para mim é a laguna
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Renault Mégane ST - a carrinha mais bonita (e a melhor) do mercado?
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Originalmente Colocado por joseaugusto Ver PostEntão mas isso é um elogio, quer dizer que a estética da Renault é sempre bastante moderna, eu troquei a Megane II por esta III e penso que a II ainda é bastante bonita, apesar de se notar como é óbvio que já tem uns anitos, saiu em 2003!
Quanto à 308, também não disse que era a mais bonita do segmento, mas sim que é mais bonita do que a megane. A única parte que não é consensual, e que normalmente as pessoas não gostam, prende-se com a traseira. No entanto, aquele design tem uma razão de ser: permite colocar 2 bancos adicionais na bagageira, ficando os 2 passageiros adicionais com altura q.b. Na mégane, por experiência própria, nem no lugar do condutor se vai muito confortável. (sinto-me apertado, e quase a bater com a cabeça no tecto, coisa que não acontece na 308). Se olharmos para a frente, então, na minha opinião, a megane fica a um canto.
Já agora, na 308 a percepção do design depende muito da cor escolhida e da versão (se for uma sport, aquele enorme vidro no tejadilho permite dar uma sensação de espaço que a megane nem sequer pode sonhar). Como a maior parte das que se veêm na estrada não são as topos de gama e têm sempre cores escuras (tipicamente tuga), aquilo não fica lá muito bem à primeira vista.
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Originalmente Colocado por pcg2001 Ver PostEssa é a tua opinião, não a minha. Ainda bem que há escolha. Já vi as duas uma ao lado da outra, e gostei mais da 308. Acho horrível e sem qualquer carácter a frente do megane, sendo que a traseira ainda se come. A lateral com aqueles plásticos pretos dão o ar mais cheap que existe fazendo lembrar um carro má qualidade. Também não percebo porque raio ela é mais "gorda" à frente e atrás, emagrecendo pelo meio. Para finalizar, a qualidade de construção já viu melhores dias: na minha última visita à renault estava a ver uma em exposição e encontrei imensos problemas na montagem, sendo que o mais grave era um total desalinhamento de duas peças na roda traseira (água e porcaria a entrar por ali era um mimo).
No geral, um modelo quando é feio, também traz consigo bastante carácter. O feio lida com o disforme, o incongruente, a desarmonia, o desproporcional. Logo, destaca-se. E goste-se ou não, com uma identidade vincada, acaba por ter carácter.
O problema da frente do Megane, é mesmo a sua ausência de carácter. Politicamente correcta, consensual, mas de uma forma aborrecida.
A fazer lembrar alguns modelos cinzentos japoneses, que acabam por se tornar invisiveis.
Felizmente a traseira já é mais interessante, e apesar de nas primeiras imagens ter aprovado a solução, distinguindo-se de outras propostas concorrentes, ao vivo, reduzir a dimensão dos grupos ópticos, uns 2, 3% ajudaria imenso a uma melhor integração das partes com o todo.
Outro problema no desenho da Megane, mas não é caso único, é a sobreposição excessiva da questão estilistica sobre a funcional. O "vidrinho" no volume traseiro, é simplesmente ridiculo.
Pode dar aspecto "sleek" à coisa, mas estando nós no interior, temos apenas uma abertura do género caixa de correio, acaba por prejudicar imenso a visibilidade, num modelo com pretensões mais funcionais.
Um problema comum hoje em dia.
Originalmente Colocado por pcg2001 Ver PostModernidade não é sinónimo de beleza... Acho que o problema é mesmo esse. Essa suposta modernidade leva a que passado pouco tempo fique com um aspecto muito velho.
Quanto à 308, também não disse que era a mais bonita do segmento, mas sim que é mais bonita do que a megane. A única parte que não é consensual, e que normalmente as pessoas não gostam, prende-se com a traseira. No entanto, aquele design tem uma razão de ser: permite colocar 2 bancos adicionais na bagageira, ficando os 2 passageiros adicionais com altura q.b. Na mégane, por experiência própria, nem no lugar do condutor se vai muito confortável. (sinto-me apertado, e quase a bater com a cabeça no tecto, coisa que não acontece na 308). Se olharmos para a frente, então, na minha opinião, a megane fica a um canto.
