Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FWD vs RWD - segurança

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    citação:Colocado - 18/06/2006 : 00:24:22
    --------------------------------------------------------------------------------

    Isto já aqui se discutiu n vezes. Em absoluto, e em termos teóricos os limites de aderência de um RWD são superiores, pelo simples facto de os pneus de um FWD terem que lidar com 2 forças diferentes: a direcção e a tracção. Quem perceber de somas de forças vectoriais e mais não sei quê pode exemplificar isso. Em termos práticos, depende muito de um conjunto de factores: qualidade de chassis, distribuição de pesos, geometria das suspensões, pneus, se tem ou não autoblocante... Uma coisa é certa, muito mais de 200cv num eixo dianteiro é desperdício. Numa condução normal, ou moderadamente rápida, não faz diferença absolutamente nenhuma.

    Independentemente de ser FWD ou RWD, uma saída de frente é sempre melhor resolvida pelo instinto de um condutor comum do que uma de trás, digam o que disserem. Um condutor comum ao ver o carro fugir de frente levanta o pé, trava, ou vira mais o volante; não concordo que seja instintivo contrabrecar, especialmente para toda uma geração de condutores que nunca aprendeu a conduzir um RWD.

    É que às vezes a parte do carro que foge não tem nada a ver com a tracção: um pequeno acidente que tive com a A4 foi consequência de uma saída de trás; depois venham-me cá com contrabrecagens e ter um eixo controlado e mais não sei quê, quando elas acontecem é tudo tão rápido que mal se percebe como é que aquilo aconteceu.

    Independentemente disso, acho a A4 um carro seguríssimo à chuva; também invisto em bons pneus, dificilmente se encontra melhor que uns F1 em molhado; E é claro que é segura desde que não se abuse, é que parece que há quem ache que à chuva se conduz com as mesmas velocidades que em piso seco.

    PS: e já agora, que também há um RWD aqui em casa, também acho o série 1 seguríssimo à chuva.

    --------------------------------------------------------------------------------
    Editado por - Avant em 18/06/2006 00:30:05
    Concordo inteiramente e gostava de acrescentar uma coisa. Há uma enorme diferença em andar a "brincar" com um carro numas curvas, rotundas ou num sitio com espaço, provocar atravessadelas do carro e corrigi-las, etc. com, numa situação, inesperada ser confrontado com isso. Os poucos décimos de segundo que demoramos a entrar no "modo emergência" muitas vezes são demasiados para evitar um acidente.

    Eu aprendi a conduzir num RWD, tinha com ele uma excelente relação de cumplicidade, fazia curvas a aproveitar, literalmente, a estrada toda e uma vez sem esperar e numa altura em que até achava que ia relativamente devagar despistei-me (e até nem foi um acontecimento muito brusco). Em situações imprevistas é mais intuitivo controlar um FWD.

    Comentário


      citação:Originalmente colocada por v7

      Há uma enorme diferença em andar a "brincar" com um carro numas curvas, rotundas ou num sitio com espaço, provocar atravessadelas do carro e corrigi-las, etc. com, numa situação, inesperada ser confrontado com isso. Os poucos décimos de segundo que demoramos a entrar no "modo emergência" muitas vezes são demasiados para evitar um acidente.
      Ora exactamente. Uma coisa é andar a apertar com o carro à piloto e depois não ter unhas para segurar; mesmo assim não é taxativo que um fwd fuja sempre de frente, ou vice versa. É claro que quem anda a pisar o acelerador a fundo em piso escorregadio, sujeita-se quer seja RWD quer seja FWD. A questão são situações inesperadas, e aí mantenho que é muito mais fácil corrigir uma saída de frente (havendo espaço). Um RWD pia mais fino, e não é só contrabrecar, é contar com o esticão que o carro dá quando as rodas de trás ganham de novo aderência e as rodas da frente estão apontadas para o outro lado... Por exemplo isso foi o que aconteceu no meu acidente, a traseira sai disparada (provavelmente apanhou gelo), faço contrabrecagem, e quando as rodas de trás "agarraram", estava com a frente do carro virada para o passeio e já não houve tempo de fazer o que quer que fosse; um sinal de trânsito de prejuízo para a câmara e 2000 euros de prejuízo para mim...

