Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A mais "especial" das marcas generalistas...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
    A ford injectou milhões, mas a volvo teve sempre uma gama renovada e foi minimamente competitiva, ao contrário da fiat que gasta dinheiro na Alfa/lancia para o saco roto.

    E por muito que te custe, consegue sempre ter mais qualidade de alfa/lancia.

    Primeiro a mim não me custa absolutamente nada, até porque cá por casa sempre houve diversas marcas, por isso é que não compreendo fundamentalismos.

    Quanto ao que dizes da Alfa, saco roto da Fiat, estás muito enganado.

    Quanto à Volvo com gama renovada, não são mais que Ford's com outra carroceria por cima, e normalmente as inovações foram sempre lançadas primeiro na Ford.

    Comentário


      Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
      Factos??? lol. A inserção de uma marca ou modelo num segmento (que já por si só é algo bastante abstracto), não é dada a factualidade. Tem a ver com o que as pessoas achem premium ou não. Não é algo físico ou mensurável.
      Eu posso considerar que premium só é a Mercedes. E agora??? Onde é que inseres a BMW e a Audi??? Posso considerar a Exeo mais premium que a 159... E agora???

      Há bocado disseste para eu comprar um alfa.
      Bem, se quem comprar um Alfa ficar como tu, a Alfa nunca me terá a mim como cliente - por mais premium que seja.
      Premium não é uma consideração.
      É uma CLASSIFICAÇÃO DE MERCADO.
      Não és tu que consideras ou deixas de considerar.
      É o mesmo que dizer que um GOLF é um familiar pequeno, um POLO é um
      utilitário, etc. São classificações/segmentações, e não estão sujeitas à tua
      opinião ou consideração. Não é por achares que o POLO deveria ser um
      familiar pequeno, e o GOLF um utilitário que isso mudará a definição do
      MERCADO.

      Comentário


        As definições de Premium que aparecem não podem ser levadas " à letra" mas sim como uma indicação, senão quando chegarem as viaturas Chinesas e os low-costs sem equipamento, a Renault, Fiat, VW passam a ser marcas Premium!?

        Comentário


          Olhando para o historial das marcas, a AR é sem duvida, para mim, a mais "especial" das generalistas, embora isto seja sempre um assunto polémico, pois depende obviamente dos gostos de cada um.

          Confesso q n percebo a "cruzada" Volvo AR q por aqui vai!?!?!? Tendo em atenção ao tópico, apenas compreenderia uma comparação deste género com a Mercedes ou BM, nem a Audi é para aqui chamada.
          Editado pela última vez por Frecciarossa23; 30 November 2009, 10:22.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
            Os links são as provas de que não é a minha opinião.
            Eu não tenho opinião sobre regras de mercado.
            Nem tenho opinião sobre definições.
            Para isso existem dicionários.
            Está lá a definição.

            Podes ler onde quiseres:
            premium definition - Google Search

            Basicamente, no contexto de marca, premium significa que as pessoas estão
            dispostas a pagar bem mais que um outro produto equivalente mas
            não-premium.

            Ou seja, por exemplo, um Série 1 é um familiar pequeno, e uma pessoa podia
            ter um GOLF para fazer o mesmo serviço (transportar uma família de X para
            Y) por menos dinheiro. Mas está disposta a pagar BEM mais PELA MARCA.
            Isto é premium.
            Assim como um c30 ou um 147, que na tua opinião são premiums, o podem fazer e a pessoa paga mais pelo S1 ou por um A3 por causa da marca. Ficamos na mesma.
            Onde eu quero chegar é, como é que tu podes fazer uma inserção quase automática de uma certa marca num certo segmento se não sabes (nem ninguem sabe porque não é tão liquido como pensas e vai da opinião de cada um) o que é premium?

            Comentário


              A resposta a este tópico é muito simples - BMW.Tirando um ou outro foram sempre a driver´s car.


