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[Duvida] Motor 1.3 na opel astra caravan

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    #31
    citação:Originalmente colocada por eL niNo

    na minha opiniao esse motor pode ser desagradavel de utilizar... se em relação a performances até é capaz de n andar mt longe do 1.7, já em termos de suavidade e resposta em baixas a diferença deve ser brutal!
    sem dúvida... a favor do 1.3 cdti!
    é que o 1.3 cdti tem 200nm âs 1750 rpm! o 1.7 cdti tem 240 ás 2300rpm!

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por AF147

      citação:Originalmente colocada por eL niNo

      na minha opiniao esse motor pode ser desagradavel de utilizar... se em relação a performances até é capaz de n andar mt longe do 1.7, já em termos de suavidade e resposta em baixas a diferença deve ser brutal!
      sem dúvida... a favor do 1.3 cdti!
      é que o 1.3 cdti tem 200nm âs 1750 rpm! o 1.7 cdti tem 240 ás 2300rpm!
      lol... tás a cair no ridiculo, mas tu é que sabes!

      Aconselho conduzir os dois carros antes de dizeres seja o que for...

      o 1.7 é mt mais linear... isso de ter o binario maximo mais cedo n quer dizer nada, se n tiver força nenhuma antes!

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por eL niNo

        citação:Originalmente colocada por AF147

        citação:Originalmente colocada por eL niNo

        na minha opiniao esse motor pode ser desagradavel de utilizar... se em relação a performances até é capaz de n andar mt longe do 1.7, já em termos de suavidade e resposta em baixas a diferença deve ser brutal!
        sem dúvida... a favor do 1.3 cdti!
        é que o 1.3 cdti tem 200nm âs 1750 rpm! o 1.7 cdti tem 240 ás 2300rpm!
        lol... tás a cair no ridiculo, mas tu é que sabes!

        Aconselho conduzir os dois carros antes de dizeres seja o que for...

        o 1.7 é mt mais linear... isso de ter o binario maximo mais cedo n quer dizer nada, se n tiver força nenhuma antes!
        pois, já conduzi! [8]

        linear?! [}][}][}]
        um motor com um pico de binário máximo apenas Às 2300rpm é mto linear não haja dúvida! [}][}][}]

        Comentário


          #34
          Este ppl fala de coisas q nunca experimentaram, ou se experimentaram n percebem nada de carros!!!! O 1.7 é muito mais motor do q o 1.3, é óbvio! o 1.3 pode ser mais agradável de conduzir em cidade mas em estrada aberta coitadinho...não há milagres. Não se esqueçam dos cavalos escondidos tb no 1.7!!

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por warmthboy

            Este ppl fala de coisas q nunca experimentaram, ou se experimentaram n percebem nada de carros!!!! O 1.7 é muito mais motor do q o 1.3, é óbvio! o 1.3 pode ser mais agradável de conduzir em cidade mas em estrada aberta coitadinho...não há milagres. Não se esqueçam dos cavalos escondidos tb no 1.7!!
            [}][}][}][}]
            nem com os cavalos que estão à mostra lá vai, quanto mais com os escondidos! [}][}][}][}]

            Comentário


              #36
              Não caiam na cantiga do marketing, o motor é 1.2.

              Sem dúvida que o 1.7 é um motor muito melhor, fiável, robusto.

              Além que o 1.2 deita muito mais fumo

              Comentário


                #37
                citação:Originalmente colocada por Vehicle

                Não caiam na cantiga do marketing, o motor é 1.2.

                Sem dúvida que o 1.7 é um motor muito melhor, fiável, robusto.

                Além que o 1.2 deita muito mais fumo
                realmente, sabes mesmo do que falas! (not)

                [}][}][}][}]

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por AF147

                  o 1.5 dci com uns miseros 185nm às 2000rpm deve ser melhor. [|)]
                  Pelos dados que tenho, as recuperações são iguais... E as prestações idênticas... Consumos idem ibidem...

                  Com a desvantagem do Mégane apenas ter uma caixa de 5...

                  E ainda assim, o Mégane consegue ser mais silencioso que o Astra...

                  EDIT: O Mégane tem agora 200 Nm.

