Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Brutal acidente à entrada de Setúbal... Mais um...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    citação:Originalmente colocada por CL

    Acho que o cruzamento desnivelado poderia retirar dali os problemas que parecem existir (e dos quais eu não estava muito consciente antes de ler este tópico, embora passe por lá n vezes todos os meses), mas iria apenas atirar o mesmo problema para o cruzamento seguinte, este já numa zona mais interior da cidade e onde as consequências passariam a ser bem mais devastadoras.
    Não, porque as caraterísticas da via já não permitem as velocidades de corrida praticadas pelos que acabam de sair das portagens e têm muita estrada ainda para acelerar!

    citação:Ao que parece, os acidentes são causados pelo desrespeito grosseiro do semáforo vermelho quando se vem da A2 (5-6-7 carros a passar com o vermelho não é bem a mesma coisa de 1-2-3 apenas). Se isso se confirmar, parece-me que a solução mais rápida seria adoptar uma zona de uns 200 metros anterior ao cruzamento limitada electronicamente a uns 60 km/h. Mesmo tendo o semáforo verde, se alguém excedesse essa velocidade, esse semáforo seria comutado para vermelho prosseguindo posteriormente o normal funcionamento dos outros semáforos das restantes 3 vias desse cruzamento.
    Concordo inteiramente!

    citação:Parece-me ser essa uma velocidade suficientemente baixa para podermos abrandar ou até parar caso haja algum veículo em marcha de urgência na imediação do cruzamento.
    Sim, ali resolveria muito bem.


    citação:O único problema que vejo nisto será a necessidade de instalar os sensores de velocidade no piso da estrada, o que me parece que irá dar origem à rampa de lançamento versão 2, agora revista e piorada.
    Sim, mas desde que a diminuição fosse progressiva seria óptimo e resolveria, ainda, o actual nunca se saber bem qual a extensão da fila de espera nos sinais vermelhos em virtude da actual anacrónica temporização daqueles sinais![xx(]

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por CL

      Acho que o cruzamento desnivelado poderia retirar dali os problemas que parecem existir (e dos quais eu não estava muito consciente antes de ler este tópico, embora passe por lá n vezes todos os meses), mas iria apenas atirar o mesmo problema para o cruzamento seguinte, este já numa zona mais interior da cidade e onde as consequências passariam a ser bem mais devastadoras.

      Ao que parece, os acidentes são causados pelo desrespeito grosseiro do semáforo vermelho quando se vem da A2 (5-6-7 carros a passar com o vermelho não é bem a mesma coisa de 1-2-3 apenas). Se isso se confirmar, parece-me que a solução mais rápida seria adoptar uma zona de uns 200 metros anterior ao cruzamento limitada electronicamente a uns 60 km/h. Mesmo tendo o semáforo verde, se alguém excedesse essa velocidade, esse semáforo seria comutado para vermelho prosseguindo posteriormente o normal funcionamento dos outros semáforos das restantes 3 vias desse cruzamento.

      Parece-me ser essa uma velocidade suficientemente baixa para podermos abrandar ou até parar caso haja algum veículo em marcha de urgência na imediação do cruzamento.


      O único problema que vejo nisto será a necessidade de instalar os sensores de velocidade no piso da estrada, o que me parece que irá dar origem à rampa de lançamento versão 2, agora revista e piorada.
      Essa também é uma solução boa, não tão radical como a minha, mas podería funcionar!

      Comentário


        #33
        Setubal deve ter a unica AE da Europa ke acaba num cruzamento nivelado e com sinais dentro da cidade.

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por Pé Leve

          Conheces bem este cruzamento Janus?
          Não. Este tópico é só para quem o conhece?

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por Janus

            citação:Originalmente colocada por Pé Leve

            Conheces bem este cruzamento Janus?
            Não. Este tópico é só para quem o conhece?
            Não, meu caro! Mas conhecer este troço de estrada, sobretudo fazê-lo todos os dias, ajudaria a perceber que no troço entre as portagens e o cruzamento o pessoal protagoniza autênticas corridas que resultariam muito mal se a solução não fosse bem estudada face ao caso concreto, percebes?!

