Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos seguros auto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
    Boa tarde pessoal,
    Vou aproveitar o tópico para colocar a seguinte questão (seguro habitacional):
    Tenho um familiar que tem uma loja arrendada à alguns anos (cabeleireiro), ou seja é o proprietário\senhorio do imóvel. Ora, este nunca teve seguro dessa fracção pois acha que quem tem que ter seguro é o inquilino e não ele...
    Assim, os anos têm passado sem sobresaltos, até que agora a Empresa de Administração lhe pediu a cópia da apólice!

    Portanto, só para esclarecer: a quem é devido o pagamento do seguro em questão? E que tipo de seguro é exigido por lei?

    Obrigado desde já pela ajuda.
    Quem tem que ter um seguro multirriscos é o inquilino, mas sem qualquer dúvida.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
      Quem tem que ter um seguro multirriscos é o inquilino, mas sem qualquer dúvida.
      E no caso de não haver inquilino e ser uma loja devoluta?

      Comentário


        Originalmente Colocado por MLopes Ver Post

        E no caso de não haver inquilino e ser uma loja devoluta?
        O proprietário do imovél

        Comentário


          É ao senhorio que cabe contratar o seguro multiriscos.


          O que é um seguro multirriscos habitação?
          Para além do seguro obrigatório, é frequente os proprietários de imóveis optarem por contratar um seguro mais abrangente, que cubra outros riscos.

          O seguro multirriscos oferece um conjunto de coberturas facultativas de danos no imóvel ou no seu recheio, podendo também incluir uma cobertura de responsabilidade civil.

          in: https://www.asf.com.pt/NR/exeres/F3D...2B5343DBC8.htm




          Ou ainda e a notícia de há uns anos, sobre a questão de os senhorios "poderem ou não" deduzir as do seguro:



          O cidadão pretendia deduzir a despesa que tinha tido com a contratação de um seguro multirriscos habitação para uma casa de que era proprietário e que tinha arrendada.


          in: https://expresso.pt/revista-de-impre...-rendas-ao-IRS

          Comentário


            Ainda:




            - Quais são os seguros que os proprietários são obrigados a acionar quando alugam uma fração a terceiros? O arrendatário é obrigado a contratar algum seguro?

            R: O Seguro a que o proprietário de uma fração num edifício em regime de propriedade horizontal tem de contratar é o seguro contra o risco de incêndio do edifício, independentemente de ter a fração ser arrendada. Cobertura esta que as seguradoras apresentam incluída nos denominados seguros de multirriscos habitação. O arrendatário não tem qualquer obrigação legal de contratar um seguro para a habitação.




            in: https://rr.sapo.pt/jogar-pelo-seguro...-sobre-seguros

            Comentário


              Originalmente Colocado por nto Ver Post
              OK, obrigado amigos. Segundo percebi, quem terá que contratar o - obrigatório por lei - seguro "de paredes" é o senhorio (proprietário). O inquilino (arrendatário), se quiser, pode ter também um seguro multiriscos para assegurar os seus bens que estão no interior da loja. É assim?

              Comentário


                Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post

                OK, obrigado amigos. Segundo percebi, quem terá que contratar o - obrigatório por lei - seguro "de paredes" é o senhorio (proprietário). O inquilino (arrendatário), se quiser, pode ter também um seguro multiriscos para assegurar os seus bens que estão no interior da loja. É assim?
                O único seguro obrigatório é o de incêndio, da responsabilidade do proprietário.
                Tudo o resto é facultativo.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post

                  OK, obrigado amigos. Segundo percebi, quem terá que contratar o - obrigatório por lei - seguro "de paredes" é o senhorio (proprietário). O inquilino (arrendatário), se quiser, pode ter também um seguro multiriscos para assegurar os seus bens que estão no interior da loja. É assim?


                  Como referido, o único seguro obrigatório é o de incêndio... os outros são opção.

