Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumos: toda a verdade! Diferenças entre consumos anunciados e reais!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
    Carro mais pesado só com 4 mudanças...

    Para fazer 7l/100 comprava um carro igual ao do meu pai, Honda Civic 1.5 100 CV, ao menos tinha potencia!
    Esse Kadett pesa apenas mais ~70/80 kg do que o Corsa; ou seja, é o mesmo que andar com uma pessoa.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
      olha eu consigo fazer menos do que o homolgado lol

      A marca anuncia 9,5 em cidade e consigo 8 sem muito esforço. Em auto-estrada é diferente... a pastelar a 90-100 e sem A/C consigo os 5,5 anunciados. A velocidades normais (120) e A/C vai para os 7.

      Já agora, o carro é um magano I gasolina 1.4.
      Não confundas andar pela cidade com consumo urbano, que parte do princípio que há congestionamento.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
        Médias de ponteiro valem 0 (zero)!

        Só te descredibilizas ao insistir nesse método depois de toda as pessoas te explicarem como se deve fazer.
        Diz me lá melhor método para calcular os Litros / 100 Km do que apontar direitinho os quilometros que faço até chegar á reserva?
        Eu faço isto há 6 meses, não é desde ontém, até porque ontém não abasteci.
        Fiz 400 quilometros com os 30 Litros que abasteci à duas semanas e vai chegar para os 200 que vou fazer esta semana que vem.
        Eu faço isto há meses e sempre apontou para a mesma média, ah ya pode estar errado por 0.1 ou 0.2 L/100 Km, mas é na casa dos 5!
        Eu quero lá saber do que vocês dizem, nunca me importei do que os outros dizem/pensam de mim, eu sei o que tenho e os quilometros que faço com ele, tenho dois colegas meus que já tiveram dois iguais só que na versão 5 portas e faziam sensivelmente os mesmos consumos que eu!
        Editado pela última vez por Fahrenheit; 15 August 2010, 23:07.

        Comentário


          #94
          E sinceramente estou cansado de estar a fazer o "Sermão de Santo Antonio aos Peixes", porque vocês simplesmente não querem acreditar!

          O meu irmão também era assim não acreditava até andar com ele uma semana...

          Comentário


            #95
            Mas alguém acredita que o Golf Bluemotion faça consumos na casa dos 3 litros?

            E para que raio tem uma amostra de 30 automóveis tanto carro da mesma marca/grupo? Os carros PSA não são representativos quanto baste?

            Já agora fica o registo pessoal do meu carro: segundo a marca deveria gastar 5l e está na realidade a gastar 6,7. Agora duvido é que eu o conduza segundo os parâmetros de avaliação de consumo da marca...

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
              Não confundas andar pela cidade com consumo urbano, que parte do princípio que há congestionamento.
              hmm.. agora que falas disso, sim, o percurso que faço normalmente é curto e raramente fico mais de 5 mins nos semáforos, 10 mins num dia mau.

              Comentário


                #97
                Já agora qual é a "fórmula" mais correcta para o cálculo dos consumos?

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por HugoPaiva Ver Post
                  Já agora qual é a "fórmula" mais correcta para o cálculo dos consumos?
                  Para calcular a média?

                  (Farst)
                  Editado pela última vez por AndreMA; 16 August 2010, 18:33.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por HugoPaiva Ver Post
                    Já agora qual é a "fórmula" mais correcta para o cálculo dos consumos?
                    Vê o post #59.

                    Comentário


                      eu até prefiro que as normas de homologação estimem por baixo o valor do consumo.

                      porque assim há menos CO2 homologado e menos imposto a pagar

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Que esse teste não tem ponta por onde se lhe pegue, apesar da questão ser interessante.

                        O que é um consumo "real"?

                        O meu consumo "real" varia em função de muitas coisas, desde estados de espírito à função que o carro está a ter nesse momento.

