Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPL o que realmente se perde em termos de condução ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Nmensis Ver Post
    - Quanto pesa o sistema GPL?

    - Há um botão que permite por o motor a trabalhar exclusivamente a GPL ou gasolina, certo? No 2º caso, a perda de potencia continua a verificar-se?
    Um sistema GPL típico deverá pesar cerca de oitenta kgs, mas tudo depende da capacidade do depósito instalado (claro que o peso da gasolina será menor, uma vez que, tipicamente, os carros a GPL andam com 1/4 a 1/2 do depósito de gasolina).

    Na mudança para gasolina o carro responde do mesmo modo que respondia antes da instalação (salvo problemas de instalação anormais).

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
      Se pegares num isqueiro e chegares a uma taça com gasolina ela incendeia.
      Depende da temperatura!

      Ser esta for suficientemente baixa para que não se formem vapores, isso não acontece.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Agent Ver Post
        Bom tópico.

        Já agora aproveito para colocar tb umas questoes:

        - Qual o motivo desse sistema de injecçao liquida do gas nao ser permitido em Portugal?

        - Qual o motivo dos veículos a GPL nao poderem estacionar em parques subterraneos?
        Não é permitida injecção liquida porque a nossa legislação não permite equipamentos eléctricos em contacto com o depósito superior a não sei quantos mA.

        Em relação aos subterrâneos, como já foi dito atrás, alinhou-se a bitola pelo mesmo, apesar de os componentes usados serem diferentes.

        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
        No último que andei, bastava acelerar para além das 2.000 rpm para comutar de gasolina para GPL... Mesmo a frio e com o carro parado.
        A passagem de gasolina para GPL precisa de ser feita com o vaporizador acima de X graus, acima de X rotação e terem passados mais de X segundos desde que se ligou o motor.

        Originalmente Colocado por Nmensis Ver Post
        - Quanto pesa o sistema GPL?

        - Há um botão que permite por o motor a trabalhar exclusivamente a GPL ou gasolina, certo? No 2º caso, a perda de potencia continua a verificar-se?
        Se o carro estiver bem afinado a GPL não existe perda de potência palpável. São 4 ou 5cv em altas, só se estivermos a falar de motores com baixa potência. A gasolina o carro anda como sempre andou.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
          - As performances ? mantêm-se ? perde-se um bocadinho ? perde-se consideravelmente ?
          Perdes potência em altas (4 a 5cv), ganhas binário em baixas. Posso ir em aceleração e ir alternando entre combustíveis e não existe diferença.
          O que é que vocês consideram "altas"? No meu caso, como tenho pé levezinho, não me recordo de algum dia ter ultrapassado as 4000 rpm. Normalmente em AE ando entre os 120 e os 140KM/h.

          Como tenho um carro com 140CV será que iria sentir alguma diferença? É que me disseram que a diferença é idêntica a ter o ar condicionado ligado e, francamente, não noto diferença nenhuma no meu quando ligo e desligo o ar condicionado (e já fiz a experiência várias vezes).

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
            O que é que vocês consideram "altas"? No meu caso, como tenho pé levezinho, não me recordo de algum dia ter ultrapassado as 4000 rpm. Normalmente em AE ando entre os 120 e os 140KM/h.

            Como tenho um carro com 140CV será que iria sentir alguma diferença? É que me disseram que a diferença é idêntica a ter o ar condicionado ligado e, francamente, não noto diferença nenhuma no meu quando ligo e desligo o ar condicionado (e já fiz a experiência várias vezes).
            Em vários testes de potência que vi a comparar gpl/gasolina normalmente nas últimas 1000rpm existe uma perda a rondar os 4 a 5cv, mas também nessa zona os gráficos são sempre a descer. Curiosamente até às 2000rpm existe um aumento de binário, mas estamos a falar de valores tão baixos que não são perceptíveis.

            O meu tem 135cv e não noto diferença entre gasolina e gpl, só no preço.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
              Se era um sistema "muito básico", como é que funcionava apenas a GPL
              Funcionava somente a gas, nao porque o sistema fosse bom ou recente, mas porque nao funcionava a gasolina! Engasgava!

              Tentou-se afinar mas nao conseguiram! O unico mal nisto era que por vezes custava pegar a frio, e a fraquissima autonomia (350 kms no max!) , ja que so contava com o deposito de gas!

