O ronco é lindo em todos os V8, mas eu queria mesmo saber é em termos de fiabilidade.
Nos sites do UK, encontrarás vários relatos de users com esse modelo a GPL.
Não te esqueças é que é um V8, ainda com uma potência considerável, pelo que a conversão será mais onerosa, convém também meteres um reservatório com a capacidade máxima permitida por lei.
(...)Já vi um pouco de tudo, e falando em japoneses um cellica vvtl-i 192 cv, motor que também equipa o Lotus, Lub electronico claro
pegando nisto, tu nunca te pronunciaste sobre a questão que te coloquei sobre a diferença de peso entre estes 2 carros, e consequentes diferenças de andamento...
será que já estás em condições de aceitar que o PESO influencia as prestações?
pegando nisto, tu nunca te pronunciaste sobre a questão que te coloquei sobre a diferença de peso entre estes 2 carros, e consequentes diferenças de andamento...
será que já estás em condições de aceitar que o PESO influencia as prestações?
Claro que me pronunciei e mais do que uma vez
Um motor de 200cv num carro com 2 toneladas tem um andamento normal, mas num carro com 1 tonelada é brutal!
O cellica é mais pesado um bom bocado que o lotus, mas não deixa de ser um excelente desportivo. Era fantástico, aquele motor é um show
Um motor de ciclo otto queima tão bem ou melhor GPL do que gasolina. Não esquecer que o GPL desenvolve 102 octanas, simplesmente não as aproveita porque a injecção não é líquida directa (neste caso é ainda melhor que a gasolina).
Já agora, convinha que explicasses porquê!
É que o sistema de injecção em fase líquida permite dispensar totalmente a gasolina (embora não seja obrigatório), enquanto que a injecção na fase gasosa exige que o motor se mantenha afinado para funcionar a gasolina (I.O.95 ou 98 vs. >100).
Até podes meter o distico pela parte de dentro do vidro.
Exacto!
Tanto quanto eu sei, na lei apenas diz que o dístico tem de ser visível na rectaguarda, não refere onde deve ser aplicado...
Os ÚNICOS 2 colegas que tenho que usam GPL têm ambos um dístico no vidro traseiro, aplicado dentro do carro
No dia em que tive o carro a GPL fui mesmo a uma esquadra perguntar onde podia meter o dístico.
A informação que me deram foi que a lei "não prevê", que apenas diz que tem que estar visível na traseira do veículo.
Pode ser no escape, a meio, ao alto... em qualquer local desde que não tape a matrícula.
No dia em que tive o carro a GPL fui mesmo a uma esquadra perguntar onde podia meter o dístico.
A informação que me deram foi que a lei "não prevê", que apenas diz que tem que estar visível na traseira do veículo.
Pode ser no escape, a meio, ao alto... em qualquer local desde que não tape a matrícula.
A questão é que não podes ter nenhum autocolante no vidro traseiro (seja de GPL, SLB, BCP...)
Por outras palavras: perguntaste onde podes colocar. Esqueceste-te de perguntar onde não podes!
A questão é que não podes ter nenhum autocolante no vidro traseiro (seja de GPL, SLB, BCP...)
Por outras palavras: perguntaste onde podes colocar. Esqueceste-te de perguntar onde não podes!
Não podes a tapar a matrícula.
Já agora, durante muito tempo os concessionários colavam no vidro traseiro "publicidade".
Mais tarde a mania virou-se para debaixo da matrícula.
Aliás os Uno FIRE 1000 levavam todos um autocolante no vidro a dizer FIRE 1000 e depois outro com o "stand".
Não me consta de ninguém implicar com isso.
Nem com isso nem com o autocolante do ACP por exemplo.
Não são eles que obrigam a uma data de porcarias coladas no vidro da frente?
Já agora, durante muito tempo os concessionários colavam no vidro traseiro "publicidade".
Mais tarde a mania virou-se para debaixo da matrícula.
Aliás os Uno FIRE 1000 levavam todos um autocolante no vidro a dizer FIRE 1000 e depois outro com o "stand".
Não me consta de ninguém implicar com isso.
Nem com isso nem com o autocolante do ACP por exemplo.
