Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que dizia a imprensa em 96 sobre o civic VTI ..

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
    Chiça a conversa da barra estabilizadora já vai longa.
    Eu só falei dela porque foi o que me pareceu (que não tinha) desde logo pela forma como a traseira se comporta. Tive oportunidade de fazer um test drive a um EK3 (4p) e pareceu me mesmo não ter a tal barra, mas o teu sendo a versão made in UK talvez até tenha.

    btw quando tiver com o Ek3 irei mesmo confirmar se tem ou não.
    fernando, eu não coloco em causa que o EK3 não tenha.
    Pelo que vejo, o MA8 teve.
    Só queria que me provassem o contrário.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
      Bem, entretanto já vi também algumas discussões relativas ao setup deste VTI.

      O VTI (e atenção que estou a falar do japonês, que é o referido no teste, e não do inglês) tem de diferenças relativo ao 1.4 e 1.5 uma barra estabilizadora dianteira mais grossa (salvo erro são 2mm), barra estabilizadora traseira (os outros não têm), travão de disco atrás (os outros também não têm) e discos maiores à frente (relativamente ao 1.4, são iguais aos do 1.5).

      As molas também são diferentes, de taragem mais rija (têm um Part Number diferente).

      Mas as diferenças não contribuem para um comportamento demarcadamente melhor do que nos 1.4 ou 1.5, sinceramente.

      Quanto ao facto de o Civic 1.4 inglês ter ou não barra estabilizadora traseira, não me sei pronunciar, apenas alerto que essas imagens de Haynes e etc muitas vezes são genéricas, e podem ter elementos que não eram comercializados nesse modelo, ou que podem variar de país para país.
      Nunca vi o manual da Haynes não ser específico no que toca a estas coisas, principalmente em esquemas.

      Aliás, até gostava de ver como são os Rover 400.

      Comentário


        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
        fapoc, nunca levo nada a mal quando não são arrogantes.
        Eu garanto que o meu tem, pois já a vi.
        Garanto também que no manual da haynes tem lá no esquema a barra.
        Não sei se estás familiarizado com estes manuais, mas quando um acessório é opcional ou faz parte dalguma versão mais evoluida, eles incluem vários esquemas, desde as versões básicas às mais evoluidas.

        O carro em questão pertenceu, antes do meu pai, a uma senhora que o comprou em '95. O carro não tem nenhuma modificação que fuja à origem do modelo e nem se pode dizer que tenha sido bem tratado ao longo do tempo que o teve.
        Qual é a probabilidade desta senhora ter colocado uma barra estabilizadora?

        Por último, no site da OSCARO, se formos a este modelo encontramos lá a dita barra.

        Apesar de tudo, ao contrário de outros, não pretendo fazer verdades absolutas.
        Só quero é que me provem que estou errado, quando tenho 3 provas que sustentam em que como este carro veio assim de origem.
        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
        Está entendido, desde que deixes de se rmal educado e prepotente, pelo menos comigo, já que não és ninguém para me falar dessa forma, entendido?

        BTW, confirmei hoje que o meu tem BE.
        Fia-te nas tuas revistas, que eu fio-me no manual da Haynes, o qual tenho em muito boa conta.
        Meu caro, tu ficaste muito melindrado com o facto de eu apenas ter feito um quote a um post teu e ter dito...Mas não tem...

        Caiu-te mal, contudo fizeste a interpretação que bem entendeste, acusando-me de prepotência...e falando em humildade e boa educação, sem que eu tenha falado contigo de forma especial. Limitei-me a responder...secalhar precisavas de um smile...temos pena.

        Visto isto, decidi dar-te um cheirinho do ser prepotente...e continuo a dizer-te, o teu carro não tem barra estabilizadora de origem, quer do queiras quer não, esperneia o que quiseres mas não tem...

        Se alguém a pôs isso é outra história...dei-me ao trabalho de perguntar ontem a mecânico que muitos aqui do fórum conhecem...Sr. Carlos um tal de guru dos Hondas , liguei-lhe e perguntei quais os Civic's 3, 4 e 5p que tinham Barra estabilizadora traseira....resposta simples: Só os VTI

        Aliás dei-me inclusivé ao trabalho de ter pesquisado em fóruns Honda e todos dizem o mesmo.

        Agora e para pôr fim a esta palhaçada, o Civic MA8 não trás barra estabilizadora traseira.
        Editado pela última vez por RuiSoad; 03 June 2010, 20:05.

