Pois eu que ando mesmo atrás deles, nos diesel novos não noto qualquer fumo. Largar fumo é largar fumo e há muitos, mas mesmo muitos (quase tantos como os condutores que vejo a mexer no telemóvel), que largam fumo em qualquer aceleração e isso parece-me que não está nada bem.
Em todo o caso, no contexto deste tópico, fala-se de fumo após repro... E eu refiro-me a automóveis recentes.
Ah ok, eu referia-me a fumo em acelerações fortes e mesmo assim coisa pouca. Os carros recentes quase todos têm fap e se estiverem a deitar fumo é realmente mais estranho.
E também os há a gasolina a largar fumo. Sintoma claro de avaria. Mas, com ou sem a crise, o certo é que o crescendo de carros a exalar fumo (gasóleo e gasolina) é preocupante. Eu que o diga que tive que pagar 20 euros por uma lavagem impermeabilizada do casaco de verão da mota (que é de cor clara). Estava preto da poluição!
Nem tudo é tão linear e não se pode julgar logo à partida sem saber o que vem depois..
Vê-se um carro com umas jantes maiores e pneus em maus estado, mas não se sabe se o próximo passo serão pneus melhores, e o mesmo se passa com suspensão, amortecedores, etc..
Claro que há quem use material menos bom (sinceramente não percebo o que chamam de material duvidoso), mas tambem há que perceber que uma pessoa que ande com o carro no dia a dia e o queira rebaixar 40 ou 45mm não precisa de comprar coils de 1200€, uns de 600 ou 700€ terão o mesmo efeito.
Pior são alterações mal feitas ao motor, que deixam os motores com um som horrivel como se estivessem mal afinados e dificeis de usar no dia a dia.
Ou ainda mais grave é a ordem das modificações em que muitos preocupam-se em sacar 30 ou 40cv num carro e deixam pneus e travões para o fim.. Depois dizem-se com pouca sorte.
Falando um pouco no meu caso, e para explicar a questão que nem tudo é tão linear, tenho um carro que está rebaixado 35mm e tem jantes 16.
Não ficou como muitos pensam que será lei (rebaixamento+jantes= carro rijo e mau de dinâmica), o carro perdeu o efeito "barco" e a jante permitindo levar pneu 205 em vez dos 185 de origem a dinâmica em curva melhorou imenso.
A dinâmica não está a 100% porque apesar dos amortecedores acusarem 58%, já tem 192.000kms mas ainda não se mudaram porque a comprar, compro logo algo bom e não algo para remediar.
Depois os travões.. Muitos dizem que aumentar os travões trás poucos ganhos (recordo-me no caso de um A4 português com travões do RS). Eu posso dizer que o facto de ter tirado os travões sólidos e meter ventilados foi o suficiente para melhorar muito a travagem do meu carro. E os discos são do mesmo tamanho.. Por isso não é tudo tão linear e matemático como muitos dizem ser..
O motor tem mais que se diga porque há coisas que sendo mal feitas podem implicar uma boa reparação, mas se for feito por quem sabe..
Nem tudo é tão linear e não se pode julgar logo à partida sem saber o que vem depois..
Vê-se um carro com umas jantes maiores e pneus em maus estado, mas não se sabe se o próximo passo serão pneus melhores, e o mesmo se passa com suspensão, amortecedores, etc..
Claro que há quem use material menos bom (sinceramente não percebo o que chamam de material duvidoso), mas tambem há que perceber que uma pessoa que ande com o carro no dia a dia e o queira rebaixar 40 ou 45mm não precisa de comprar coils de 1200€, uns de 600 ou 700€ terão o mesmo efeito.
Pior são alterações mal feitas ao motor, que deixam os motores com um som horrivel como se estivessem mal afinados e dificeis de usar no dia a dia.
Ou ainda mais grave é a ordem das modificações em que muitos preocupam-se em sacar 30 ou 40cv num carro e deixam pneus e travões para o fim.. Depois dizem-se com pouca sorte.
Falando um pouco no meu caso, e para explicar a questão que nem tudo é tão linear, tenho um carro que está rebaixado 35mm e tem jantes 16.
Não ficou como muitos pensam que será lei (rebaixamento+jantes= carro rijo e mau de dinâmica), o carro perdeu o efeito "barco" e a jante permitindo levar pneu 205 em vez dos 185 de origem a dinâmica em curva melhorou imenso.
A dinâmica não está a 100% porque apesar dos amortecedores acusarem 58%, já tem 192.000kms mas ainda não se mudaram porque a comprar, compro logo algo bom e não algo para remediar.