Não são eles que obrigam a uma data de porcarias coladas no vidro da frente?
Eu sempre mandei tirar tudo.
O facto de ser prática corrente (tal como a simples supressão do autocolante) não a torna legal.
Quanto ao que povoa o vidro da frente, tens razão. Somos obrigados a colocar muita tralha (mesmo assim, já reduziu). Mas é à frente!
Outro erro, é achar que existe coerência na legislação!
É que o sistema de injecção em fase líquida permite dispensar totalmente a gasolina (embora não seja obrigatório), enquanto que a injecção na fase gasosa exige que o motor se mantenha afinado para funcionar a gasolina (I.O.95 ou 98 vs. >100).
Olha que já vi um carro chumbado na IPO por causa disso!
O do meu pai vai lá todos os anos com um desses e nunca o chumbaram... Mas coerência não combina com IPO
Não é por ser ridículo que deixa de ser requisito legal (tal como o próprio autocolante do GPL).
Olha, estou-me a borrifar.
Nem tenho no vidro nem nada. Tudo que tenho nos carros está homologado, logo podem esmiuçar à vontade que não têm por onde pegar.
Olha, estou-me a borrifar.
Nem tenho no vidro nem nada. Tudo que tenho nos carros está homologado, logo podem esmiuçar à vontade que não têm por onde pegar.
No teu caso, acredito que não. Mas pelo que se viu neste tópico, o que não falta é pessoal com "autocolantes" ilegais, convencido que está perfeitamente legal, e, em alguns casos, até criticando quem não o usa, esquecendo que estão igualmente ilegais.
No teu caso, acredito que não. Mas pelo que se viu neste tópico, o que não falta é pessoal com "autocolantes" ilegais, convencido que está perfeitamente legal, e, em alguns casos, até criticando quem não o usa, esquecendo que estão igualmente ilegais.
Também não me aquece ou arrefece andar com o dístico.
A pensar assim também é irritante a Via Verde colada no vidro, se bem que a desloco para um ângulo morto do retrovisor.
rca33, por curiosidade.... A Honda (mundial) desaconselha o GPL? Por exemplo, em Italia que é dos países que mais utilizadores de GPL tem e o estado incentiva, a Honda tem a mesma postura?
Conheço uns (poucos) Hondas a GPL e não tenho ouvido falar de problemas com eles...
Simples: Quem tiver dúvidas, mande um mail para a Honda Japão que eles respondem (ou encaminham para o respectivo país para responder).
Aqui aponta-se o estado Português e os Portugueses como culpados de não haver mais GPL instalado.
Eu levantei a questão que os fabricantes são os primeiros a não apostar muito neste combustível (com uma ou outra excepção).
Afinal de quem é a culpa?
Será que não é o próprio mercado que não quer isso?
Mostras-me um video promocional da Prins num carro de competição...
És capaz de me dizer o que é que isso prova em termos de fiabilidade?
Qualquer carro de competição com este nível de patrocínio pode levar um motor por cada corrida sem que isso represente um grande custo no total (como é normal).
Desculpa, mas isto vale zero!
Perguntei-te atrás qual era o sistema electrónico de lubrificação de válvulas, mas ainda não explicaste qual é.
O simples facto de tu dizeres (e muito bem) que nos carros japoneses convém instalar lubrificante é uma prova irrefutável dos problemas decorrentes do GPL.
Se vens falar no Corolla que fez 500.000 km nas calmas a GPL sem problemas, eu falo-te no Civic do FilipeDias com mais de 300.000 km feitos a picar redline, ou dos mais de 200.000 km do civic do RuiSoad também a dar-lhe forte, e nem sei se algum deles alguma vez tocou nas válvulas, mas tenho a ideia que não!
Quanto a corollas, e aproveitando teres falado nesse modelo, conheço um diesel que fez mais de 300.000 km sem mudar o óleo. O dono apenas repunha o que ia gastando, e até onde sei, ainda não tinha parado.
Será que este exemplo serve para alguma coisa?
Muitos motores Honda estavam na lista negra do GPL, mas não eram/são únicos.
O Focus 1.4 (o primeiro) era outro. Até a Volvo (declaradamente dedicada ao GPL) tem alguns motores problemáticos.
