Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cintos de 4,5 e 6 apoios VS airbags

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Acreditem, que se fosse prático e viável, era bem mais seguro todos os carros terem um bom roll bar, umas backets decentes com sistema hans e capacete. É que não tenho dúvidas...preferia espetar-me num wrc a 200km/h que num classe S a 175...Talvez tivesse mais chances.
    Simplesmente, no dia-a-dia, não é prático andarmos a fazer ginástica para entrarmos no carro, termos que prender tretas ao pescoço, andar a ajustar cintos de 6 pontos, ajustar o capacete na backet (nem sequer teríamos a visibilidade lateral necessária para condução em estrada), pronto, já se percebeu que era um absurdo.

    Concluíndo. Um carro com os devidos equipamentos de segurança (hard core) e sem air bags, é quase incomparávelmente mais seguro que um carro "convencional" com air bags, simplesmente não é prático nem económicamente viável.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Dano Ver Post
      Claro que os sensores não podiam ter o mesmo nível de 1 carro civil, se não nem a meio da prova chegavam sem ter disparado os airbags


      Edit: e os de joelho e as cortinas? tb é pra cabeça ñ bater no volante? Já não existem só os airbags de volante e os de passageiro, só a pensar na deslocação para a frente... a tecnologia já se expandiu
      Um sensor que não entrasse em funcionamento nos saltos da Finlandia também não entrava no capotanço do Latvala em Portugal.

      A grande maioria dos carros de competição nem banco do passageiro teem, e os que teem geralmente estão numa posição mais recuada que o do piloto por isso as possibilidades de co piloto ir bater no "tabalier" são nulas.
      Editado pela última vez por ManuelBarbosa; 29 April 2009, 21:44.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Mr.Brown Ver Post
        Acreditem, que se fosse prático e viável, era bem mais seguro todos os carros terem um bom roll bar, umas backets decentes com sistema hans e capacete. É que não tenho dúvidas...preferia espetar-me num wrc a 200km/h que num classe S a 175...Talvez tivesse mais chances.
        Simplesmente, no dia-a-dia, não é prático andarmos a fazer ginástica para entrarmos no carro, termos que prender tretas ao pescoço, andar a ajustar cintos de 6 pontos, ajustar o capacete na backet (nem sequer teríamos a visibilidade lateral necessária para condução em estrada), pronto, já se percebeu que era um absurdo.

        Concluíndo. Um carro com os devidos equipamentos de segurança (hard core) e sem air bags, é quase incomparávelmente mais seguro que um carro "convencional" com air bags, simplesmente não é prático nem económicamente viável.
        Afinal não tens assim tanta a certeza!
        Esse talvez começa logo por resumir-se a um ponto fundamental: será um condutor comum capaz de aguentar desacelerações tão violentas sem morrer ?
        Será que o teu "corpinho" está preparado para isso ?
        Editado pela última vez por 3com; 29 April 2009, 21:45.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por 3com Ver Post
          Afinal não tens assim tanta a certeza!
          Esse talvez começa logo por resumir-se a um ponto fundamental: será um condutor comum capaz de aguentar desacelerações tão violentas sem morrer ?
          Será que o teu "corpinho" está preparado para isso ?
          Se estiveres em boa forma, não vejo como pode haver grande diferença entre uma pessoa normal e um piloto.

          Outra coisa, é que raramente se bate a 200 e se permanece imovel no sitio em que se bateu. Há sempre muita energia dissipada em capotamentos subsequentes.

          Finalmente, entre bater a 200 e andar a saltitar dentro de uma estrutura que se deforma ou bater a 200 e absorver o impacto dentro de uma estrutura que não se mexe, acho que preferia arriscar a segunda...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por erocha Ver Post
            ...

            Finalmente, entre bater a 200 e andar a saltitar dentro de uma estrutura que se deforma ou bater a 200 e absorver o impacto dentro de uma estrutura que não se mexe, acho que preferia arriscar a segunda...
            É complicado bater a 200...

            Mas uma estrutura que se deforma é muito mais eficiente de uma que não se mexe... Em termos de protecção. ...

