Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Passat 1.6 tdi???!!!!!!!!!!!!!!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
    (...)
    Já tinha 4 vidros electricos e tudo!

    Custou a módica quantia de 5000 cts, isto há 21 anos!

    Muitos dos que populam o fórum hoje em dia ainda nem tinham nascido!
    O meu pai, também em 1988, comprou o "Carro do Ano" desse ano, e a minha maior vontade na altura era a de experimentar os vidros eléctricos

    Ah, era um carro do segmento D e não custou sequer 3000 contos

    EDIT: afinal foi o "Carro do Ano" mas em 89! mas foi adquirido em 88

    Ainda hoje o vejo a circular lá na zona
    Editado pela última vez por gemini; 13 November 2009, 13:13.

    Comentário


      #32
      Não vale a pena estar a trazer exemplos antigos e dizer: "há 20 anos atrás andava com 60cv e chegava" porque os tempos mudam e as coisas evoluem. Na altura não era bom. Simplesmente era o que havia!

      Quanto ao modelo falado no tópico, como já alguém disse, é um tópico aberto só para ver o que os pró-vag dizem depois das imensas discussões que existem sobre o posicionamento do modelo/marca entre os generalistas e premium.

      E depois acaba por ser curioso analisar o que as revistas portuguesas dizem. Mas isso também já se sabe à partida.

      Parece-me que é uma questão de saber como é que o carro se comporta na faixa dos 1000-2000rpm que é o mais importante em cidade e também em viagem com pessoas/bagagens.

      Só por curiosidade, só vai ter o motor de 105? ou também o de 90?

      Comentário


        #33
        Sinceramente não vejo problema, visto que para muita gente, um carro apenas serve para se deslocar do ponto A para o ponto B

        A nossa ficalidade assim o impoe, senão teriamos versões do mesmo motor mas com potências inferiores.

        Isto é, visto que cá no burgo se paga pela cubicagem do motor, a ter de pagar, que se pague a cubicagem pelo motor mais potente, no entanto, não faltam aí mercados com a mesma cubicagem que cá e para além de terem as versões que nós temos, tem outras com o mesmo motor mas menos potentes.

        Os exemplos são os seguintes:

        VW Passat B5 1.9 TDI de 90cv

        VW Golf V 1.9 TDI de 90cv

        VW Golf V 2.0 SDI de 75cv

        Ford Mondeo II 2.0 TDDI de 90cv

        Ford Focus I 1.8TDDI de 75cv

        Ford Focus I 1.8TDCI de 100cv

        Alfa Romeo 147 1.6 TS de 105cv

        Alfa Romeo 147 1.9 JTD de 100cv

        Audi A4 (B5) 1.9 DI de 75cv

        Audi A4 (B6) 1.9 TDI de 100cv

        Volvo S/V40 I 1.9 D de 102cv

        Volvo S60 2.4D de 130cv

        Volvo S80 2.4D de 130cv

        ...

        E muitos mais, não faltam exemplos.

        Todas as motorizações acima mencionadas, não chegaram a ser comercializadas cá, porque como já referi, a pagar imposto as marcas optaram por trazer a motorização mais potente para o nosso mercado.
        Editado pela última vez por nto; 13 November 2009, 14:04.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
          Para quem é sub-25, e n gosta de ver o que havia no passado.

          A marca já teve um famoso golf III 1.4 otto com 60 cv, até a versão diesel atmosférica rivalizava com esta.
          Já teve um golf II 1.3 de 55cv, um Passat 1.6 de 75 cv, ambos otto.
          Um polo 1045 com uma combinaç~´ao motor caixa das piores que já teve, etc.
          Acho que par a par com os pró-vag estão os pró-fiat sempre inseguros com as opções da sua marca.
          claro e aposto que o ford t só tinha ai uns 15cvs, estas a falar de 60cvs mas esqueçes que hoje em dia esses 60cvs são comparaveis ai aos 170cvs, porque na altura mau era a media ter os 60 e os outros terem 30
          mal hoje em dia segundo os amantes da vag é os vag terem 140 e 170 e os outros terem 1.6hdi de 110cvs


          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
          Este pessoal é muito jovem e não sabe.