                  Agora casos há, que seguradoras ao "venderem" o seguro de incêndios, este inclua o de multiriscos.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por nto Ver Post



                    Como referido, o único seguro obrigatório é o de incêndio... os outros são opção.

                    Agora casos há, que seguradoras ao "venderem" o seguro de incêndios, este inclua o de multiriscos.
                    Acho que já é raro um seguro só de incêndio. A tendência será uniformizar tudo pelo multirriscos, até para facilitar a gestão de um sinistro.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                      Acho que já é raro um seguro só de incêndio. A tendência será uniformizar tudo pelo multirriscos, até para facilitar a gestão de um sinistro.


                      Sim, a ideia que tenho é que de facto já é o "tudo em um", como referes. 😉

                      Comentário


                        Este mês chegou o aviso de pagamento do seguro contra danos próprios que tenho na Liberty na módica quantia de 433,47€. Questionei o mediador sobre o valor que me parecia exagerado, mandaram novo aviso de pagamento, agora de 421,89€, o que me continuou a parecer muito. Entretanto fiz uma simulação na LOGO que deu 216,17€, o que é uma grande diferença.

                        Estou muito inclinado para mudar, o que fariam?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                          Este mês chegou o aviso de pagamento do seguro contra danos próprios que tenho na Liberty na módica quantia de 433,47€. Questionei o mediador sobre o valor que me parecia exagerado, mandaram novo aviso de pagamento, agora de 421,89€, o que me continuou a parecer muito. Entretanto fiz uma simulação na LOGO que deu 216,17€, o que é uma grande diferença.

                          Estou muito inclinado para mudar, o que fariam?
                          Aconselho-te a leres muito bem as condições particulares, se estiver tudo ok a nível de coberturas e capitais (idênticos) aos atuais, o preço até me parece bom demais.

                          Pessoalmente há vários anos que decidi que Tranquilidade e Logo, não obrigado, mas isso são coisas minhas.🙄

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post

                            Aconselho-te a leres muito bem as condições particulares, se estiver tudo ok a nível de coberturas e capitais (idênticos) aos atuais, o preço até me parece bom demais.

                            Pessoalmente há vários anos que decidi que Tranquilidade e Logo, não obrigado, mas isso são coisas minhas.🙄
                            Quando se fala na Liberty, lembro-me sempre de uma entrevista de emprego, há uns anos, em que me perguntaram se trabalharia em qualquer seguradora. A minha resposta foi, em todas menos na Liberty 🤣.

                            Por acaso tenho uma apólice na Tranquilidade, que veio da Generali, e a coisa melhorou com a "fusão".

                            Quanto ao user Pjota, é como dizes, ler bem as condições, porque a diferença é muito significativa.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                              Este mês chegou o aviso de pagamento do seguro contra danos próprios que tenho na Liberty na módica quantia de 433,47€. Questionei o mediador sobre o valor que me parecia exagerado, mandaram novo aviso de pagamento, agora de 421,89€, o que me continuou a parecer muito. Entretanto fiz uma simulação na LOGO que deu 216,17€, o que é uma grande diferença.

                              Estou muito inclinado para mudar, o que fariam?

                              Mais um que corroboro o que foi referido.

                              Ver se condições/coberturas são iguais/equivalentes... se sim, já sabes a resposta.

                              Comentário


                              • pjota
                                pjota commented
                                Editing a comment
                                Estive a ler as condições/coberturas e as da Génesis/Liberty têm um carácter bastante mais draconiano (será rigor) e algo assustador, antecipam coisas e previnem-se contra comportamentos que nem lembram ao Diabo. Já as da Logo são bastante mais entendíveis e não nos tratam como um maquiavélico explorador de companhias de seguros (será tudo falta de rigor?). Que opinião têm da Logo, é uma companhia credível? Faz parte do Universo Generali, não deve ser tão mau assim.

                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              Quando se fala na Liberty, lembro-me sempre de uma entrevista de emprego, há uns anos, em que me perguntaram se trabalharia em qualquer seguradora. A minha resposta foi, em todas menos na Liberty 🤣.