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por Texugo

              Setubal deve ter a unica AE da Europa ke acaba num cruzamento nivelado e com sinais dentro da cidade.
              E com a raridade, um pouco mais acima seguindo sempre em frente, de ter uma rotunda cujo tráfego não tem prioridade sobre quem nela entra...[8]

              Comentário


                #37
                [quote]citação:
                Ao que parece, os acidentes são causados pelo desrespeito grosseiro do semáforo vermelho quando se vem da A2 (5-6-7 carros a passar com o vermelho não é bem a mesma coisa de 1-2-3 apenas). Se isso se confirmar, parece-me que a solução mais rápida seria adoptar uma zona de uns 200 metros anterior ao cruzamento limitada electronicamente a uns 60 km/h. Mesmo tendo o semáforo verde, se alguém excedesse essa velocidade, esse semáforo seria comutado para vermelho prosseguindo posteriormente o normal funcionamento dos outros semáforos das restantes 3 vias desse cruzamento.
                Ha' aqui varias coisa que nao compreendi muito bem.
                1- se o problema no "local" e' o desrespeito grosseiro do sinal vermelho - 5 - 7 carros (nao e' verdo escuro..... passam mesmo com o vermelho),o que e' que iria mudar?? sendo os "mesmo" condutores a chegar ao cruzamento e o sinal ficar vermelho?

                2 - O que te leva a acreditar que estando limitada a velocidade a 60 km/h, que ela ia ser respeitada? Quem nunca viu o pessoal, nao so' nao abrandar, mas como passar um sinal vermelho como se fosse verde - onde eles (sinais) sao controlados em funcao da velocidade?

                Comentário


                  #38
                  Falta a tal câmara de registo e transmissão de dados às autoridades para punir exemplarmente os prevaricadores!

                  Comentário


                    #39
                    citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                    citação:Originalmente colocada por Texugo

                    Setubal deve ter a unica AE da Europa ke acaba num cruzamento nivelado e com sinais dentro da cidade.
                    E com a raridade, um pouco mais acima seguindo sempre em frente, de ter uma rotunda cujo tráfego não tem prioridade sobre quem nela entra...[8]
                    ... onde os examinadores dos exames de condução muito gostam de levar o pessoal para ver se eles chumbam.

                    Ja uma vez assisti a um acidente nesse cruzamento mas devido a um individuo que foi fazer inversao de marcha no mesmo.

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                      citação:Originalmente colocada por Janus

                      citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                      Conheces bem este cruzamento Janus?
                      Não. Este tópico é só para quem o conhece?
                      Não, meu caro! Mas conhecer este troço de estrada, sobretudo fazê-lo todos os dias, ajudaria a perceber que no troço entre as portagens e o cruzamento o pessoal protagoniza autênticas corridas que resultariam muito mal se a solução não fosse bem estudada face ao caso concreto, percebes?!
                      Percebo que tenho tanto direito a dar a minha opinião como qualquer outro, percebes meu caro?

                      Comentário


                        #41
                        citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                        Eram 11h30m, regressava eu a casa de umas compras e eis senão quando comecei a ver a fila de acesso à AE inabitualmente congestionada.

                        Ao chegar mais perto do conhecido cruzamento do Jumbo a causa: Um brutal acidente que tinha ali acontecido, a envolver, pelo menos, três carros, um dos quais uma ambulância que se voltou e com feridos graves, do que pude ouvir enquanto passava pela regulação de trânsito feita pela P.S.P.!

                        A questão, ali, não é nova e prende-se com a falta de respeito das pessoas que parecem andar cegas, surdas e estúpidas ao volante!
                        Bastou apenas ler o título do teu tópico que tinha sido mais um nesse cruzamento...