          Ainda me lembro de em 1990 ter comprado um audi 80 1.6 TD que devia ter para cima de uns brutais 80 cavalitos... e naquele tempo já era bem bom!
          a resposta esta acima


          por mim não vejo qualquer problema nesses motores, mas gostava de saber a opinião daqueles que tem criticado outros motores assim "pequenos", sera que a opinião se mantem???
          ja agora a opinião daqueles que gozam o facto de a bmw pretender lançar 1.3 e motores de 3cilindros, na bmw é mau, nos vag como é??

          eu ate tenho um carro que muitos dizem que apesar de ser 1 2.0 não se mexe, por isso pouco ou nada me faz diferença as opiniões, mas é giro ver o pessoal mudar consoante a marca

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por gemini Ver Post
            O meu pai, também em 1988, comprou o "Carro do Ano" desse ano, e a minha maior vontade na altura era a de experimentar os vidros eléctricos

            Ah, era um carro do segmento D e não custou sequer 3000 contos

            EDIT: afinal foi o "Carro do Ano" mas em 89! mas foi adquirido em 88

            Ainda hoje o vejo a circular lá na zona
            Esse é fácil porque um vizinho meu teve um, e esse autocolante esteve no vidro do carro sempre que ele o teve.

            Fiat Tipo. No caso dele era a fantástica versão DGT!!

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
              Antigamente um 1.9tdi de 105cv era uma bomba, aliás o gt tdi de 110cv era o maior maquinão que havia a diesel. Depois apareceu o de 115 e ainda o de 130cv que ainda hoje faz as delícias de muitos proprietários de A3's/A4's/A6's , Golfs etc etc.

              Agora aparece um Passat com 105cv numa versão que claramente não procura deportividade, mas sim um carro cómodo de viajar e ecológico e poupado.

              E é considerado um gozo.
              Correcto, ng está a dizer que o 1.6 é mau, se me dessem um não recusava de modo algum, mas o 1.3 tb não teve qualquer pretenção de fazer frente a um 1.9, longe disso, muito longe e foi criticado por ser um motor pequeno(e muitas vezes gozado por o ser)...para quem preza poupança e não está preocupado com x segundos dos 0 aos 100, chega perfeitamente...eu estou contente com o meu, não é nenhuma seta, mas para mim, assim como para muitos chega perfeitamente, é económico e leva-me onde eu quero ir.

              O 1.6 não é considerado gozo(pelo menos nao para mim)...mas apenas postei porque para os pró-vag, este tipo de motorização(abaixo do "mitico" 1.9) nas outras marcas não serve e é mesmo motivo de gozo...tens montes de posts sobre isso, mas no Vag já é bom, já é económico e moderno, mas esquecem-se que o que a VW está a fazer agora, já as outras marcas fazem há muito...é só isso...

              Comentário


                #37
                E o restyling passat é pa quando?

                Não era este ano aindA?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                  Esse é fácil porque um vizinho meu teve um, e esse autocolante esteve no vidro do carro sempre que ele o teve.