              Usando a lista do Cobra só adicionava o M1.
              BMW
              - M3; M5; Z8; Z1; CSL Bat; 2002 turbo/tii; etc

              Comentário


                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                Tive:
                33 1.7 QV
                75 2.0 TS
                164 2.0 V6 TB
                156 1.6 TS
                146 1.4 TS

                Tenho:
                147 1.6 TS
                GTV 2.0 JTS
                156 2.5 V6

                Chega?
                OFF-TOPIC

                Boas

                Criei ontem um tópico relativo ao Alfa Romeo 156 2.5 V6 e visto querer saber mais informações sobre o carro, pedia-te, se não te importasses, que me desses a tua opinião no seguinte tópico:

                http://forum.autohoje.com/forum-gera...v-opiniao.html

                Obrigado!

                Comentário


                  [QUOTE=Nuno156;1063247387]Premium não é uma consideração.
                  É uma CLASSIFICAÇÃO DE MERCADO.
                  Não és tu que consideras ou deixas de considerar.
                  É o mesmo que dizer que um GOLF é um familiar pequeno, um POLO é um
                  utilitário, etc. São classificações/segmentações, e não estão sujeitas à tua
                  opinião ou consideração. Não é por achares que o POLO deveria ser um
                  familiar pequeno, e o GOLF um utilitário que isso mudará a definição do
                  MERCADO.[/QUO

                  Mas o mercado, não considera a Alfa premium. Para a considerar premium, a Alfa ou a Volvo tinha de ser em tudo semelhante a MB, BMW, Audi, Lexus, Jag. etc.
                  São boas e válidas alternativas aos premiums. Para as pessoas que gostam de se individualizar de alguma maneira, mas não passam disso. Achas que quem compra uma E station é o mesmo que compra uma Saab 9-5?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                    Assim como um c30 ou um 147, que na tua opinião são premiums, o podem fazer e a pessoa paga mais pelo S1 ou por um A3 por causa da marca. Ficamos na mesma.
                    Onde eu quero chegar é, como é que tu podes fazer uma inserção quase automática de uma certa marca num certo segmento se não sabes (nem ninguem sabe porque não é tão liquido como pensas e vai da opinião de cada um) o que é premium?
                    Irra!
                    Não é da opinião de NINGUÉM!
                    É regra de MERCADO.

                    A lei da oferta e da procura estabelece preços.
                    Se um carro/marca vende ACIMA do preço médio, é premium.
                    Se vende abaixo, não é premium.

                    Não há opiniões.

                    Comentário


                      [QUOTE=senhorpedro;1063247408]
                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                      Premium não é uma consideração.
                      É uma CLASSIFICAÇÃO DE MERCADO.
                      Não és tu que consideras ou deixas de considerar.
                      É o mesmo que dizer que um GOLF é um familiar pequeno, um POLO é um
                      utilitário, etc. São classificações/segmentações, e não estão sujeitas à tua
                      opinião ou consideração. Não é por achares que o POLO deveria ser um
                      familiar pequeno, e o GOLF um utilitário que isso mudará a definição do
                      MERCADO.[/QUO

                      Mas o mercado, não considera a Alfa premium. Para a considerar premium, a Alfa ou a Volvo tinha de ser em tudo semelhante a MB, BMW, Audi, Lexus, Jag. etc.
                      São boas e válidas alternativas aos premiums. Para as pessoas que gostam de se individualizar de alguma maneira, mas não passam disso. Achas que quem compra uma E station é o mesmo que compra uma Saab 9-5?
                      Estás a confundir PREMIUM com STATUS (imagem).

                      E STATUS depende de muita coisa. Há quem queira um status MERCEDES, e
                      quem queira um status BMW. São duas IMAGENS diferentes.
                      Por exemplo, os médicos podem preferir a imagem MERCEDES, os economistas
                      a imagem BMW, os arquitectos a ALFA, os gestores a AUDI, os administradores
                      a JAGUAR, etc.
                      É uma questão de identificação. Há muito boa gente com dinheiro para
                      comprar o carro que quiser, e que não compra NENHUMA dessas marcas
                      porque não quer ser identificado (não quer uma imagem) como pertencente
                      a um desses grupos.

