Não tenho nenhum moto e por isso não te posso ajudar, só te posso dizer que para carro velho já tens o teu (que sabes qual o seu estado), se fosse eu não sei se arriscava a gastar num carro usado, fazia muito bem as contas e via se era viavel ou não ter um carro e um moto..se sim muito bem, arriscava no moto se não era capaz de me manter com o mesmo carro por enquanto
Um gajo que quer comprar uma coisa e está preocupado se a revisão é de 6 mil em 6 mil ou de 10 mil em 10 mil, quer me parecer que está a nadar para fora de pé.
E um emprego melhor?
(desculpa a violência).
Agora a serio, com pouco dinheiro, se fores uma pessoa ambiciosa, vais ficar sempre com o amargo na boca, porque o que tens, não anda, ou não faz aquilo, ou não tem isto...
Porque é essa a ideia que dá, gostavas de ter uma coisa que não podes ter e então andas ai a matutar, matutar...
Com a tua idade comprei mota (que hoje já tem 93 mil kms), também não tinha muito dinheiro e o carro era partilhado com a minha mãe.
Comprei porque já andava de mota e achei que me dava jeito para ir para Lx todos os dia, tenho a usado todos os anos, só com bom tempo, ou seja entre 4 a 6 meses por ano.
Mas com 5.000€ não vais comprar nada que te faça ser o maior da tua rua... se poderes viver com isso (a mim não me fez confusão nenhuma).
Ganhar mais é o que todos queremos, não é?
De momento estou a fazer estágio profissional e concerteza sabes o que se ganha. Daqui a uns tempos, espero estar a ganhar mais uns trocos, ou pelo menos ter algo fixo.
O fazer revisões de 6 em 6 mil ou de 10 em 10mil, não se prende com o facto de andar a contar as moedas dos bolsos, mas sim ter algo que se goste e se os intervalos de manutenção forem maiores será melhor, não achas?
Penso que me estás a interpretar mal, não quero ser o maior da minha rua, mas afinal quando mudamos, muda-se para melhor (eu pelo menos penso assim)e eu para comprar outro punto com metade da idade do meu, mais vale estar quieto e guardar o dinheiro para algo que se goste.
De momento estou a fazer estágio profissional e concerteza sabes o que se ganha. Daqui a uns tempos, espero estar a ganhar mais uns trocos, ou pelo menos ter algo fixo.
O fazer revisões de 6 em 6 mil ou de 10 em 10mil, não se prende com o facto de andar a contar as moedas dos bolsos, mas sim ter algo que se goste e se os intervalos de manutenção forem maiores será melhor, não achas?
Penso que me estás a interpretar mal, não quero ser o maior da minha rua, mas afinal quando mudamos, muda-se para melhor (eu pelo menos penso assim)e eu para comprar outro punto com metade da idade do meu, mais vale estar quieto e guardar o dinheiro para algo que se goste.
Não fiques zangado comigo, muito possivelmente no teu caso também não sabia o que fazer.
Falei só porque com 5.000€ não compras nenhuma mota de sonho, só isso.
Com o carro, parece também claro que gastas o dinheiro e ficas "igual"...
Como não queres pagar prestações... realmente sobra-te guardar o dinheiro e juntar mais.
Como já disseram aqui, uma moto nunca é uma compra racional
Isso também me parece algo muito pouco racional.... quer queiramos quer não esse carro é um charuto e daqui a poucos anos a única saida é o abate... Uma moto com boa imagem no mercado, compra-se hoje por 3500€ e daqui a uns bons anos ainda se vende por 2000 e tais.
Exemplo concreto: Uma transalp de 1990 foi agora vendida no meu convessionário por 2400€... com 20 anos!
Não fiques zangado comigo, muito possivelmente no teu caso também não sabia o que fazer.
Falei só porque com 5.000€ não compras nenhuma mota de sonho, só isso.
Com o carro, parece também claro que gastas o dinheiro e ficas "igual"...
Como não queres pagar prestações... realmente sobra-te guardar o dinheiro e juntar mais.
Não estou zangado, afinal acho que é para ter uma discussão saudável, com os seus prós e contras .
É como digo, crédito ponho para já de parte. Com 5000€ já se compram muitas motas, depende é das necessidades de cada um. Não sou daqueles que compram uma 1000RR só para andar nos FDS de verão para ir mostrá-la ao café e andar a 20km/h .