                  Fiat Tipo. No caso dele era a fantástica versão DGT!!
                  Era como Kit. Impressionante à época.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                    claro e aposto que o ford t só tinha ai uns 15cvs, estas a falar de 60cvs mas esqueçes que hoje em dia esses 60cvs são comparaveis ai aos 170cvs, porque na altura mau era a media ter os 60 e os outros terem 30
                    mal hoje em dia segundo os amantes da vag é os vag terem 140 e 170 e os outros terem 1.6hdi de 110cvs




                    a resposta esta acima


                    por mim não vejo qualquer problema nesses motores, mas gostava de saber a opinião daqueles que tem criticado outros motores assim "pequenos", sera que a opinião se mantem???
                    ja agora a opinião daqueles que gozam o facto de a bmw pretender lançar 1.3 e motores de 3cilindros, na bmw é mau, nos vag como é??

                    eu ate tenho um carro que muitos dizem que apesar de ser 1 2.0 não se mexe, por isso pouco ou nada me faz diferença as opiniões, mas é giro ver o pessoal mudar consoante a marca
                    Mais uma vez: será que o 1.6tdi ou hdi ou coisa que o valha terá tantos problemas a mover o Passat ou o 407 ou c5, como o 1.3 em lidar por ex com uma astra break? Duvido muito.
                    Ninguém critica o 1.3 por ser pequeno. As criticas ao 1.3 surgem devido ao fosso que existe entre as 900 e as 2000 e não propriamente devido á "pequenez" do motor. Fosso esse que é mais notório, quanto maior (e mais pesado) for o carro. Se por ex num corsa, a coisa da para disfarçar, apesar de tudo (pois ainda se nota a falta de disponibilidade abaixo das 2000 apesar de me ter surpreendido acima deste patamar), nem quero imaginar num astra break lotado. O 1.3 é muito turbo-dependente e isso é o principal ponto negativo do motor que se acentua principalmente em baixas De resto, é bastante competente.
                    Os carros equipados com este 1.6tdi sofrerão do mesmo mal do 1.3 se não usarem a caixa/gestão electrónica certa. Se o pessoal da VW apostar estupidamente na caixa de 5 que equipa o golf 1.6 e p.ex. o meu ibiza. Aí não há milagres. Agora, com uma caixa de dita normal, a coisa mudará de figura certamente. Basta ver o que se passa com o 1.6 DSG.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                      Correcto, ng está a dizer que o 1.6 é mau, se me dessem um não recusava de modo algum, mas o 1.3 tb não teve qualquer pretenção de fazer frente a um 1.9, longe disso, muito longe e foi criticado por ser um motor pequeno(e muitas vezes gozado por o ser)...para quem preza poupança e não está preocupado com x segundos dos 0 aos 100, chega perfeitamente...eu estou contente com o meu, não é nenhuma seta, mas para mim, assim como para muitos chega perfeitamente, é económico e leva-me onde eu quero ir.

                      O 1.6 não é considerado gozo(pelo menos nao para mim)...mas apenas postei porque para os pró-vag, este tipo de motorização(abaixo do "mitico" 1.9) nas outras marcas não serve e é mesmo motivo de gozo...tens montes de posts sobre isso, mas no Vag já é bom, já é económico e moderno, mas esquecem-se que o que a VW está a fazer agora, já as outras marcas fazem há muito...é só isso...
                      Acho que a maioria dos pro-vag reconhece que o 1.6 foi um retrocesso relativamente ao 1.9. Eu inclusive.
                      Os anti-vag é que parece que nunca foram tão felizes.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                        Os anti-vag é que parece que nunca foram tão felizes.
                        LOL, sem dúvida!

                        Comentário


                          #42
                          Não vejo qual o problema de se ver um Passat a ser "puxado" por um 1.6 Tdi. Apenas segue a tendência do mercado e do segmento onde se insere, onde já existe várias propostas que fazem o mesmo e com algum sucesso comercial.

                          Quando se fala em performances, está-se a esquecer que o móbil mais em voga, para a maioria das pessoas e empresas que adquirem um automóvel nos dias de hoje, é o seu consumo e a sua economia de aquisição e utilização. Estes não estão preocupados com performances ou coisa que o valha. Querem é um carro honesto, confortável e económico.

                          Quanto ao downsizing, pois, esse chegou para ficar e por muito que alguns insistam nas questões do costume, já não há volta a dar. É para aí que a indústria caminha.

