Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Por que é que os taxistas escolhem maioritariamente sedans em vez de carrinhas???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
    ...Será casmurrice, será preconceito em relação às breaks ou simplesmente burrice pura???
    Dando uso a uma língua bem afiada eu diria que se fossem espertos não eram taxistas, mas tenho de me conter para não levar um cartãozinho, tão grande o ódio que tenho por esta classe profissional.

    Toda a santa vez que tive de apanhar um táxi no Aeroporto / Estações de Comboio / etc eles tentaram levar-me para caminhos com mais trânsito ou mais longos. A ironia nisto é que quando venho da noite o trajecto bate sempre certo. Moral da história, estão dispostos a enganar o turista que poderá dar bom ou mau nome à cidade, mas levam o bêbado são e salvo a casa.

    Comentário


      #32
      Eu ainda coloco a questão de outra forma: em vez de sedans ou carrinhas do segmento D, porque não apostar no segmento C, cujos veiculos estão a ficar tão ou maiores do que os do segmento acima? Se o problema é o tamanho e as ruas apertadas de Lisboa, fazia sentido apostar em carros mais pequenos por fora, mas igualmente grandes por dentro.

      Comentário


        #33
        [quote=alfamaniaco;1062783649]Porque o mercedes classe R é horrivel... E a maioria dos taxistas sente que tem que ser um marcedes!
        De qualquer das formas já vi alguns monovolumes toyota aqui no porto!
        Eu se fosse taxista comprava a nova C5 station!
        Muito espaço, conforto e requinte![/quote]

        Requinte???
        Para mim requinte tem um Jaguar ou um Maserati...

        Comentário


          #34
          No que toca ao design, esqueçamos sedans e carrinhas, porque são formas bastante disfuncionais no que toca a disponibilizar um serviço público de transportes.

          No geral, são demasiado baixos, a acessibilidade não costuma ser grande coisa, e são extremamente limitados em questões práticas e de versatilidade.

          Isto porque não foram concebidos para tal função. Mas sim para uso particular.

          O taxi que melhor responde aos critérios funcionais dele exigidos é o taxi londrino.
          Esqueçamos o aspecto antiquado por uns instantes (a pele pode ser sempre o que nós quisermos), e vejamos o que temos ali. Um carro compacto e alto, não muito largo (Londres é caracterizada por ter também inúmeras ruas estreitas), que permite uma acessibilidade excelente ao seu interior, tem um habitáculo amplo, que permite até levar uma cadeira de rodas.
          É uma boa tipologia.

          É claro que necessitaria de uns updates, sobretudo no que está à volta do habitáculo.
          Quando estive em Londres há coisa de ano e meio, era impressionante como o ar se tornava irrespiravel quando acontecia uma acumulação daqueles exemplares. Motor diesel fiavel, mas devia ser banido por ser um crime à saude publica!

          Os carros que temos actualmente que melhor poderiam responder aos critérios funcionais de um táxi são as vans, como a Kangoo ou a Berlingo.
          Obedecem à mesma tipologia. Compactos e altos sem serem exageradamente largos. Imenso espaço para se criar um habitáculo amplo, e até permitiria facilmente criar uma área isolada para o condutor.

          Pegando numa Berlingo, por exemplo. A Berlingo actual partilha boa parte dos seus componentes com a C4 Picasso, o que permite na sua versão de passageiros niveis de conforto bastante bons.

          Converter uma Berlingo para taxi, mas não apenas fazer como se faz a um sedan, que aparentemente apenas acrescentam um taximetro, ou seja, pegar na base da Berlingo e criar uma secção posterior ainda melhor adaptada para esta função, poderiamos ter uma panóplia de oportunidades.

          Essas considerações aerodinâmicas também não fazem muito sentido.
          Os táxis costumam fazer trajectos no geral, curtos, e andam sobretudo em zonas urbanas e suburbanas, onde as velocidades não são assim tão altas, que vá provocar aumentos de factura brutais.
          E mesmo veiculos altos podem apresentar baixos valores de drag, como alguns concepts o demonstram. Basta haver um forcing por parte das companhias para tal, de forma a que as ideias saiam do concept para a rua.

          Os próprios construtores têm apresentado ideias muito boas para futuros táxi, desde os anos 80.
          Lembro-me do NYC Taxi que a Italdesign desenhou há já umas décadas, ou os versáteis concepts Modus da Renault, sem contar com propostas bem mais radicais e imaginativas provenientes dos projectos finais de Mestrados que populam um pouco por todo o lado.
          E todas estas soluções apontam para veículos altos e compactos (como o taxi londrino), com largas áreas vidradas, habitáculos amplos e versáteis, extremamente funcionais e com baixos custos de utilização.