Por isso eu coloco a questão ao contrário:
- Quais são os fabricantes que efectivamente concebem o carro para trabalhar a GPL, e quais os modelos?
Nota que foste tu quem disse que o gasóleo era concebido para tractores, e eu perguntei e pergunto-te quais são os motores efectivamente concebidos para GPL (de raíz).
Os meus carros (a gasolina e a diesel) andam a queimar o que foram feitos para queimar, por isso é legítimo que ao mudar de combustível (e reforço que tenho interesse no GPL) apenas queira o aval do fabricante.
Não me importo de pagar os 1600 euros da conversão, porque iria buscar depois na utilização.
Mas quero o aval do fabricante do meu motor!
A partir daí eu meto o autocolante, já que o meu civic nunca entra em parques cobertos.
A "percentagem de carros a GPL" ou a "percentagem de carros a GPL" com autocolante?
Já agora, qual é a tua fonte?
Estou certo de que tu vais colocar aqui dados muito elucidativos, pois as tuas fontes devem (fielmente) dizer que a percentagem é elevada.
Aliás, acho que todos nós assistimos a filas intermináveis de carros a abastecer GPL em todas as bombas, e nem entendemos o porquê de só existir (habitualmente) uma bomba de GPL para 6, 8 ou 10 de gasóleo e gasolina, não esquecendo as que nem GPL têm.
Mas como eu não gosto de medições a olho, diz-nos os números exactos, p.f..
Mas se a percentagem de carros a GPL é assim tão elevada como implicitamente insinuas, os stands de carros novos devem ser bombardeados com pedidos de carros a GPL, e os gestores destes representantes em Portugal são tão maus que perdem um mercado imenso só porque o estado não ajuda à conversão...
Se calhar estou a ver mal, mas se houvesse realmente procura, qual era o problema de se pagar mais 1600 euros pelo carro novo para vir bi-fuel de origem?
Então as pessoas pagam mais 3/4/ 5.000 euros pela versão diesel (que até fica mais cara por km), e não pagam mais 1600 euros para andar a 4 euros/100 km porquê?
O estado não ajuda o GPL?
Se o estado ajudasse a gasolina como ajuda o GPL (impostos no combustível), passava a moda diesel num instante!
Para quem se faz de esquecido, cidades como Lisboa sempre foram um horror em poluição (isto nas últimas décadas).
Eu realmente gostava de ver as nossas cidades menos poluídas, mas não é mudar o problema de lugar.
Para mim o ideal na cidade seria o eléctrico ou o hidrogénio.
O diesel é muito mau, mas estar 3 minutos atrás de um motor a gasolina (ou GPL) é um suplício na mesma.
Acho que "ninguém" se vai por atrás de um tubo de escape de um motor otto ou diesel de propósito para inalar o agradável aroma...(digo eu...há malucos para tudo)
Simples: Quem tiver dúvidas, mande um mail para a Honda Japão que eles respondem (ou encaminham para o respectivo país para responder).
Aqui aponta-se o estado Português e os Portugueses como culpados de não haver mais GPL instalado.
Eu levantei a questão que os fabricantes são os primeiros a não apostar muito neste combustível (com uma ou outra excepção).
Afinal de quem é a culpa?
Será que não é o próprio mercado que não quer isso?
O que desencadeou o tópico foi precisamente o quase (senão mesmo total) desintresse do estado português pelo GPL. Se vires com atenção, é fácil perceber que não tem a mínima preocupação com a poluição e está-se lixando se as pessoas poupam no combustível ou não. Dantes os carros a gasóleo eram poucos, como são poucos os carros a GPL. Mas a procura (e consequente poluição) atingiu níveis muito altos e toda a gente andar a gasóleo é por certo o piorzinho para o ambiente. O que fez o nosso PM adepto das co-incenerações? Nada, até tem imposto mais baixo que a gasolina.
Compara o número de carros convertidos que há em Itália com o nosso. A Itália é um país também destroçado em vários aspectos sociais, económicos e por aí fora mas não se mostra tão "imposto-dependente" como o nosso que saca tudo o que pode sacar nos combustíveis e venda de carros.