E para o uso que lhe iria dar já comprava uma boa mota por esse valor.
Isso também me parece algo muito pouco racional.... quer queiramos quer não esse carro é um charuto e daqui a poucos anos a única saida é o abate... Uma moto com boa imagem no mercado, compra-se hoje por 3500€ e daqui a uns bons anos ainda se vende por 2000 e tais.
Exemplo concreto: Uma transalp de 1990 foi agora vendida no meu convessionário por 2400€... com 20 anos!
Estou completamente de acordo, não é o caso de mostrar ao amigo que tenho um carro melhor que o dele, mas comprar um carro desses nunca o faria. Preconceito? Fica ao critério de cada um .
Outra coisa que vejo nas motas, é que ao terem uma certa idade o preço estagna, veja-se o caso dessa transalp. Mas a verdade é que se continuam a vender, e esse é um dos exemplos!
taberneiro boas se te meteres na mota, mete-te com o coração, pois tem os seus prós e contras.
Neste momento ia-te dar mais jeito devido ao efeito monetário, consegues consumos baixos de ajustares o punho e não caires na tentação
Vais ter manutenções quase de certeza de intervalos menores, não te esqueceres que se tiver corrente tens de fazer muitas das vezes a lubrificação e se andares a chuva então, os pneus são mais caros... e duram menos.
Agora também é verdade, se tiveres um grande gosto pelas Naked´s vai para lá, mas lembra-te que vais sofrer mais com o vento
Tenta ver o que te mexe mais um trail ou uma naked.
Agira pensa que se pensares na mota, não vais tar a cortar totalmente em despesas, certamente vais conseguir conciliar as despesas que irias ter em comprar um carro agora, mas podes vir a ter um grande sorriso se gostares mm de andar de mota
taberneiro boas se te meteres na mota, mete-te com o coração, pois tem os seus prós e contras.
Neste momento ia-te dar mais jeito devido ao efeito monetário, consegues consumos baixos de ajustares o punho e não caires na tentação
Vais ter manutenções quase de certeza de intervalos menores, não te esqueceres que se tiver corrente tens de fazer muitas das vezes a lubrificação e se andares a chuva então, os pneus são mais caros... e duram menos.
Agora também é verdade, se tiveres um grande gosto pelas Naked´s vai para lá, mas lembra-te que vais sofrer mais com o vento
Tenta ver o que te mexe mais um trail ou uma naked.
Agira pensa que se pensares na mota, não vais tar a cortar totalmente em despesas, certamente vais conseguir conciliar as despesas que irias ter em comprar um carro agora, mas podes vir a ter um grande sorriso se gostares mm de andar de mota
Os consumos penso serem ela por ela, relativamente ao carro que tenho.
Tenho uma Dtr 125, só que não é mota para o dia a dia, tanto pelo consumo de gasolina e óleo, como pelo belo cheiro que fica na roupa. Ando com ela a 100-110km/h sem massacrar muito, daí achar que com uma naked deve haver mais algum conforto.
Não tenho intenções de andar com chuva, afinal para isso é que ficava com o carro.
Se o carro é para mais 2 ou 3 anos, eu mantinha-me de Punto 75. Mesmo que alguma coisa dê para o torto, facilmente se arranjam peças na sucata e reparações nesse carro nunca são muuuiitoo dispendiosas.
Só mudava de opinião se achasse que o carro estava mesmo a dar o berro. E mesmo nesse caso ia buscar um Punto/Clio aí de 2003/2004, mais recentes.
Com 5mil euros, já compras uma grande moto, tem é de se procurar.
Aliás pouco mais de 5 (mas na casa dos 5),o Antero vendia a Hornet 600 novinha ainda nem matriculada (várias unidades).
Já compras uma Varadero de 03/04 com menos de 10mil km´s (podemos considerá-la semi-nova, apesar dos anos).
Moto de sonho? Depende do sonho, mas com 5 mil compras uma Ducati 695 (ainda modelo actual).
Uma RR, na boa, uma 600 de 05 com menos de 10mil km´s, encontras paletas delas.
Já que não és novo nestas andanças, terás de escolher um estilo, se for para andar muitos km´s e não te preocupas TTTTTTTTTanto com os consumos, vai para uma Varadero (ou do género), médias de 6.5L, mas se quiseres andar mais "rápido", vai para uma 600 semi-carenada ou naked, se é rápido, vai para uma 600 RR,se não te importas com a velocidade, vai para uma acelera 250, ou uma cbf250 que bebe 3L/100km.