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                A passagem de gasolina para GPL precisa de ser feita com o vaporizador acima de X graus, acima de X rotação e terem passados mais de X segundos desde que se ligou o motor.
                Nem sempre. Cá em casa há 4 carros a GPL:

                - 2 deles só dependem da rotação para passar para GPL - sistema aspirado com centralina.

                - Um terceiro (o mais velho) trabalha sempre a GPL - Aspirado

                - Apenas aquele que tem uma instalação mais recente necessita dessa combinação de factores - Injecção sequencial multiponto.

                Comentário


                  #38
                  Uma adenda: podem pedir para o sistema comutar automaticamente para gasolina acima de um valor predefinido de rotação, para terem toda a performance e evitarem o stress para o motor de funcionar a GPL em altos regimes.

                  Comentário


                    #39
                    Boas! Ora vamos a factos exactos: Yaris 1.0: gasto 3,83 € por cada 100 km's; C200 Kompressor: gasto 7 € por cada 100 km's! Valores combinados de gasolina e GPL. Problemas ligados ao GPL: 0. Em ambos os carros tenho um consumo de 1 litro aos 100 a mais. Potência: no yaris desconheço; na Mercedes mais 1 cv em banco de ensaio (debita 191 cv com 218 000 km's e 13 anos)!!!

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                      Um sistema GPL típico deverá pesar cerca de oitenta kgs, mas tudo depende da capacidade do depósito instalado (claro que o peso da gasolina será menor, uma vez que, tipicamente, os carros a GPL andam com 1/4 a 1/2 do depósito de gasolina).

                      Na mudança para gasolina o carro responde do mesmo modo que respondia antes da instalação (salvo problemas de instalação anormais).
                      Por indicação do meu (e de muitos outros) instalador de GPL a gasolina deve andar sempre acima de 1/4 de depósito...

                      Comentário


                        #41
                        Esqueci-me que uma coisa óbvia é o alterar da distribuição de pesos. São sempre uns 100kg, muitas vezes atrás do eixo traseiro.

                        Altera um bocado o comportamento em muitos carros, embora muitas vezes até seja melhor numa utilização calma...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por c200 Ver Post
                          Por indicação do meu (e de muitos outros) instalador de GPL a gasolina deve andar sempre acima de 1/4 de depósito...
                          1/4 a 1/2 é sempre acima de 1/4....acho (3x9=27)!

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                            O Alfa Romeo MiTO.
                            É vendido em itália na versão 1.4 turbo 120cv's a GPL.
                            Era uma proposta interessantissima para nós, e que "aniquilava" as venda do 1.6 M-JET de 120cv's!

                            Em termos de disponibilidade de motor, etc, são propostas muito semelhantes. Eu comprava na hora o 120 GPL em vez do 120 diesel!
                            É uma vergonha esse carro não existir cá!

                            Não falam de amigos do ambiente?
                            Então?

                            Porque não querem que se vendam carros LPG de fábrica?
                            Vão passear

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                              Um sistema GPL típico deverá pesar cerca de oitenta kgs, mas tudo depende da capacidade do depósito instalado (claro que o peso da gasolina será menor, uma vez que, tipicamente, os carros a GPL andam com 1/4 a 1/2 do depósito de gasolina).
                              Certo.
                              O meu acusou mais 71 kg na balança.
                              (Depósito tórico).

                              Comentário


                                #45
                                Tenho Kit de injecção sequencial.

                                Prestações:
                                Perde sempre um pouquinho, quase não se nota.
                                Para "correr", podemos sempre carregar no botão e andar a gasolina.

                                Espaço:
                                Não afecta nada, pois ocupou o espaço do pneu suplente.

                                Inconvenientes:
                                Meter GPL demora mais do que a gasolina.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                  Certo
                                  Mas não sei qual o carro em questão...
                                  O user deu o seu exemplo, e eu dei o meu, de modo a ser verificado que, realmente, é preciso fazer contas
                                  Renault Safrane 2.0 12v - 1995cm³ - 135cv - Tara 1466Kg no DUA
                                  (não conheces o meu db????????)
                                  O teu.. Citroen C4 1.6Hdi 90 ou 110cv?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                    1/4 a 1/2 é sempre acima de 1/4....acho (3x9=27)!
                                    Cuto era só mais uma achega...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Também há algumas instalações que fazem pensar bem, por vezes em pesquisas no Stvirtual surgem: M5 V10, Cayennes Turbo, CLS e outros aviões com o GPL...

