Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Duvida] Motor 1.3 na opel astra caravan

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91

    Por muito que um individuo tente não se envolver...é dificil!!!

    Como é possivel tamanho preconceito para com um motor que foi reconhecido internacionalmente como dos melhores em comercialização??? E não foi uma escolha feita por um qualquer juiz Português mais adepto das coisas boas da vida...foi sim por um comité Europeu de técnicos credênciados, pessoas que analisam a realidade sem preconceitos mesquinhos tipicos de pessoas com mentes mesquinhas, que ao fim ao cabo acabam por reflectir a realidade da sociedade Portuguesa...tão afastada de valores e de pensamento positivo!


    Por mim...que não preciso de provar nada a nenhum de vós pois sei bem o que quero e não preciso que venha um qualquer "pseudo-espertalhão" que se julga dono da razão e do conhecimento profundo, por mim fiz a escolha que considerei adequada e não me arrependo em nada da mesma. Provávelmente se tivesse outras necessidades ou outras condições talvez tivesse comprado outro tipo de carro...um carro que fosse mais de encontro com os meus gostos pessoais...tal como o Golf Gti, o BM série 3 Coupé, o Mercedes CLK ou mais recentemente o novo EOS...mas como preciso de encontrar concensos...optei pelo Astra!

    Era bom que as pessoas comecássem a respeitar um pouco mais os gostos e as opções de cada um...sem procurarem constantemente diminuir o denegrir as opções de terceiros, só porque estes não partilham das suas escolhas...


    Quanto à pergunta inicial do Krabby (que é afinal a razão deste tópico), julgo que se a utilização fôr essêncialmente para transporte de passageiros, a carrinha corresponderá perfeitamente. Agora se fôr para andar constantemente carregada com carga e passageiros...a opção acertada será a 1.9!!! Essa sim faz a diferença e poderá justificar o diferêncial de 5000€ a mais em relação à 1.3! Quanto ao 1.7...por mim não o comprava...pelo menos com o setup actual deste motor (100 cv's)...ainda para mais quando ao que parece por quem conheçe muito bem estes motores montados no Astra (Gavela p.ex), a nova configuração de caixa com 6 velocidades não só aumenta os consumos como não traz nada de melhor em performances!


    Cumpts,
    JC_STILO

    Comentário


      #92
      Eu como possuidor de um 1.7 CDTI falo por experiência própria pois já conduzi um 1.3 CDTI de 90cvs num Corsa que como sabem é mais leve que o meu Astra!!!! A única vantagem para mim e se calhar deve-se ao menor peso do Corsa é o 1.3cdti ser mais agradável em baixas mas apartir daí ADEUS o 1.7 CDTI mostra-se superior daí para cima!!! Agora quem n quer querer e me vem com prémios! Ninguém está a criticar o motor mas comparativamente ao 1.7 é inferior em 90% das situações!

      Comentário


        #93
        citação:Originalmente colocada por warmthboy

        Eu como possuidor de um 1.7 CDTI falo por experiência própria pois já conduzi um 1.3 CDTI de 90cvs num Corsa que como sabem é mais leve que o meu Astra!!!! A única vantagem para mim e se calhar deve-se ao menor peso do Corsa é o 1.3cdti ser mais agradável em baixas mas apartir daí ADEUS o 1.7 CDTI mostra-se superior daí para cima!!! Agora quem n quer querer e me vem com prémios! Ninguém está a criticar o motor mas comparativamente ao 1.7 é inferior em 90% das situações!
        Há Corsas 1.3 CDTI de 90cv?

        Comentário


          #94
          citação:Originalmente colocada por warmthboy

          Eu como possuidor de um 1.7 CDTI falo por experiência própria pois já conduzi um 1.3 CDTI de 90cvs num Corsa que como sabem é mais leve que o meu Astra!!!! A única vantagem para mim e se calhar deve-se ao menor peso do Corsa é o 1.3cdti ser mais agradável em baixas mas apartir daí ADEUS o 1.7 CDTI mostra-se superior daí para cima!!! Agora quem n quer querer e me vem com prémios! Ninguém está a criticar o motor mas comparativamente ao 1.7 é inferior em 90% das situações!
          tu é que inventas!
          não há Corsas 1.3 cdti de 90cv!! [}][}][}][}][}]


          como se costuma dizer, apanha-se mais depressa um mentiroso de que um cocho! [}][}][}][}]

          Comentário


            #95
            citação:Originalmente colocada por Vehicle

            citação:Originalmente colocada por AF147

            citação:Originalmente colocada por Vehicle

            Não caiam na cantiga do marketing, o motor é 1.2.