Com 5mil euros, já compras uma grande moto, tem é de se procurar.
Aliás pouco mais de 5 (mas na casa dos 5),o Antero vendia a Hornet 600 novinha ainda nem matriculada (várias unidades).
Já compras uma Varadero de 03/04 com menos de 10mil km´s (podemos considerá-la semi-nova, apesar dos anos).
Moto de sonho? Depende do sonho, mas com 5 mil compras uma Ducati 695 (ainda modelo actual).
Uma RR, na boa, uma 600 de 05 com menos de 10mil km´s, encontras paletas delas.
Já que não és novo nestas andanças, terás de escolher um estilo, se for para andar muitos km´s e não te preocupas TTTTTTTTTanto com os consumos, vai para uma Varadero (ou do género), médias de 6.5L, mas se quiseres andar mais "rápido", vai para uma 600 semi-carenada ou naked, se é rápido, vai para uma 600 RR,se não te importas com a velocidade, vai para uma acelera 250, ou uma cbf250 que bebe 3L/100km.
A Varadero, principalmente as primeiras versões de carburador, eram conhecidas por serem motos completamente bêbadas.
E depois uma 1000 tem um selo muito mais elevado, um seguro maior, revisões mais caras...
Há que pensar bem.
Com 5mil euros, já compras uma grande moto, tem é de se procurar.
Aliás pouco mais de 5 (mas na casa dos 5),o Antero vendia a Hornet 600 novinha ainda nem matriculada (várias unidades).
Já compras uma Varadero de 03/04 com menos de 10mil km´s (podemos considerá-la semi-nova, apesar dos anos).
Moto de sonho? Depende do sonho, mas com 5 mil compras uma Ducati 695 (ainda modelo actual).
Uma RR, na boa, uma 600 de 05 com menos de 10mil km´s, encontras paletas delas.
Já que não és novo nestas andanças, terás de escolher um estilo, se for para andar muitos km´s e não te preocupas TTTTTTTTTanto com os consumos, vai para uma Varadero (ou do género), médias de 6.5L, mas se quiseres andar mais "rápido", vai para uma 600 semi-carenada ou naked, se é rápido, vai para uma 600 RR,se não te importas com a velocidade, vai para uma acelera 250, ou uma cbf250 que bebe 3L/100km.
É onde quero chegar, pois com 5mil ou até menos compram-se boas motas, o que já não acontece com um carro (mas depende do que cada um procura).
Uma RR não é o que procuro, mas se comprasse usada ou conhecida ou nova... É incrivel o que vejo certo pessoal fazer a estas motas. Não é que noutros estilos de mota não aconteça o mesmo, mas não é tão vulgar acho eu.
A Varadero é uma sra. mota, mas de económico acho que não tem nada, e para o dia a dia não é o que procuro.
Carro para os piores dias mau tempo etc mas no resto mota .. arranjas lugar com facilidade , consegues fugir do transito , menores consumos enfim so vantagens.. as unicas desvantagens que vejo é a menor segurança face a um carro e não vais tao confortavel como num carro de resto..
Estive a ler melhor o tópico e não tinha percebido que o carro que tens ainda está em bom estado.
Não queres é sobrecarrega-lo com muuuuitos km's em utilização intensiva.
Assim sendo, acho mesmo boa opção a mota.
Ficas com o carro para os dias/ocasiões em que não queres/convém andares na mota.
Em relação à mota própriamente dita, acho que é como nos carros.
Sabemos o que precisamos (racional) e sabemos o que queremos (coração).
Muitas vezes o que precisamos não vai de encontro ao que queremos.
Tenta juntar o melhor dos dois mundos, mas o coração costuma falar mais alto e, se não lhedermos ouvidos, os remorsos aparecem e são quase insuportáveis.
Ter de pensar "epá devia era ter comprado a mota X... gostava muito mais daquela do que desta..."
E isso não é nada bom.
Como te disse anteriormente, acho que com uma Maxiscooter ficavas bem servido, mas se não estás para aí virado, é para esquecer.
Mediante os percursos que fazes procurava uma com alguma protecção aerodinamica e que tivesse um posição de condução confortável.
De momento não estou a ver opções mas vou ver isso melhor.
