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Originalmente Colocado por AMR Ver PostSó da carroçaria, e enquanto não existirem sistemas de detecção de lombas.
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostNão sei o que queres dizer com "só da carroçaria"...mas a verdade é que os encadeamentos dão-se quando há variações na inclinação da estrada, nomeadamente em lombas, ou seja, topos de montes, como bem disseste (e não só). Por isso é essencial que o Xenon se adapte a essas variações.
Temos os assistentes de máximos que detectam transito em sentido contrário, e baixam os maxs para médios. Mas penso que ainda não sejam o tipo de sistema que a Opel começou a desenvolver para que os médios baixem nesse tipo de situações em que o carro se encontre num ponto mais elevado, como é o caso do topo de uma lomba, ou inicio de uma descida.
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostNão sei o que queres dizer com "só da carroçaria"...mas a verdade é que os encadeamentos dão-se quando há variações na inclinação da estrada, nomeadamente em lombas, ou seja, topos de montes, como bem disseste (e não só). Por isso é essencial que o Xenon se adapte a essas variações.
Caso fosse assim, numa subida os faróis ficariam completamente a apontar para baixo.
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Originalmente Colocado por ElrOnD Ver PostNão sabia que também tinha sensores à frente. A maioria penso que não tenha.
De qualquer modo, esse sistema não tem forma de aferir por si só o nivelamento do carro.
Depois ainda há a questão de que numa subida ou descida, tens que manter o alcance dos faróis.
Claro que já
Só para te mostrar como essa força gravítica funciona contra neste caso :
A força gravítica é expressada por F = m *a com F força, m massa, a aceleração.
Sabemos que ao nível da terra a força gravítica corresponde a aproximadamente 10m/s(é 9,8, mas 10 simplifica as contas).
Assim, agarrando nesse Passat, que penso que pese perto de 1500Kg, temos 1500 * 10, ou seja 15.000 Newtons de força gravítica sobre o mesmo.
Se o carro for numa subida de digamos 30º, então a força gravítica real aplicada no carro será 15000 * cos(30º), ou seja, ~12.990 Newtons. A força será portanto menor. Tens ainda a questão desta não ser equitativamente distribuída pelos dois eixos, dado o da frente pesar mais no caso do Passat, mas as proporções mantêm-se
Assim, volto a dizer. Um sistema de xenon OEM tem como grande vantagem ser "idiot proof" a nível de regulação em altura. O que é óptimo porque de facto encadeia. Se tiveres uma óptica que foque bem (daí a preferência por ópticas com projector, embora não sejam as únicas que foquem bem) e que esteja bem regulada em altura, estás na realidade a encadear tanto como um Xenon de origem
Cumps
BTW, uma inclinação de 30º é quase surreal, mas entendo que seja apenas um exemplo, contudo, convém colocar valores mais credíveis e isto serve para a força gravítica que não deves arredondar para 10.
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostQueres ilegalidades? Não tens limpa faróis nem nivelador automático.
O teu carro está ilegal e é mais um a somar aos muitos que andam por aí.
O teu farol é um espectáculo e não encandeia...tudo bem...e quando metes peso na bagageira? Quando levas 5 pessoas no carro? Vais regular não é? E se não te lembrares? Pois...os outros tramam-se.
Por isso é que as lâmpadas e os kits xenon ilegais proliferam: as pessoas não têm a mínima consciência de condução em sociedade nem sabem respeitar as outras pessoas.
também colocar limpa farois e nivelador automático.
O Kit xenon trás tudo para que a montagem fique correcta e de acordo com a legislação?
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostOs faróis de Xénon regulam-se pela carga exercida na suspensão, não pela inclinação do carro.
Caso fosse assim, numa subida os faróis ficariam completamente a apontar para baixo.
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostPodias explicar melhor?
BTW, uma inclinação de 30º é quase surreal, mas entendo que seja apenas um exemplo, contudo, convém colocar valores mais credíveis e isto serve para a força gravítica que não deves arredondar para 10.
Neste exemplo:
http://img4.imageshack.us/img4/3865/fise.jpg
O vector P(a verde) corresponde à força gravítica normal, ou seja, aos tais 9,8m/s.