                  Comentário


                    #39
                    O 1.7 é um motor muito melhor para quem procura sobretudo andar em estrada/AE a ritmos vivos. É um "cavalão" a andar: muita velocidade/baixos regimes; bom desempenho nas subidas; à vontade em todas as circunstâncias, desde que acima das 2000 rpm. Em suma, um "tanque" para usar sem grandes preocupações. Defeitos: é algo ruidoso; consumo em utilização rápida.

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                      citação:Originalmente colocada por AF147

                      o 1.5 dci com uns miseros 185nm às 2000rpm deve ser melhor. [|)]
                      Pelos dados que tenho, as recuperações são iguais... E as prestações idênticas... Consumos idem ibidem...

                      Com a desvantagem do Mégane apenas ter uma caixa de 5...

                      E ainda assim, o Mégane consegue ser mais silencioso que o Astra...
                      prestações identicas? [}]

                      Astra Caravan
                      1380kg
                      Velocidade máxima 172 km/h
                      Aceleração dos 0-100 km/h 13.9 seg

                      Négane Break
                      1235kg
                      Velocidade máxima 168 km/h
                      Aceleração dos 0-100 km/h 14.9 seg


                      nem com menos 150kg lá vai!



                      prestações identicas tinha o 1.5 dci de 100cv.

                      Comentário


                        #41
                        citação:Originalmente colocada por AF147

                        citação:Originalmente colocada por warmthboy

                        Este ppl fala de coisas q nunca experimentaram, ou se experimentaram n percebem nada de carros!!!! O 1.7 é muito mais motor do q o 1.3, é óbvio! o 1.3 pode ser mais agradável de conduzir em cidade mas em estrada aberta coitadinho...não há milagres. Não se esqueçam dos cavalos escondidos tb no 1.7!!
                        [}][}][}][}]
                        nem com os cavalos que estão à mostra lá vai, quanto mais com os escondidos! [}][}][}][}]
                        se queres palhaçada podes ir ao Cardinali, as inscrições estão abertas[8]

                        fala do que sabes!!!

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por warmthboy

                          citação:Originalmente colocada por AF147

                          citação:Originalmente colocada por warmthboy

                          Este ppl fala de coisas q nunca experimentaram, ou se experimentaram n percebem nada de carros!!!! O 1.7 é muito mais motor do q o 1.3, é óbvio! o 1.3 pode ser mais agradável de conduzir em cidade mas em estrada aberta coitadinho...não há milagres. Não se esqueçam dos cavalos escondidos tb no 1.7!!
                          [}][}][}][}]
                          nem com os cavalos que estão à mostra lá vai, quanto mais com os escondidos! [}][}][}][}]
                          se queres palhaçada podes ir ao Cardinali, as inscrições estão abertas[8]

                          fala do que sabes!!!
                          com essa dos cavalos escondidos tb podes aproveitar a viagem!

                          [}][}][}][}][}]

                          Comentário


                            #43
                            krabby, parto do principio que os teus pais procuram algo que seja agradavel de usar em todas as situaçoes.

                            o 1.7 é bastante superior nisso, mexe-se semrpe sem problemas, seja a que ritmo for, seja em que situaçao for, e nao tem problemas se o carregares de pessoas ou tralha. isso reflecte-se nos consumos, que em media conseguem até ser mais baixos que no 1.3 (depende da utilizaçao), principalmente se meteres mta AE acima de 110kmh e com subidas; ou andares com o carro com mais de 2 pessoas.

                            ja o 1.3, se nalgumas situaçoes (como transito +- fluido em cidade) é agradavel, ja quando sais dessa "zona" a diferença é bastante grande, para pior. os consumos ressentem-se...

                            obvio que nao sei o que eles procuram, porque ha "pais" para todos os gostos:D se procurarem algo sempre agradavel, confortavel, que nc precisa de entrar em esforço para fazer o que quer que seja, o 1.7 é o unico dos 2 que vale a pena.

