Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mazda Mx5

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A afinação das sways correctas, alinhamentos perfeitos e pressão dos pneus a gosto de cada um e tem-se um MX5 perfeito. O meu ND1 1.5 de 2015 estava neste ponto.

    Este ND2 2.0 184cv vai ficar brevemente na perfeição. Com uma afinação mais hard na barra frontal e uma mais soft na posterior. O objectivo é que ele me "diga" antecipadamente pelo eixo frontal quando estiver a roçar o limite da aderência.

    É asim que gosto de o conduzir.

    Comentário


      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

      Acho o contrário.

      Por 3 ou 4 vezes vivi a situação de sair repentinamente de frente para o lado oposto enquanto o carro fazia tranquilamente uma 'rotunda' em 'drift'. A frente é demasiado leve, esponjosa, torna-o um pouco falso neste tipo de situações, e muito mais difícil de recuperar (na minha opinião, claro). Falo em comparação a um NA com molas e amortecedores xpto e sem direção assistida / ajudas eletrónicas de nenhuma espécie.
      Sim em drift o adorno estraga tudo, um gajo anda a mandar cabeçadas por todo o lado. Eu digo a conduzir rápido, parece que o adornar da carroçaria dá aquele efeito de "olha que depois disto se calhar a traseira vai te fugir"....

      Comentário


        E quem já conduziu e fez rotundas com um NB1 ou NB2 como compara ao ND2?

        Comentário


          Originalmente Colocado por JGibao Ver Post
          E quem já conduziu e fez rotundas com um NB1 ou NB2 como compara ao ND2?
          Antes do ND1 tive um NB2 1.8Is com LSD e Cx de 6vl (Série especial Icon) e o que tenho a dizer é que para o NB1, 2 e 2.5(Sport 146cv) basta o ND1.5L.

          Faz tudo melhor e é em todas as condições mais rápido e mais ágil.

          Mediçoes feitas no Draggy

          Comentário


            Originalmente Colocado por 330i Ver Post

            Antes do ND1 tive um NB2 1.8Is com LSD e Cx de 6vl (Série especial Icon) e o que tenho a dizer é que para o NB1, 2 e 2.5(Sport 146cv) basta o ND1.5L.

            Faz tudo melhor e é em todas as condições mais rápido e mais ágil.

            Mediçoes feitas no Draggy
            Tenho que ir experimentar um ND então, já andei e conduzi um NB2 1.6 com e sem coilovers. ND só tenho acesso a um 1.5 RF.

            Estou com muitas dúvidas por causa da relação custo/performance.

            Eu adoro o NB e com uns kits simples + jantes fica muito engraçado e é carro que se compra por 11-12k com o 1.8 e AC.

            O ND 1.5 ficava à volta de 22k com baixos KM, o 2.0 fica à volta de 26k, mas tenho alta preferência nos Recaros e estou a ver que está a sair do meu budget. Comprar o 1.5 por 22k não me parece fazer sentido.

            Comentário


              Para vocês o NB continua a ser um carro que compravam em 2024? O feeling de condução e a performance, pode estar lá mas... Não sei, andei e atenção que o carro anda bem, mas o interior e as forras, a insonorização da capota, e tudo... Sei lá, há coisas que para mim fazem sentido à 15 anos, não agora depois de já ter experimentado outros, no way back...

              ​​​​​

              Comentário


                Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post
                Para vocês o NB continua a ser um carro que compravam em 2024? O feeling de condução e a performance, pode estar lá mas... Não sei, andei e atenção que o carro anda bem, mas o interior e as forras, a insonorização da capota, e tudo... Sei lá, há coisas que para mim fazem sentido à 15 anos, não agora depois de já ter experimentado outros, no way back...

                ​​​​​
                Epá, eu ando todos os dias com o Mini Cooper S R56 e aquilo não tem isolamento nenhum, 80% dos meus KMs são na A23...
                O meu outro carro é o E36. Agora antes do verão vou adquirir outro carro mais recente mas normal.
                Vou também passar de ~13K km anuais para ~5K km

                Eu quero mesmo mudar para uma coisa nova e olhando para o NB acho que pode ser engraçado, claro que não é um carro novo, para isso preferia o ND, mas também não quero cometer o suicídio financeiro para o comprar.

