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“Fusão” Alfa Romeo, Maserati e Abarth à vista?!
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Originalmente Colocado por Bruno155 Ver PostLOL
Talvez estejas a ser irónico e não percebi, mas "bons e mais fortes que muita concorrência"?
Na minha opinião a Alfa devia concorrer no segmento premium (BMW, Audi, Volvo, etc...), diz-me em que é que um 159 é melhor que um a4 ou s3 ou class c.
É um carro muito bonito, o mais bonito do segmento, e a dinâmica até não é má, mas a luta quase acaba por aí.
Se por outro lado a Alfa enveredasse pelos pequenos e médios desportivos, aí sim, acho que podia fazer estragos, até porque a concorrencia não é muita...
A Alfa devia juntar sinergias com a Abarth e evoluir a sua gama focalizada em pequenos e médios desportivos. É aqui que está o seu mercado natural e aonde pode vingar.
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Originalmente Colocado por crash Ver Postanúncio já conhecido desde abril.
Berlina para combater o topo do segmento E.
Ou seja, um concorrente para os S6, Rs6, M5, 550i, E63, E550, XF-R, etc...
Provavelmente versão de acesso será o 3.0 diesel que a FPT já anda a trabalhar há um tempão, mas não tem carro para o colocar
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Originalmente Colocado por Alpiger Ver PostA Alfa devia juntar sinergias com a Abarth e evoluir a sua gama focalizada em pequenos e médios desportivos. É aqui que está o seu mercado natural e aonde pode vingar.
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Originalmente Colocado por Gib Ver PostHavia tanto para dizer, mas vou-me cingir a apenas alguns:
Materiais
Qualidade de vida a bordo
Dinãmica
Motor 1.75
Estética (a estética pode ser discutivel, mas a qualidade do desenho está lá)
Conforto
Preços (comparados com o trio odemira-te alemão)
Qualidade de vida a bordo é muito relativo, depende dos gostos...
Dinâmica, é competente mas não entusiasmante;
Motor, esse motor pouco vende e nos restantes não é referência em nada,
Consumos, andamento, ruído, não se destaca em nenhum item
Estética, carro lindíssimo sem duvida, mas mais uma vez é um item subjectivo;
Conforto também não é o seu forte, apenas mediano;
Preço, só não vende mais caro porque não consegue, e mesmo assim vende pouco na mesma...
Não me interpretem mal, eu gosto da Alfa mas acho que a marca esta num beco sem saída, acho que devia reinventar-se.Editado pela última vez por Bruno155; 14 July 2010, 18:01.
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Originalmente Colocado por Nero Ver PostQue vendas?
As presumíveis caso seguissem essa orientação?
As passadas?
As presentes?
As presentes, as do passado recente e as previstas.
A Alfa pode muito bem aproveitar um nicho de mercado que ainda pode ser bem explorado que são os pequenos e médios veiculos de cariz desportivo, a gasolina e diesel.
Há uma grande procura destes produtos e aqui a Alfa pode ter uma palavra a dizer, juntamente com a Abarth.
Basta ver as vendas, em que os modelos mais desportivos foram sempre os mais bem sucedidos dentro da gama. Regra geral os outros mais "normais" perdiam para a concorrência.
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Convém não esquecer que o ambiente da Alfa Romeo nunca foi, num passado médio/recente, o de nicho.
O que a Alfa fazia era veículos de estrada com cariz desportivo, quase normalmente sem concessões, o que no final acabava por lhe dar origem a um nível superior relativamente às outras marcas porque um Alfa, além de pouco racional, não era barato.
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O problema é que actualmente o comprador comum não está disposto a abdicar do conforto e dos gadgets em prol de uma dinâmica fantástica. Daí os carros estarem cada vez mais aburguesados.
Logo se a Alfa não se safa a fazer carros com concessões e ainda assim entusiasmantes, mais vale entrar pelo mercado dos modelos de nicho e dar asas a imaginação lol
Porque não "deitar fora" os gordos e nada desportivos Brera e Spider e fazer algo para combater o Mazda mx-5?
A receita é facil:
Tração traseira;
1.75 na variante de 240cv;
Baixo peso;
Estética de arrasar.