            Sem dúvida que o 1.7 é um motor muito melhor, fiável, robusto.

            Além que o 1.2 deita muito mais fumo
            realmente, sabes mesmo do que falas! (not)

            [}][}][}][}]
            Exacto [8D]

            Vê lá o que se passa com o teu teclado que parece que em vez de ligado á porta USB deve tar com ligação ao intestino grosso [xx(]
            e tu? conseguiste pensar nisso tudo sozinho ou precisas-te da ajuda de alguem?


            [}][}][}][}][}]

            Comentário


              #96
              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

              citação:Originalmente colocada por rjtd21

              Até que ponto o 1.3 CDTI é mais desagradável de conduzir a baixas do que um gasolina 1.4?
              mesma coisa, sao os 2 fracos. com a diferença que o 1.4 sempre compensa qqr coisa com as rpm's disponiveis.

              o 1.3 tem um kick, dá ideia que é um aviao para o menos atento, mas continuas a ser passado pela velhinha de bicicleta:D
              és um lirico! [}][}][}][}]

              Comentário


                #97
                agora só falta dizer "307 1.4 hdi e Corolla 1.4 d4-d é que é!"


                [}][}][}][}][}]

                Comentário


                  #98
                  citação:Originalmente colocada por JC_STILO


                  Boas,

                  Infelizmente os "velhos do Restelo" continuam a opinar sobre assuntos que pelos vistos pouco conhecem...

                  É que se conhecessem verificavam que uma coisa é dizer que o 1.3 pode ser algo curto para a carrinha (isto pressupondo que a condução previligia a dinâmica...), outra coisa bem diferente é apontarem o 1.7 como bastante melhor em performances...

                  A realidade, meus caros Srs, é que ambos os motores não se diferenciam sobremaneira nas performances! Afirmo isto categóricamente pois tenho essa experiência em estrada, para além de ter conduzido os dois quando comprei o Astra. Existe alguma diferença em baixas (leia-se abaixo das 1800 rpm's...) que se acentua um pouco com o AC ligado. Nas restantes rotações as diferenças são muito ténues!

                  Conto-vos um episódio:

                  À algum tempo atrás, na AE sentido Leiria-LX, encontrei um Astra Cosmo (5p) como o meu, só que era 1.7 e vinha bastante acelerado...e eu como também não vinha devagar "apanhei" a boleia para verificar na realidade como seriam as tão propaladas diferenças...e o que verifiquei (ninguém me contou...!!!) foi que os andamentos eram muito semelhantes, ao ponto de quer eu, quer o 1.7, nos ultrapassámos algumas vezes...ficando clara a ideia de que um conseguia vantagem sobre o outro quando acelerava mais cedo...portanto, a diferença de quase 3000€ para o 1.7 [u]a meu vêr</u> é pouco lógica e actualmente só se explica por critérios de indole individual ou no caso de alguns individuos...por critérios pouco lógicos relacionados talvez com alguns problemas que algumas pessoas têm em se afirmarem em sociedade já que procuram fazer da cilindrada uma extensão da sua dimensão como pessoas!


                  Uma coisa é certa, existem pessoas que gostam mais do comportamento do 1.7 e outras o 1.3. Não digam é que um consegue "carregar" uma Caravan e o outro não...quando as diferenças são residuais!

                  Atenção que no parágrafo que escrevi e que pode criar algum mal-estar, não procuro visar aqueles que por critérios coerentes (preço de aquisição, melhor resposta em baixas, maior confiança na excelente fiabilidade Isuzu, promoções etc) optaram pelo 1.7 (e são seguramente todos ou quase todos os que possuem este modelo)...procuro isto sim visar aqueles que sem possuirem o modelo, vêm para aqui falar de assuntos que desconhecem baseando-se em critérios que só servem para os identificarem a eles próprios como pessoas pouco esclarecidas na forma como se procuram afirmar em sociedade!