                            citação:Originalmente colocada por AF147

                            citação:Originalmente colocada por eL niNo

                            na minha opiniao esse motor pode ser desagradavel de utilizar... se em relação a performances até é capaz de n andar mt longe do 1.7, já em termos de suavidade e resposta em baixas a diferença deve ser brutal!
                            sem dúvida... a favor do 1.3 cdti!
                            é que o 1.3 cdti tem 200nm âs 1750 rpm! o 1.7 cdti tem 240 ás 2300rpm!
                            rapaz, mais uma vez...um carro nao é apenas numeros.

                            citação:um motor com um pico de binário máximo apenas Às 2300rpm é mto linear não haja dúvida!
                            exactamente!:D

                            isto partindo do principio que os carros se veem apenas pelo pico de binario e potencia.

                            infelizmente para ti, sao bem mais que isso! existem CURVAS DE POTENCIA E BINARIO, essas sim ja dao uma boa indicaçao.

                            compara as curvas d potencia do "velho" 1.7 de 90cv com o 1.3 de 90cv. mesma potencia, binario semelhante (talvez até com vantagem pro 1.3, nao me lembro dos valores exactos)...

                            Comentário


                              #44
                              Boas,

                              Este tópico é recorrente, a discussão entre o 1.3 e o 1.7 dá sempre nisto.. uns a puxar para o lado, outros a puxar para o outro.

                              Acho que temos aqui comentários de quem efectivamente já andou nos dois, temos também "bocas foleiras" de quem não sabe o que diz, e infelizmente acho que acabamos por deixar o krabby baralhado. E eu digo isto por deve fazer agora uns 3 ou 4 meses em que andava com o mesmo dilema e acabei por optar pelo 1.7.

                              Vou só deixar a minha opinião, que é apenas tão válida como qualquer uma das anteriores (mas pelo menos é de alguém que tem um GTC 1.7 e conviveu com ele ao longo de 1 mes e 5500 kms e que já andou no GTC 1.3).

                              Consumos: o 1.7 gasta-me 6.2-6.5 se andar em condições "moderadas" com AE na ordem dos 150 e AC ligado. Agora estive a fazer um teste com o AC desligado e condução" "mesmo moderada" e estou a fazer médias de 5.2-5.4. É dificil, mas é possível. Segundo consta por aí o 1.3 faz 5.5-6 a fazer conduções tipo a minha de 6.2-6.5.

                              Lineariedade do motor, binários, etc: vi para aí uns comentários sobre onde começam os binários máximos, etc. O que foi dito não está "correcto": em qualquer parte da curva do binário o 1.7 é sempre superior. A diferença é que o 1.3 nas 1750 rppms já está nos 200 nm e daí não sobe. O 1.7 às 1750 rpms deve andar nas 210, nas 2300 dá 240 e depois diminui lentamente, mas ficando sempre acima dos 200nm do 1.3.

                              Quanto a motores, consumos, etc, para mim o melhor é mesmo 1.6 de 110cv da PSA. Mais linear, mais económico, mais "pujante", etc. Só não gostei foi do design do 307 por comparação com o GTC, pois se pudesse meter o 1.6 no GTC, era esse que eu comprava. Não testei as carrinhas, mas deve ser a mesma coisa.

                              Agora, entre o 1.3 e o 1.7, eu andei nos dois em termos de test drive, e efectivamente o 1.7 anda mais: notei isso nas subidas, notei no lag que o 1.3 tem quando se começa a acelerar, etc. É só uma opinião, mas dizerem que "são praticamente iguais" não me parece muito correcto.

                              Quanto ao preço, parece que são 3000€, e acho que já é "muito €". O meu era comercial e tinha beneficios fiscais e IVAs à mistura, e a diferença era 1500€. Se fossem 3000€ de diferença, possivelmente iria achar que o 1.7 era demasiado caro para andar "pouco mais" que o 1.3, e o mais certo era ter ido para 307 de 1.6 110cv.

                              Sobre a questão concreta do peso/potência, acho que depende das expectativas da pessoa ou daquilo a que se está habituado. Quem tem uma "caranguejola" e apanha com 1.3, vai achar que é muito bom, quem tem um carro grande e muda para o 1.3, vai achar pouco. Mas isso é como tudo....

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por AF147

                                citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                citação:Originalmente colocada por AF147

                                o 1.5 dci com uns miseros 185nm às 2000rpm deve ser melhor. [|)]
                                Pelos dados que tenho, as recuperações são iguais... E as prestações idênticas... Consumos idem ibidem...