          Há que tornar é estas soluções apeteciveis aos olhos não só das companhias de táxi, como dos utilizadores.

          Comentário


            #35
            boa post(a de pescada )

            Comentário


              #36
              Parece que nos esquecemos que os táxis são muitas vezes utilizados como veículos particulares nas viagens à terrinha e que a vida útil é geralmente muito muito longa.

              Por isso é que se escolhe o sedanzinho e por isso é que se escolhe o mercedeszinho...em termos gerais.

              A importância na assistência justifica também a proliferação de mercedes pelo nosso parque, dado que a marca se especializou nisso. Comprar fora da Mercedes implica estar fora da maior rede de assistência especializada/dirigida...

              A adopção de veículos especialmente desenvolvidos para serem táxis exige um nível sócio-económico que Portugal não tem.

              Depois também só faz sentido "económico" em cidades muito maiores do que Lisboa ou Porto, pois -lá está- exige uma autêntica rede de assistência própria.

              Como tal, será sempre mais caro -para os que trabalham neste sector- ter que ir para essa solução do que comprar um carro normal e adaptá-lo minimamente.

              Mesmo o exemplo de Londres referido...ora aquele sistema tem ao longo dos anos exigido imenso para se manter, pois o desenvolvimento e manutenção de um modelo próprio é custoso. O que vale à coroa são as ex-jóias coloniais... ...

              As coisas não acontecem por acaso...entre a teoria bonita e a realidade prática vai uma grande distância

              Do meu ponto de vista, só com uma política à escala europeia de um modelo comum se poderia tornar exequível a utilização nas principais cidades de modelos especialmente desenvolvidos para o efeito.

              E isso não tem sido feito porque os táxis -tal como existem actualmente- estão contra o futuro das cidades, onde o transporte "colectivo" se exige limpo e...barato.

              A rede de carros eléctricos com troca de bateria é uma solução.

              Mas é cara, tenhamos noção das coisas.
              Editado pela última vez por Andre; 17 March 2009, 11:23.

              Comentário


                #37
                Porque os Alemães hà 20 anos atrás só compravam sedans.

                Comentário


                  #38
                  Em Barcelos há um Forester a GPL. (e já agora um Impreza dos novos também GPL http://www.fotosralis.online.pt/barc...s/IMG_5385.jpg )
                  Editado pela última vez por JRodrigues; 17 March 2009, 11:23.

                  Comentário


                    #39
                    [quote=MAN35;1062784806]
                    Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                    Porque o mercedes classe R é horrivel... E a maioria dos taxistas sente que tem que ser um marcedes!
                    De qualquer das formas já vi alguns monovolumes toyota aqui no porto!
                    Eu se fosse taxista comprava a nova C5 station!
                    Muito espaço, conforto e requinte![/quote]

                    Requinte???
                    Para mim requinte tem um Jaguar ou um Maserati...
                    Pah, mas tu deves ter Pais ricos ou foste ao BES!
                    Para ter requinte, não é preciso ser do segmento de luxo! Ou é?! Para mim não é... sou pobre!
                    Agora, o C5 está um veiculo muito bom!
                    Eu ilustro!



                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por André Ver Post
                      Parece que nos esquecemos que os táxis são muitas vezes utilizados como veículos particulares nas viagens à terrinha e que a vida útil é geralmente muito muito longa.

                      Por isso é que se escolhe o sedanzinho e por isso é que se escolhe o mercedeszinho...em termos gerais.

                      A importância na assistência justifica também a proliferação de mercedes pelo nosso parque, dado que a marca se especializou nisso. Comprar fora da Mercedes implica estar fora da maior rede de assistência especializada/dirigida...
                      É sempre um factor a ter em conta, e acredito que sejam factores que permitam a perpetuação de certos paradigmas!


                      A adopção de veículos especialmente desenvolvidos para serem táxis exige um nível sócio-económico que Portugal não tem.

                      Depois também só faz sentido "económico" em cidades muito maiores do que Lisboa ou Porto, pois -lá está- exige uma autêntica rede de assistência própria.

