Cárter seco é um design em que o óleo do motor, ao contrário do carter húmido, é armazenado num reservatório externo. Obriga a que existam duas bombas de óleo (uma para enviar o óleo ao motor e outra para o retorno) ao contrário do sistema de cárter húmido.
Vantagens do cárter seco: mais potência disponível na cambota (que deixa de estar encharcada em óleo, apenas é lubrificada pelo mínimo exigível), inexistência de baixas de nível por curvas, acelerações ou travagens bruscas e permite um cárter mais pequeno, podendo aproveitar-se esse facto para baixar o centro de gravidade do motor pela sua colocação mais baixa.
As desvantagens são o custo, o peso e a maior complexidade do sistema.
Cumps, e volto a pedir ao pessoal pra contribuir...vá lá não sejam pregiçosos, eu sei que têem por aí várias imagens,animações, etc, sobre diversas àreas da mecânica, partilhem lá isso[8D]
Ainda hoje uma amiga minha dizia que não percebia como é que um motor funcionava, tenho que manda-la cá vir:D
Por acaso ando para tirar um serão para explicar a constituição, componentes e o funcionamento de um motor (os de 2 e 4 tempos, etc) à minha namorada.
Só preciso de aprender melhor o funcionamento diesel, do qual só tenho umas noções muiiiitooooo vagas, designadamente ao nível da injecção e detonação por compressão.
EDIT: Por falar nisto lembrei-me que tirei do emule uns vídeos com animações sobre o funcionamento do motor, um víedo com o funcionamento do ESp... ESPECTACULAR. Foi um estudante de engenharia que disponibilizou-os (O link ou está neste forum ou no da mula)
Cárter seco é um design em que o óleo do motor, ao contrário do carter húmido, é armazenado num reservatório externo. Obriga a que existam duas bombas de óleo (uma para enviar o óleo ao motor e outra para o retorno) ao contrário do sistema de cárter húmido.
Vantagens do cárter seco: mais potência disponível na cambota (que deixa de estar encharcada em óleo, apenas é lubrificada pelo mínimo exigível), inexistência de baixas de nível por curvas, acelerações ou travagens bruscas e permite um cárter mais pequeno, podendo aproveitar-se esse facto para baixar o centro de gravidade do motor pela sua colocação mais baixa.
As desvantagens são o custo, o peso e a maior complexidade do sistema.
O motor da minha moto 4 é assim. A mota em questão é uma Polaris Scrambler 500.
Quando tiver tempo e me lembrar tiro uma foto ao motor e coloco aqui para puderem ver, é exactamente o que o Rui Cruz disse!
E sem dúvida este é o post ou dos posts que mais curti de ver até hoje!
Parabéns pela iniciativa Carlos Junior ;)
obrigado a todos;)
Eu vou me ausentar por uns tempos, ainda não sei quando voltarei, mas peço vos que continuem este tópico, para todos os que, como eu, gostam de perceber como é que os automóveis/motos e outras máquinas funcionam...ou não fosse eu, se Deus quiser, um futuro engenheiro mecânico.
Sei que não é sempre que há material disponível para colocarem aqui, por isso também era bom que de vez em quando alguém fizesse "up" no tópico (basta colocarem uma resposta ou mesmo alterarem nem que seja um ponto final numa resposta que já tenham colocado), para ele não ser esquecido...
excelente topico, vou aproveitar para fazer uma pergunta que me atormenta ha uns tempos
qual a diferença entre um motor a 2 tempos para um a 4? e ja agora quais os dois tempos do motor?
Ainda hoje uma amiga minha dizia que não percebia como é que um motor funcionava, tenho que manda-la cá vir:D
Por acaso ando para tirar um serão para explicar a constituição, componentes e o funcionamento de um motor (os de 2 e 4 tempos, etc) à minha namorada. Só preciso de aprender melhor o funcionamento diesel, do qual só tenho umas noções muiiiitooooo vagas, designadamente ao nível da injecção e detonação por compressão.
EDIT: Por falar nisto lembrei-me que tirei do emule uns vídeos com animações sobre o funcionamento do motor, um víedo com o funcionamento do ESp... ESPECTACULAR. Foi um estudante de engenharia que disponibilizou-os (O link ou está neste forum ou no da mula)
excelente topico, vou aproveitar para fazer uma pergunta que me atormenta ha uns tempos
qual a diferença entre um motor a 2 tempos para um a 4? e ja agora quais os dois tempos do motor?
Num motor de 4 tempos, esses tempos são: admissão, compressão, explosão e escape.
Num motor a 2 tempos: admissão e explosão (acho eu...)
Vê o vídeo que há aqui, explica muito bem (apesar de não dizer objectivamente qual o nome dos ciclos)
Basicamente, a diferença entre os 2 tempos e 4 tempos, é que no 2 tempos não existem válvulas, o próprio pistão faz de válvula, havendo assim menos partes móveis...
excelente topico, vou aproveitar para fazer uma pergunta que me atormenta ha uns tempos
qual a diferença entre um motor a 2 tempos para um a 4? e ja agora quais os dois tempos do motor?
Num motor de 4 tempos, esses tempos são: admissão, compressão, explosão e escape.
Num motor a 2 tempos: admissão e explosão (acho eu...)
Vê o vídeo que há aqui, explica muito bem (apesar de não dizer objectivamente qual o nome dos ciclos)
Basicamente, a diferença entre os 2 tempos e 4 tempos, é que no 2 tempos não existem válvulas, o próprio pistão faz de válvula, havendo assim menos partes móveis...
excelente topico, vou aproveitar para fazer uma pergunta que me atormenta ha uns tempos
qual a diferença entre um motor a 2 tempos para um a 4? e ja agora quais os dois tempos do motor?
Num motor de 4 tempos, esses tempos são: admissão, compressão, explosão e escape.
Num motor a 2 tempos: admissão e explosão (acho eu...)
Vê o vídeo que há aqui, explica muito bem (apesar de não dizer objectivamente qual o nome dos ciclos)
Basicamente, a diferença entre os 2 tempos e 4 tempos, é que no 2 tempos não existem válvulas, o próprio pistão faz de válvula, havendo assim menos partes móveis...
;)
Existem sempre os 4 tempos. Admissão, Compressão, Explosão e Escape. Seja num 2 tempos seja num 4 tempos. A diferença é que o 2 tempos faz 2 tempos ao mesmo tempo. Ou seja, enquanto faz a admissão (normalmente ao cartér através de lamemlas, não tem válvulas é o próprio êmbolo que abre e fecha este sistema de admissão) na parte superior do cilindro está-se a fazer a explosão. Quando o êmbolo desce empurra a mistura que está no cartér para a câmara de combustão, fazendo deste modo a compressão. A mistura gasosa ar+combustível ao entrar na câmara de combustão empurra com os gases de escape para fora do motor, formando o tempo Escape.
Essa dos pistões ovais não é da Honda mas sim da Dodge com os motores HEMI (ou seja, hemisféricos).
Quanto ao tópico, está um espetáculo!
Penso não estar enganado, é questão de se confirmar no site How Stuff Works, mas os motores Hemi tinham pistões de secção circular, as cabeças dos cilindros é que eram hemisféricas. Cumps.
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