                                Com a desvantagem do Mégane apenas ter uma caixa de 5...

                                E ainda assim, o Mégane consegue ser mais silencioso que o Astra...
                                prestações identicas? [}]

                                Astra Caravan
                                1380kg
                                Velocidade máxima 172 km/h
                                Aceleração dos 0-100 km/h 13.9 seg

                                Négane Break
                                1235kg
                                Velocidade máxima 168 km/h
                                Aceleração dos 0-100 km/h 14.9 seg


                                nem com menos 150kg lá vai!



                                prestações identicas tinha o 1.5 dci de 100cv.
                                Porra! É barba atrás de barda:D[xx(]


                                Megane Break 1.5dci 85cv

                                PERFORMANCES

                                Velocidade máxima (Km/h) 174
                                Aceleração 0-100 (Km/h/s) 13,1

                                MOTOR
                                Regime potência máxima (r.p.m.) 3750
                                Binário máximo Nm CEE 200
                                Regime binário máximo (r.p.m.) 1900


                                http://www.renault.pt/RenaultSITe/ca.../12%2018:55:15



                                http://www.autohoje.com/novos.aspx?ve=03aa4432
                                Performance
                                Velocidade máxima 174 km/h
                                Aceleração dos 0-100 km/h 13.1 seg
                                Aceleração dos 0-400 m 18.9 seg
                                Aceleração dos 0-1000 m 34.9 seg

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por AF147

                                  citação:Originalmente colocada por warmthboy

                                  citação:Originalmente colocada por AF147

                                  citação:Originalmente colocada por warmthboy

                                  Este ppl fala de coisas q nunca experimentaram, ou se experimentaram n percebem nada de carros!!!! O 1.7 é muito mais motor do q o 1.3, é óbvio! o 1.3 pode ser mais agradável de conduzir em cidade mas em estrada aberta coitadinho...não há milagres. Não se esqueçam dos cavalos escondidos tb no 1.7!!
                                  [}][}][}][}]
                                  nem com os cavalos que estão à mostra lá vai, quanto mais com os escondidos! [}][}][}][}]
                                  se queres palhaçada podes ir ao Cardinali, as inscrições estão abertas[8]

                                  fala do que sabes!!!
                                  com essa dos cavalos escondidos tb podes aproveitar a viagem!

                                  [}][}][}][}][}]
                                  ker dizer as outras podem ter cvs escondidos e a OPEL não? Explica lá isso.

                                  por acaso um utilizador do fórum já o pôs no banco de ensaio e 113cvs foi o diagnóstico, ora se 113-100= 13 acho q é isso q está escondido, ou não[8][8][8].

                                  Tu deves ser uma autêntica bíblia automóvel, sabes tudo e já testaste tudo. Resumindo, és o maior!

                                  NOT[8)]

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por AF147


                                    o 1.5 dci com uns miseros 185nm às 2000rpm deve ser melhor. [|)]
                                    Isso deve estar à venda no teu catalogo Renault, só pode[}][}]

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por 3com

                                      citação:Originalmente colocada por AF147


                                      o 1.5 dci com uns miseros 185nm às 2000rpm deve ser melhor. [|)]
                                      Isso deve estar à venda no teu catalogo Renault, só pode[}][}]
                                      http://www.autohoje.com/novos.aspx?ve=e2b1785e

                                      Comentário


                                        #49
                                        citação:Originalmente colocada por 3com

                                        citação:Originalmente colocada por AF147


                                        o 1.5 dci com uns miseros 185nm às 2000rpm deve ser melhor. [|)]
                                        Isso deve estar à venda no teu catalogo Renault, só pode[}][}]
                                        Repara como o AF147 fala das coisas!!!!! ele nem o binário do 1.5dci sabe!

                                        Comentário


                                          #50





                                          pelo que já experimentei e pelo que vejo dos graficos continuo a achar que o 1.3 é mais agradável de conduzir.
                                          mas isto devo ser só eu. [|)]

                                          Comentário


                                            #51
                                            Porque vês uma recta na curva de binário, é [?]

                                            Tss tss...