            Comentário


              #36
              Um amigo meu bateu a 200 num AM V8 e nada...mas é sorte..

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                Se estiveres em boa forma, não vejo como pode haver grande diferença entre uma pessoa normal e um piloto.

                Outra coisa, é que raramente se bate a 200 e se permanece imovel no sitio em que se bateu. Há sempre muita energia dissipada em capotamentos subsequentes.

                Finalmente, entre bater a 200 e andar a saltitar dentro de uma estrutura que se deforma ou bater a 200 e absorver o impacto dentro de uma estrutura que não se mexe, acho que preferia arriscar a segunda...
                E que boa forma é essa ? 10 anos de preparação fisica intensa + 10 anos a gramar com desacelerações fortes ou é praticar um futebol com os amigos ao fim-de-semana ?

                Já denoto outra condição... mais um se/um raramente! A vida está cheia de acontecimentos raros e pouco prováveis!
                Também há a remota possibilidade de, se ires sem cinto, voares pelo vidro da frente e sobreviveres, invés de ficares encarcerado! Também queres arriscar esta ? Existem sempre inúmeras possibilidades.... basta é ter imaginação! O problema é que o grosso dos acidentes tendem sempre para os mesmo padrões!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                  Um amigo meu bateu a 200 num AM V8 e nada...mas é sorte..
                  Os airbags e os pre-tensores serviram-lhe que alguma coisa ?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                    E que boa forma é essa ? 10 anos de preparação fisica intensa + 10 anos a gramar com desacelerações fortes ou é praticar um futebol com os amigos ao fim-de-semana ?

                    Já denoto outra condição... mais um se/um raramente! A vida está cheia de acontecimentos raros e pouco prováveis!
                    Também há a remota possibilidade de, se ires sem cinto, voares pelo vidro da frente e sobreviveres, invés de ficares encarcerado! Também queres arriscar esta ? Existem sempre inúmeras possibilidades.... basta é ter imaginação! O problema é que o grosso dos acidentes tendem sempre para os mesmo padrões!
                    Então explica em quê que é diferente. Era isso que eu queria. O corpo habitua-se a desacelarações? ao ponto de uns aguentarem um acidente a 200 e outros não?

                    Claro que há variações, até há o espertinho que diz que não usa cintos porque se o carro cair dentro de agua é pior, mas regra geral, vês muito mais acidentes graves em competição com pessoas a sairem ilesas do que na estrada...

                    Para alem de que eu não adicionei nenhuma condicionante. Quantos acidentes vês contra paredes ou contra postes? são uma maioria?

                    Vamos ter uma discussão seria
                    Não respondes a nada, levantas umas hipoteses e mandas vir...

                    PS: só agora me dei o trabalho de ler o teu post todo e vejo que falas do caso do espertinho...
                    Editado pela última vez por erocha; 29 April 2009, 22:20.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                      Os airbags e os pre-tensores serviram-lhe que alguma coisa ?
                      Não sei exactamente como se passou, nem foi tema que me apeteceu abordar...

                      Foi um despiste, por isso a velocidade no momento do impacto não devia ser 200

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                        E que boa forma é essa ? 10 anos de preparação fisica intensa + 10 anos a gramar com desacelerações fortes ou é praticar um futebol com os amigos ao fim-de-semana ?

                        .....
                        Onde é que nós já vamos... A competição automóvel não se resume à F1 nem às categorias máximas de cada "disciplina" automóvel.

                        Em campeonatos Portugueses, quantos pilotos têm esse treino? Melhor, quantos pilotos se preparam fisicamente para as corridas? Os das equipas oficiais ou semi e pouco mais...

                        Pegando no exemplo do Lotus Exige, se a ideia é fazer uns track days e cometer umas loucuras em serra de vez em quando (nem vejo outra utilidade possivel), investia mais depressa o dinheiro em bancos, cintos e arco de segurança que nos airbags... Mas o Lotus serve para isso mesmo, cometer loucuras.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                          Afinal não tens assim tanta a certeza!
                          Esse talvez começa logo por resumir-se a um ponto fundamental: será um condutor comum capaz de aguentar desacelerações tão violentas sem morrer ?
                          Será que o teu "corpinho" está preparado para isso ?
                          Claro que não tenho certeza! A caneta do co-piloto (por acaso está presa ao caderno dele) podia soltar-se e subir-me prlo nariz acima!
                          Certezas é coisas que não devemos ter em relação a certaz coisas como segurança, tudo pode ser melhorado, nada é perfeito.

