Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FWD vs RWD - segurança

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    sem comentários

    Comentário


      #92
      A estrada mais complicada é a que vai para pas de la casa por cima, a que passa por cima do tunel e vai às voltas pelo monte. Nunca passei nessa de RWD mas já estive lá uma vez parado a meter corrents num fwd que a meio já não subia mais, a estrada nesse dia estava mesmo mal, e vi pelo menos um c220 cdi e um serie 3 touring só de correntes atrás.

      Comentário


        #93
        citação:Originalmente colocada por foo

        A estrada mais complicada é a que vai para pas de la casa por cima, a que passa por cima do tunel e vai às voltas pelo monte. Nunca passei nessa de RWD mas já estive lá uma vez parado a meter corrents num fwd que a meio já não subia mais, a estrada nesse dia estava mesmo mal, e vi pelo menos um c220 cdi e um serie 3 touring só de correntes atrás.
        sim, a maioria dos RWD, lá em andorra, mete apenas correntes nas rodas traseiras! referi apenas uma recomendação da polícia

        Comentário


          #94
          exactamente...nem ha comentario possivel.

          é so ver que em paises onde neva e ha gelo frequentemente, vendem-se bastantes mais RWD's que em portugal (onde raramente neva, e gelo ainda assim é dificil), e no entanto sao um dos paises onde se morre menos.

          um 911 é mesmo visao diaria. S500 idem...series 5/classe E sao "carro do povo" quase.

          até agora nao apresentaste uma razao para esse argumento ser valido.

          Comentário


            #95
            É um dogma. RWD são perigosos na chuva e na neve e pronto! :-P

            Comentário


              #96
              Em piso de menor aderencia os RWD podem se tornar mais falsos mas sera no caso de dar guinoes no volante na hora de curvar.

              Esta tudo relaccionado com as forças aplicadas nos eixos da frente FWD e de tras nos RWD, ha FWD que tem a tendencia para fujir de tras.

              Com o meu 206 em chuva eu vou sempre atento é ao eixo traseiro e nao ao dianteiro. Neste caso tenho vantagem no caso de se atravessar posso acelerar para meter o carro no sitio, ja um RWD se se atravessa rapido demais quando vamos para contra brecar ja é tarde demais e perde-se a totalidade do controlo do carro.

              Quando falamos em segurança temos que falar em situaçoes nao programadas em que o tempo de reacçao é muito maior ate porque quando se vai em 'avarias' levamos maior atençao e por conseguinte menor tempo de resposta as reacçoes do carro e basta menos de 1s para tudo mudar de figura.

              Mau mesmo é tracçao traseira e caixa automatica em piso molhado, a caixa n ajuda nada e ao fazer a troca em plena curva piora a situaçao!! O que vale sao os actuais controlos de tracçao e estabilidade senao ja teria visto um C 220 CDi a minha frente entrar em despiste e eu a mesma velocidade num 206 sem qualquer tipo de ajuda.

              Tudo depende do carro, da pericia do condutor e da atençao que leva quando solicitado.

              As AWD tambem tem os seus perigos principalmente quando as rodas da frente e de tras num determinado momento pisam graus de atrito diferentes.

              Por exemplo quando as rodas da frente entram em seco (por baixo de uma ponte) e as de tras estao no molhado, o calculo electronico varia e pode criar descontrolo em curva e a velocidades elevadas.

              Ha uma infinidade de casos e so vejo pessoal a generalizar!

              Comentário


                #97
                citação:Originalmente colocada por GTS_M5

                citação:Originalmente colocada por J.R.

                citação:Originalmente colocada por ARDav

                Quando a polícia em andorra recomenda os RWD a colocarem correntes nas quatro rodas, isto é baseado em que?
                Isso é baseado em NADA.
                Não recomenda pq nem tras vantagem nenhuma.
                Coloca-se nas rodas motrizes e mais nada.
                E fala quem está farto de ir a ANDORRA e andar na NEVE.
                E nos ultimos anos de RWD.
                E tenho sempre DIRECÇÃO.
                J.R., que carro tens? ;)
                BMW 320D Touring e A4 Avant 2.0 TDI:D;).

                E não me venham cá dizer que a AVANT é melhor e mais não sei o quê sobre os FWD:D.
                FWD são optimos em pequenos carros, Coopers, AX, 106.... e com potência moderadas e bem equilibrados.

                E são melhores em Neve qd é preciso escavar a neve fofa para chegar a uma parte rija, seja ela gelo ou o alcatrão.
                Mas como os desgraçados dos FWD têm que levar sapatos largos... lá se vai parte da vantagem[8D].