Uma coisa te garanto, a melhor maneira de os deixar a chupar no dedo é usar GPL que é por certo o combustível que menos dinheiro dá á GOLP e ao trafulha do nosso estado. Eles que se lixem, até na conversão me conseguiram ir buscar uma pipa de massa em IVA mas agora quem se ri sou eu.
Isto é só encher chouriços...
Mostras-me um video promocional da Prins num carro de competição...
És capaz de me dizer o que é que isso prova em termos de fiabilidade?
Qualquer carro de competição com este nível de patrocínio pode levar um motor por cada corrida sem que isso represente um grande custo no total (como é normal).
Desculpa, mas isto vale zero!
Perguntei-te atrás qual era o sistema electrónico de lubrificação de válvulas, mas ainda não explicaste qual é.
O simples facto de tu dizeres (e muito bem) que nos carros japoneses convém instalar lubrificante é uma prova irrefutável dos problemas decorrentes do GPL.
Era ridículo a PRINS apostar num carro que lhes ia trazer problemas. Para andar a mudar de motores mais valia optarem por outro carro certo? Tenho um colega de Braga, que convive imenso com aquele pessoal dos "aceleras" e que são bem adeptos dos carros japoneses. Segundo ele não faltam Hondas, Mazdas, Toyotas, Mitsubishi Lancers, etc a GPL sempre no redline. O sistema de lubrificação electronica foi-me dado a conhecer por ele, agora está a "bombar" entre o pessoal das rectas e muitos dos carros têm para cima de 10/15 anos e já umas valentes quilometragens só a GPL com muito aço
Se vens falar no Corolla que fez 500.000 km nas calmas a GPL sem problemas, eu falo-te no Civic do FilipeDias com mais de 300.000 km feitos a picar redline, ou dos mais de 200.000 km do civic do RuiSoad também a dar-lhe forte, e nem sei se algum deles alguma vez tocou nas válvulas, mas tenho a ideia que não!
Quanto a corollas, e aproveitando teres falado nesse modelo, conheço um diesel que fez mais de 300.000 km sem mudar o óleo. O dono apenas repunha o que ia gastando, e até onde sei, ainda não tinha parado.
Será que este exemplo serve para alguma coisa?
Se formos falar de estado do óleo, acredita que um carro a GPL mantém as propriedades imenso tempo. A minha colega mudava (até há um ano atrás) de 50 000km em 50 000km. E mesmo assim dizia que estava bom mas o mecânico aconselhava e não era por 50€ que deixava de mudar aquilo tudo Quanto aos problemas de válvulas, claro que podem acontecer a gasolina e acontecem quase pela certa se num carro a GPL não usares o Lub. No do meu tio foi aos 180 000km e ele assapava (e assapa) bem naquilo, mas como é a gasolina não se pode culpar o GPL. Ninguém vem dizer que o GPL é perfeito mas um carro que use este combustível tem tanto direito de avariar como um diesel ou um que ande só a gasolina. Um tipo uma vez ficou sem ar condicionado e já queria culpar o GPL, quem instala ou faz de consciência tranquila ou mais vale não instalar para culpar o GPL por qualquer problema que o carro tenha.
Muitos motores Honda estavam na lista negra do GPL, mas não eram/são únicos.
O Focus 1.4 (o primeiro) era outro. Até a Volvo (declaradamente dedicada ao GPL) tem alguns motores problemáticos.
Por isso eu coloco a questão ao contrário:
- Quais são os fabricantes que efectivamente concebem o carro para trabalhar a GPL, e quais os modelos?
Nota que foste tu quem disse que o gasóleo era concebido para tractores, e eu perguntei e pergunto-te quais são os motores efectivamente concebidos para GPL (de raíz).
Os meus carros (a gasolina e a diesel) andam a queimar o que foram feitos para queimar, por isso é legítimo que ao mudar de combustível (e reforço que tenho interesse no GPL) apenas queira o aval do fabricante.
Não me importo de pagar os 1600 euros da conversão, porque iria buscar depois na utilização.
Mas quero o aval do fabricante do meu motor!
A partir daí eu meto o autocolante, já que o meu civic nunca entra em parques cobertos.