                        E pelos vistos (e infelizmente) as minhas espectativas não saíram de fraudadas...

                        Não sei porquê mas agora está na moda passar o vermelho. Na Marginal que liga Cascais a Lisboa farto-me de ver isso...

                        Comentário


                          #42
                          Cotinuamos sempre a desresponsabilizar os condutores e a deitar as culpas para cima dos outros. Considerar ese troço de estrada uma rampa de lançamento, que o autoestrada acaba nos semáforos, etc..

                          Não costumo passar aí com frequência mas tenho ideia do troço em questão e se me lembro há um sinal de fim de autoestrada, o limite de velocidade baixa para 90km e isso acontece ainda longe dos semáforos. Não será assim?

                          Se os condutores passam os sinais vermelhos, então faz-se um cruzamento denivelado para que eles coitadinhos não cometam uma infracção e sejam responsabilizados por isso. O que há a fazer é multar todos que o fazem, com câmaras, com um polícia à paisana e um bloco para apontar matrículas, seja o que for, pois assim que as multas começarem a cair em casa tudo entra nos eixos e passa a ser o cruzamento mais seguro.

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por MZR-CD

                            Há aqui varias coisas que nao compreendi muito bem.
                            1- se o problema no "local" e' o desrespeito grosseiro do sinal vermelho - 5 - 7 carros (nao e' verdo escuro..... passam mesmo com o vermelho),o que e' que iria mudar?? sendo os "mesmo" condutores a chegar ao cruzamento e o sinal ficar vermelho?

                            Penso que tudo depende da velocidade de aproximação ao semáforo/cruzamento. Se viermos a 100 km/h (valor puramente atirado ao ar) e virmos o amarelo ou "laranja", há a tendência de acelerar mais um pouco para ainda passarmos naquela "aberta". Se houver uma zona de segurança, zona tampão com uma velocidade controlada, parece-me muito mais difícil que a generalidade dos condutores continue a circular muito acima dessa velocidade pois sabem que vão levar de certeza com o semáforo vermelho.

                            Claro que isso não impedirá um doido ou largamente ébrio de tentar a passagem no cruzamento a 140 km/h e com o semáforo da sua via já ligado para o vermelho há muitos segundos, inclusive até já com outros veículos a passar, vindos de uma das outras 3 vias. Mas isso não será o caso mais comum.

                            É óbvio que acidentes sempre haverá e fazem parte da rotina da estrada, a questão está apenas em tentar melhorar os locais conhecidos pela acumulação de acidentes graves, os chamados pontos-negros. Se realmente esse cruzamento é um ponto-negro (que eu desconhecia), alguém responsável deveria debruçar-se sobre o assunto e tentar encontrar medidas adequadas à situação e sem que tal diminua significativamente o fluxo de trânsito proveniente da A2.


                            citação:2 - O que te leva a acreditar que estando limitada a velocidade a 60 km/h, que ela ia ser respeitada? Quem nunca viu o pessoal, nao so' nao abrandar, mas como passar um sinal vermelho como se fosse verde - onde eles (sinais) sao controlados em funcao da velocidade?
                            Depende da perigosidade do local e do objectivo com que o controle de velocidade lá é colocado. Um semáforo só por si não diz nada... agora quando colocado antes de um cruzamento e controlando uma vasta extensão de estrada (200 metros é uma fila de uns 35 carros) parece-me ser suficientemente dissuasor.

                            Naquele local em concreto, admite alguém sozinho a terminar a A2, vem descansadinho nos 120 da ordem, a fazer 33 metros/segundo. Entra nessa zona tampão nessa velocidade, o radar detecta-o e em poucos segundos passa para amarelo e depois para vermelho. Essa pessoa vai andar uns 4-5 segundos a ver o amarelo e posteriormente o vermelho. Ao fim de uns 4 segundos a olhar para o vermelho ainda o vai passar? Naquele cruzamento já com carros a passar à sua frente?