Carro para os piores dias mau tempo etc mas no resto mota .. arranjas lugar com facilidade , consegues fugir do transito , menores consumos enfim so vantagens.. as unicas desvantagens que vejo é a menor segurança face a um carro e não vais tao confortavel como num carro de resto..
Estive a ler melhor o tópico e não tinha percebido que o carro que tens ainda está em bom estado.
Não queres é sobrecarrega-lo com muuuuitos km's em utilização intensiva.
Assim sendo, acho mesmo boa opção a mota.
Ficas com o carro para os dias/ocasiões em que não queres/convém andares na mota.
Em relação à mota própriamente dita, acho que é como nos carros.
Sabemos o que precisamos (racional) e sabemos o que queremos (coração).
Muitas vezes o que precisamos não vai de encontro ao que queremos.
Tenta juntar o melhor dos dois mundos, mas o coração costuma falar mais alto e, se não lhedermos ouvidos, os remorsos aparecem e são quase insuportáveis.
Ter de pensar "epá devia era ter comprado a mota X... gostava muito mais daquela do que desta..."
E isso não é nada bom.
Como te disse anteriormente, acho que com uma Maxiscooter ficavas bem servido, mas se não estás para aí virado, é para esquecer.
Mediante os percursos que fazes procurava uma com alguma protecção aerodinamica e que tivesse um posição de condução confortável.
De momento não estou a ver opções mas vou ver isso melhor.
Lol, sim Agent, é mesmo isso. O carro não está completamente podre, e não dá chatices até haver.
A mota seria para fazer uma utilização partilhada com o carro, agora o tipo de mota é que é mais complicado. Nunca andei de maxiscooter, até pode ser muito bom, mas a verdade é que os olhos também comem.
É verdade é obrigatorio mesmo comprares o equipamento todo de segurança!! Ontem fiz uma viagem numa mota de cross cerca de 80 kms em estrada até chegar a zona de mato que queria andar e fui tipo na maior ou seja capacete de cross sem os oculos t shirt e isso.. azar no caminho apanhei chuva ia morrendo de frio e a chuva parecia balas por isso equipamento todinho!! e claro que em caso de queda pode fazer a diferença!
Como aqui há pessoal do mundo das 2 rodas, gostaria de saber a V. opinião.
O meu actual carro (Punto 75 de 94) já acusa o passar dos anos, mas ainda não me deixou ficar mal. A questão é que fui fazer a IPO, não teve nenhuma anotação, mas fiz 22mk com ele no último ano e vai ser este o ritmo dele durante os próximos tempos.
Andei a ver substitutos, mas os preços que pedem por usados deixam-me e para além disso ou mando o meu "dado" para a sucata ou "dou-o" a um comerciante.
Agora entra a parte da mota, no meio disto poderia comprar uma mota nova ou semi nova muito mais barata ( a PP) do que o carro com uns anos, e daqui a 2-3 anos quando tiver alguns €€ comprar um carro minimamente novo.
O que acham que devo fazer?
-Deixar a mota de lado e comprar um carro com uns anos?
-Comprar uma mota e ter 2 meios de transporte disponíveis?
-Andar com o carro até rebentar?
Sugestões aceitam.se
O tipo de motas para que estás a apontar são tudo menos opções racionais e/ou baratas.
Numa mota tens uma panóplia de custos elevados inerentes, desde distribuição (corrente, pinhão de ataque, cremalheira), a pastilhas (não duram metade das de um carro e são mais caras), pneus (também duram pouco), impostos, mais filtros (que não tens tanto da concorrência), etc.
A isto juntas o facto de que a chover é um péssimo veículo por todos os motivos e mais alguns.
Para finalizar, fazes estradas nacionais e não tens problemas de estacionamento.
O meu conselho:
- Se és um apaixonado por motas, força nisso. Vai-te sair muito mais caro do que andar com o Punto, mas quem corre por gosto não cansa.
O tipo de motas para que estás a apontar são tudo menos opções racionais e/ou baratas.
Numa mota tens uma panóplia de custos elevados inerentes, desde distribuição (corrente, pinhão de ataque, cremalheira), a pastilhas (não duram metade das de um carro e são mais caras), pneus (também duram pouco), impostos, mais filtros (que não tens tanto da concorrência), etc.
A isto juntas o facto de que a chover é um péssimo veículo por todos os motivos e mais alguns.
Para finalizar, fazes estradas nacionais e não tens problemas de estacionamento.