Eu se fosse a ti não esperava nem mais um dia. A sério, passa num instalador da zona sem compromisso e pede uma opinião. Depois de falares com quem realmente percebe e vires outros lá (alguns com grandes quilometragens e japoneses) mudas de opinião. A do GPL avaria o motor ao que vejo até hoje não passa de um mito, muito pelo contrário. Não me canso é de dizer: para segurança total é um Lubrificador electronico logo metido no gajo.
Fazer uma repro é aceite pelo pessoal como "seguro" mas casos desses que dão barraca já conheci eu alguns pessoalmente. De toda a gente com GPL que conheço e falo, os problemas são quase insignificantes mesmo em alguns carros com motores "poucos fiáveis". O motores diesel, que eram bastante fiáveis pelo menos tendo em conta os carros mais antigos que conheço, hoje em dia são um poço de problemas e carissimos em manutenção. Esta é a minha experiência pessoal, os 190D e os 1.5D eram lentíssimos, barulhentos, extremamente poluidores mas eram muito fiáveis e de mecânica simples. No fundo o que deveria ser um motor diesel. Estes novos (os muitos que conheço) são bons para delapidar ordenados em oficina, salvo uma ou outra excepção e prefiro 1000x ter um a GPL que considero bem mais fiável
Qual é o teu Civic rca33?
Ontem vi mais um Cayenne a GPL á minha frente no trânsito. Será que ele teve medo de converter uma besta daquele preço?
Quando for ao meu instalador tiro umas fotos de máquinas que la estão e respectivas quilometragens. Já vi lá de tudo
A questão é que não podes ter nenhum autocolante no vidro traseiro (seja de GPL, SLB, BCP...)
Por outras palavras: perguntaste onde podes colocar. Esqueceste-te de perguntar onde não podes!
e se o dístico não for autocolante?
um desses meus colegas têm o autocolante (legal) colado num cartão feito á medida para ser colocado no interior do carro, junto ao vidro traseiro.
Está ilegal?
E já agora, qual a lei que proíbe a colagem de autocolantes nos vidros?
É que assim sempre posso refutar legalmente nos stands para me retirarem a publicidade, ou outras coisas...
O diesel é muito mau, mas estar 3 minutos atrás de um motor a gasolina (ou GPL) é um suplício na mesma.
Acho que "ninguém" se vai por atrás de um tubo de escape de um motor otto ou diesel de propósito para inalar o agradável aroma...(digo eu...há malucos para tudo)
Te garanto que o GPL neste aspecto fica a anos luz do diesel. Faz esse teste dos 3 minutos e diz-me as diferenças, num nem dás por nada, no outro podes ir parar ao hospital
Mas como eu não gosto de medições a olho, diz-nos os números exactos, p.f..
Mais uma vez, quem anda a fazer "medições a olho" és tu! Falaste em percentagens, mas, pelos vistos, não te baseias em nada, porque "números exactos", nem vê-los!
Mas se a percentagem de carros a GPL é assim tão elevada como implicitamente insinuas
Eu chamei simplesmente a atenção que não podes contar os número de veículos a GPL pelo número de autocolantes. Isso sim, dá-te uma visão muito distorcida da realidade. Se quiseste ler mais nisso...
os stands de carros novos devem ser bombardeados com pedidos de carros a GPL, e os gestores destes representantes em Portugal são tão maus que perdem um mercado imenso só porque o estado não ajuda à conversão...
Concordo. Os gestores são realmente maus! É que, em muitos casos, nem te disponibilizam o modelo que queres testar para test-drive, limitam-se às fritadeiras porque é o que vendem mais. Qualquer pedido que saia ligeiramente da rotina (naturalmente, depende do concessionário, não gosto de generalizar), já lhes complica o sistema. Podes achar que assim é que estão bem e que não perdem vendas por causa disso. Eu sei o contrário!
Para além disso, ninguém espere que o Estado vá conceder qualquer tipo de apoios à Conversão, uma vez que é este que perde em grande (basta ver o diferencial do ISP para os diferentes combustíveis)!
Voltando aos stands, felizmente, estamos num Mercado Único. Quem quer um carro a GPL de origem, com garantia, injecção na fase líquida, e tudo o mais que pretenda, basta contactar stands nos respectivos países e proceder à importação directa.