                  Desculpem o desabafo!


                  Cumpts,
                  JC_STILO

                  Bom dia,

                  ora aqui está uma explicação correcta, sem usar termos tecnicos que ninguem percebe depois, mas esclarecedora e real...

                  os teus pais e tu só tem mesmo é que conduzir a astra e depois julgar o motor.

                  Comentário


                    #99
                    Eu conduzi um ASTRA 1.3 90cv (5 PORTAS) durante cerca de 100 km (Lisboa, A1, Saída na Povoa de Santa Iria, IC2, Ponte Vasco da Gama, IC13, voltinhas dentro de Palmela, A2, Ponte 25 de Abril, Lisboa).

                    O carro pareceu-me excelente. Como ponto negativo apenas a apatia inicial, mas não estou habituado pois nunca tive um Diesel. Apesar disso é muito fácil de conduzir em cidade. Eu estive meia-hora metido no trânsito para sair de Lisboa e parece que estava a conduzir o meu carro, tal a facilidade com que nos habituamos ao carro.

                    Para mim, com uma condução dentro dos limites legais chega perfeitamente.

                    O 1.7 nunca o comprava, é certo que tem provas dadas mas é um projecto antigo. Penso que irá sair no novo Corsa uma versão com mais cavalos.

                    O 1.9 também nunca seria opção para mim, devido aos consumos e ao preço.

                    Então, o 1.3 é óptimo. Um projecto novo e premiado aliado a um dos melhores chassis do segmento e um design lindo!!

                    Comentário


                      Olá,
                      Pronto, tenho que dar a minha opinião...

                      Os teus pais que NÃO COMPREM a Caravan 1.3cdti, porque:
                      1º) Temos que ajudar a economia nacional - um carro que consome tão pouco nem devia ser vendido em Portugal;
                      2º) O carro faz muito barulho. Esqueceram-se de pôr o carro no tunel de vento e o barulho do vento nos retrovisores incomoda (é dos poucos barulhos que costumo ouvir);
                      3º) É muito mal construido, e ainda por cima é horroroso...

                      Agora a sério.
                      Eu falo do que sei, porque tenho uma Caravan 1.3cdti e acho que o motor está muito bom para a carroçaria.
                      Aconselho vivamente.

                      Quanto ao motor ser fraco, não acho mesmo nada. Em baixas arrasta-se um bocado, mas a partir da 1750, aí vai ele (neste caso ela).
                      Quanto a ultrapassagens, aconselho a quem diz que não chega, voltar a tirar a carta (ou tirar pela primeira vez). Já ouviram falar em caixa de velcidades? Reduções? Não é que funciona mesmo...

                      Os teus pais que testem e avaliem. Por mim é uma optima carrinha, mas, enfim, há p'rai muita gente que fala do que não sabe e que, das duas uma, ou têm inveja de quem tem, ou simplesmente gostam de dizer mal só por dizer.

                      Fiquem bem.

                      Cumps,
                      Paulo

                      Comentário


                        Astra 1.3 Cdti 90cv vs Megane 1.5 Dci 100cv



                        http://automotor.xl.pt/0705/2102.shtm

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por warmthboy

                          Eu como possuidor de um 1.7 CDTI falo por experiência própria pois já conduzi um 1.3 CDTI de 90cvs num Corsa que como sabem é mais leve que o meu Astra!!!! A única vantagem para mim e se calhar deve-se ao menor peso do Corsa é o 1.3cdti ser mais agradável em baixas mas apartir daí ADEUS o 1.7 CDTI mostra-se superior daí para cima!!! Agora quem n quer querer e me vem com prémios! Ninguém está a criticar o motor mas comparativamente ao 1.7 é inferior em 90% das situações!
                          Os corsas têm um bocado menos que 90cv.. tipo 70cv?