Depois os travões.. Muitos dizem que aumentar os travões trás poucos ganhos (recordo-me no caso de um A4 português com travões do RS). Eu posso dizer que o facto de ter tirado os travões sólidos e meter ventilados foi o suficiente para melhorar muito a travagem do meu carro. E os discos são do mesmo tamanho.. Por isso não é tudo tão linear e matemático como muitos dizem ser..
O motor tem mais que se diga porque há coisas que sendo mal feitas podem implicar uma boa reparação, mas se for feito por quem sabe..
Concordo...
O problema é às vezes falarem sem saber do que estão a falar
Falando um pouco no meu caso, e para explicar a questão que nem tudo é tão linear, tenho um carro que está rebaixado 35mm e tem jantes 16.
Não ficou como muitos pensam que será lei (rebaixamento+jantes= carro rijo e mau de dinâmica), o carro perdeu o efeito "barco" e a jante permitindo levar pneu 205 em vez dos 185 de origem a dinâmica em curva melhorou imenso.
Concordo. Eu tive um carro que adornava nas curvas. Bastou mudar as molas (30mm) para umas Eibach (200 euros) e o comportamento melhorou consideravelmente.
Até hoje tudo que alterei foi com opções da marca.
Excepção para uns carros que tive no passado e hoje ainda tenho um deles em que optei por meter suspensão koni sport. Tenho quem as traga do estrangeiro e ficam muito mais baratas, cá ficam perto dos 1000€.
Fica um trabalho impecável porque é material bom.
Não gosto de ver jantes exageradamente grandes, e a colocar jantes coloco sempre umas originais da marca.
A nível mecânico não gosto de inventar, mas isso não significa que não possa corrigir alguns erros de concepção das marcas (sim eles também erram e o carro não sai perfeito). Dou o exemplo de algumas entradas de ar, que ficam a levar com ar quente do motor ou quase tapadas pelos faróis.
Uma puxada de ar para um sítio mais fresco melhora consideravelmente o oxigénio na admissão. Isso em motores atmosféricos parecendo que não, faz toda a diferença.
São esses pequenos pormenores, pensados com pés e cabeça que gosto de ver alterados. Agora alterar só porque sim mais vale estar quieto.
Só não concordo com uma coisa implícita no primeiro post a equivalência de repros com fumo de escape. Não é uma equivalência, Andar sem CATs e com linhas directas, isso sim, nojento.
Quanto ao resto 'O sapo nunca pareceu mal à sapa'
Pessoalmente 'rebaixava' o meu, mas para ver se os consumos desciam, isso e um pneu mais 'fino' pela mesma razão.
E discordo totalmente de tunnings, principalmente os de vão de escada, peças a abanar, fibras, baixar suspensões com cortes de molas, mudar discos de travão, trocar tambores atrás por discos, alterando a distribuição de travagem, etc...
Só não concordo com uma coisa implícita no primeiro post a equivalência de repros com fumo de escape. Não é uma equivalência, Andar sem CATs e com linhas directas, isso sim, nojento.
Quanto ao resto 'O sapo nunca pareceu mal à sapa'
Pessoalmente 'rebaixava' o meu, mas para ver se os consumos desciam, isso e um pneu mais 'fino' pela mesma razão.
E discordo totalmente de tunnings, principalmente os de vão de escada, peças a abanar, fibras, baixar suspensões com cortes de molas, mudar discos de travão, trocar tambores atrás por discos, alterando a distribuição de travagem, etc...
Ora explica lá porque é nojento andar de linha direta? O cat restringe bastante a potência do motor
E também não percebo porque é xuning mudar os tambores por discos e mudar os discos
Bom em 1º lugar quero alertar para o perigo deste tópico se transformar num sobre tunning. É que as fronteiras tocam-se.
Para mim alterações sim, desde que sejam feitas com bom senso. Um certo grau de descrição é bem-vindo em contraste com a exuberância do tunning. Umas jantes um pouco maiores. Uma suspensão apenas uns mm's mais baixa. Um pequeno deflector traseiro. Um toque aqui e ali nos elementos estéticos e técnicos (travões, etc).
Para mim alterações bem feitas a nível estético são aquelas que parecem ser de fábrica. Quanto mais "stock" o carro continuar a parecer melhor!
