Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1.4 Otto: Qual é o melhor?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    A resposta à tua questão tem três letrinhas apenas: TSI - compressor e turbo para te dar máxima potência com todo o prazer de condução inerente e baixos índices de poluição (com a poupança fiscal inerente em ISV e IUC).

    Aliás foi o motor internacional do ano em 2009 tenho ganho em 4 categorias.

    AUSmotive.com Volkswagen 1.4 TSI wins International Engine of the Year

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
      A resposta à tua questão tem três letrinhas apenas: TSI - compressor e turbo para te dar máxima potência com todo o prazer de condução inerente e baixos índices de poluição (com a poupança fiscal inerente em ISV e IUC).

      Aliás foi o motor internacional do ano em 2009 tenho ganho em 4 categorias.

      AUSmotive.com Volkswagen 1.4 TSI wins International Engine of the Year
      Ele quer SEM turbo

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Torres Ver Post
        Ele quer SEM turbo
        Já há algum tópico criado para os 1.4 turbo? pode ser cedo mas não deixa de ser interessante.

        Mas é melhor não fazer misturas, dentro deste tópico falemos de atmosféricos.

        Comentário


          #34
          Sem dúvida que de todas formas os 1.4 atmosféricos, mesmo com potências a volta dos 100cv, não são nada de especial nestes carros deste segmento.

          O ideal é um 1.4 turbinado ou atmosférico no mínimo 1.6, com potências preferencialmente a volta dos 120cv. Não quer dizer que os 1.4 atmosféricos sejam maus, mas para se puxar por eles e obter algum desempenho, tem que se esforçar mais o carro.

          Em casa mora um 1.4 VVT-I de 2003, e devagar não gasta muito, mas se quiser manter ritmos médios em AE (tipo a volta dos 140), já exige esforço e os consumos ressentem-se (médias entre 8 e 10!!!)

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
            Sem dúvida que de todas formas os 1.4 atmosféricos, mesmo com potências a volta dos 100cv, não são nada de especial nestes carros deste segmento.

            O ideal é um 1.4 turbinado ou atmosférico no mínimo 1.6, com potências preferencialmente a volta dos 120cv. Não quer dizer que os 1.4 atmosféricos sejam maus, mas para se puxar por eles e obter algum desempenho, tem que se esforçar mais o carro.

            Em casa mora um 1.4 VVT-I de 2003, e devagar não gasta muito, mas se quiser manter ritmos médios em AE (tipo a volta dos 140), já exige esforço e os consumos ressentem-se (médias entre 8 e 10!!!)
            Esses 10 são em subida, não?

            Comentário


              #36
              O motor 1.4 16v da Renault montado no Renault Mégane I e Clio II era um "canhão".

              Prestações bastante interessantes e consumos comedidos. E sempre com o carácter redondo dos motores Renault.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                Esses 10 são em subida, não?
                Em subida? Se um carro a gasóleo a 140Km/h gasta uns 7-8 litros...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  Em subida? Se um carro a gasóleo a 140Km/h gasta uns 7-8 litros...
                  Logo já vejo. Não estou a falar com certeza mas pelo que me lembro a 140 o meu vai a gastar 8.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                    Logo já vejo. Não estou a falar com certeza mas pelo que me lembro a 140 o meu vai a gastar 8.
                    Faz reset ao CB. Depois faz um bocado de estrada (20Km no mínimo) e no fim a velocidade média tem que ser de 140Km/h. Depois, finalmente, olha para o consumo.

