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    #31
    Acho que a maior parte dos carros V6 são de tracção dianteira. Os V6 são normalmente uma alternativa mais potente a carros normalmente equipados com motores de 4 cilindros (que são por norma de tracção dianteira).

    Quanto ao teu amigo...bem, a avaliar pelas dúvidas dele, ele não tem nem perto da qualificação para fazer uma modificação dessas, e não é daquelas coisas que não dá para "dar um jeito", ou fica bem ou o carro nunca mais anda, é preciso trocar praticamente tudo que está debaixo o capot, fabricar peças, fazer instalações eléctricas, e dependendo das dimensões do motor pode bem ser necessário andar a "retalhar" o chassis (extremamente perigoso se não se souber o que se está a fazer!).

    Há quem faça claro, mas são serviços que ficam muito dispendiosos - conta com várias vezes o valor comercial do carro! Quem faz coisas dessas é só por muito amor à camisola, porque com esse dinheiro compras facilmente outro carro com as características desejadas.
    Se ele quer simplesmente um 106 mais rápido fica-lhe muitíssimo mais fácil e barato recorrer a sobrealimentação.
    Se ele quer mesmo ter um carro para ficar para a história ("Pug 106 RWD 300cv "), que corte fora toda a metade de trás do carro, construa uma roll cage e monte o motor a meio. Há quem já tenha feito isso num AX
    Editado pela última vez por SRLA; 14 June 2010, 19:03.

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      #32
      Se tivesses ido ao almoço do fórum, tinhas tido oportunidade de ver o tamanho que um V6 ocupa. É imenso. E como já te disseram, tanto peso na frente de um carro tão leve, seria incomportável para todos os elementos estruturais e mecânicos de todo o sistema.

      Esta história fez-me lembrar um user aqui do burgo que dizia que 1000cv qualquer um podia ter e que o Veyron não era nada de especial. Que havia muitos Skyline com 1000 cv

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
        Esta história fez-me lembrar um user aqui do burgo que dizia que 1000cv qualquer um podia ter e que o Veyron não era nada de especial. Que havia muitos Skyline com 1000 cv
        E não deixa de ter razão, há muitos Skylines com 1000cv...que trocam de bloco como quem muda o óleo

        Não é difícil extrair potência de um motor. É difícil é extrair potência de um motor sem gastar rios de dinheiro e sem rebentar com ele em pouco tempo.

        Comentário


          #34
          Mas o V6 do mazda, penso que é pequeno.

          Tambem já pensamos nisso do rwd, mas encontrar peças compativeis é do crl.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
            E não deixa de ter razão, há muitos Skylines com 1000cv...que trocam de bloco como quem muda o óleo

            Não é difícil extrair potência de um motor. É difícil é extrair potência de um motor sem gastar rios de dinheiro e sem rebentar com ele em pouco tempo.

            Exacto, é a minha posição. Por isso é que digo que é estúpido mexer nos motores. Um Veyron tem 1000cv, mas foi feito para durar. Esses Skyline fazem 100 metros e encostam.

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              #36
              Bem, mandei-lhe uma sms do que disseram e vai ser para esqueçer, LOL

              Vamos meter motor cup ou c2, que dizem?

              Digam ai mais motores fixes para por nestes carros, sff.

              Comentário


                #37
                É melhor ficar com o MX-3 e dar um carinho ao carro

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por DarkSeid Ver Post
                  Bem, mandei-lhe uma sms do que disseram e vai ser para esqueçer, LOL

                  Vamos meter motor cup ou c2, que dizem?

                  Digam ai mais motores fixes para por nestes carros, sff.
                  O turbo do Renault 5

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por DarkSeid Ver Post
                    Bem, mandei-lhe uma sms do que disseram e vai ser para esqueçer, LOL

                    Vamos meter motor cup ou c2, que dizem?

                    Digam ai mais motores fixes para por nestes carros, sff.

                    Comentário


                      #40
                      E se eu vos dissesse que uns malucos pegaram num lupo e transformaram-no num...w12

                      2 motores V6, um à frente e outro atrás com os devidos reforços estruturais e mecanicos muito bem documentados ao longo dos videos que podem encontrar a partir do youtube

                      YouTube - Lupo W12 launch

                      Comentário


                        #41
                        Ya, esse ja conheçia, vi as imagens de construção desse lupo.