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Originalmente Colocado por Bruno155 Ver PostO problema é que actualmente o comprador comum não está disposto a abdicar do conforto e dos gadgets em prol de uma dinâmica fantástica. Daí os carros estarem cada vez mais aburguesados.
Logo se a Alfa não se safa a fazer carros com concessões e ainda assim entusiasmantes, mais vale entrar pelo mercado dos modelos de nicho e dar asas a imaginação lol
Porque não "deitar fora" os gordos e nada desportivos Brera e Spider e fazer algo para combater o Mazda mx-5?
A receita é facil:
Tração traseira;
1.75 na variante de 240cv;
Baixo peso;
Estética de arrasar.
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Acho bem a Alfa ficar-se pelo segmento D. "Limousines" não são o estilo deles.
É investir sim num bom segmento D RWD com variante coupé para competir com os S3 até ao topo e um roadster para competir com os Z4.
Só de imaginar o que poderia ter sido um 159 Ti coupé RWD com o V8 do 8C fico com água na boca.Editado pela última vez por SRLA; 14 July 2010, 19:18.
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Originalmente Colocado por Bruno155 Ver PostAcho um bocado triste ver a Alfa Romeo a ser reduzida a Mito's, Giulietta's e 159's...
Para isso, mais valia desaparecer como a conhecemos e ver a marca surgir como um construtor de nicho, estilo Lotus, e até lançar uns modelos para concorrer com a porsche por exemplo...
Na minha opinião era um futuro muito mais digo!
Pois, mas o problema são os milhões de ALFA's que circulam em Itália:
33, 145, 146, 147, 75, 155, 156, 159, etc... e conduzidos por clientes ALFA que querem sempre trocar por um ALFA do segmento C ou D.
Esta é a razão de a ALFA ter que existir e com carros C e D.
Não esquecer que o próprio mercado Italiano é o 2º maior da Europa e julgo representar pelo menos metade das vendas mundiais da ALFA.
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Originalmente Colocado por Gib Ver PostHavia tanto para dizer, mas vou-me cingir a apenas alguns:
Materiais
Qualidade de vida a bordo
Dinãmica
Motor 1.75
Estética (a estética pode ser discutivel, mas a qualidade do desenho está lá)
Conforto
Preços (comparados com o trio odemira-te alemão)
Agora se me disserem que:
Falta um motor com 200 cvs diesel no 2.0 Jtd que o BMW tem e a Audi anda desesperada por ter...
Falta menos peso (que alguns concorrentes tem)
Falta motores diesel de entrada (1.6 Tdi que a VW tem)
Falta Mais espaço (que o Skoda tem em excesso)
Acredito que sim o 159 não tem, mas ai talvez perdesse algum do charme por se ver poucas unidades comparadas com um S3 que se ve a palotes...
nesses itens o 159 é melhor que o trio alemão?
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostAcho bem a Alfa ficar-se pelo segmento D. "Limousines" não são o estilo deles.
É investir sim num bom segmento D RWD com variante coupé para competir com os S3 até ao topo e um roadster para competir com os Z4.
Só de imaginar o que poderia ter sido um 159 Ti coupé RWD com o V8 do 8C fico com água na boca.
deixem-se dessas ideias, só 1 em cada 100 comprava esse 159 face a um M3 ou C63 Amg.
vives em que mundo?
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É sempre necessário dar tempo ao tempo, para que a Alfa Romeo, Lancia e Fiat dêem totalmente a volta a aquela sombra do seu passado menos bom. Os novos produtos estão nesse caminho. Este é um passo indispensável.
Nunca seria boa ideia fundir marcas, isso seria ridículo.
Podiam ir com a Maserati até o segmento E, e aproveitar sinergias para Alfas com o seu cariz desportivo, enquanto os Lancia podiam ficar como carros burgueses a imagem da Maserati, sem ser tão desportivos mas sim realmente premium.
Talvez não era mal visto os Alfa serem pequenos Ferrari e os Lancia pequenos Maserati
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Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Posta alfa se lança um 159 desse género é que fica a patinar outra vez...
deixem-se dessas ideias, só 1 em cada 100 comprava esse 159 face a um M3 ou C63 Amg.
vives em que mundo?