                          Bom...eu podia dizer que o corpo humano não foi feito para sofrer desacelerações 200km/h - 0 num segundo...são coisas entre 30 e 50 G's...mesmo que durem muito pouco (instantaneamente), o cérebro, por exemplo, que está ali a nadar na geleia, batia nas paredes da caixa craniana um par de vezes e pronto, voltava para a primeira classe...Isso nem com muito treino se tinha evitado, ninguém treina para isso. Há pilotos de wrc que usam óculos...sim, óculos...se eles salassem, também deixavam de ver para onde iam e pimbas pior acidente aínda. Não são sobre-humanos. Ora partindo do principio que a minha caixa craniana aguenta tanto como a de outro humano qualquer, sim, se um piloto de rally aguenta um embate daqueles, não vejo razão para eu não aguentar. Eles treinam para se manter na estrada, não para bater, nisso somos todos iguais. (e eu até tenho densidade óssea acima da média )

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                            Então explica em quê que é diferente. Era isso que eu queria. O corpo habitua-se a desacelarações? ao ponto de uns aguentarem um acidente a 200 e outros não?

                            Claro que há variações, até há o espertinho que diz que não usa cintos porque se o carro cair dentro de agua é pior, mas regra geral, vês muito mais acidentes graves em competição com pessoas a sairem ilesas do que na estrada...

                            Não respondes a nada, levantas umas hipoteses e mandas vir...

                            PS: só agora me dei o trabalho de ler o teu post todo e vejo que falas do caso do espertinho...
                            Sim, o corpo habitua-se a desacelerações, os músculos e a estrutura óssea ganham outra capacidade de aguentar impactos e o Cérebro habitua-se a suportar desacelerações e acelerações violentas, em todos os eixos.
                            Por exemplo, os pugilistas conseguem aguentar grandes desacelerações ao nível da cabeça. Achas que ganham esta capacidade de um dia para o outro ?

                            Se voltares a trás e dignares a ler atentamente, terás que colocar essa questão aquem "acha que era melhor assim ou assado"!
                            Apenas faço constatações, não faço previsões!
                            Pelo "PS" já reparei que lês na diagonal, daí essa afirmação!

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                              E que boa forma é essa ? 10 anos de preparação fisica intensa + 10 anos a gramar com desacelerações fortes ou é praticar um futebol com os amigos ao fim-de-semana ?

                              Já denoto outra condição... mais um se/um raramente! A vida está cheia de acontecimentos raros e pouco prováveis!
                              Também há a remota possibilidade de, se ires sem cinto, voares pelo vidro da frente e sobreviveres, invés de ficares encarcerado! Também queres arriscar esta ? Existem sempre inúmeras possibilidades.... basta é ter imaginação! O problema é que o grosso dos acidentes tendem sempre para os mesmo padrões!

                              Mais de dez anos a gramar com desacelerações fortes podem valer um pescoço bem desenvolvido...e umas lesões também...ravina abaixo não és assim tão diferente do Loeb...

                              Comentário


                                #45
                                As forças normais a que um piloto está sujeito na competição, fazem com que seja necessário que esteja "colado" ao banco, senão vai andar a dançar de um lado para o outro em cada curva/travagem/ressalto do alcatrão. Isso já invalida a necessidade do air-bag, pois em caso de acidente o piloto não chega a se movimentar o suficiente para embater contra este.