                Tenho que abrir post para me sugerirem carros
                Editado pela última vez por JGibao; 17 January 2024, 08:17.

                Comentário


                  Na minha opinião o ND matou todas as outras gerações do MX5. A diferença de preço compensa e bem. É poupar durante mais algum tempo, se for preciso.

                  O problema comum é os carros ficarem cada vez maiores e mais pesados com as sucessivas gerações.
                  Tal não aconteceu com o ND. É leve e pequeno como os antigos, e acrescenta segurança, isolamento, mordomias modernas, maior eficiência energética, etc...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por JGibao Ver Post

                    Epá, eu ando todos os dias com o Mini Cooper S R56 e aquilo não tem isolamento nenhum, 80% dos meus KMs são na A23...
                    O meu outro carro é o E36. Agora antes do verão vou adquirir outro carro mais recente mas normal.
                    Vou também passar de ~13K km anuais para ~5K km

                    Eu quero mesmo mudar para uma coisa nova e olhando para o NB acho que pode ser engraçado, claro que não é um carro novo, para isso preferia o ND, mas também não quero cometer o suicídio financeiro para o comprar.

                    Tenho que abrir post para me sugerirem carros
                    Partilho da opinião do @MSchumacher... Embora o que eu ache não passe disso mesmo.

                    ​​​​​​Gosto muito do nd e conseguia-me ver no NC 160 porque o carro por dentro é-me familiar, tem muita coisa parecida com o nd (mesmo sendo um carro que no bolo global possa ficar abaixo em performance, bom até least tens um 2.0 e lsd), o NB faltam-lhe forras, plásticos por todo o lado, parece um ND aligeirado, despiram tudo para ir para a pista... já tem um aspeto demasiado antigo, entra mais na onda do clássico, são muito agradáveis de conduzir 1 vez por ano, para 2 ou 3 por semana que seja preferia um carro actual com as suas mordomias nem que sejam as mais básicas.

                    Em todo o caso a minha sugestão é básica, fugia do nd 1.5, preferia o Fiat 124 e repro para 190cv. Mas atenção que continuas a ter um carro com suspensão, travagem, ... idêntica ao nd1.5. se queres LSD, ... O melhor negócio neste momento é mesmo o mx5 ND 184.


                    Comentário


                      Obrigado pelas opiniões de todos, estou mais a pender para o ND pelo facto de ser mais "carro" e mais recente. Provavelmente será comprado em julho/agosto e será o meu último carro antes de comprar realmente um dos meus carros de sonho, que será o M3 E92 ou um M2 Comp. Terá que ser assim uma spec que goste mesmo e obrigatório ter os bancos Recaro.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por JGibao Ver Post
                        E quem já conduziu e fez rotundas com um NB1 ou NB2 como compara ao ND2?

                        Eu ja tive um NB 1.8 sport e tenho um de momento um ND2 1.5 essence ja com KPC. Tambem conduzi NA, NB 1.6 e tambem ND2 184cv.

                        Em termos de comportamento os NB, com um bom alinhamento, sao muitissimo bons, muito previsiveis. Direcao e muito comunicativa, O 1.6 e curto.. O 1.8 ja anda bem, mas o motor e muito arcaico.

                        O ND2 1.5 pesa cerca de 100 kg menos que o NB 1.8 sport. O motor nem tem comparacao possivel. E muito bom, da gosto de usar em qualquer regime. E tambem muito economico. Peca por ter uma direcao muito menos comunicativa que o NB, mas ficou bem melhor com mudanca de alinhamento ( mais caster e camber -1 atras e a frente). A afinacao das barras estabilizadores tambem e deficitario. Na frente nas mudancas de direcao e mole e pouco preciso. Atras ate assentar ainda adorna bastante. O meu como tem KPC nao e tao acentuado o adornar atras, a frente metia-me mais impressao. Eu coloquei barras da H&R e ficou mutissimo melhor. Sem comparacao.

