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O Fim da Dupla Tributação!
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Originalmente Colocado por MrBrown Ver Postpois, mas isso é o simulador, não "ensina" a calcular...o que eu quero é saber deduzir de imadiato acerca de um determinado carro com um determinado motor, para antecipar as diferenças...
pelo menos segundo o que é dito no artigo!
Por exemplo, se o carro, emitir 129g/km, metes na caixinha 139 para saber qual vai ser o ISV a pagar... é a unica maneira que sei... mas senao procura nesse site é capaz de explicar! ;)
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Ok, já enveredei numa de autodidata e aprendi a fazer o cálculo que queria...
Desculpem o semi-OT mas vou axplicar. Assim, podem corrigir-me se estiver enganado, caso contrário, quem não sabe como calcular, aprende algo novo (se é útil ou não é que já não sei...).
Basicamente utilizam-se as conhecidas tabelas do ISV que podem ser encontradas pela net. Tabela Imposto Sobre Veículos - Imposto Sobre Veículos e Imposto Único de Circulação
De acordo com as características do carro, multiplica-se o valor de cm3 deste pelo valor correspondente (para um carro 1100cc p.e. é de 0.90€/cc) e subtrai-se o valor "a abater" correspondente (670€ no exemplo dado).
Soma-se também o produto das gramas de CO2 emitidas por km pelo respectivo valor tabelado (de acordo com as emissões e o combustível) subtraíndo-se previamente o valor "a abater" indicado.
Os veículos a diesel que emitam mais de 0,005g/km de partículas (não CO2, deve se NOx) pagam uma taxa extra de 250€.
Afinal é bastante simples.
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Originalmente Colocado por fcorreia Ver PostPolíticos incompetentes, é bem mais fácil aumentar receitas com abaixamento de iva, iria levar a mais compras, logo a mais receitas, mas estes imbecis continuam há anos a fazer o mesmo, aumentam tudo o que se lembram sempre que vão à casa de banho, e como consequência o défice aumenta de ano para ano!
Grande diarreia cerebral que têm aqueles "patrões"! Até o Gervásio já tinha percebido isto... no século passado.Originalmente Colocado por ScotchBritt Ver PostConcordo plenamente... para alem de que aki o "ze povinho" continua a "endividar-se" cada x mais... visto os carros serem necessarios para trabalhar maioritariamente!
É ridiculo... Chama-se a isto ganancia!!! O Sócrates gosta mt de apresentar estatisticas... se eu "fosse alguém" mostravalhe as estatisticas!!! a ***** k ele anda a fazer! e o pior é que as pessoas nao veem... ele so pensa no agora,mas a longo prazo a maior parte das politicas dele vao dar buraco, mas prontos...
De estúpidos eles não têm nada!
Eles fazem isto porque o "ze povinho" continua a comprar!
Porra, há ANOS que digo isto, e lá vou eu repetir a cassete:
- desde salvo erro o ano 2000 que as vendas caem em termos de nº de unidades vendidas, mas as receitas de imposto aumentam;
- o tuga é um povo vaidoso e invejoso por natureza, só está bem com o mal dos outros que tem que suplantar a todos os níveis e a qualquer custo, mesmo que isso implique endividar-se até ao tutano, como provam estatísticas como as da DECO;
Conseguem extrair alguma coisa daqui?
Eu consigo. E se fosse governante faria exactamente a mesma coisa que estes srs. fazem.
Ninguém manda o "ze povinho" endividar-se... TANTO!
Mais exemplos?
A cena da majoração do incentivo ao abate, que é, para mim, a mais "cómica" e sintomática dos últimos tempos.
Tenho ideia que, na esmagadora maioria dos modelos à venda em PT, o aumento do ISV de 2008 para 2009 foi superior ao valor da majoração oferecida para o abate.
Se bem recordo, só os veículos com DPF aumentaram imediatamente 600 (!) euros!
Mas antes do "novo incentivo" ter entrado em vigor, quase ninguém comprava carro novo.
Depois, foi o que se viu! "Amorteceu", tal como o governo previu, a queda nas vendas...
