TDI... todos?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Synd Ver Post
      O pior TDI... todos?
      Por este post deves ser um honda-boy

      Não leves a mal mas a maior parte dos que eu conheço detestam tdi's

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Synd Ver Post
        O pior TDI... todos?

        Podes explicar melhor?

        É que ficámos sem perceber ...

        Comentário


          #34
          Os melhores são sem dúvida os de 90 e 110cv, que aliás foram os responsáveis pela "fama" Tdi, de resto os 2.0 de 140cv e os de 130 e 150cv eram bastante maus, com relatos de muitos problemas, sendo que nestes 2 houve vários relatos de fragilidade dos turbos, maf's, etc.

          Comentário


            #35
            Eu prefiro o meu TDI 100 ao de 110cv. Já tem um sistema PD, tem mais 10nm, gasta menos,e em termos de andamento é muito semelhante,ou até talvez superior. Apesar de não ser aqui falado, no topico, também foi um dos TDI PD produzidos e sem duvida um dos mais fiaveis por ter sido dos ultimos. Pelo menos o meu desde 2002 a unica coisa a apontar foi um tubo de intercooler que levou novo tirando as peças de desgaste. Tem sido um cavalo de batalha incansavel.

            Os de 115 foram os mais frageis, e tenho relatos proximos de mim estes motores a terem problemas. Os de 90 com turbo de geometria fixa sem duvida os mais duraveis. Os 1ºs de 150cv eram algo problemáticos e dos de 130 nunca ouvi grandes queixas, eram um bom compromisso. Mas os de 115 e 150 a Audi por alguma razão nunca os quis, preferindo montar os 2.5 TDI, mas que também há quem diga que não eram nenhum poço de virtudes.

            Comentário


              #36
              Falta aí o 1.2TDi que equipou o Lupo e o Audi A2.

              Pelo que sei é bastante fiavel, prestações é que não se deve poder esperar muito...

              Cumprimentos

              EDIT: Ah, e o 6.0 V12 TDI, no outro extremo...

              Comentário


                #37
                só adquiri o meu TDI 115 com 150kkm, por isso não sou bom exemplo
                pois não sei que tratamento o carro levou antes.

                queimou uma junta da cabeça com cerca de 170kkm, de resto nada a pontar

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por filipe_gtturbo Ver Post
                  Falta aí o 1.2TDi que equipou o Lupo e o Audi A2.

                  Pelo que sei é bastante fiavel, prestações é que não se deve poder esperar muito...

                  Cumprimentos

                  EDIT: Ah, e o 6.0 V12 TDI, no outro extremo...
                  ?!
                  Em qual 1.9 Tdi é que esses "entram"?!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por hazakis Ver Post
                    Eu prefiro o meu TDI 100 ao de 110cv. Já tem um sistema PD, tem mais 10nm, gasta menos,e em termos de andamento é muito semelhante,ou até talvez superior. Apesar de não ser aqui falado, no topico, também foi um dos TDI PD produzidos e sem duvida um dos mais fiaveis por ter sido dos ultimos. Pelo menos o meu desde 2002 a unica coisa a apontar foi um tubo de intercooler que levou novo tirando as peças de desgaste. Tem sido um cavalo de batalha incansavel.

                    Os de 115 foram os mais frageis, e tenho relatos proximos de mim estes motores a terem problemas. Os de 90 com turbo de geometria fixa sem duvida os mais duraveis. Os 1ºs de 150cv eram algo problemáticos e dos de 130 nunca ouvi grandes queixas, eram um bom compromisso. Mas os de 115 e 150 a Audi por alguma razão nunca os quis, preferindo montar os 2.5 TDI, mas que também há quem diga que não eram nenhum poço de virtudes.
                    Os de 150 não mas os de 115 foram usados pela audi

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por DJBS Ver Post
                      Os de 150 não mas os de 115 foram usados pela audi
                      O 115cv da Audi foi diferente.

                      Foi uma actualização do de 100cv. Não tem nada a ver com esse 99'. Aliás saiu uns anos depois e só na Audi.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                        O 115cv da Audi foi diferente.