Se calhar estou a ver mal, mas se houvesse realmente procura, qual era o problema de se pagar mais 1600 euros pelo carro novo para vir bi-fuel de origem?
Nenhum! A questão é: já viste os poucos modelos em que existe essa opção?
Então as pessoas pagam mais 3/4/ 5.000 euros pela versão diesel (que até fica mais cara por km), e não pagam mais 1600 euros para andar a 4 euros/100 km porquê?
Ora aí está uma de uma lista quase infindável de boas perguntas!
O estado não ajuda o GPL?
Se o estado ajudasse a gasolina como ajuda o GPL (impostos no combustível), passava a moda diesel num instante!
O Estado não tem propriamente opção a esse nível!
E nem aí é coerente. É que o diferencial de ISP no GPL deve-se a ser um combustível mais limpo, o que é inegável. Ora, isso já não se verifica quando comparamos gasolina e gasóleo, onde a gasolina, apesar de ter menos emissões de CO2 por Litro, para não falar nas restantes, em que o gasóleo consegue ser ainda pior (afinal, a "moda" é considerar apenas o CO2 como poluente, apesar de ser um gás inócuo), é mais taxada que o gasóleo. Coerência? =0!
Para quem se faz de esquecido, cidades como Lisboa sempre foram um horror em poluição (isto nas últimas décadas).
Eu realmente gostava de ver as nossas cidades menos poluídas, mas não é mudar o problema de lugar.
Para mim o ideal na cidade seria o eléctrico ou o hidrogénio.
Para ti, e para toda a gente! O problema continua a ser: quais as fontes de energia a usar para produzir essa electricidade e esse Hidrogénio (já para não falar dos problemas das baterias, depósitos, redes de abastecimento, tudo problemas por resolver)?
O diesel é muito mau, mas estar 3 minutos atrás de um motor a gasolina (ou GPL) é um suplício na mesma.
Acho que "ninguém" se vai por atrás de um tubo de escape de um motor otto ou diesel de propósito para inalar o agradável aroma...(digo eu...há malucos para tudo)
Portanto, para ti, resume-se ao "aroma" que sai dos escapes...
Sabias que, se não fosse um elemento adicionado para esse efeito, o GPL não teria odor?
É que comparas um combustível que tem como emissões água (H2O, se preferires) e CO2, ambos inócuos e inodoros. Já no gasóleo, levas com particulas e óxidos de Enxofre. É sempre bom para começar o dia, não é?
Te garanto que o GPL neste aspecto fica a anos luz do diesel. Faz esse teste dos 3 minutos e diz-me as diferenças, num nem dás por nada, no outro podes ir parar ao hospital
Garanto-te eu que o GPL é muito, mas muito incomodativo. Aqueles fogões antigos deitavam um cheiro a gás horrível quando a botija estava a acabar, um carro a gás é igual. o cheiro é o mesmo. Tive a oportunidade de constatar isso várias vezes num carro de um amigo meu dentro da garagem.
e se o dístico não for autocolante?
um desses meus colegas têm o autocolante (legal) colado num cartão feito á medida para ser colocado no interior do carro, junto ao vidro traseiro.
Está ilegal?
A razão que ouvi dar no centro de inspecção (para chumbar o carro), é precisamente o facto de ser removível!
É que assim sempre posso refutar legalmente nos stands para me retirarem a publicidade, ou outras coisas...
Era só o que faltava que fosse necessário um argumento legal! Compras um carro, pões o carro como queres! Ninguém tem nada a ver com Isso! O stand vende-te o carro mais barato por se encontrar infestado de publicidade? Pessoalmente, surpreende-me a quantidade de pessoas que admite esse tipo de atitudes por parte dos stands. Quem paga é que decide como quer as coisas. Não é quem vende!
Garanto-te eu que o GPL é muito, mas muito incomodativo. Aqueles fogões antigos deitavam um cheiro a gás horrível quando a botija estava a acabar, um carro a gás é igual. o cheiro é o mesmo. Tive a oportunidade de constatar isso várias vezes num carro de um amigo meu dentro da garagem.
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