Então, mas... em termos práticos o que é que se ganhou? Praticamente nada!
O governo tirou com uma e deu - menos - com a outra!...
Bem vistas as coisas, ainda ficou a ganhar nisto: agora há mais uns quantos a pagar um IUC bem superior ao que pagavam!
Eh pá, por favor. O ano passado foi uma bela oportunidade perdida de conseguir baixar qualquer coisita na tributação . Mas o "ze povo" assim não quis, mais uma vez.
Porque, ao fazer com que um carro de mais de 25000 euros liderasse o mercado nos primeiros meses, e depois, ao "aderir" ao "plano de incentivo" do governo, passou, em termos de mercado automóvel, os sinais errados num ano que era - supostamente - de forte crise!
Portanto, em termos de governação, o balanço do ano passado só foi negativo por causa da crise. Nada mais. Este ano prevê-se RETOMA, acham que faz sentido baixar impostos?
E depois com as contas públicas no estado lastimável em que estão, com grande tendência, infelizmente, para piorarem, as pessoas estavam à espera do quê?
Bom, eu há muito que desisti da ideia de que os carros vão ser mais baratos, muito pelo contrário, por isso vou este ano dar a minha contribuição para a redução do défice, "se não podes vencê-los..."
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Não acredito que os automóveis, a "galinha dos ovos de ouro" dos sucessivos governos baixem de preço!
A dupla tributação vai acabar porque a CE já há muito tempo referiu a sua ilegalidade e pediu esta alteração que tarda a ser implementada! Provavelmente o ISV e o IUC vão aumentar de modo a que tudo fique igual! A desculpa para os aumentos será como em tudo nos ultimos tempos, o ambiente! Ultimamente, sempre que um politico fala em ambiente é para nos ir ao bolso!
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A titulo de curiosidade:
Volkswagen Touran 1.9 Tdi , não chega a 19.000€ em Espanha enquanto que por cá passa dos 30.000€!
Enquanto o povinho não deixar definitivamente de se empenhar para comprar carros o cenário não se altera! Um carro nunca me faz menos de 10 anos e não compro carros que custem mais de 15.000€! Não gosto de sustentar ch**os!
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Originalmente Colocado por xsaraman Ver PostA titulo de curiosidade:
Volkswagen Touran 1.9 Tdi , não chega a 19.000€ em Espanha enquanto que por cá passa dos 30.000€!
Enquanto o povinho não deixar definitivamente de se empenhar para comprar carros o cenário não se altera! Um carro nunca me faz menos de 10 anos e não compro carros que custem mais de 15.000€! Não gosto de sustentar ch**os!
De qualquer forma as marcas e os importadores também têm culpas no cartório dos preços desproporcionados. Preços base "ajustados" à fiscalidade...
De qualquer maneira, se não houver mais alterações, carros como o IQ, scirocco, etc podem ter descidas de preço na ordem dos 600€, isto porque não mudam de escalão com a redução dos limites em 10g/km, tendo apenas que se subtraír a parcela de IVA que incidia sobre o ISV. Nada mau, digo eu...
E para que fique uma nota...não sou contra o reajuste dos valores das emissões, até acho bem.
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A dupla tributação acaba e como sempre muda para pior, o ISV vai aumentar e no fim o estado ainda recolhe é mais imposto.
O consumidor comum sai prejudicado acaba por pagar mais ou o mesmo, mas para as empresas o prejuiso é ainda mais elevado, é que o IVA é dedutivel (rembolsado), o que acontece é que a parte da dupla tributação acabava por ser deduzida (Rembolsada), mas agora sendo substituida pelo ISV deixa de o ser. Ou seja, só aqui o estado vais buscar uma boa fatia do bolo.Editado pela última vez por DragonH; 27 January 2010, 14:38.
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostA dupla tributação acaba e como sempre muda para pior, o ISV vai aumentar e no fim o estado ainda recolhe é mais imposto.
O consumidor comum sai prejudicado acaba por pagar mais ou o mesmo, mas para as empresas o prejuiso é ainda mais elevado, é que o IVA é dedutivel (rembolsado), o que acontece é que a parte da dupla tributação acabava por não ser deduzida (Rembolsada), mas agora sendo substituida pelo ISV deixa de o ser. Ou seja, só aqui o estado vais buscar uma boa fatia do bolo.