                                      Ou seja o GPL como racionalizador de carros que à partida seriam pouco racionais de utilizar no dia-a-dia. Dificilmente será por questões económicas, mas se por acaso há uma forma de utilizar um canhão destes por metade do valor normal da factura, porque não o fazer!?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                        É uma vergonha esse carro não existir cá!

                                        Não falam de amigos do ambiente?
                                        Então?

                                        Porque não querem que se vendam carros LPG de fábrica?
                                        O facto de não se facilitar nada em Portugal, infelizmente, não é novidade nenhuma! Mas também, basta ver o preconceito que grassa pelos fora supostamente sobre carros, para perceber a relutância dos importadores em apostar nessa solução.

                                        O que é preocupante, são os que, por comodismo, se queixam disso mesmo, mas não se mexem para contactar os concessionários e fazerem eles próprios a importação.

                                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                        Vão passear
                                        Ora aí está uma boa sugestão. Vão passear! Apercebam-se que há um mundo para lá do rectângulo!

                                        Comentário


                                          #50
                                          No programa do governo vem uma alínea bastante clara: Incentivar a utilização do GPL.

                                          Penso que esse incentivo passaria pela abolição das proibições e do autocolante.

                                          Já agora pedia aos Users para colocarem marcas que tem no seu catálogo carros novos a GPL.

                                          Lembrou-me da Chevy. Mais alguma?

                                          lembro que a Itália é um Caos de sucesso da utilização de GPL, dai não admira existirem ai ofertas de carros novos que não existem no nosso rectângulo à beira-mar esquecido (provavelmente não tem a obrigatoriedade de autocolante) .

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                            Também há algumas instalações que fazem pensar bem, por vezes em pesquisas no Stvirtual surgem: M5 V10, Cayennes Turbo, CLS e outros aviões com o GPL...

                                            Ou seja o GPL como racionalizador de carros que à partida seriam pouco racionais de utilizar no dia-a-dia. Dificilmente será por questões económicas, mas se por acaso há uma forma de utilizar um canhão destes por metade do valor normal da factura, porque não o fazer!?


                                            Quanto à questão da oferta de novos, é uma pescadinha de rabo na boca, sem oferta n há procura, e ...
                                            A verdade, é q apenas as marcas que n possuem versões a gasóleo apropriadas para o nosso mercado, se vão preocupar em proporcionar uma oferta a GPL. E é no fundo perfeitamente compreensivel, gastar dinheiro numa coisa de que n se precisa n é uma boa decisão de gestão.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post


                                              Quanto à questão da oferta de novos, é uma pescadinha de rabo na boca, sem oferta n há procura, e ...
                                              A verdade, é q apenas as marcas que n possuem versões a gasóleo apropriadas para o nosso mercado, se vão preocupar em proporcionar uma oferta a GPL. E é no fundo perfeitamente compreensivel, gastar dinheiro numa coisa de que n se precisa n é uma boa decisão de gestão.
                                              Sim, a grande questão é mesmo a falta de oferta por cá, conjugada a legislação dos parques, não ajudam a uma implementação a 100% do GPL.
                                              É que a questão da rede de abastecimento, já não é grande problema, no meu caso na viagem casa-trabalho passo por 3 bombas com GPL de três marcas diferentes!

                                              Há algumas marcas de autos que permitem a instalação antes da entrega da viatura, sem perda de garantia, mas não é a mesma coisa que ter no lineup uma versão a GPL de um determinado modelo...

                                              Acredito que modelos como Mito GPL 1.4T 120cv, e outros semelhantes com estes motores de pequena cilindrada e turbo mas sem a injecção directa, fossem opções reais ao diesel, pela sua eficiência e baixo custo de utilização.

                                              Em Itália por exemplo e no caso da Fiat em particular, eles até têm uma boa gama de motores diesel de baixa cilindrada, e gasolina atmosféricos e turbo de bom nível, mas mesmo assim disponibilizam metano e GPL como opção...