                      Mas STATUS (imagem) não tem NADA que ver com PREMIUM.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                        Eu não, mas as marcas vivem.

                        Sei que para ti pode ser complicado de compreender, mas o mercado é que diz, quais os carros que as marcas devem produzir, tendo em conta o consumidor final...o resto são tretas.


                        Mas não queres perceber, e só queres levar a questão dos carros para a parte emotiva.Sempre que discutes sobre este assunto cais no mesmo erro, e assim torna-se complicado, convém seguires a evolução.
                        Eh pah, porra(), mas eu alguma vez falei em mercado?
                        Algum vez eu falei sobre o que é que as marcas deviam produzir ou não?
                        Tu é que puxaste estes temas que não interessam para nada.

                        O lado emotivo que tenho é tão válido como outro qualquer e deixa-me que te diga, não me impede de seguir a minha vida normalmente.
                        Acontece é que procuro coisas diferentes da maior parte das pessoas.
                        Não sigo tendências e modas, mas sigo a evolução, relutantemente é certo pois não me encaixo nestes modelos de hoje, não me impedindo de ter opiniões positivas e negativas sobre os mesmos.

                        O que torna complicada esta discussão é não aceitares que marcas como a Alfa Romeo e a Lancia também estão a fazer algo neste mundo, ainda que menos do que outras.
                        São marcas que não seguem as carneiradas.
                        Curiosamente por isso é que estiveram na falência várias vezes, but, who cares?
                        O que importa é que cá estejam.
                        Quando uma marca com história entra na bancarrota e entra em falência, perde-se muito.
                        Ficarei muito triste se algum dia a Alfa Romeo ou outra qualquer marca de valor desapareça pois parte do mundo automóvel também desaparece.

                        Vou frisar para que se perceba para todos.
                        Esta é somente a minha opinião.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                          Irra!
                          Não é da opinião de NINGUÉM!
                          É regra de MERCADO.

                          A lei da oferta e da procura estabelece preços.
                          Se um carro/marca vende ACIMA do preço médio, é premium.
                          Se vende abaixo, não é premium.

                          Não há opiniões.
                          Então a Vw é premium... Tem os preços alinhados pela AR.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por leblanc Ver Post
                            A resposta a este tópico é muito simples - BMW.Tirando um ou outro foram sempre a driver´s car.


                            Usando a lista do Cobra só adicionava o M1.
                            BMW
                            - M3; M5; Z8; Z1; CSL Bat; 2002 turbo/tii; etc
                            Já vi, por algumas vezes, este tipo de comentários, neste tópico... Mas, vocês acham mesmo que uma Mercedes-Benz ou uma BMW são marcas generalistas?

                            Outro ponto, vocês acham que, por uma marca lançar alguns automóveis de cariz desportivo, vai torná-la na mais especial? Só há esse aspecto a ter em conta? Conforto, segurança, economia e a própria irreverência e originalidade, não contam?

                            Acho-vos demasiado tendenciosos. É pena.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                              Então a Vw é premium... Tem os preços alinhados pela AR.
                              Portugal é um grande país... nunca pensei que fosse um país grande, à escala
                              planetária.

                              Comentário


                                Assim como a AR e a Volvo vendem por um preço abaixo se compararmos com as 3 alemãs. Logo, segundo palavras tuas, não são premium.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                  E continuas...
                                  Mais suposições, conjecturas e verdades que apenas existem para ti.

                                  VOLVO, SAAB e ALFA ROMEO são marcas premium. A VW não é.
                                  Para ti estas marcas estão no mesmo patamar de BMW, Audi e MB?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por tcpor Ver Post
                                    Já vi, por algumas vezes, este tipo de comentários, neste tópico... Mas, vocês acham mesmo que uma Mercedes-Benz ou uma BMW são marcas generalistas?

                                    Outro ponto, vocês acham que, por uma marca lançar alguns automóveis de cariz desportivo, vai torná-la na mais especial? Só há esse aspecto a ter em conta? Conforto, segurança, economia e a própria irreverência e originalidade, não contam?