Esperavam o quê, milagres...
Cumps!
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Originalmente Colocado por MrBrown Ver PostÉ uma maneira de agir...como outra qualquer.
De qualquer forma as marcas e os importadores também têm culpas no cartório dos preços desproporcionados. Preços base "ajustados" à fiscalidade...
De qualquer maneira, se não houver mais alterações, carros como o IQ, scirocco, etc podem ter descidas de preço na ordem dos 600€, isto porque não mudam de escalão com a redução dos limites em 10g/km, tendo apenas que se subtraír a parcela de IVA que incidia sobre o ISV. Nada mau, digo eu...
E para que fique uma nota...não sou contra o reajuste dos valores das emissões, até acho bem.
Eu também acho bem! Acho inclusivé que carros com Co superior a 180 gr/Km deviam ser muito mais penalizados do que são e acima de 250 gr/Km deviam pagar um valor bem alto! Mas também acho que carros abaixo de 120 gr/Km deviam ser bem mais acessiveis em termos de IUC e ISV!
Penso que o ideal seria que a habitação de residência e a 1ª viatura (Co<120gr/Km) de cada agregado familiar deveriam ser muito despenalizados em termos de impostos! Já as 2ª e 3ª habitações que não sejam dadas para o mercado de arrendamento deveriam ser penalizadas em termos de IMI bem como as demais viaturas além da 1ª! Todos os agregados deveriam ter facilidade no acesso ao essencial (Uma casa e um carro), a partir daí começar a taxar mais!
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Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Postque imagem que tens de ti e dos teus conterraneos
Isto so tinha uma soluçao...que nunca acontecera neste país porque esta gente nao pensa e é consumista por natureza..em qualquer outro país tinham-no feito...as pessoas ou grande parte da populaçao deixar de comprar automoveis pura e simplesmente...a partir de agora enquanto os impostos nao descerem nao compramos carros novos pronto...os que comprassem iam para os usados...estao a ver o que o estado e o governo tinham que fazer nao estao?? é a lei do mercado...é pena é que o estado se rege por esta lei quando nao o devia fazer mas o povo tambem nao ajuda
Este fim da dupla tributação so vai fazer com que os impostos aumentem de uma forma fininha e as escondidas...continuem a comprar!!
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Originalmente Colocado por DragonH Ver PostA dupla tributação acaba e como sempre muda para pior, o ISV vai aumentar e no fim o estado ainda recolhe é mais imposto.
O consumidor comum sai prejudicado acaba por pagar mais ou o mesmo, mas para as empresas o prejuiso é ainda mais elevado, é que o IVA é dedutivel (rembolsado), o que acontece é que a parte da dupla tributação acabava por não ser deduzida (Rembolsada), mas agora sendo substituida pelo ISV deixa de o ser. Ou seja, só aqui o estado vais buscar uma boa fatia do bolo.
Aqui, alem do problema da receita, o governo tenta também conter o problema do deficit externo, pois estamos a fazer de um produto que tem um peso significativo na balança comercial e no endividamento externo.
Para ser sincero, não vejo que houvesse grandes alternativas ou mesmo nenhumas.
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Originalmente Colocado por C4 Ver PostÉ mentira?
Isto so tinha uma soluçao...que nunca acontecera neste país porque esta gente nao pensa e é consumista por natureza..em qualquer outro país tinham-no feito...as pessoas ou grande parte da populaçao deixar de comprar automoveis pura e simplesmente...a partir de agora enquanto os impostos nao descerem nao compramos carros novos pronto...os que comprassem iam para os usados...estao a ver o que o estado e o governo tinham que fazer nao estao?? é a lei do mercado...é pena é que o estado se rege por esta lei quando nao o devia fazer mas o povo tambem nao ajuda
Este fim da dupla tributação so vai fazer com que os impostos aumentem de uma forma fininha e as escondidas...continuem a comprar!!