                        O ND2 2.0 184 tem muito muito mais binario. E muito rapido e tambem gasta pouco. No entanto nao e nenhum Honda vtec em altas. Apenas e muito mais cheio que o 1.5 a meio regime. Mas o binario extra torna ainda mais evidente a ma afinacao de barras estabilizadores, amortecedores, etc .. E muito desiquilibrado. Kit sport e obrigatorio e alterar as barras tambem.

                        Quanto aos bancos dos ND prefiro os de tecido. Sao os mais baixos. Os de pele de plastico sao um pouco mais altos e desfazem-se literalmente. Os recaros sao optimos, mas sao os mais altos das 3 opcoes.

                        Quanto a precos, os NB a 10k-12k so mesmo se for um NB 1.8 sport, nacional e excelente estado. Mesmo assim sao carros velhos, vao dar despesa..
                        Os ND a 22000 euros sao muito baratos em comparacao.








                        Comentário


                          Originalmente Colocado por fordsierra Ver Post
                          ficou bem melhor com mudanca de alinhamento ( mais caster e camber -1 atras e a frente).
                          Alinhamentos!

                          Esta é realmente a 1ª modificação a fazer, corrigir o que vem claramente mal de fábrica.

                          Sobre a comparação *ND2 184cv vs S2000, (tenho aí umas paginas para trás, as medições feitas com um draggy se quiseres procurar) o ND2 184cv até aos 160km, é sempre melhor e mais rápido que o S 2000. Depois o VTEC e as 9000 rpms ditam as suas leis


                          * Medições feitas em Maio de 2020 no meu carro, um 2.0 184cv com Pack Sport


                          Comentário


                            Originalmente Colocado por 330i Ver Post

                            Alinhamentos!

                            Esta é realmente a 1ª modificação a fazer, corrigir o que vem claramente mal de fábrica.

                            Sobre a comparação *ND2 184cv vs S2000, (tenho aí umas paginas para trás, as medições feitas com um draggy se quiseres procurar) o ND2 184cv até aos 160km, é sempre melhor e mais rápido que o S 2000. Depois o VTEC e as 9000 rpms ditam as suas leis


                            * Medições feitas em Maio de 2020 no meu carro, um 2.0 184cv com Pack Sport

                            Concordo a 100 %. Alinhamento e muito importante. Sao poucos os carros no mercado que permitem afinar caster e camber. E aproveitar! Muda completamente a personalidade do carro. Tanto no NB como ND depois de alinhar ( caster no maximo, camber -1 as 4 rodas, convergencia e divergencia a 0) parecia que tinha um carro novo. Frente muito mais incisiva.

                            Nao tenho qualquer duvida que o ND2 184 no dia a dia/ estrada de serra seja bem mais rapido que o S2000. Essas medicoes ate acabam por ser lisonjeiras para o S2000 poque vais a esgotar mudancas no corte onde o s2000 brilha. Mas na vida real a falta de binario e mais cerca de 200 kg que o ND fazem-se sentir.
                            Por outro lado o 2.0 do ND tem muito binario mas falta-lhe a alma em altas de um K20 de um civic type R. Ate acho que o 1.5, nas ultimas 1000rpm, e mais emotivo que o 2.0 do ND2.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por fordsierra Ver Post
                              Ate acho que o 1.5, nas ultimas 1000rpm, e mais emotivo que o 2.0 do ND2.

                              É verdade!

                              Ás 7000 o 1.5L encanta, é brilhante aquela sonoridade

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por fordsierra Ver Post


                                Nao tenho qualquer duvida que o ND2 184 no dia a dia/ estrada de serra seja bem mais rapido que o S2000.
                                Não subestimaria o s2000.

                                Acredito que um condutor 'comum' consiga extrair mais performance de um ND nesses condições, mas nunca esquecer que apesar de ter mais de 20 anos, o s2000 é um carro de pista out of the box, difícil de explorar e por isso extremamente exigente em situações mais críticas (para não dizer perigoso).

                                É um carro especial e muito capaz nas mãos certas.