A Alfa só lá vai com o tempo, por agora ainda não consegue ombriar nas vendas.
Espero que um dia consiga, pois gosto muito da marca.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostAcho bem a Alfa ficar-se pelo segmento D. "Limousines" não são o estilo deles.
É investir sim num bom segmento D RWD com variante coupé para competir com os S3 até ao topo e um roadster para competir com os Z4.
Só de imaginar o que poderia ter sido um 159 Ti coupé RWD com o V8 do 8C fico com água na boca.
A Alfa tem 2 cenários, colocando de lado a falência:
- ou continua a fazer automóveis até ao segmento D, com o qual tem sobrevivido relativamente mal.
- ou deixa a produção em série, utiliza bases já conhecidas dentro do grupo Fiat e torna-se numa marca de nicho.
Agora, investir para quê se falta a imagem?
É triste, mas é a realidade.
Um Alfa Romeo RWD do segmento D seria fantásitco, mas poucos compram um automóvel baseados no tipo de tracção.
Ainda para mais V8...só se fosse para marcar uma posção, porque para dar lucro mais vale estar quieto, até porque já sabemos que o Sergio Marchionne é um empresário no verdadeiro sentido da palavra, quer lucro.
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A Alfa deve ter uma gama limitada a no máximo meia dúzia de modelos, e deverão apostar em modelos de cariz desportivo mas com preço muito competitivo.
Apostar em motores diesel e gasolina de 4 cilindros com potencias acima da media.
Dos 4 cilindros para cima deve ser um feudo da Maserati e da Lancia
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Já pararam para pensar que um carro do género ajudaria muito a dar à marca precisamente a imagem que lhe falta?
Nos states não se ouvia falar de Alfas há anos, saiu o 8C e os jornalistas americanos começaram todos a lembrarem-se...aliás, um Alfa de 8 cilindros e 150.000€ vende tão, mas tão pouco, que anunciaram que iam fazer 500 8C e antes de terem tempo de fazer um único já estavam todos reservados...e depois anunciaram que iam fazer 500 8C Spyder e esgotaram ainda mais depressa...se daqui por uns meses anunciarem o 8C GTA idem aspas, existe tão pouca gente à espera de um regresso da verdadeira Alfa Romeo que quando se decidem a fazer um carro a sério até se dão ao luxo de ter fila de espera
Falta imagem à marca sim, mas acho que já está mais que provado que não é a fazer carros baratos e generalistas que se a vai criar, a Fiat já anda a bater nessa tecla com a Alfa e a Lancia há mais tempo que alguém se consiga lembrar e olhem ao que os trouxe. Não são os litros aos cem e as gramas de CO2 que chamam a atenção de ninguém. Na hora da compra até podem ser pontos importantes mas são motores grandes a roncar e se possível a ganhar comparativos e corridas que chamam as pessoas.
Vão-me dizer que a BMW ganhou imagem a fazer 320s? A fama da marca vem dos M, dos 6L, dos V8, V10 e V12...é verdade que estes modelos em particular são uma nódoa no panorama geral das vendas, mas criam projecção à marca, e muito boa gente vai depois comprar o seu 320 todo contente da vida porque anda com um "M3 bebé". E não me venham dizer que não porque perco a conta aos 16, 18 e 20d que vejo diariamente com autocolantes M.Editado pela última vez por SRLA; 14 July 2010, 22:43.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostJá pararam para pensar que um carro do género ajudaria muito a dar à marca precisamente a imagem que lhe falta?
Nos states não se ouvia falar de Alfas há anos, saiu o 8C e os jornalistas americanos começaram todos a lembrarem-se...
Falta imagem à marca sim, mas acho que já está mais que provado que não é a fazer carros baratos e generalistas que se a vai criar.
Vão-me dizer que a BMW ganhou imagem a fazer 320s? A fama da marca vem dos M, dos 6L, dos V8, V10 e V12...é verdade que estes modelos em particular são uma nódoa no panorama geral das vendas, mas criam projecção à marca, e muito boa gente vai depois comprar o seu 320 todo contente da vida porque anda com um "M3 bebé".