Já agora, na 308 a percepção do design depende muito da cor escolhida e da versão (se for uma sport, aquele enorme vidro no tejadilho permite dar uma sensação de espaço que a megane nem sequer pode sonhar). Como a maior parte das que se veêm na estrada não são as topos de gama e têm sempre cores escuras (tipicamente tuga), aquilo não fica lá muito bem à primeira vista.
A 308 não é nenhum poço de beleza, bem pelo contrário, mas a sua linha de tejadilho ascendente torna-se essencial para permitir a presença de uma 3ª fila de bancos.
E essa percepção que falas, só mostra o quão comprometida é a estética da carrinha.
Caso tivesse boas soluções de base, não seria tão influenciado por factores como a cor. O desenho não é realmente o seu ponto forte.
A 307 SW tinha resolvido a questão do volume traseiro de forma muito mais harmoniosa e coesa, apesar de não ser muito excitante.
Na tentativa de dar mais algum drama à coisa, a 308 parece ser a junção de dois carros diferentes, ao apostar em contornos mais curvos para a frente, e mostrar-nos vértices bem vincados na traseira, com um pilar D bastante estranho.
A questão da modernidade dava pano para mangas.
Mesmo os exemplos que hoje consideramos clássicos, belos ou até eternos, no seu tempo, eram criaturas modernas, com os olhos postos no aqui e agora, ou mesmo no futuro.
O problema não reside na procura de um desenho moderno, mas mais nos ingredientes que fazem de um desenho bom.
É normal que maior parte dos carros hoje em dia, acabem por envelhecer precocemente.
Acabámos de passar uma década a apostar no acessório, na decoração gratuita, no excesso estilistico.
Fazendo a analogia para o mundo da arte, quando os movimentos mais decorativistas prevalecem, é normal que acabem por cansar mais depressa, e nota-se passado algum tempo, um regresso a coisas mais puras, sobretudo no campo formal.
O problema dos exageros estilisticos e decorativismos, é que sobrecarregam em demasia a forma. E apesar de ao inicio acharmos piada à coisa, como se viu na década que agora termina, com linhas mais vincadas, personalidades mais aguerridas, acabam por ceder muito a questões de moda ou tendências, e como tal, são fenómenos passageiros, envelhecendo rapidamente quando alguém cria algo novo, ou melhor, diferente.
A aposta na forma depurada, na proporção, no equilibrio, é meio caminho andado para garantir a "imortalidade".
Infelizmente, nos últimos 10 anos, não deixámos um grande legado para as gerações vindouras.
Como disse, isto dá pano para mangas. Mais vale deixar isto para outras discussões
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Pastis
Originalmente Colocado por xsaraman Ver PostGostos não se discutem, mas acho a megane st até bastante feia!
Aquela traseira mete dó e a frente é completamente anónima!
A megane II na altura em que saiu foi muito mais bem conseguida!
Se fosse realmente feia: fica descansado que não iria vender nada. O tuga precebe dessa coisa de "feiura" dos carros. Por isso se vê na estrada ao pontapés.
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostSem duvida nenhuma, então agora com as promoções bombásticas que estão a fazer
35 mil euros por uma JTD de 170 cv´s é obra
Sai uma 159 sw 1750 tbi preta como a de cima a GPL com q2, eibach pro kit e barra AA da Autodelta para a mesa do canto sffEditado pela última vez por OTrafulha; 25 March 2010, 11:09.
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Originalmente Colocado por OTrafulha Ver PostJTD? Qué isso?
Sai uma 159 sw 1750 tbi preta como a de cima a GPL com q2, eibach pro kit e barra AA da Autodelta para a mesa do canto sffEditado pela última vez por REDLINER; 25 March 2010, 12:19.