                      Como tal, será sempre mais caro -para os que trabalham neste sector- ter que ir para essa solução do que comprar um carro normal e adaptá-lo minimamente.
                      Aqui já tenho de discordar um pouco. Uma solução mais rápida e de mais fácil aplicação seria quase igual à que temos actualmente. Apenas mudava o corpo a que estamos habituados. Em vez de um sedan, uma adaptação igualmente rápida e barata de uma Berlingo de passageiros não deverá acarretar custos extraordinários e obteríamos veiculos bem mais "user-friendly".

                      Mesmo o exemplo de Londres referido...ora aquele sistema tem ao longo dos anos exigido imenso para se manter, pois o desenvolvimento e manutenção de um modelo próprio é custoso. O que vale à coroa são as ex-jóias coloniais... ...
                      Soluções mais profundas não implicaria veículos de raiz, como o que existe em Londres. Foquei o exemplo londrino apenas numa perspectiva da função. Ou seja, tendo em conta o objectivo de um taxi, algo como o taxi londrino, compacto, alto é muito mais funcional, eficiente e prático que um tipico 3 volumes.


                      As coisas não acontecem por acaso...entre a teoria bonita e a realidade prática vai uma grande distância

                      Do meu ponto de vista, só com uma política à escala europeia de um modelo comum se poderia tornar exequível a utilização nas principais cidades de modelos especialmente desenvolvidos para o efeito.
                      Não é necessário um modelo comum. O que não faltam pela Euroland são adaptações de veículos ou de bases para funções especificas. Apenas e só como exemplo, o mercado das auto-caravanas.
                      No caso dos taxis, nem seria necessario novas carroçarias, contendo custos. Apenas uma adaptação do interior para um uso optimizado.
                      É esta solução que os construtores trabalham. Veículos utilitários constituidos por módulos, que podem ser dos mais variados tendo em conta as suas funções. Mas a base seria sempre a mesma.

                      E isso não tem sido feito porque os táxis -tal como existem actualmente- estão contra o futuro das cidades, onde o transporte "colectivo" se exige limpo e...barato.

                      A rede de carros eléctricos com troca de bateria é uma solução.
                      Aqui já concordo.
                      A meu ver, os transportes públicos, sobretudo nas urbes, seriam os melhores exemplos para promover estas novas formas de propulsão.
                      Dado o investimento alto, aí sim, concordaria com essa politica de modelo comum, pelo menos no que toca às entranhas.
                      E seria meio caminho andado para limpar maior parte das cidades.

                      Mas é cara, tenhamos noção das coisas.
                      ......................

                      Comentário


                        #41
                        Atenção que não está aqui em causa o facto de escolherem Mercedes, mas de escolherem sedans, pois a própria Mercedes tem na sua gama 2 breaks "clássicas" (Série C e E), para além de vários outros carros não-sedan, desde o classe B, passando pelo defunto Vaneo (podia ser feio, mas era prático), ou mesmo a Vito.
                        Já não falo em outros modelos, que já vão para preços bastante mais elevados.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                          Em Barcelos há um Forester a GPL. (e já agora um Impreza dos novos também GPL http://www.fotosralis.online.pt/barc...s/IMG_5385.jpg )
                          será que a Subaru anda a fazer promoções para taxistas em Barcelos??

                          Comentário


                            #43
                            boas.

                            Eu julgo que a questão da carrinha pode ser importante dependendo do local onde mais opera, mas a mim o que me choca um pouco é eu pagar o mesmo entrando em um carro novo, bem estimado, Ar condicionado ligado (principalmente no Verão), e entrar em um com uma serie de anos, kilometros, nacionalidades etc et, com barulhos por todo o lado, pneus carecas, amortecedores sem o serem etc etc.

                            Cumps
                            MC

                            Comentário


                              #44
                              Aqui mesmo ao lado em Espanha, 90% dos taxis são "sedans", agora esta na moda o Skoda Octavia.

                              Nos EUA, tambem a maioria para não dizer a totalidade são "sedans".

                              Eu pessoalmente não tenho nada contra, pois gosto mais deste tipo de carro do que os chamados 5 portas, carrinhas ou monovolumes.

                              Comentário


                                #45
                                No Porto há cada vez mais carrinhas e monovolumes como taxi, mas os taxistas "sedan" já perderam bom dinheiro comigo, pois quando vou/venho do aeroporto com amigos/família vou sempre em carrinhas, pois é a única maneira de caberem as malas (grandes) de 4 pessoas num taxi. E nesses casos, até pelo telefone, peço carrinhas. Já me fartei de não conseguir enfiar 4 malas grandes mais umas tralhas na mala dos Classe C e cpa. Geralmente viajo nas Avensis SW.