                                    Acho-vos demasiado tendenciosos. É pena.
                                    Por acaso estas-te a referir a Volvo? Não simplesmente não.


                                    Sim considerei a BMW generalista tal como no Top Gear consideraram Alfa Romeo e Mercedes e tal como o criador do tópico considerou.

                                    Comentário


                                      A Alfa já foi premium... mas isso foi há mais de 20 anos.

                                      Volvo e Saab idem.

                                      Edit: Não, agora pensando melhor a SAAB nunca foi.
                                      Editado pela última vez por Jbranco; 30 November 2009, 10:58.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por leblanc Ver Post
                                        Por acaso estas-te a referir a Volvo? Não simplesmente não.
                                        (...)
                                        Se tivesses lido as minhas intervenções anteriores, não terias feito tal observação. Já dei a minha opinião sobre as minhas marcas generalistas especiais. Como não acho a Volvo (nem a Alfa Romeo) uma marca generalista, tal está completamente fora de questão!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por tcpor Ver Post
                                          Mas, ainda está em discussão o pretenso tema "Alfa Romeo vs. Volvo"? Abram um tópico sobre isso! Se bem que, no meu ponto de vista, há tão pouco em comum que ainda não percebi a lógica da discussão! Ah, espera... ambos têm rodas!

                                          Para mim, as mais "especiais" das marcas generalistas são:

                                          Renault
                                          -
                                          teve e ainda tem o seu lugar na história automóvel. É das mais vendidas marcas generalistas de sempre. Modelos como o 5 (e posteriores Super-5 e Clio), 19 (e posterior Mègane) ou a Espace são veículos que se tornaram num enorme sucesso;

                                          Citroën
                                          - 90 anos de puro apuro tecnológico. Modelos como o DS, 2cv, Mehari ou os mais recentes Visa, AX, BX e CX ficaram para a história;

                                          Toyota
                                          -
                                          a marca mais vendida no Mundo. Modelos como o Corolla ou o Celica são parte da história. O próprio Prius, goste-se ou não, veio dar mote a um "novo" futuro (embora não seja o primeiro nem o melhor modelo híbrido).

                                          Eis a minha opinião.
                                          Concordo a 100%!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                                            Assim como a AR e a Volvo vendem por um preço abaixo se compararmos com as 3 alemãs. Logo, segundo palavras tuas, não são premium.
                                            Que janelas pequeninas que tens no teu quarto...
                                            Portugal é o país dos Drs e Engs. É o país de quem compra coisas para
                                            "agradar" aos outros, em lugar de comprar para satisfazerem os seus gostos.
                                            Depois não podem pagar as prestações, mas como ninguém sabe disso, lá
                                            dizem que estão a fazer "dieta" porque não podem ir jantar com os "amigos"
                                            que têm bons carros e boas casas.
                                            Portugal é o país das aparências.

                                            No UK:

                                            PASSAT desde £17.000
                                            Mondeo desde £18.000
                                            159 desde £20.000
                                            A4 desde £20.500
                                            9-3 desde £20.000
                                            Série 3 desde £21.500

                                            Car Prices | UK New Car Data

                                            Comentário


                                              Santa confusão de conceitos que para aqui vai...

                                              GENERALISTA é uma marca que não actua APENAS num dado nicho de mercado.
                                              A BMW, AUDI, MERCEDES, ALFA, VOLVO, SAAB, VW, FORD, CITROËN, etc. são
                                              marcas generalistas.

                                              PREMIUM é uma marca que, ainda que generalista, se distingue por colocar-se
                                              num patamar de preços acima da média de mercado. Basicamente, tem como
                                              alvo a classe média-alta, por oposição à classe média e média-baixa.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                Se não sabes o que é premium, porque insistes?
                                                VOLVO, tal como a ALFA, é também premium.

