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Motores mais fiáveis dos últimos 30 anos?
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Originalmente Colocado por Maraki Ver PostCompanheiro acredita que não. Os 220CDI dos primeiros (125cv) todos deram problemas de injectores. Mesmo todos! Quem tem um sabe bem do que falo. Vais ao forum mercedes e os próprios donos dizem que é a única falha deles. O motor faz milhares de km, chega ao milhão, mas até lá têm que trocar 2 ou 3 vezes injectores.
Por isso dizer que os CDI são tão fiáveis como os anteriores D ou mesmo os TD, é errado.
Injectores trocados em intervalos de 300.000 não "parece" muito.
E os "D" não davam problema nenhum? Nenhum periférico?
Obrigado pelos esclarecimentos amigo
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostE era uma manutenção cara? Só por curiosidade.
Injectores trocados em intervalos de 300.000 não "parece" muito.
E os "D" não davam problema nenhum? Nenhum periférico?
Obrigado pelos esclarecimentos amigo
Claro que os injectores não vão avariar os 4 ao mesmo tempo. Mas é chato hoje avariar um, daqui a um ano ou dois avariar outro. Ir numa viagem e avariar um do nada. Enfim. É passar no forum mercedes e ver os relatos dos diários de bordo. São os próprios donos a contar na 1ª pessoa.
Os W201 e W124 têm 4 problemas crónicos:
-Fundos da mala tendem a apodrecer, têm que ser refeitos. (200€ num chapeiro)
-O diferencial lá para os 600 mil km começa a fazer ruído, tem que ser bem lubrificado e apertado, ou mesmo substituído. (O defeito mais grave) (500€ reconstruído)
-Saída central do ar do tablier estala facilmente. (20€ nova na Mercedes)
-Relé do ABS fracote. (15€ novo na Mercedes)
Fora isto, tem das suspensão mais resistentes que conheço (a nível de braços de suspensão, em 1986 já usava suspensão multilink ), componentes do motor que não falham, falo de pequenas peças que noutros carros dão de si com a idade como tampa do vaso de expansão, tubagens, cabos, alternador, etc.
Depois são motores que usam corrente, ou seja nunca se abre para trocar a distribuição, o que faz com que outros componentes aguentem imenso, como bombas de água, tensores, a aguentarem muitas vezes mais de 500 mil km. É obra.
Se falarmos dos W202, o 220D como é sabido teve problemas na bomba injectora. A Mercedes errou ao comprar as bombas à Lucas e deu asneirada. Pelo relato de muitos proprietários nem 100 mil km aguentam sem ser reparadas, e em cada reparação lá se vão quase 1000€.
Para resolver isso anda aí uma equipa de mecânicos excelente, andam a adaptar a bomba injectora dos 190D nos 220D. Ora esta bomba é Bosch e é muito fiável. Tem é que se fazer algum "corte e cose" e gasta-se cerca de 1500€, mas fica o problema resolvido para sempre.
Se falarmos do W202 250D, um belo 5 cilindros, autêntico devorador de km, e sem problemas crónicos a apontar.
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Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver PostDestacava também os motores diesel atm e turbo Isuzu que equiparam os modelos Corsa e Astra no início da década de 90... Motores super fiáveis.
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Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostSim tens razao , sao fiaveis , mas fazem os mesmos 800 mil km que o 190D ?? Nao !
ou então, aqui num híbridoEditado pela última vez por pcg2001; 26 April 2012, 09:26.
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Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver PostPorque? Explica lá... Desmitifica lá o mito dos injectores vá...
Conheço vários taxi´s com motor de origem a circular com mais de 600 000 km...
E particulares com 400 000 km são as centenas...
Como dizes e bem, os CDI já cá andam há 14 anos...
O meu vizinho tem um C 270cdi com 520 000km sem problemas. Eu próprio tenho também um... Mas o numero de km do mesmo não permite aferir sobre a sua fiabilidade, pelo que não é relevante para esta discussão.
Eu tenho táxis... está tudo explicado?
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w202 C250d = 960.000km (+iva) = Motor original
http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066423924
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Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Postw202 C250d = 960.000km (+iva) = Motor original
http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066423924
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w202 C200D 88cv fez 1.200.000 com o motor original
http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1065712520
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Vejo que há quem confunda o 1298cc 2E com o 1330 4E-FE da Toyota...ja o meu vizinho que tinha um 2E num Corolla E90 pensava que o meu E100 tinha o mesmo motor mas com i.e.
O 2E já é muito fiável...esse com 400 mil kms comportou-se de forma perfeita e só descia 400 ml de oleo na vareta semi. sintético por 10 mil kms. O carro era muito bem tratado. Conheço outro com 300 mil kms mais velho de 89 que pertence a um bate-chapas que naturalmente conhece mecânicos. Tem outro japuna, um colt 1.3 de 93 e com o mesmo tratamento, ambos comprados novos, os mesmos kms, o 1.3 do Colt ja foi aberto para retificar camisas, pistoes, etc o 2E do Corolla ainda não precisou.