                A A4 lá se vai safando em piso seco. Em molhado??? Coitadinha.
                Parece que leva uma ÂNCORA pendurada na grelha:D:D.

                Até agora, 10 meses, estou muito contente com a A4.
                Mas tb não fui ao engano:D.

                Comentário


                  #98
                  Tens os mesmos pneus na Audi? Eu dei a minha opiniao, ja conduzi a carrinha muitas vezes e acho que tem um comportamento muito bom. Mas eu não sou piloto.

                  Comentário


                    #99
                    citação:Originalmente colocada por GATOSePARDAIS

                    Tens os mesmos pneus na Audi? Eu dei a minha opiniao, ja conduzi a carrinha muitas vezes e acho que tem um comportamento muito bom. Mas eu não sou piloto.
                    Entre os dois... os RFT do BMW só devem prejudicar! ;)

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por GATOSePARDAIS

                      Tens os mesmos pneus na Audi? Eu dei a minha opiniao, ja conduzi a carrinha muitas vezes e acho que tem um comportamento muito bom. Mas eu não sou piloto.
                      No audi tem 205 (felizmente) e no BM tem 195[8D].

                      Comentário


                        Eu já tive um RWD com 155cv e sem ESP. Tinha um controlo de tracção que na maioria das vezes só atrapalhava e anda várias vezes desligado.
                        Não sou nenhum piloto e nem tenho ideais a ser. O que é certo é que foi de longe o carro mais seguro e que mais prazer de condução dava, dos que tive.

                        Comentário


                          A tracçao atras é assim tao mais cara de desenvolver face ao fwd? É que a tracçao atras é um sistema muito mais antigo do que na frente e a meu ver muito mais simples. As mesmas rodas que viram terem tracçao parece me uma coisa muito mais complexa.

                          Comentário


                            citação:Mau mesmo é tracçao traseira e caixa automatica em piso molhado, a caixa n ajuda nada e ao fazer a troca em plena curva piora a situaçao!! O que vale sao os actuais controlos de tracçao e estabilidade senao ja teria visto um C 220 CDi a minha frente entrar em despiste e eu a mesma velocidade num 206 sem qualquer tipo de ajuda.
                            nao conheço nenhum 220cdi capaz de tal façanha.

                            para a caixa provocar isso é preciso que o carro tenha mesmo muita potencia (estamos a falar de 3 ou 4x o que um 220cdi tem de origem), caixa avariada (bastante brusca) e um diferencial tambem em más condiçoes.

                            se nao reunir essas 3 condiçoes, e tendo em conta que nao houve erro de conduçao, será SEMPRE a roda do lado de dentro da curva a 1ª a patinar, sem que isso traga qualquer desvio de tranjectoria, e só apos uma bastante persistente aceleraçao é que as 2 rodas traseiras perderao tracçao...e ai da-se o desvio da tranjectoria.

                            a menos que esse mercedes esteja num estado lastimavel (inguiavel mesmo!!), esse despiste nao ocorreu devido À passagem de mudança num carro RWD.

                            citação:Por exemplo quando as rodas da frente entram em seco (por baixo de uma ponte) e as de tras estao no molhado, o calculo electronico varia e pode criar descontrolo em curva e a velocidades elevadas.
                            nos anos 80 fizeram-se umas experiencias com diferenciais de controlo electronico e que resultaram em problemas desse genero. nenhuma delas viu a produçao, foram apenas prototipos, por isso nao é um problema passivel de ocorrer num carro de estrada.

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por GATOSePARDAIS

                              A tracçao atras é assim tao mais cara de desenvolver face ao fwd? É que a tracçao atras é um sistema muito mais antigo do que na frente e a meu ver muito mais simples. As mesmas rodas que viram terem tracçao parece me uma coisa muito mais complexa.
                              Todos os experts dizem que é mais barato o FWD.
                              Ultrapassada a inovação tecnologica...
                              Senão garanto-te que muitos mais usariam o RWD.

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por cloterico

                                Eu já tive um RWD com 155cv e sem ESP. Tinha um controlo de tracção que na maioria das vezes só atrapalhava e anda várias vezes desligado.
                                Não sou nenhum piloto e nem tenho ideais a ser. O que é certo é que foi de longe o carro mais seguro e que mais prazer de condução dava, dos que tive.
                                Que nada! You're the hero of the day (para alguns, logicamente)
                                ;)

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por GTS_M5

                                  citação:Originalmente colocada por cloterico

                                  Eu já tive um RWD com 155cv e sem ESP. Tinha um controlo de tracção que na maioria das vezes só atrapalhava e anda várias vezes desligado.
                                  Não sou nenhum piloto e nem tenho ideais a ser. O que é certo é que foi de longe o carro mais seguro e que mais prazer de condução dava, dos que tive.
                                  Que nada! You're the hero of the day (para alguns, lógicamente)
                                  ;)
                                  Na minha família anda a minha mulher e mãe em BMs e não são heroinas.
                                  Heroína é a minha sogra com o seu Jimny (sempre em 2wd) RWD[}][}].

