E será que o motor do rallye aguenta o kompressor do c200?
São motores que de origem já não lidam muito bem com aquecimentos, a colocação de compressor exige sempre uma revisão/upgrade do sistema de refrigeração.
O compressor que digo (Eaton M45, tipo Roots) é auto-lubrificado. Refrigeração ajuda mas não é obrigatória (os próprios MB de onde recomendei sacar um não a têm).
Esquece... não reparei que estavam a falar do compressor do MB.
Pensei que estavam a falar do turbo (dá para notar: «(...) lubrificação do turbo (...)»).
Qualquer motor aguenta, ele só dá a pressão que deixas dar, uma vez que esta é proporcional à relação entre a rotação do motor e a rotação do compressor e isso controlas metendo uma pulley de maior ou menor diâmetro.
Num 1.3 com esse compressor, sem intercooler e a sc95, dá para ir sem stress até uns 140~160cv. Aliás, é o mesmo compressor usado pelo anterior Cooper S, que tem um 1.6 sem intercooler, e este vinha de origem com 160cv.
Penso que um compressor necessitará também de alguns ajustes de alguma complexidade, correias de transmissão especificas e respectivos tensores, admissão alterada, centralina reprogramável, ajustes na injecção com regulação na bomba e bicos dos injectores maiores. Digo eu assim de cabeça, mas gostaria de ouvir a opinião dos mais entendidos.
(...)
um V6 (até é mais curto) mas é bem mais largo.
(...)
Pois, o problema não é a falta de espaço entre as laterais do carro.
O problema é a falta de espaço para a parede corta-fogo, que obriga a que o motor
fique mais avançado em relação ao eixo frontal. Isto é o mesmo que dizer que desloca
centro de gravidade, e dá cabo do comportamento do carro.
Depende, há engenheiros mecânicos que defendem que tendo sempre uma pressão positiva dentro do cilindro - desde que não seja excessiva - até melhora a durabilidade do motor porque ajuda a manter o pistão estabilizado reduzindo assim os "esticões" que sofre na transição entre ciclos.
Mas mesmo assumindo que eles estejam errados, digamos que o motor é feito para durar 400000Km. Uma modificação relativamente barata que te dá mais 30% de potência com apenas mais 5% de consumo e que ainda assim te deixa o motor durar 300000Km, parece-te um mau negócio?
Aliás, se não fosse tão claramente um óptimo negócio (quantos motores de ligeiros de passageiros chegam a ver 300000Km?), os turbos não tinham a popularidade que têm.
Se eu quiser que o motor faça 400.000 km, sim é um mau negócio...
Depende do que cada um quer do carro... Mas sim, para quem quer apenas um carro mais rápido e não tem possibilidade de comprar um que o seja de origem, é hipótese, que remédio.
Quanto ao 106 com o motor central (e tracção traseira) seria como um 5 Turbo II ou Clio V6...
Porque é toda a gente fala no R5 Turbo II e não no R5 Turbo? É que o R5 Turbo também tem motor central, apareceu 1º e até é mais valioso e raro do que o R5 Turbo II.
Penso que um compressor necessitará também de alguns ajustes de alguma complexidade, correias de transmissão especificas e respectivos tensores, admissão alterada, centralina reprogramável, ajustes na injecção com regulação na bomba e bicos dos injectores maiores. Digo eu assim de cabeça, mas gostaria de ouvir a opinião dos mais entendidos.
Sim também precisa de algum trabalho como referi, por isso também aconselhei a ir a uma oficina.
Mas de uma maneira ou de outra, é provavelmente mais fácil do que instalar um motor novo, ainda para mais um V6!
Depende do que cada um quer do carro... Mas sim, para quem quer apenas um carro mais rápido e não tem possibilidade de comprar um que o seja de origem...
Ou para quem não precisa de um motor que faça 400000Km! (99% dos condutores?)
Quem faz esse tipo de quilometragem é normalmente quem quer lá saber de performances ou comportamentos e mais não sei quê e quer é um comercial Diesel com uma mala grande!
Ou então senhores executivos engravatadinhos que passam a vida a fazer Porto-Lisboa em "negócios"...com carro, combustível e manutenção à custa da empresa e que ao fim de 4 anos está a ser trocado independentemente dos Kms que faça!
E isto, claro, assumindo que uma sobrealimentação moderada tira vida ao motor, algo que como referi ainda é muito debatido.
Editado pela última vez por SRLA; 15 June 2010, 07:04.
Se tiver alguns documentos mesmo que estejam já na blacklist do IMTT por não pagar impostos circulação e IPO pode legalizar esses documentos. Tem de pagar algo e provavelmente fazer uma inspecção tipo B.
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