Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Vectra Caravan

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post

    1 - Qual o regime ao ralenti? A minha está nas 750/800 rpm, mas acho algo pouco, porque especialmente às 750 rpm sentem-se algumas vibrações (nomeadamente volante e palas do sol) que eu acho que não deviam acontecer - talvez o ralenti esteja um pouco baixo, apesar de ser constante
    Meu caro amigo... Achas isso baixo ?

    É o valor perfeitamente normal para um motor diesel recente. Até para cumprirem com certos requisitos ambientais e de consumo.

    Quanto à vibração...

    O Vectra sempre foi tido como um carro que vibra e é mais ruidoso que a maior parte da concorrência, nomeadamente face à escola de sucata Francesa. Sem ser desastroso ou algo de abominável, note-se...

    Em último caso, está atento ao estado de algum dos apoios de motor / caixa.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

      O Vectra sempre foi tido como um carro que vibra e é mais ruidoso que a maior parte da concorrência, nomeadamente face à escola de sucata Francesa. Sem ser desastroso ou algo de abominável, note-se...
      Na minha modesta opinião o carro é tudo menos ruidoso, pelo contrário. O meu tem 146000Km e não apresenta qualquer vibração e é muito bem insonorizado. A 190Km/h o ruído dentro do habitáculo não incomoda ninguém e eu detesto barulho...

      Comentário


        #33
        Pois, dá-me ideia que estes common rail são bastante silenciosos. Mas também não é disso que me queixo, mas do facto de se sentirem algumas vibrações a esse regime de ralenti.
        Outros proprietários com quem falei mencionaram valores mais na casa das 800/850 rpm, onde realmente já não se notam essas vibrações, mesmo a frio.

        Comentário


          #34
          Ninguém fez uma repro a este carro? Estou interessado em melhorar os regimes baixos. Se tiverem novidades...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
            Meu caro amigo... Achas isso baixo ?

            É o valor perfeitamente normal para um motor diesel recente. Até para cumprirem com certos requisitos ambientais e de consumo.

            Quanto à vibração...

            O Vectra sempre foi tido como um carro que vibra e é mais ruidoso que a maior parte da concorrência, nomeadamente face à escola de sucata Francesa. Sem ser desastroso ou algo de abominável, note-se...

            Em último caso, está atento ao estado de algum dos apoios de motor / caixa.
            ERRADO.

            Os 1910cc jtd/cdti/tid, etc. são apenas dos motores mais silenciosos e com menos vibrações do mercado.

            Comentário


              #36
              Vectra Caravan 1.9 Cdti 150cv Elegance

              Já está!
              Depois de muita pesquisa na net nos stands nas reviews de todo o mundo(net) fiquei indeciso entre duas carrinhas: mondeo e vectra por fim optei por comprar a vectra.

              É de 2005 tem 72000Km está em excelente estado preta com vidros escurecidos atrás...

              Gostava de saber de experiências passadas com estes motores, tenho ouvido falar bem e mal, confesso que falam mais vezes bem do que mal, mas gostava de saber a vossa opinião.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por betus Ver Post
                Já está!
                Depois de muita pesquisa na net nos stands nas reviews de todo o mundo(net) fiquei indeciso entre duas carrinhas: mondeo e vectra por fim optei por comprar a vectra.

                É de 2005 tem 72000Km está em excelente estado preta com vidros escurecidos atrás...

                Gostava de saber de experiências passadas com estes motores, tenho ouvido falar bem e mal, confesso que falam mais vezes bem do que mal, mas gostava de saber a vossa opinião.
                Fala-se mal de todos os carros e de todos os motores, conforme a experiência de cada um. Neste caso particular a minha experiência é pouca, nem há um mês tenho o carro. No entanto já lhe fiz dois mil e tal Km.

                Falavas sobre o motor. Um pastelão até às 2000rpm, um espectáculo a partir daí. Vais a 190Km/h (ainda n dei mais...) na maior, às 3000rpm e sentes que aquilo ainda tem muito pra dar... com um nível de insonorização muito bom, mesmo. Estou deliciado com o carro, só não gosto é de ver o depósito a sumir-se, mas não há milagres...