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Originalmente Colocado por Alpiger Ver PostIsso deve ser deixado para a Maserati
Nos V8 acho que a Alfa poderia perfeitamente entrar nas suas versões de topo, sendo os 4 cilindros a entrada de gama e os 6 os modelos "normais" mais potentes (isto no segmento D, claro que não ia meter um V6 no MiTo).
Qualquer coisa como por exemplo para o 159:
1.4 TBi 4L para versão de entrada (contra os 316/318)
1.75 TBi 4L para versão normal (contra os 320/325)
2.5~3.0 TBi V6 para versão QV (contra os 330/335) (de preferência feito pela Alfa ou por encomenda só para Alfas/Lancias, com ronco e gosto por rotação a condizer)
4.7 V8 do 8C para versão GTA (contra o M3)
Também defendia a troca de turbos por compressores volumétricos, pelo menos nos V6, para manter a resposta de acelerador de um motor desportivo, sem dispensar as vantagens do downsizing (como a Audi fez com o novo 3.0TFSI).Editado pela última vez por SRLA; 14 July 2010, 21:47.
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostPois, mas o problema são os milhões de ALFA's que circulam em Itália:
33, 145, 146, 147, 75, 155, 156, 159, etc... e conduzidos por clientes ALFA que querem sempre trocar por um ALFA do segmento C ou D.
Esta é a razão de a ALFA ter que existir e com carros C e D.
Não esquecer que o próprio mercado Italiano é o 2º maior da Europa e julgo representar pelo menos metade das vendas mundiais da ALFA.
Originalmente Colocado por Alpiger Ver PostA Alfa deve ter uma gama limitada a no máximo meia dúzia de modelos, e deverão apostar em modelos de cariz desportivo mas com preço muito competitivo.
Apostar em motores diesel e gasolina de 4 cilindros com potencias acima da media.
Dos 4 cilindros para cima deve ser um feudo da Maserati e da Lancia
Veja-se o caso do 500 que não é de todo barato mas é um fenómeno. Penso que como não tem um preço "para todos", todos o desejam lol É um bocado triste este pensamento mas acho que actualmente a coisa se passa assim...
Se a Alfa se quer afirmar como premium deve ter produtos que valham o seu preço ainda que seja alto. Resumindo, deve alinhar os preços pela concorrência premium
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O que eu acho é que parece que todos vaticinam a morte da Alfa, e isto é assim desde há muitos anos, mas para "choque" desses profetas da desgraça a marca sobrevive.
E depois, vem a sempre trágica retórica da concorrência, que a Alfa não tem carros para essa concorrência. Parece dificil perceber, mas a Alfa é uma marca "diferente" de todas as outras com que concorre. E ponto final.
Querem ter um 320d? Se virem bem as coisas não há diferença substancial com o C220. Agora comprem um 159 e digam-me um carro, só um, que seja "parecido"! Pois, não há!
E essa é a diferença, a Alfa desenha carros, os outros fazem rabiscos...
O cliente Alfa existe, e todos os dias novos aparecem, por exemplo como eu, que troquei um VAG por um Alfa!
Acontece... (e não me falem em fiabilidade que passava aqui o dia a escrever sobre os VAG's).
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Originalmente Colocado por Bruno155 Ver PostNão concordo com a parte do preço muito competitivo. Pode parecer irracional mas acho que desprestigia a marca.
Veja-se o caso do 500 que não é de todo barato mas é um fenómeno. Penso que como não tem um preço "para todos", todos o desejam lol É um bocado triste este pensamento mas acho que actualmente a coisa se passa assim...
Se a Alfa se quer afirmar como premium deve ter produtos que valham o seu preço ainda que seja alto. Resumindo, deve alinhar os preços pela concorrência premium
Além disso o espírito da Alfa não é fazer carros de nichos só para alguns, é fazer "pequenos" desportivos para quem aprecia a condução mais do que o comum dos automobilistas.
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Originalmente Colocado por Bruno155 Ver PostMateriais não concordo, estão ao mesmo nível, a montagem é sofrível ainda;
(...)
Estás a referir-te aqui a que alfas?! Não é aos que sairam desde o 156 para cá pois não?!
Um 159 tem montagem sofrivel dos interiores?! Não tem o patmar de excelência mas está no patamar do bom/muito bom. Tanto em materiais como montagem.
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