        Comentário


          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
          Meu caro, tu ficaste muito melindrado com o facto de eu apenas ter feito um quote a um post teu e ter dito...Mas não tem...

          Caiu-te mal, contudo fizeste a interpretação que bem entendeste, acusando-me de prepotência...e falando em humildade e boa educação, sem que eu tenha falado contigo de forma especial. Limitei-me a responder...secalhar precisavas de um smile...temos pena.

          Visto isto, decidi dar-te um cheirinho do ser prepotente...e continuo a dizer-te, o teu carro não tem barra estabilizadora de origem, quer do queiras quer não, esperneia o que quiseres mas não tem...

          Se alguém a pôs isso é outra história...dei-me ao trabalho de perguntar ontem a mecânico que muitos aqui do fórum conhecem...Sr. Carlos um tal de guru dos Hondas , liguei-lhe e perguntei quais os Civic's 3, 4 e 5p que tinham Barra estabilizadora traseira....resposta simples: Só os VTI

          Aliás dei-me inclusivé ao trabalho de ter pesquisado em fóruns Honda e todos dizem o mesmo.

          Agora e para pôr fim a esta palhaçada, o Civic MA8 não trás barra estabilizadora traseira.
          Esta conversa de facto já cheira mal.
          A tua prepotência é apanágio teu, não foi de agora.
          O facto de teres perguntado ao teu mecânico e ires a foruns só prova que afinal de contas não estavas tão seguro quanto à tua sabedoria.
          Quem diria, já que da forma como falaste parecia que tinhas 100% de certezas.

          Se o MA não tem, então de facto foi colocado no meu uma BE, mas todos os factos concretos que apresentei apontavam para que tivesse de origem.
          Nunca me provaste nada, a não ser a tua revista.
          Se me tivesses dito que já te tinhas posto debaixo dum MA8 e não a tivesses visto, aí teria de certeza acredita em ti porque normalmente confio nas pessoas, aidna que estejamos num forum virtual.
          Ainda mais, disseste-me para me colocar debaixo do meu, o qual fiz e e provou o que disse.
          Coincidência, ou não, estavas sem querer a dar-me razão.
          Como disse noutro tópico, gosto de saber e por norma acredito no que me dizem, quando não tenho provas em contrário.

          Já agora e por último, acredita que não fiquei melindrado!
          Se calhar deveria ter colocado smile nos posts...temos pena.

          EDIT - fim da conversa

          Comentário


            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
            Esta conversa de facto já cheira mal.
            A tua prepotência é apanágio teu, não foi de agora.
            O facto de teres perguntado ao teu mecânico e ires a foruns só prova que afinal de contas não estavas tão seguro quanto à tua sabedoria.
            Quem diria, já que da forma como falaste parecia que tinhas 100% de certezas.

            Se o MA não tem, então de facto foi colocado no meu uma BE, mas todos os factos concretos que apresentei apontavam para que tivesse de origem.
            Nunca me provaste nada, a não ser a tua revista.
            Se me tivesses dito que já te tinhas posto debaixo dum MA8 e não a tivesses visto, aí teria de certeza acredita em ti porque normalmente confio nas pessoas, aidna que estejamos num forum virtual.
            Ainda mais, disseste-me para me colocar debaixo do meu, o qual fiz e e provou o que disse.
            Coincidência, ou não, estavas sem querer a dar-me razão.
            Como disse noutro tópico, gosto de saber e por norma acredito no que me dizem, quando não tenho provas em contrário.

            Já agora e por último, acredita que não fiquei melindrado!
            Se calhar deveria ter colocado smile nos posts...temos pena.

            EDIT - fim da conversa

            Anda lá um bocadinho para trás nas páginas e verás que disse que já tinha visto que não tinha. Secalhar, é porque já vi um MA8 em cima de um elevador...aliás procuro no tópicodo EK3 que conto lá isso...estava eu na oficina e entrou um MA8 que foi posto no elevador porque tinha a suspensão em baixo.

            Mas adiante que não gosto de chorões

            Comentário


              Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
              Anda lá um bocadinho para trás nas páginas e verás que disse que já tinha visto que não tinha. Secalhar, é porque já vi um MA8 em cima de um elevador...aliás procuro no tópicodo EK3 que conto lá isso...estava eu na oficina e entrou um MA8 que foi posto no elevador porque tinha a suspensão em baixo.

