citação:Colocado - 18/06/2006 : 00:24:22
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Isto já aqui se discutiu n vezes. Em absoluto, e em termos teóricos os limites de aderência de um RWD são superiores, pelo simples facto de os pneus de um FWD terem que lidar com 2 forças diferentes: a direcção e a tracção. Quem perceber de somas de forças vectoriais e mais não sei quê pode exemplificar isso. Em termos práticos, depende muito de um conjunto de factores: qualidade de chassis, distribuição de pesos, geometria das suspensões, pneus, se tem ou não autoblocante... Uma coisa é certa, muito mais de 200cv num eixo dianteiro é desperdício. Numa condução normal, ou moderadamente rápida, não faz diferença absolutamente nenhuma.
Independentemente de ser FWD ou RWD, uma saída de frente é sempre melhor resolvida pelo instinto de um condutor comum do que uma de trás, digam o que disserem. Um condutor comum ao ver o carro fugir de frente levanta o pé, trava, ou vira mais o volante; não concordo que seja instintivo contrabrecar, especialmente para toda uma geração de condutores que nunca aprendeu a conduzir um RWD.
É que às vezes a parte do carro que foge não tem nada a ver com a tracção: um pequeno acidente que tive com a A4 foi consequência de uma saída de trás; depois venham-me cá com contrabrecagens e ter um eixo controlado e mais não sei quê, quando elas acontecem é tudo tão rápido que mal se percebe como é que aquilo aconteceu.
Independentemente disso, acho a A4 um carro seguríssimo à chuva; também invisto em bons pneus, dificilmente se encontra melhor que uns F1 em molhado; E é claro que é segura desde que não se abuse, é que parece que há quem ache que à chuva se conduz com as mesmas velocidades que em piso seco.
PS: e já agora, que também há um RWD aqui em casa, também acho o série 1 seguríssimo à chuva.
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Editado por - Avant em 18/06/2006 00:30:05
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Isto já aqui se discutiu n vezes. Em absoluto, e em termos teóricos os limites de aderência de um RWD são superiores, pelo simples facto de os pneus de um FWD terem que lidar com 2 forças diferentes: a direcção e a tracção. Quem perceber de somas de forças vectoriais e mais não sei quê pode exemplificar isso. Em termos práticos, depende muito de um conjunto de factores: qualidade de chassis, distribuição de pesos, geometria das suspensões, pneus, se tem ou não autoblocante... Uma coisa é certa, muito mais de 200cv num eixo dianteiro é desperdício. Numa condução normal, ou moderadamente rápida, não faz diferença absolutamente nenhuma.
Independentemente de ser FWD ou RWD, uma saída de frente é sempre melhor resolvida pelo instinto de um condutor comum do que uma de trás, digam o que disserem. Um condutor comum ao ver o carro fugir de frente levanta o pé, trava, ou vira mais o volante; não concordo que seja instintivo contrabrecar, especialmente para toda uma geração de condutores que nunca aprendeu a conduzir um RWD.
É que às vezes a parte do carro que foge não tem nada a ver com a tracção: um pequeno acidente que tive com a A4 foi consequência de uma saída de trás; depois venham-me cá com contrabrecagens e ter um eixo controlado e mais não sei quê, quando elas acontecem é tudo tão rápido que mal se percebe como é que aquilo aconteceu.
Independentemente disso, acho a A4 um carro seguríssimo à chuva; também invisto em bons pneus, dificilmente se encontra melhor que uns F1 em molhado; E é claro que é segura desde que não se abuse, é que parece que há quem ache que à chuva se conduz com as mesmas velocidades que em piso seco.
PS: e já agora, que também há um RWD aqui em casa, também acho o série 1 seguríssimo à chuva.
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Editado por - Avant em 18/06/2006 00:30:05
Eu aprendi a conduzir num RWD, tinha com ele uma excelente relação de cumplicidade, fazia curvas a aproveitar, literalmente, a estrada toda e uma vez sem esperar e numa altura em que até achava que ia relativamente devagar despistei-me (e até nem foi um acontecimento muito brusco). Em situações imprevistas é mais intuitivo controlar um FWD.
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