                                Comentário


                                  #46
                                  Nos anos "80" um empresa comercializou em Portugal os taxis modelo inglês, e chegaram a circular alguns em Lisboa, mas foi sol de pouca dura, pois estes foram um fracasso.

                                  Segundo os taxistas, estes carros não eram fiaveis, e ficavam muito aquem dos MB 220D, Datsun Blubird ou mesmo os Peugeot 404, que então imperavem na praça.

                                  Já agora um reparo:
                                  Há "carrinhas" em que a sua capacidade de carga, é inferior ao mesmo modelo em "sedan"

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                    Há uma coisa que me faz uma terrível confusão e que eu não consigo explicar ou entender, por mais que eu tente!
                                    Essa também me faz muita confusão.

                                    Mas há uma questão que me consegue fazer mais confusão ainda: porque é que os taxistas não compram carros com caixa automática ???

                                    Muito sinceramente há bastantes anos que me deparo com esta interrogação
                                    Sobretudo os que fazem "vida" nas grandes cidades tinha toda a lógica que optassem por caixas auto. A diferença no conforto de utilização é enormissima.
                                    Agora recentemente não sei, porque não ando de taxi à uns dois anos, mas daí para trás por vezes tinha que andar, e só uma vez apanhei um (Mercedes E220cdi) com caixa automática. Na altura dei os parabéns ao taxista, e ele disse-me que tinha sido a melhor opção que tinha tomado na vida dele. E quem conduz cx auto percebe bem porquê.
                                    Esta é mais uma questão de preconceito do que outra coisa qualquer

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                      Porque os Alemães hà 20 anos atrás só compravam sedans.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                        Nos anos "80" um empresa comercializou em Portugal os taxis modelo inglês, e chegaram a circular alguns em Lisboa, mas foi sol de pouca dura, pois estes foram um fracasso.

                                        Segundo os taxistas, estes carros não eram fiaveis, e ficavam muito aquem dos MB 220D, Datsun Blubird ou mesmo os Peugeot 404, que então imperavem na praça.

                                        Já agora um reparo:
                                        Há "carrinhas" em que a sua capacidade de carga, é inferior ao mesmo modelo em "sedan"
                                        Essas tendem a ser excepções, mas mesmo assim, conseguem ter um espaço de carga mais facilmente aproveitável, para além de terem uma abertura da mala mais ampla

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                          Já agora um reparo:
                                          Há "carrinhas" em que a sua capacidade de carga, é inferior ao mesmo modelo em "sedan"

                                          Sim, há, mas isso é medido com a chapeleira no sitio.
                                          Se se recolher a chapeleira, podem-se sempre carregar até ao tecto, o que num sedan nunca se consegue fazer. As carrinhas nesse aspecto são sempre mais versáteis.
                                          Eu já tive uma carrinha, e agora tenho um sedan, e sinto bem essa diferença (apesar de a bagageira deste ser bem jeitosa)

                                          Comentário


                                            #51
                                            Há 3 manias (generalizando) dos nossos taxistas:
                                            - tem de ser sedan;
                                            - tem de ser mercedes, nem que tenha 15 anos;
                                            - cx. auto nem pensar!

                                            Há 3 semanas fui a Madrid e não vi um único taxi Mercedes, e também não vi nenhum com mais de 8/10 anos. São Octavias, Alteas XL, Toledos, C5´s, Superbs, cumprem o serviço e estão em bom estado. Cá (alguns) é o que se vê...andar num 190D é um martírio para mim (1,95m) bato com a cabeça, joelhos, pés em todo o lado, em qualquer lugar e são carros PODRES e velhos.

                                            Comentário


                                              #52
                                              por acaso agora a nova moda dos Taxistas são as carrinhas Classe C (mod.2002)

                                              Comentário


                                                #53
                                                Eles não compram carros de caixa auto porque há uma ideia generalizada de que essas caixas não são fiáveis e têm uma manutenção muito dispendiosa.

                                                Em relação às carrinhas, não sei qual a razão.

                                                PS: Não estou a dizer que eles têm razão, só que é o que eles pensam.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                                  Lembro-me do NYC Taxi que a Italdesign desenhou há já umas décadas,
                                                  E qual era a base?

                                                  Aqui por estas bandas vêem-se alguns VW Caddy mas foram adaptados ao transporte de cadeiras de rodas.

                                                  EDIT: E Vaneo também

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                    Eles não compram carros de caixa auto porque há uma ideia generalizada de que essas caixas não são fiáveis e têm uma manutenção muito dispendiosa.

