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Consumos: toda a verdade! Diferenças entre consumos anunciados e reais!
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Originalmente Colocado por whereagles Ver Postolha eu consigo fazer menos do que o homolgado lol
A marca anuncia 9,5 em cidade e consigo 8 sem muito esforço. Em auto-estrada é diferente... a pastelar a 90-100 e sem A/C consigo os 5,5 anunciados. A velocidades normais (120) e A/C vai para os 7.
Já agora, o carro é um magano I gasolina 1.4.
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostMédias de ponteiro valem 0 (zero)!
Só te descredibilizas ao insistir nesse método depois de toda as pessoas te explicarem como se deve fazer.
Eu faço isto há 6 meses, não é desde ontém, até porque ontém não abasteci.
Fiz 400 quilometros com os 30 Litros que abasteci à duas semanas e vai chegar para os 200 que vou fazer esta semana que vem.
Eu faço isto há meses e sempre apontou para a mesma média, ah ya pode estar errado por 0.1 ou 0.2 L/100 Km, mas é na casa dos 5!
Eu quero lá saber do que vocês dizem, nunca me importei do que os outros dizem/pensam de mim, eu sei o que tenho e os quilometros que faço com ele, tenho dois colegas meus que já tiveram dois iguais só que na versão 5 portas e faziam sensivelmente os mesmos consumos que eu!Editado pela última vez por Fahrenheit; 15 August 2010, 23:07.
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Mas alguém acredita que o Golf Bluemotion faça consumos na casa dos 3 litros?
E para que raio tem uma amostra de 30 automóveis tanto carro da mesma marca/grupo? Os carros PSA não são representativos quanto baste?
Já agora fica o registo pessoal do meu carro: segundo a marca deveria gastar 5l e está na realidade a gastar 6,7. Agora duvido é que eu o conduza segundo os parâmetros de avaliação de consumo da marca...
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostNão confundas andar pela cidade com consumo urbano, que parte do princípio que há congestionamento.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostQue esse teste não tem ponta por onde se lhe pegue, apesar da questão ser interessante.
O que é um consumo "real"?
O meu consumo "real" varia em função de muitas coisas, desde estados de espírito à função que o carro está a ter nesse momento.
Tanto pode ser real andar "depressinha" mas sem grandes exageros, como andar uns km literalmente a fundo, ou fazer uma serra a puxar o mais que consigo, ou no outro extremo andar a passear descontraidamente em que o vento empurra e trava o carro.
Traduzindo isto para números (e alguns bem recentes), a média dos meus últimos 4x.000 km está em 6,3x , mas por pura experiência, submeti-me ao esforço de tentar fazer um consumo muito baixo com o mesmo carro, tendo feito 4,55 (reais) litros em 1200 km.
Depois de atestar novamente (e nem deixei chegar o depósito perto do fim), estava tão farto de andar assim, que 30 km depois e as médias estavam nos 8 litros.
Agarrando no exemplo dos 4,55 litros, estes foram feitos num circuíto misto, que incluiu cidade (Lisboa durante o dia), IC19, AE e estrada, sempre com o AC ligado.
Se vir o consumo homologado para este carro (que só agora vi por causa deste tópico), fala em 4,5 litros para consumo misto, ou seja, não está a fugir.
No entanto, é óbvio que foi necessário um esforço para fazer este consumo, e esse esforço vem do facto das pessoas ignorarem completamente a dinâmica de movimento de um automóvel ao conduzir um carro.
Todos nós fazemos isto, mas será que cabe na cabeça de alguém arrancar entre semáforos e atingir velocidades que obriguem a usar travões?
Gasta-se (muita) energia para tirar o carro do sítio, e depois gasta-se para o parar (na forma de travões), sem ter qualquer benefício de tempo no final, em vez de aproveitar o balanço do carro?
Quem já se dedicou a tentar fazer hypermilling de forma minimamente dedicada, percebe que a diferença real de tempo entre andar no que parece ser muito devagar ou "depressinha" é ridícula, quando não é mesmo nenhuma.
O próprio efeito de onda no transito é ampliado por esta condução mais viva, que na realidade é apenas desperdiçar mais combustível (e gastar mais o material).
Ou seja, deveriam os fabricantes homologar consumos partindo do princípio que o dono do carro tem o pé pesado ou do consumo que o carro é capaz de fazer?
Porque de um modo ou de outro, se foram homologados, os carros fazem esses consumos - não será é nos pés de toda a gente nem em todos os locais, pois esses testes não foram feitos a subir a Serra da Estrela (nem a descer).