                        Tanto pode ser real andar "depressinha" mas sem grandes exageros, como andar uns km literalmente a fundo, ou fazer uma serra a puxar o mais que consigo, ou no outro extremo andar a passear descontraidamente em que o vento empurra e trava o carro.


                        Traduzindo isto para números (e alguns bem recentes), a média dos meus últimos 4x.000 km está em 6,3x , mas por pura experiência, submeti-me ao esforço de tentar fazer um consumo muito baixo com o mesmo carro, tendo feito 4,55 (reais) litros em 1200 km.
                        Depois de atestar novamente (e nem deixei chegar o depósito perto do fim), estava tão farto de andar assim, que 30 km depois e as médias estavam nos 8 litros.

                        Agarrando no exemplo dos 4,55 litros, estes foram feitos num circuíto misto, que incluiu cidade (Lisboa durante o dia), IC19, AE e estrada, sempre com o AC ligado.

                        Se vir o consumo homologado para este carro (que só agora vi por causa deste tópico), fala em 4,5 litros para consumo misto, ou seja, não está a fugir.

                        No entanto, é óbvio que foi necessário um esforço para fazer este consumo, e esse esforço vem do facto das pessoas ignorarem completamente a dinâmica de movimento de um automóvel ao conduzir um carro.

                        Todos nós fazemos isto, mas será que cabe na cabeça de alguém arrancar entre semáforos e atingir velocidades que obriguem a usar travões?
                        Gasta-se (muita) energia para tirar o carro do sítio, e depois gasta-se para o parar (na forma de travões), sem ter qualquer benefício de tempo no final, em vez de aproveitar o balanço do carro?

                        Quem já se dedicou a tentar fazer hypermilling de forma minimamente dedicada, percebe que a diferença real de tempo entre andar no que parece ser muito devagar ou "depressinha" é ridícula, quando não é mesmo nenhuma.

                        O próprio efeito de onda no transito é ampliado por esta condução mais viva, que na realidade é apenas desperdiçar mais combustível (e gastar mais o material).

                        Ou seja, deveriam os fabricantes homologar consumos partindo do princípio que o dono do carro tem o pé pesado ou do consumo que o carro é capaz de fazer?

                        Porque de um modo ou de outro, se foram homologados, os carros fazem esses consumos - não será é nos pés de toda a gente nem em todos os locais, pois esses testes não foram feitos a subir a Serra da Estrela (nem a descer).

                        Por isto, eu assumo que a minha condução não é focada nos consumos, mas sim numa condução mais dinâmica, consciente de que essa dinâmica tem custos, quer a nível de mecânica, quer a nível de pneus, quer a nível de combustível.

                        Os consumos homologados são reais e exequíveis, o que não invalida que dois carros a 90 km/h não possam ter desvios diferentes face aos números anunciados (dado que estes não são anunciados dessa forma).

                        Aos mais cépticos, deixo o desafio de lerem sobre hypermilling, tentarem aplicar o conceito como experiência, e fazer o teste com objectividade.
                        Este é o Post.

                        As marcas dão consumos reais, e aposto € com quem quiser em como com a revisão em dia, e pneus cheios, faço o consumo anunciado em qualquer carro.

                        Se não fazem esses consumos, o problema está na vossa condução e não no carro.

                        No meu Punto 1.3JTD, se andar normalmente faço 4.5/4.6 reais. Se andar calmo consigo fazer depósitos de 3.9. Como ? Nacionais a 90, AEs a 100/110.

                        Nos 147s cá de casa, com o meu pai nunca baixavam dos 7,5...nunca mas nunca. Quando era eu a andar fazia sempre 5.tal...e nunca me dei ao trabalho de tentar os 4.xx porque não conduzia muito o carro.

                        Os consumos anunciados são reais. Se não os fazem, façam a revisão ao carro e aprendam a andar civilizadamente, e de forma inteligente ;)

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                          eu até prefiro que as normas de homologação estimem por baixo o valor do consumo.