A força real sobre o carro será o verde mais escuro à esquerda. Esse valor, tendo aquele triângulo composto pelo P e o verde mais escuro um ângulo de 30º, será P * cos(ângulo)
O que faz todo o sentido. Conforme a inclinação vai aumentando, a força exercida contra o solo vai diminuindo. Se assim não fosse, no limite com uma inclinação de 90º, conseguirias subir paredes sem cair já que terias exactamente a mesma tracção que terias numa estrada a direito
Espero ter conseguido passar a ideia...aqui n é fácil :P
Cumps
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostOs faróis de Xénon regulam-se pela carga exercida na suspensão, não pela inclinação do carro.
Caso fosse assim, numa subida os faróis ficariam completamente a apontar para baixo.
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Originalmente Colocado por ElrOnD Ver PostExplicar aqui é complicado porque não dá para desenhar
Neste exemplo:
http://img4.imageshack.us/img4/3865/fise.jpg
O vector P(a verde) corresponde à força gravítica normal, ou seja, aos tais 9,8m/s.
A força real sobre o carro será o verde mais escuro à esquerda. Esse valor, tendo aquele triângulo composto pelo P e o verde mais escuro um ângulo de 30º, será P * cos(ângulo)
O que faz todo o sentido. Conforme a inclinação vai aumentando, a força exercida contra o solo vai diminuindo. Se assim não fosse, no limite com uma inclinação de 90º, conseguirias subir paredes sem cair já que terias exactamente a mesma tracção que terias numa estrada a direito
Espero ter conseguido passar a ideia...aqui n é fácil :P
Cumps
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostO que eu digo é que os faróis Xenon deviam detectar as variações de inclinação, e isso seria muito simples, tendo dois sensores em cada eixo do carro. Quando esses sensores rodassem em sentidos diferentes, em relação ao centro do carro, estaria a existir uma variação de inclinação e o Xenon podia adequar-se para não encadear.
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostO que eu digo é que os faróis Xenon deviam detectar as variações de inclinação, e isso seria muito simples, tendo dois sensores em cada eixo do carro. Quando esses sensores rodassem em sentidos diferentes, em relação ao centro do carro, estaria a existir uma variação de inclinação e o Xenon podia adequar-se para não encadear.
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostPara além de não perceber onde queres chegar com esta conversa, estás a confundir conceitos de física, porque força gravítica é diferente de reacção do solo.
Além disso considerar um modelo de veículo estático para estudar um veículo em movimento é completamente errado.
Para além de que o teu modelo, como desenhaste nesse desenho, não está estático. Está em movimento, para baixo. Porque como a reacção é menor que a força gravitica, o resto da força gravitica (a componente paralela ao solo) puxa o carro para baixo.
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Originalmente Colocado por AMR Ver PostSim... deve ser porreiro fazer uma subida ou umas descida de 2kms com os farois a apontarem para um alcance de 10 metros...
Agora, quando a inclinação da estrada muda, por exemplo de uma subida de 6º para 0º, vai haver um momento em que as luzes vão encadear alguém. É aí que o sistema de regulação podia regular para não afectar quem segue de frente. Até porque, se as luzes não se regularem, vai haver um momento em que o alcance delas passará muito os 30 metros.
Espero que tenhas entendido o meu raciocínio
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Originalmente Colocado por ElrOnD Ver PostOnde é que falei de "reacção do solo"(querias dizer força de atrito?)?
Modelo de veículo estático? onde é q vês isso mais uma vez?
Hum certo...mas aquilo era só um exemplo para explicar o cálculo da força gravítica real sobre o carro face ao solo. Qual foi a parte que está errada / não percebeste?
De facto a Reacção Normal do solo é tanto mais pequena quanto mais inclinada for a estrada por onde o carro circula. Mas como a Fg é fixa para a mesma massa, se a Reacção Normal é menor, então o resto da força gravítica terá efeitos directos no movimento da viatura, supondo condições sem atrito. Assim, numa inclinação, o carro parado terá tendência a descer. Por isso é que um carro num plano horizontal não se movimenta: A reacção normal do solo tem o mesmo módulo e sentido da Fg (apenas direcções contrárias), fazendo um par acção-reacção perfeito, fazendo com que o carro fique estático.
Se não existisse Reacção Normal do Solo, o carro "enterrava-se", pois não haveria um somatório de forças nulo sobre o carro.
