Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SIC --- Jornal da Noite Edição de 28-03-2010 (GPL)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Isto é o meu lado greenpeace a falar, não sou fanático mas sinceramente o que mexe com saúde pública e qualidade de vida devia ser do interesse de todos. Entendo que para os nossos "faraós" isso não é problema. Saem da sua mansão no seu V10 Tdi super eco CO2 e vão lá dentro satisfeitos da vida. Quando chegam ao destino entram no edifício e pronto, é a vida deles.
    Quem se lixa é quem anda na rua a respirar o ar irrespirável. Sinceramente, se as leis são tão apertados contra o tabaco porque razão o nosso estado favorece o diesel enormemente face á gasolina?
    Eu pelo menos já desisto de andar a passear em horas de ponta em ruas mais fechadas onde ficam retidos os fumos tóxicos. Nós portugueses achamos que somos muito fumos e vamos poupando na carteira em gasóleo vs gasolina. Mas para quem vive em grandes centros urbanos a factura vai-se pagar na saúde, e não eram o Porto e Lisboa duas das cidades da Europa com mais óxido de enxofre e fuligem no ar (tóxicos e canceríginos)?
    Va-se la saber porquê. Talvez por não cidades quase tudo andar a gasóleo?

    Comentário


      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
      Mais um a pegar pelo acessório...
      Pegar pelo acessório? Constatação de factos!

      Que o GPL é mais limpo toda a gente sabe, mas daí até não ter cheiro incomodativo vai uma looooooonga distância.

      Comentário


        Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
        Pegar pelo acessório? Constatação de factos!

        Que o GPL é mais limpo toda a gente sabe, mas daí até não ter cheiro incomodativo vai uma looooooonga distância.
        Mais uma vez, o "cheiro incomodativo" não é característico do GPL, mas do marcador adicionado para que este possa ser detectado em caso de fuga. Trata-se portanto, de uma medida de segurança. Se fosse um cheiro agradável, a maioria das pessoas era capaz de manter o gás aberto só para desodorizar a casa (como o teu post anterior claramente sugere).

        Comentário


          Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
          Garanto-te eu que o GPL é muito, mas muito incomodativo. Aqueles fogões antigos deitavam um cheiro a gás horrível quando a botija estava a acabar, um carro a gás é igual. o cheiro é o mesmo. Tive a oportunidade de constatar isso várias vezes num carro de um amigo meu dentro da garagem.
          Te garanto que não cheira a nada praticamente, nem notas. Experimentei uma vez ter os dois carros a trabalhar na garagem 2 min (o meu a3 1.6 e a astra 1.4 do meu pai). Para evitar viciação saí e fechei a garagem. Quando entrei tive um dos maiores choques, ou se preferires, surpresa ao ver que o ar estava praticamente igual!
          Dois carros a trabalhar num recinto fechado pequeno não é brincadeira. Do ar 100x melhor a GPL do que a diesel tenho eu todas as certezas deste mundo

          O carro do teu colega só pode ter um problema, o gás queimado não pode ter um odor sequer tão forte como o da gasolina, quanto mais do diesel.


          Em poluição o gasóleo é o pior dos piores que circula nas nossas estradas. O CO2 é uma treta volto a dizer, se dormires com a porta fechada fartas-te der respirar CO2 que tu próprio emitiste. Agora experimenta dormir com emissões de gasóleo no quarto, o GPL neste aspecto (aqui sem dúvida alguma) dá uma goleada
          http://diariodoambiente.blogs.sapo.pt/147440.html
          Editado pela última vez por GPL; 01 April 2010, 10:51.

          Comentário


            Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
            Pegar pelo acessório? Constatação de factos!

            Que o GPL é mais limpo toda a gente sabe, mas daí até não ter cheiro incomodativo vai uma looooooonga distância.
            O odor do GPL por queimar e depois de queimado é completamente diferente!
            Por isso é que é abastecido com uma pistola de pressão ao contrário da gasolina e diesel. O teu colega não tinha uma fuga de gás no carro? Esse cheiro deve ser do gás por queimar

            Comentário


              Originalmente Colocado por GPL Ver Post
              Te garanto que não cheira a nada praticamente, nem notas. Experimentei uma vez ter os dois carros a trabalhar na garagem 2 min (o meu a3 1.6 e a astra 1.4 do meu pai). Para evitar viciação saí e fechei a garagem. Quando entrei tive um dos maiores choques, ou se preferires, surpresa ao ver que o ar estava praticamente igual!
              Dois carros a trabalhar num recinto fechado pequeno não é brincadeira. Do ar 100x melhor a GPL do que a diesel tenho eu todas as certezas deste mundo

              O carro do teu colega só pode ter um problema, o gás queimado não pode ter um odor sequer tão forte como o da gasolina, quanto mais do diesel.