                A tua carrinha q versão é? Pré ou pos restyling?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por cole Ver Post
                  Fala-se mal de todos os carros e de todos os motores, conforme a experiência de cada um. Neste caso particular a minha experiência é pouca, nem há um mês tenho o carro. No entanto já lhe fiz dois mil e tal Km.

                  Falavas sobre o motor. Um pastelão até às 2000rpm, um espectáculo a partir daí. Vais a 190Km/h (ainda n dei mais...) na maior, às 3000rpm e sentes que aquilo ainda tem muito pra dar... com um nível de insonorização muito bom, mesmo. Estou deliciado com o carro, só não gosto é de ver o depósito a sumir-se, mas não há milagres...

                  A tua carrinha q versão é? Pré ou pos restyling?
                  É ainda o pré restyling.

                  Ainda só fiz 100Km com ela...e nem fui à auto estrada...

                  Mas a insonorização é muito boa!

                  Comentário


                    #39
                    Eu vou neste momento com quase 500 km num depósito e ainda está a 5/8!

                    E não, não ando a pastar!
                    O puto com-a-mania-que-é-zé-do-boné-e-rei-da-estrada com o Audi A3 TDI hoje de manhã que o diga!

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por LinoMarques
                      Eu vou neste momento com quase 500 km num depósito e ainda está a 5/8!

                      E não, não ando a pastar!
                      O puto com-a-mania-que-é-zé-do-boné-e-rei-da-estrada com o Audi A3 TDI hoje de manhã que o diga!
                      Não quero estragar a festa, mas de 1/2 para baixo o ponteiro anda muito mais depressa...
                      Quando atesto a autonomia vai facilmente para cima dos 1000km e depois com o andamento come kms mais depressa que o carro.

                      O ralenti na minha está nas 900rpm e não tenho a minima vibração no motor ou no interior.

                      Hoje andei a tentar mudar umas lampadas traseiras - são mais que as mães e foram fundindo, pelo que hoje me dispus a mudá-las todas para não me chatear mais. Missão falhada, não consigo tirar a forra da porta e vai ter que ser na oficina...mais 15€ para mudar uma lampada, como é costume.

                      Tem um sistema interessante de luzes: as lampadas são todas 21W e é o sistema electrico que define a intensidade para presença (5W) e stops (21W).
                      Em condições normais, as luzes de fora (acima dos piscas) dão presença e stops, e as de dentro (junto com MA, dentro da porta) dão só presença.
                      Mas se a luz de fora se fundir, a outra passa a dar presença+stop em substituição.
                      Já tinha visto o efeito numa carrinha e julguei tratar-se de ligações de fichas maradas.
                      Só quando aconteceu na minha é que percebi que é mesmo assim.
                      Para mais, o CB é chato como o raio a avisar luzes fundidas, e como já tinha mais que uma, não se "cala".

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                        Não quero estragar a festa, mas de 1/2 para baixo o ponteiro anda muito mais depressa...
                        Quando atesto a autonomia vai facilmente para cima dos 1000km e depois com o andamento come kms mais depressa que o carro.

                        O ralenti na minha está nas 900rpm e não tenho a minima vibração no motor ou no interior.

                        Hoje andei a tentar mudar umas lampadas traseiras - são mais que as mães e foram fundindo, pelo que hoje me dispus a mudá-las todas para não me chatear mais. Missão falhada, não consigo tirar a forra da porta e vai ter que ser na oficina...mais 15€ para mudar uma lampada, como é costume.