              Mas adiante que não gosto de chorões
              Já te disse várias vezes que comigo não viras o bico ao prego.
              Não amues, Rui.
              Se há aqui chorão, és tu.
              Agora vou passar a utilizar muitos smiles para perceberes bem os meus posts e para que entendas quando estou melindrado e a chorar.

              A conversa já tem muito pouco sumo, mas foi interessante.

              Não voltarei a este tópico.

              Comentário


                Quanto ao VTi não tenho conhecimento, mas em relação ao iVT, seja ele Civic ou CRX, garantidamente que irá ser considerado um clássico daqui a uns anos. Tenho um seguro com um prémio anual no valor de 67.5€ com tudo incluído, sem limite de km nem nada, devido a isto mesmo, porque se enquadra na categoria de pré-clássico..

                Acho deveras estranho essa velocidade de ponta verificada. Poderá-se justificar talvez pela pouca rodagem do motor. É que todos os VTi que testei até hoje com GPS, em plano, deram muito aproximadamente os valores declarados pela marca. Uma diferença de 10km/h é muito.

                Estou a ver comparações com outros veículos de segmentos diferentes. Não nos podemos esquecer de uma coisa, um veículo de dimensões mais generosas como o VTi, dificilmente poderá ser tão ágil como veículo do segmento abaixo. A distância entre eixos, peso, etc têm uma palavra a dizer neste campo. Em curvas lentas um veículo mais leve e curto por norma (claro que há excepções) tem clara vantagem. Já em curvas largas a história é diferente e aí o VTi demonstra as suas qualidades.

                Não nos podemos esquecer de um grande trunfo destes motores. Relação performance/consumo. É um motor que em andamentos normais gasta pouco mas quando é solicitado está lá.

                Estou admirado é ainda não ter vindo à baila a história do costume sobre o sistema VTEC.. o "abrir" do VTEC, o "ligar" do VTEC

                Para quem não sabe, estes motores, sem tecnologia VTEC, teriam exactamente os mesmos 160cv, só que seriam motores extremamente pontudos, coisa que o VTEC elimina por completo. Estes motores a partir das 3000RPM tem uma percentagem altissima do binário máximo que apesar de o pico ser atingido lá para cima, cá em baixo aparece praticamente todo.

                Quem quiser que acredite, mas estes são dos motores mais lineares alguma vez já feitos, sobem de RPM com uma linearidade extrema, não se notando praticamente quebra nem ganho nenhum ao longo das RPM. Nota-se um ganho muito ligeiro por volta das 5500RPM, mas ninguém pense que é com um turbo ou algo do género, é mesmo uma coisa soft.

                Já que falam tanto em TD´s, estes sim, estão longe de disponibilizar algum prazer na sua condução, nada lineares

                Comentário


                  O motor é linear porque o binário em cada regime é sempre igual. E sim, não notei o VTEC a abrir, e pode-se dizer abrir porque há uma abertura maior de valvulas quando o vtec é accionado electronicamente na cam.

                  Se não houvesse VTEC, o motor ficaria assim:
                  YouTube - GSR with Toda VTEC Killers

                  Grande abertura de valvulas para low revs. Sick sound melhor só mesmo o 787b

                  Comentário


                    DoubleM101 a diferença que se sente as 5500rpm no 1.6 VTI não é assim tão soft tão soft como dizes

                    YouTube - test new camera Honda Civic vti ek4 ferio 1.6l vtec b16a2

                    É a variaçao de abertura das valvulas mais agressiva dentro do género, nem o Mivec nem o VVT-i que são tecnologias da mesma semelhança sentem-se com a mesma agressividade que o VTEC

                    Comentário


                      Sentir, sente-se, mas não é tão "hard" como possa transparecer. Nota-se um impulso extra e a sensação de continuar cada vez com mais fulgor onde a maior parte dos outros "morrem" dá um gozo tremendo.

                      Mas muitas das vezes dá uma sensação errada, por causa na mudança no barulhinho no ponto de crossover, como é o caso desse video. Esse Civic até aposto que não tem a admissão de origem. O barulho metálico é inconfundível. Eles de origem não fazem esse ronco.. Mas pronto, por vezes as gravações enganam

                      Eu tenho um B16A1 em que o crossover até é mais agressivo que o próprio B16A2 e de longe é comparável por exemplo à potência extra de um turbo mesmo de baixa pressão

                      Eu à uns anos atrás até fiz um video com uma reprise em 3ª desde as 1500RPM até às 8000RPM só para poder visualizar a progressão linear da subida de RPM..

                      http://www.youtube.com/watch?v=_jmG-hiP_H4
                      Editado pela última vez por DoubleM101; 05 June 2010, 17:00.