Ah! E colocar xenons para depois passado pouco tempo andarem pelas ruas todos com algumas luzes fundidas é ridículo. Tons azul nas luzes? Parece chinês, não xenon! E LED's? Esqueçam as fitas azuis dos chineses etc...Se quiserem colocar Led's, na minha opinião, devem ser SEMPRE brancos e com uma excelente potência lumínica. A arte também está no local onde os colocamos.
Ora explica lá porque é nojento andar de linha direta? O cat restringe bastante a potência do motor
E também não percebo porque é xuning mudar os tambores por discos e mudar os discos
Alguém que te explique com termos técnicos que me falham, o CAT está lá para 'limpar' os gazes de escape, como deves calcular nem todos gostam de inalar fumo de escape em doses industriais.
Sobre os tambores/discos não disse que era xunning, falei nisso como sendo algo perigoso de se fazer, ao alterar os tambores para discos vais alterar a potência de travagem e com isso desequilibrar os valores de fabrica até podendo entrar em situação de travagem semelhante a puxar o travão de mão.
Alguém que te explique com termos técnicos que me falham, o CAT está lá para 'limpar' os gazes de escape, como deves calcular nem todos gostam de inalar fumo de escape em doses industriais.
Sobre os tambores/discos não disse que era xunning, falei nisso como sendo algo perigoso de se fazer, ao alterar os tambores para discos vais alterar a potência de travagem e com isso desequilibrar os valores de fabrica até podendo entrar em situação de travagem semelhante a puxar o travão de mão.
A inalar fumos em doses industriais andas tu e eu o dia todo e não nos queixámos
Eu sei o que faz um cat, mas restringe bastante a potência de um motor
Eu ando apenas sem catalisador e o carro não deita ponta de fumo, o antigo estava partido por dentro e um novo são 600€, como é óbvio preferi retirar e na ipo não acusou nada, para além de que o carro ficou com melhor resposta (coisa pouca, mas nota-se)
A inalar fumos em doses industriais andas tu e eu o dia todo e não nos queixámos
Eu sei o que faz um cat, mas restringe bastante a potência de um motor
Eu ando apenas sem catalisador e o carro não deita ponta de fumo, o antigo estava partido por dentro e um novo são 600€, como é óbvio preferi retirar e na ipo não acusou nada, para além de que o carro ficou com melhor resposta (coisa pouca, mas nota-se)
A inalar fumos em doses industriais andas tu e eu o dia todo e não nos queixámos
Eu sei o que faz um cat, mas restringe bastante a potência de um motor
Eu ando apenas sem catalisador e o carro não deita ponta de fumo, o antigo estava partido por dentro e um novo são 600€, como é óbvio preferi retirar e na ipo não acusou nada, para além de que o carro ficou com melhor resposta (coisa pouca, mas nota-se)
entºao, mas restringe muito ou pouco? Obrigado por andares a poluir só para teres um motor mais "potente". Os pulmões dos restantes cidadãos agradecem. Aliás, até ficam mais conservadinhos com a dose acrescida de poluição. É por lógicas dessas que-: "A inalar fumos em doses industriais andas tu e eu o dia todo". Eu queixo-me, já tu, parece que não, ou se te queixas não devias pois estás a contribuir para problema.
Alguém que te explique com termos técnicos que me falham, o CAT está lá para 'limpar' os gazes de escape, como deves calcular nem todos gostam de inalar fumo de escape em doses industriais.
Sobre os tambores/discos não disse que era xunning, falei nisso como sendo algo perigoso de se fazer, ao alterar os tambores para discos vais alterar a potência de travagem e com isso desequilibrar os valores de fabrica até podendo entrar em situação de travagem semelhante a puxar o travão de mão.
$
Isso depende de como se faca a troca de tambores para discos a uns anos atraz um colega comprou um R19 com tambores atraz e queixava se bastante da travagem.... comprou um eixo completo com discos, bombas, pincas e tudo mais.... O sistema de travagem foi todo afinado e nunca teve problemas. Agora se me disseres que em alguns casos metem la o eixo com os discos e ta andar...... epaaaaa isso é obvio que sai asneira
entºao, mas restringe muito ou pouco? Obrigado por andares a poluir só para teres um motor mais "potente". Os pulmões dos restantes cidadãos agradecem. Aliás, até ficam mais conservadinhos com a dose acrescida de poluição. É por lógicas dessas que-: "A inalar fumos em doses industriais andas tu e eu o dia todo". Eu queixo-me, já tu, parece que não, ou se te queixas não devias pois estás a contribuir para problema.