O meu conselho:
- Se és um apaixonado por motas, força nisso. Vai-te sair muito mais caro do que andar com o Punto, mas quem corre por gosto não cansa.
- Se é pela racionalidade, esquece a mota!
Não acrescento muito a isto!
Mas mantendo o Punto para os dias maus e pensando ainda um pouco em termos de racionalidade, só estou a ver aí uma CBF125 que gasta cerca de 2,2L/100km.
E por ser 125cc não paga selo e tem um seguro barato e manutenção também em conta.
De resto, daí para cima é para gastares mais em relação à situação em que estás neste momento.
Já agora quantos kms tem actualmente o Punto 75?
Em estrada até são carros económicos.
Ainda este fds fiz 280km num Punto Sport 1.2 16v de 80cv com 3 pessoas a bordo, mala cheia e fez um consumo médio de 5,65L/100km e ainda se usou o AC durante alguns kms.
Eu acho que tu querias ter uma mota e estás a dar a desculpa do carro estar a ficar velho. Se queres mesmo uma mota, força, mas o mais económico é continuares a usar o Punto todos os dias.
Na minha opinião deves arriscar andar com o carro até ele berrar. Depois via-se. O carro como é velho qualquer "trolha" mexe nele e arranja-o. Em Portugal até nem fica caro se for preciso reparar o motor.
Se queres mesmo a mota, tens aí uma boa desculpa para te ajudar a decidir!
É onde quero chegar, pois com 5mil ou até menos compram-se boas motas, o que já não acontece com um carro (mas depende do que cada um procura).
Uma RR não é o que procuro, mas se comprasse usada ou conhecida ou nova... É incrivel o que vejo certo pessoal fazer a estas motas. Não é que noutros estilos de mota não aconteça o mesmo, mas não é tão vulgar acho eu.
A Varadero é uma sra. mota, mas de económico acho que não tem nada, e para o dia a dia não é o que procuro.
Já agora, quem é esse Antero?
O Antero é representante oficial da Yamaha/Suzuki/Bmw (Já foi da Honda).
Atenção que a Varadero para o dia-a-dia mete no bolso uma Cbf250, (excepto nos consumos) curioso que á 1ª vista parece o contrário.
Tenta ir para uma cbf600s, fazer, etc, acho que é o que procuras, MAS aconcelho experimentares as motos, hã sempre aquela que melhor se adapta a ti.
Mas mantendo o Punto para os dias maus e pensando ainda um pouco em termos de racionalidade, só estou a ver aí uma CBF125 que gasta cerca de 2,2L/100km.
E por ser 125cc não paga selo e tem um seguro barato e manutenção também em conta.
De resto, daí para cima é para gastares mais em relação à situação em que estás neste momento.
Já agora quantos kms tem actualmente o Punto 75?
Em estrada até são carros económicos.
Ainda este fds fiz 280km num Punto Sport 1.2 16v de 80cv com 3 pessoas a bordo, mala cheia e fez um consumo médio de 5,65L/100km e ainda se usou o AC durante alguns kms.
O problema aqui é que para quem realmente gosta de motas, e fazer 70km diários em nacional numa CBF125 deve ser chato, porque aquilo parece um andarilho, está mais susceptível a ventos laterais e cenas do género. Penso que se ia aborrecer mais rapidamente, pelo menos falo por mim.
O problema aqui é que para quem realmente gosta de motas, e fazer 70km diários em nacional numa CBF125 deve ser chato, porque aquilo parece um andarilho, está mais susceptível a ventos laterais e cenas do género. Penso que se ia aborrecer mais rapidamente, pelo menos falo por mim.
Compreendo.
Mas como foi referido "A maior parte do trajecto é EN, mas com muitas zonas de 50km/h e semáforos de controlo de velocidade" penso que servia bem dado que se pensa na economia.
Se é para se tirar prazer...aí que esqueça a economia.
Para quem está habituado a andar de DTR passar para uma 125 a 4 tempos é como passar de uma DTR para uma LC kitada a 80cc. Ou seja de cavalo para burro.
Mesmo uma 250cc 4 tempos será mais lenta que a DTR.
No minimo uma Bandit 400 (mas fruto da sua antiguidade torna se dificil encontrar uma em condições).
Penso que a moto ideal terá mais de 400cc e menos de 750cc (a partir daqui já é por capricho, e o imposto de selo é bem mais caro).
Comentário