Por isto, eu assumo que a minha condução não é focada nos consumos, mas sim numa condução mais dinâmica, consciente de que essa dinâmica tem custos, quer a nível de mecânica, quer a nível de pneus, quer a nível de combustível.
Os consumos homologados são reais e exequíveis, o que não invalida que dois carros a 90 km/h não possam ter desvios diferentes face aos números anunciados (dado que estes não são anunciados dessa forma).
Aos mais cépticos, deixo o desafio de lerem sobre hypermilling, tentarem aplicar o conceito como experiência, e fazer o teste com objectividade.
As marcas dão consumos reais, e aposto € com quem quiser em como com a revisão em dia, e pneus cheios, faço o consumo anunciado em qualquer carro.
Se não fazem esses consumos, o problema está na vossa condução e não no carro.
No meu Punto 1.3JTD, se andar normalmente faço 4.5/4.6 reais. Se andar calmo consigo fazer depósitos de 3.9. Como ? Nacionais a 90, AEs a 100/110.
Nos 147s cá de casa, com o meu pai nunca baixavam dos 7,5...nunca mas nunca. Quando era eu a andar fazia sempre 5.tal...e nunca me dei ao trabalho de tentar os 4.xx porque não conduzia muito o carro.
Os consumos anunciados são reais. Se não os fazem, façam a revisão ao carro e aprendam a andar civilizadamente, e de forma inteligente ;)
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Originalmente Colocado por bg2 Ver Posteu até prefiro que as normas de homologação estimem por baixo o valor do consumo.
porque assim há menos CO2 homologado e menos imposto a pagar
A maioria das pessoas não anda atenta ao mundo automóvel como aqui a maioria de nós se calhar andamos (e percebe-se, nem todos gostamos do mesmo).
Um carro que anuncie 5 mas que afinal faz 7,5 origina "só" um gasto de mais 50% face ao esperado, isto no orçamento duma pessoa que faça muitos kilómetros e não espere essa surpresa se calhar não é lá muito agradável...
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Originalmente Colocado por AndreMA Ver Post... e muito consumidor enganado!
A maioria das pessoas não anda atenta ao mundo automóvel como aqui a maioria de nós se calhar andamos (e percebe-se, nem todos gostamos do mesmo).
Um carro que anuncie 5 mas que afinal faz 7,5 origina "só" um gasto de mais 50% face ao esperado, isto no orçamento duma pessoa que faça muitos kilómetros e não espere essa surpresa se calhar não é lá muito agradável...
Agora, é possível, como já foi dito, fazer esses consumos, é necessário é estar-se a "trabalhar" pra isso. Vê-se muito nas estradas portuguesas os condutores arrancarem à bruta para depois travar 5 metros mais à frente, assim não há consumos que aguentem
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UOTE=ElrOnD;1063708199]Este é o Post.
As marcas dão consumos reais, e aposto € com quem quiser em como com a revisão em dia, e pneus cheios, faço o consumo anunciado em qualquer carro.
Se não fazem esses consumos, o problema está na vossa condução e não no carro.
No meu Punto 1.3JTD, se andar normalmente faço 4.5/4.6 reais. Se andar calmo consigo fazer depósitos de 3.9. Como ? Nacionais a 90, AEs a 100/110.
Nos 147s cá de casa, com o meu pai nunca baixavam dos 7,5...nunca mas nunca. Quando era eu a andar fazia sempre 5.tal...e nunca me dei ao trabalho de tentar os 4.xx porque não conduzia muito o carro.
Os consumos anunciados são reais. Se não os fazem, façam a revisão ao carro e aprendam a andar civilizadamente, e de forma inteligente ;)[/QUOTE]
Quer dizer então que um desgraçado que faça 80% de cidade é burro... já que não conseguirá nunca obter os consumos anunciados??
Infelizmente, a grande maioria das nossas estradas e percursos está longe de reunir as condições ideais para a poupança de combustível, e é por isso que os consumos anunciados pelas marcas são pouco realistas, ok?
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Originalmente Colocado por LCTN Ver PostAcho que é do conhecimento geral que, em condução despreocupada, o carro não gasta o que está "anunciado". O anunciado tem que ser visto como o consumo mínimo possível do carro, não como o consumo expectável do mesmo.
Agora, é possível, como já foi dito, fazer esses consumos, é necessário é estar-se a "trabalhar" pra isso. Vê-se muito nas estradas portuguesas os condutores arrancarem à bruta para depois travar 5 metros mais à frente, assim não há consumos que aguentem
Parece-me o mais correcto, em vez de anunciarem consumos que apenas se conseguem não passando sequer das 2000 rpm e andando completamente a pastelar.