                        O MX-3 já não anda a 7 anos, provavelmente ja deve ter a matricula cancelada, mas ainda ha um problema maior do que esse, por isso é que eu queria se havia alguem aqui do imtt. ;)

                        Comentário


                          #42
                          Este está muito fixe...

                          Golf MkI motor Hayabusa com turbo!!!
                          YouTube - Mk1 Golf Hayabusa Turbo!

                          Quanto ao 106 com o motor central (e tracção traseira) seria como um 5 Turbo II ou Clio V6...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por DarkSeid Ver Post
                            Mas o V6 do mazda, penso que é pequeno.

                            Tambem já pensamos nisso do rwd, mas encontrar peças compativeis é do crl.
                            Tens que fazer tudo à mão.

                            Normalmente aproveitam-se os apoios da suspensão do carro de onde o motor vem e depois é cortar e soldar uma treliça de tubos de aço que fixe estes apoios no sítio certo, prenda ao que sobra do chassis no sítio certo, crie apoio para o motor e caixa e permita depois apoiar a carroçaria também no sítio certo para que por fora o carro pareça original.

                            Claro que falar é fácil...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                              Exacto, é a minha posição. Por isso é que digo que é estúpido mexer nos motores. Um Veyron tem 1000cv, mas foi feito para durar. Esses Skyline fazem 100 metros e encostam.
                              Também há o 8 e o 80.

                              Uma coisa é pegar num motor de 300cv e por aquilo a bombar 1000.

                              Outra coisa é pegar num motor de 300cv e sobrealimentá-lo com moderação a ir para uns 400. De certeza que qualquer motor moderno aguenta isto.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por DarkSeid Ver Post
                                Bem, mandei-lhe uma sms do que disseram e vai ser para esqueçer, LOL

                                Vamos meter motor cup ou c2, que dizem?

                                Digam ai mais motores fixes para por nestes carros, sff.
                                Eu mantenho que a melhor opção é sobrealimentar.

                                Por uns 300€ arranjas o compressor de um C200 com pouco uso e que te faz muito mais diferença quando carregas no pedal do que qualquer motor que caiba aí sem grandes modificações, e é relativamente simples de montar (continuo a não recomendar que o teu amigo o faça ele mas muitas oficinas fazem por valores em conta).

                                Comentário


                                  #46
                                  E será que o motor do rallye aguenta o kompressor do c200?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Salvo erro os A4's 2.5TDI e A6 2.5TDI eram todos QUATTRO

                                    Comentário


                                      #48
                                      Curiosamente hoje vi um VW Phaeton v6 TDI no Isep, é fwd?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                        Salvo erro os A4's 2.5TDI e A6 2.5TDI eram todos QUATTRO
                                        Ou não...

                                        1997 Audi A4 Avant 2.5 TDi specs, specifications, tech specs - 5 door 2.5 litre (2496 cc) V6 150.1 PS, 6 speed manual
                                        FWD

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por lanz Ver Post
                                          Curiosamente hoje vi um VW Phaeton v6 TDI no Isep, é fwd?
                                          Sim.
                                          2002 Volkswagen Phaeton V6 specs, specifications, tech specs - 4 door 3.2 litre (3189 cc) V6 241.3 PS, 6 speed manual

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por DarkSeid Ver Post
                                            E será que o motor do rallye aguenta o kompressor do c200?
                                            Qualquer motor aguenta, ele só dá a pressão que deixas dar, uma vez que esta é proporcional à relação entre a rotação do motor e a rotação do compressor e isso controlas metendo uma pulley de maior ou menor diâmetro.

                                            Num 1.3 com esse compressor, sem intercooler e a sc95, dá para ir sem stress até uns 140~160cv. Aliás, é o mesmo compressor usado pelo anterior Cooper S, que tem um 1.6 sem intercooler, e este vinha de origem com 160cv.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                              Também há o 8 e o 80.

                                              Uma coisa é pegar num motor de 300cv e por aquilo a bombar 1000.

                                              Outra coisa é pegar num motor de 300cv e sobrealimentá-lo com moderação a ir para uns 400. De certeza que qualquer motor moderno aguenta isto.