                                No dia-a-dia não, são forças muito menores, não há necessidade de se andar colado ao banco. Portanto os air-bags fazem todo o sentido, pois conseguem amortecer o impacto, como um cinto com pré-tensores, mas fazem-no espalhando esta força numa área muito maior. Num impacto só com o cinto, a faixa estreita do peito onde passa o cinto irá receber a força toda do deslocamento do corpo, no caso do airbag essa força está aplicada sobre todo o peito/face.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                                  Sim, o corpo habitua-se a desacelerações, os músculos e a estrutura óssea ganham outra capacidade de aguentar impactos e o Cérebro habitua-se a suportar desacelerações e acelerações violentas, em todos os eixos.
                                  Por exemplo, os pugilistas conseguem aguentar grandes desacelerações ao nível da cabeça. Achas que ganham esta capacidade de um dia para o outro ?

                                  Se voltares a trás e dignares a ler atentamente, terás que colocar essa questão aquem "acha que era melhor assim ou assado"!
                                  Apenas faço constatações, não faço previsões!
                                  Pelo "PS" já reparei que lês na diagonal, daí essa afirmação!
                                  OH dear....não vás por aí....a sério....
                                  (Conheces muitos pugilistas "inteligentes"?)

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                                    Sim, o corpo habitua-se a desacelerações, os músculos e a estrutura óssea ganham outra capacidade de aguentar impactos e o Cérebro habitua-se a suportar desacelerações e acelerações violentas, em todos os eixos.
                                    Por exemplo, os pugilistas conseguem aguentar grandes desacelerações ao nível da cabeça. Achas que ganham esta capacidade de um dia para o outro ?

                                    Se voltares a trás e dignares a ler atentamente, terás que colocar essa questão aquem "acha que era melhor assim ou assado"!
                                    Apenas faço constatações, não faço previsões!
                                    Pelo "PS" já reparei que lês na diagonal, daí essa afirmação!
                                    É um facto que aqui, leio depressa e às vezes me escapam pormenores essenciais

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                      Onde é que nós já vamos... A competição automóvel não se resume à F1 nem às categorias máximas de cada "disciplina" automóvel.

                                      Em campeonatos Portugueses, quantos pilotos têm esse treino? Melhor, quantos pilotos se preparam fisicamente para as corridas? Os das equipas oficiais ou semi e pouco mais...

                                      Pegando no exemplo do Lotus Exige, se a ideia é fazer uns track days e cometer umas loucuras em serra de vez em quando (nem vejo outra utilidade possivel), investia mais depressa o dinheiro em bancos, cintos e arco de segurança que nos airbags... Mas o Lotus serve para isso mesmo, cometer loucuras.

                                      Onde já vai? Ao sexto posto já falavam em competição e só agora deste por isso ?

                                      Em campeonatos Portugueses muitos pilotos têm treino, à excepção dos pilotos de fds e dos que não têm licença(os supostos pilotos)!
                                      Até o compeonato de kart exige muito treino.

                                      Claro que o Lotus serve para isso.
                                      Mas continuamos a bater na tecla errada pois, o Lotus Exige vem com Airbag de série, excepção feita à versão mais hardcore, que nem ABS tem!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                                        Onde já vai? Ao sexto posto já falavam em competição e só agora deste por isso ?

                                        Em campeonatos Portugueses muitos pilotos têm treino, à excepção dos pilotos de fds e dos que não têm licença(os supostos pilotos)!
                                        Até o compeonato de kart exige muito treino.
                                        Sim, para aquilo que me pareceu ser o objectivo do tópico é perfeitamente aceitável e válido ir buscar exemplos baseados em competição. Mas daí a falar em pilotos que treinam 10 acelerações... Só falta falar no treino dos astronautas.

                                        Não não têm. Em primeiro lugar em nenhuma prova oficial podes correr sem licença, em segundo lugar o que consideras muitos? Numa prova de 50 ou 60 inscritos, 4 ou 5 é muito?

                                        Mas eu não quero saber se vem de série ou não, irra. O que eu digo é que num carro desse "nível" (entenda-se, objectivo) cuja utilização é muito focada, eu preferia investir noutros elementos de segurança, depois essa discussão sem sentido nenhum relativamente ao treino do pescoço logo se via...

                                        Ok...
                                        Editado pela última vez por Bj40; 29 April 2009, 22:54.

                                        Comentário


                                          #50
                                          O objectivo era:

                                          Um carro com cintos de 4, 5 ou 6 pontos não tornam redundantes os airbags?