      Comentário


        citação:citação:
        Originalmente colocada por bruno_dias

        se o pessoal roer as unhas tanto bate com tracção a frente como com tracção atras

        epa o problema do pessoal dizer que a frente é mais seguro é porque os mercedes e bmw tem tracção atras

        se por acaso a mercedes e bme tivessem tracção a frente e por exemplo a alfa tracção atras,ai então o mais seguro era tracção atras

        as pessoas deviam tentar por na cabeça que é igual em termos de segurança



        não é chegares aqui, com os clubismos de merd* na garganta, escrever umas pérolas e safar! Não é só a BMW que é marca! Farto disso ando eu e muitos users deste forum.

        Se atracção nas rodas da frente existe e é utilizanda por muitas marcas, deve ser por alguma razão, além dos custos!

        quando souberes ler tudo avisa, são vçs que gostam tanto de falar na bmw,eu ate começei por falar na mercedes


        Comentário


          citação:Originalmente colocada por bruno_dias

          citação:citação:
          Originalmente colocada por bruno_dias

          se o pessoal roer as unhas tanto bate com tracção a frente como com tracção atras

          epa o problema do pessoal dizer que a frente é mais seguro é porque os mercedes e bmw tem tracção atras

          se por acaso a mercedes e bme tivessem tracção a frente e por exemplo a alfa tracção atras,ai então o mais seguro era tracção atras

          as pessoas deviam tentar por na cabeça que é igual em termos de segurança



          não é chegares aqui, com os clubismos de merd* na garganta, escrever umas pérolas e safar! Não é só a BMW que é marca! Farto disso ando eu e muitos users deste forum.

          Se atracção nas rodas da frente existe e é utilizanda por muitas marcas, deve ser por alguma razão, além dos custos!

          quando souberes ler tudo avisa, são vçs que gostam tanto de falar na bmw,eu ate começei por falar na mercedes


          por falar em BMW,ja ouviram falar em 325IX?

          e no 330XI ?

          sabem qual é o ojectivo destes modelos e o mercado alvo?

          Comentário


            tracção as 4

            Comentário


              amanha vou procurar o ensaio ao ultimo BMW 4x4 e faço scan para meter aqui

              Comentário


                citação:Originalmente colocada por Mota_R
                por falar em BMW,ja ouviram falar em 325IX?

                e no 330XI ?

                sabem qual é o ojectivo destes modelos e o mercado alvo?
                Países com muita neve e gelo...

                Comentário


                  com ou sem esp???

                  Comentário


                    citação:Originalmente colocada por Avant

                    citação:Originalmente colocada por Mota_R
                    por falar em BMW,ja ouviram falar em 325IX?

                    e no 330XI ?

                    sabem qual é o ojectivo destes modelos e o mercado alvo?
                    Países com muita neve e gelo...
                    touché[:I]

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por Avant

                      citação:Originalmente colocada por v7

                      Há uma enorme diferença em andar a "brincar" com um carro numas curvas, rotundas ou num sitio com espaço, provocar atravessadelas do carro e corrigi-las, etc. com, numa situação, inesperada ser confrontado com isso. Os poucos décimos de segundo que demoramos a entrar no "modo emergência" muitas vezes são demasiados para evitar um acidente.
                      Ora exactamente. Uma coisa é andar a apertar com o carro à piloto e depois não ter unhas para segurar; mesmo assim não é taxativo que um fwd fuja sempre de frente, ou vice versa. É claro que quem anda a pisar o acelerador a fundo em piso escorregadio, sujeita-se quer seja RWD quer seja FWD. A questão são situações inesperadas, e aí mantenho que é muito mais fácil corrigir uma saída de frente (havendo espaço). Um RWD pia mais fino, e não é só contrabrecar, é contar com o esticão que o carro dá quando as rodas de trás ganham de novo aderência e as rodas da frente estão apontadas para o outro lado... Por exemplo isso foi o que aconteceu no meu acidente, a traseira sai disparada (provavelmente apanhou gelo), faço contrabrecagem, e quando as rodas de trás "agarraram", estava com a frente do carro virada para o passeio e já não houve tempo de fazer o que quer que fosse; um sinal de trânsito de prejuízo para a câmara e 2000 euros de prejuízo para mim...
                      finalmente este tópico fica construtivo! obrigado ;)