                        Foi uma actualização do de 100cv. Não tem nada a ver com esse 99'. Aliás saiu uns anos depois e só na Audi.
                        Foi no restyling do a4, aliás, no 2º restyling...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                          Deves estar a referir-te apenas a bloco de 1.9 litros, não? Sendo assim, ainda falta a versão de 100 CV na tua lista, que, do que tenho ouvido, foi das melhores versões, apesar de não ter sido fabricado por muito tempo.

                          Tenho um menino desses. Ibiza 1.9TDi, 100cv VAN. Injeção Directa com Injector Bomba mais conhecido por Pump Defuse ou PD.
                          Vai com 6 anos (quase a fazer 7). 150.000kms feitos com um andamento muito exigente.
                          Roteiros habituais: Condução citadina, Estradas nacionais e muita AE com velocidades acima da média...
                          Problemas de Mecânica ou relacionados : ZERO!

                          PS- tem as revisões todas feitas na marca a tempo e horas...

                          A par com este, acho que o 100cv também é/foi muito fiável...

                          O 90cv é efectivamente o mais fiável até à data dentro do grupo VAG.

                          O novo 1.9TDi de 105cv para lá caminha, o do meu irmão vai com mais de 200.000km em menos de 4 anos e está imaculado...

                          Todos os 2.0TDI sem excepção, consomem óleo à parva se andarmos muito acima das 2000rpm... Pelo que tenho ouvido e verificado nos carros da empresa, ultimamente, nem os mais recentes 2.0TDI de 170cv se safam dessa maldição.


                          Eu voto o 1.9TDi de 90cv como "O TDI VAG MAIS FIÁVEL" até hoje.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                            O 115cv da Audi foi diferente.

                            Foi uma actualização do de 100cv. Não tem nada a ver com esse 99'. Aliás saiu uns anos depois e só na Audi.

                            Estás a falar da versão com 310nm's? É que existiram duas, uma de 285 e outra de 310...


                            Cumpts,
                            JC_STILO

                            Comentário


                              #44
                              Eu sinceramente continuo sem saber qual o mais fiável... Só olhando para quadros estatísticos e comparar resultados, pois todos nós estamos rodeados de bons e maus tdi's, seja de que tipo de motor for.

                              Comentário


                                #45
                                Convém não esquecer que estes motores costumam ser torturados pelos seus condutores. Nem sempre, mas muitas vezes

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                  ?!
                                  Em qual 1.9 Tdi é que esses "entram"?!


                                  My Mistake!

                                  Li o tópico na vertical, dei mais importância ao titulo, que não refere a cc do motor...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por JC_STILO Ver Post
                                    Estás a falar da versão com 310nm's? É que existiram duas, uma de 285 e outra de 310...


                                    Cumpts,
                                    JC_STILO
                                    Isso é o de 130cv. Que saiu com 285nm em cx com 5v e com 310nm com 6v.

                                    Agora ando com uma avant com a versão de 310nm e 6v. Parece ser só vantagens mas na prática a versão de 5v gasta menos, melhor 0-100km/h e mais 1km/h de v-máx..

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por DJBS Ver Post
                                      Convém não esquecer que estes motores costumam ser torturados pelos seus condutores. Nem sempre, mas muitas vezes
                                      Isso é uma grande verdade. Ou seja ainda mais mérito têm.

                                      Claro que os Zé Bonés dos Ibizas TDi FR não fazem 500mil km com um mas também isso já seria pedir demais deste excelente bloco.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                        Isso é uma grande verdade. Ou seja ainda mais mérito têm.

                                        Claro que os Zé Bonés dos Ibizas TDi FR não fazem 500mil km com um mas também isso já seria pedir demais deste excelente bloco.
                                        Eu dou muito mérito aos tdi's. Sao massacrados e mesmo assim duram bastante..

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por hazakis Ver Post
                                          Eu prefiro o meu TDI 100 ao de 110cv. Já tem um sistema PD, tem mais 10nm, gasta menos,e em termos de andamento é muito semelhante,ou até talvez superior. Apesar de não ser aqui falado, no topico, também foi um dos TDI PD produzidos e sem duvida um dos mais fiaveis por ter sido dos ultimos. Pelo menos o meu desde 2002 a unica coisa a apontar foi um tubo de intercooler que levou novo tirando as peças de desgaste. Tem sido um cavalo de batalha incansavel.