                          Acho que é uma boa diferença

                          ;)

                          Comentário


                            AF147, tanta rizada mas ainda nao conseguiste provar que a opel errou, que é o uqe está em causa ja que eles sao os primeirissimos a assumir as diferenças entre os 2, e até definem estrategias d mercado de acordo com essa diferença!

                            ah, obrigado pela tabela, excelente, maravilhosa, mas como é ja tua "imagem de marca", nao serve pra nada.
                            aqui fala-se do 1.7cdti e 1.3cdti, da agradibilidade e linearidade dos 2.

                            citação:1º) Temos que ajudar a economia nacional - um carro que consome tão pouco nem devia ser vendido em Portugal;
                            se o consumo fosse minimamente realista...

                            com certeza é recorrendo às reduçoes que falas que ele baixa a esses valores:D

                            junta-te ai ao AF147 na luta contra a opel...

                            Comentário


                              O que eu acho piada é ver os clientes deste tipo de veículo, completamente satisfeitos com eles, e com o motor.

                              Enquanto pessoal, que se calhar nunca sentou o cu num, anda aí a mandar bitaites, e a dizer como é, ou como deixa de ser. [8][8]

                              Será que a melhor experiência não é de quem os tem?

                              Eu já conduzi os dois, como disse ambos têm vantagens, e desvantagens, mas nunca andei 1000 ou 2000 quilómetros num, e noutro, para poder formar uma opinião concreta, e andar a dizer que o 1.3 não vale nada. Se vocês o fizeram, óptimo, então peço-vos desculpa, por estar a falar a assim.

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                AF147, tanta rizada mas ainda nao conseguiste provar que a opel errou, que é o uqe está em causa ja que eles sao os primeirissimos a assumir as diferenças entre os 2, e até definem estrategias d mercado de acordo com essa diferença!
                                a prova é o facto de terem lançado o motor!
                                queres melhor prova?!
                                :D:D:D

                                citação:
                                ah, obrigado pela tabela, excelente, maravilhosa, mas como é ja tua "imagem de marca", nao serve pra nada.
                                para ti pode não servir.
                                mas serve para mostrar que o 1.3 se mexe mto bem e que com mais peso e menos potência que um Megane, tem prestações idênticas!

                                citação:
                                aqui fala-se do 1.7cdti e 1.3cdti, da agradibilidade e linearidade dos 2.

                                pois fala-se. se para ti um motor que tem um pico de binário é melhor de que um que mantem o mesmo binário durante praticamente 1300rpm, fica lá com a tua linearidade! [}]

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por AF147

                                  agora só falta dizer "307 1.4 hdi e Corolla 1.4 d4-d é que é!"


                                  [}][}][}][}][}]
                                  :D

                                  Comentário


                                    Eliselotus,

                                    Já ouviste falar em ironia?
                                    Se vires, eu sou completamente a favor da Caravan 1.3cdti (até tenho uma) e portanto não me vou juntar a ninguém na "luta contra a Opel" (nem na luta contra nenhuma marca - não sou fundamentalista de marcas).

                                    Quanto aos consumos, e em relação à imagem do AF147, eu consigo fazer um bocadinho melhor (só em estrada 80-100 km/h é que não).

                                    Os meus consumos:
                                    Em cidade: entre 5.7 e 6.0
                                    Em AE 120-140km/h: entre 5.0 e 5.5 (depende se vou mais perto dos 120 ou dos 140)
                                    Em estrada 80-100km/h: entre 4.5 e 5.0

                                    Quanto às reduções, é só mesmo nas ultrapassagens e como é óbvio, e como o motor atinge rotações mais altas, o carro consome mais. E uma ultrapasagem normalmente é rápida (pelo menos as minhas são).

                                    Enfim, mas eu nem sei do que falo (ainda só tenho 12000 km de Astra Caravan 1.3cdti de experiência).

                                    Cumps,
                                    Paulo

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

                                      O que eu acho piada é ver os clientes deste tipo de veículo, completamente satisfeitos com eles, e com o motor.

                                      Enquanto pessoal, que se calhar nunca sentou o cu num, anda aí a mandar bitaites, e a dizer como é, ou como deixa de ser. [8][8]

                                      Será que a melhor experiência não é de quem os tem?