Vou relembrar aqui um episódio curioso que aconteceu à uns tempos : Aquando da baixa da taxa de IVA nos ginásios estes aproveitaram para manter as mensalidades no mesmo valor absorvendo a totalidade da baixa do IVA! E era ver nos telejornais os utentes indignados a reclamarem da artimanha, mas não tiveram a esperteza de se juntarem e dizerem "Meus amigos ou corrigem a situação ou vamos embora!". Afinal estávamos a falar de ginásios, não de água, ou electricidade ou combustiveis! Ginásios há muitos! Até parece que eram obrigados a frequentar aquel ginásio!!!!
É um povo consumista por natureza e que vive muito para as aparências e tem o grave problema de não se saber unir por um objectivo comum a não ser futebol!
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Originalmente Colocado por xsaraman Ver PostAté parece que eram obrigados a frequentar aquel ginásio!!!!
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Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Postna maior parte dos ginásios assinas contratos e tens de pagar o contrato inteiro, mesmo que queiras ir embora. e se a alternativa (se calhar na tua terra tens um ginásio a cada 50 metros) também não tiver mudado os preços tal como o teu ginásio de onde queres sair, que diferença é que faz?
A união faz a força! Quem cala consente!
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Originalmente Colocado por C4 Ver PostÉ mentira?
Isto so tinha uma soluçao...que nunca acontecera neste país porque esta gente nao pensa e é consumista por natureza..em qualquer outro país tinham-no feito...as pessoas ou grande parte da populaçao deixar de comprar automoveis pura e simplesmente...a partir de agora enquanto os impostos nao descerem nao compramos carros novos pronto...os que comprassem iam para os usados...estao a ver o que o estado e o governo tinham que fazer nao estao?? é a lei do mercado...é pena é que o estado se rege por esta lei quando nao o devia fazer mas o povo tambem nao ajuda
Este fim da dupla tributação so vai fazer com que os impostos aumentem de uma forma fininha e as escondidas...continuem a comprar!!
É normal que as pessoas queiram mais e melhor faz parte da evolução ainda mais num pais pequeno como este, e as pessoas que conheço que compram carro seja novo ou usado fazem no com pés e cabeça comprando o que podem e não entrando em loucuras.
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Originalmente Colocado por xsaraman Ver PostTens toda a razão!
Vou relembrar aqui um episódio curioso que aconteceu à uns tempos : Aquando da baixa da taxa de IVA nos ginásios estes aproveitaram para manter as mensalidades no mesmo valor absorvendo a totalidade da baixa do IVA! E era ver nos telejornais os utentes indignados a reclamarem da artimanha, mas não tiveram a esperteza de se juntarem e dizerem "Meus amigos ou corrigem a situação ou vamos embora!". Afinal estávamos a falar de ginásios, não de água, ou electricidade ou combustiveis! Ginásios há muitos! Até parece que eram obrigados a frequentar aquel ginásio!!!!
É um povo consumista por natureza e que vive muito para as aparências e tem o grave problema de não se saber unir por um objectivo comum a não ser futebol!Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Postna maior parte dos ginásios assinas contratos e tens de pagar o contrato inteiro, mesmo que queiras ir embora. e se a alternativa (se calhar na tua terra tens um ginásio a cada 50 metros) também não tiver mudado os preços tal como o teu ginásio de onde queres sair, que diferença é que faz?
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Originalmente Colocado por dysplay21 Ver PostPara mim é mentira, estou um bocado farto da imagem que por aqui se faz do consumidor português, só nós é que somos parvos nos outros paises são todos espertos e juntam se todos contra os grandes grupos.
É normal que as pessoas queiram mais e melhor faz parte da evolução ainda mais num pais pequeno como este, e as pessoas que conheço que compram carro seja novo ou usado fazem no com pés e cabeça comprando o que podem e não entrando em loucuras.
E não é uma questão de ser parvo, as pessoas sabem bem no que se metem, pelo menos a maior parte sabe.
É perfeitamente natural que se queira mais e melhor, mas uma coisa é querer, outra coisa é poder!
E o crédito, neste país, tem servido para isso: para as pessoas almejarem algo que na realidade não conseguem suportar financeiramente.