                        Tem um sistema interessante de luzes: as lampadas são todas 21W e é o sistema electrico que define a intensidade para presença (5W) e stops (21W).
                        Em condições normais, as luzes de fora (acima dos piscas) dão presença e stops, e as de dentro (junto com MA, dentro da porta) dão só presença.
                        Mas se a luz de fora se fundir, a outra passa a dar presença+stop em substituição.
                        Já tinha visto o efeito numa carrinha e julguei tratar-se de ligações de fichas maradas.
                        Só quando aconteceu na minha é que percebi que é mesmo assim.
                        Para mais, o CB é chato como o raio a avisar luzes fundidas, e como já tinha mais que uma, não se "cala".
                        Caramba, já estou a ver que as luzes de trás fundidas são um dos males crónicos destes carros, não?? É que com apenas 2 semanas de uso, já se fundiu a primeira na minha (a de presença atrás do lado direito, a que está no portão da mala, ou seja, a que está no lado direito interior) - algo que NUNCA aconteceu durante os 7 anos e meio que tive a 306.

                        Ainda vou passar no meu mecânico para ver o que ele diz, mas se isso é assim caro, vou mesmo ter que perguntar ao stand como é em relação à garantia.

                        Comentário


                          #42
                          Gasto

                          Boas
                          Eu tenho um Astra G 1.4 16v 90cv de 98, alem de consumir bem mais do que as vectras 1.9 cdti, tambem o ponteiro desce rapido de 1/2 para baixo, secalhar não é defeito é feitio

                          Comentário


                            #43
                            Lino, compraste em Viseu?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por GhostDCRV Ver Post
                              Boas
                              Eu tenho um Astra G 1.4 16v 90cv de 98, alem de consumir bem mais do que as vectras 1.9 cdti, tambem o ponteiro desce rapido de 1/2 para baixo, secalhar não é defeito é feitio
                              É normal, tens um carro a gasolina, e não a diesel. Logo, gastará sempre mais.

                              Eu tenho um Astra Coupé 2.2 DTI, em que frequentemente ando entre os 5,5 e os 6,0 L\100 (dependendo da condução), e um colega com um Astra 1.4 Elegance, dificilmente baixa dos 6,6 / 6,7 e por norma anda em torno dos 7 L\100.

                              Quanto a descer mais rapido apartir do meio, pelo menos na Opel, acontece em todos. Tem a ver com o formato do deposito, apenas e só.

                              DêCêIi, acho por exemplo, o Peugeot 407 1.6 DHI de 110 CV bem mais ruidoso que o Vectra 1.9 CDTI de 150CV, em termos de vibrações, são quase nulas em ambos.

                              Mas por exemplo, o meu Astra, por fora, é menos ruidoso que o Vectra, já no interior a situação inverte.

                              Comentário


                                #45
                                Quanto a descer mais rapido apartir do meio, pelo menos na Opel, acontece em todos. Tem a ver com o formato do deposito, apenas e só.

                                É verdade, para além desta Vectra que comprei tive em tempos um corsa comercial 1.7dti, também a partir do meio andava mais rápido...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                  Lino, compraste em Viseu?
                                  Não, "Viseu" acho que já deixou de vender esse tipo de "produtos".

                                  E apesar de ter sido em Aveiro, não foi a nenhum familiar do "Viseu".


                                  Originalmente Colocado por betus Ver Post
                                  Quanto a descer mais rapido apartir do meio, pelo menos na Opel, acontece em todos. Tem a ver com o formato do deposito, apenas e só.

                                  É verdade, para além desta Vectra que comprei tive em tempos um corsa comercial 1.7dti, também a partir do meio andava mais rápido...
                                  Ora porra, já me estão a estragar as esperanças de fazer mais de 1000 km com o meu primeiro depósito cheio!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Isso do meio para baixo acontece em quase todos os carros

                                    Pelo menos não me lembro de nenhum que seja 100% constante...


                                    Cump.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques
                                      Caramba, já estou a ver que as luzes de trás fundidas são um dos males crónicos destes carros, não?? É que com apenas 2 semanas de uso, já se fundiu a primeira na minha (a de presença atrás do lado direito, a que está no portão da mala, ou seja, a que está no lado direito interior) - algo que NUNCA aconteceu durante os 7 anos e meio que tive a 306.