                      Comentário


                        O meu Alfa (como todos os Twin Spark 8v e 16v) tem um dispositivo - variador de fase - com uma função análoga à do VTEC e de facto nota-se bem a diferença na roda das 4300rpm. Fica mais forte e segue sempre assim até ao red-line.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post

                          Eu à uns anos atrás até fiz um video com uma reprise em 3ª desde as 1500RPM até às 8000RPM só para poder visualizar a progressão linear da subida de RPM..

                          YouTube - Honda Civic i-VT EE9 30-150 in 3th gear
                          Que kick sensacional

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                            Sentir, sente-se, mas não é tão "hard" como possa transparecer. Nota-se um impulso extra e a sensação de continuar cada vez com mais fulgor onde a maior parte dos outros "morrem" dá um gozo tremendo.

                            Mas muitas das vezes dá uma sensação errada, por causa na mudança no barulhinho no ponto de crossover, como é o caso desse video. Esse Civic até aposto que não tem a admissão de origem. O barulho metálico é inconfundível. Eles de origem não fazem esse ronco.. Mas pronto, por vezes as gravações enganam

                            Eu tenho um B16A1 em que o crossover até é mais agressivo que o próprio B16A2 e de longe é comparável por exemplo à potência extra de um turbo mesmo de baixa pressão

                            Eu à uns anos atrás até fiz um video com uma reprise em 3ª desde as 1500RPM até às 8000RPM só para poder visualizar a progressão linear da subida de RPM..

                            YouTube - Honda Civic i-VT EE9 30-150 in 3th gear
                            É, às vezes oiço o pessoal a dizer que o vtec mais agressivo é mesmo o do IVT
                            Editado pela última vez por kpt; 05 June 2010, 17:35.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                              Tava a gozar e nem respondi, foi por causa deste post que eu perguntei que carro era:





                              Tá bom ou não ?
                              Se estás à espera que eu responda mesmo que carro ele tem podes esperar sentado... ele se quiser dizer diz, simples como isso.

                              Comentário


                                Ora boas a todos, esperei 3 dias pela aprovação do registo apenas porque queria deixar neste tópico o meu testemunho.
                                Tenho um Civic EK4 Vti(sedan) há 10 anos, e primeiro gostava de falar dos problemas que já(não) me deu:

                                - 1 ponteira de transmissão do lado esquerdo(que desconfio ter ficado mordida no unico toque que o carro sofreu, e que acabou por morrer perto dos 200.000)
                                - 1 lâmpada do cinzeiro, porque azelhice minha.

                                E pronto, em avarias resume-se a isso.
                                Tem 275.000km agora, e andar nele agora ou no dia que o comprei é basicamente o mesmo.
                                Sei que já está a precisar de uns tirantes na direcção que já acusam desgaste, e a embraiagem já não deve durar muito pois já pega muito acima.

                                Consigo fazer 7 litros/100 sem por isso andar a pastar, e pouco mais de 11L/100 com 5 pessoas a 180->200(médias feitas a atestar, andar 100km e atestar novamente).

                                Tendo em conta que o comprei há 10 anos, por 10.000€ na altura, não me parece ter feito mau negócio de todo.
                                Há 3 anos dei-lhe um banho de pintura por iniciativa própria, por ser carro de rua e andar em lisboa todos os dias(toques do costume que não foi ninguém).

                                Opinião sincera: Tenho outro carro, e não fosse o vti custar tanto em usado actualmente, trocava-o o outro carro que tenho, a diesel, por outro vti, isto demonstra o quão satisfeito estou com ele.
                                Tendo trabalhado desde os 15 aos 24 anos em oficinas, mais contente ainda fico(ao ter conhecimento de causa das avarias comuns nos carros supostamente bons que por aí circulam)


                                Relativamente à velocidade máxima anunciada aqui, é falaciosa.(como de resto muito do que se vê escrito em portugal por supostos profissionais é hipócrita, o que nuns carros é um ponto a favor, noutros é um ponto contra, mas isso era pano para mangas, nem vale a pena esmiuçar, mas façam lá um flashback e vejam se já não ouviram/leram isto:

                                - A sonoridade do motor é excelente, viciante!
                                - Má Insonoridade

                                Nota: estavam a ser avaliados carros desportivos
                                Basta estarem atentos...)


