O AutoBlog Spanish publicou uma entrevista feita a responsáveis da Spyker sobre a compra da Saab e o seu futuro imediato. O blog espanhol publica a entrevista mas como muitos patricios não dominam o «el castellano - idioma de nuestros hermanos», apresento aqui o material traduzido.
Quem é a Spyker?
A Spyker Automobiles é uma fabricante de automóveis holandesa, nascida em 1880. Após falir em 1929, em anos dedicando-se à produção de carruagens e, posteriormente, veículos, a empresa ressurgiu em 1999. O autor do seu retorno foi Vicotr Muller, homem-chefe do conselho da empresa e peça-chave no processo de compra da Saab. A emrpesa tem hoje 150 empregados e, até esta semana, tinha como accionista maioritário um magnata russo.
Por que até esta semana o accionista maioritário era russo?
Até então, o banqueiro russo Vladimir Antonov era o detentor da maior parte de papéis da empresa. A sua saída, porém, foi uma das exigências da General Motors para fechar a venda da Saab. Assim, a Tenaci Capital, de propriedade de Victor Muller, comprou a sua parte na Spyker. A retirada de Antonov e sdos eus sócios do Grupo Convers foi feita pelo “medo” da GM de que as tecnologias do grupo caiam em mãos de marcas russas.
Quanto será pago à GM?
A Spyker vai pagar US$ 74 milhões em duas vezes. Primeiro, será uma parcela de US$ 50 milhões, seguida de uma de US$ 24 milhões. Além disso, colocará US$ 326 milhões como acções preferenciais da GM e se comprometerá a obter um crédito de US$ 400 milhões do Banco de Investimentos Europeu, já com visto aprovado pelo governo sueco.
Com as acções preferenciais, a GM continua no comando da Saab?
Não. Elas garantem à GM menos de 1% dos votos decisivos.
Então a Saab torna-se independente?
Sim, embora ela e a GM continue cooperando em nível tecnológico. A marca sueca ainda não tem os recursos necessários para desenvolver os seus próprios veículos do zero. Assim, por um tempo ainda não determinado, compartilhará plataformas e motores com a gigante de Detroit.
E a chinesa BAIC?
A Beijing Auto apenas comprou tecnologias relacionadas à produção do Saab 9-3 produzido até 2003 e do 9-5 que sai de linha nest ano. Os novos modelos não ficarão sob direito da chinesa.
Pode ocorrer ruptura no acordo, como com a Koenigsegg?
Sim, mas dificilmente isso ocorrerá. A Koenigsegg alegou atrasos em negociações e falta de recursos. Para evitar novos problemas, dificilmente as autoridades governamentais e judiciais impedirão a compra. Ela deve ser fechada em 15 de Fevereiro.
E a garantia dos veículos vendidos actualmente, será arcada por quem?
A política de garantias da Saab dependerá das suas operações em cada país.
Quando começa a ser vendido o novo 9-5?
A produção em massa do sedan inicia-se em Abril. Por isso, alguns mercados da Europa devem recebê-lo ainda no primeiro semestre.
E qual o futuro do novo 9-4X?
O crossover será produzido em larga escala, por ser considerado crucial para a sobrevivência da marca. Um pequeno lote de 49 unidades foi produzido na fábrica mexicana da GM, onde ele deve ser produzido junto da segunda geração do Cadillac SRX. Ele deve ser lançado no fim do ano.
Serão despedidos operários?
Não se tocou ainda nesse assunto, mas é provável que novos trabalhadores sejam contratados para produzir veículos da Spyker nas fábricas da Saab.
Não é a minha marca de eleicção, mas é das que mais admiro pela sua história e pelos seus inúmeros contributos na segurança automotriz. Felizmente não caiu nas mãos dos chineses, como vai acontecer com a outra sueca (Volvo), pese embora, a SAIC tenha comprado os direitos para produzir os actuais modelos da SAAB na China...
Quem é a Spyker?
A Spyker Automobiles é uma fabricante de automóveis holandesa, nascida em 1880. Após falir em 1929, em anos dedicando-se à produção de carruagens e, posteriormente, veículos, a empresa ressurgiu em 1999. O autor do seu retorno foi Vicotr Muller, homem-chefe do conselho da empresa e peça-chave no processo de compra da Saab. A emrpesa tem hoje 150 empregados e, até esta semana, tinha como accionista maioritário um magnata russo.
Por que até esta semana o accionista maioritário era russo?
Até então, o banqueiro russo Vladimir Antonov era o detentor da maior parte de papéis da empresa. A sua saída, porém, foi uma das exigências da General Motors para fechar a venda da Saab. Assim, a Tenaci Capital, de propriedade de Victor Muller, comprou a sua parte na Spyker. A retirada de Antonov e sdos eus sócios do Grupo Convers foi feita pelo “medo” da GM de que as tecnologias do grupo caiam em mãos de marcas russas.
Quanto será pago à GM?
A Spyker vai pagar US$ 74 milhões em duas vezes. Primeiro, será uma parcela de US$ 50 milhões, seguida de uma de US$ 24 milhões. Além disso, colocará US$ 326 milhões como acções preferenciais da GM e se comprometerá a obter um crédito de US$ 400 milhões do Banco de Investimentos Europeu, já com visto aprovado pelo governo sueco.
Com as acções preferenciais, a GM continua no comando da Saab?
Não. Elas garantem à GM menos de 1% dos votos decisivos.
Então a Saab torna-se independente?
Sim, embora ela e a GM continue cooperando em nível tecnológico. A marca sueca ainda não tem os recursos necessários para desenvolver os seus próprios veículos do zero. Assim, por um tempo ainda não determinado, compartilhará plataformas e motores com a gigante de Detroit.
E a chinesa BAIC?
A Beijing Auto apenas comprou tecnologias relacionadas à produção do Saab 9-3 produzido até 2003 e do 9-5 que sai de linha nest ano. Os novos modelos não ficarão sob direito da chinesa.
Pode ocorrer ruptura no acordo, como com a Koenigsegg?
Sim, mas dificilmente isso ocorrerá. A Koenigsegg alegou atrasos em negociações e falta de recursos. Para evitar novos problemas, dificilmente as autoridades governamentais e judiciais impedirão a compra. Ela deve ser fechada em 15 de Fevereiro.
E a garantia dos veículos vendidos actualmente, será arcada por quem?
A política de garantias da Saab dependerá das suas operações em cada país.
Quando começa a ser vendido o novo 9-5?
A produção em massa do sedan inicia-se em Abril. Por isso, alguns mercados da Europa devem recebê-lo ainda no primeiro semestre.
E qual o futuro do novo 9-4X?
O crossover será produzido em larga escala, por ser considerado crucial para a sobrevivência da marca. Um pequeno lote de 49 unidades foi produzido na fábrica mexicana da GM, onde ele deve ser produzido junto da segunda geração do Cadillac SRX. Ele deve ser lançado no fim do ano.
Serão despedidos operários?
Não se tocou ainda nesse assunto, mas é provável que novos trabalhadores sejam contratados para produzir veículos da Spyker nas fábricas da Saab.
Não é a minha marca de eleicção, mas é das que mais admiro pela sua história e pelos seus inúmeros contributos na segurança automotriz. Felizmente não caiu nas mãos dos chineses, como vai acontecer com a outra sueca (Volvo), pese embora, a SAIC tenha comprado os direitos para produzir os actuais modelos da SAAB na China...
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