                                          Os de 115 foram os mais frageis, e tenho relatos proximos de mim estes motores a terem problemas. Os de 90 com turbo de geometria fixa sem duvida os mais duraveis. Os 1ºs de 150cv eram algo problemáticos e dos de 130 nunca ouvi grandes queixas, eram um bom compromisso. Mas os de 115 e 150 a Audi por alguma razão nunca os quis, preferindo montar os 2.5 TDI, mas que também há quem diga que não eram nenhum poço de virtudes.
                                          Quanto ao motor 150...bom, falem com um bom xispador e ele logo vos diz as diferenças dos mapas de um Audi A3 130 para um Ibiza ou Golf 130 e talvez sirva para se entender porque não foi necessário o motor 150...por outro lado já usavam o 2.5 150 (Golf, Seat e Skoda não) e como tal, talvez o uso do 1.9 150 na época (em que não se procurava o downsize como agora), fosse criar uma luta interna entre um e outro...e para quem não sabe, não julgue que o motor 2.5 é mais bem parido que o 1.9...tem mais nobreza mas é mais dispêndioso de manter e tem o seu quê de problemático.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                            Qual é o pior tdi? nunca pensei que fosse possível haver este tópico neste forum...
                                            Concordo plenamente... Não faz sentido nenhum, pois cada um tem a sua própria opinião e experiência.

                                            Só faria sentido olhar para resultados concretos em função de carros vendidos. Mas não. Continua-se a afirmar isto e aquilo sem conhecimento específico sobre tal questão "qual o pior tdi de todos?"...

                                            Já agora qual é o melhor??? Para mim é o meu AJM 115cv!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                              Isso é o de 130cv. Que saiu com 285nm em cx com 5v e com 310nm com 6v.

                                              Agora ando com uma avant com a versão de 310nm e 6v. Parece ser só vantagens mas na prática a versão de 5v gasta menos, melhor 0-100km/h e mais 1km/h de v-máx..
                                              Podes fundamentar essa afirmação sobre as duas versões do de 130? Que eu saiba, o de 115 é que tem 285 nm de binário. Outra coisa... Como é que um carro de 5v gasta menos e é melhor dos 0 aos 100 km/h do q um de 6 até pq a relação de caixa é igual até à 5ª velocidade? Justifica lá isso com provas concretas!

                                              Mesmo a caixa de 5v do de 110 cv tem relações iguais de caixa e diferencial ao de 115 cv, só que na maioria dos casos, o de 115 tem 6v.
                                              A caixa do de 150 cv também tem a mesma relação de transmissão que os de 115 6v/5v e os de 110 cv, em que a única coisa que muda é a relação do diferencial da caixa. Digo isto porque já mudei uma caixa noutro golf de 115 (caixa DRW) para uma do de 150 (caixa EFF) baseado em documentação que existe no site da Erwin. Ah e para que se saiba, essa relação de diferencial do de 150 cv, torna a transmissão no geral mais curta com uma diferença de 200 rpm. Acreditem que é verdade, pois bem tive oportunidade de experimentar no meu AJM 115. Com a caixa do de 150 cv, nem repros é preciso porque dá mais disponibilidade imediata ao motor em todas as mudanças.

                                              Se quiserem documentação sobre tudo VAG venham ao seguinte site:
                                              https://erwin.volkswagen.de/erwin/sh...F1A70.ASTPVWE1

                                              Abraços e vejam lá...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                Isso é uma grande verdade. Ou seja ainda mais mérito têm.

                                                Claro que os Zé Bonés dos Ibizas TDi FR não fazem 500mil km com um mas também isso já seria pedir demais deste excelente bloco.

                                                Concordo!!!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                  Isso é o de 130cv. Que saiu com 285nm em cx com 5v e com 310nm com 6v.

                                                  Agora ando com uma avant com a versão de 310nm e 6v. Parece ser só vantagens mas na prática a versão de 5v gasta menos, melhor 0-100km/h e mais 1km/h de v-máx..

                                                  Boas,

                                                  Olha que não estás certo...eu tenho uma Sharan de 2005 com o motor de 115 cv (tiptronic) e o binário é de 310nm's (valores de fábrica)...e já agora, estou muitissimo satisfeito com este motor!