Quanto ao modelo ser estático ou não...de facto não é estático...aquilo que tu desenhaste é um carro a cair em queda livre. E mesmo assim está mauzinho porque não estás a considerar o atrito do ar E assim nunca vais descobrir a velocidade terminal da tua viatura
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostNão estás a entender aquilo que eu digo...O que eu disse foi que, quando não há variação da inclinação, ou seja, quando a inclinação do automóvel é fixa, 0º, 5º, 7º, etc, o feixe de luz deve obviamente incidir na mesma direcção para obter os 30 metros!
Agora, quando a inclinação da estrada muda, por exemplo de uma subida de 6º para 0º, vai haver um momento em que as luzes vão encadear alguém. É aí que o sistema de regulação podia regular para não afectar quem segue de frente. Até porque, se as luzes não se regularem, vai haver um momento em que o alcance delas passará muito os 30 metros.
Espero que tenhas entendido o meu raciocínio
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostNão existe nenhum conceito de força gravítica real sobre o carro face ao solo. Existe sim um conceito que se chama Reacção Normal do Solo. A Força Gravítica de um objecto é a mesma em qualquer situação: Massa do corpo X 9,81m/s^2. E a reacção Normal não é o atrito. Aliás o atrito calcula-se a partir desta normal: Força de atrito = Reacção Normal do Solo X coeficiente de atrito. Mas têm direcções perpendiculares entre si.
De facto a Reacção Normal do solo é tanto mais pequena quanto mais inclinada for a estrada por onde o carro circula. Mas como a Fg é fixa para a mesma massa, se a Reacção Normal é menor, então o resto da força gravítica terá efeitos directos no movimento da viatura, supondo condições sem atrito. Assim, numa inclinação, o carro parado terá tendência a descer. Por isso é que um carro num plano horizontal não se movimenta: A reacção normal do solo tem o mesmo módulo e sentido da Fg (apenas direcções contrárias), fazendo um par acção-reacção perfeito, fazendo com que o carro fique estático.
Se não existisse Reacção Normal do Solo, o carro "enterrava-se", pois não haveria um somatório de forças nulo sobre o carro.
Quanto ao modelo ser estático ou não...de facto não é estático...aquilo que tu desenhaste é um carro a cair em queda livre. E mesmo assim está mauzinho porque não estás a considerar o atrito do ar E assim nunca vais descobrir a velocidade terminal da tua viatura
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Originalmente Colocado por ElrOnD Ver PostNo meio dessa conversa toda(onde estás correcto) acabaste por não me contrariar em nada. Ou seja, numa subida, a força exercida sobre as suspensões do carro é inferior à força que é exercida numa estrada plana. Logo os sensores de nivelamento dos kits de xenon não baixam as luzes só por irmos numa subida
Na verdade não podes ver as coisas assim...porque um carro tem duas reacções (na verdade tem quatro mas vamos considerar duas para simplificar) do solo, uma por eixo. De facto pode-se afirmar que a soma das reacções, numa subida, é menor que em plano. Mas há uma questão aí! É que, sendo uma subida, vai incidir mais Força gravítica sobre o eixo traseiro e menos sobre o eixo dianteiro!
Supondo que em plano, a reacção do solo frontal é de 5000N e a traseira de 4000N, por exemplo, então numa subida, a reacção do solo nas rodas da frente vai diminuir! Suponhamos que ficava 3500N, e atrás ficava 4500N.
Ou seja, a força sobre o eixo traseiro é maior a subir do que em plano! Assim, o carro fica mais baixo atrás e mais alto à frente em subida!
Isto explica o porquê dos Xenon terem de regular em subida...e eu que estava a dizer que não era necessário serem regulados em subida vejo agora que estava errado...é essencial os Xenon regularem a altura do feixe em subida (e em descida!), porque o peso desloca-se para o eixo traseiro!
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostEntão mas eu há bocado tinha-te perguntado o porquê de teres começado a falar em Fg e não me disseste! Eu também não estava a perceber, mas agora já percebi onde queres chegar
Na verdade não podes ver as coisas assim...porque um carro tem duas reacções (na verdade tem quatro mas vamos considerar duas para simplificar) do solo, uma por eixo. De facto pode-se afirmar que a soma das reacções, numa subida, é menor que em plano. Mas há uma questão aí! É que, sendo uma subida, vai incidir mais Força gravítica sobre o eixo traseiro e menos sobre o eixo dianteiro!