                                              A questão é mesmo saber se a procura justificaria a venda destes carros por cá, e entrando pelo modo teoria da conspiração, será que interessaria ao governo (que pouco legisla em favor dos carros a GPL, como mais limpos que os convencionais) que o GPL tivesse uma fatia maior em termos de mercado?

                                              (Não é retórica, queria mesmo saber a tua opinião)

                                              Comentário


                                                #53
                                                Eu acho que seria interessante aumentar a oferta de carros a GPL novos, principalmente se alterassem a legislação de estacionamento e autocolante, que de alguma forma os marginaliza (basta ver quantas pessoas têm carros a GPL e não usam autocolantes, para perceber que há de alguma forma um estigma).

                                                Se o GPL fosse institucionalizado, acho que provavelmente o seu preço subiria.

                                                Alguém sabe qual a % do preço do GPL é imposto e o mesmo em relação ao gasóleo e gasolina ?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  Eu acho que seria interessante aumentar a oferta de carros a GPL novos, principalmente se alterassem a legislação de estacionamento e autocolante, que de alguma forma os marginaliza (basta ver quantas pessoas têm carros a GPL e não usam autocolantes, para perceber que há de alguma forma um estigma).

                                                  Se o GPL fosse institucionalizado, acho que provavelmente o seu preço subiria.

                                                  Alguém sabe qual a % do preço do GPL é imposto e o mesmo em relação ao gasóleo e gasolina ?
                                                  O único estigma em relação ao autocolante, é o que referes... o do estacionamento

                                                  O meu dístico não é autocolante, por razões óbvias

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Não sei se será algo comum neste tipo de carros (a GPL) mas já andei em vários táxis movidos a gás e é horrível. Sente-se quando o carro arranca como que uma pancada nas costas que provem de um bruto solavanco da bagageira do carro... Horrível!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Aqui está algo que eu gostava, mas os meus vizinhos faziam-me a folha

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                                                        Não sei se será algo comum neste tipo de carros (a GPL) mas já andei em vários táxis movidos a gás e é horrível. Sente-se quando o carro arranca como que uma pancada nas costas que provem de um bruto solavanco da bagageira do carro... Horrível!
                                                        ?

                                                        Comum não é de certeza, pelo menos numa instalação em condições...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          v7 o ISP aplicado ao GPL Auto / Rodoviário é de 0.109Eur/kg, que deve equivaler a uns 0.065Eur/litro.

                                                          Tendo em conta os valores da Repsol de 1.339Eur/litro SC95, 1.099Eur/litro Gasóleo e 0.656Eur/litro GPL, sem impostos um litro de GPL deve rondar os 0.482Eur/litro.

                                                          A gasolina 95 sem impostos ronda os 0.536Eur/litro e o gasóleo sem impostos ronda os 0.552Eur/litro.

                                                          Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                                                          Não sei se será algo comum neste tipo de carros (a GPL) mas já andei em vários táxis movidos a gás e é horrível. Sente-se quando o carro arranca como que uma pancada nas costas que provem de um bruto solavanco da bagageira do carro... Horrível!
                                                          Isso não será mais um problema dos Mercedes com um porradão de quilómetros? É que eu noto bastante isso nos 190D que andam na praça, no entanto nunca andei num carro a GPL que desse um solavanco da bagageira do carro...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                            v7 o ISP aplicado ao GPL Auto / Rodoviário é de 0.109Eur/kg, que deve equivaler a uns 0.065Eur/litro.

                                                            Tendo em conta os valores da Repsol de 1.339Eur/litro SC95, 1.099Eur/litro Gasóleo e 0.656Eur/litro GPL, sem impostos um litro de GPL deve rondar os 0.482Eur/litro.

                                                            A gasolina 95 sem impostos ronda os 0.536Eur/litro e o gasóleo sem impostos ronda os 0.552Eur/litro.



                                                            Isso não será mais um problema dos Mercedes com um porradão de quilómetros? É que eu noto bastante isso nos 190D que andam na praça, no entanto nunca andei num carro a GPL que desse um solavanco da bagageira do carro...
                                                            Sim, 190D 's.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                                                              Sim, 190D 's.
                                                              E onde é que viste um 190D a gás? Não é que seja impossível, mas a possibilidade de existir um em Portugal e tu teres andado nele é ínfima.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X