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por Mota_R

                        citação:Originalmente colocada por Avant

                        citação:Originalmente colocada por Mota_R
                        por falar em BMW,ja ouviram falar em 325IX?

                        e no 330XI ?

                        sabem qual é o ojectivo destes modelos e o mercado alvo?
                        Países com muita neve e gelo...
                        touché[:I]
                        x2

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por ARDav


                          finalmente este tópico fica construtivo! obrigado ;)
                          O tópico fica construtivo qd alguém diz o que queres OUVIR[}][}][}].

                          Comentário


                            o RWD tem uma unica finalidade... permitir ao carros mais potentes, uma melhor capacidade de aderência/tracção nos arranques, que é qunado existe uma transferência de peso/massa para a traseira. em andamento estabilizado, seja FWD ou RWD, a m€rda é a mesma.

                            Comentário


                              entao mas o 159 nao era infinitamente melhor?

                              estas-te a contradizer...

                              P.S. - essa ideia ja circula pelo topico desde a 1ª pagina:D

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por J.R.

                                citação:Originalmente colocada por ARDav


                                finalmente este tópico fica construtivo! obrigado ;)
                                O tópico fica construtivo qd alguém diz o que queres OUVIR[}][}][}].
                                enganas-te! descreveram um acidente igual a vários que vi, no fundo aquilo que pretendia desde o inicio deste tópico. Sou neutro amigo!

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                  entao mas o 159 nao era infinitamente melhor?

                                  estas-te a contradizer...

                                  P.S. - essa ideia ja circula pelo topico desde a 1ª pagina:D
                                  mas então essa ideia é errada .
                                  eu não disse que o 159 é melhor (apesar de ser :D), apenas que o RWD não é melhor que o FWD (dentro deste nivel de carros/potências pelo menos), dando o teste do 159 como exemplo.

                                  Comentário


                                    pera lá...entao se em andamento normal (O QUE SE FALA NESTE TOPICO), sao iguais, como é que sao diferentes em andamento normal?:D

                                    as 9.30 ja a beber?....

                                    o topico nao refere potencias, quanto muito fala do S-type. por isso, mais uma vez, comentario despropositado, ja que o 159 que tu tanto te orgulhas (aquela versao) nao tem nem de perto a potencia do pior s-type.
                                    e dai...ja uma vez disseste que o 159 era melhor que o serie 5, se calhar agora tb é concorrente do s-type!

                                    uma pessoa que se diz tao bem informada como tu tem plena noçao que um carro nao é melhor nem pior por ser FWD ou RWD. um carro é um conjunto, apesar de ser moda dizer que nao. infelizmente para ti, isso implica que o 159 nao é o melhor da classe em que se insere. se a alfa tivesse a mesma ideia que tu, nem sequer se davam ao trabalho de desenvolver mais o carro, ja que pela tua ideia ele é superior por uma larga margem, perfeito mesmo!

                                    tanto a alfa como todas as outras, felizmente e para bem do cliente (mesmo do fanatico), sao os 1ºs a admitir a nao-perfeiçao dos seus veiculos.

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                      pera lá...entao se em andamento normal (O QUE SE FALA NESTE TOPICO), sao iguais, como é que sao diferentes em andamento normal?:D
                                      ahm?!