                    Comentário


                      #40
                      No momento de abrir o tópico nem me estava a lembrar de um que acho fantástico:

                      Alfa Romeo 1.4 Twin Spark

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        Faz reset ao CB. Depois faz um bocado de estrada (20Km no mínimo) e no fim a velocidade média tem que ser de 140Km/h. Depois, finalmente, olha para o consumo.
                        Eu não estou a teimar, estou a dizer o que me parece! Eu nem costumo andar a olhar para os consumos.
                        Logo quando sair, vou por o CC a 140 e faço a Vasco da Gama assim. Não são 20Kms mas são uns 15 pelo menos. Depois logo vejo quanto gasta.
                        Sei que é exponencial, porque até dada altura vai a incrementar mais ou menos 1 litro de consumo por cada 10 Km/h mais ou menos, mas depois essa média de consumo aumenta. Quando vai ao máximo que dá vai a mostrar consumo instantaneo acima dos 15, no entanto, quando vai ao máximo também não vai em 6a, vai em 5a a 6000 e tal rotações. Não que se traduzisse numa grande diferença em consumo se fosse em 6a...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          O motor 1.4 16v da Renault montado no Renault Mégane I e Clio II era um "canhão".

                          Prestações bastante interessantes e consumos comedidos. E sempre com o carácter redondo dos motores Renault.

                          Tenho um desses num magano I e não me posso queixar. Quando uma pessoa se habitua até tem bastante genica. Só nas subidas em 5ª é que se nota a falta de binário (vai morrendo.....), mas metendo a 4ª trepa por aí acima sem crise.

                          Claro que o peso baixo do carro tb ajuda.. (só 1050 kgf!!!)

                          Comentário


                            #43
                            Olhando para o mercado e para as tecnologias usadas....

                            ....1.4 V-itec da honda 100cv's

                            ou

                            ...1.33 VVTi toyota 101cv's

                            Nunca conduzi nenhum, mas como tem controlo de valvulas devem ser os melhores.

                            Comentário


                              #44
                              Respondendo ao tópico, 1.4 K-series da Rover. Dos 60 kms que conduzi um 414 Si com 210 000 kms e das várias viagens que fiz em carros equipados com este motor, fiquei fascinado.

                              Antes de mais, foi um motor desenvolvido nos anos 80, utilizado pela primeira vez em 1989, nos XW. Twincam, 16v, injecção electrónica (monoponto, no início).

                              É um motor muito silencioso em regimes baixos e médios e com força q.b., mesmo em baixas.

                              Já fiz uma viagem num 214 SEi, à pendura e com mais 3 pessoas no carro. Única velocidade utilizada: 5ª, por volta das 1500 rpm. Estrada a direito e, por vezes, ligeiramente a subir - no entanto, o acelerador era pisado mais um pouco e sentia-se logo uma resposta bastante boa para o expectável.

                              Ficou logo apelidado de tractor. Desenganem-se se acham que a caixa algo longa o trai.

                              No entanto, às 4000 rpm começamos a perceber que o espectáculo ainda está a começar e, 500 rpm depois, somos surpreendidos com um ponteiro a mexer-se muito mais rápido, acompanhado de um som bastante entusiasmante. O regime de potência máxima é às 6000 nos multiponto, mas ele continua com fulgor rumo ao corte (7200) - e aquela vibração e grito misturados às 7000 são qualquer coisa de brutal.

                              Fiabilidade? Uns levam juntas aos 100 000 kms, outros aos 150 000, outros passam dessa marca inclusivé. Se é motivo de alegria? Nem por isso, mas é o único problema crónico do motor. De resto, são unidades fiáveis que facilmente passam os 200 000 kms sem sinais de desgaste evidente.

                              Eis o dito, montado num carro com 1085 kg:

                              YouTube - rover 214 stop to 3..

                              Logo a seguir, o 1.4 TS da Alfa e o 1.4 98 cv da Renault.
                              Editado pela última vez por carregalhe; 10 January 2010, 21:24.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                O motor 1.4 16v da Renault montado no Renault Mégane I e Clio II era um "canhão".

                                Prestações bastante interessantes e consumos comedidos. E sempre com o carácter redondo dos motores Renault.

                                Grande verdade.
                                Em baixas era muito lento (por causa dos consumos), mas acima dos 120 km/h ganhava outra alma, parecia quase um 1.6!


                                P.S. - Estou a falar do motor na carroçaria de 4p, no Mégane I Classic. Deixou saudades.
                                Editado pela última vez por ; 10 January 2010, 21:26.