Então se anunciam os consumos mínimos, façam também o favor de publicitarem os carros com os kit's e pneus stock e já agora anunciem também a potência e binário que o carro consegue usar para conseguir fazer esses consumos em vez dos valores máximos!
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Nivelar por baixo portanto, indicar como "standard" os consumos do pessoal que mete 3ª e nunca mais se lembra de mexer na caixa, que só vê as luzes dos semaforos a menos de 50 metros, que arranca quando o carro da frente já vai com 30m de avanço, que travam e carregam na embraiagem ao mesmo tempo mas só troca de mudança depois do carro diminuir verdadeiramente de velocidade, pessoal descontraido, portanto...
Hoje uma destas condutoras descontraidas levou 3 dos 5 carros que iam á minha frente... depois estava com cara de quem não percebia o que tinha acontecido
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Originalmente Colocado por vsr200 Ver PostNivelar por baixo portanto, indicar como "standard" os consumos do pessoal que mete 3ª e nunca mais se lembra de mexer na caixa, que só vê as luzes dos semaforos a menos de 50 metros, que arranca quando o carro da frente já vai com 30m de avanço, que travam e carregam na embraiagem ao mesmo tempo mas só troca de mudança depois do carro diminuir verdadeiramente de velocidade, pessoal descontraido, portanto...
Hoje uma destas condutoras descontraidas levou 3 dos 5 carros que iam á minha frente... depois estava com cara de quem não percebia o que tinha acontecido
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Estamos aqui a falar de condutores de 3 niveis de skillz de condução:
- Os zarolhos, que não vêm a pressão dos pneus, usam mal a caixa, calcam a fundo no pedal em vez de meterem uma abaixo, pensando que poupam, não guardam distâncias de aceleração e travagem, não aproveitam pontos mortos, etc etc...
- Os condutores médios, que fazem uma parte do que descrevi no ponto acima;
- Os condutores excepção, que andam sempre com os carros nos trinques, espremem o que de melhor a caixa pode dar, guardam as distâncias sempre que podem, e aproveitam os pontos mortos de igual forma;
Quem é que no stress do seu dia a dia pratica com regularidade a condução do terceiro ponto?
É tudo muito bonito a falar...
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Originalmente Colocado por AndreMA Ver PostEstamos aqui a falar de condutores de 3 niveis de skillz de condução:
- Os zarolhos, que não vêm a pressão dos pneus, usam mal a caixa, calcam a fundo no pedal em vez de meterem uma abaixo, pensando que poupam, não guardam distâncias de aceleração e travagem, não aproveitam pontos mortos, etc etc...
- Os condutores médios, que fazem uma parte do que descrevi no ponto acima;
- Os condutores excepção, que andam sempre com os carros nos trinques, espremem o que de melhor a caixa pode dar, guardam as distâncias sempre que podem, e aproveitam os pontos mortos de igual forma;
Quem é que no stress do seu dia a dia pratica com regularidade a condução do terceiro ponto?
É tudo muito bonito a falar...
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As diferenças entre anunciado e reais já é mais que conhecida por quem por aqui anda e percebe minimamente disto.
Mas, e falando daquilo que conheço, uma vez que já muito escrevi sobre o assunto, gostava de ver os que dizem qus os 156 gastam muito por fazerem médias de 9 ou 10litros aos 100 nos motores twin spark (não vale a pena diferenciar entre 1.6, 1.8 ou 2.0 pois gastam sensivelmente o mesmo).
Um 1.8 muito mais recente e supostamente eficiente:
BMW 118i: 143 CV, 0-100 km/h: 8,7 seg., Vmax: 210 km/h, consumo declarado: 6,1 L/ 100 km, consumo no teste: 9,3 L/ 100 km (Gasolina). Desvio percentual: 52,5 %
E mais casos nos gasolina estão aqui descritos.
O normal é um >1.600 para cima a gasolina gastar entre os 9 e os 11 em consumos médios/urbanos!
É chavão falar-se em consumos altos e 156... mas e eu estou faro de dizer pouco diferem da concorrência similar.
+ 0,5 ou - 0,5litros... não é por aí que o gato vai as filhoses!
A não ser que os 10litros de gasolina para um alfa romeo sejam mais caros que 10 litros de gasolina para um outro carro qualquer!Editado pela última vez por alfamaniaco; 16 August 2010, 22:16.
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostÉ como o meu Corsa, já puxei e puxei e ainda não consegui chegar ás medias de 6.2 L/100 Km como anunciados pela marca em 1983 aquando do lançamento do Corsa A TR/Sedan 1.2 55 CV...