              Em poluição o gasóleo é o pior dos piores que circula nas nossas estradas. O CO2 é uma treta volto a dizer, se dormires com a porta fechada fartas-te der respirar CO2 que tu próprio emitiste. Agora experimenta dormir com emissões de gasóleo no quarto, o GPL neste aspecto (aqui sem dúvida alguma) dá uma goleada
              Poluição automóvel aumenta risco de doenças cardiovasculares - Diário do Ambiente
              O sistema dele já era antigo mas garanto q senti o cheiro. Incomodativo como o do gasóleo não, porque eu até gosto do cheiro do gasóleo

              Comentário


                Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                O odor do GPL por queimar e depois de queimado é completamente diferente!
                Por isso é que é abastecido com uma pistola de pressão ao contrário da gasolina e diesel. O teu colega não tinha uma fuga de gás no carro? Esse cheiro deve ser do gás por queimar
                Talvez seja disso, o sistema é antigo

                Comentário


                  Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                  O sistema dele já era antigo mas garanto q senti o cheiro. Incomodativo como o do gasóleo não, porque eu até gosto do cheiro do gasóleo
                  Cheiro do gasóleo antes de queimar ou depois de queimar?
                  Antes de queimar ainda se dá um desconto, mas cheirar o odor emanado por uma autocarro por exemplo..

                  O teu colega de certo tinha uma fuga e transmitia-se para o habitáculo. O meu pai mal instalou teve uma coisa parecida que ficou resolvida num minuto, injectava gás demais (é um 1.4) e algum ficava por queimar originando esse tal cheiro "estranho". Mas ficou logo resolvido e isso nunca pode acontecer.
                  Esse odor deve-se ao produto adicionado para em caso de fuga de gás saberes logo. Se não fosse isso, e como o GPL não tem odor natural, andavas uma vida inteira sem saber da fuga.
                  Agora depois de queimado, o que sai do escape e que é respirado por nós todos, é praticamente inodor.
                  O exemplo da minha garagem é uma prova simples e que constatei eu proprio e os meus familiares.

                  Quando metia os carros a gasolina (e um a gasóleo que dava para evacuar a casa) na garagem, em casa no piso de cima sabiam logo que cheguei (pelo cheiro). Agora já não conseguem saber, só se fizer barulho

                  Comentário


                    o cheiro a gasóleo no ar quando tenho o tdi a trabalhar ou o hdi é BEM diferente...

                    o hdi não notas praticamente nada! e não tem FAP.

                    o a gasolina nota-se mais qq coisa que o hdi... é mais incomodativo

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                      Eu não. Quem falou em percentagens foste tu! (...)

                      Concordo. Os gestores são realmente maus! É que, em muitos casos, nem te disponibilizam o modelo que queres testar para test-drive, limitam-se às fritadeiras porque é o que vendem mais. Qualquer pedido que saia ligeiramente da rotina (naturalmente, depende do concessionário, não gosto de generalizar), já lhes complica o sistema. Podes achar que assim é que estão bem e que não perdem vendas por causa disso. Eu sei o contrário!
                      E contribuires para algo neste tópico que não seja contrariar p****lices, não???


                      Com que então tu sabes???

                      Tens até aqui vendedores de automóveis que te dizem o oposto, mas tu é que sabes...

                      Apresenta a tua teoria junto dos importadores de automóveis, e ao aumentares as suas vendas drasticamente ainda consegues uma boa comparticipação nos lucros.

                      Olha, vou seguir os passos do ESPRIT, e vou abandonar esta conversa, pois falar com quem embirra em vez de agarrar a conversa de frente é algo para o qual eu já não tenho nem idade nem paciência.

