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Inspector mais papista que o Papa??
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A mim aconteceu-me chumbarem-me um carro que passou as IPO anos a fio sem palas, e de repente vai lá e chumba porque saiu um decreto qualquer.
Era uma Van de 93, de um modelo que se fabricou de 93 a 99 sem grandes alterações.
Até 31/12/93 só passava com palas, de 1/1/94 já não precisava de palas, mesmo sendo um carro rigorosamente igual.
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Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver PostA mim aconteceu-me chumbarem-me um carro que passou as IPO anos a fio sem palas, e de repente vai lá e chumba porque saiu um decreto qualquer.
Era uma Van de 93, de um modelo que se fabricou de 93 a 99 sem grandes alterações.
Até 31/12/93 só passava com palas, de 1/1/94 já não precisava de palas, mesmo sendo um carro rigorosamente igual.
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Originalmente Colocado por neoalfa Ver PostComparar um autocolante no vidro com um homicídio... Não é, vá lá, normal, mas ok!
Percebi o teu ponto de vista... fundamentalista...
Caso para dizer que quem rouba 5 euros vai preso, quem rouba 5 milhões ... está rico!!!
Que é fazer cumprir a lei, quer seja com roubo de 5 euros como matar 50 gajos.
Uma pessoa não pode dizer que não está a cumprir a lei pq há quem faça pior. Há sempre quem faça pior.
Se o carro não está legal, não está. É simples!
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostSó tive de comparar porque não queres entender.
Que é fazer cumprir a lei, quer seja com roubo de 5 euros como matar 50 gajos.
Uma pessoa não pode dizer que não está a cumprir a lei pq há quem faça pior. Há sempre quem faça pior.
Se o carro não está legal, não está. É simples!
Vai fazer uns testes de Desenvolvimento Moral do Kolhberg (ou outro) e depois vê lá o estágio em que estás... E não te assustes...
Assim, de repente, e se todas as tuas opiniões ético-morais têm essa arquitectura, asseguro-te que estás no 4! A escala vai até 6!
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Originalmente Colocado por neoalfa Ver Postyap, eu não percebo...
Vai fazer uns testes de Desenvolvimento Moral do Kolhberg (ou outro) e depois vê lá o estágio em que estás... E não te assustes...
Assim, de repente, e se todas as tuas opiniões ético-morais têm essa arquitectura, asseguro-te que estás no 4! A escala vai até 6!
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Originalmente Colocado por motorHEAD Ver PostA lei não tem efeito retroactivo.. da mesma maneira que se tiveres um carro sem cintos atrás não vai chumbar na IPO por causa disso, desde que tenha sido fabricado antes dessa obrigatoriedade... há aqui muita história mal contada (não digo que seja o caso) mas pior que isso.. muito pouca gente a se informar/reclamar através das via legais!...
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Originalmente Colocado por neoalfa Ver Postyap, eu não percebo...
Vai fazer uns testes de Desenvolvimento Moral do Kolhberg (ou outro) e depois vê lá o estágio em que estás... E não te assustes...
Assim, de repente, e se todas as tuas opiniões ético-morais têm essa arquitectura, asseguro-te que estás no 4! A escala vai até 6!
O 4º já nem é muito mau, refere-se ao respeito pela lei e postura de acordo com as regras sociais definidas.
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Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver PostInfelizmente, quanto mais pessoas conheço mais verifico que a esmagadora maioria da população age dentro do espírito do 1º e 2º estádios (e não estágios ).
O 4º já nem é muito mau, refere-se ao respeito pela lei e postura de acordo com as regras sociais definidas.
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostAcusar os outros também costuma ser uma boa desculpa. Quando os argumentos acabam.
Apenas constatei.
Estava à espera de uma postura mais abrangente da tua parte!
Eu já passei, penso, a fase de acreditar que as coisas ou são pretas ou brancas! Existe uma palete de tons intermediários... Mas se calhar estou errado!