                          Por este andar já estou a ver as lutas sem quartel que se vão travar aqui, quando a BMW começar a usar os tais motores de 3 cilindros no S3. .

                          Relativamente ao Passat, se ninguém levantou grandes ondas quando existia o 1.9 Tdi com 105 cv, porque é que o fazem com o 1.6 Tdi. Bem sei que aquilo que se vai dizendo deste não é nada de fantástico. Mas, concerteza e tendo em atenção o seu público-alvo, é algo que cumprirá a missão para a qual foi colocado no mercado. E isto sem que "lhe caiam os parentes na lama"

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por kaprikorn Ver Post
                            Não vale a pena estar a trazer exemplos antigos e dizer: "há 20 anos atrás andava com 60cv e chegava" porque os tempos mudam e as coisas evoluem. Na altura não era bom. Simplesmente era o que havia!

                            Quanto ao modelo falado no tópico, como já alguém disse, é um tópico aberto só para ver o que os pró-vag dizem depois das imensas discussões que existem sobre o posicionamento do modelo/marca entre os generalistas e premium.

                            E depois acaba por ser curioso analisar o que as revistas portuguesas dizem. Mas isso também já se sabe à partida.

                            Parece-me que é uma questão de saber como é que o carro se comporta na faixa dos 1000-2000rpm que é o mais importante em cidade e também em viagem com pessoas/bagagens.

                            Só por curiosidade, só vai ter o motor de 105? ou também o de 90?


                            Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                            claro e aposto que o ford t só tinha ai uns 15cvs, estas a falar de 60cvs mas esqueçes que hoje em dia esses 60cvs são comparaveis ai aos 170cvs, porque na altura mau era a media ter os 60 e os outros terem 30
                            mal hoje em dia segundo os amantes da vag é os vag terem 140 e 170 e os outros terem 1.6hdi de 110cvs




                            a resposta esta acima


                            por mim não vejo qualquer problema nesses motores, mas gostava de saber a opinião daqueles que tem criticado outros motores assim "pequenos", sera que a opinião se mantem???
                            ja agora a opinião daqueles que gozam o facto de a bmw pretender lançar 1.3 e motores de 3cilindros, na bmw é mau, nos vag como é??

                            eu ate tenho um carro que muitos dizem que apesar de ser 1 2.0 não se mexe, por isso pouco ou nada me faz diferença as opiniões, mas é giro ver o pessoal mudar consoante a marca
                            Antes de falarem convinham investigarem um pouco. Esse exemplo do 1.4 de 60cv n foi ao calhas, e mostrou claramente que na altura ainda andavam de fraldas e é se já tavam cá fora.
                            O exemplo que dei além de mostrar um carro sub-motorizado, que a vw tentava disfarçar com uma cx curta, o motor estava abaixo da média para a altura que andava nos 75cv, os japunas e alguns europeus já andavam nos 90.
                            E vale a pena trazer exemplos antigos, para perceberem que n entendo o espanto, há muitos anos que a vw n se importa de sub-motorizar automoveis, e este nem o considero um desses, este vai ser lento que é diferente de ser sub-motorizado.
                            A história ensina-nos a entender o presente, deviam saber isso.
                            Este carro tem um motor actual, de acordo com a concorrência.
                            N estaria nas minhas opções a comprar com o meu dinheiro, mas estará de certo nas opções de muitos.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                              Antes de falarem convinham investigarem um pouco. Esse exemplo do 1.4 de 60cv n foi ao calhas, e mostrou claramente que na altura ainda andavam de fraldas e é se já tavam cá fora.
                              O exemplo que dei além de mostrar um carro sub-motorizado, que a vw tentava disfarçar com uma cx curta, o motor estava abaixo da média para a altura que andava nos 75cv, os japunas e alguns europeus já andavam nos 90.
                              E vale a pena trazer exemplos antigos, para perceberem que n entendo o espanto, há muitos anos que a vw n se importa de sub-motorizar automoveis, e este nem o considero um desses, este vai ser lento que é diferente de ser sub-motorizado.
                              A história ensina-nos a entender o presente, deviam saber isso.
                              Este carro tem um motor actual, de acordo com a concorrência.
                              N estaria nas minhas opções a comprar com o meu dinheiro, mas estará de certo nas opções de muitos.
                              Não podia concordar mais.