                                                Ainda estou para saber porque insistem em falar sobre o que, claramente,
                                                desconhecem. Ou melhor, o problema nem é falar, é afirmar como se fossem
                                                detentores da verdade absoluta. Depois o arrogante sou eu...
                                                Nuno tu podes ser muita coisa, mas dá gosto ler o que escreves não só pela forma peculiar como expões as situações mas por outro motivo que para mim é o mais importante num fórum de automóveis, que é o conhecimento, e esse tu tens.

                                                Já a maioria dos users que aqui andam não percebem um "cu" de automóveis... eu leio com cada posta mais oligofrénica.

                                                Mas tu estás lá. Continua.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                  Que janelas pequeninas que tens no teu quarto...
                                                  Portugal é o país dos Drs e Engs. É o país de quem compra coisas para
                                                  "agradar" aos outros, em lugar de comprar para satisfazerem os seus gostos.
                                                  Depois não podem pagar as prestações, mas como ninguém sabe disso, lá
                                                  dizem que estão a fazer "dieta" porque não podem ir jantar com os "amigos"
                                                  que têm bons carros e boas casas.
                                                  Portugal é o país das aparências.

                                                  No UK:

                                                  PASSAT desde £17.000
                                                  Mondeo desde £18.000
                                                  159 desde £20.000
                                                  A4 desde £20.500
                                                  9-3 desde £20.000
                                                  Série 3 desde £21.500

                                                  Car Prices | UK New Car Data
                                                  A minha referencia ao passat, foi completamente irónica caso não te tenhas apercebido.
                                                  S3, e provavelmente C estão acima da AR, da Saab e provavelmente da Volvo em termos de preço. Pegando no teu raciocinio do preço, ainda a queres comparar com estes??? É que seguindo as tuas palavras, afinal de contas não são premium...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                                                    A minha referencia ao passat, foi completamente irónica caso não te tenhas apercebido.
                                                    S3, e provavelmente C estão acima da AR, da Saab e provavelmente da Volvo em termos de preço. Pegando no teu raciocinio do preço, ainda a queres comparar com estes??? É que seguindo as tuas palavras, afinal de contas não são premium...
                                                    Qual é a parte de "acima da média" que queres que explique melhor?

                                                    Média: 1000 euros
                                                    1010 euros -> PREMIUM
                                                    9000 euros -> PREMIUM

                                                    «(...)
                                                    premium [ˈpriːmɪəm]
                                                    n
                                                    1. (Business / Commerce) an amount paid in addition to a standard rate, price, wage, etc.; bonus
                                                    2. (Business / Insurance) the amount paid or payable, usually in regular instalments, for an insurance policy
                                                    3. (Business / Commerce) the amount above nominal or par value at which something sells
                                                    4. (Business / Commerce)
                                                    a. an offer of something free or at a specially reduced price as an inducement to buy a commodity or service
                                                    b. (as modifier) a premium offer
                                                    5. a prize given to the winner of a competition; award
                                                    6. (Economics, Accounting & Finance / Banking & Finance) US an amount sometimes charged for a loan of money in addition to the interest
                                                    7. great value or regard to put a premium on someone's services
                                                    8. (Business / Commerce) a fee, now rarely required, for instruction or apprenticeship in a profession or trade
                                                    at a premium
                                                    a. in great demand or of high value, usually because of scarcity
                                                    b. above par
                                                    [from Latin praemium prize, booty, reward]
                                                    (...)»
                                                    premium - definition of premium by the Free Online Dictionary, Thesaurus and Encyclopedia.

                                                    «This is a quality brand with considerable brand equity that may command a premium price for the perceived quality.»
                                                    define:premium brand - Google Search

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                      Qual é a parte de "acima da média" que queres que explique melhor?