                                Comentário


                                  #46
                                  Para mim é o do Honda Civic. Geração de 96-00.

                                  De todos os 1.4 otto que conduzi é sem dúvida o mais espevitado.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                    Eu não estou a teimar, estou a dizer o que me parece! Eu nem costumo andar a olhar para os consumos.
                                    Logo quando sair, vou por o CC a 140 e faço a Vasco da Gama assim. Não são 20Kms mas são uns 15 pelo menos. Depois logo vejo quanto gasta.
                                    Sei que é exponencial, porque até dada altura vai a incrementar mais ou menos 1 litro de consumo por cada 10 Km/h mais ou menos, mas depois essa média de consumo aumenta. Quando vai ao máximo que dá vai a mostrar consumo instantaneo acima dos 15, no entanto, quando vai ao máximo também não vai em 6a, vai em 5a a 6000 e tal rotações. Não que se traduzisse numa grande diferença em consumo se fosse em 6a...
                                    Pá, em relação a isto que disse acho que vou ter de deixar para outro dia. Ainda falta 1:30h para eu sair, mas com este tempo não vou andar a 140 só para ver quanto é que o carro vai a gastar.

                                    Comentário


                                      #48
                                      deleted

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por - Ver Post
                                        O la de casa não gasta 8l a 140km/h isso é certinho, tens ai um carro que gasta menos que a maioria
                                        Eu não costumo "vestir a camisola" da marca e é tudo bom e melhor que os outros só porque é meu.
                                        De facto estou satisfeito com ele. Quando quero andar devagar gasta pouco, quando o puxo bem, gasta muito. Faz parte da filosofia do motor, se queres que ele ande tem de ser a rotações altas. A rotações altas gasta bem.
                                        A velocidades estáveis não consigo apresentar valores correctos porque também é raro andar a velocidades estáveis daí parecer-me que a 140 serão uns 8.
                                        Há melhores? Há!



                                        P.S. Mais bonitos, não


                                        EDIT: Peço desculpa ao bacalao porque já estou a fazer demasiado off-topic no tópico dele.

                                        Comentário


                                          #50
                                          O 1.4 da rover tem potência mas tens de esperar muito para lá chegar...e depois tem o problema de queimar juntas...mas tirando isso é um motor muito razoável, que até considero como um motor que faz bons consumos, ao contrário do que aqui disseram.

                                          Depois também conheço o 1.4 renault 8v, 80cv. É um motor que não é um exemplo de performance, mas consegue consumos bons quando se controla bem o pé.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por - Ver Post
                                            Bastante injusto esse comentário.

                                            Por exemplo se o Focus mk1 que conduzi com um 1.4 75cv era uma bosta autentica e até dava pena meterem tal coisa no carro, já o 1.4 vvti 97cv no Corolla ou o 1.4 90cv (o antigo e não o mais recente 1.4 83cv que meteram no ultimo Civic) da Honda também têm uma bola relação performance\consumo.

                                            São motores em que convem é saber usar uma caixa se quiser fazer mais "alguma coisa". Mas quando é para andar nas calmas sem gastar também lá estão ao serviço.
                                            No caso do Toyota (o 1.4 do Honda não conheço), a única maneira de ter um bom andamento é andar sempre "lá em cima". E nessas condições, posso-te garantir, obténs valores de consumo assustadores. Se andares sempre em baixas o motor é bastante poupado, mas desesperante de utilizar.

                                            Ainda assim, o meu comentário referia-se a carros comercializados actualmente, e não a modelos/motorizações já descontinuados.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                              Olhando para o mercado e para as tecnologias usadas....