                              Apenas acrescento que mau seria se a VW apenas disponibiliza-se este motor para a gama Passat.

                              Mas não. Tem muitos motores, motores esses que são afectados pelo preço final. Ou seja uma pessoa pode escolher o motor que mais se adequa ás suas necessidades, pagando por isso.

                              Não vejo onde isto pode ter um efeito nefasto.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                Para quem é sub-25, e n gosta de ver o que havia no passado.

                                A marca já teve um famoso golf III 1.4 otto com 60 cv, até a versão diesel atmosférica rivalizava com esta.
                                Já teve um golf II 1.3 de 55cv, um Passat 1.6 de 75 cv, ambos otto.
                                Um polo 1045 com uma combinaç~´ao motor caixa das piores que já teve, etc.
                                Acho que par a par com os pró-vag estão os pró-fiat sempre inseguros com as opções da sua marca.
                                Tive um e nunca entendi essa de ser lento ou sub-motorizado

                                Bebia era muito para o que andava

                                Comentário


                                  #46
                                  A ver vamos se é já para o ano que a Toyota lança um diesel abaixo dos 2 litros - e acima do 1.4, claro.

                                  Por acaso, até devia ser giro ter um Avensis 1.4 D4D

                                  Comentário


                                    #47
                                    Estão a cascar no Passat com motor 1.6

                                    E então este com motor 1.5?


                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por bezugo1 Ver Post
                                      Não consegui deixar de comentar isto!!!!!

                                      Como é que, depois de tantos insultos, polémicas e afrontas ao "1.2" Mjet/cdti quando montado num astra, a "endeusada" VW vai fazer uma coisa destas???

                                      Isto sim, é ridiculo!!!

                                      Tenho comigo uma revista Auto Foco em que se compara: Punto 1.3 Mjet; Fiesta 1.6 hdi; Clio 1.5 dci e Polo 1.6 tdi.

                                      Neste comparativo, todas as motorizações estão muito equiparadas, mas nas recuperações o pequeno "1.2" até é dos melhores. Não esquecendo que os outros têm todos mais 400cc.

                                      Parece-me unânime que este 1.6 tdi é bem fraquinho. Baseio-me no que leio em comparativos e comentários aqui no forum.

                                      Assim sendo, como é que se "atrevem" a meter este aspirador num carro com mais de 1700kg e ainda dizem que faz consumos de 3.5l/100km????

                                      Fiquei de boca aberta!!!!!! De rir tanto....

                                      Agora quero ver o que dizem desta arrastadeira "premium".....


                                      Não tou a defender nada nem ninguém, mas não deixa de ser cómico
                                      Deves pensar que somos todos anjinhos.

                                      Onde estavas tu quando o grupo PSA lançou o C5 e o 407 com o 1.6HDI?

                                      E quando a Volvo lançou o S50/V50 com o mesmo 1.6HDI?

                                      E quando a Renault lançou o Laguna com o 1.5dCi?

                                      Esqueceste-te de abrir esses tópicos?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Eu acho este tópico uma estupidez.
                                        E já se fala em Pro-vag e Anti-vag
                                        Sinceramente, isto ainda é pior que futebol

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                          Deves pensar que somos todos anjinhos.

                                          Onde estavas tu quando o grupo PSA lançou o C5 e o 407 com o 1.6HDI?

                                          E quando a Volvo lançou o S50/V50 com o mesmo 1.6HDI?

                                          E quando a Renault lançou o Laguna com o 1.5dCi?