                      Um abraço
                      Editado pela última vez por rca33; 01 April 2010, 11:29.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                        Sinceramente, se as leis são tão apertados contra o tabaco porque razão o nosso estado favorece o diesel enormemente face á gasolina?
                        O Diesel é fortemente penalizado a nível fiscal por forma a desencorajar o seu uso. O ISV e o IUC para carros a Diesel são perfeitamente disparatados quando comparados com carros a gasolina levando a agravamentos que podem chegar aos €5000 no caso de carros a Diesel.

                        Os carros a Diesel dificilmente compensam financeiramente uma vez que o retorno do investimento é muito longo e dificil. Só compensa para quem fizer muitos KM ou mantiver o carro muitos anos (mais de 10). Tem que ser visto caso-a-caso todavia.

                        As únicas situações em que o diesel compensa consistem no diesel agrícula ou em transportes rodoviários. De resto, para uso pessoal, dificilmente compensa.

                        A opção mais racional é justamente o GPL uma vez que, como o custo de conversão é menor e o IUC mantém-se o mesmo (sendo geralmente mais baixo nos carros a gasolina), a recuperação do investimento é mais rápida.

                        Os únicos contra são: as restrições de estacionamento e a suposta perda de potência (sobre a qual já ouvi histórias contraditórias: tenho que experimentar eu mesmo). Mas, pelo que tenho visto, são dificuldades contornáveis.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          E contribuires para algo neste tópico que não seja contrariar p****lices, não???
                          Tenho contribuído desde o início, ao contrário de quem fala do que não sabe!

                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Com que então tu sabes???

                          Tens até aqui vendedores de automóveis que te dizem o oposto, mas tu é que sabes...
                          Sei, porque são as próprias respostas dos vendedores (volto a dizer que não são todos). Quanto a isso, não posso fazer nada!


                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Olha, vou seguir os passos do ESPRIT, e vou abandonar esta conversa, pois falar com quem embirra em vez de agarrar a conversa de frente é algo para o qual eu já não tenho nem idade nem paciência.

                          Um abraço
                          Como se alguma vez o tivesses feito.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                            O Diesel é fortemente penalizado a nível fiscal por forma a desencorajar o seu uso..
                            Curioso. Podia jurar que o ISP da gasolina é superior ao do gasóleo!

                            Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                            O ISV e o IUC para carros a Diesel são perfeitamente disparatados quando comparados com carros a gasolina levando a agravamentos que podem chegar aos €5000 no caso de carros a Diesel.
                            Onde é que vês isso?! Comparas carros da mesma cilindrada, ao menos?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                              Tenho contribuído desde o início, ao contrário de quem fala do que não sabe!


                              Sei, porque são as próprias respostas dos vendedores (volto a dizer que não são todos). Quanto a isso, não posso fazer nada!



                              Como se alguma vez o tivesses feito.

                              Boa Páscoa.

                              PS: Aguardo com expectativa ver-te nos jornais como o responsável pela dinamização do sector automóvel em Portugal (pelo menos), já que para além de saberes tudo ainda dizes que todos os gestores das marcas em PT são maus. (aqui entra o smiley da vénia).
                              Editado pela última vez por rca33; 01 April 2010, 11:55.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                Os únicos contra são: as restrições de estacionamento
                                Graças às nossas leis visionárias que percebem mais do que ingleses e italianos por exemplo. Falta falar do Tó. Sinceramente pensava que com o fim do "ovo estrelado" esses tretas dos autocolantes iam acabar. Só a nossa lei para obrigar um carro ligeiro a andar com um autocolante. Num camião TIR a dizer "veículo longo" ainda se compreende. O que pensarão os estrangeiros dos nossos tós azuis?


                                e a suposta perda de potência (sobre a qual já ouvi histórias contraditórias: tenho que experimentar eu mesmo). Mas, pelo que tenho visto, são dificuldades contornáveis.
                                Eu ao mudar para GPL para gasolina ou de gasolina para GPL em andamento não noto nada. Se o carro for mal convertido claro que sentes um "kick" para pior quando entra o GPL. Se estiver bem, como no caso dos cá de casa e de quase todos (penso eu) é exactamente igual com os novos kits sequenciais.
                                Com tempo muito frio se o gás entrar muito cedo também pode ocorrer o "kick", por isso acho que o melhor é comutar para GPL aos 30/35º de inverno e 25º de verão. Isto varia de motor para motor mas penso ser esta a regra geral.
                                Note-se que quando se liga o carro ele arranca a gasolina mas muda sozinho para GPL. Se quisermos mudar em andamento de novo para gasolina basta carregar no botão e é instantâneo (já não me lembro da última vez que iz uma barbaridade dessas )

                                In blue

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Boa Páscoa.