Eu não sou contra o crédito, até julgo que pode, em muitas situações, ser útil, mas tem que ser usado com "pés e cabeça".
E, tal como tu, conheço gente que faz as compras com um mínimo de - ou até muita - racionalidade, mas conheço igualmente gente que não pensa muito bem porque fica obcecado...
E os exemplos grassam por esse País fora... para o governo, isto é excelente, porque é sempre dinheiro em caixa. Para quê mudar algo que é "rentável"?
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Na prática, e para a maioria das viaturas comercializadas no nosso mercado, a redução do IVA sobre o ISV representaria uma diferença que se cifraria entre os 500€ e os 2.000€ (a média andaria na ordem dos 1.000€). Mas dsenganem-se, pois parece ue orçamento de stado irá aumentar no ISV a diminução dos 20% do IVA.
-O ISV irá sofrer um aumento derivado à baixa de 10g/km nos escalões da componente ambiental no cálculo do ISV. Embora os veículos estejam cada vez menos poluentes, na prática esta medida implica um ligeiro aumento do pagamento do ISV. As marcas demoram 4 a 5 anos a reduzirem em média 10 a 20g de emissões, enquanto nós por cá vamos penalizando a uma média de 10g/ano sob a (falsa) bandeira ecologista que alimenta esta farsa que é irem-nos aos bolsos para sustentar os carros luxuosos e poluentes que eles usam.
-Com o aumento das vendas o estado arrecadará ainda mais lucros no IVA cobrado.
-O IUC nas suas tabelas levará mais um pouco enquanto um ajustamento imperceptível no ISPP levará o resto.
Com esta fórmula acabaremos por ficar ainda pior.
Portanto, não vale a pena fazer grande festa, pois eles foram apregoar aos 7 ventos o fim do IVA, esqueceram-se foi de dizer que este apenas foi transferido para o ISV.
Continuará tudo na mesma, ou seja pior hoje do que estava ontem. Nesta ditadura camuflada de democracia usa-se a lei e a comunicação social para nos roubar dizendo sorridentes que nos estão a ajudar.
Só quando vivermos num real mercado europeu, de livre comércio de bens e serviços é que teremos um governo a nivelar os preços dos automóveis e combustíveis com o resto da Europa para não perder os consumidores e correspondente fonte de IVA.
Até lá, continuaremos a viver numa Europa hipócrita a 2 velocidades: a Europa rica do norte e a Europa pobre do sul.Editado pela última vez por BLADERUNNER; 27 January 2010, 15:21.
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Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver PostSó quando vivermos num real mercado europeu, de livre comércio de bens e serviços é que teremos um governo a nivelar os preços dos automóveis e combustíveis com o resto da Europa para não perder os consumidores e correspondente fonte de IVA.
Até lá, continuaremos a viver numa Europa hipócrita a 2 velocidades: a Europa rica do norte e a Europa pobre do sul.
muito bem
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Originalmente Colocado por eu Ver PostEstive a fazer umas simulações e aparentemente o ISV subiu mais que 20%, que era a taxa de IVA aplicada.
Como já esperava...
Ou seja, mudou, mas para pior...
O Estado factura mais assim, a U.E. não aplica a sanção, e as empresas são prejudicadas com a compra de carros comerciais com a dedução do IVA...
Mais, os que se encontram nos Arquipelagos com o IVA que têm até vão sair prejudicados...
O IUC vai aumentar 0,5%, daqui amanha estaremos a pagar uma boa prestação anual pelo nosso próprio carro...
Não estão a dar nada, antes pelo contrário, o que vejo ali é um aumento de um imposto em 20%, ridiculo, quando anunciaram que não iam aumentar os impostos...
Uma coisa é certa á que dar os parabens a esta parelha toda que arranja sempre artimanhas para nos sugar até ao tutano...
Façam as contas e deixem de bater palmas, é por isso que andamos como andamos, somos bem f#d!d0s e ainda batemos palmas, enfim, é o Portugal dos portugueses
Blade, isso é utópico, já não estaremos cá a presenciar...Editado pela última vez por Belshior; 27 January 2010, 16:47.
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