                          porque assim há menos CO2 homologado e menos imposto a pagar
                          ... e muito consumidor enganado!
                          A maioria das pessoas não anda atenta ao mundo automóvel como aqui a maioria de nós se calhar andamos (e percebe-se, nem todos gostamos do mesmo).
                          Um carro que anuncie 5 mas que afinal faz 7,5 origina "só" um gasto de mais 50% face ao esperado, isto no orçamento duma pessoa que faça muitos kilómetros e não espere essa surpresa se calhar não é lá muito agradável...

                          Comentário


                            O meu carro anuncia 9.5 em circuito misto e normalmente até anda abaixo disso(9.2/9.3)..











                            Comentário


                              Originalmente Colocado por AndreMA Ver Post
                              ... e muito consumidor enganado!
                              A maioria das pessoas não anda atenta ao mundo automóvel como aqui a maioria de nós se calhar andamos (e percebe-se, nem todos gostamos do mesmo).
                              Um carro que anuncie 5 mas que afinal faz 7,5 origina "só" um gasto de mais 50% face ao esperado, isto no orçamento duma pessoa que faça muitos kilómetros e não espere essa surpresa se calhar não é lá muito agradável...
                              Acho que é do conhecimento geral que, em condução despreocupada, o carro não gasta o que está "anunciado". O anunciado tem que ser visto como o consumo mínimo possível do carro, não como o consumo expectável do mesmo.

                              Agora, é possível, como já foi dito, fazer esses consumos, é necessário é estar-se a "trabalhar" pra isso. Vê-se muito nas estradas portuguesas os condutores arrancarem à bruta para depois travar 5 metros mais à frente, assim não há consumos que aguentem

                              Comentário


                                UOTE=ElrOnD;1063708199]Este é o Post.

                                As marcas dão consumos reais, e aposto € com quem quiser em como com a revisão em dia, e pneus cheios, faço o consumo anunciado em qualquer carro.

                                Se não fazem esses consumos, o problema está na vossa condução e não no carro.

                                No meu Punto 1.3JTD, se andar normalmente faço 4.5/4.6 reais. Se andar calmo consigo fazer depósitos de 3.9. Como ? Nacionais a 90, AEs a 100/110.

                                Nos 147s cá de casa, com o meu pai nunca baixavam dos 7,5...nunca mas nunca. Quando era eu a andar fazia sempre 5.tal...e nunca me dei ao trabalho de tentar os 4.xx porque não conduzia muito o carro.

                                Os consumos anunciados são reais. Se não os fazem, façam a revisão ao carro e aprendam a andar civilizadamente, e de forma inteligente ;)[/QUOTE]

                                Quer dizer então que um desgraçado que faça 80% de cidade é burro... já que não conseguirá nunca obter os consumos anunciados??

                                Infelizmente, a grande maioria das nossas estradas e percursos está longe de reunir as condições ideais para a poupança de combustível, e é por isso que os consumos anunciados pelas marcas são pouco realistas, ok?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por LCTN Ver Post
                                  Acho que é do conhecimento geral que, em condução despreocupada, o carro não gasta o que está "anunciado". O anunciado tem que ser visto como o consumo mínimo possível do carro, não como o consumo expectável do mesmo.

                                  Agora, é possível, como já foi dito, fazer esses consumos, é necessário é estar-se a "trabalhar" pra isso. Vê-se muito nas estradas portuguesas os condutores arrancarem à bruta para depois travar 5 metros mais à frente, assim não há consumos que aguentem
                                  A meu ver os consumos anunciados deviam reflectir a condução dum condutor de skillz médias em condições nem muito nem pouco favoráveis, IMHO.
                                  Parece-me o mais correcto, em vez de anunciarem consumos que apenas se conseguem não passando sequer das 2000 rpm e andando completamente a pastelar.
                                  Então se anunciam os consumos mínimos, façam também o favor de publicitarem os carros com os kit's e pneus stock e já agora anunciem também a potência e binário que o carro consegue usar para conseguir fazer esses consumos em vez dos valores máximos!

