Originalmente Colocado por senhorpedro
Ver Post
Como isto não vai dar a lado nenhum fecho aqui:
O 1.6 apresenta EM TUDO os mesmos valores de fábrica do q o 1.9, excepto nas recuperações, o q é um indicativo q se calhar o "problema" (problema para alguns, não para mim) até é na caixa e não no motor em si, q em 4ª e 5ª é demasiado longa.
Mas pronto, se calhar são as marcas q andam todas a enganar-nos e o português assim a olho consegue saber q de a 0-100 km/h o 1.9 é mais rápido 0,364 segs do q o 1.6.
Se o 1.9 está a ser descontinuado e a ser substituído pelo 1.6, por alguma razão há-de ser, ou não?
Em relação a ser turbo-dependente e com isso gastar mais: mas quem é q anda com o turbo constantemente ligado? Tirando situações de recuperações (pergunto outra vez, quem é q anda sempre a puxar pelo turbo nos limites???) em q o 1.6 pode realmente precisar do turbo mais vezes do q o 1.9, o sistema CR é SEMPRE mais económico do q o injector/bomba.
Além disso (e não, não há nenhum contra-senso) o 1.6 é mais leve do q 1.9 (para dizer a verdade não sei quantos quilos é q são), o q também ajuda a diluir a superioridade do 1.9 em questões de rendimento do motor por este andar a puxar sempre mais peso.
Em relação a ser mais ecológico: quanto? com o downsizing do motor e menos 20 gr de co2 (falo no caso da Octavia Break q passou de 139 gr para 119 gr) ainda permitiu ser mais barata do q a 1.9 em mais de 2500€, além de q o IUC passa também a ser mais barato...
Eu com o meu carro vou a cerca das 3000 rpm em 5ª a mais ou menos 160 km/h, o mesmo do q um 1.9 (pelo menos uma Sharan de 150 cv em 6ª vai dentro destes valores), por isso duvido muito q o meu vá a gastar mais.
Já levei o meu mesmo até ao máximo numa grande recta com 2 adultos, 2 crianças e alguma bagagem a marcar no contador digital 197 km/h (obviamente q a velocidade real é menos, cerca de 190 km/h) e ia a consumir instantaneamente 10/10,5 lts, o q é um valor fantástico.
Mas pronto, continuem com as "baixas" (para mim uma baixa é uma gaja com menos de metro e meio) q eu continuo a andar num automóvel silencioso, sem vibrações, mais ecológico e principalmente mais económico (em todos os aspectos). Isto tendo em conta as marcas, q anunciam 4,5 lts para o 1.6 e 5,4 lts para o 1.9. Agora não me admiro nada é q apareça por aqui algum expert a dizer q gasta 3lts com um 1.9 e q até já deu 220 km/h com ele a subir. É q os 105 cavalos do 1.9 têm mais pinta do q os 105 cavalinhos do 1.6.
É como aquela velha anedota do jogo entre Portugal x Espanha em q o comentador espanhol diz: zero golos para Portugal e zero golaços para Espanha.
Comentário