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por J.R.

                                    citação:Originalmente colocada por GTS_M5

                                    citação:Originalmente colocada por cloterico

                                    Eu já tive um RWD com 155cv e sem ESP. Tinha um controlo de tracção que na maioria das vezes só atrapalhava e anda várias vezes desligado.
                                    Não sou nenhum piloto e nem tenho ideais a ser. O que é certo é que foi de longe o carro mais seguro e que mais prazer de condução dava, dos que tive.
                                    Que nada! You're the hero of the day (para alguns, lógicamente)
                                    ;)
                                    Na minha família anda a minha mulher e mãe em BMs e não são heroinas.
                                    Heroína é a minha sogra com o seu Jimny (sempre em 2wd) RWD[}][}].
                                    Tú que achas...elas estão até no X-Men 3! [}][}]

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por GATOSePARDAIS

                                      A tracçao atras é assim tao mais cara de desenvolver face ao fwd? É que a tracçao atras é um sistema muito mais antigo do que na frente e a meu ver muito mais simples. As mesmas rodas que viram terem tracçao parece me uma coisa muito mais complexa.
                                      os custos de desenvolvimento actualmente sao mt aproximados.

                                      os custos de produçao é que sao bastante diferentes!

                                      tens muito mais peças, tens um tunel central que te vai complicar (encarecer) a produçao de dezenas de outros componentes, tens a montagem propriamente dita..

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por pmct

                                        citação:Originalmente colocada por carlos andrade

                                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                        pmct, hás vezes é pena é não podermos escolher o carro X ou Y com FWD ou RWD...
                                        muita gente ia querer BMW´s FWD, já que dizem que é mais barato...lá se ia a re****ção da BMW:D

                                        o que não se percebe é como é possivel existirem carros que custam, mais 7 ou 8 mil contos e mesmo assim são FWD[:0] e ainda ha quem os compre :D
                                        Realmente, ainda ha quem compre A6/A8/Phaeton FWD...cambada de tótós [}]

                                        Comentário


                                          Um carro de tracção à frente é, em princípio, mais seguro que um tracção atrás.
                                          As circunstâncias em que um FWD foge são mais difíceis de se verificarem. Ocorrem quando o carro circula a uma velocidade tal que as rodas da frente perdem a aderência necessária para descreverem uma curva.É aquele típico efeito em que sentimos as rodas viradas mas o carro a ir em frente.Para isto acontecer, à partida é necessário que entremos demasiado depressa numa curva, para que se dê o "understeer". O problema é que controlar um carro nestas circunstâncias é muito difícil, uma vez que leva velocidade e ainda por cima a massa do carro nessa altura desloca-se para a frente do carro e "puxa-o".Foi o que aconteceu basicamente ao Schumacher quando saiu de pista e depois partiu as pernas.Ou seja, este efeito de understeer tanto acontece num FWD como num RWD.
                                          Já o efeito contrário, de oversteer, acontece num RWD com facilidade mas num FWD é mais invulgar.O que acontece é que as rodas de trás perdem aderência e fazem deslizar a traseira.Normalmente isto acontece porque numa curva ou numa altura em que o carro não está completamente equilibrado, o condutor acelera demais e a traseira faz uma espécie de ricochete.Como é fácil de perceber, uma vez que os FWD colocam a potência pelas rodas da frente, nestes o oversteer só acontecerá em situações de desiquilíbrio, falta de peso na traseira, bloqueio das rodas de trás ou mau piso dos pneus ou da própria estrada.No entanto, esta situação acaba por ser controlável, mais facilmente até do que o understeer, através da falada contra brecagem.
                                          Concluindo, na minha opinião, à partida um FWD é mais seguro pois mais dificilmente se desiquilibra e entra em situações de descontrolo.No entanto, em situação de descontrolo, o RWD torna-se mais seguro na medida em que é mais domável. Quanto ao prazer de condução, acho que é relativo.
                                          A vantagem do RWD é que é mais eficaz a colocar a potência no chão.De resto, em condução desportiva o que interessa é seguir trajectórias e não andar a fazer powerslides.E a fazer trajectórias, um RWD ou um FWD fazem-no igualmente bem.O exemplo disso é o ETCC e actual WTCC são as vitórias de carros FWD.