                                      Ainda vou passar no meu mecânico para ver o que ele diz, mas se isso é assim caro, vou mesmo ter que perguntar ao stand como é em relação à garantia.
                                      Epá, nunca mudei lampadas na oficina Opel, mas baseio-me nos 12,5€ que me levaram há uns bons anos para trocar uma lampada num Golf na VW.

                                      Sempre troquei lampadas nos meus carros - faz parte do kit de sobrevivencia, tal como mudar um pneu - mas daquela vez mandei o carro para a revisão e não reparei que levava uma luz fundida.

                                      Quando vi na factura 10€ para M.O. e 2,5€ para a lampada de stop ou presença passei-me com o recepcionista, levei-o ao carro, abri a porta, desforrei o farol, tirei a lampada e voltei a por tudo no sítio.
                                      O gajo ficou aparvalhado a olhar e respondi-lhe que por 10€ me oferecia para as lampadas que lá aparecessem fundidas.

                                      Mas nos VW mudar lampadas é uma c.agada, comparado com esta.
                                      Mesmo os stops de fora é preciso desaparafusar 6 parafusos, nos VW é tudo de encaixe e intuitivo.

                                      A lampada que me resta mudar é precisamente a do portão traseiro, só que a minha é a esquerda...e acho que fiz merde a tentar tirar a forra, porque consegui tirar os parafusos e tentei puxar até ouvir aquele ruído típico de algo plástico a partir.
                                      Meti tudo no sítio novamente e segui o conselho do manual de instruções: qualquer coisa como "aconselhável fazer esta operação num reparador autorizado"...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                        (...)

                                        A lampada que me resta mudar é precisamente a do portão traseiro, só que a minha é a esquerda...e acho que fiz merde a tentar tirar a forra, porque consegui tirar os parafusos e tentei puxar até ouvir aquele ruído típico de algo plástico a partir.
                                        Meti tudo no sítio novamente e segui o conselho do manual de instruções: qualquer coisa como "aconselhável fazer esta operação num reparador autorizado"...



                                        Pois, por eu já saber que tenho "duas mãos esquerdas" e que tudo onde eu as boto, vira caca, vou mas é deixar-me de aventuras e deixar a coisa por conta do meu mecânico, que já me disse que me faz isso na hora!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Boas
                                          O que disse anteriormente foi para ainda dar mais "brilho" a vectra caravan.
                                          Porque até estou em vias de comprar uma vectra caravan 1.9 cdti de 120cv entre 1004 e 2006.
                                          Que até ao ultimo fim-de-semana estava inclinado para uma carrinha do seguemento c.
                                          A ir para a vectra, vou para a fase I ou seja pre reestyling.
                                          Esta já é com a caixa de 6 velocidades?
                                          A rede para o chão da bagageira é facil de encontrar? Quanto é que pode custar?
                                          Gostava de ter opiniões principalmente de quem já possui uma.
                                          Obrigado
                                          Cumps

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por GhostDCRV Ver Post
                                            Boas
                                            O que disse anteriormente foi para ainda dar mais "brilho" a vectra caravan.
                                            Porque até estou em vias de comprar uma vectra caravan 1.9 cdti de 120cv entre 1004 e 2006.
                                            Que até ao ultimo fim-de-semana estava inclinado para uma carrinha do seguemento c.
                                            A ir para a vectra, vou para a fase I ou seja pre reestyling.
                                            Esta já é com a caixa de 6 velocidades?
                                            A rede para o chão da bagageira é facil de encontrar? Quanto é que pode custar?
                                            Gostava de ter opiniões principalmente de quem já possui uma.
                                            Obrigado
                                            Cumps
                                            Eu sou possuidor exactamente de uma, desde há 3 semanas!