                                      Eu já conduzi os dois, como disse ambos têm vantagens, e desvantagens, mas nunca andei 1000 ou 2000 quilómetros num, e noutro, para poder formar uma opinião concreta, e andar a dizer que o 1.3 não vale nada. Se vocês o fizeram, óptimo, então peço-vos desculpa, por estar a falar a assim.
                                      acho que o tubular bells disse tudo.

                                      Mas o mais engraçado é que este topico vai prosseguir, e o ataque às pessoas que têm o bloco 1.3 no Astra e estão satisfeitos tambem vai continuar.

                                      E é esta parte que eu nao entendo..

                                      Se a maioria dos que aqui mandam bitaites nunca sentaram o rabinho num carro com este motor, o porquê de falarem do modo que falam e o porquê de quererem mostrar à força que o motor é mau, tendo ou não a sua suposta 'razão'

                                      mas já que falam em consumos, quantos kms fazem vocês com 50€ ?



                                      Em relação a ultrapassagens, nunca tive qualquer problema em que o carro nao tivesse força para passar.
                                      Está a morrer, mete-se 1 abaixo, ou voces fazem ultrapassagens com o carro nas 1500rpms?

                                      Em relação a velocidade em AE, para as avelocidade que ando (140/150)
                                      não tem qualquer dificuldade em alcançá-las e a mante-las.

                                      Após itos tudo, tenho a dizer que o motor xega-me perfeitamente, o que nao invalida de não sirva para quem queira andar sempre a 200.

                                      Daqui a 2 dias vou para o algarve, carregado com malas.
                                      Posso afirmar aqui antecipadamente que não vou ter qualquer problema com o peso destes 'extras' pois já fiz viagens identicas, e nunca se ficou mal.

                                      p.s O meu GTC tem 23.000 kms, por isso tambem nao devo saber do que falo [|)]

                                      cumps ;)

                                      Comentário


                                        Estou farto destes tópicos de discussão de o meu é melhor que o teu...
                                        sempre a mesma conversa quando se fala deste dois motores
                                        Bah!
                                        E o propósito do tópico foi-se! sem que o kirby ficasse melhor esclarecido...

                                        Comentário


                                          E insistes a comparar com um motor castrado:D[}]
                                          Não queres comparar com a versão de 106cv


                                          citação:Originalmente colocada por AF147

                                          Astra 1.3 Cdti 90cv vs Megane 1.5 Dci 100cv



                                          http://automotor.xl.pt/0705/2102.shtm

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por KooL_ScOrPiOn

                                            Estou farto destes tópicos de discussão de o meu é melhor que o teu...
                                            sempre a mesma conversa quando se fala deste dois motores
                                            Bah!
                                            E o propósito do tópico foi-se! sem que o kirby ficasse melhor esclarecido...
                                            ...e ainda não meteram o d4D à mistura...porque aí é que tinhamos tópico para chegar ás 100pgs:D

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por 3com

                                              E insistes a comparar com um motor castrado:D[}]
                                              que interessa se o motor pode ter mais 50cv e mais 100nm, o que interessa são os valores que tem naquela comparação.

                                              citação:Não queres comparar com a versão de 106cv
                                              se calhar. :D
                                              como ves, precisas de um motor com mais 16cv... :D




                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por AF147



                                                citação:Não queres comparar com a versão de 106cv
                                                se calhar. :D
                                                como ves, precisas de um motor com mais 16cv... :D

                                                Então não.... :D

                                                Megane 1.5dci 85cv

                                                PERFORMANCES

                                                Velocidade máxima 174 km/h
                                                Aceleração dos 0-100 km/h 12.7 seg
                                                Aceleração dos 0-400 m 18.6 seg
                                                Aceleração dos 0-1000 m 34.5 seg

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por 3com

                                                  citação:Originalmente colocada por AF147



                                                  citação:Não queres comparar com a versão de 106cv
                                                  se calhar. :D
                                                  como ves, precisas de um motor com mais 16cv... :D
                                                  Então não.... :D