                                Como disse acima, a velocidade máxima é falsa, comprovado por mim várias vezes a cronómetro(160km/h tenho erro 0, com jantes 17", a 4ª corta perto dos 190km/h, isto a subir a serra dos candeeiros...e depois ainda tenho a 5ª, que como quem tem carros destes sabe, ainda tem muito para dar.)

                                Se pesquisarem melhor verão várias reviews estrangeiras a apontar para os cerca de 215km/h para a versão hatchback, e cerca de 220km/h para a versão sedan. Juntem-lhe a isto uma ligeira descida(tipo ponte Vasco da Gama ou várias zonas das A1/A2) e certamente se compreende porque dizem que anda tanto.

                                Fica aqui 2 vídeos: Civic VTi EG9 top speed B16A2 - YouTube http://www.youtube.com/watch?v=TbYb8MBkpcc (não são meus), mas há muitos do género... o meu quadrante é laranja(igual ao 2º video), mas como tenho jantes maiores quando o ponteiro fica na vertical ainda vai nas 8000/8100rpm.

                                É mau para um 1.6? Passados uns 20 anos desde que saiu, ainda deve haver poucos 1.6 a fazerem o que esse motor faz, muito menos com a fiabilidade com que o faz.


                                A malta agora gosta é dos VAG tipo locomotivas, não são maus...de origem, depois de mexidos andam sim senhor, mas aí passam a ser uns mealheiros ambulantes, tanto em consumos como em fiabilidade.


                                Foram só os meus 5 cêntimos para a thread, para quem eventualmente esteja a pensar comprar um VTI não ficar logo demovido.
                                Foram, são e continuarão a ser grandes máquinas, daí terem tantos haters.
                                Editado pela última vez por vascorama; 04 September 2012, 00:47.

                                Comentário


                                  Concordo plenamente com o teu post , nao bebem tantoooooo como por ai falam , é gasolina é mau .

                                  Agora meter um turbo nisso poucos eram os que conseguiam acompanhar

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                    Concordo plenamente com o teu post , nao bebem tantoooooo como por ai falam , é gasolina é mau .

                                    Agora meter um turbo nisso poucos eram os que conseguiam acompanhar
                                    Mas achas que vale a pena meter um turbo num carro desses ? perde todo o interesse e ainda implica um investimento muito discutível num carro tão antigo.

                                    Eu apesar de respeitar que haja quem goste de fazer melhoramentos nos carros, não percebo qual o interesse de meter um turbo neste pequeno atmosférico. Há uma infinidade de carros mais interessantes para fazer isso, ou melhor ainda alguns que já são.

                                    Um civic com um turbo e mais uma porrada de cavalos tem que ser todo revisto a nível de suspensões, travões, reforços do chassi, etc. estamos a falar de um carro que está longe de ser um desportivo.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por vascorama Ver Post
                                      Ora boas a todos, esperei 3 dias pela aprovação do registo apenas porque queria deixar neste tópico o meu testemunho.
                                      Tenho um Civic EK4 Vti(sedan) há 10 anos, e primeiro gostava de falar dos problemas que já(não) me deu:

                                      - 1 ponteira de transmissão do lado esquerdo(que desconfio ter ficado mordida no unico toque que o carro sofreu, e que acabou por morrer perto dos 200.000)
                                      - 1 lâmpada do cinzeiro, porque azelhice minha.

                                      E pronto, em avarias resume-se a isso.
                                      Tem 275.000km agora, e andar nele agora ou no dia que o comprei é basicamente o mesmo.
                                      Sei que já está a precisar de uns tirantes na direcção que já acusam desgaste, e a embraiagem já não deve durar muito pois já pega muito acima.

                                      Consigo fazer 7 litros/100 sem por isso andar a pastar, e pouco mais de 11L/100 com 5 pessoas a 180->200(médias feitas a atestar, andar 100km e atestar novamente).

                                      Tendo em conta que o comprei há 10 anos, por 10.000€ na altura, não me parece ter feito mau negócio de todo.
                                      Há 3 anos dei-lhe um banho de pintura por iniciativa própria, por ser carro de rua e andar em lisboa todos os dias(toques do costume que não foi ninguém).