                                            Abril 2004, 120 CV. Sim, todos os CDTI vêm com caixa de 6, com a 6.ª bastante longa, para usar essencialmente em auto-estrada.
                                            A rede que falas deve dar para comprar pelo ebay alemão ou outro da União Europeia, dependendo dos valores. Ou então vai directamente à Opel saber!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Boas
                                              Tanks Lino
                                              Já agora até quantos km é que aconselham comprar +-?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por GhostDCRV Ver Post
                                                Boas
                                                Tanks Lino
                                                Já agora até quantos km é que aconselham comprar +-?
                                                Isso é extremamente relativo, como deves calcular.

                                                Entre outros factores, depende de quantos kms vais fazer, se o vais manter por muito tempo ou não... Vou-te dar o meu exemplo: comprei carro em 2002 e nessa altura o critério era: o mais recente possível e com o menor n.º de kms possível, pois sabia que ia andar muito e que o teria que manter por uns bons anos. Sendo assim, comprei um carro com 3 anos e meio com 77.000 km. 7 anos e meio depois, o mesmo carro tinha 275.000 km, mas como um carro quanto mais kms tem, mais difícil é de vender por um preço minimamente decente, e como, para além disso, entrei numa fase mais calma em termos de deslocações, não me importei de trocar por um carro que tivesse mais km. Acabei por trocar por um com 5 anos e... 144.000 km! É uma quilometragem considerável, mas para quem fez quase o dobro noutro carro e não teve grandes chatices, aliado ao facto de agora não fazer tantos kms, e, ainda para mais, o estado geral deste carro me ter inspirado bastante confiança, decidi ainda avançar para a compra.
                                                O tempo dirá se foi uma má decisão, mas acho e espero que não.

                                                De qualquer forma, para resumir, eu diria que o mais importante para definir o máximo de quilometragem, tendo em conta que um carro com muitos kms é mais difícil de vender um dia mais tarde, é:

                                                a) Se vais manter o carro por muito tempo e andar muito, é melhor comprares bastante abaixo da "barreira psicológica" dos 100.000 km
                                                b) Se não vais fazer muitos kms e o carro não é para manter muito tempo, acho que podes comprar um que esteja até uns bons kms acima dos 100.000 km, dependendo do estado aparente, garantias, etc.
                                                c) Se a tua situação é um misto entre estas duas... é um questão de fazer contas!

                                                De qualquer forma, o importante (o que me convenceu) foi a atitude de total à-vontade e simpatia do vendedor, incluindo a garantia, e o test-drive que efectuei ao carro, que me deu muio boa impressão e assim continua até agora... embora ainda só tenha feito 1000 km nele!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  De qualquer forma, o importante (o que me convenceu) foi a atitude de total à-vontade e simpatia do vendedor, incluindo a garantia, e o test-drive que efectuei ao carro, que me deu muio boa impressão e assim continua até agora... embora ainda só tenha feito 1000 km nele!
                                                  Isso e a excelente opinião de um gajo incrivelmente fixe e espectacular da zona de Aveiro!

                                                  Gajos daqueles que pronto, eu sei que se fosses gaja, eras louca por ele!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                                    Isso e a excelente opinião de um gajo incrivelmente fixe e espectacular da zona de Aveiro!

                                                    Gajos daqueles que pronto, eu sei que se fosses gaja, eras louca por ele!

                                                    Quem? Onde? Nunca ouvi falar de tal espécimen...



