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O Topico dos motores 5 cilindros
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barulho do 5cyl do stilo abarth
YouTube - Fiat Stilo Abarth 2,4 20v Vs Mersedes 500
http://www.youtube.com/watch?v=ZtNZsIuYygA - Em interlagos!
é o que eu ouço todos os dias no meu (fora o chip e escape lol)
cumpsEditado pela última vez por Spyshagg; 06 March 2010, 18:59.
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Esquema do motor 5 cilíndros de 2446cc de capacidade que equipa o FIAT Stilo Abarth:
Il 2446 20v è un 5 cilindri a benzina con testa in lega di alluminio e basamento in ghisa sferoidale.
L'albero motore ha 6 supporti di banco, 10 contrappesi ed è completato da un albero controrotante che ha il compito di equilibrare il moto del propulsore e garantire la massima riduzione delle vibrazioni.
La distribuzione, comandata da cinghia dentata, è affidata a due alberi a camme in testa con punterie idrauliche.
Integrato con la distribuzione stessa (sull'asse a camme di aspirazione) c'è un variatore di fase elettroidraulico (V.V.T.) che si attiva ai bassi regimi e offre un sostanziale contributo al contenimento delle emissioni e migliorando, inoltre, il regime di minimo. Il collettore di aspirazione è a lunghezza variabile (V.I.S. Variable Induction System) e assume, quindi, due configurazioni: "corto" per la potenza massima; "lungo" per esaltare l'elasticità del motore incrementando la coppia ai bassi regimi.
L'impianto di accensione è a bobine singole installate direttamente sopra le candele. Soluzione che consente di avere non solo una scarica costante, ma anche il controllo di detonazione (knock control) attivo e selettivo cilindro per cilindro.
Un supporto del motore molto rigido e stantuffi alleggeriti, infine, rendono il propulsore particolarmente silenzioso. Particolarmente curato sul fronte dei dispositivi di controllo delle emissioni, il 2446 20v è dotato di un collettore di scarico con giunto di dilatazione che consente di avere un precatalizzatore sistemato il più vicino possibile alla testa cilindri. Da qui l'eliminazione del catalizzatore principale sotto la scocca e l'eccellente riduzione delle emissioni nei primi momenti dopo l'avviamento a freddo.
Tradução automática para quem não percebe bem:
O 2446 é um 5 cilindros 20v gasolina cabeça em liga de alumínio e ferro fundido dúctil.
O eixo possui 6 rolamentos principais, contrapesos 10 e é complementado por uma árvore que tem a missão de contrabalançar o movimento do motor e garantir a redução da vibração máxima.
A distribuição, conduzido por correia dentada, é confiada a duas árvores de cames na cabeça com tuchos hidráulicos.
Integrado com a distribuição (na árvore de cames de admissão) é um electro-hidráulico de válvulas variável (VVT) que está ativa em baixas velocidades e fornece uma contribuição substancial para a redução das emissões e também melhora a velocidade de marcha lenta. O colector de admissão e de comprimento variável (VIS Variable Induction System) e assumir, portanto, duas configurações: "curtas" no poder, "longo" para aumentar a elasticidade do motor, aumentando o torque em baixas rotações.
A instalação de bobinas de ignição é instalado diretamente sobre as velas individuais. Solução que lhe permite não só uma descarga constante, mas também o controle de detonação (knock controle) cilindro de ativos e seletivos para cilindro.
Um motor de montagem muito rígida e pistões mais leves, enfim, torna o motor muito silencioso. Em face dos dispositivos de controlo de emissões superior, a 2446 tem um 20V colector de escape com a expansão do conjunto que lhe permite ter uma precatalyzed colocadas o mais próximo possível da cabeça do cilindro. Assim, a eliminação do catalisador sob o corpo principal e da excelente redução de emissões nos primeiros momentos após o arranque a frio.
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Quanto ao tema: sou fã de motores 5 cilíndros desde os tempos dos Audis Quattro nos Rallies, que ainda tive o privilégio de ver in loco.
Em Portugal os Ottos 5 Cilíndros sempre foram mais divulgados na marca Volvo; e na actualidade a Ford está a usar essas máquinas
Para mim os V6 e muito mais os V8 e V12 são superiores, mas os motores de 5 Cilíndros são sem dúvida a porta de entrada para o mundo das mecânicas nobres por assim dizer.
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Parecem é ser cada vez mais uma espécie em vias de extinção.
A Fiat já os abandonou (acho que só o 2.4 a diesel perdura), a Ford no novo Focus já não o usará, e apenas a Volvo, para já, se manterá com eles.
O 5cil do jetta americano deverá seguir caminho idêntico, provavelmente sendo substituido por um qualquer TSi, e apenas continuará a sua existência, de forma espectacular, diga-se, no TT RS.
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No Brasil e Argentina os FIAT 5 cilíndros estão na moda, sendo que dos simples 170cv "adormecidos", aquela malta turbina estes motores atingindo 300cv com simples 0,5 bar ou quando carregam a sério a mecânica, andam com 650cv na estrada.
YouTube - Marea 20V Turbo + Bullseye S362 = 657whp & 74kgfm
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Boas,
Tive um Discovery TD5 e fiquei maravilhado com o motor,capacidade de resposta, consumo, e um som impar a lembrar alguns camiões.
Na minha opinião acho que os motores de 6 cilindros são os mais equilibrados, pois o funcionar dos ciclos do mesmos são perfeitos e provoca uma resposta muito suave e progresiva.
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