                                                  Megane 1.5dci 85cv

                                                  PERFORMANCES

                                                  Velocidade máxima 174 km/h
                                                  Aceleração dos 0-100 km/h 12.7 seg
                                                  Aceleração dos 0-400 m 18.6 seg
                                                  Aceleração dos 0-1000 m 34.5 seg
                                                  ys, esse é uma espingarda, o 1.3 cdti é uma arrastadeira. :D

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                    uma astra com esse motor não deve sair do sitio,tenta ir para um focus 1.6 tdci,mt mais fixe a meu ver.
                                                    Será q os 90 cvs ñ a tiram do sitio?! [8)]

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por zZzUmBii

                                                      citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                      uma astra com esse motor não deve sair do sitio,tenta ir para um focus 1.6 tdci,mt mais fixe a meu ver.
                                                      Será q os 90 cvs ñ a tiram do sitio?! [8)]
                                                      tirar tira,mas 90 cvs não fazem milagres

                                                      Comentário


                                                        citação:Originalmente colocada por PauloMartins

                                                        Eliselotus,

                                                        Já ouviste falar em ironia?
                                                        Se vires, eu sou completamente a favor da Caravan 1.3cdti (até tenho uma) e portanto não me vou juntar a ninguém na "luta contra a Opel" (nem na luta contra nenhuma marca - não sou fundamentalista de marcas).

                                                        Quanto aos consumos, e em relação à imagem do AF147, eu consigo fazer um bocadinho melhor (só em estrada 80-100 km/h é que não).

                                                        Os meus consumos:
                                                        Em cidade: entre 5.7 e 6.0
                                                        Em AE 120-140km/h: entre 5.0 e 5.5 (depende se vou mais perto dos 120 ou dos 140)
                                                        Em estrada 80-100km/h: entre 4.5 e 5.0

                                                        Quanto às reduções, é só mesmo nas ultrapassagens e como é óbvio, e como o motor atinge rotações mais altas, o carro consome mais. E uma ultrapasagem normalmente é rápida (pelo menos as minhas são).

                                                        Enfim, mas eu nem sei do que falo (ainda só tenho 12000 km de Astra Caravan 1.3cdti de experiência).

                                                        Cumps,
                                                        Paulo

                                                        Isso gasta a minha Mazda6[8)][8)][8)]
                                                        Acho que a diferença entre esses 2 motores se acentua à medida que a carga for aumentando.
                                                        Sinceramente para carro de familia nenhum dos 2 me servia, optava pelo 1.9[}][}][}].
                                                        Se a utilização for maioritariamnte em cidade ou então o comprador for um condutor relaxado que se contente em manter velocidades na ordem dos 140Km, provavelmente o 1.3 chegará. Para mais que isso duvido.

                                                        Comentário


                                                          citação:Originalmente colocada por AF147

                                                          o 1.5 dci com uns miseros 185nm às 2000rpm deve ser melhor. [|)]
                                                          Experimenta conduzir ambos abaixo das 2000 rpm e depois diz qualquer coisa!

                                                          Cmpts

                                                          Comentário


                                                            mas voces ainda nao perceberam que TODOS os Astras são mortos abaixo das 1500rpms.

                                                            todas as pessoas que conheço que têm Astra, independentemente da motorização ser 1.9, 1.7 ou 1.3 se queixam dos baixos regimes destes motores.

                                                            Claro que no 1.3 se irá agravar um pouco mais devido à pouca cilindrada.

                                                            cumps

                                                            Comentário


                                                              citação:Originalmente colocada por waxo

                                                              mas voces ainda nao perceberam que TODOS os Astras são mortos abaixo das 1500rpms.

                                                              todas as pessoas que conheço que têm Astra, independentemente da motorização ser 1.9, 1.7 ou 1.3 se queixam dos baixos regimes destes motores.

                                                              Claro que no 1.3 se irá agravar um pouco mais devido à pouca cilindrada.

                                                              cumps
                                                              O pior é a marcha-atrás.

                                                              No meu 1.2 a gasolina quase que nem é preciso acelerar. Num test-drive que fiz a um Astra 1.3, deixei o motor ir abaixo duas vezes para fazer uma manobra numa ligeira subida.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X