                                Comentário


                                  O IG a lembrar-me do meu ND1 há 8 anos atrás...

                                  😋

                                  Comentário


                                    Algu?m tem a refer?ncia da Mazda para as molas Eibach que a Mazda vendia para o ND ?
                                    Refiro-me ?s Pro Kit Sport (https://www.ilmotorsport.de/en/mx-5-...rt-spring-5967)

                                    J? algu?m as averbou no livrete/DUA ? queria iniciar esse processo come?ando por pedir ? Mazda o certificado de conformidade e pedir o averbamento.







                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por nmborges Ver Post
                                      Algu?m tem a refer?ncia da Mazda para as molas Eibach que a Mazda vendia para o ND ?
                                      Refiro-me ?s Pro Kit Sport (https://www.ilmotorsport.de/en/mx-5-...rt-spring-5967)

                                      J? algu?m as averbou no livrete/DUA ? queria iniciar esse processo come?ando por pedir ? Mazda o certificado de conformidade e pedir o averbamento.




                                      Julgo que a Mazda deixou de vender as molas, exactamente pelos problemas em averbá-las nesta choldra repleta de entraves e burocracias.

                                      Eu tenho-as montadas no meu ND2 e na IPO passou sem qualquer problema

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por nmborges Ver Post
                                        Algu?m tem a refer?ncia da Mazda para as molas Eibach que a Mazda vendia para o ND ?
                                        Refiro-me ?s Pro Kit Sport (https://www.ilmotorsport.de/en/mx-5-...rt-spring-5967)

                                        J? algu?m as averbou no livrete/DUA ? queria iniciar esse processo come?ando por pedir ? Mazda o certificado de conformidade e pedir o averbamento.







                                        Acabei de instalar essas no meu, tentei instalar na Mazda, mas sem sucesso, coloquei cá fora. Não estou a pensar averbar, como são pretas creio que não existe problema... 330i, quando colocaste na Mazda eles averbaram alguma coisa?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por BlackKnight Ver Post

                                          Acabei de instalar essas no meu, tentei instalar na Mazda, mas sem sucesso, coloquei cá fora. Não estou a pensar averbar, como são pretas creio que não existe problema... 330i, quando colocaste na Mazda eles averbaram alguma coisa?
                                          Não, nada!

                                          Comentário


                                            Será que este documento, na ilMotosport relativamente às Eibach Pro Kit tem alguma relevância?
                                            https://www.ilmotorsport.de/shop/doc...8503c10302.pdf

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por BlackKnight Ver Post
                                              Será que este documento, na ilMotosport relativamente às Eibach Pro Kit tem alguma relevância?
                                              https://www.ilmotorsport.de/shop/doc...8503c10302.pdf
                                              isso apenas serve para uma empresa de transformações nacional credenciada validar a aplicabilidade e passar um documento com o qual te apresentas em IPO tipo B de forma a averbar no DUA.
                                              teres só esse documento do da eibach a dizer que é especifico para o teu carro vale de pouco na nossa legislação, tens mesmo de fazer o procedimento para mencionar no DUA tal alteração às características de fábrica.

                                              para perceberes até onde chega o ridículo, o meu carro SAI DA LINHA DE MONTAGEM com umas molas fornecidas pela eibach com part number interno do grupo fiat gravado nas mesmas e que nem se vendem no aftermarket (as prokit rebaixam mais) mesmo assim já apanhei um inspetor na IPO a tentar levantar a lebre porque viu molas vermelhas a dizer eibach.

                                              Comentário


                                                Boa tarde


                                                Fiquei de passar aqui para expor o processo de legalização de molas do mx5 que já foi concluído a uns meses atrás mas só agora tive oportunidade de expor o resultado aqui.

                                                Para quem não viu os meus post anteriores, eu quando encomendei o meu mx5 rf em 2016, pedi logo as molas de rebaixamento do catálogo de acessórios Mazda ( são eibach pro kit). Eu levantei o carro já com as molas montadas em 2017. Na inspecção do 4º ano passou. Na inspecção do 6º ano embirraram com as molas e chumbaram e disseram-me que tinha de estar averbado no livrete.