                                      citação topico nao refere potencias, quanto muito fala do S-type. por isso, mais uma vez, comentario despropositado, ja que o 159 que tu tanto te orgulhas (aquela versao) nao tem nem de perto a potencia do pior s-type.
                                      e dai...ja uma vez disseste que o 159 era melhor que o serie 5, se calhar agora tb é concorrente do s-type!

                                      lá estás tu a a citar coisas que eu não disse!
                                      não sei se será melhor ou não que um Série 5 ou S-Type, nunca vi nenhuma comparação entre ambos.

                                      citação:uma pessoa que se diz tao bem informada como tu tem plena noçao que um carro nao é melhor nem pior por ser FWD ou RWD. um carro é um conjunto, apesar de ser moda dizer que nao.
                                      isso é o que tenho dito aqui. daí que tenha usado o exemplo do 159 e do Série 3.

                                      citação:
                                      infelizmente para ti, isso implica que o 159 nao é o melhor da classe em que se insere. se a alfa tivesse a mesma ideia que tu, nem sequer se davam ao trabalho de desenvolver mais o carro, ja que pela tua ideia ele é superior por uma larga margem, perfeito mesmo!
                                      pelo que tenho visto é superior! não sei onde te baseias para dizer que não é!

                                      a larga margem depende do ponto de vista. para os que defendem que o RWD é imensamente superior a um FWD, o facto de um FWD ganhar em comportamento/dinâmica a um RWD, pode-se considerar esse conjunto FWD superior por larga margem.





                                      Comentário


                                        citação:isso é o que tenho dito aqui. daí que tenha usado o exemplo do 159 e do Série 3.
                                        basta um pouco de nao-fanatismo para se perceber qual vence...nao é por ser RWD, é pelo conjunto.

                                        quanto ao serie 5, sabes bem que a comparaçao partiu de ti noutro topico.

                                        citação:pelo que tenho visto é superior! não sei onde te baseias para dizer que não é!
                                        tu que lês tantas revistas, so conseguiste ler aquela uma ou duas que disseram maravilhas do alfa?
                                        infelizmente para ti a alfa antes de lançar o carro ja tinha noçao das suas capacidades...nunca disseram que era melhor que o serie 3 por acaso, apenas que era o melhor alfa e que estava ao nivel dos melhores. estranho como tu consegues contrariar a marca da tua paixao...

                                        continuas a bater na tecla do "imensamente superior". quando perderes a mania de ler revistas e ganhares noçao do que é um carro, apita. um carro é um conjunto, conjunto esse que é completamente imune a fanatismos, seja de que marca for!

                                        quanto ao "ahn?", como ja sei que ler é complicado da tua parte, toma lá o resumo:
                                        um tal de AF147:
                                        citação:em andamento estabilizado, seja FWD ou RWD, a m€rda é a mesma
                                        eu:
                                        citação:P.S. - essa ideia ja circula pelo topico desde a 1ª pagina
                                        outra vez esse tal AF147
                                        citação:mas então essa ideia é errada .
                                        das duas uma, ou estás maluco ou estás cos copos...

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                          basta um pouco de nao-fanatismo para se perceber qual vence...nao é por ser RWD, é pelo conjunto.
                                          no unico teste que conheço relativamente as capacidades de cada um, quem ganha é o FWD. podes pôr outros testes destes onde isto não se passe.

                                          citação:quanto ao serie 5, sabes bem que a comparaçao partiu de ti noutro topico.
                                          não me lembro de ter dito tal coisa. e partindo do principio que disse, em que contexto o terei dito??!

                                          citação:tu que lês tantas revistas, so conseguiste ler aquela uma ou duas que disseram maravilhas do alfa?
                                          dei valor à aquela porque trata-se de um teste e não de uma opinião.

                                          citação:infelizmente para ti a alfa antes de lançar o carro ja tinha noçao das suas capacidades...nunca disseram que era melhor que o serie 3 por acaso, apenas que era o melhor alfa e que estava ao nivel dos melhores. estranho como tu consegues contrariar a marca da tua paixao...
                                          o facto de não terem dito que era melhor, não significa que não o seja.
                                          mais uma vez, no unico teste que conheço, foi superior.