                            Tenho a certeza que a esmagadora maioria das pessoas não o fará. Mas claro, não é à prova de doidos. Mas para isso não há muito que se possa fazer, em termos práticos.

                            Comentário


                              #44
                              Pois, mas qualquer ssolução tem de ser "à prova de doidos", pois bem sabemos que eles abundam nas nossas estradas e matam...

                              Comentário


                                #45
                                Para nada há soluções à prova de tudo, apenas se pode (tentar) evitar o mais provável. Vê lá tu que nem o Bil das Gaitas consegue (mandar) fazer sistemas operativos e outros programas à prova de ácaros...

                                Comentário


                                  #46
                                  Pé Leve e o pessoal que passa o vermelho ali como quem chega da AE e vira a direita inumeras pessoas que ja apanhei ali a passar descaradamente o vermelho não sei se não vêm la o sinal se não chega a ser impressionante.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Mais um, feio e bruto, pouco depois das 14h30m no mesmo cruzamento, envolvendo um camião espanhol e uma A6 que ficou literalmente esborrachada na sua parte da frente...[xx(]

                                    O camião saltou o separador de betão,a respectiva galera fechou literalmente a faixa de rodagem que seguia em frente vinda da estada do Alentejo e mais de uma hora depois do acidente ainda não o tinham conseguido tirar! [8]

                                    Espero que mais daqui a pouco já lá não esteja, senão vou penar para sair de Setúbal!...

                                    Comentário


                                      #48
                                      ...Palpita-me que, mais uma vez, o sinal vermelho possa ter sido ignorado...

                                      Bem, a coisa foi de tal ordem que desde vários carros de bombeiros, P.S.P., uma grua, Protecção Civil e Corpo de Intervenção, de tudo um pouco foi ali chamado!...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Esse cruzamento é famoso pelos acidentes desse estilo.
                                        Com ambulâncias não é o primeiro! Nem vai ser o último.
                                        Uma vez assisti a um acidente nesse cruzamento, estava eu no Jumbo, a ambulancia vinha a entrar em Setúbal, má visibilidade, piso molhado sinal vermelho para a ambulancia e nem sequer abrandaram ao entrar no cruzmento. Escusado será dizer que o doente não chegou ao hospital e a ambulancia ficou voltada ao contrário!!!!

                                        Não quero com isto dizer que as coisas se passam sempre desta maneira, naquele dia claramente que a ambulancia facilitou em demasia e quem lhe bateu provavelmente também não facilitou o que devia! O veiculo prioritário por poder passar no vermelho não pode entrar à campeão no cruzamento, creio eu . . .

                                        Concordo também que um tunel ou coisa do género poderia resolver o problema naquele local, que é muito grave e tantas vezes tem causado problemas!

                                        Cumprimentos e espero que quem de direito resolva isto [xx(]

                                        Comentário


                                          #50
                                          Pois é, mas parece que quem tem responsabilidade de resolver, ou minorar, pelo menos, não está a dar a devida atenção...

                                          Entretanto os acidentes sucedem-se!...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Esse cruzamento...

                                            Comentário


                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por Texugo

                                              Setubal deve ter a unica AE da Europa ke acaba num cruzamento nivelado e com sinais dentro da cidade.
                                              A Auto-Estrada acaba um bom bocado antes do cruzamento. As pessoas é que têm a mania de ignorar os sinais que lhes são dirigidos.;)

                                              Comentário


                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por Vanquish

                                                citação:Originalmente colocada por Texugo

                                                Setubal deve ter a unica AE da Europa ke acaba num cruzamento nivelado e com sinais dentro da cidade.
                                                A Auto-Estrada acaba um bom bocado antes do cruzamento. As pessoas é que têm a mania de ignorar os sinais que lhes são dirigidos.;)
                                                Até que enfim que alguém bate no ponto certo! Esse final de AE é até de certo modo sui generis porque tem não um mas sim dois sinais de fim de AE separados por algumas centenas de metros, eu fico sem saber onde é que acaba a AE, mas sei que so passar essas placas de fim de AE tenho que levantar o pé quer vá a 200 quer vá a 120. Porque dali em diante não é mais AE mas sim uma cidade.