                                                Agora vou descrever o processo todo de legalização mas atenção que no meu caso são as molas do catálogo de acessórios e montadas pelo concessionário. Se for montadas fora do concessionário as mesmas molas ou outras molas pode ser diferente o processo.


                                                Para legalizar as molas foi preciso pedir ao concessionário uma declaração da Mazda Portugal a atestar a legalidade/homologação das molas.

                                                Quem tratou dessa declaração foi a Multifase Engenharia Automovel. Quando me mandaram pelo correio vinha no envelope a declaração em nome da Mazda Portugal e o certificado TUV das eibach pro kit. Mas só isso não basta. Foi também necessário uma declaração do concessionário (neste caso foi a Santogal) a declarar a responsabilidade da instalação das molas acompanhada com fotos de todos os angulos externos do carro e fotos por baixo de todos os amortecedores a atestar a montagem das molas.

                                                Após tudo isso é necessário ir ao IMT pedir o averbamento com toda a documentação. É considerado como transformação e por isso paga-se 150€.

                                                Após entrega dos documentos só tive resposta passados 2 meses e meio. A IMT marcou-me uma inspecção nas Inspeauto em alfragide para verificarem a modificação ( foram lá inspectores do IMT). A única coisa que me pediram foi por o carro na fossa e quem foi lá abaixo verificou ao pormenor e até tiraram medidas, coisa que já está presente no certificado TUV... Essa inspecção não se pagou nada. Foi chegar e verificar. Disseram-me que iria receber o certificado de matricula.

                                                Em quatro dias úteis já estava a recebe-la.

                                                O que aparece nas anotações especiais é o seguinte: suspensão rebaixada molas frente xxxxxx atrás xxxxxx, altura ao solo ao parachoques 125mm.


                                                As referências estão impressas nas própias molas assim como o logotipo da eibach pelo que o ser preto não resolve a não ser que as pintem na totalidade e apagar essas referencias todas. Eu preferi legalizar. Assim não há inspecção nem policia que embirre.

                                                Como podem ver eu tenho uma paciencia de santo. Estava fora de questão montar as de origem. Basicamente tudo o que fiz já devia estar feito desde que levantei o carro foi uma falha da Santogal.

                                                Editado pela última vez por Galamares; 27 February 2024, 13:05.

                                                Comentário


                                                  Obrigado pelo feedback. Infelizmente acho que é mesmo brincar com o tempo das pessoas, apenas porque sim.... Que tal o IMT ter na sua base de dados ter a informação que essas molas estão homologadas para a viatura em causa e assim no limite era só pagar a alteração de características invés dessa palermice de andar a marcar inspeções... Portugal no seu melhor, não admira que isto não avance.... Imagina que tinhas comprado o carro importado com essas molas, onde é que ias obter essa informação do concessionário?

                                                  Se um carro for reprovado numa inspeção, podemos tentar noutro centro, ou eles ficam-nos com o papel da inspeção anterior?
                                                  Editado pela última vez por BlackKnight; 27 February 2024, 14:03.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por BlackKnight Ver Post
                                                    Obrigado pelo feedback. Infelizmente acho que é mesmo brincar com o tempo das pessoas, apenas porque sim.... Que tal o IMT ter na sua base de dados ter a informação que essas molas estão homologadas para a viatura em causa e assim no limite era só pagar a alteração de características invés dessa palermice de andar a marcar inspeções... Portugal no seu melhor, não admira que isto não avance.... Imagina que tinhas comprado o carro importado com essas molas, onde é que ias obter essa informação do concessionário?

                                                    Se um carro for reprovado numa inspeção, podemos tentar noutro centro, ou eles ficam-nos com o papel da inspeção anterior?

                                                    Fora do concessionário provavelmente será necessário contactar umas dessas empresas de engenharia como por exemplo essa que descrevi acima e questionar. Provavelmente será necessário criar um projecto de engenharia e submeter ao IMT mas isso terá custos de outra envergadura. Atenção que só dá para legalizar molas que tenham certificado de homologação TUV ou outros válidos na UE. Fica mais em conta comprar as molas dos acessórios mazda e montagem com legalização das mesmas isto é se estiverem disponiveis para isso tudo. Pelo que vi ainda consta as molas no site da mazda portugal.