                                  PS: Aguardo com expectativa ver-te nos jornais como o responsável pela dinamização do sector automóvel em Portugal (pelo menos), já que para além de saberes tudo ainda dizes que todos os gestores das marcas em PT são maus. (aqui entra o smiley da vénia).
                                  Correcção. Não são maus. São péssimos!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                    Correcção. Não são maus. São péssimos!
                                    Acato as tuas palavras com humildade, e quando fores famoso pela revolução que vais fazer no mundo automóvel, irei ter uma foto tua emoldurada na parede como exemplo a seguir, mesmo ao lado do George Bush e outros visionários.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      Acato as tuas palavras com humildade, e quando fores famoso pela revolução que vais fazer no mundo automóvel, irei ter uma foto tua emoldurada na parede como exemplo a seguir, mesmo ao lado do George Bush e outros visionários.
                                      O Berardo que se cuide!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                        o cheiro a gasóleo no ar quando tenho o tdi a trabalhar ou o hdi é BEM diferente...

                                        o hdi não notas praticamente nada! e não tem FAP.

                                        o a gasolina nota-se mais qq coisa que o hdi... é mais incomodativo
                                        Eu gosto do cheiro a gasolina queimada, mas quando os carros levam uma esfrega sem ser hábito é um cheiro horrível

                                        Comentário


                                          Notícia do Expresso. Está a recomeçar a corrida ao Gás?

                                          http://forum.autogas.pt/forum/downlo...4114&mode=view

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                            A questão é que não podes ter nenhum autocolante no vidro traseiro (seja de GPL, SLB, BCP...)

                                            Por outras palavras: perguntaste onde podes colocar. Esqueceste-te de perguntar onde não podes!
                                            Afirmativo, tá na lei que é proibido colar autocolantes no vidro traseiro devido à perda de visibilidade, no caso do "tó" a GPL a lei diz somente e passo a citar:

                                            Artigo 9.o
                                            Identificação dos automóveis que utilizam GPL
                                            Os automóveis que utilizam GPL como combustível
                                            devem exibir de modo visível um dístico identificador,
                                            nos termos de regulamento aprovado por portaria conjunta
                                            dos Ministros da Administração Interna e da Economia
                                            e da Inovação.
                                            Em DR

                                            Eu não ando 100% legal com o meu, ando legal pois uso o distico na traseira do carro e visivel, só que no vidro traseiro e por dentro (que por acaso não me atrapalha nada a visão pois o encosto de cabeça do banco traseiro tapa o distico, ou seja, "estorvam" mais os encostos de cabeça) e ando ilegal pois uso um autocolante no vidro traseiro e não posso.

                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Simples: Quem tiver dúvidas, mande um mail para a Honda Japão que eles respondem (ou encaminham para o respectivo país para responder).

                                            Aqui aponta-se o estado Português e os Portugueses como culpados de não haver mais GPL instalado.

                                            Eu levantei a questão que os fabricantes são os primeiros a não apostar muito neste combustível (com uma ou outra excepção).

                                            Afinal de quem é a culpa?

                                            Será que não é o próprio mercado que não quer isso?
                                            Não sei de quem é a culpa, mas por exemplo um colega meu do trabalho tem um HRV a GPL à mais de um ano e não se queixou de nada até agora, tem o LT instalado e diz que a melhor coisa que fez a seguir a ter comprado o HRV foi ter colocado o GPL
                                            É claro que poderá ter daqui a uns tempos problemas, mas pra já, nada...