                                            Até porque se falas em agradabilidade, o 1.3 fica muito atrás da concorrência Francesa... Sobretudo em baixas rotações... Nas altas, o simples facto de ter uma cabeça com 16V ajuda-o, mas nada de muito deslumbrante.

                                            Comentário


                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por AF147






                                              pelo que já experimentei e pelo que vejo dos graficos continuo a achar que o 1.3 é mais agradável de conduzir.
                                              mas isto devo ser só eu. [|)]
                                              pelo que ves dos graficos???? LOOOL

                                              é que o grafico do 1.3 parece um quadrado, mas ok...

                                              Comentário


                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                Porque vês uma recta na curva de binário, é [?]

                                                Tss tss...

                                                Até porque se falas em agradabilidade, o 1.3 fica muito atrás da concorrência Francesa... Sobretudo em baixas rotações... Nas altas, o simples facto de ter uma cabeça com 16V ajuda-o, mas nada de muito deslumbrante.
                                                claro! achas que ter um binario constante durante praticamente 1300rpm (o que num diesel é mta rpm) não o torna agradável na condução?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por AF147

                                                  citação:Originalmente colocada por 3com

                                                  citação:Originalmente colocada por AF147


                                                  o 1.5 dci com uns miseros 185nm às 2000rpm deve ser melhor. [|)]
                                                  Isso deve estar à venda no teu catalogo Renault, só pode[}][}]
                                                  http://www.autohoje.com/novos.aspx?ve=e2b1785e
                                                  Isso já não é vendido :D:D [v] [v]

                                                  É dizer, só por dizer.... [xx(]

                                                  Se conseguires comprar um Megane novo com esse motor, dou-te os meus parabéns:D
                                                  Entretanto, vê lá se utilizas o neurónio na sua plenitude....

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    se tiveres atento ves que ás 1000rpm o 1.7 tem muito mais binario e é mt mais linear a subir até ao binario maximo...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                                      citação:Originalmente colocada por AF147






                                                      pelo que já experimentei e pelo que vejo dos graficos continuo a achar que o 1.3 é mais agradável de conduzir.
                                                      mas isto devo ser só eu. [|)]
                                                      pelo que ves dos graficos???? LOOOL

                                                      é que o grafico do 1.3 parece um quadrado, mas ok...
                                                      que parte do JÁ EXPERIMENTEI é que não percebes-te?! [8][8]

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        os valores do lado esquerdo dizem muito, mas pelos vistos nao ha interesse (ou conhecimento) para os avaliar, certo AF147?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                                          se tiveres atento ves que ás 1000rpm o 1.7 tem muito mais binario e é mt mais linear a subir até ao binario maximo...
                                                          é mais linear?!
                                                          demora é mais tempo. se o mto tempo a subir até o regime de binário máximo é ser linear... [|)]

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            citação:Originalmente colocada por AF147


                                                            claro! achas que ter um binario constante durante praticamente 1300rpm (o que num diesel é mta rpm) não o torna agradável na condução?

                                                            Isso das 1.300 rpm é relativo...

                                                            Repara... Num 1.3 Mjet / CDTi, a faixa de utilização vai das 2.000 às 4.000 rpm, logo aí 1.300 rpm é muita fruta.

                                                            Agora, 1.300 rpm para o 1.5 D da PSA é menos de 1/4 da faixa de utilização...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              citação:Originalmente colocada por AF147

                                                              citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                              Porque vês uma recta na curva de binário, é [?]

                                                              Tss tss...

                                                              Até porque se falas em agradabilidade, o 1.3 fica muito atrás da concorrência Francesa... Sobretudo em baixas rotações... Nas altas, o simples facto de ter uma cabeça com 16V ajuda-o, mas nada de muito deslumbrante.
                                                              claro! achas que ter um binario constante durante praticamente 1300rpm (o que num diesel é mta rpm) não o torna agradável na condução?

                                                              Quanto à condução tens toda a razão, mas apenas se considerares "para lá das 1750". Em entradas em cruzamentos, filas, acelerações, etc, é "mauzinho". Mas se tiveres aí as curvas do 1.6, pf posta-as aí para vermos que são melhores

                                                              Comentário

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