                                              ....1.4 V-itec da honda 100cv's

                                              ou

                                              ...1.33 VVTi toyota 101cv's

                                              Nunca conduzi nenhum, mas como tem controlo de valvulas devem ser os melhores.
                                              Nunca conduzi o 1.33 da toyota, mas tendo em conta que o 1.4 de 97cv que o precede (4ZZ-FE) é um bom motor (se não me engano, apresentado em 1997!) isso não há dúvidas, e fica acima de todos os 1.4 NA europeus que me consigo lembrar (axo que já conduzi/fui conduzido em todos, até naqueles MG ZR de 105 ou 110cv). Tem é que ser muito esticado, e não vem aplicado em nenhum carro com um mínimo de capacidades dinâmicas (corollas, auris, etc, mas depende do que cada um entende por "capacidades dinâmicas").

                                              O da honda nunca experimentei...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                No caso do Toyota (o 1.4 do Honda não conheço), a única maneira de ter um bom andamento é andar sempre "lá em cima". E nessas condições, posso-te garantir, obténs valores de consumo assustadores. Se andares sempre em baixas o motor é bastante poupado, mas desesperante de utilizar.

                                                Ainda assim, o meu comentário referia-se a carros comercializados actualmente, e não a modelos/motorizações já descontinuados.
                                                Sem dúvida, tenho que concordar a 100%.

                                                Embora desesperante, já fiz consumos abaixo de 6L em 1.500km +/- (circunvalação, vci, saídas à noite para o centro do porto, etc). Foi, talvez, a actividade mais aborrecida a que me sujeitei em toda a minha vida (e eu fui a algumas aulas teóricas de análise matemática 3!)

                                                O motor em altas...basicamente...é outro. Chega aos 200km/h, e se se levar a 3ª até aos 140 chega para surpreender alguns diesel em recuperações. Contudo...não é complicado fazer médias acima de 15L...tens é que te "empenhar" a sério.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                  Respondendo ao tópico, 1.4 K-series da Rover. Dos 60 kms que conduzi um 414 Si com 210 000 kms e das várias viagens que fiz em carros equipados com este motor, fiquei fascinado.

                                                  Antes de mais, foi um motor desenvolvido nos anos 80, utilizado pela primeira vez em 1989, nos XW. Twincam, 16v, injecção electrónica (monoponto, no início).

                                                  É um motor muito silencioso em regimes baixos e médios e com força q.b., mesmo em baixas.

                                                  Já fiz uma viagem num 214 SEi, à pendura e com mais 3 pessoas no carro. Única velocidade utilizada: 5ª, por volta das 1500 rpm. Estrada a direito e, por vezes, ligeiramente a subir - no entanto, o acelerador era pisado mais um pouco e sentia-se logo uma resposta bastante boa para o expectável.

                                                  Ficou logo apelidado de tractor. Desenganem-se se acham que a caixa algo longa o trai.

                                                  No entanto, às 4000 rpm começamos a perceber que o espectáculo ainda está a começar e, 500 rpm depois, somos surpreendidos com um ponteiro a mexer-se muito mais rápido, acompanhado de um som bastante entusiasmante. O regime de potência máxima é às 6000 nos multiponto, mas ele continua com fulgor rumo ao corte (7200) - e aquela vibração e grito misturados às 7000 são qualquer coisa de brutal.

                                                  Fiabilidade? Uns levam juntas aos 100 000 kms, outros aos 150 000, outros passam dessa marca inclusivé. Se é motivo de alegria? Nem por isso, mas é o único problema crónico do motor. De resto, são unidades fiáveis que facilmente passam os 200 000 kms sem sinais de desgaste evidente.

                                                  Eis o dito, montado num carro com 1085 kg:

                                                  YouTube - rover 214 stop to 3..

                                                  Logo a seguir, o 1.4 TS da Alfa e o 1.4 98 cv da Renault.
                                                  Excelente descrição, tenho um cá em casa montando num 400 e adoro viajar nele, a partir dos 160km/h e de umas certas rpm é deliciante.

                                                  Tal como em baixas também responde muito bem, o som dele às 6000rpm é fascinante

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por loop Ver Post
                                                    Excelente descrição, tenho um cá em casa montando num 400 e adoro viajar nele, a partir dos 160km/h e de umas certas rpm é deliciante.