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Originalmente Colocado por bezugo1 Ver PostJá foi à muitos anos, mas foi algo como: Interiores sujos ou Sujidade nos interiores. Se calhar era "conservação dos interiores"... já não me lembro ao certo, mas era uma destas.
Aparentemente estava prevista esta "anomalia"
EDIT: Já agora... o centro era o que vou sempre. O do Poço do Bispo, junto ao rio Tejo
Eu fui ontem com o 205 XAD, à desportiva, não o lavei quer exteriormente quer interiormente.
Passou com uma anotação, não posso ter o terceiro STOP onde o tenho, tenho de o "colar" ao vidro...
Ah e tenho o interior meio "partido", além de que a divisória do habitáculo/mala está "virada", foi criado um espaço de arrumação porreiro.
E isto sem falar em 2 buracos na alcatifa e um buraco escondido no banco do condutor...
Não implicaram com isso.
Foi em Almeirim.
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Basta ver a quantidade de carros com pseudo xénon mais aqueles com vidros completamente escuros á frente para ver que as inspecções são digamos que contornadas.
Já para não falar de carros que deveriam chumbar.
Eu na 1ª inspecção do meu clio, foi chumbo por ter um farol de nevoeiro desalinhado.
Na 2ª inspecção anotação por direcção desalinha.
O mais engraçado é que o meu sogro tem um fiesta com 20 anos, a direcção está desalinhada e não é que nem uma anotaçãozinha??? pois foi o mecânico que o levou á inspecção....
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Originalmente Colocado por motorHEAD Ver PostA lei não tem efeito retroactivo.. da mesma maneira que se tiveres um carro sem cintos atrás não vai chumbar na IPO por causa disso, desde que tenha sido fabricado antes dessa obrigatoriedade... há aqui muita história mal contada (não digo que seja o caso) mas pior que isso.. muito pouca gente a se informar/reclamar através das via legais!...
Chumba, chumba. Disso tenho eu a certeza.
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Originalmente Colocado por aquicas Ver PostChumba, chumba. Disso tenho eu a certeza.
A obrigatoriedade de ter cintos atrás é de 01 de Maio de 1990 (salvo erro). Carros vendidos até então, estão dispensados de os ter.
O meu Super5 é de Abril de 1990 mas já trás os cintos atrás, o que me obriga a tê-los operacionais aquando da ida ao IPO.
Mas podes ter a certeza de que se os tirar, ninguém vai implicar com isso...
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostChumba ?
A obrigatoriedade de ter cintos atrás é de 01 de Maio de 1990 (salvo erro). Carros vendidos até então, estão dispensados de os ter.
O meu Super5 é de Abril de 1990 mas já trás os cintos atrás, o que me obriga a tê-los operacionais aquando da ida ao IPO.
Mas podes ter a certeza de que se os tirar, ninguém vai implicar com isso...
De resto, tudo o que está num carro tem de funcionar. Se a escova de trás não funcionar levam anotação.. se não estiver já não chateiam
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Originalmente Colocado por maven Ver PostHá uma que me tira do sério, alguém me explica porque carga de água eu tenho de ir desalinhar a direção do meu Alfa sempre que vou a inspeção??
Porque diacho o tenho de por a zeros no alinhamento?? Quando o carro assim fica impossivél de conduzir, com reações estranhas ao minimo toque no volante... Se o fabricante diz que o alinhamento é sei la, 5, porque é que no centro de inspeções não metem no computador o tipo de carro e este é verificado segundo os parametros de fábrica pré amologados?
São 15 euros pa desalinhar, mais 15 pa alinhar:S:S... E depois ainda me querem chumbar porque os faroís de nevoeiro do 147 não funcionam, saiu do carro e vejo-os ligados, dgo mas estão ok, ele aponta po pisca e diz não tão não, eu digo os faroís de nevoeiro são aqui em cima,olhe entrou pa este trabalho com cunha não foi? É que de carros voçê não pesca nada!!! Conclusão: chumbou mesmo. Reclamei mas de nada serviu lolol... Esponjas de dinheiro isso sim.... Ainda me chama para ir a debaixo do carro ver se era normal o carro ter dois triangulos, se não era modificações minhas por favor....