                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Eu sei que é relativo.
                                                      Mas pertendo ficar com a carrinha no minimo 10 anos, tendo em conta que não vou fazer mais de 10.000 km anuais.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por GhostDCRV Ver Post
                                                        Eu sei que é relativo.
                                                        Mas pertendo ficar com a carrinha no minimo 10 anos, tendo em conta que não vou fazer mais de 10.000 km anuais.
                                                        Então não vejo inconveniente que ela tenha à volta de 150.000 km ou até uns pozinhos a mais.
                                                        Tudo depende agora da forma como foi cuidada até aqui, do estado em que se encontra...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por GhostDCRV Ver Post
                                                          Boas
                                                          O que disse anteriormente foi para ainda dar mais "brilho" a vectra caravan.
                                                          Porque até estou em vias de comprar uma vectra caravan 1.9 cdti de 120cv entre 1004 e 2006.
                                                          Que até ao ultimo fim-de-semana estava inclinado para uma carrinha do seguemento c.
                                                          A ir para a vectra, vou para a fase I ou seja pre reestyling.
                                                          Esta já é com a caixa de 6 velocidades?
                                                          A rede para o chão da bagageira é facil de encontrar? Quanto é que pode custar?
                                                          Gostava de ter opiniões principalmente de quem já possui uma.
                                                          Obrigado
                                                          Cumps
                                                          Boas, comprei na 6ª Feira passada dia 29 de Agosto de 2009 uma Vectra Caravan Elegance FP 1.9CDTI de 150cv, é verdade que ainda não fiz 150Km, mas também é verdade que adoro-o...sempre gostei da carrinha, mas o facto de na família já termos tido opel e a experiência não ter sido boa, Carrinha Kadett 3 corsas, um deles a gasóleo...fez-me hesitar na compra, tinha um Yaris o meu 3º Carro Toyota, Corola, Yaris e Yaris, e sou fã da Toyota, mas esta carrinha, sempre me atraiu, e finalmente surgiu quem em comprasse o Yaris e surgiu quem me vendesse a vectra.

                                                          Comprei com 72milKM de julho de 2005, na NacionalCar do Cacém...estou satisfeito, vi muitos reviews sobre o carro e cheguei à conclusão que este carro é um marco no regresso à fama de bons carros da Opel, que em tempos teve...e que estava a ficar esquecida, com este modelo em 2003 a Opel quis mostrar que ainda sabia fazer bons carros...assim como agora com o insignia quer mostrar que não morreu...

                                                          Eu aconselho a carrinha, é muito comfortável tem um motor fantástico e silencioso potente, bem construido, escola alemã que só é ultrapassada pela japonesa, bem para já só tenho elogios a dar á carrinha daqui para a frente vamos ver, tenho falado com mecânicos que me dizem que estes motores e estes carros são muito bons, que o motor tem de ser bem tratado, ou seja não é como um Toyota que bem que pode ser mal tratado que não pára, mas que sendo bem tratado dura muito mesmo.....


                                                          Quanto a acessórios aconselho o ebay ou o Miau que é português, na opel as coisas também não são caras...

                                                          Abraço e boa sorte na compra.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Que versões é que existem da vectra c 1.9 cdti de 120cv da fase I?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Não se assustem com os quilómetros. Prefiro um carro com 100.000 kms em AE a um de cidade com 50.000 Kms.

                                                              Comprei um GTS 150CV com 150.000km de finais de 2006, já lhe fiz 5000km e não mostra qualquer problema, como novo! Já chegou aos 240kmh sem querer...
                                                              Nem quis acreditar, até porque na A1 com família, uns tempos antes tinha testado e não passou dos 220kmh.

                                                              Uma curiosidade, os 240 foram feitos com diesel marca jumbo Viseu e os 220 com o diesel caro da galp. Quanto a combustíveis adianto que costumo meter depósitos alternados com diesel normal e "especial".
                                                              Noto, ou é impressão minha, que o motor desenvolve mais depressa com os diesel "especiais" e é mais silencioso, sobretudo a frio e baixas rotações.

                                                              Como andou sobretudo em AE está impecável de pintura, interiores e jantes como novas!

                                                              Vejam o motor e cheirem-no, se vos parecer bem, sem ruídos esquisitos e sem perdas de líquidos, comprem, são motores robustos e se bem tratados podem fazer milhares de quilómetros sem problemas.

                                                              Só me queixo da preguiça do motor abaixo das 2000rpm. Também ouvi falar na tal repro para acordar o motor, mas na opel em Viseu e noutras, desconheciam

                                                              Alguém já fez repro? Aconselham?

                                                              Gostaria de fazer uma repro "light" para acordar o motor abaixo das 2000rpm e se possível mais uns cavalitos mas sem comprometer a fiabilidade e consumos.

                                                              Cumps

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X