                                                    Tal como em baixas também responde muito bem, o som dele às 6000rpm é fascinante
                                                    Sem dúvida. Da vez que conduzi o tal 400 (de 96) fiquei a olhar para a maneira como ele se desenvencilhou, a subir e com 4 pessoas, de 2ª...a 1000 rpm! Não contava, já me preparava para ter de engrenar 1ª. Digamos que nessa mesma subida recuperou das 1000 às 7000, 10-100 km/h.

                                                    Quanto ao carro em si, não querendo entrar em offtopic, estás muito bem servido. A direcção é uma delícia (com o peso certo), a caixa super macia e precisa, o comportamento muito certinho e eficaz e o conforto exímio, aliados ao motor que tem o temperamento que conheces.

                                                    É um prazer fazer estrada aberta com ele, só percebo porque é tão desvalorizado se pensar na má fama e no ar algo "inacabado" do exterior, de origem.
                                                    Editado pela última vez por carregalhe; 11 January 2010, 00:03.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                      Sem dúvida. Da vez que conduzi o tal 400 (de 96) fiquei a olhar para a maneira como ele se desenvencilhou, a subir e com 4 pessoas, de 2ª...a 1000 rpm! Não contava, já me preparava para ter de engrenar 1ª. Digamos que nessa mesma subida recuperou das 1000 às 7000, 10-100 km/h.

                                                      Quanto ao carro em si, não querendo entrar em offtopic, estás muito bem servido. A direcção é uma delícia (com o peso certo), a caixa super macia e precisa, o comportamento muito certinho e eficaz e o conforto exímio, aliados ao motor que tem o temperamento que conheces.

                                                      É um prazer fazer estrada aberta com ele, só percebo porque é tão desvalorizado se pensar na má fama e no ar algo "inacabado" do exterior, de origem.
                                                      O meu pai diariamente é que anda com ele aqui na cidade, eu só costumo pegar nele nas viagens, sinceramente não gosto tanto de o conduzir "aqui dentro" por causa da sua caixa longa e direcção mais pesada, mas em estrada ai sim adoro e muito, cada vez mais me surpreende.

                                                      Pois realmente o motor tem má fama devido à questão das juntas, o cá de casa já levou a junta aos 100k, mas de resto não tem dado qualquer problema.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por loop Ver Post
                                                        O meu pai diariamente é que anda com ele aqui na cidade, eu só costumo pegar nele nas viagens, sinceramente não gosto tanto de o conduzir "aqui dentro" por causa da sua caixa longa e direcção mais pesada, mas em estrada ai sim adoro e muito, cada vez mais me surpreende.

                                                        Pois realmente o motor tem má fama devido à questão das juntas, o cá de casa já levou a junta aos 100k, mas de resto não tem dado qualquer problema.
                                                        Sim, quando me refiro em peso certo tal acontece em estrada. Para manobras não é muito agradável, é assistida mas pouco.

                                                        Quanto à questão das juntas, confirma precisamente o que disse no outro post maior.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por loop Ver Post

                                                          Tal como em baixas também responde muito bem, o som dele às 6000rpm é fascinante
                                                          Só não posso concordar que ele responda bem em baixas Abaixo das 3500 não se passa nada.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            Só não posso concordar que ele responda bem em baixas Abaixo das 3500 não se passa nada.
                                                            Depende. Isso é mais notório nos 45 e 25 (ambos com o motor com menos binário, muito por culpa da contenção das emissões) e nos primeiros 214/414, com 95 cv e injecção monoponto.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              O melhor e mais inovador é o 1400 SuperFire da Fiat com a tecnologia MultiAir, é económico, pouco poluidor e tem 105 cv. É a tecnologiado futuro, não é por acaso que foi determinante na obtenção dos 20% na Chrysler e na mesma parceria.

                                                              A Fiat foi pressionada por Obama para instalar esta tecnologia nos motores da Chrysler já existentes caso do 2.4 de origem Mitsubishi

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X