                                                    Se chumbarem tens 1 mes para fazer nova inspecção. Pode ser noutro mas com ele já chumbado é muito provável chumbarem novamente. Se chumbarem tens 2 hipoteses. Ou metes as originais e passa ou arranjas alguém que feche os olhos pagas e passa. Ou pintas as molas todas de preto mas mesmo assim nota-se que está rebaixado e é uma lotaria. A última alternativa foi a que fiz legalizar e nunca mais te chatearem com isso nem na inspecção nem a policia em operações stop.
                                                    Editado pela última vez por Galamares; 27 February 2024, 14:16.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Galamares Ver Post


                                                      Fora do concessionário provavelmente será necessário contactar umas dessas empresas de engenharia como por exemplo essa que descrevi acima e questionar. Provavelmente será necessário criar um projecto de engenharia e submeter ao IMT mas isso terá custos de outra envergadura. Atenção que só dá para legalizar molas que tenham certificado de homologação TUV ou outros válidos na UE. Fica mais em conta comprar as molas dos acessórios mazda e montagem com legalização das mesmas isto é se estiverem disponiveis para isso tudo. Pelo que vi ainda consta as molas no site da mazda portugal.
                                                      Contactei na zona de Lisboa dois concessionários Mazda e já não montavam essas molas, informaram que a fábrica já não tinham essas molas para venda??, conclusão, comprei as Molas Eibach Pro Kit Sport e montei numa oficina fora do concessionário oficial...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por BlackKnight Ver Post

                                                        Contactei na zona de Lisboa dois concessionários Mazda e já não montavam essas molas, informaram que a fábrica já não tinham essas molas para venda??, conclusão, comprei as Molas Eibach Pro Kit Sport e montei numa oficina fora do concessionário oficial...
                                                        Manda um email a Multifase engenharia automovel e questiona. Pesquisa outras empresas e pergunta isto se interessar legalizar.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Galamares Ver Post


                                                          Fora do concessionário provavelmente será necessário contactar umas dessas empresas de engenharia como por exemplo essa que descrevi acima e questionar. Provavelmente será necessário criar um projecto de engenharia e submeter ao IMT mas isso terá custos de outra envergadura. Atenção que só dá para legalizar molas que tenham certificado de homologação TUV ou outros válidos na UE. Fica mais em conta comprar as molas dos acessórios mazda e montagem com legalização das mesmas isto é se estiverem disponiveis para isso tudo. Pelo que vi ainda consta as molas no site da mazda portugal.

                                                          Se chumbarem tens 1 mes para fazer nova inspecção. Pode ser noutro mas com ele já chumbado é muito provável chumbarem novamente. Se chumbarem tens 2 hipoteses. Ou metes as originais e passa ou arranjas alguém que feche os olhos pagas e passa. Ou pintas as molas todas de preto mas mesmo assim nota-se que está rebaixado e é uma lotaria. A última alternativa foi a que fiz legalizar e nunca mais te chatearem com isso nem na inspecção nem a policia em operações stop.
                                                          Tenho 3 carros com molas e já me passaram outros tantos pelas mãos, eibach pretas, vermelhas e h&r, nunca tive qualquer problema com IPOs ou policia, são bem mais chatos com os escapes.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por rottenearnhardt Ver Post

                                                            Tenho 3 carros com molas e já me passaram outros tantos pelas mãos, eibach pretas, vermelhas e h&r, nunca tive qualquer problema com IPOs ou policia, são bem mais chatos com os escapes.
                                                            Ainda bem que teve essa sorte toda. A malta dos abarth que o digam vem de fábrica e alguns são chumbados. Quem me trata da manutenção do carro tem clientes com abarths que já chumbaram. É ridiculo mas é o Pais que temos.

                                                            Comentário


                                                              Caso um carro chumbe num centro, é possível tentar a sorte noutro?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X