                                          Esqueceste-te de abrir esses tópicos?
                                          No meco mesmo !!!!!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Romao Ver Post
                                            Estão a cascar no Passat com motor 1.6

                                            E então este com motor 1.5?


                                            Esse não o vendias nos próximos 20 anos nem com 50.000km

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                              Esse é fácil porque um vizinho meu teve um, e esse autocolante esteve no vidro do carro sempre que ele o teve.

                                              Fiat Tipo. No caso dele era a fantástica versão DGT!!
                                              Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                              Era como Kit. Impressionante à época.
                                              Hein?!?

                                              Eu estou a falar do Pug 405!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                                Hein?!?

                                                Eu estou a falar do Pug 405!
                                                Então tens de ver o que escreveste!

                                                Em 88 foi o 405, mas em 89 foi o Tipo.

                                                EDIT: Tinha um tio com um 405GR de 89, bom carro, mas caro na altura. Era um pouco melhor que o Escort que houve lá em casa, mas esse custou 1700cts, menos 1000cts que um 405 GR custava. Para mim a diferença nunca se justificou.
                                                Editado pela última vez por BrunoD; 13 November 2009, 16:32.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                                  Hein?!?

                                                  Eu estou a falar do Pug 405!
                                                  esse foi em 88.

                                                  89 foi o tipo.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post

                                                    EDIT: Tinha um tio com um 405GR de 89, bom carro, mas caro na altura. Era um pouco melhor que o Escort que houve lá em casa, mas esse custou 1700cts, menos 1000cts que um 405 GR custava. Para mim a diferença nunca se justificou.
                                                    Meu amigo acho q tás enganado. O 405 era claramente do segmento acima e incomparavelmente melhor em termos estéticos, interiores e materiais.

                                                    O equivalente era o ford sierra.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                      a mim parece-me que o user abriu o topico não por causa disso, mas por causa daquele pessoal pro vag, que se fosse um motor desses num classe C num s3 ou num 406 ou c5 ou mondeo ou outro do tipo era uma vergonha, vag forever, e agora não veem dizer nada, quando a vag veio fazer a meu ver o normal


                                                      VOILÁ

                                                      Este senhor é inteligente.

                                                      Cumps

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                        Meu amigo acho q tás enganado. O 405 era claramente do segmento acima e incomparavelmente melhor em termos estéticos, interiores e materiais.

                                                        O equivalente era o ford sierra.
                                                        Eu sei que o 405 era do segmento acima, mas o que eu disse é que em termos práticos a diferença não se justificava. Tinha mais algum requinte e melhor insonorização. De resto pouco mais havia a destacar, espaço inclusive.

                                                        É que 1000 cts em 89 não era o mesmo que hoje (que ainda é um valor alto)!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por bezugo1 Ver Post
                                                          VOILÁ

                                                          Este senhor é inteligente.

                                                          Cumps
                                                          Realmente o BrunoD já deu mostras de ser inteligente...já tu ainda não provaste nada

                                                          E com a forma como abriste o tópico deixa muito a desejar...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                            Tive um e nunca entendi essa de ser lento ou sub-motorizado

                                                            Bebia era muito para o que andava
                                                            Poxa n me lixes!
                                                            Esse carro tinha as piores prestações da classe, ainda tenho la uma automotor que anunciava a comercialização pela vw de um kit que elevava a potência para os 75cv, e mesmo assim ele n chegava às prestações do astra, o único que era tao mau como ele era o escort 1.3 com o motor que já tinha 30 anos.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                              Podes ter a certeza que muita gente se riu...de ti.

                                                              Começa por pedir desculpa a ti...ofendeste a tua própria inteligência...

                                                              P.S - Vamos lá ver se percebeste

                                                              Peço-te encarecidamente que leias um pouco mais e tenta ler nas entrelinhas.

                                                              Deixa estar, concerteza já te aconteceu o mesmo

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X