                                                Mas como aquela recta é enorme e a visibilidade para o cruzamento até é boa, o pessoal continua á mesma velocidade até ao cruzamento, então se os semáforos estiverem verdes é uma festa.

                                                Solução? Podia não resolver tudo, mas desde que começou a circular que a BT metia carros descaracterizados na descida do Jumbo (que era outra via onde se ia sempre a abrir) reparei que o pessoal começou a descer essa estrada bem mais devagar. Era só tirarem essas viaturas daí, onde não me parece fazerem tanta falta e meteram-nas no final da AE, quem passasse lá a abrir levava com a caneta. Depressa se espalharia a notícia e o pessoal começava a andar mais devagar. É como na descida dos Cabos d'Avila, já quase toda a gente sabe que aquilo é controlado quase diáriamente e já há muito que deixou de ser pista de corridas, agora ali só é apanhado quem quer. Eu acho que se poderia pelo menos tentar fazer isso em Setúbal.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  A juntar a isso continuam as diversas depressões no piso, que, apesar das diversas intervenções, parecem não ter solução à vista...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por LM

                                                    Cotinuamos sempre a desresponsabilizar os condutores e a deitar as culpas para cima dos outros. Considerar ese troço de estrada uma rampa de lançamento, que o autoestrada acaba nos semáforos, etc..

                                                    Não costumo passar aí com frequência mas tenho ideia do troço em questão e se me lembro há um sinal de fim de autoestrada, o limite de velocidade baixa para 90km e isso acontece ainda longe dos semáforos. Não será assim?

                                                    Se os condutores passam os sinais vermelhos, então faz-se um cruzamento denivelado para que eles coitadinhos não cometam uma infracção e sejam responsabilizados por isso. O que há a fazer é multar todos que o fazem, com câmaras, com um polícia à paisana e um bloco para apontar matrículas, seja o que for, pois assim que as multas começarem a cair em casa tudo entra nos eixos e passa a ser o cruzamento mais seguro.
                                                    não poderia deixar de comentar esta opiniao.

                                                    sem duvida uma soluçao do genero "mata quantos queres, tens é que pagar"

                                                    eu sou um pouco contra essa ideia. prefiro lutar para EVITAR que se morra. prefiro lutar para EVITAR que haja uma maior probabilidade de se morrer (evitar acidentes).

                                                    o que é estranho é que ainda ninguem referiu as diverssas hipoteses que levam alguem a passar o vermelho!
                                                    - velocidade ilegal e condutor relativamente atento (ia atento, travou quando devia, mas como ia demasiado depressa só parou a meio do cruzamento. no entanto viu-o e fez o que deveria ter feito)
                                                    - condutor desatento (não repara nos semaforos, nao repara que mudam, nao repara que é um cruzamento, vê o verde ao longe e assume que continua verde eternamente...)
                                                    - condutor atento mas mal intencionado (o mais comum. vê o semaforo, pode abrandar e parar em segurança sem problemas, mas ESCOLHE nao o fazer, tanto porque "caiu agora, ainda passa" como pela adenalina de fazer uma à F&F)
                                                    - semaforos desadequados (o amarelo fica aceso pouco tempo, tao pouco que não dá para o condutor parar em segurança. muitos condutores acabam por escolher nem travar...alguns ja passam com o vermelho...outros ainda so param ja no proprio cruzamento)

                                                    o que se passa nesse cruzamento é uma mistura da 3ª com a ultima.
                                                    a ultima é facil de resolver, é so perder 2m a ajustar...
                                                    a 3ª é complicada de resolver. tem consequencias pelo pais fora...e muitos teem prazer em confundi-la com excesso de velocidade. resolve-se com ensino decente e o regresso do orgulho em respeitar o proximo. demora tempo a resolver, mas quanto mais se adiar a existencia deste problema, mais vai demorar..