                                      Opinião sincera: Tenho outro carro, e não fosse o vti custar tanto em usado actualmente, trocava-o o outro carro que tenho, a diesel, por outro vti, isto demonstra o quão satisfeito estou com ele.
                                      Tendo trabalhado desde os 15 aos 24 anos em oficinas, mais contente ainda fico(ao ter conhecimento de causa das avarias comuns nos carros supostamente bons que por aí circulam)


                                      Relativamente à velocidade máxima anunciada aqui, é falaciosa.(como de resto muito do que se vê escrito em portugal por supostos profissionais é hipócrita, o que nuns carros é um ponto a favor, noutros é um ponto contra, mas isso era pano para mangas, nem vale a pena esmiuçar, mas façam lá um flashback e vejam se já não ouviram/leram isto:

                                      - A sonoridade do motor é excelente, viciante!
                                      - Má Insonoridade

                                      Nota: estavam a ser avaliados carros desportivos
                                      Basta estarem atentos...)


                                      Como disse acima, a velocidade máxima é falsa, comprovado por mim várias vezes a cronómetro(160km/h tenho erro 0, com jantes 17", a 4ª corta perto dos 190km/h, isto a subir a serra dos candeeiros...e depois ainda tenho a 5ª, que como quem tem carros destes sabe, ainda tem muito para dar.)

                                      Se pesquisarem melhor verão várias reviews estrangeiras a apontar para os cerca de 215km/h para a versão hatchback, e cerca de 220km/h para a versão sedan. Juntem-lhe a isto uma ligeira descida(tipo ponte Vasco da Gama ou várias zonas das A1/A2) e certamente se compreende porque dizem que anda tanto.

                                      Fica aqui 2 vídeos: Civic VTi EG9 top speed B16A2 - YouTube Honda Civic Ek4 Fv Top speed - YouTube (não são meus), mas há muitos do género... o meu quadrante é laranja(igual ao 2º video), mas como tenho jantes maiores quando o ponteiro fica na vertical ainda vai nas 8000/8100rpm.

                                      É mau para um 1.6? Passados uns 20 anos desde que saiu, ainda deve haver poucos 1.6 a fazerem o que esse motor faz, muito menos com a fiabilidade com que o faz.


                                      A malta agora gosta é dos VAG tipo locomotivas, não são maus...de origem, depois de mexidos andam sim senhor, mas aí passam a ser uns mealheiros ambulantes, tanto em consumos como em fiabilidade.


                                      Foram só os meus 5 cêntimos para a thread, para quem eventualmente esteja a pensar comprar um VTI não ficar logo demovido.
                                      Foram, são e continuarão a ser grandes máquinas, daí terem tantos haters.

                                      Bem, valeu a pena o registo e teres desenterrado o tópico para o teu post

                                      Eu tinha um colega meu no trabalho com um eg vti e aquilo era um belo brinquedo, é sem duvida uma grande maquina e se um tivesse muito dificilmente me desfazia dele.

                                      Tive a oportunidade de dar umas voltas no carro e o subir de rotação é algo viciante, tendo eu um carro a gasoleo e pegando num carro a gasolina a fazer 8500 ... enfim, é a loucura.

                                      Mas tem os seus prós e contras.

                                      Eu tenho um Ibiza tdi e sempre houve muita comparação entre civic e vag.

                                      O Civic pode ter um bom motor mas a carroçaria é um desastre, pelo menos o eg. A primeira vez que peguei no civic, com coils e barra aa, fazendo uma rotunda à velocidade que eu faço no meu carro à vontade no civic ia-me virando. Mesmo melhorado em termos de rigidez continuava muito falso ... E ainda me lembro do trabalho que deu para meter um disco de travao de 280 com pincas vindas de um rover quando o meu ibiza de origem já traz 288.

                                      Em termos de construção o civic está mais à frente, interiores impecaveis, sem ruidos parasitas, mesmo num carro rebaixado há anos, o meu estando rebaixado há 2 anos parece uma capoeira.

                                      Mas o grande motivo pelo qual o pessoal inclina-se para os vags é o consumo, incluindo eu, até porque se perguntares a qualquer pessoa que tenham um vag no fundo são todos petrol-heads mas que não há dinheiro para a gota, excepto os maluquinhos que andam com ibizas mexidos a tentar bater civics da amatuzzi.

                                      Um vag mexido nao consome mais que de origem, só com prego a fundo, tanto um tdi com 170cvs e um com 260cvs que conheco ambos consome dentro dos 5.5 num trajecto longo de nacional.




                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Mas achas que vale a pena meter um turbo num carro desses ? perde todo o interesse e ainda implica um investimento muito discutível num carro tão antigo.