                                          A minha resposta é NÂO, mas se também tiver backet, roll bar, sistema HANS e capacete aprovados, aí a resposta é um grande SIM.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Vocês estão a esquecer-se que num carro de estrada destinado a ser conduzido por qualquer pessoa dos 18 aos 100 anos (teoricamente), homem, mulher, saudável, doente, grande ou pequeno, robusto ou não, não se pode sujeitar os ocupantes a forças muito grandes. Ou vocês acham que a resistência dos vossos ossos de rapazes saudáveis pode ser comparada à da velhota de 80 anos que sofre de osteoporose???
                                            O que para uns está ainda bastante dentro dos limites da tolerância, pode ser fatal para outros!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                              Vocês estão a esquecer-se que num carro de estrada destinado a ser conduzido por qualquer pessoa dos 18 aos 100 anos (teoricamente), homem, mulher, saudável, doente, grande ou pequeno, robusto ou não, não se pode sujeitar os ocupantes a forças muito grandes. Ou vocês acham que a resistência dos vossos ossos de rapazes saudáveis pode ser comparada à da velhota de 80 anos que sofre de osteoporose???
                                              O que para uns está ainda bastante dentro dos limites da tolerância, pode ser fatal para outros!
                                              Lino, vá lá se percebes o meu ponto de vista, possa.

                                              Eu já deixei bem claro que para os carros comuns é lógico que ninguém quer passar 5m só para conseguir ter tudo pronto para arrancar mas, tendo em conta o "caminho da conversa" falou-se no Lotus e tal e eu volto a dizer que, em principio, esse é um carro com identidade muito própria e ninguém o compra para ir à missa ou ir trabalhar ou fazer Porto - Lisboa todas as semanas.

                                              Assim, e sabendo que a dúvida do primeiro post é "genérica" pois não se limita a nada, eu acho que para carros de competição ou perto disso (como o lotus) é preferível outros elementos de segurança em detrimento do AB. Para carros do dia a dia, carros de estrada para fazer estrada, nem pensar.

                                              Acho que não é difícil entender o que quero dizer.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                Vocês estão a esquecer-se que num carro de estrada destinado a ser conduzido por qualquer pessoa dos 18 aos 100 anos (teoricamente), homem, mulher, saudável, doente, grande ou pequeno, robusto ou não, não se pode sujeitar os ocupantes a forças muito grandes. Ou vocês acham que a resistência dos vossos ossos de rapazes saudáveis pode ser comparada à da velhota de 80 anos que sofre de osteoporose???
                                                O que para uns está ainda bastante dentro dos limites da tolerância, pode ser fatal para outros!
                                                Sim...e...que influência tem isso no raciocínio até agora explanado?
                                                Na verdade, o objectivo de qualquer sistema de segurança automóvel é submeter os seus ocupantes ao mínimo de forças em caso da acidente, quer estes sejam de ferro ou de porcelana, visto serem as forças aplicadas no corpo que causam lesões. Pode parecer estranho para muitos, inicialmente, mas mesmo a avozinha de 98 anos com osteoporose estaria mais segura sentada num carro com aquela parafernália toda de sistemas de segurança e sem air-bag que num automóvel comum com air-bags e superfícies moles. (Agora...se conseguia entrar e saír do carro isso é outra história...). Estamos só a falar de dispositivos de segurança pós acidente.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Mr.Brown Ver Post
                                                  Sim...e...que influência tem isso no raciocínio até agora explanado?
                                                  Na verdade, o objectivo de qualquer sistema de segurança automóvel é submeter os seus ocupantes ao mínimo de forças em caso da acidente, quer estes sejam de ferro ou de porcelana, visto serem as forças aplicadas no corpo que causam lesões. Pode parecer estranho para muitos, inicialmente, mas mesmo a avozinha de 98 anos com osteoporose estaria mais segura sentada num carro com aquela parafernália toda de sistemas de segurança e sem air-bag que num automóvel comum com air-bags e superfícies moles. (Agora...se conseguia entrar e saír do carro isso é outra história...). Estamos só a falar de dispositivos de segurança pós acidente.
                                                  Pronto. Acabaste de te enterrar todo na porcaria. Já nem vale a pena continuar a discussão contigo!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                    Pronto. Acabaste de te enterrar todo na porcaria. Já nem vale a pena continuar a discussão contigo!
                                                    OI?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                      Lino, vá lá se percebes o meu ponto de vista, possa.