                              Por acaso tenho uma apólice na Tranquilidade, que veio da Generali, e a coisa melhorou com a "fusão".

                              Quanto ao user Pjota, é como dizes, ler bem as condições, porque a diferença é muito significativa.
                              Por motivos profissionais lido com a Tranquilidade (ainda que por intermédio de uma outra entidade) nas mais diversas apólices e posso dizer que ao nível da gestão de sinistros às vezes fico a pensar se não estou a lidar com uma empresa de vão de escada.

                              Comentário


                                Boas, não existe prai alguma maneira de arranjar umas amolgadelas e pintura de um carro, pois não? Vou acabar com o seguro do carro, pq vou vende-lo...
                                Aqui ha uns anos, sei de que uns amigos de uns amigos meus, mandaram pintar o carro de novo, pq acabaram com o seguro para vender o carro pois iam para outro pais e de facto conseguiram, mas como sao amigos de amigos, nem sei bem como o fizeram ou como conseguiram tal coisa...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por onesolo Ver Post
                                  Boas, não existe prai alguma maneira de arranjar umas amolgadelas e pintura de um carro, pois não? Vou acabar com o seguro do carro, pq vou vende-lo...
                                  Aqui ha uns anos, sei de que uns amigos de uns amigos meus, mandaram pintar o carro de novo, pq acabaram com o seguro para vender o carro pois iam para outro pais e de facto conseguiram, mas como sao amigos de amigos, nem sei bem como o fizeram ou como conseguiram tal coisa...


                                  Se tiveres danos próprios, é accionar o mesmo...
                                  Editado pela última vez por nto; 17 November 2022, 10:41.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por onesolo Ver Post
                                    Boas, não existe prai alguma maneira de arranjar umas amolgadelas e pintura de um carro, pois não? Vou acabar com o seguro do carro, pq vou vende-lo...
                                    Aqui ha uns anos, sei de que uns amigos de uns amigos meus, mandaram pintar o carro de novo, pq acabaram com o seguro para vender o carro pois iam para outro pais e de facto conseguiram, mas como sao amigos de amigos, nem sei bem como o fizeram ou como conseguiram tal coisa...
                                    Há coisas que não se devem fazer, quanto mais anunciar a meio mundo!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por onesolo Ver Post
                                      Boas, não existe prai alguma maneira de arranjar umas amolgadelas e pintura de um carro, pois não? Vou acabar com o seguro do carro, pq vou vende-lo...
                                      Aqui ha uns anos, sei de que uns amigos de uns amigos meus, mandaram pintar o carro de novo, pq acabaram com o seguro para vender o carro pois iam para outro pais e de facto conseguiram, mas como sao amigos de amigos, nem sei bem como o fizeram ou como conseguiram tal coisa...
                                      Se é para burlar não deixes a coisa por menos, em vez de simular um sinistro simula um furto.

                                      Comentário


                                        Provavelmente tinham seguro de danos próprios e mandaram arranjar o carro, tudo legal, como se iam embora já não tinham a penalização do agravamento do seguro no ano seguinte, fizeram bem em arranjar.

                                        Comentário


                                          É possível, participando os sinistros correspondes a cada dano.

                                          Por exemplo, riscos no pára-choques frontal = 1 sinistro, riscos no pára-choques traseiro = 1 sinistro, raspão na porta = 1 sinistro, etc.

                                          Se não tiveres franquia, tudo ok, se tiveres tens que a multiplicar pelo numero de sinistros participados. No caso que exemplifiquei, 3 sinistros X 250€ de franquia (por exemplo) = 750€ de franquia.

                                          Comentário


                                            Este ano mudei para a Seguro Directo, porque da Ok Teleseguros, onde estava há uns bons anos, já me queriam cobrar um valor de 273€ por um seguro simples (danos contra terceiros e proteção de condutor) com cobertura de vidros. 191€ na Seguro directo. A pesar para o valor da anuidade, contribui o facto de ter tido 1 pequeno sinistro com culpa própria nos últimos 3 anos. Ainda assim considerei exagerado, e comprova-se que encontrei mais barato.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                              É possível, participando os sinistros correspondes a cada dano.