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
Para um cego...
O problema é que misturam caracteristicas intrísecas de um modelo com as suas linhas.
Acho que não surge contestação quando se acha a Rs6 mais desejável, isto porque, para nós, sabemos que aquilo tem performance para rivalizar com muito dito desportivo.
A questão é que o facto de um modelo ter o conjunto de caracteristicas mais apelativas, não significa que a pele melhore com isso.
Bem, pode melhorar... é como estar com um copito a mais e achar que toda a gente é bonita
Mas num plano formal, só olhando para a pele, a 159 continua a estar acima da RS6.
Não que a Rs6, ou melhor, a A6 seja uma coisa mal desenhada, porque não é, mas a 159 acaba por resultar numa proposta mais equilibrada, integrando ao mesmo tempo uma série de elementos estilisticos mais distintos, de forma coesa e harmoniosa.
E a questão põe-se. Porquê a RS6 e não uma versão mais "banal"?
O desenho base é o mesmo.
E para quê mostrar imagens de uma versão modificada?
A normal não é apelativa o suficiente?
Acho que estão a misturar coisas a mais na apreciação de uma pele.
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Originalmente Colocado por CarlosAndrade Ver PostCegos são aqueles que ficam obcecados com os as alterações da A6 para a RS6.
Uma 159 limpa o chão com a RS6.
Mas é um facto que uma 159 com umas jantes alteradas combate-se (em aspecto, apenas) com uma A6 kit xpto tuntz tuntz...
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Originalmente Colocado por crash Ver PostTenho de concordar com o Carlos Andrade.
O problema é que misturam caracteristicas intrísecas de um modelo com as suas linhas.
Acho que não surge contestação quando se acha a Rs6 mais desejável, isto porque, para nós, sabemos que aquilo tem performance para rivalizar com muito dito desportivo.
A questão é que o facto de um modelo ter o conjunto de caracteristicas mais apelativas, não significa que a pele melhore com isso.
Bem, pode melhorar... é como estar com um copito a mais e achar que toda a gente é bonita
Mas num plano formal, só olhando para a pele, a 159 continua a estar acima da RS6.
Não que a Rs6, ou melhor, a A6 seja uma coisa mal desenhada, porque não é, mas a 159 acaba por resultar numa proposta mais equilibrada, integrando ao mesmo tempo uma série de elementos estilisticos mais distintos, de forma coesa e harmoniosa.
E a questão põe-se. Porquê a RS6 e não uma versão mais "banal"?
O desenho base é o mesmo.
E para quê mostrar imagens de uma versão modificada?
A normal não é apelativa o suficiente?
Acho que estão a misturar coisas a mais na apreciação de uma pele.
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Originalmente Colocado por CarlosAndrade Ver PostCegos são aqueles que ficam obcecados com os as alterações da A6 para a RS6.
Uma 159 limpa o chão com a RS6.
E não é preciso alterações: a A6 já é uma carrinha bastante elegante. A RS6 está mais inchada, devido aos guarda lamas.Editado pela última vez por Whisperdancer; 25 March 2010, 12:28.
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Originalmente Colocado por crash Ver PostE para quê mostrar imagens de uma versão modificada?
A normal não é apelativa o suficiente?
PS: Os "adornos" desportivos da RS6 tornam-na mais bonita que uma A6 (ponto)
(obviamente que falo de acordo com a minha opinião, que vale o que vale...)
Uma 159 é inegável que é uma carrinha bonita, do melhor que se faz em termos de design, no entanto imaginem as 2 lado a lado?
De certeza que a 159 tinha corpo e imponência para rivalizar com a RS6 (que, corrijam-me se estiver errado tem paineis alargados para além dos parachoques)? Ia parecer um escaravelho!
PS: eu nem gosto de carrinhas! Mas se temos que falar de carrinhas e não há tecto em termos de preço, a melhor, mais imponente e mais bela é a RS6!
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