                                  Comentário


                                    Nivelar por baixo portanto, indicar como "standard" os consumos do pessoal que mete 3ª e nunca mais se lembra de mexer na caixa, que só vê as luzes dos semaforos a menos de 50 metros, que arranca quando o carro da frente já vai com 30m de avanço, que travam e carregam na embraiagem ao mesmo tempo mas só troca de mudança depois do carro diminuir verdadeiramente de velocidade, pessoal descontraido, portanto...

                                    Hoje uma destas condutoras descontraidas levou 3 dos 5 carros que iam á minha frente... depois estava com cara de quem não percebia o que tinha acontecido

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                      Nivelar por baixo portanto, indicar como "standard" os consumos do pessoal que mete 3ª e nunca mais se lembra de mexer na caixa, que só vê as luzes dos semaforos a menos de 50 metros, que arranca quando o carro da frente já vai com 30m de avanço, que travam e carregam na embraiagem ao mesmo tempo mas só troca de mudança depois do carro diminuir verdadeiramente de velocidade, pessoal descontraido, portanto...

                                      Hoje uma destas condutoras descontraidas levou 3 dos 5 carros que iam á minha frente... depois estava com cara de quem não percebia o que tinha acontecido
                                      Eu compreendo, e é verdade, mas também sei que não é numa condução do dia a dia, mesmo aplicando todos esses truques, que vais fazer dos consumos anunciados pelas marcas uma regra, e não excepção, como o são actualmente.

                                      Comentário


                                        Estamos aqui a falar de condutores de 3 niveis de skillz de condução:
                                        • Os zarolhos, que não vêm a pressão dos pneus, usam mal a caixa, calcam a fundo no pedal em vez de meterem uma abaixo, pensando que poupam, não guardam distâncias de aceleração e travagem, não aproveitam pontos mortos, etc etc...
                                        • Os condutores médios, que fazem uma parte do que descrevi no ponto acima;
                                        • Os condutores excepção, que andam sempre com os carros nos trinques, espremem o que de melhor a caixa pode dar, guardam as distâncias sempre que podem, e aproveitam os pontos mortos de igual forma;
                                        As marcas anunciam consumos para estes últimos. Não vos parece mais justo que fosse para os do 2º ponto, que são a maioria dos condutores?
                                        Quem é que no stress do seu dia a dia pratica com regularidade a condução do terceiro ponto?
                                        É tudo muito bonito a falar...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por AndreMA Ver Post
                                          Estamos aqui a falar de condutores de 3 niveis de skillz de condução:
                                          • Os zarolhos, que não vêm a pressão dos pneus, usam mal a caixa, calcam a fundo no pedal em vez de meterem uma abaixo, pensando que poupam, não guardam distâncias de aceleração e travagem, não aproveitam pontos mortos, etc etc...
                                          • Os condutores médios, que fazem uma parte do que descrevi no ponto acima;
                                          • Os condutores excepção, que andam sempre com os carros nos trinques, espremem o que de melhor a caixa pode dar, guardam as distâncias sempre que podem, e aproveitam os pontos mortos de igual forma;
                                          As marcas anunciam consumos para estes últimos. Não vos parece mais justo que fosse para os do 2º ponto, que são a maioria dos condutores?
                                          Quem é que no stress do seu dia a dia pratica com regularidade a condução do terceiro ponto?
                                          É tudo muito bonito a falar...
                                          É mesmo isso que eu penso e que disse mais acima.

                                          Comentário


                                            As diferenças entre anunciado e reais já é mais que conhecida por quem por aqui anda e percebe minimamente disto.

                                            Mas, e falando daquilo que conheço, uma vez que já muito escrevi sobre o assunto, gostava de ver os que dizem qus os 156 gastam muito por fazerem médias de 9 ou 10litros aos 100 nos motores twin spark (não vale a pena diferenciar entre 1.6, 1.8 ou 2.0 pois gastam sensivelmente o mesmo).