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por Rui Gonçalves

                                            citação:Originalmente colocada por pmct

                                            citação:Originalmente colocada por carlos andrade

                                            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                            pmct, hás vezes é pena é não podermos escolher o carro X ou Y com FWD ou RWD...
                                            muita gente ia querer BMW´s FWD, já que dizem que é mais barato...lá se ia a re****ção da BMW:D

                                            o que não se percebe é como é possivel existirem carros que custam, mais 7 ou 8 mil contos e mesmo assim são FWD[:0] e ainda ha quem os compre :D
                                            Realmente, ainda ha quem compre A6/A8/Phaeton FWD...cambada de tótós [}]

                                            A8? Phaeton? FWD??? Nao conheço, que eu saiba esses carros têm tracção integral permanente.

                                            Comentário


                                              se o pessoal roer as unhas tanto bate com tracção a frente como com tracção atras

                                              epa o problema do pessoal dizer que a frente é mais seguro é porque os mercedes e bmw tem tracção atras

                                              se por acaso a mercedes e bme tivessem tracção a frente e por exemplo a alfa tracção atras,ai então o mais seguro era tracção atras

                                              as pessoas deviam tentar por na cabeça que é igual em termos de segurança

                                              Comentário


                                                sim mas em curva.. os RWD podem ter tendencia a fugir kuado há Grandes motores de muitos CC e CV.. as rodas traseiras começam a patinar.. ui ui.... Cumps Citro4EVER

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por bruno_dias

                                                  se o pessoal roer as unhas tanto bate com tracção a frente como com tracção atras

                                                  epa o problema do pessoal dizer que a frente é mais seguro é porque os mercedes e bmw tem tracção atras

                                                  se por acaso a mercedes e bme tivessem tracção a frente e por exemplo a alfa tracção atras,ai então o mais seguro era tracção atras

                                                  as pessoas deviam tentar por na cabeça que é igual em termos de segurança
                                                  não é chegares aqui, com os clubismos de merd* na garganta, escrever umas pérolas e safar! Não é só a BMW que é marca! Farto disso ando eu e muitos users deste forum.

                                                  Se atracção nas rodas da frente existe e é utilizanda por muitas marcas, deve ser por alguma razão, além dos custos!

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por ARDav

                                                    citação:Originalmente colocada por bruno_dias

                                                    se o pessoal roer as unhas tanto bate com tracção a frente como com tracção atras

                                                    epa o problema do pessoal dizer que a frente é mais seguro é porque os mercedes e bmw tem tracção atras

                                                    se por acaso a mercedes e bme tivessem tracção a frente e por exemplo a alfa tracção atras,ai então o mais seguro era tracção atras

                                                    as pessoas deviam tentar por na cabeça que é igual em termos de segurança
                                                    não é chegares aqui, com os clubismos de merd* na garganta, escrever umas pérolas e safar! Não é só a BMW que é marca! Farto disso ando eu e muitos users deste forum.

                                                    Se atracção nas rodas da frente existe e é utilizanda por muitas marcas, deve ser por alguma razão, além dos custos!
                                                    ORA NEM MAIS:::: GOSTEI DA RESPOSTA

                                                    Comentário


                                                      Boas!
                                                      estive a ler este tópico, além das guerras aqui trabadas , se revelou, pelo menos para mim, interssante e importante.
                                                      Além dos elogios queria deixar a minha opinião, também. cá em casa costumo conduzir uma bmw touring 320d suspensão desportiva, jante 17'' e bons pneus, mas o meu carrito é o alfa gt, também com jantes 17'' e bons pneus. Ora como gosto de ir nas estradas com curvinhas e abusar dos carros, até situações limite mas ainda controláveis, pelo menos os dois carros, com filosofias diferentes, comportam-se bem, não tendo que me preocupar muito com a minha pericia ao volante. Agora, quando já o abuso é grande , penso que o RWD é, no momento de aflição, mais fácilmente "domável" pois é só contra-brecar, talvez um pouco mais de potência para endireitar o carro e a coisa resolve-se, porém com FWR penso que já é necessário utilizar o travão de mão para corrigir a trajectória de modo a obter a mesma correcção de trajectória com o RWD, pois o abrandar tirando o pé do acelerador pode não chegar.
                                                      ou seja, com os carros de hoje em dia quer RWD quer FWD são seguros numa condução dita "normal", agora em situações limite penso que o fundamental é ainda, como se diz "ter unhas" para o carro, no fundo saber o que fazer quer o carro seja FWD ou RWD.