                                          citação:continuas a bater na tecla do "imensamente superior". quando perderes a mania de ler revistas e ganhares noçao do que é um carro, apita. um carro é um conjunto, conjunto esse que é completamente imune a fanatismos, seja de que marca for!
                                          claro que um carro vale pelo conjunto e não pelo tipo de tracção.
                                          quase estás a insinuar que eu digo que FWD é melhor que RWD.


                                          citação:eu: P.S. - essa ideia ja circula pelo topico desde a 1ª pagina
                                          citação:
                                          das duas uma, ou estás maluco ou estás cos copos...
                                          com essa da "essa ideia ja circula pelo topico desde a 1ª pagina" pensei que te referias ao facto do eu supostamente ter dito que o 159 era infinitamente melhor.

                                          citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                          entao mas o 159 nao era infinitamente melhor?
                                          estas-te a contradizer...
                                          P.S. - essa ideia ja circula pelo topico desde a 1ª pagina

                                          Comentário


                                            falta-te ler mais entao:D

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                              falta-te ler mais entao:D
                                              gosto mais de casos práticos.

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por AF147

                                                citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                falta-te ler mais entao:D
                                                gosto mais de casos práticos.
                                                nao.
                                                gostas mais de casos praticos que se adequem à tua fantasia.

                                                acredito que até deves ler ter lido mais, apenas o que leste nao era do teu agrado entao decidiste ignorar...

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus


                                                  nao.
                                                  gostas mais de casos praticos que se adequem à tua fantasia.

                                                  acredito que até deves ler ter lido mais, apenas o que leste nao era do teu agrado entao decidiste ignorar...
                                                  as minhas "fantasias" adequam-se aos casos práticos e não o contrário.
                                                  :D:D:D



                                                  Comentário


                                                    Sem ajudas electrónicas, FWD é sem dúvida mais fácil de controlar. Com ajudas o RWD já é menos temperamental, mas mesmo assim não convém abusar.

                                                    Claro que também depende da calibragem do chassis, pneus, etc..

                                                    Comentário


                                                      este tópico é de resposta muito dificil,depende do carro![8D]

                                                      Comentário


                                                        citação:Originalmente colocada por GTS_M5

                                                        É um dogma. RWD são perigosos na chuva e na neve e pronto! :-P
                                                        Não é dogma, é física.

                                                        Comentário


                                                          citação:Originalmente colocada por ARDav

                                                          citação:Originalmente colocada por J.R.

                                                          O tópico fica construtivo qd alguém diz o que queres OUVIR[}][}][}].
                                                          enganas-te!
                                                          Será??
                                                          citação: descreveram um acidente igual a vários que vi, no fundo [u]aquilo que pretendia desde o inicio deste tópico</u>.
                                                          :DVês???;)
                                                          citação:
                                                          Sou neutro amigo!
                                                          Ainda bem, mas tal como o Avant e muitos nestes Fóruns, andam enganados;).
                                                          [u]FWD mais fácil e seguro</u> - Isto não é verdade, nunca foi.
                                                          Outra, [u]FWD não dão de cu inesperadamente </u>- Ah dão dão. Até tens que contra brecar e tudo;).
                                                          Outra, [u]RWD não fogem de frente </u>- Ah fogem fogem;).

                                                          O problema é qd tu tens uma situação inesperada e TENS QUE CONTROLAR O CARRO NO ESPAÇO DISPONÍVEL num carro equilibrado;) ou num carro com mais peso na frente.
                                                          Esse é o problema;).
                                                          Sejam pilotos, normais ou NABOS ao volante;).


                                                          Comentário


                                                            o meu carro é fwd e ainda sabado tive uma saida de traseira

                                                            Comentário


                                                              citação:Originalmente colocada por bruno_dias

                                                              o meu carro é fwd e ainda sabado tive uma saida de traseira
                                                              isso é cena gay meu,saidas de traseira!!:D:D:D

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X