                                            Um 1.8 muito mais recente e supostamente eficiente:

                                            BMW 118i: 143 CV, 0-100 km/h: 8,7 seg., Vmax: 210 km/h, consumo declarado: 6,1 L/ 100 km, consumo no teste: 9,3 L/ 100 km (Gasolina). Desvio percentual: 52,5 %
                                            Por comparação, um 156 1.8 tem 144cv's, faz os mesmos 210km/h e 0-100 em 9,3!

                                            E mais casos nos gasolina estão aqui descritos.
                                            O normal é um >1.600 para cima a gasolina gastar entre os 9 e os 11 em consumos médios/urbanos!

                                            É chavão falar-se em consumos altos e 156... mas e eu estou faro de dizer pouco diferem da concorrência similar.
                                            + 0,5 ou - 0,5litros... não é por aí que o gato vai as filhoses!

                                            A não ser que os 10litros de gasolina para um alfa romeo sejam mais caros que 10 litros de gasolina para um outro carro qualquer!
                                            Editado pela última vez por alfamaniaco; 16 August 2010, 22:16.

                                            Comentário


                                              Alfamaniaco, também nunca percebi a mania que o pessoal tem em esmiúçar consumos à décima.
                                              Alguns dos que o fazem são os mesmos que enchem o carro de jantes enormes que comem pneus caríssimos e extras pagos a peso de ouro que depois usam uma vez na vida, mas pronto...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                É mesmo isso que eu penso e que disse mais acima.
                                                Sim, é verdade, só com a diferença que eu refiro características pessoais e tu geográficas.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                  É como o meu Corsa, já puxei e puxei e ainda não consegui chegar ás medias de 6.2 L/100 Km como anunciados pela marca em 1983 aquando do lançamento do Corsa A TR/Sedan 1.2 55 CV...

                                                  Fico-me entre os 4 e os 5, 5.5 a ripar calor pelo mato grosso

                                                  Muito fácil.
                                                  Regista os km percorridos com um GPS.
                                                  O teu carro tem um erro de conta-km brutal. Estamos a falar de um desvio de uns 15 a 20%.
                                                  Ou seja, por cada 100km marcados, na realidade percorreste apenas 80 ou 85!

                                                  Todos os corsas A sofrem desse "mal".
                                                  Engana bastante as contas, onde era comum ouvir-se falar em médias baixissimas nesses carros!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                    Muito fácil.
                                                    Regista os km percorridos com um GPS.
                                                    O teu carro tem um erro de conta-km brutal. Estamos a falar de um desvio de uns 15 a 20%.
                                                    Ou seja, por cada 100km marcados, na realidade percorreste apenas 80 ou 85!

                                                    Todos os corsas A sofrem desse "mal".
                                                    Engana bastante as contas, onde era comum ouvir-se falar em médias baixissimas nesses carros!
                                                    Consumos mais baixos que nesses Corsas só na 335d touring repro.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                      Muito fácil.
                                                      Regista os km percorridos com um GPS.
                                                      O teu carro tem um erro de conta-km brutal. Estamos a falar de um desvio de uns 15 a 20%.
                                                      Ou seja, por cada 100km marcados, na realidade percorreste apenas 80 ou 85!

                                                      Todos os corsas A sofrem desse "mal".
                                                      Engana bastante as contas, onde era comum ouvir-se falar em médias baixissimas nesses carros!
                                                      era? não sei bem, a minha irmã teve um corsa A, era de 1993, o 1.2i de 55 cavalos. Não sei se a agulha tinha um desvio muito grande mas o que é certo é que os kms contavam bem, comprovei isso com o meu saxo e com os meus 205, todos fazem +/- a mesma distancia no percurso casa/trabalho e trabalho/casa que o corsa fazia ;)

                                                      Comentário


                                                        embora 4 e 5,5 como o nosso amigo diz, acho estranho, para o corsa fazer uma média de 5 era preciso andar a pastar com ele em 6ª velocidade lolololol

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                          Muito fácil.
                                                          Regista os km percorridos com um GPS.
                                                          O teu carro tem um erro de conta-km brutal. Estamos a falar de um desvio de uns 15 a 20%.
                                                          Ou seja, por cada 100km marcados, na realidade percorreste apenas 80 ou 85!