Nos motores em geral restringe muito
No meu caso não restringe assim tanto, porque tem poucos cavalos
Deixa lá que o teu carro com cat ou fap não polui nadinha, então se fizer aquelas regenerações, lá se vai o ambiente
O problema é às vezes falarem sem saber do que estão a falar
É que cada carro é um carro e a não ser que se sabia todas as alterações que o carro tem, é muito dificil fazer juízos de valor. Posso dar o exemplo do carro de um amigo que tem o mesmo kit de travões que o meu e pesa mais 150kg, mas como tem um servo-freio maior acaba por ser mais eficaz..
Mas isto é aplicavel a tantas coisas.. Muitas vezes perguntam-me porque preciso de pneus Pzero Nero, jantes mais largas e o carro rebaixado se ele é um 1.4, mas não sabem se é mesmo 1.4 ou sequer qual a potência.
Há que saber primeiro..
Concordo. Eu tive um carro que adornava nas curvas. Bastou mudar as molas (30mm) para umas Eibach (200 euros) e o comportamento melhorou consideravelmente.
As Eibach são muito boas! São progressivas e pelo menos pelo que tenho ouvido dizer, são das melhores que se podem usar.
No meu caso não restringe assim tanto, porque tem poucos cavalos
Deixa lá que o teu carro com cat ou fap não polui nadinha, então se fizer aquelas regenerações, lá se vai o ambiente
O cat tem tendência a desfazer o miolo. O melhor mesmo é retirar o miolo senão anda ali a chocalhar e entope o motor todo.
Um cat novo é um balúrdio sem dúvida. Mesmo com EGR fora e Cat fora o carro não manda mais fumo que o normal (pelo menos visível). Se vierem as repros é que vem a fumarada.
Alguém que te explique com termos técnicos que me falham, o CAT está lá para 'limpar' os gazes de escape, como deves calcular nem todos gostam de inalar fumo de escape em doses industriais.
Sobre os tambores/discos não disse que era xunning, falei nisso como sendo algo perigoso de se fazer, ao alterar os tambores para discos vais alterar a potência de travagem e com isso desequilibrar os valores de fabrica até podendo entrar em situação de travagem semelhante a puxar o travão de mão.
Errado.. A distribuição da potência de travagem não é feita nos discos/tambores mas sim antes. Os carros com tracção frontal tem grande parte da potência de travagem distribuída para a frente por isso podes por discos atrás e o carro ficar a travar praticamente o mesmo (e pode-se perder um pouco de eficácia no travão de mão) mudares os discos da frente e o carro travar muito melhor.
Tirem me uma duvida... para rebaixar um carro basta comprar umas boas molas? Ou envolve ter mudar suspençao + amortecedores + molas?
Não percebo nada sobre o rebaixar, como podem ver
Depende de carro para carro. Há casos em que basta meter umas molas. Há outros que já são um pouco baixos de origem e se meteres só molas, o amortecedor vai bater quando passares em buracos, daí ter que se meter também amortecedores de espigão curto ou cortar um pouco os originais.
Tem que se analisar caso a caso.
Mas para ficar impecável é meter amortecedores (de preferência mais duros para a roda não roçar na cava) e molas de rebaixamento.
Tirem me uma duvida... para rebaixar um carro basta comprar umas boas molas? Ou envolve ter mudar suspençao + amortecedores + molas?
Não percebo nada sobre o rebaixar, como podem ver
Depende. Normalmente se rebaixares só 30mm basta mudar as molas. Se arranjares molas que baixem mais que isso há o risco do espigão ser demasiado comprido e bater ao passar em buracos/lombas.
Podes sempre compras umas boas molas e se os teus amortecedores já tiverem uns km's valentes, compras logo uns que tenham espigão curto.
Este tipo de posts são ridículos e desnecessários.
Mania de arranjarem encrenças.
BigDaddy, apesar de não se notar, aumenta sempre o valor de "gases". E sim, restringe a potência.
Por exemplo, no 205 GTI, 122cv com cat e 130cv sem cat. E dizem que se nota em subida de regime e entrega de potência.
Não conduzi, não posso confirmar.
O meu XAD tem as mods que tem e até agora têm sido só melhorias que valeram bem a pena.
Ah, pode ser da fraca potência, mas passar de 145/80R13 para 165/65R14 não provocou aumento de consumo nem perda de performance. O que notei, derivado ao ET da jante (eram do 106 Rallye) é que essas Rallye pioravam a dinâmica do carro. Agora com as do 205 GTI 1.6 emprestadas é que dá para se notar bem. Mas atenção, comparando as medidas 14". Quando passei das 13" para as Rallye também se notaram melhorias, mas não AS melhorias.