                                              Mas nunca vai ter a duração que supostamente teria se fosse stock.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Tenho de lhe falar nisso. Obrigado! ;)

                                                De resto não há stress pois não? É só fazer a adaptação do compressor e está feito?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                  Mas nunca vai ter a duração que supostamente teria se fosse stock.
                                                  Depende, há engenheiros mecânicos que defendem que tendo sempre uma pressão positiva dentro do cilindro - desde que não seja excessiva - até melhora a durabilidade do motor porque ajuda a manter o pistão estabilizado reduzindo assim os "esticões" que sofre na transição entre ciclos.

                                                  Mas mesmo assumindo que eles estejam errados, digamos que o motor é feito para durar 400000Km. Uma modificação relativamente barata que te dá mais 30% de potência com apenas mais 5% de consumo e que ainda assim te deixa o motor durar 300000Km, parece-te um mau negócio?

                                                  Aliás, se não fosse tão claramente um óptimo negócio (quantos motores de ligeiros de passageiros chegam a ver 300000Km?), os turbos não tinham a popularidade que têm.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por DarkSeid Ver Post
                                                    Tenho de lhe falar nisso. Obrigado! ;)

                                                    De resto não há stress pois não? É só fazer a adaptação do compressor e está feito?
                                                    LOL
                                                    Não, não é.

                                                    Para além das alterações da admissão e escape, ainda há a questão da lubrificação
                                                    do turbo, e eventual refrigeração.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por DarkSeid Ver Post
                                                      Tenho de lhe falar nisso. Obrigado! ;)

                                                      De resto não há stress pois não? É só fazer a adaptação do compressor e está feito?
                                                      Sim, é só instalar e tá feito.

                                                      Claro que para instalar é preciso mexer numas coisas. Normalmente consiste em montar uma admissão nova, com a válvula de admissão ANTES do compressor (qualquer serralharia faz isso, é pouco mais que uma caixa de metal com uns buracos, não precisa de ser bonito), apertar a pulley desejada na pulley da cambota e reprogramar.

                                                      Dependendo do nível de potência que queres, podem ser necessários injectores e até bomba novos (os de origem não conseguem injectar a gasolina que o motor agora precisa), mas ele é que sabe até onde quer ir.

                                                      Depois um escape mais aberto, umas árvores de cames desportivas etc são coisas que ajudam sempre mas não são obrigatórios.
                                                      Editado pela última vez por SRLA; 14 June 2010, 22:44.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        LOL
                                                        Não, não é.

                                                        Para além das alterações da admissão e escape, ainda há a questão da lubrificação
                                                        do turbo, e eventual refrigeração.
                                                        O compressor que digo (Eaton M45, tipo Roots) é auto-lubrificado. Refrigeração ajuda mas não é obrigatória (os próprios MB de onde recomendei sacar um não a têm).

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                          Falta o 164... ;-)
                                                          AH! Bolas!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                            Sim, é só instalar e tá feito.

                                                            Claro que para instalar é preciso mexer numas coisas. Normalmente consiste em montar uma admissão nova, com a válvula de admissão ANTES do compressor (qualquer serralharia faz isso, é pouco mais que uma caixa de metal com uns buracos, não precisa de ser bonito), apertar a pulley desejada na pulley da cambota e reprogramar.

                                                            Dependendo do nível de potência que queres, podem ser necessários injectores e até bomba novos (os de origem não conseguem injectar a gasolina que o motor agora precisa), mas ele é que sabe até onde quer ir.

                                                            Depois um escape mais aberto, umas árvores de cames desportivas etc são coisas que ajudam sempre mas não são obrigatórios.
                                                            Amanha ja falo com ele. Obrigado! ;)

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por DarkSeid Ver Post
                                                              É que o meu colega está a pensar em comprar um 106 rallye e por-lhe um v6, xD

                                                              Sotor, não percebi :s
                                                              O teu colega nunca deve ter reparado que o 1.6 no GTI já fica lá bem à justa. Não digo que seja impossível colocar lá um V6 (até é mais curto) mas é bem mais largo. Depois tinha de adaptar a caixa, todos os apoios do motor e componentes circundantes, alterar a suspensão e travões para lidar com o aumento de peso... nunca conseguiria pô-lo a curvar com anteriormente.

                                                              Além disso com a legislação de hoje em dia ele teria de ter a aprovação da Peugeot (que com quase 100% de certeza não legalizaria )e após isso sujeitar-se a uma inspecção especial de tipo B, na qual dificilmente esse carro seria aprovado. Portanto o carro seria sempre ilegal.

                                                              Conclusão: o teu colega que esteja quietinho.

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