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Infelizmente existe uma condução selvagem no nosso País, abuso do alcool, pé no acelerador, falta de civismo e respeito pelo próximo e estradas mal construidas. Uma conjugação de factores que origina o infeliz número de mortes na estrada que temos

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Eliselotus

                                                        Nas vezes que passo nesse cruzamento o que vejo é uma fila de carros parados no semáforo, abre o verde e o trânsito começa a andar, cai o amarelo, continua tudo a andar, cai o vermelho e os carros continuam a passar como se o sinal estivesse verde.

                                                        Este tipo de comportamento não tem nada a ver com excesso de velocidade, temporização dos sinais ou tipo de cruzamento, tem a ver unicamente com a impunidade que os condutores sabem que têm naquele sítio. Aí só tem de dar onde mais dói, na carteira.

                                                        Pelo que passa aqui no forum o pessoal não se preocupa com a infracção que cometeu, preocupa-se sim com quanto custa a multa, com o tempo de inibição e como há-de escapar. Portanto é com a multa e a inibição que se tem de actuar, quando começarem a sentir na carteira e ter de andar de autocarro, as coisa começam a entrar nos eixos.

                                                        Podem muito bem baixar gradualmente o limite de velocidade desde as portagens colocarem radares fixos e câmaras nos semáforos.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Este tipo de comportamento não tem nada a ver com excesso de velocidade, temporização dos sinais ou tipo de cruzamento, tem a ver unicamente com a impunidade que os condutores sabem que têm naquele sítio. Aí só tem de dar onde mais dói, na carteira.
                                                          so espero que no dia em que um condutor desses te puser numa cadeira de rodas, ou te matar a filha, consigas dizer friamente "ao menos multaram-no?"

                                                          citação:Pelo que passa aqui no forum o pessoal não se preocupa com a infracção que cometeu, preocupa-se sim com quanto custa a multa, com o tempo de inibição e como há-de escapar
                                                          em relaçao à frase completa, concordo...quase a 100%:D
                                                          não é so no forum, é no geral. não é a quantidade de multas que vai fazer as pessoas alterar o seu comportamento. se for muito caro, pede-se emprestimo. nunca hao-de faltar empresas a emprestar dinheiro ao desbarato, com juros astronomicos e condiçoes impossiveis de alcançar, mas com milhares de clientes...

                                                          quanto à inibiçao, a maior parte dos condutores que faz esse tipo de manobras irá continuar a conduzir sem ter carta. não se preocupa minimamnete com o ser ilegal...
                                                          aqui no forum, pelo menos o que os users escrevem (dai à realidade ainda pode ser um bom salto, mas so conhecendo as pessoas mesmo é que se sabe), nota-se que nao querem assumir os seus erros, mas quando finalmente o fazem, cumprem.

                                                          as coisas entram nos eixos...quando se começar a investir a serio na diminuiçao da sinistralidade. ou seja, deixar de investir na farsa actual.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Conheço bem esse cruzamento...

                                                            Ainda há o pessoal que se engana e enfia por sentido contrário pelas faixas para virar à esquerda...

                                                            Não sei como é que depois de tanto acidente e tanta burrada feita ali, nunca vi uma operação stop na zona!

                                                            Práticamente todos os dias passo nesse cruzamento, até várias vezes ao dia, e é raro correr tudo bem, há sempre alguma asneirada.

                                                            Eu quando venho passo por lá abrando sempre a ver se não vem algum "desalmado"...


                                                            Cump.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              citação:Não sei como é que depois de tanto acidente e tanta burrada feita ali, nunca vi uma operação stop na zona!
                                                              para que?

                                                              mais multas, mesmos acidentes?

                                                              falaste de algo importante tb, o entrar em sentido contrario.
                                                              em parte é dos condutores estarem a pensar no big brother, em parte é da sinalizaçao insuficiente ou mal colocada.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X