Mas passou na mesma, embora tenha ficado lá com a anotação...
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Infelizmente são ás centenas os casos de mau profissionalismo por parte dos inspectores e ainda mais grave é todos termos conhecimento da corrupção que existe na actividade.
Já agora ficam mais 2 exemplos:
- Citroen xsara comercial de 2001: foi á 1.ª inspecção em 2003 e a partir daí anualmente até agora, sempre ao mesmo centro de inspecções e sempre levada pelo proprietário. nunca teve qualquer anotação até 2009 em que o inspector detectou que a cor que constava do livrete diferia da cor do veiculo. E de verdade diferia mesmo! Por erro na emissão do livrete. Ocerto é que fez 6 inspecções sem que dessem pelo erro.
- Mini de 1977 alvo de um restauro em 2006 foi á inspecção nesse ano. A partir daí, e por 4 anos consecutivos, todos os anos é aprovado sem o dono o tirar da garagem!
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostHá uns tempos deu um gajo na SIC que andou ANOS com matricula da frente diferente da detrás, 3 operações Stop! E uma Inspecção!
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Originalmente Colocado por paarmejo Ver PostBoa noite,
Eu também já adoptei o mesmo esquema: "para não me chatear, deixo o carro na oficina e eles tratam de tudo!".
Cumprimentos.
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Originalmente Colocado por bezugo1 Ver PostJá me chumbaram um carro (citro ZX) por ter areia nos tapetes
Eu disse: "vim agora da praia e vou muitas vezes."
E ele disse: "aspirava antes de cá vir"
Mas porquê??? Fica menos seguro por isso? ou agora também avaliam se somos asseados??
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de /Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostChumba ?
A obrigatoriedade de ter cintos atrás é de 01 de Maio de 1990 (salvo erro). Carros vendidos até então, estão dispensados de os ter.
O meu Super5 é de Abril de 1990 mas já trás os cintos atrás, o que me obriga a tê-los operacionais aquando da ida ao IPO.
Mas podes ter a certeza de que se os tirar, ninguém vai implicar com isso...
Portaria 849/94 de 22 SET;
1º- Os automóveis ligeiros devem estar providos de cintos de segurança ou de sistemas de retenção aprovados nos lugares do condutor e de cada passageiro.
Exceptuam-se da obrigatoriedade da instalação daquele acessorio:
a) As máquinas , tractores agrícolas , tractocarros e motocultivadores;
b) Nos bancos da frente: os automóveis ligeiros de passageiros e mistos matriculados antes de 01/01/1966 e os restantes automóveis ligeiros matriculados antes de 27/05/1990.
c) Nos bancos da rectaguarda: os automóveis ligeiros matriculados antes de 27/05/1990.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostChumba ?
A obrigatoriedade de ter cintos atrás é de 01 de Maio de 1990 (salvo erro). Carros vendidos até então, estão dispensados de os ter.
O meu Super5 é de Abril de 1990 mas já trás os cintos atrás, o que me obriga a tê-los operacionais aquando da ida ao IPO.
Mas podes ter a certeza de que se os tirar, ninguém vai implicar com isso...Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostNão chumba não.
Se o carro for anterior à lei da obrigatoriedade não chumba.Originalmente Colocado por Movyk Ver PostNão chumba...mas devia.
Resumindo: o carro chumbou.
Não da primeira nem da segunda vez que foi à inspecção mas penso que no terceiro ano e sempre no mesmo centro.
Resultado, reclamar não adiantou e o assunto lá teve de ser resolvido com a compra dos cintos, o que não ficou barato.
O problema era do carro? Não, visto que a data de matricula era anterior à lei.
O problema foi mesmo daquele inspector que no dia devia ter acordado com os pés de fora. Mas tenho a certeza absoluta que o meu Pai na altura não lhe poupou elogios
Paz seja feita à alminha do carrito que foi para abate já lá vão uns tempinhos!!!
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