                                                    Em relação às carrinhas, não sei qual a razão.

                                                    PS: Não estou a dizer que eles têm razão, só que é o que eles pensam.
                                                    Não estão assim tão longe da verdade. Em portugal, a manutenção fica muito cara pois não é qualquer um que mexe nelas. Além de que em muitos sítios como não sabem mexer nelas querem logo que o cliente meta uma nova, o que fica caro.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                                      E qual era a base?

                                                      Aqui por estas bandas vêem-se alguns VW Caddy mas foram adaptados ao transporte de cadeiras de rodas.

                                                      EDIT: E Vaneo também

                                                      eheheh
                                                      a base desse concept é Alfa Romeo! Não sei qual o modelo, mas suspeito do Alfasud pela colocação tranversal do motor.

                                                      tinha 6 lugares, em 3 filas de bancos, com a fila do meio virada ao contrário. Estava preparado para levar uma cadeira de rodas e tudo em pouco mais de 4m!
                                                      Este concept também antecipou em várias décadas o MPV compacto, que seria novamente abordado, mas desta vez como veiculo familiar, por outro concept deles, uns anos depois, o Lancia Megagamma e Lancia Capsula...

                                                      Em relação ao tipico sedan nova-iorquino, a diferença de comprimento era na casa do 1.3m e com muito mais espaço e funcionalidade.

                                                      Era interessante voltar a revisitar este concept à luz dos últimos desenvolvimentos no que toca a materiais e formas de propulsão
                                                      Editado pela última vez por crash; 18 March 2009, 15:37.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                        Porque o mercedes classe R é horrivel... E a maioria dos taxistas sente que tem que ser um marcedes!
                                                        De qualquer das formas já vi alguns monovolumes toyota aqui no porto!
                                                        Eu se fosse taxista comprava a nova C5 station!
                                                        Muito espaço, conforto e requinte!
                                                        Se fosses taxista nao irias para carros de "plastico" tenho amigos que tem taxis e nem podem ver esses C5 querem é mercedes porque sao os mais fiaveis e resistentes ao trabalho do dia a dia.
                                                        Eles lá sabem eles é que trabalham com um carro que por vezes faz os 3 turnos 24 horas a trabalhar...nao é qualquer porcaria de carro que aguenta esse uso intensivo

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Pininfarina Ver Post
                                                          Há 3 manias (generalizando) dos nossos taxistas:
                                                          - tem de ser sedan;
                                                          - tem de ser mercedes, nem que tenha 15 anos;
                                                          - cx. auto nem pensar!

                                                          Há 3 semanas fui a Madrid e não vi um único taxi Mercedes, e também não vi nenhum com mais de 8/10 anos. São Octavias, Alteas XL, Toledos, C5´s, Superbs, cumprem o serviço e estão em bom estado. Cá (alguns) é o que se vê...andar num 190D é um martírio para mim (1,95m) bato com a cabeça, joelhos, pés em todo o lado, em qualquer lugar e são carros PODRES e velhos.
                                                          Pois nao porque se estragam antes disso... raro é o carro sem ser mercebes que nao se "desfaz" todo em pouco tempo a ter uma utilização como taxi.

                                                          Sobre a caixa automatica é simples, gastam mais e dao menos pica a conduzirem.

                                                          Sobre os teus 1.95 se nao cabes num 190D é por tens o banco mal regulado...os alemaes cabem e sao todos bem altos.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                            Sinceramente, eu não entendo isto, quando o problema poderia ser resolvido de uma forma tão simples se tivessem simplesmente a versão carrinha dos seus volumosos sedans. Será casmurrice, será preconceito em relação às breaks ou simplesmente burrice pura???
                                                            Eu acho que fazem bem... se a bandeirada tem um custo igual seja uma carrinha seja um carrinho, mais vale usarem um carro mais pequeno que é mais barato e gasta menos e se nao couberem as malas melhor vao 2 taxis em vez de um e pagam a dobrar.

                                                            Como ves é só vantagens em nao terem carrinhas.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                              Pois nao porque se estragam antes disso... raro é o carro sem ser mercebes que nao se "desfaz" todo em pouco tempo a ter uma utilização como taxi.

                                                              Sobre a caixa automatica é simples, gastam mais e dao menos pica a conduzirem.

                                                              Sobre os teus 1.95 se nao cabes num 190D é por tens o banco mal regulado...os alemaes cabem e sao todos bem altos.

                                                              Isso é muito relativo ...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X