Os europeus foram os primeiros a adoptar, a partir de 97/98, o common rail, todos os DCI, HDI, JTD, MJET, CDI, d são common rail, nunca houve motores não common rail com estas siglas.
Não sei a confusão que se cria mas é tudo muito simples, a Fiat iniciou o desenvolvimento do Common Rail para automoveis ligeiros no inicio dos anos 90 e cedeu o projecto à Bosch que em 97 lançou o sistema e foi introduzido no 1.9 JTD e mais tarde no 2.1 CDi, de seguida aparecerem os PSA, BMW e um pouco mais tarde a Renault que na altura usava os DTi (directa não common rail) em vez de injecção indirecta usada pelos primeiros adoptar o CR, Fiat, PSA, Mercedes, BMW etc.
Não sei a confusão que se cria mas é tudo muito simples, a Fiat iniciou o desenvolvimento do Common Rail para automoveis ligeiros no inicio dos anos 90 e cedeu o projecto à Bosch que em 97 lançou o sistema e foi introduzido no 1.9 JTD e mais tarde no 2.1 CDi, de seguida aparecerem os PSA, BMW e um pouco mais tarde a Renault que na altura usava os DTi (directa não common rail) em vez de injecção indirecta usada pelos primeiros adoptar o CR, Fiat, PSA, Mercedes, BMW etc.
Comentário