                                                      Eu já deixei bem claro que para os carros comuns é lógico que ninguém quer passar 5m só para conseguir ter tudo pronto para arrancar mas, tendo em conta o "caminho da conversa" falou-se no Lotus e tal e eu volto a dizer que, em principio, esse é um carro com identidade muito própria e ninguém o compra para ir à missa ou ir trabalhar ou fazer Porto - Lisboa todas as semanas.

                                                      Assim, e sabendo que a dúvida do primeiro post é "genérica" pois não se limita a nada, eu acho que para carros de competição ou perto disso (como o lotus) é preferível outros elementos de segurança em detrimento do AB. Para carros do dia a dia, carros de estrada para fazer estrada, nem pensar.

                                                      Acho que não é difícil entender o que quero dizer.
                                                      Vamos lá ver. Objectivamente falando, o que o jcpr perguntou foi se os cintos com 4 a 6 apoios tornavam o airbag dispensável. E a resposta a essa pergunta é, muito objectivamente, só uma: NÃO.
                                                      Se os carros de competição não os têm, isso é outra história e já aqui foi explicado por que não, mas se os tivessem, com certeza que a segurança deles não seria igual, e muito menos inferior do que não tendo, como é evidente!
                                                      Agora, não interessa nada o uso que vais dar ao carro, e que este seja mais ou menos "radical" ou desportivo. O airbag faz falta sim, SEMPRE, e isso é daquelas coisas sobre as quais já perdemos aqui demasiado tempo a discutir, pois é um tema que não merece grandes discussões, de tão clara que a resposta é!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                        Vamos lá ver. Objectivamente falando, o que o jcpr perguntou foi se os cintos com 4 a 6 apoios tornavam o airbag dispensável. E a resposta a essa pergunta é, muito objectivamente, só uma: NÃO.
                                                        Se os carros de competição não os têm, isso é outra história e já aqui foi explicado por que não, mas se os tivessem, com certeza que a segurança deles não seria igual, e muito menos inferior do que não tendo, como é evidente!
                                                        Agora, não interessa nada o uso que vais dar ao carro, e que este seja mais ou menos "radical" ou desportivo. O airbag faz falta sim, SEMPRE, e isso é daquelas coisas sobre as quais já perdemos aqui demasiado tempo a discutir, pois é um tema que não merece grandes discussões, de tão clara que a resposta é!
                                                        Pronto, é o que tu achas.

                                                        Eu não concordo mas já entendi o teu ponto de vista.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Mr.Brown Ver Post
                                                          OI?
                                                          Vou-te contar o que se passou com um tio meu, há uns anos atrás. Ele sofreu um grave acidente, junto com familiares, no mesmo carro. Um dos netos que ia no carro sofreu várias contusões, escoriações, cortes, hematomas, enfim, o aspecto dele exterior metia dó. O meu tio tinha um aspecto exterior "impecável". Morreu 3 semanas depois de dar entrada no hospital. Causa de morte? Fractura de várias costelas, que lhe perfuraram os pulmões.
                                                          Agora diz-me se é melhor embater em algumas partes do habitáculo, mas bem almofadadas e desde que não causem encarceramento, ou se é preferível ser retido por uma força brutal e sofrer lesões, fracturas e hemorragias internas??? O que achas???
                                                          Ou também és daqueles que acham que "antigamente é que era bom, que os carros eram uns tanques, rijos como cornos"???

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                            Pronto, é o que tu achas.

                                                            Eu não concordo mas já entendi o teu ponto de vista.
                                                            Então deixa-me pôr a coisa de outro modo: achas então que o airbag é prejudicial à segurança, não é?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Aínda bem que a pergunta que originou o tópico é simples, porque se fosse mais específica...seria engraçado (no mínimo) notar alguns mitos desfeitos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X