O rebaixamento, 4cm, tornou o carro mais rijo, mas não necessariamente mais desconfortável (tirando em piso degradado, claro). E noto que adorna menos, adere mais à estrada e faço as curvas com mais velocidade. No entanto, não convém abusar, frente mais pesada que a traseira é tramado em termos dinâmicos.
Também mudei as luzes para umas Tungsram com cápsula amarela que melhoraram consideravelmente a visibilidade à noite, comparado com o que tinha. A maior vantagem é mesmo assinalar a minha presença em chuva e nevoeiro, e a visibilidade nessas condições.
Editado pela última vez por DIG; 06 June 2012, 18:35.
Se me pedissem 600€ para arranjar o catalizador e se me dessem a certeza que sem o mesmo o carro passava à mesma na inspecção e que não teria futuramente outros problemas mecânicos, eu pessoalmente não punha, sinceramente poupava os 600€ e não me pesava na consciência, existe aí tanta coisa a poluir e parece que apenas o automóvel é "criminoso".
Se me pedissem 600€ para arranjar o catalizador e se me dessem a certeza que sem o mesmo o carro passava à mesma na inspecção e que não teria futuramente outros problemas mecânicos, eu pessoalmente não punha, sinceramente poupava os 600€ e não me pesava na consciência, existe aí tanta coisa a poluir e parece que apenas o automóvel é "criminoso".
Foi o que eu pensei e depois se colocasse um cat novo o mais certo era ter de trocá-lo daqui a uns anos, uma vez que tem desgaste
Mas para alguns isso é criminoso e deviam ir para a cadeia
Esquecem-se é que por exemplo uma vaca produz mais CO2 que um carro e ninguém diminui o consumo de carne, por isso também são responsáveis pelo "problema"
O cat tem tendência a desfazer o miolo. O melhor mesmo é retirar o miolo senão anda ali a chocalhar e entope o motor todo.
Um cat novo é um balúrdio sem dúvida. Mesmo com EGR fora e Cat fora o carro não manda mais fumo que o normal (pelo menos visível). Se vierem as repros é que vem a fumarada.
Depende do motor, tenho um conhecido com um Corsa C Van 1.3 CDTI, linha directa sem cat e egr e deita fumo quando se acelera a fundo, nao é nada do outro mundo, mas o suficiente para se notar e meter a traseira ligeiramente acinzentada.
Depende do motor, tenho um conhecido com um Corsa C Van 1.3 CDTI, linha directa sem cat e egr e deita fumo quando se acelera a fundo, nao é nada do outro mundo, mas o suficiente para se notar e meter a traseira ligeiramente acinzentada.
Suponho que também tenha sido reprogramado
Se quem fez a repro sabe o que faz, e faz ficheiros à medida do cliente, e não espeta lá a primeira m*rda que aparecer na net, consegue tirar uns cavalos engraçados sem por o carro a fumar
Já que estamos numa de alterações...chutem lá os vossos bitaites, e vamos a fazer um exercicio.
Imaginando, têm um Opel Corsa B 1.5 TD. Ah e tal é "bailarina", anda pouco...mas tem ali alguma "base" para mexer e andar um pouco. Mas tem um orçamento relativamente curto = 700€ total para mexer.
O que faziam? Débito? Pressão turbo? Um intercooler "baratinho"? Cat fora? Rebaixar um pouco? Linha directa?
Já que estamos numa de alterações...chutem lá os vossos bitaites, e vamos a fazer um exercicio.
Imaginando, têm um Opel Corsa B 1.5 TD. Ah e tal é "bailarina", anda pouco...mas tem ali alguma "base" para mexer e andar um pouco. Mas tem um orçamento relativamente curto = 700€ total para mexer.
O que faziam? Débito? Pressão turbo? Um intercooler "baratinho"? Cat fora? Rebaixar um pouco? Linha directa?
Chutem
Um veiculo diesel nao tem catalisador. Tem filtro de particulas e so os mais recentes.
Aconselhava te a meteres travoes em condicoes para depois nao teres surpresas desagradaveis. Depois aconselhava te a juntar mais uns cobres e tratares de colocar umas suspensoes tambem melhores. E so depois disso tudo te aconselharia a mexeres em turbo, intercoolers e essas coisas que pouco vais ganhar em termos de andamento num carro com essa idade.
Editado pela última vez por Ribeiros; 06 June 2012, 22:07.
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