                                                      Obrigado a todos

                                                      Comentário


                                                        desculpem o erro "trabadas" -> "travadas". passou-me

                                                        Comentário


                                                          citação:Originalmente colocada por apokalypsis

                                                          Boas!
                                                          estive a ler este tópico, além das guerras aqui trabadas , se revelou, pelo menos para mim, interssante e importante.
                                                          Além dos elogios queria deixar a minha opinião, também. cá em casa costumo conduzir uma bmw touring 320d suspensão desportiva, jante 17'' e bons pneus, mas o meu carrito é o alfa gt, também com jantes 17'' e bons pneus. Ora como gosto de ir nas estradas com curvinhas e abusar dos carros, até situações limite mas ainda controláveis, pelo menos os dois carros, com filosofias diferentes, comportam-se bem, não tendo que me preocupar muito com a minha pericia ao volante. Agora, quando já o abuso é grande , penso que o RWD é, no momento de aflição, mais fácilmente "domável" pois é só contra-brecar, talvez um pouco mais de potência para endireitar o carro e a coisa resolve-se, porém com FWR penso que já é necessário utilizar o travão de mão para corrigir a trajectória de modo a obter a mesma correcção de trajectória com o RWD, pois o abrandar tirando o pé do acelerador pode não chegar.
                                                          ou seja, com os carros de hoje em dia quer RWD quer FWD são seguros numa condução dita "normal", agora em situações limite penso que o fundamental é ainda, como se diz "ter unhas" para o carro, no fundo saber o que fazer quer o carro seja FWD ou RWD.

                                                          Obrigado a todos
                                                          ora aí está uma resposta, como pretendia ao início!

                                                          já agora, boa escolha ai no italiano ;)

                                                          Comentário


                                                            Já tive um RWD de 170cv sem nenhum ESP ou controlo de tracção e hoje conduzo um FWD de 115cv com controlo de estabilidade e tracção... Em qual me sinto mais seguro? no RWD e era um carro 12 anos mais antigo.

                                                            Nunca, mas nunca apanhei uma reacção inesperada no RWD. Fugia apenas quando estava nitidamente a abusar dele e aí estava preparado. Era extremamente fácil controlá-lo e dócil nos limites. Claro que não tinha jantes de 18'' como se vê em muitos carros de hoje. Com jantes de 15'' a coisa fica sempre mais progressiva mas não é por isso que deixo de o admirar.

                                                            Em resumo, se pudesse hoje tinha um RWD e hei de voltar a ter um.

                                                            Comentário


                                                              Isto já aqui se discutiu n vezes. Em absoluto, e em termos teóricos os limites de aderência de um RWD são superiores, pelo simples facto de os pneus de um FWD terem que lidar com 2 forças diferentes: a direcção e a tracção. Quem perceber de somas de forças vectoriais e mais não sei quê pode exemplificar isso. Em termos práticos, depende muito de um conjunto de factores: qualidade de chassis, distribuição de pesos, geometria das suspensões, pneus, se tem ou não autoblocante... Uma coisa é certa, muito mais de 200cv num eixo dianteiro é desperdício. Numa condução normal, ou moderadamente rápida, não faz diferença absolutamente nenhuma.

                                                              Independentemente de ser FWD ou RWD, uma saída de frente é sempre melhor resolvida pelo instinto de um condutor comum do que uma de trás, digam o que disserem. Um condutor comum ao ver o carro fugir de frente levanta o pé, trava, ou vira mais o volante; não concordo que seja instintivo contrabrecar, especialmente para toda uma geração de condutores que nunca aprendeu a conduzir um RWD.

                                                              É que às vezes a parte do carro que foge não tem nada a ver com a tracção: um pequeno acidente que tive com a A4 foi consequência de uma saída de trás; depois venham-me cá com contrabrecagens e ter um eixo controlado e mais não sei quê, quando elas acontecem é tudo tão rápido que mal se percebe como é que aquilo aconteceu.

                                                              Independentemente disso, acho a A4 um carro seguríssimo à chuva; também invisto em bons pneus, dificilmente se encontra melhor que uns F1 em molhado; E é claro que é segura desde que não se abuse, é que parece que há quem ache que à chuva se conduz com as mesmas velocidades que em piso seco.

                                                              PS: e já agora, que também há um RWD aqui em casa, também acho o série 1 seguríssimo à chuva.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X