                                      Eu apesar de respeitar que haja quem goste de fazer melhoramentos nos carros, não percebo qual o interesse de meter um turbo neste pequeno atmosférico. Há uma infinidade de carros mais interessantes para fazer isso, ou melhor ainda alguns que já são.

                                      Um civic com um turbo e mais uma porrada de cavalos tem que ser todo revisto a nível de suspensões, travões, reforços do chassi, etc. estamos a falar de um carro que está longe de ser um desportivo.
                                      O Civic é um dos melhores motores para turbinar, com quantidade de material que se vende, desde stroker kits, linhas de ic feitos à medida, colectores preparados, injectores com mais debito que é o mais dificil de encontrar, tu para um B16 tens dezenas de kits turbo, compras um kit e tens praticamente tudo, é tipo lego, chegar e montar.

                                      Chamar pequeno atmosférico a um 1.6 com uma potencia especifica de origem de 100cvs/l é um pequeno insulto.

                                      Quanto à carroçaria concordo e já referi até, apesar de o EK ser melhor que o EG, um Vti já de origem é preciso ter cuidado com o pé direito nas curvas quanto mais mexido.

                                      Comentário


                                        E com turbo ainda fica melhor que estes novos TSI

                                        A honda sempre soube fazer motores a gasolina , e mesmo com turbo eles nao vao abaixo , aguentam muito , e faz humilhar muito carro recente a nivel de motor

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por vascorama Ver Post
                                          Ora boas a todos, esperei 3 dias pela aprovação do registo apenas porque queria deixar neste tópico o meu testemunho.


                                          Tenho um Civic EK4 Vti(sedan) há 10 anos, e primeiro gostava de falar dos problemas que já(não) me deu:

                                          - 1 ponteira de transmissão do lado esquerdo(que desconfio ter ficado mordida no unico toque que o carro sofreu, e que acabou por morrer perto dos 200.000)
                                          - 1 lâmpada do cinzeiro, porque azelhice minha.

                                          E pronto, em avarias resume-se a isso.
                                          Tem 275.000km agora, e andar nele agora ou no dia que o comprei é basicamente o mesmo.
                                          Sei que já está a precisar de uns tirantes na direcção que já acusam desgaste, e a embraiagem já não deve durar muito pois já pega muito acima.

                                          Consigo fazer 7 litros/100 sem por isso andar a pastar, e pouco mais de 11L/100 com 5 pessoas a 180->200(médias feitas a atestar, andar 100km e atestar novamente).

                                          Tendo em conta que o comprei há 10 anos, por 10.000€ na altura, não me parece ter feito mau negócio de todo.
                                          Há 3 anos dei-lhe um banho de pintura por iniciativa própria, por ser carro de rua e andar em lisboa todos os dias(toques do costume que não foi ninguém).

                                          Opinião sincera: Tenho outro carro, e não fosse o vti custar tanto em usado actualmente, trocava-o o outro carro que tenho, a diesel, por outro vti, isto demonstra o quão satisfeito estou com ele.
                                          Tendo trabalhado desde os 15 aos 24 anos em oficinas, mais contente ainda fico(ao ter conhecimento de causa das avarias comuns nos carros supostamente bons que por aí circulam)


                                          Relativamente à velocidade máxima anunciada aqui, é falaciosa.(como de resto muito do que se vê escrito em portugal por supostos profissionais é hipócrita, o que nuns carros é um ponto a favor, noutros é um ponto contra, mas isso era pano para mangas, nem vale a pena esmiuçar, mas façam lá um flashback e vejam se já não ouviram/leram isto:

                                          - A sonoridade do motor é excelente, viciante!
                                          - Má Insonoridade

                                          Nota: estavam a ser avaliados carros desportivos
                                          Basta estarem atentos...)


                                          Como disse acima, a velocidade máxima é falsa, comprovado por mim várias vezes a cronómetro(160km/h tenho erro 0, com jantes 17", a 4ª corta perto dos 190km/h, isto a subir a serra dos candeeiros...e depois ainda tenho a 5ª, que como quem tem carros destes sabe, ainda tem muito para dar.)

                                          Se pesquisarem melhor verão várias reviews estrangeiras a apontar para os cerca de 215km/h para a versão hatchback, e cerca de 220km/h para a versão sedan. Juntem-lhe a isto uma ligeira descida(tipo ponte Vasco da Gama ou várias zonas das A1/A2) e certamente se compreende porque dizem que anda tanto.