Supondo que em plano, a reacção do solo frontal é de 5000N e a traseira de 4000N, por exemplo, então numa subida, a reacção do solo nas rodas da frente vai diminuir! Suponhamos que ficava 3500N, e atrás ficava 4500N.
Ou seja, a força sobre o eixo traseiro é maior a subir do que em plano! Assim, o carro fica mais baixo atrás e mais alto à frente em subida!
Isto explica o porquê dos Xenon terem de regular em subida...e eu que estava a dizer que não era necessário serem regulados em subida vejo agora que estava errado...é essencial os Xenon regularem a altura do feixe em subida (e em descida!), porque o peso desloca-se para o eixo traseiro!
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Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Posttenho bi-xenon montado num grande punto na posicao 1 e num ano nunca recebi sinal de luzes
Curiosamente esta semana um senhor de um Grande Punto levou com um bi-xenon daqueles a sério, porque teve o azar de me apanhar no fim de uma subida, não gostei nada de levar com aquela luz de talho.
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Bem, em relação a este tópico, acho que se está a gerar desinformação desnecessária.
Onde é que isto já vai...até umas simples lampadas bem reguladas conseguem encandear quando há desníveis.
A mim preocupa-me sim quem anda com um farol a apontar para a lua e outro pro chão!!! Vejo casos destes aos pontapés, mais do que aqueles que instalam um kit xénon e esquecem-se de afinar o sistema porque só querem é ter uma boa visibilidade para eles ou porque simplesmente foram instalados pelo proprietário do carro que sem conhecimentos e porque fica maravilhado com aquilo não tem paciência para ir a uma oficina ou pedir a alguém para lhos afinar.
Será difícil irem a uma oficina e com ajuda de uma máquina regularem os faróis de maneira a que fiquem dentro da legislação e desta forma não provoquem problemas sérios aos outros condutores?!
O que disse acima é que me preocupa verdadeiramente, e não é dirigido a ninguém em concreto, eu nem tenho xénon, tenho umas simples lâmpadas compradas na Norauto com uma tonalidade de 4300k que me dão bastante visibilidade e como estão afinadinhas e têm homologação passam sempre na inspecção, curiosamente o que não passa são os mínimos que têm leds brancos!!!lol
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Originalmente Colocado por rubenvalente Ver PostSerá difícil irem a uma oficina e com ajuda de uma máquina regularem os faróis de maneira a que fiquem dentro da legislação e desta forma não provoquem problemas sérios aos outros condutores?!
O que disse acima é que me preocupa verdadeiramente, e não é dirigido a ninguém em concreto, eu nem tenho xénon, tenho umas simples lâmpadas compradas na Norauto com uma tonalidade de 4300k que me dão bastante visibilidade e como estão afinadinhas e têm homologação passam sempre na inspecção, curiosamente o que não passa são os mínimos que têm leds brancos!!!lol
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Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver PostIsso não quer dizer nada. É muito raro eu dar sinais de luzes, apenas os insulto para mim, e reclamo sem me chatear.
Curiosamente esta semana um senhor de um Grande Punto levou com um bi-xenon daqueles a sério, porque teve o azar de me apanhar no fim de uma subida, não gostei nada de levar com aquela luz de talho.
pois se era luz de talho devia ser 8k ou 10k...
eu tenho 6k e nao encandei-a ninguem..
curiosamente ontem houve operacao stop gigante aqui na zona...e mandaram-me parar... tinha o xenon ligado e so imbirraram com a medida dos pneus....que curiosamente estava no livrete e nao viram
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Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver PostIsso não quer dizer nada. É muito raro eu dar sinais de luzes, apenas os insulto para mim, e reclamo sem me chatear.
Curiosamente esta semana um senhor de um Grande Punto levou com um bi-xenon daqueles a sério, porque teve o azar de me apanhar no fim de uma subida, não gostei nada de levar com aquela luz de talho.
Eu a isto chamo vontade de criticar por critcar.
E já agora fica uma nota relativamente a essa carinhosa alcunha. As luzes dos talhos são mais proximas dos vermelhos, para realçar as cores das carnes. Inventem outra. Luz de hospital maybe
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