                                                  Cumpts,
                                                  JC_STILO

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por JC_STILO Ver Post
                                                    Boas,

                                                    Olha que não estás certo...eu tenho uma Sharan de 2005 com o motor de 115 cv (tiptronic) e o binário é de 310nm's (valores de fábrica)...e já agora, estou muitissimo satisfeito com este motor!

                                                    Cumpts,
                                                    JC_STILO
                                                    O motor 130 com caixa manual de 5v saiu no A4 com 285 nms. O teu não tem caixa manual.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por fjlbc Ver Post
                                                      Podes fundamentar essa afirmação sobre as duas versões do de 130? Que eu saiba, o de 115 é que tem 285 nm de binário. Outra coisa... Como é que um carro de 5v gasta menos e é melhor dos 0 aos 100 km/h do q um de 6 até pq a relação de caixa é igual até à 5ª velocidade? Justifica lá isso com provas concretas!
                                                      Nos consumos e perfomances anunciadas não há vantagens na caixa de 6v.

                                                      E quem disse que a caixa de 6v é iguail a de 5v com +1 mudança?

                                                      Por acaso dois colegas meus têm A4 com 1.9 TDi 130cv 5v e 6v e a ultima relação é muito semelhante, senão igual. Andaram foi a mexer nas restantes.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Opel Astra 1.3 CDTI

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
                                                          Opel Astra 1.3 CDTI
                                                          Acho que o tópico era sobre motores do grupo VAG

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por fjlbc Ver Post
                                                            Podes fundamentar essa afirmação sobre as duas versões do de 130? Que eu saiba, o de 115 é que tem 285 nm de binário. Outra coisa... Como é que um carro de 5v gasta menos e é melhor dos 0 aos 100 km/h do q um de 6 até pq a relação de caixa é igual até à 5ª velocidade? Justifica lá isso com provas concretas!

                                                            Mesmo a caixa de 5v do de 110 cv tem relações iguais de caixa e diferencial ao de 115 cv, só que na maioria dos casos, o de 115 tem 6v.
                                                            A caixa do de 150 cv também tem a mesma relação de transmissão que os de 115 6v/5v e os de 110 cv, em que a única coisa que muda é a relação do diferencial da caixa. Digo isto porque já mudei uma caixa noutro golf de 115 (caixa DRW) para uma do de 150 (caixa EFF) baseado em documentação que existe no site da Erwin. Ah e para que se saiba, essa relação de diferencial do de 150 cv, torna a transmissão no geral mais curta com uma diferença de 200 rpm. Acreditem que é verdade, pois bem tive oportunidade de experimentar no meu AJM 115. Com a caixa do de 150 cv, nem repros é preciso porque dá mais disponibilidade imediata ao motor em todas as mudanças.

                                                            Se quiserem documentação sobre tudo VAG venham ao seguinte site:
                                                            https://erwin.volkswagen.de/erwin/sh...F1A70.ASTPVWE1

                                                            Abraços e vejam lá...
                                                            São apenas dados técnicos que estão disponíveis a todos.

                                                            2001 Audi A4 Avant 1.9 TDi technical specifications and data - 5 door 1.9 litre (1896 cc) S4 130.8 PS - Carfolio.com car specifications pages

                                                            2001 Audi A4 Avant 1.9 TDi 6-Speed technical specifications and data - 5 door 1.9 litre (1896 cc) S4 130.8 PS - Carfolio.com car specifications pages

                                                            Menos 0.2l/100km em extra-urbano ainda é alguma coisa

                                                            E digo isto, sabendo que aqui em casa, temos uma Avant dessas com 6v.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por JC_STILO Ver Post
                                                              Boas,

                                                              Olha que não estás certo...eu tenho uma Sharan de 2005 com o motor de 115 cv (tiptronic) e o binário é de 310nm's (valores de fábrica)...e já agora, estou muitissimo satisfeito com este motor!

                                                              Cumpts,
                                                              JC_STILO
                                                              Sim é verdade. Não disse que não

                                                              2003 Volkswagen Sharan TDI Automatic technical specifications and data - 5 door 1.9 litre (1896 cc) S4 114.6 PS - Carfolio.com car specifications pages

                                                              Isto existem versões de 115cv com 285nm e pelos vistos (não sabia) também com 310nm. Tal como existem 130cv com 285nm (cx de 5v) e com 310nm (cx de 6v).

                                                              Pronto está tudo esclarecido

                                                              Comentário

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