                                          Fica aqui 2 vídeos: Civic VTi EG9 top speed B16A2 - YouTube Honda Civic Ek4 Fv Top speed - YouTube (não são meus), mas há muitos do género... o meu quadrante é laranja(igual ao 2º video), mas como tenho jantes maiores quando o ponteiro fica na vertical ainda vai nas 8000/8100rpm.

                                          É mau para um 1.6? Passados uns 20 anos desde que saiu, ainda deve haver poucos 1.6 a fazerem o que esse motor faz, muito menos com a fiabilidade com que o faz.


                                          A malta agora gosta é dos VAG tipo locomotivas, não são maus...de origem, depois de mexidos andam sim senhor, mas aí passam a ser uns mealheiros ambulantes, tanto em consumos como em fiabilidade.


                                          Foram só os meus 5 cêntimos para a thread, para quem eventualmente esteja a pensar comprar um VTI não ficar logo demovido.
                                          Foram, são e continuarão a ser grandes máquinas, daí terem tantos haters.
                                          Boas

                                          Ao ler isto, por momentos fiquei na dúvida se tinha sido eu a escrever, mas depois reparei que tem umas pequenas diferenças

                                          O meu nunca levou a tal ponteira, e a lâmpada que se fundiu não foi a do cinzeiro mas a de iluminação do botão dos 4 piscas. Ah, e há também a diferença que o meu já passou dos 300.000km.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                            O Civic é um dos melhores motores para turbinar, com quantidade de material que se vende, desde stroker kits, linhas de ic feitos à medida, colectores preparados, injectores com mais debito que é o mais dificil de encontrar, tu para um B16 tens dezenas de kits turbo, compras um kit e tens praticamente tudo, é tipo lego, chegar e montar.

                                            Chamar pequeno atmosférico a um 1.6 com uma potencia especifica de origem de 100cvs/l é um pequeno insulto.
                                            Ora essa! Porquê??? Até pode ter um milhão de cvs por litro, se a cilindrada é de apenas 1.6 L continua a ser relativamente pequeno! Por causa destes fanatismos é que depois surgem os chamados haters.

                                            Comentário


                                              Realivamente não, um motor 1.6 é pequeno!

                                              Comentário


                                                Já nem queria dizer isso, pois a única vez que fui ameaçado de porrada neste fórum (via email) foi precisamente por um fanboy da Honda!!!

                                                Comentário


                                                  O motor 1.6 é pequeno sim , porem consegue produzir mais cvs que a concorrencia , logo mais eficiente e explorado

                                                  Comentário


                                                    Mas não deixa de ser... pequeno!!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                      O motor 1.6 é pequeno sim , porem consegue produzir mais cvs que a concorrencia , logo mais eficiente e explorado
                                                      Mais potencia não é sinónimo de eficiência.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        Já nem queria dizer isso, pois a única vez que fui ameaçado de porrada neste fórum (via email) foi precisamente por um fanboy da Honda!!!
                                                        ...

                                                        Que seres...

                                                        Comentário


                                                          Eu também já fui ameaçado por um, mas não foi virtualmente!!
                                                          O que ele disse ( e com cara que me ia bater, tiveram que o agarrar e tudo) foi: "Não admito que fales mal da Honda.".
                                                          O mais engraçado é que eu disse apenas que não gostava da condução dos Hondas, pois em baixas são muito molengões!

                                                          Comentário


                                                            Há uns 25/30 anos era eu um puto, de facto o panorama automóvel português era dominado por carros 1.1; 1.2; 1.3 ou 1.4 e de facto tinha o meu pai um Datsun 1200 e lembro-me de que o pai de um amigo meu tinha um Datsun 1800 e aquilo era um carro de alta cilindrada.

                                                            Mas o tempo passou e as coisas mudaram e relativizaram-se e não foi só em relação a cilindrada, o pessoal continua a falar entusiasticamente do pequeno 1.6 honda, mas apesar de ter sido interessante no seu tempo, actualmente está completamente desactualizado numa data de parâmetros, que vão desde consumos a emissões, passando pelo rendimento. Hoje há carros 1.4 com 180 cv e ainda assim cumprem as rigorosas restrições ambientais da actualidade.

                                                            Todos temos/devemos evoluir e actualizarmo-nos

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                              Mais potencia não é sinónimo de eficiência.
                                                              nao podia haver melhor sinonimo de eficiência do que potencia especifica, cvs/l.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X