                                              Por exemplo, riscos no pára-choques frontal = 1 sinistro, riscos no pára-choques traseiro = 1 sinistro, raspão na porta = 1 sinistro, etc.

                                              Se não tiveres franquia, tudo ok, se tiveres tens que a multiplicar pelo numero de sinistros participados. No caso que exemplifiquei, 3 sinistros X 250€ de franquia (por exemplo) = 750€ de franquia.
                                              A cobertura deverá ser a "Choque/Colisão/Capotamento", certo?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por onesolo Ver Post

                                                A cobertura deverá ser a "Choque/Colisão/Capotamento", certo?
                                                Sim, isso mesmo.

                                                Comentário


                                                  boas,

                                                  acabei de comprar um carro do ano de 2003.

                                                  gostava de fazer seguro de danos proprios...
                                                  vejo que é impossivel na minha busca.
                                                  Alguém tem conhecimento de alguma companhia que o faça?

                                                  obrigado.

                                                  Comentário


                                                  • MetalKing
                                                    MetalKing commented
                                                    Editing a comment
                                                    Dificilmente consegues fazer seguro de Danos próprios, a carros com mais de 8 anos.

                                                    Há excepções, quando vendi a minha carrinha, com 9 anos, consegui manter na mesma seguradora, com DP, porque já tinha anteriormente.

                                                    A única que é capaz de ter fazer isso deve ser a Logo, mas atenção às condições.

                                                  Originalmente Colocado por AntonioGT Ver Post
                                                  boas,

                                                  acabei de comprar um carro do ano de 2003.

                                                  gostava de fazer seguro de danos proprios...
                                                  vejo que é impossivel na minha busca.
                                                  Alguém tem conhecimento de alguma companhia que o faça?

                                                  obrigado.
                                                  pois, na logo não dá.
                                                  quer dizer, dar até dá... mas colocando a data da Matricula ( que o site aceita) depois da importação.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por AntonioGT Ver Post

                                                    pois, na logo não dá.
                                                    quer dizer, dar até dá... mas colocando a data da Matricula ( que o site aceita) depois da importação.


                                                    E depois irias ser contactado pelos mesmos, a alertar para o facto de o ano não estar correcto.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por AntonioGT Ver Post

                                                      pois, na logo não dá.
                                                      quer dizer, dar até dá... mas colocando a data da Matricula ( que o site aceita) depois da importação.
                                                      No caso de viaturas mais "especiais" a Innovarisk tem soluções. Houve um user por aqui que chegou a obter proposta, para um Porsche já com alguns anos (<30 anos).


                                                      Seguros de Automóveis Clássicos | Innovarisk - Innovarisk Underwriting

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                                                        No caso de viaturas mais "especiais" a Innovarisk tem soluções. Houve um user por aqui que chegou a obter proposta, para um Porsche já com alguns anos (<30 anos).


                                                        Seguros de Automóveis Clássicos | Innovarisk - Innovarisk Underwriting
                                                        acabei de contactar e não fazem.
                                                        teria que ter mais de 25 anos

                                                        obrigado

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por AntonioGT Ver Post

                                                          acabei de contactar e não fazem.
                                                          teria que ter mais de 25 anos

                                                          obrigado
                                                          Desconhecia essa nuance e confesso que não faz grande sentido, no caso de viaturas mais especiais.

                                                          Só me estou a lembrar do "Autoestima" da Fidelidade, embora tenha algumas limitações como o local onde se efectuam as reparações em caso de sinistro, e o capital seguro ser de 70% do valor comercial.

                                                          Tenta contactar alguma corretora de seguros, Vilas Boas, MDS, Vitorinos ou um mediador a elas ligado. A minha área não é o automóvel, e pode haver algum produto que desconheça.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X