                                                          Todos os corsas A sofrem desse "mal".
                                                          Engana bastante as contas, onde era comum ouvir-se falar em médias baixissimas nesses carros!
                                                          O meu conta Quilometros nem é do Corsa.
                                                          Tive que substituir essas peças todas quando substitui o quadrante.
                                                          O meu quadrante e todos os transdutores e conversores de quilometros eram pertencentes a um Kadett GSI
                                                          E sim, são reais, porque quando fui a Fóz Côa, o meu carro registou os mesmos quilometros que o GPS
                                                          E já agora para o Registo, fui a Fóz Côa, andei lá ás voltas durante três dias a conhecer aquilo e vim com o mesmo deposito, voltei e quando cá cheguei tinha o carro na reserva mas na A25 fiz os 150 km/h um bom quarto de hora...
                                                          Totalizando um total de 872 Km.
                                                          Editado pela última vez por Fahrenheit; 16 August 2010, 22:35.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                            O meu conta Quilometros nem é do Corsa.
                                                            Tive que substituir essas peças todas quando substitui o quadrante.
                                                            O meu quadrante e todos os transdutores e conversores de quilometros eram pertencentes a um Kadett GSI
                                                            E sim, são reais, porque quando fui a Fóz Côa, o meu carro registou os mesmos quilometros que o GPS
                                                            E já agora para o Registo, fui a Fóz Côa, andei lá ás voltas durante três dias a conhecer aquilo e vim com o mesmo deposito, voltei e quando cá cheguei tinha o carro na reserva mas na A25 fiz os 150 km/h um bom quarto de hora...
                                                            Totalizando um total de 872 Km.

                                                            Ainda por cima!
                                                            Mais uma razão para isso estar completamente desajustado.
                                                            Basta trocar o tamanho das rodas para alterar por completo os km reais com os medidos.
                                                            Mas pronto... se ficas melhor por acreditar nesses consumos milagrosos, tanto melhor!Afinal de contas o carro é teu!

                                                            Só estou a alertar para o facto desses carros, regra geral terem um erro bastante grande de conta-km!Conhecimento na primeira pessoa.
                                                            Passou-me pelas mãos um kadett 1.2 de 1982, depois um corsa A 1.2 swing de 1988, e finalmente um corsa A coupé de um amigo meu, também 1.2.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                              Ainda por cima!
                                                              Mais uma razão para isso estar completamente desajustado.
                                                              Basta trocar o tamanho das rodas para alterar por completo os km reais com os medidos.
                                                              Mas pronto... se ficas melhor por acreditar nesses consumos milagrosos, tanto melhor!Afinal de contas o carro é teu!

                                                              Só estou a alertar para o facto desses carros, regra geral terem um erro bastante grande de conta-km!Conhecimento na primeira pessoa.
                                                              Passou-me pelas mãos um kadett 1.2 de 1982, depois um corsa A 1.2 swing de 1988, e finalmente um corsa A coupé de um amigo meu, também 1.2.
                                                              De certeza que não leste a parte em que o GPS contabilizou o mesmo que o carro!

                                                              Não fui eu que fiz a instalação, eu só montei o quadrante no habitaculo o resto foi um electricista até porque eu não percebo bem disso e não gosto de andar a inventar no carro...

                                                              Quanto ao que eu deixei em negrito no teu texto uma pequena correcção: Não sou eu que fico melhor, é a carteira que dá para outras coisas

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X