                                                      Média: 1000 euros
                                                      1010 euros -> PREMIUM
                                                      9000 euros -> PREMIUM

                                                      «(...)
                                                      premium [ˈpriːmɪəm]
                                                      n
                                                      1. (Business / Commerce) an amount paid in addition to a standard rate, price, wage, etc.; bonus
                                                      2. (Business / Insurance) the amount paid or payable, usually in regular instalments, for an insurance policy
                                                      3. (Business / Commerce) the amount above nominal or par value at which something sells
                                                      4. (Business / Commerce)
                                                      a. an offer of something free or at a specially reduced price as an inducement to buy a commodity or service
                                                      b. (as modifier) a premium offer
                                                      5. a prize given to the winner of a competition; award
                                                      6. (Economics, Accounting & Finance / Banking & Finance) US an amount sometimes charged for a loan of money in addition to the interest
                                                      7. great value or regard to put a premium on someone's services
                                                      8. (Business / Commerce) a fee, now rarely required, for instruction or apprenticeship in a profession or trade
                                                      at a premium
                                                      a. in great demand or of high value, usually because of scarcity
                                                      b. above par
                                                      [from Latin praemium prize, booty, reward]
                                                      (...)»
                                                      premium - definition of premium by the Free Online Dictionary, Thesaurus and Encyclopedia.

                                                      «This is a quality brand with considerable brand equity that may command a premium price for the perceived quality.»
                                                      define:premium brand - Google Search
                                                      Tu e os teus links. Fica na tua que eu fico na minha. assunto encerrado.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por leblanc Ver Post
                                                        Por acaso estas-te a referir a Volvo? Não simplesmente não.


                                                        Sim considerei a BMW generalista tal como no Top Gear consideraram Alfa Romeo e Mercedes e tal como o criador do tópico considerou.

                                                        Já viste o ùltimo Top Gear?
                                                        A lista tem a Ferrari....lol

                                                        Comentário


                                                          E Vocês a dar-lhe!

                                                          Vou repetir: O mercado automóvel actual divide -se em três segmentos principais:

                                                          Marcas Especialistas/ Especiais : Ferrari, Aston Martin, Lambo, Bentley, Rolls....etc...

                                                          Marcas Premium: Mercedes, BMW, Audi, Jaguar....e há quem considere a Volvo, a Saab.

                                                          Marcas Generalistas: Renault, Fiat, Opel, Honda.......


                                                          A alfa e a Lancia...estão no limbo...ehehehe

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Citation Ver Post
                                                            Já viste o ùltimo Top Gear?
                                                            A lista tem a Ferrari....lol
                                                            O generalista esta a confundir assim tanto?
                                                            Estava a referir-me a todas as marcas que nao as de Super desportivos tal como Ferrari, Maserati, Porsche, Lambo, etc...
                                                            Quando digo "generalista" estou a referir-me a todas as outras marcas, quer sejam premium ou nao...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Citation Ver Post
                                                              E Vocês a dar-lhe!

                                                              Vou repetir: O mercado automóvel actual divide -se em três segmentos principais:

                                                              Marcas Especialistas/ Especiais : Ferrari, Aston Martin, Lambo, Bentley, Rolls....etc...

                                                              Marcas Premium: Mercedes, BMW, Audi, Jaguar....e há quem considere a Volvo, a Saab.

                                                              Marcas Generalistas: Renault, Fiat, Opel, Honda.......


                                                              A alfa e a Lancia...estão no limbo...ehehehe


                                                              Generalista é um segmento?!?!?!


                                                              Generalista é um adjectivo dado a uma marca que actua em VÁRIOS segmentos
                                                              de mercado. Não é nenhum segmento.

                                                              BMW tem o MINI no segmento de utilitários, o S1 nos familiares pequenos, o S3
                                                              nos familiares médios, os X no segmento dos SUV, etc.

                                                              É generalista.
                                                              Não é especialista.

                                                              Especialista é uma FERRARI, LAMBORGHINI, etc. que só fazem desportivos, ou
                                                              uma LAND ROVER que só faz TT.

                                                              A MERCEDES ainda é mais generalista que a BMW, porque até faz comerciais e
                                                              camiões.

                                                              PREMIUM nada tem que ver com generalista / especialista.
                                                              Como os próprios nomes indicam, generalista é o oposto de especialista.
                                                              PREMIUM é o quê? O limbo que existe entre dois opostos?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X