                                            Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                            Garanto-te eu que o GPL é muito, mas muito incomodativo. Aqueles fogões antigos deitavam um cheiro a gás horrível quando a botija estava a acabar, um carro a gás é igual. o cheiro é o mesmo. Tive a oportunidade de constatar isso várias vezes num carro de um amigo meu dentro da garagem.
                                            Só pode ser problema de instalação, no meu só tenho cheiro a gás no carro depois de abastecer, o mesmo acontece com a gasolina e gasóleo...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                              Eu não ando 100% legal com o meu, ando legal pois uso o distico na traseira do carro e visivel, só que no vidro traseiro e por dentro (que por acaso não me atrapalha nada a visão pois o encosto de cabeça do banco traseiro tapa o distico, ou seja, "estorvam" mais os encostos de cabeça) e ando ilegal pois uso um autocolante no vidro traseiro e não posso.
                                              Desculpa lá, mas é isso que não entendo. Ilegal, por ilegal, porque te dás ao trabalho de andar com o tó de todo?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                Desculpa lá, mas é isso que não entendo. Ilegal, por ilegal, porque te dás ao trabalho de andar com o tó de todo?
                                                Simples, porque o tó é colado no vidro por estática, quando preciso ir a algum lado que tenha de ser em estacionamento subterrâneo/coberto/fechado (muito raro) sai fora e depois vai de novo pro lugar.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                                  Simples, porque o tó é colado no vidro por estática, quando preciso ir a algum lado que tenha de ser em estacionamento subterrâneo/coberto/fechado (muito raro) sai fora e depois vai de novo pro lugar.
                                                  Até ai, tudo bem! Mas é tão ilegal como andar sem ele. Para quê essa dança do "mete e tira"?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                    Até ai, tudo bem! Mas é tão ilegal como andar sem ele. Para quê essa dança do "mete e tira"?
                                                    Vais dizer que tambem nao gostas da dança do mete e tira/tira mete

                                                    É assim, não tou a ver o xôr agente a multar-me por ter um autocolante no vidro (so se for mesmo pra embirrar) e não é tao ilegal... é mais ilegal andar sem tó que no vidro traseiro (pelo menos a multa de andar sem tó deve ser maior) a lei diz que tenho que usar o distico em local visivel, eu coloquei-o em local visivel... Agora, o tó anda sempre lá... e se andar sem ele, quando vou abastecer tenho que fazer essa dança tambem... por isso, anda no vidro traseiro e quando necessário (muito raramente) sai fora.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                                      Vais dizer que tambem nao gostas da dança do mete e tira/tira mete
                                                      Com autocolantes, dispenso!

                                                      Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                                      É assim, não tou a ver o xôr agente a multar-me por ter um autocolante no vidro (so se for mesmo pra embirrar) e não é tao ilegal... é mais ilegal andar sem tó que no vidro traseiro (pelo menos a multa de andar sem tó deve ser maior) a lei diz que tenho que usar o distico em local visivel, eu coloquei-o em local visivel... Agora, o tó anda sempre lá... e se andar sem ele, quando vou abastecer tenho que fazer essa dança tambem... por isso, anda no vidro traseiro e quando necessário (muito raramente) sai fora.
                                                      Mais ilegal?!

                                                      Ou é, ou não é ilegal!

                                                      Mas afinal, é uma questão de legalidade ou pecuniária?

                                                      Ao menos sabes se a multa é de facto maior, ou limitas-te a especular?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                        Com autocolantes, dispenso!


                                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                        Mais ilegal?!

                                                        Ou é, ou não é ilegal!

                                                        Mas afinal, é uma questão de legalidade ou pecuniária?

                                                        Ao menos sabes se a multa é de facto maior, ou limitas-te a especular?
                                                        Pronto é ilegal... não te tiro razão e de facto é verdade o que dizes, aliás um amigo meu que tambem tem carro a GPL já me disse o mesmo, mas pronto... dá-me menos trabalho assim e sinceramente não faço ideia se a multa é maior ou menor... especulo mesmo... mas salvo erro andar sem o tó pode resultar em apreensão de viatura, mas como te disse, sinceramente não sei mesmo

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                                          mas salvo erro andar sem o tó pode resultar em apreensão de viatura, mas como te disse, sinceramente não sei mesmo
                                                          Desde quando?!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                            Desde quando?!
                                                            Calma já googlei a situação

                                                            Decreto Lei 136-2006 de 26 de Julho:
                                                            50 eur a 250 eur pela falta do dístico...

                                                            Comentário


                                                              E colocares o link não? ;)

                                                              Esqueça a gasolina, dê gás ao seu automóvel - Expresso.pt

                                                              O meu pai usa GPL há prai 10 anos e nunca se queixou.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X