Tem uma fiabilidade muito acima da media, mas dito por quem sabe o 4E-FE é ainda mais robusto e mais certinho nos periféricos. No bloco, por exemplo os segmentos aguentam mais.
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Já vem um pouco fora de horas () mas segue a minha lista dos icónicos tanques de guerra diesel dos últimos 30 anos, por experiência própria:
- 1.5 TD isuzu: o meu pai tem um de 95 com 500 000km e a manutenção é da mais básica possível, filtros e óleo. O turbo a embraiagem são de origem e o motor nunca foi aberto... Uma máquina;
- 1.9 TDI VP (90 e 110 cv): tenho um audi a4 de 95 1.9 TDI VP de 90 cavalos, com cerca de 300 000km e até agora só levou material de desgaste. Honestamente não percebo o porquê de tanta gente dizer "menos bem" destes motores. A verdade é que são motores simples e que aguentam muita porrada, pelo que se forem conduzidos de forma "adequada" e com manutenção a tempo e horas, podem fazer muitas centenas de milhares de km. A título de exemplo, conheço um VP de 90cv que conta com 877.000km sem abrir o motor, pelo que não me admirava passar a barreira do 1 milhão de quilómetros. Para além disso, não é por acaso que se vêm (ou viam) tantos taxistas e carros da polícia/inem a conduzirem o skoda octavia equipada muitas vezes com este motor;
- Obviamente também os w123 e w124 da mercedes, que apesar de nunca ter tido o privilégio de possuir um, reconheço o mérito e considero uma "máquina de guerra" intemporal (pelo menos para mim, que gosto de carros mais antigos, os ditos "clássicos").
Relativamente aos carros a gasolina, por falta de experiência própria, não poderei comentar com certeza, mas creio que qualquer honda e toyota, como já foi dito, são carros bastante fiáveis e duradouros.
Se alguém tiver algo que queira debater, força, é para isso que cá estamos ahahahEditado pela última vez por Luis33pt; 27 June 2022, 14:03.
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Originalmente Colocado por Luis33pt Ver Post- 1.9 TDI VP (90 e 110 cv): tenho um audi a4 de 95 1.9 TDI VP de 90 cavalos, com cerca de 300 000km e até agora só levou material de desgaste. Honestamente não percebo o porquê de tanta gente dizer "menos bem" destes motores. A verdade é que são motores simples e que aguentam muita porrada, pelo que se forem conduzidos de forma "adequada" e com manutenção a tempo e horas, podem fazer muitas centenas de milhares de km. A título de exemplo, este VP de 90cv de um conhecido está à venda com 877.000km sem abrir o motor (https://www.olx.pt/d/anuncio/audi-a4...v-IDH5CKf.html),
o meu é o de 150cv, tem praticamente 356 mil e nunca deu chatices, à exceção de duas vezes, turbo aos58 mil por falta de cuidado do vendedor do concessionário, que andou com ele a abrir durante 3 meses e depois eu mais cerca de 1 ano e pico e depois anos mais tarde uma caixa da direção(?), que me custou 350€. do turbo não paguei nada, meteram um novo em garantia. mas aí aprendi a "amar" o carro e a tratá-lo bem.
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Não era o meu intuito...
Concordo plenamente! Já aqui foi referido que a "fórmula secreta" para um motor fiável e duradouro (sobretudo a diesel) é alta cilindrada, pouca cavalagem, rodar em baixas e constantes rotações e que o motor preferencialmente não recorra a nenhum tipo de sobrealimentação (turbos, etc). Daí que, muita gente que tenha estes motores 1.9 tdi, desde que preste a devida atenção ao turbo, pouco ou nada poderá mandar mandar precocemente um motor para o lixo, sendo que com esse cuidado, não me admiro nada de ver casos como o deste skoda fabia 1.9 tdi com um milhão de kms (https://www.motorbeam.com/a-german-c...-fabia-diesel/)
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Postpub encapotada?
o meu é o de 150cv, tem praticamente 356 mil e nunca deu chatices, à exceção de duas vezes, turbo aos58 mil por falta de cuidado do vendedor do concessionário, que andou com ele a abrir durante 3 meses e depois eu mais cerca de 1 ano e pico e depois anos mais tarde uma caixa da direção(?), que me custou 350€. do turbo não paguei nada, meteram um novo em garantia. mas aí aprendi a "amar" o carro e a tratá-lo bem.Não era o meu intuito...
Concordo plenamente! Já aqui foi referido que a "fórmula secreta" para um motor fiável e duradouro (sobretudo a diesel) é alta cilindrada, pouca cavalagem, rodar em baixas e constantes rotações e que o motor preferencialmente não recorra a nenhum tipo de sobrealimentação (turbos, etc). Daí que, muita gente que tenha estes motores 1.9 tdi, desde que preste a devida atenção ao turbo, pouco ou nada poderá mandar mandar precocemente um motor para o lixo, sendo que com esse cuidado, não me admiro nada de ver casos como o deste skoda fabia 1.9 tdi com um milhão de kms (https://www.motorbeam.com/a-german-c...-fabia-diesel/)
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