Fico-me entre os 4 e os 5, 5.5 a ripar calor pelo mato grosso
Muito fácil.
Regista os km percorridos com um GPS.
O teu carro tem um erro de conta-km brutal. Estamos a falar de um desvio de uns 15 a 20%.
Ou seja, por cada 100km marcados, na realidade percorreste apenas 80 ou 85!
Todos os corsas A sofrem desse "mal".
Engana bastante as contas, onde era comum ouvir-se falar em médias baixissimas nesses carros!
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Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver PostMuito fácil.
Regista os km percorridos com um GPS.
O teu carro tem um erro de conta-km brutal. Estamos a falar de um desvio de uns 15 a 20%.
Ou seja, por cada 100km marcados, na realidade percorreste apenas 80 ou 85!
Todos os corsas A sofrem desse "mal".
Engana bastante as contas, onde era comum ouvir-se falar em médias baixissimas nesses carros!
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Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver PostMuito fácil.
Regista os km percorridos com um GPS.
O teu carro tem um erro de conta-km brutal. Estamos a falar de um desvio de uns 15 a 20%.
Ou seja, por cada 100km marcados, na realidade percorreste apenas 80 ou 85!
Todos os corsas A sofrem desse "mal".
Engana bastante as contas, onde era comum ouvir-se falar em médias baixissimas nesses carros!
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Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver PostMuito fácil.
Regista os km percorridos com um GPS.
O teu carro tem um erro de conta-km brutal. Estamos a falar de um desvio de uns 15 a 20%.
Ou seja, por cada 100km marcados, na realidade percorreste apenas 80 ou 85!
Todos os corsas A sofrem desse "mal".
Engana bastante as contas, onde era comum ouvir-se falar em médias baixissimas nesses carros!
Tive que substituir essas peças todas quando substitui o quadrante.
O meu quadrante e todos os transdutores e conversores de quilometros eram pertencentes a um Kadett GSI
E sim, são reais, porque quando fui a Fóz Côa, o meu carro registou os mesmos quilometros que o GPS
E já agora para o Registo, fui a Fóz Côa, andei lá ás voltas durante três dias a conhecer aquilo e vim com o mesmo deposito, voltei e quando cá cheguei tinha o carro na reserva mas na A25 fiz os 150 km/h um bom quarto de hora...
Totalizando um total de 872 Km.Editado pela última vez por Fahrenheit; 16 August 2010, 22:35.
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostO meu conta Quilometros nem é do Corsa.
Tive que substituir essas peças todas quando substitui o quadrante.
O meu quadrante e todos os transdutores e conversores de quilometros eram pertencentes a um Kadett GSI
E sim, são reais, porque quando fui a Fóz Côa, o meu carro registou os mesmos quilometros que o GPS
E já agora para o Registo, fui a Fóz Côa, andei lá ás voltas durante três dias a conhecer aquilo e vim com o mesmo deposito, voltei e quando cá cheguei tinha o carro na reserva mas na A25 fiz os 150 km/h um bom quarto de hora...
Totalizando um total de 872 Km.
Ainda por cima!
Mais uma razão para isso estar completamente desajustado.
Basta trocar o tamanho das rodas para alterar por completo os km reais com os medidos.
Mas pronto... se ficas melhor por acreditar nesses consumos milagrosos, tanto melhor!Afinal de contas o carro é teu!
Só estou a alertar para o facto desses carros, regra geral terem um erro bastante grande de conta-km!Conhecimento na primeira pessoa.
Passou-me pelas mãos um kadett 1.2 de 1982, depois um corsa A 1.2 swing de 1988, e finalmente um corsa A coupé de um amigo meu, também 1.2.
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Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver PostAinda por cima!
Mais uma razão para isso estar completamente desajustado.
Basta trocar o tamanho das rodas para alterar por completo os km reais com os medidos.
Mas pronto... se ficas melhor por acreditar nesses consumos milagrosos, tanto melhor!Afinal de contas o carro é teu!
Só estou a alertar para o facto desses carros, regra geral terem um erro bastante grande de conta-km!Conhecimento na primeira pessoa.
Passou-me pelas mãos um kadett 1.2 de 1982, depois um corsa A 1.2 swing de 1988, e finalmente um corsa A coupé de um amigo meu, também 1.2.
Não fui eu que fiz a instalação, eu só montei o quadrante no habitaculo o resto foi um electricista até porque eu não percebo bem disso e não gosto de andar a inventar no carro...
Quanto ao que eu deixei em negrito no teu texto uma pequena correcção: Não sou eu que fico melhor, é a carteira que dá para outras coisas
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